Ivan Pezzin De Nadai

Possui graduação em História (2015) e mestrado em Ensino na Educação Básica (2020), ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Foi docente na rede pública e privada, professor voluntário em projeto de extensão da UFES, e tem experiência na área de História e Educação com ênfase em políticas educacionais e evasão escolar. Atua desde 2013 como Cabo Combatente no serviço operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo.

Informações coletadas do Lattes em 09/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ensino na Educação Básica

2018 - 2020

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Panorama da evasão escolar no ensino médio do estado do Espírito Santo - o que diz o Censo Escolar, Ano de Obtenção: 2020
Franklin Noel dos Santos.Palavras-chave: evasão escolar; Abandono escolar; Ensino médio; Espírito Santo; Censo Escolar.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em História

2009 - 2015

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Análise do Trabajo de la Mujer na Primeira Guerra Mundial através da revista La Moda Elegante
Orientador: Patricia Maria da Silva Merlo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Teoria do Estado.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.

Participação em eventos

VI Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar. 2019. (Congresso).

V Congresso Nacional de Educação. 2018. (Congresso).

Formação e Práticas Docentes no Ensino de História. 2013. (Outra).

VIII Semana Acadêmica de História da Universidade Federal do Espírito Santo - História Política em Debate: Questôes para uma práxis interdisciplinar. 2012. (Outra).

VIII Semana Acadêmica de História da Universidade Federal do Espírito Santo - História Política em Debate: Questões para uma práxis Interdisciplinar.. 2012. (Outra).

Colóquio Historiografia e Consciência Histórica Ocidental. 2011. (Outra).

I Seminário sobre Arquivos Sigilosos e Repressão Política. 2011. (Seminário).

Mesa de Debate "História - Cadê a Crítica? O saber-mercadoria e a despolitização em debate.". 2011. (Outra).

Mesa Redonda "Experiências de pesquisa no ensino de História". 2011. (Outra).

V Semana da Pedagogia - Instituição Democrática: Espaços de Ensinar e Aprender.'Percepções de Professores de História Sobre a formação e a Prática Docente.. 2011. (Outra).

Colóquio Historiografia e História Intelectual: diálogos e convergências. 2010. (Outra).

Mesa "O papel social do(a) historiador(a).. 2010. (Outra).

VIII Encontro Regional de História da Anpuh - ES - História Política em Debate: linguagens, conceitos, ideologias..Maquiavel, virtuú e fortuna.. 2010. (Encontro).

VII Semana de História, "Usos e Desusos da História".. 2010. (Outra).

XX Encontro Nacional dos Estudantes de História - ENEH. 2010. (Encontro).

II Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est: Cidade, cotidiano e poder (La ville, le quotidien et le pouvoir). 2009. (Congresso).

IV Fórum de Debates - As cidades em debate: Política, Cultura, Saúde e Cidadania.. 2009. (Outra).

XVII Simpósio de História da UFES - Cidade, cotidiano e poder (La ville, le quotidien et le pouvoir). 2009. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • DE NADAI, I. P. ; SANTOS, F. N. . A EVASÃO E O ABANDONO ESCOLAR EM SÃO MATEUS-ES E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA VIVA. In: V Congresso Nacional de Educação, 2018, Olinda. Anais V CONEDU. Campina Grande: Realize, 2018. v. 1.

  • DE NADAI, I. P. . Evasão escolar no ensino médio de uma escola pública estadual de São Mateus - ES: um estudo de caso.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DE NADAI, Ivan Pezzin. . 'Percepções de Professores de História Sobre a formação e a Prática Docente.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DE NADAI, Ivan Pezzin. . Maquiavel, virtú e fortuna.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

DE NADAI, Ivan Pezzin. . Atuação do Corpo de Bombeiros em tentativas de suicídio. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cabo Combatente, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2012

Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 15

2011 - 2013

Projeto Educacional Conexões dos Saberes

Vínculo: Projeto de Extensão, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 4

2012 - 2013

Centro de Ensino Delta

Vínculo: Trabalhista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 4