Francisco Laurindo da Silva

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (1997), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente, professor adjunto I na Universidade Estadual do Maranhão e da Faculdade Integral Diferencial. Membro do programa de Pós Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde (Mestrado) na UEMA-Caxias. Consultor da FAPEMA. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia humana e clínica, atuando, também na área de Imunologia humana e clínica.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia)

2001 - 2004

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Estabelecimento de Mediadores Moleculares Envolvidos no Processo de Infecção de Paracoccidioides brasiliensis em Células de Mamífero in vitro.
Orientador: Ary Corrêa Júnior
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Mediadores moleculares; Interação celular;; Infecção; Hospedeiro;.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas.

Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)

1999 - 2001

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Estabelecimento in vitro de modelos para o estudo do processo infectivo de Paracoccidioides brasiliensis em células hospedeiras de mamíferos.,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Ary Corrêa Júnior
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Paracoccidioides brasiliensis, Virulência,; Adesão; Invasão; Multiplicação intracelular;.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Micologia. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas.

Graduação em Ciências Biológicas

1993 - 1997

Universidade Federal do Piauí

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2005

Micologia Médica: Diagnóstico Micológico. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Yeast Molecular Systematics. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2001 - 2001

Diagnóstico das Onicomicoses. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Noções Básicas de Imunologia. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Micologia básica. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em Isolamento e Identificação de Listéria Monocytogen. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em Entomologia Médica. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em A Microbiologia no Controle de Infecção Hospitalar. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Curso de formação para docentes.Formação online para docentes da facema - 2a etapa. 2017. (Outra).

Formação Online Para Docentes.Formação Online Para Docentes da Facema. 2017. (Outra).

Premiação.Prêmio UEMA de Teses e Dissertações - 2016. 2017. (Encontro).

VII Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas. Revisão do Potencial Antimicrobiano do Coriandrum sativum (Coentro) Sobre Cepas de Micro-organismos: Resumo Integrado. 2017. (Congresso).

VII Congresso Norte Nordeste de Ciências Farmacêutica. Transplante de Células-Tronco na Terapia da Esclerose Sistêmica: resumo integrado de literatura. 2017. (Congresso).

XXIX Seminário de Iniciação Científica.Modulação das Interações Celulares Entre Cepas Bacterianas de Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella pneumoniae e Acinetobacter baumannii em Células de Mamíferos. 2017. (Seminário).

XXIX Seminário de Iniciação Científica.Identificação das Principais Moléculas envolvidas no Processo de Interação entre Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter baumannii em Células de Mamíferos. 2017. (Seminário).

Curso de formação para docentes.Formação online para docentes da facema - 1a etapa. 2016. (Outra).

Seminário de Iniciação científica - SEMIC.Desenvolvimento de modelos de infecção entre cepas bacterianas de Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella pneumoniae e Acinetobacter baumannii em células hospedeiras de mamíferso. 2016. (Seminário).

Seminário de Iniciação científica - SEMIC.Análise do perfil de suscetibilidade de Pseudomonas aeruginosa a ação de extratos vegetais. 2016. (Seminário).

Seminário de Iniciação Científica - SEMIC.Associação entre o tipo e a concentração de fungos no ar da unidade de terapia intensiva de um hospital no município de Caxias-MA. 2016. (Seminário).

VII Congresso Nordestino Médico Acadêmico. Membro da Comissão Científica. 2016. (Congresso).

Jornada Multidisciplinar em Saúde.Relação entre a presença de anticorpos antifosfolipídicos em mulheres grávidas e abortos recorrentes. 2014. (Outra).

Jornada Multidisciplinar em Saúde: Grandes Temas em Semiologia.Relação entre a presença de anticorpos antifosfolipídios em mulheres grávidas e abortos recorrentes. 2014. (Outra).

Seminário de Iniciação Científica - SEMIC.Investigação da ocorrência de rotavirose em crianças com diarréia aguda atendidas no hospital infantil do município de Caxias-MA. 2014. (Seminário).

Seminário de Iniciação Científica - SEMIC.Levantamento do perfil de pacientes em hemodiálise que não soroconvertem a vacinação para a hepatite B. 2014. (Seminário).

Seminário de Iniciação Científica - SEMIC.Análise clínico laboratorial de pacientes diagnosticados com penumonia associada à ventilação mecânica na unidade de terapia intensiva do hospital Gentil Filho no município de Caxias-MA. 2014. (Seminário).

II Fórum Piauiense Sobre a Sistematização da Assitência da Enfermagem. 2011. (Encontro).

II Simpósio Piauiense de Biomedicina.Uso de Jalecos por Profissionais da Saúde com Ênfase na Biossegurança. 2009. (Simpósio).

Aprefeiçoamento em Técnicas Laboratoriais (Análises Clínicas) e Saúde.Fungos de Importância Médica. 2005. (Outra).

Jornada Brasileira de Dermatologia Tropical.Jornada Brasileira de DermatologiaTropical. 2004. (Encontro).

