Vanessa Arias

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2010). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em EPIDEMIOLOGIA, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidados de enfermagem, epidemiologia, vigilância em saúde, biossegurança e curativo.

Informações coletadas do Lattes em 09/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Enfermagem em Controle de Infecção Hospitalar

2011 - 2012

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Orientador: Dirceu Carrara
Bolsista do(a): Fundação para o desenvolvimento Administrativo.

Aperfeiçoamento em Enfermagem em Controle de Infecção Hospitalar

2011 - 2012

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Orientador: Dirceu Carrara
Bolsista do(a): Fundação para o desenvolvimento Administrativo.

Graduação em Enfermagem

2006 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Orientador: Carmem Elisa VIillalobos Tapia

Curso técnico/profissionalizante

2002 - 2004

Colégio Técnico da Unicamp Campinas

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2004

Colégio Técnico da Unicamp Campinas

Ensino Fundamental (1º grau)

1994 - 2000

SESI CAMPINAS

Formação complementar

2011 - 2011

Motivação nas Organizações. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas.

2011 - 2011

Distúrbios emocionais e comportamentais do cliente. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem.

2011 - 2011

Quimioterapia: atualizando o saber e o fazer. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem.

2011 - 2011

Análise de dados Epidemiológicos - STATA. (Carga horária: 21h). , Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

2010 - 2011

Qualidade em Serviços. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas.

2010 - 2011

Recursos Humanos. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas.

2010 - 2011

Ações de Enfermagem na Prevenção e controle das IH. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem.

2010 - 2010

Extensão universitária em Monitoria da disciplina Bioestatística. (Carga horária: 108h). , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.

2010 - 2010

Vigilância em Saúde. , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.

2010 - 2010

Biossegurança - NR 32. , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.

2010 - 2010

Processo de cicatrização. , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.

2010 - 2010

Leitura e interpretação de exames laboratoriais. , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.

2010 - 2010

Agravantes e o recrudescimento das doenças no Br. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem.

2010 - 2010

Sistematização da assistência de enfermagem. , Associação Brasileira de Enfermagem.

2010 - 2010

A CIPE e o inventário vocabular CIPESC. , Associação Brasileira de Enfermagem.

2010 - 2010

Classificação Internacional para a prática de Enf. , Associação Brasileira de Enfermagem.

2009 - 2009

Extensão universitária em Monitoria da disciplina Bioestatística. (Carga horária: 240h). , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Monitoria de Enfermagem em Centro Cirúrgico. (Carga horária: 204h). , Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

2009 - 2009

Extensão universitária em Monitoria Ação Educativa do Enfermeiro. (Carga horária: 228h). , Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

2009 - 2009

Ações governamentais em políticas públicas de saúd. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem.

2007 - 2007

Extensão universitária em Motoria da disciplina Bioestatística aplicada. (Carga horária: 100h). , Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

2007 - 2007

Drogas Vasoativas: controles necessários. , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.

2007 - 2007

Insuficiência Renal Crônica: a mais nova pandemia. , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.

2007 - 2007

Reanimação Neonatal: novas diretrizes. , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.

2007 - 2007

Parada Cardio-Respiratória: novos conceitos. , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.

2006 - 2006

Neuro-Anatomia para Enfermeiros. , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.

2006 - 2006

Atualização em Curativo. , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: EPIDEMIOLOGIA.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Controle de infecção.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Doenças Infecciosas.

Participação em eventos

8 Congresso Paulista de Infectologia. 2012. (Congresso).

IX Simpósio Estadual de Infecção Hospitalar. 2012. (Simpósio).

10 Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. 2011. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Infectologia. Fatores prognósticos nas osteomielites agudas após toracotomia. 2011. (Congresso).

I Simpósio Nacional de Enfermagem em Nutrição Parenteral e Enteral. 2011. (Simpósio).

VIII Simpósio Estadual de Infecção Hospitalar.Segurança do Paciente e suas interfaces com o Controle de Infecções relacionadas à Assistência a Saúde. 2011. (Simpósio).

IV Simpósio de Terapia Intravenosa.Presidente da Comissão Eleitoral para gestão 2011/2014. 2011. (Simpósio).