VI Semana de Biologia da UFPI.Técnicas de Laboratório. 1998. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Francilene de Sousa Vieira

SILVA, FRANCISCO LAURINDO DA. Infecção do Trato Urinário em Gestantes Atendidas na Atenção Primária em Municípios Maranhenses. 2018. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Gleciane Costa de Sousa

SILVA, F. L.. ANÁLISE DO TESTE ML FLOW PARA AVALIAÇÃO DOS CONTATOS DE HANSENÍASE NO INTERIOR MARANHENSE. 2018. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Tharliane Silva Chaves

CAMARA, J. T.;SILVA, F. L.; CARVALHO, P. M. G.. Análise espacial do tracoma em escolares do ensino fundamental público de um município do leste maranhense. 2017. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Dheymi Wilma Ramos Silva

SILVA, F. L.. Saúde, Doença e Morte de Mulheres e Homens Negros: análise comparativa da mortalidade por raça/ cor no leste maranhense. 2017. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Anderson Araújo Corrêa

SILVA, F. L.. Mortalidade Eitável entre Raça e Sexo: uma análise da região de saúde de Caxias, Maranhão Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Maria dos Remédios Araújo Vieira Neta

SILVA, F. L.. SELEÇÃO E CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE BACILLUS THURINGIENSIS BERLINER 1911 DA RESTINGA E MANGUE DPTI (L.1762.YO ESTADO DO MARANHÃO PARA O CONTROLE DO AEDES AEG. 2016. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Gizélia Araújo Cunha

SILVA, F. L.; LOPES, L. S.; CAMARA, J. T.. Efeitos de extratos vegetais em bactérias produtoras de beta-lactamase de espectro estendido. 2016. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Tharliane Silva Chaves

SILVA, F. L.. Análise eapacial de tracoma em escolares do ensino fundamental público de um município do leste maranhense. 2016. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Elisângela Fátima da Silva

SILVA, F. L.. Imunogenicidade de nanopartículas de albumina sérica bovina associadas aos quatros sorotipos de Dengue vírus inativados e potencialização da produção de IgG por Lawsonia inermis L. 2011. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: João Macedo de Sousa Cardoso

SILVA, F. L.. Avaliação da Atividade Antiviral do Peptídeo Dermaseptina 01. 2010. Dissertação (Mestrado em CIENCIAS FARMACEUTICAS) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: ROSÂNGELA NUNES ALMEIDA DA SILVA

SILVA, F. L.. Isolamento de bactérias potencialmente patogênicas do trato respiratório de pacientes em unidades de terapia intensiva: incidência e perfil de suscetibilidade. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Tharliane Silva Chaves

SILVA, F. L.. Análise eapacial de tracoma em escolares do ensino fundamental público de um município do leste maranhense. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Gizélia Araújo Cunha

SILVA, F. L.. Efeito antimicrobiano de extratos vegetais em bactérias produtoras de beta lactamase de espectro estendido. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Maria dos Remédios Araújo Vieira Neta

SILVA, F. L.. Seleção e caracterização molecular de Bacillus thuringiensis Berliner 1911 da restinga de mangue do estado do Maranhão para o controle de Aedes aegypti (L.1762). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Elisângela Fátima da Silva

SILVA, F. L.. Imunogenicidade de Nonopartículas de Albumina Sérica Bovina associadas aos Quatros Sorotipos de Dengue Vírus Inativados e Potencialização da Produção de IgG por Lawsonia inermis L.. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Farmacologia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Ivanilde Ermina Aguiar

SILVA, F. L.. Ocorrência de Flebotomínios (Díptera: Pfychodidae) na área do campus da Universidade Federal do Piauí em Teresina-Pí. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Zoologia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Jadson Emanuel Lopes Antunes

SILVA, F. L.. A importância da Raposa Cerdocyon thous na transmissão de Leishmania chagassi em Teresina. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Zoologia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Ticianny Maria Lima e Silva

SILVA, F. L.. Perfil epidemiológico da Leishmaniose visceral na cidade de Teresina, baseado na ocorrência de casos humanos e caninos, no período de 2000 a 2004. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Zoologia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Larissa Martins Andrade

SILVA, F. L.. O estudante de Odontologia Sinistrómano e suas Atividades Clínicas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Ana Catarine Moura Rodrigues Costa

SILVA, F. L.. Perfil Epidemiológico das Gestantes com Sífilis em Teresina-Pi. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Andressa Maria de Sousa Chaves

SILVA, F. L.. Anlaise Epidemiológico dos Casos de Intoxicações Exógenas no Piauí entre os Anos de 2008 a 2017. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Felipe Leite Feitosa

SILVA, F. L.. Análise Epidemiológica dos Óbitos por Lesões Autoprovocadas em Teresina-Pi. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Martinho Macedo Cruz

SILVA, F. L.. Perfil Epidemiológico dos Casos de Leishmaniose Tegumentar Americana em Teresina-Pi no Período de 2013 a 2017. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Ruth Brito Costa

SILVA, F. L.. Análise da violência Contra Adultos na cidade de Teresina-Pi entre os Anos de 2009 a 2017. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Antônio Ricardo do Oliveira Lima

SILVA, F. L.. Análise dos Casos de Óbitos por Infarto Agudo do Miocárdio no Estado do Piauí. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Igor Iann Ponte Parente

SILVA, F. L.. Análise do Perfil Sociodemográfico e Epidemiológico dos Pacientes com Hepatites Virais no Estado do Piauí. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Igor Iann Ponte Parente

SILVA, F. L.. Análise do Perfil Sociodemográfico e Epidemiológico dos Pacientes com Hepatites Virais no Estado do Piauí. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Bárbara Santos Accioly Calumby

SILVA, F. L.. Análise Epidemiológica dos Óbitos por Lesões Autoprovocadas no Estado do Piauí. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Jaqueline de Andrade Fonseca

SILVA, F. L.. Análise da Morbimortalidade por Pneumonias no Estado do Piauí. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Maria Carolina Barros Freitas

SILVA, F. L.. Análise do Perfil dos Nascidos vivos em Teresina-Pi, no Período de 2013 a 2017. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: João Alberto Madeira Sobrinho

SILVA, F. L.. Análise do Perfil Clínico-Epidemiológico dos Pacientes com tuberculose, na Cidade de Teresina-Piauí. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Marcos aurélio da Cruz filho

SILVA, F. L.. Perfil Epidemiológico de Mulheres Grávidas com Sífilis em Teresin-Piauí no Período de 2016. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Cristiane Patricia Ferreira Andrade

SILVA, F. L.. Análise do Perfil da Sífilis em Gestantes no Estado do Piauí. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Jéssica Karoline Cordeiro de Sousa

SILVA, F. L.. Conhecimento dos Pacientes de uma IES de Teresina sobre Técnicas de Higiene Oral. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Mariane Vieira Barroso

SILVA, F. L.; MIRANDA, R. N. C.; MENEGON, V. G. E. S.. Uso de anti-inflamatórios não esteroides e as alterações renais na pessoa idosa: revisão integrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Lidiane Silva Pereira

SILVA, F. L.; MIRANDA, R. N. C.; MENEGON, V. G. E. S.. Assistência de Enfermagem na adaptação de pacientes em hemodiálise. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Suelana Marta Nunes Ramos

SILVA, F. L.. A influencia do treinamento aeróbico sobre o cortisol salivar e glicose plasmática em jogadoras de um time de handbool. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Isa Gabriele da Silva Lima

SILVA, F. L.. Insegurança alimentar de indivíduos com algum nível de vulnerabilidade: uma revisão integrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Francisca Nayane Medeiros Brito

SILVA, F. L.. A influencia da formação em educação física na expressão da neofobia alimentar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Marta Ferreira da Silva

SILVA, F. L.. Imunonutrição em pacientes oncológicos: uma revisão integrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Delmair Rodrigues da Silva

SILVA, F. L.; SOUSA, F. C. A.. ?Os benefícios da Nutrição nas doenças crônicas não transmissíveis : uma revisão narrativa.?. 2018.

Aluno: Igor Alencar Granja de Moura

COSTA, M. A. O.;SILVA, F. L.. Perfil epidemiológico das meningites no Piauí nos anos de 2012 a 2015. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Jéssica Taynara Costa Figueiredo

SILVA, F. L.. Causas e consequências do desmame precose e as intervenções dos profissionais Enfermeiros: um estudo avaliativo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Elcilene Fernnandes da Silva Pereira

SILVA, F. L.. Acolhimento do idoso na estratégia de saúde da família. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Elisabeth Capos Silva Cariolano

SILVA, F. L.. A importância do acesso da população aos métodos contraceptivos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: MARCOS ANTONIO SOUSA DA SILVA

SILVA, F. L.. A enfermagem no cuidado com idoso portador de Alzheimer. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Harynhe da Silva Santos

SILVA, F. L.; AMARAL, J. L. S.; CARVALHO, N. S.. CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA SOBRE AS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS BUCAIS EM PACIENTES COM AIDS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Raquel Pereira Oliveira

ARAUJO, J. L.; FAUSTINO, S. K. M.;SILVA, F. L.. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DO MONOTERPENO A-TERPINEOL SOBRE BACTÉRIAS PRODUTORAS DE BETA-LACTAMASE DE ESPECTO ESTENDIDO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Clarice Alves Costa Albano Batista

SILVA, F. L.; FAUSTINO, S. K. M.; ARAUJO, J. L.. AÇÃO ANTIFÚNGICA DO A-TERPINEOL SOBRE CEPAS DE LEVEDURAS PERTENCENTES AO GÊNERO CANDIDA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Lílian Evêncio Moura Luz

LOPES, L. S.; SILVA, H. R. E.;SILVA, F. L.. AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE CEPAS BACTERIANAS ASSOCIADAS A QUADROS DE INFECÇÃO URINÁRIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Alessandro Abreu Soares

FAUSTINO, S. K. M.; FAUSTINO, E. K. M.;SILVA, F. L.. PREVALÊNCIA DE SOROLOGIA POSITIVA PARA HIV EM PACIENTES ATENDIDOS NO LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DO PIAUÍ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Jenaira de Carvalho Pereira

NOGUEIRA, D. N.; MORENO, W. G.;SILVA, F. L.. TERAPIA PERIODONTAL, NÍVEIS SÉRICOS DA PROTEÍNA-C REATIVA E RISCO DE DOENÇA CARDIOVASCULAR: REVISÃO DE LITERATURA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Lásara Emanoella Sousa Santana

SILVA, F. L.; MAIA FILHO, A. L. M.; RODRIGUES, A. C. E.. COLONIZAÇÃO PELO STAPHYLOCOCCUS AUREUS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: MANUELLA BEZERRA LOPES

SILVA, F. L.. Perfil de Idosos comDoença de Alzheimer em Teresina-Pi: Um Estudo de Enfermagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Lerysson Moura Fernandes Carvalho

SILVA, F. L.. Profissionais de Enfermagem e a Criança Vítima de Violência: Uma Revisão Integrativa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Geisa Cléa de Carvalho

SILVA, F. L.. Estudo dos Efeitos adversos da Metoclopramida em Pacientes Internados em Hospital Público em Teresina-Pí. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Widiane Soares Pimentel

SILVA, F. L.. Saberes das Enfermeiras Acerca da Política Nacional das Terapias Integrativas e Complementares em Saúde nos CAPS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Fernanda de Macêdo Lopes

SILVA, F. L.. Infecção Hospitalar por Espécies de Candida: Uma Revisão bibliográfica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: José Ivanildo Rocha dos Reis

SILVA, F. L.. Perfil Epidemiológico de Pacientes com Meningite por Cryptococcus neoformans Atendidos em Hospital de Referência de Teresina-Pí. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Pedro Nolasco Tito Gonçalves Neto

SILVA, F. L.. Avaliação dos Problemas Maternos Relacionados à Lactação a Partir do Olhar da Enfermagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Sávia Maria Cordeiro Dourado Oliveira

SILVA, F. L.. Análise da Eficácia da Formação Profissional em Fisoterapia: Uma Visão do Egresso de Faculdade de Teresina. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: RAFAELA DE SOUSA BARROS

SILVA, F. L.. O Conhecimento da Massagem Indiana Shantala: Um Estudo Bibliográfico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integral Diferencial.