Simpósio de Prevenção e Controle de infecção Hospitalar. 2011. (Simpósio).

Apresentação dos dados do Sistema de Vigilância das Infecções Hospitalares do Estado de São Paulo - Ano 2010. 2011. (Encontro).

3 Reunião Técnica do Grupo Estadual de Redução de Infecção de Corrente Sanguïnea.3 Reunião Técnica do Grupo Estadual de Redução de Infecção de Corrente Sanguïnea. 2011. (Encontro).

13 Jornada de Controle de Infecção Hospitalar em Maternidade. 2011. (Outra).

Elaboração do TCLE - Comissão Científica InCor - HCFMUSP. 2011. (Outra).

I Fórum de discussão sobre o surto de Escherichia coli enterohemorrágica (EHEC). 2011. (Outra).

Apresentação dos dados do Sistema de Vigilância das Infecções Hospitalares do Estado de São Paulo - Ano 2011.Apresentação dos dados do Sistema de Vigilância das Infecções Hospitalares do Estado de São Paulo - Ano 2011. 2011. (Outra).

1 Reunião dos Serviços de Controle de Infecção Hospitalar de 2011. 2011. (Outra).

XII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Revisão do Protocolo de uso de coberturas utilizadas em um HU; Baixa Adesão a Higienização das mãos: buscando entender as divergências entre a prática e o ideal preconizado; Fatores de Risco e medidas preventivas para Pneumonias Hospitalares.. 2010. (Congresso).

XII CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTROLE DE INFECÇÃO E EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR. Qualidade e Segurança: buscando a excelência no controle de infecção.. BAIXA ADESÃO À HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS: BUSCANDO ENTENDER AS DIVERGÊNCIAS ENTRE A PRÁTICA E O IDEAL PRECONIZADO.. 2010. (Congresso).

Assistência multidisciplinas ao paciente com acidente vascular cerebral (AVC). 2010. (Seminário).

VI Seminário do Programa de Residência em Saúde. 2010. (Seminário).

10 SIMPÓSIO NACIONAL DE DIAGNÓSTICO EM ENFERMAGEM.Diagnóstico de Enfermagem. 2010. (Simpósio).

II Jornada de Enfermagem - Reunião de grupos de Interesse: "Terceirização do SUS".Estudo bibliográfico das doenças transmissíveis relacionadas ao saneamento básico.. 2010. (Outra).

II Jornada de Enfermagem - palestra: "Valorização e a questão do gênero".Estudo bibliográfico das doenças transmissíveis relacionadas ao saneamento básico.. 2010. (Outra).

II Jornada de Enfermagem - Palestra: Valor do Trabalho de quem lida com a vida".Estudo bibliográfico das doenças transmissíveis relacionadas ao saneamento básico.. 2010. (Outra).

Fórum Nacional de Educação das Profissões na Área de Saúde - FNEPAS. 2010. (Outra).

II Jornada de Enfermagem - Reunião de grupos de Interesse: "Desmistificando o trabalho do Enfermeiro".Estudo bibliográfico das doenças transmissíveis relacionadas ao saneamento básico.. 2010. (Outra).

XXX Semana de Estudos de Enfermagem:.Doenças transmissíveis relacionadas ao Saneamento Básico. 2010. (Outra).

Apresentação dos dados do Sistema de Vigilância das Infecções Hospitalares do Estado de São Paulo - Ano 2010.Apresentação dos dados do Sistema de Vigilância das Infecções Hospitalares do Estado de São Paulo - Ano 2010. 2010. (Outra).

VIII Sul Encontro de Controle de Infecção e V Encontro Gaúcho de Microbiologia Aplicada ao Controle de Infecção.Construção e validação de um instrumento para coleta de dados em controle de infecção hospitalar. 2009. (Encontro).

Dia do Enfermeiro - Reflexos da formação da faculdade de enfermagem da PUC-Campinas na minha vida profissional. 2009. (Outra).

II Simpósio - Processo de Enfermagem em cena e aplicação. 2008. (Simpósio).