SILVA, F. L.. Processo seletivo simplificado para professor substituto. 2013. Universidade Estadual do Maranhão.

SILVA, F. L.. Seleção de dissertação para concorrer ao prêmio UEMA. 2017. Universidade Estadual do Maranhão.

SILVA, F. L.. Banca de seleção de candidatos a programa de pós graduação - mestrado. 2014. Universidade Estadual do Maranhão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Patrícia Silva Cisalpino

CORREA JR, A.;CISALPINO, P.S.; TEIXEIRA, M. M.; SOARES, C. M. A.; SOARES, Maria José dos Santos. Estabelecimento de mediadores moleculares envolvidos no processo de infecção de Paracoccidioides brasiliensis em células de mamíferos, in vitro. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Patrícia Silva Cisalpino

CISALPINO, P.S.; TEIXEIRA, Mauro. Estabelecimento dos mediadores moleculares envolvidos no processo de infecção de Paracoccidioides brasiliensis em células de mamíferos in vitro. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Fátima Soares Motta Noronha

SILVA, F. L.;NORONHA, FÁTIMA SOARES MOTTA. Estabelecimento de Mediadores Moleculares Envolvidos no Processo de Infecção de Paracoccidiodis brasiliensis em Células de Mamífero in vitro. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Artur da Silveira Pinto

SILVA, F. L.;Pinto, A. S.. Estabelecimento in vitro de modelo para o estudo do processo infectivo de Paracoccidioides brasiliensis em celulas hospedeiras de mamiferos. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Carlos Augusto Rosa

ROSA, C. A.. Estabelecimento in vitro de modelos para o estudo do processo infectivo de P. brasiliensis em células hospedeiras de mamíferos. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria José dos Santos soares

SOARES, M. J. S.; TEIXEIRA, Mauro Martins; SOARES, Célia Maria de Almeida; CISALPINO, Patrícia Silva. Estabelecimento de Mediadores Moleculares Envolvidos no Processo de Infecção de Paracoccidioides brasiliensis em células de mamífero in vitro. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Kellyane Karen Ferreira Aguiar Cesar

ATIVIDADE DE EXTRATOS BRUTOS SOBRE DE LEVEDURAS PERTENCENTES AO GÊNERO Candida; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

Osifrankly Couto Machado

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE CICATRIZANTE E ANTIFÚNGICA DO ÓLEO DASEMENTE DE Lecythis pisonis Camb; (sapucaia); Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Biotecnologia e Atenção Básica de Saúde) - Faculdade Integral Diferencial; (Orientador);

Liana Cynthia Macedo Reis

ACEITABILIDADE DA BARRA DE CEREAL À BASE DE IODO, SELÊNIO E ZINCO PELA COMUNIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Biotecnologia e Atenção Básica de Saúde) - Faculdade Integral Diferencial; (Orientador);

Marcos André Arrais de Sousa

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO ETANÓLICO DA FOLHA DE CNIDOSCOLUS URENS; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Biotecnologia e Atenção Básica de Saúde) - Faculdade Integral Diferencial; (Orientador);

Anny Karoline Rodrigues Batista

Efeitos de Extratos Vegetais Brutos Sobre Cepas Bacterianas de Importância Clínica; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

Guilherme Sousa da Silva

INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA PARA GERAÇÃO DE RENDA DE AGRICULTORES RURAIS ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE HORTAS COMUNITÁRIAS; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Maranhão; (Orientador);

Daniel Rodrigues Furtado

ANÁLISE DA SUSCEPTIBILIDADE DE CEPAS FÚNGICAS VERSUS EXTRATOS FRACIONADOS DE OPUNTIA COCHENILLIFERA (L; ) MILL, CARYOCAR CARIACEUM WIIT; , CROTON SP,; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Maranhão; (Orientador);

Tatiane Neves de Sousa

ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DE INFECÇÕES PARASITÁRIAS INTESTINAIS EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS NO LESTE MARANHENSE; 2019; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

ROSÂNGELA NUNES ALMEIDA DA SILVA

Isolamento de bactérias potencialmente patogênicas do trato respiratório de pacientes em unidade de terapia intensiva: incidência e perfil de susceptibilidade; 2017; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão,; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Francilene de Sousa Vieira

Infecção do Trato Urinário em Gestantes Atendidas na Atenção Primária em Municípios Maranhenses; 2017; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Maranhão; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Gleciane Costa de Sousa

ANÁLISE DO TESTE ML FLOW PARA AVALIAÇÃO DOS CONTATOS DE HANSENÍASE NO INTERIOR MARANHENSE; 2016; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão,; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Gizélia Araújo Cunha

Efeito antimicrobiano de extratos vegetais em bactérias produtoras de beta lactamase de espectro estendido; 2016; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

ERIKA RAFAELA DE SOUSA PEREIRA

INCIDÊNCIA DE DORES MUSCULOESQUELÉTICA EM GESTANTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Esdras Feitosa da Silva

EFETIVIDADE DA LIBERAÇÃO MIOFACIAL NO PACIENTE DE FISIOTERAPIA: REVISÃO INTEGRADA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

EVELYN GOMES DE FREITAS

ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: REVISÃO INTEGRADA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Géssica Pinheiro da Conceição Alves

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA NO MUCO DA PELE DE SILURIFORMES DO RIO ITAPECURU, CAXIAS/MA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências - Biologia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

WYARA KELLYNY DE JESUS GALVÃO

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA EM EQUIPAMENTOS E UTENSILIOS EM UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Carlos Antonio Alves de Macedo Junior

ANÁLISE DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DA CALOTROPIS PROCERA SOBRE BACTERIAS DE IMPORTANCIA CLINICA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Francisca da Silva Nascimento

Soroprevalência de Anticorpos Antivírus da Hepatite C (HCV) em Pessoas Privadas de Liberdade e Dependentes: uma revisão integrada; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências - Biologia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Anderson Douglas Mesquita de Castro

Análise e importância da genotipagem do vírus da hepatite c em diagnósticos realizados pelo Laboratório Central do estado do Piauí; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Gabriel Lima Cunha

ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLOGICO DE PESSOAS QUE REALIZARAM UROCULTURA EM UM LABORATORIO PRIVADO NA CIDADE DE FLORIANO-PI; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Carlos Antonio Alves de Macedo Junior

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO CALOTROPIS PROCERA SOBRE CEPAS DE BACTÉRIAS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Aryelle Brenda Alves de Aquino

DENTES DECÍDUOS COMO FONTE DE CÉLULAS TRONCO UMA REVISÃO DA LITERATURA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Kevilly Madalena dos Santos Feitosa

PREVALÊNCIA DE DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12 E ÁCIDO FÓLICO EM IDOSOS E SUA ASSOCIAÇÃO COM A ANEMIA: uma revisão integrada de literatura; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

EDICARLA RIBEIRO BARROS

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ESCOLAR NO BRASIL: uma revisão integrada de literatura; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Lidiane Silva Pereira

Assistência de Enfermagem na adaptação de pacientes em hemodiálise; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

LILYANNA LAYZA BRITO NASCIMENTO

CONHECIMENTO DA COMUNIDADE SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS EM EMBALAGENS DE PRODUTOS ALIMENTARES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Aline de Sousa Moura

Manipulação de alimentos em um mercado publico em Caxias-M; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

JOÃO BATISTA VELOSO DE ARAÚJO

BENEFICIOS DA HIDROGINÁSTICA NA FLEXIBILIDADE DO IDOSO (revisão integrativa da literatura); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Jordeson Warlem Meireles Costa

BENEFÍCIOS NA UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO CONCORRENTE EM ADULTOS NAS SALAS DE MUSCULAÇÃO: uma revisão Integrada de literatura; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

WIGOR BRUNO E SILVA MORAIS

Potencial das baratas como transmissor de micro-organismos patogênicos em ambiente hospitalar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Djavan Carlos dos Santos Oliveira

O atendimento inicial do Enfermeiro a crianças vítimas de parada cardiorrespiratória no ambiente pré-hospitalar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Vanessa Lopes dos Santos

A importância da higienização das mãos da equipe de enfermagem na assistência ao paciente; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Diana da Silva

Percepção de saúde entre idosos hipertensos no município de Caxias-MA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Valdeci Bezerra do Nascimento

Equipamentos de proteção individual: uma revisão de literatura; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Amanda Sousa Araújo

Avaliação do conhecimento dos acadêmicos de Odontologia sobre o papel do sistema imune na progressão da doença periodontal; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Marília Costa Lima

Avaliação dos conhecimentos de acadêmicos de Odontologia sobre manifestações clínicas orais em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Erica Ernanda Marques Rodrigues

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE MULHERES DIAGNOSTICADAS COM CÂNCER DE MAMA EM CENTRO DE REFERÊNCIA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Rita Lima da Silva

Alimentação na prevenção de sintomas do climatério: uma revisão narrativa de literatura; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Amanda Sousa Araújo

Resposta imune na progressão da doença periodontal: uma revisão narrativa de literatura; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Marília Costa Lima

Avaliação dos conhecimentos de acadêmicos de Odontologia sobre manifestações clínicas orais em paciente com Lúpus Eritematoso Sistêmico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Lílian Evêncio Moura Luz

Avaliação da prevalência de cepas bacterianas associadas a quadros de infecção urinária; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Lázara Emanoella Sousa Santana

Colonização pelo Staphylococcus aureus em profissionais de saúde: Uma revisão integrativa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Jenaira de Carvalho Pereira

Terapia periodontal, níveis séricos da proteína C-reativa e risco de doença cardivascular Revisão de literatura; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Harynhe da Silva Santos

CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA SOBRE AS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS BUCAIS EM PACIENTES COM AIDS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Raquel Pereira Oliveira

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DO MONOTERPENO A-TERPINEOL SOBRE BACTÉRIAS PRODUTORAS DE BETA-LACTAMASES DE ESPECTRO ESTENDIDO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Alessandro Abreu Soares

PREVALÊNCIA DE SOROLOGIA POSITIVA PARA HIV EM PACIENTES ATENDIDOS NO LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DO PIAUÍ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Clarice Alves Costa Albano Batista

Ação antifúngica do -terpineol sobre cepas de leveduras pertencentes ao Gênero Candida; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Jéssica Karine Távora de Sousa

Isolamento e identificação de bactérias patogênicas carreadas por formigas em hospital público de Pcaxias-Ma; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Francimara Sousa Silva

Abordagem epidemiológica dos pacientes com câncer de pâncreas cadastrados em hospital de referência em Teresina-Pí; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Francisco Ferreira da Cruz

Conhecimento dos Cirurgiões Dentistas a Respeito das Manifestações Clínicas Bucais de Pacientes com AIDS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Tammiris Tâmisa Oliveira Barbosa

Conhecimento dos Enfermeiros Sobre Infecção Urinária Relacionado ao Uso de Sonda Vesical de Demora; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Juliana Sales Araújo Pereira