I Jornada de Enfermagem - Saúde, poder e cidadania.Revisão do Protocolo de Uso de Coberturas Utilizadas em um Hospital Universitário (HU) do município de Campinas. 2008. (Outra).

IV Seminário de Programas da Residência em Saúde - TEMA: "Humanização em UTI: uma visão multiprofissional". 2007. (Seminário).

VII Seminário de Programas da Residência em Saúde - TEMA: "Estudo de caso sob a ótica multiprofissional". 2007. (Seminário).

I Simpósio - "Processo de Enfermagem em cena". 2007. (Simpósio).

O código Salva vidas: faça sua parte - Comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno. 2006. (Encontro).

Palestra: Primeiros Socorros: Atuação da Enfermagem. 2006. (Outra).

IV Jornada de Promoção do Aleitamento Materno. 2006. (Outra).

XXX Semana de Estudos da Faculdade de Enfermagem da PUC-Campinas. 2006. (Outra).

3 Semana de Enfermagem - Colégio Técnico da UNICAMP. 2004. (Outra).

Água: combustível da vida (Colégio Técnico da UNICAMP). 2004. (Outra).

2 Semana de Enfermagem - Colégio Técnico da UNICAMP. 2003. (Outra).

2 Semana de Enfermagem - Colégio Técnico da UNICAMP. 2003. (Outra).

Produções bibliográficas

  • ARIAS, V. ; AZZOLIN, GMC . DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM: FERRAMENTA. In: 10 SIMPÓSIO NACIONAL DE DIAGNÓSTICO EM ENFERMAGEM, 2010, Brasília. 10º SIMPÓSIO NACIONAL DE DIAGNÓSTICO EM ENFERMAGEM. Brasília: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM, 2010.

  • SICILIANO, R. F. ; ARIAS, V. ; MARIANO, R. F. ; NERES, S. F. ; FUJII, S. M. ; STRABELLI, T. M. V. . Fatores prognósticos nas osteomielites agudas após toracotomia. In: XVII Congresso Brasileira de Infectologia, 2011, Brasília - DF. XVII Congresso Brasileira de Infectologia. Brasília - DF: The Brazilian Journal of Infectious Diseases, 2011. v. 15. p. 5-5.

  • SICILIANO, R. F. ; ARIAS, V. ; SANTOS, M. V. B. ; NOBRE, M. C. ; FUJII, S. M. ; STRABELLI, T. M. V. . Acurácia da tomografia de tórax para diagnóstico de mediastinite e osteomielite após cirurgia cardíaca. In: XVII Congresso Brasileira de Infectologia, 2011, Brasília - DF. XVII Congresso Brasileira de Infectologia. Brasília - DF: The Brazilian Journal of Infectious Diseases, 2011. v. 15. p. 6-7.

  • SICILIANO, R. F. ; STRABELLI, T. M. V. ; GUALANDRO D. M. ; SEGURO, L. F. B. C. ; GOLDSTEIN, P. ; ARIAS, V. ; MANSUR A. J. ; OLIVEIRA JR, M. T. . B-Type Natriuretic Peptide (BNP) as a prognostic factor for endocarditis. In: 11 th International Symposium on Modern COncepts in Endocarditis and Cardiovascular Infections, 2011, Brasília - DF. 11 th International Symposium on Modern Concepts in Endocarditis and Cardiovascular Infections. Cairns, Queensland: Australasian Society for HIV Medicine Inc, 2011. v. 34. p. 104-104.

  • ARIAS, V. ; RICARTE, M. C. ; BONOTTO, C. G. . FATORES DE RISCO E MEDIDAS PREVENTIVAS PARA PNEUMONIAS: revisão bibliográfica. In: XII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2010, Recife / Olinda. XII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Qualidade e segurança: buscando a excelência no controle de infecção.. Recife / Olinda: ACIHPE, 2010.

  • ARIAS, V. ; TAPIA, C. E. V. . BAIXA ADESÃO À HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS: BUSCANDO ENTENDER AS DIVERGÊNCIAS ENTRE A PRÁTICA E O IDEAL PRECONIZADO.. In: XII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2010, Recife / Olinda. XII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. QUALIDADE E SEGURANÇA: BUSCANDO A EXCELÊNCIA NO CONTROLE DE INFECÇÃO., 2010.