Epidemiologia dos Pacientes Portadores de Câncer Colorretal em um Centro de Saúde em Teresina-Pi; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Alex Alves de Meneses

Infecção Hospitalar: Análise da Utilização de Equipamentos de Proteção Individual pela Equipe de Enfermagem em Hospital Público; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Flávia Miranda do Nascimento

A qualidade da triagem neonatal em Teresina-Pí sob a ótica da Enfermagem; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Moema Sales Ribeiro Gonçalves

Avaliação do perfil de imunização contra hepatite B em acadêmicos do curso de odontologia de uma instituição de ensino superior; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Josefa Lilia Barbosa de Moura

Ocorrência de cardiopatias em pacientes com doença de Chagas na fase crônica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Janaina de Matos Abreu

Levantamento Epidemiológico dos Casos de Recidiva de Tuberculose da Piauí; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Zélia Beatriz Morais Fernandes

Levantamento Clínico Epidemiológico dos Casos de Esclerose Múltipla na Cidade de Teresina; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Elcio Alexandrino Nogueira

Educação como Fator Preventivo de Helmintoses Intestinais em Crianças na Fase Escolar: Uma Revisão de Literatura; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Antonio José Freire Passos Filho

Atuação da fisioterapia respiratória na pneumonia nosocomial em UTI; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Maria Vanucce Alencar da Silva

Revisão de literatura: Medo e ansiedade no atendimento odontológico; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Renata Teixeira Tajra Melo

Etiopatologia da Cárie Dentária: Revisão de Literatura; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Girlane CAROLINE PEREIRA SANTOS

AVALIAÇÃO DO PERFIL DE SUSCETIBILIDADE DE BACTÉRIAS PRODUTORAS BETA-LACTAMASES ISOLADAS DA NOSOFARINGE E OROFARINGE DE PACIENTES DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

AMANDA ALVES DE MORAIS

ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS PATOGÊNICAS EM ÚLCERAS POR PRESSÃO DE PACIENTES HOSPITALIZADOS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Karolie Moura de Araújo

Caraterização Fenotípica e Genotípica de Espécie de Candida Associada a Infecção em Paciente Imunossuprimido; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Janayna dos Santos Lima

Análise do Perfil fenotípico de Candida; 2005; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Gislene Mariana Pereira da Silva

Análise do Perfil Fenotípico de Candida; 2005; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Daniela Macêdo Jorge

Estudo Ultraestrutural da Infecção de Paracoccidioides brasiliensis em Células CCL-6(Henle-407); 2004; Orientação de outra natureza; (Pós Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Ana Claúdia Lyon

Estudo Comparativo do Processo de Infecção Experimental de Isolados de Paracoccidioides brasiliensis Obtidos de Pacientes com Diferentes formas Clínicas de paracoccidioidomicose; 2004; Orientação de outra natureza; (Pós-Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Raphael Sanzio Pimenta

Utilização de Leveduras Predadoras como Agentes de Controle Biológico Contra Fungos Filamentosos Causadores de Doenças Pós-Colheitas; 2004; Orientação de outra natureza; (Pós-Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Chang das Estrelas Wilches

Efeito do Cetoconazol na Morfologia Celular e Perfil de Proteínas de Membrana de Paracoccidioides brasiliensis; 2002; Orientação de outra natureza; (Pós-Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Francisco Laurindo da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Patrícia Silva Cisalpino

Estabelecimento de modelos in vitro para o estudo do processo infectivo do Paracoccidioides brasiliensis em celulas hospedeiras de mamiferos; ; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Patricia Silva Cisalpino;

Artur da Silveira Pinto

Estabelecimento in vitro de mediadores moleculares envolvidos no processo de infeccao de Paracoccidioides brasilensis; Início: 2001; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí; (Orientador);

Ary Correa Júnior

ESTABELECIMENTO IN VITRO DE MODELOS QUE PERMITAM O ESTUDO DO PROCESSO INFECTIVO DE Paracoccidioides brasiliensis EM CÉLULAS HOSPEDEIRAS DE MAMÍFEROS; ; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ary Correa Junior;

Ary Correa Júnior

Estabelecimento de mediadores moleculares envolvidos no processo de infecção de Paracoccidioides brasiliensis em células de mamíferos in vitro; 2004; 102 f; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ary Correa Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, F. L. . Acidentes por animais peçonhentos na cidade de barra do corda-MA, 2013-2015. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 10, p. 35783, 2020.

  • SILVA, F. L. . HIV/SIDA e comorbidades infecciosas em pacientes de Teresina-PI no ano de 2016. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 10, p. 35789, 2020.

  • SILVA, F. L. . Avaliação dos pacientes obesos com relação ao risco cardiovascular por meio da dosagem de proteína C-reativa. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 10, p. 35806, 2020.

  • SILVA, F. L. . Incidência e perfil de suscetibilidade de bactérias isoladas do trato respiratório de pacientes em unidade de terapia intensiva. Arquivos Científicos (MMES) , v. 3, p. 95, 2020.

  • SILVA, F. L. . A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EXPRESSÃO DA NEOFOBIA ALIMENTAR. RBNE - Revista Brasileira de Nutrição Esportiva , v. 13, p. 820-820, 2019.

  • SANTOS, T. S. ; ALMEIDA, M. M. ; PESSOA, E. V. M. ; PESSOA, N. M. ; SIQUEIRA, H. D. S. ; SILVA, J. M. N. ; SILVA, F. L. ; MIRANDA JUNIOR, R. N. C. ; RODRIGUES, A. C. E. ; SILVA, A. B. S. ; PESSOA, G. T. ; SOUSA, F. C. A. . PRÁTICA DA AUTOMEDICAÇÃO ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. SCIENTIA PLENA , v. 14, p. 07-09, 2018.

  • MENDES, W. R. P. ; SILVA, N. B. N. C. E. ; SIQUEIRA, H. D. S. ; RODRIGUES, A. C. E. ; SILVA, F. L. ; MIRANDA JUNIOR, R. N. C. ; SILVA, A. B. S. ; RODRIGUES, R. P. S. ; MOURA, L. S. ; PESSOA, G. T. ; ALVES, F. R. ; SOUSA, F. C. A. . Hábitos alimentares e prevalência de obesidade em alunos. Jornal Interdisciplinar de Biocências , v. 3, p. 18-24, 2018.

  • SANTOS, T. T. P. ; PESSOA, E. V. M. ; PESSOA, N. M. ; SIQUEIRA, H. D. S. ; SIQUEIRA, F. F. F. S. ; RODRIGUES, L. A. S. ; SOUSA, F. C. A. ; MIRANDA JUNIOR, R. N. C. ; SOARES, V. C. ; MEDEIROS JUNIOR, F. C. ; RODRIGUES, A. C. E. ; SILVA, F. L. ; FERREIRA, C. P. ; FERREIRA, T. R. ; MELO, A. F. . Teores de sódio descritos na informação nutricional e produtos alimentares de sabor doce. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 14, p. 1735-1741, 2018.

  • SILVA, F. L. . Perfil epidemiológico da hipertensão arterial sistêmica em uma população da zona urbana do Maranhão. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , p. e125, 2018.

  • CARNEIRO, KEYLLA KATIUS DIAS ; PESSOA, ÉRIKA VICÊNCIA MONTEIRO ; PESSOA, NATÁLIA MONTEIRO ; SIQUEIRA, HALMISSON D?ARLEY SANTOS ; SIQUEIRA, FRANCISLEIA FALCÃO FRANÇA SANTOS ; RODRIGUES, LUIS ALBERTO DE SOUSA ; SOUSA, FRANCISCO DAS CHAGAS ARAÚJO ; JÚNIOR, RAIMUNDO NONATO CARDOSO MIRANDA ; SOARES, VALLÉRYA DE CASTRO ; JUNIOR, FRANCISCO CESINO MEDEIROS ; RODRIGUES, AUGUSTO CESAR EVELIN ; SILVA, FRANCISCO LAURINDO DA ; FERREIRA, CIRLEY PINHEIRO ; FERREIRA, THANANDRA ROCHA ; MELO, ALYNE FREIRE DE . Percepção do idoso sobre o processo de envelhecimento. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. Sup., p. S1975-S1981, 2018.

  • PEREIRA, LEONARDO DE SOUZA ; PESSOA, ERIKA VICÊNCIA MONTEIRO ; PESSOA, NATALIA MONTEIRO ; SOUSA, FRANCISCO DAS CHAGAS ARAÚJO ; SIQUEIRA, HALMISSON D?ARLEY SANTOS ; ARAÚJO, ZAIRA ARTHEMISA MESQUITA ; JUNIOR, RAIMUNDO NONATO CARDOSO MIRANDA ; RODRIGUES, AUGUSTO CÉSAR EVELIN ; SILVA, FRANCISCO LAURINDO ; SIQUEIRA, FRANCISLEIA FALCÃO FRANÇA SANTOS ; FERREIRA, THANANDRA ROCHA ; RODRIGUES, LUIS ALBERTO DE SOUSA ; JUNIOR, FRANCISCO CESINO MEDEIROS ; FERREIRA, CIRLEY PINHEIRO ; MELO, ALYNE FREIRE DE . Correlação entre variáveis antropométricos e riscos de doenças crônicas em policiais militares na ativa. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 10, p. 2231-2240, 2018.

  • SOUSA, G. C. ; VIEIRA, F. S. ; SOUSA, J. K. T. ; CUNHA, G. A. ; SILVA, R. N. A. ; SILVA, F. L. . Análise da suscetibilidade a antimicrobianos de bactérias veiculadas por formigas em ambiente nosocomial. Revista Eletrônica Acervo Saúde , v. 9, p. 1022, 2017.

  • The influence of carbohydrates in the interaction of Paracoccidioides brasiliensis with CCL-6 cells in vitro . Avaliação microbiológica em lesões de pacientes com pé diabético. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 8, p. 609, 2017.

  • SILVA, ROSÂNGELA NUNES ALMEIDA DA ; LIMA, ANNA KELLY MARTINS ; CARVALHO FILHA, FRANCIDALMA SOARES SOUSA ; VILANOVA, JAIANE DE MELO ; SILVA, FRANCISCO LAURINDO DA . Conhecimento e entendimento de enfermeiros sobre as ações gerenciais na atenção primária à saúde. Ciência & Saúde (Porto Alegre) , v. 9, p. 21, 2016.

  • ROSADO, A. V. ; SILVA, F. L. . A AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE ANTISSÉPTICOS NAS MÃOS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. REVISTA SAÚDE EM FOCO , v. 3, p. 11-18, 2016.

  • COSTA, F. ; PESSOA, E. V. M. ; PESSOA, N. M. ; OLIVEIRA, S. S. ; OLIVEIRA, Y. F. A. ; ARAUJO, J. S. ; NASCIMENTO, M. A. C. ; BARBOSA, F. E. ; JESUS, L. R. C. ; PINHEIRO, I. B. L. ; LEITE, W. M. A. ; COSTA, F. C. A. ; SIQUEIRA7, H. D. S. ; RODRIGUES, A. C. E. ; SILVA, F. L. . Pessoas convivendo com HIV/AIDS: perfil clínico sócio demográfico de coinfectados por toxoplasmose em um serviço de assistência especializada. Revista Eletrônica Acervo Saúde , v. SUP, p. 141, 2016.