  • ARIAS, V. ; RICARTE, M. C. . REVISÃO DO PROTOCOLO DE USO DE COBERTURAS UTILIZADAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HU) DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTROLE DE INFECÇÃO E EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR, 2010, RECIFE / OLINDA. XII CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTROLE DE INFECÇÃO E EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR. Qualidade e Segurança: buscando a excelência no controle de infecção., 2010.

  • SICILIANO, R. F. ; ARIAS, V. ; SANTOS, M. V. B. ; UEZUMI, K. K. ; NOBRE, M. C. ; FUJII, S. M. ; STRABELLI, T. M. V. . Acurácia da Tomografia de tórax para diagnóstico de mediastinite e osteomielite após cirurgia cardíaca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SICILIANO, R. F. ; ARIAS, V. ; MARIANO, R. F. ; NERES, S. F. ; FUJII, S. M. ; STRABELLI, T. M. V. . Fatores prognósticos nas osteomielites agudas após toracotomia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SICILIANO, R. F. ; ARIAS, V. ; SANTOS, M. V. B. ; UEZUMI, K. K. ; NOBRE, M. C. ; FUJII, S. M. ; STRABELLI, T. M. V. . Importância dos bacilos gram-negativos multirresistentes no prognóstico das mediastinites após cirurgia cardíaca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SICILIANO, R. F. ; STRABELLI, T. M. V. ; GUALANDRO D. M. ; SEGURO, L. F. B. C. ; GOLDSTEIN, P. ; ARIAS, V. ; MANSUR A. J. ; OLIVEIRA JR, M. T. . B-Type Natriuretic Peptide (BNP) as a prognostic factor for endocarditis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARIAS, V. ; TAPIA, C. E. V. ; SANTOS, C. R. C. . Estudo bibliográfico das doenças transmissíveis relacionadas ao saneamento básico.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARIAS, V. ; RICARTE, M. C. ; BONOTTO, C. G. . Fatores de Risco e medidas preventivas para pneumonias hospitalares: uma revisão bibliográfica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARIAS, V. ; RICARTE, M. C. . Revisão do Protocolo de uso de coberturas utilizadas em um Hospital Universitário do Município de Campinas: Relato de experiência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARIAS, V. ; TAPIA, C. E. V. . Baixa adesão à higienização das mãos: buscando entender as divergências entre a prática e o ideal preconizado.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARIAS, V. ; AZZOLIN, GMC . Diagnóstico de Enfermagem: ferramenta importante para conduzir o cuidado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, M. P. J. S. ; RICARTE, M. C. ; ARIAS, V. ; BONOTTO, C. G. ; CALIXTO, T. F. ; CARDILLO, G. C. . Construção e validação de um instrumento para coleta de dados em controle de infecção hospitalar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARIAS, V. ; RICARTE, M. C. . Relato de Experiência: Elaboração de fluxo de atendimento em casos de acidente de trabalho com material biológico com sangue visível. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARIAS, V. . Elaboração de Fluxo de Atendimento em Casos de Exposição Ocupacional a Material Biológico com Sangue Visível. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARIAS, V. . Revisão do Protocolo de Uso de Coberturas Utilizadas em um Hospital Universitário (HU) do município de Campinas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Prêmios

2012

Especialista em Enfermagem em Controle de Infecção Hospitalar, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Cruzada Bandeirante São Camilo de Assistência Médico-Social. , Rua Ari Barroso, s/n, Nova Itapevi, 06694-230 - Itapevi, SP - Brasil, Telefone: (11) 41438600, Ramal: 8659, Fax: (11) 41438632

Experiência profissional

2012 - Atual

Hospital Geral de Itapevi

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 36

Outras informações:
Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

2007 - 2011

Soc. Campineira de Educação e Instrução Hospital e Maternidade Celso Pierro

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Técnica de Enfermagem, Carga horária: 40

Outras informações:
Contratada para o cargo de Técnica de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Infantil (UTI - Pediátrica) do Hospital da PUC.