  • SOUSA, G. C. ; BATISTA, C. A. A. ; VIEIRA, F. S. ; CUNHA, G. A. ; SILVA, F. L. . Ação antifúngica do -terpineol sobre cepas de leveduras pertencentes ao gênero cândida. Revista Eletrônica Acervo Saúde , v. 8, p. 967, 2016.

  • COELHO, I. C. ; SILVA, F. L. ; NUNES, M. R. C. M. ; LOPES, L. S. ; CARNEIRO, L. P. ; FERREIRA, P. H. P. B. . AVALIAÇÃO DA SUSCETIBILIDADE DA KLEBSIELLAPNEUMONIAE AOS BETALACTÂMICOS. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção , v. 5, p. 1-9, 2015.

  • SILVA, ROSÂNGELA NUNES ALMEIDA DA ; SILVA, S. R. ; CARVALHO FILHA, FRANCIDALMA SOARES SOUSA ; The influence of carbohydrates in the interaction of Paracoccidioides brasiliensis with CCL-6 cells in vitro ; VILANOVA, J. M. . Assistência ao surdo na atenção primária em saúde:concepções de profissionais. JMPHC. Journal of Management and Primary Health Care , v. 6, p. 189-204, 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, F. L. . Caracterização Fenotípica e Genotípica de Espécies de Candida Associadas a Infecções em Pacientes Imunossuprimidos. 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    CUSTO-EFETIVIDADE DE TESTES AUXILIARES NO DIAGNÓSTICO DA HANSENÍASE EM ÁREAS DE HIPERENDEMIA, Descrição: A realização de diagnóstico rápido e correto fornece subsídios para uma terapêutica precoce, que poderá contribuir de forma efetiva para o monitoramento da hanseníase especialmente em regiões hiperendêmicas como o estado do Maranhão, que aglomera grande número de casos. Portanto, o projeto de pesquisa visa avaliar o desempenho diagnóstico e o custo-efetividade de estratégias baseadas no teste diagnóstico disponível no SUS, e compará-lo a testes ainda não disponíveis quantificando custo por diagnóstico correto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Analisar a presença de Cyptococcus neoformans var neoformans em excretos de pombos em locais próximos a ambientes hospitalares na cidade de Caxias-MA, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / Débora Lorena Melo Pereira - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Análise da atividade antifúngica de extratos brutos de vegetais Myracrodruon urundeuva e Phyllanthus niruri frente a cepas de leveduras dos gêneros: Candida e Cryptococcus, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / Maria Laura Sales da Silva Matos - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Análise da susceptibilidade de cepas fúngicas versus extratos brutos de Myracrodruon urundeuva e Phyllanthus niruri, Descrição: O uso das plantas medicinais constitui uma extensa fonte de compostos com atividade biológica, como no tratamento das doenças infecciosas, que representa uma grande contribuição para a descoberta de novos terapêuticos que possam ser utilizados em microrganismos multirresistentes causadores de doenças (PORFIRIO et al., 2009). Diante do exposto, releva-se a importância desse estudo em demonstrar que os extratos vegetais possam ser utilizados como ferramenta auxiliar no tratamento de infecções fúngicas em humanos, especialmente para os casos de infecção por leveduras pertencentes aos gêneros de Candida spp. e Cryptococcus neoformans var neoformans ou var gatti. O objetivo deste trabalho será analisar in vitro a atividade antifúngica de extratos vegetais de Phyllanthus niruri e Myracrodruon urundeuva em cepas de leveduras dos gêneros Candida spp. e Cryptococcus sp. Para isto, a análise da susceptibilidade de cepas fúngicas versus extratos brutos de Myracrodruon urundeuva e Phyllanthus niruri com potencial fúngico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / Brenna Oliveira de Souza - Integrante.

  • 2017 - 2018

    REFORMA E MELHORIAS DA INFRAESTRUTURA FÍSICA DO LABORATÓRIO DE EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS INFECTOPARATERIAS - LEDI, Descrição: O projeto de pesquisa visa consegui recursos para a melhoria das instalações do laboratório de epidemiologia das doenças infectoparasitárias do departamento de ciências da saude - CESC-UEMA-Caxias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / Joseneide Teixeira Câmara - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Rastreamento de bacteriúria assintomática em festantes usuárias do sistema unico de saúde do município de Caxias-MA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / Francilene de Sousa Vieira - Integrante / Débora Lorena Melo Pereira - Integrante / Maria Laura Sales da Silva Matos - Integrante.

  • 2016 - 2018

    INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO EM GESTANTES ATENDIDAS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM MUNÍCIPIOS MARANHENSES, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / Francilene de Sousa Vieira - Integrante / Gleciane Costa de Sousa - Integrante / Brenna Oliveira de Souza - Integrante.

  • 2016 - 2017

    ANÁLISE DO TESTE ML FLOW PARA AVALIAÇÃO DOS CONTATOS DE HANSENÍASE NO INTERIOR MARANHENSE, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / Gleciane Costa de Sousa - Integrante / MARIA EDILEUZA SOARES MOURA - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Modulação das interações celulares entre cepas bacterianas de Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella pneumoniae, Acinetobacter baumannii em células de mamíferos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / Débora Lorena Melo Pereira - Integrante / Hemily Azevedo de Araújo - Integrante.

  • 2016 - 2017

    ANÁLISE DA INCIDÊNCIA DE INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO EM GESTANTES ATENDIDAS NO MUNICÍPIO DE CAXIAS- MA., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / Francilene de Sousa Vieira - Integrante / DIELLISON LAYSON DOS SANTOS LIMA - Integrante / Débora Lorena Melo Pereira - Integrante / Maria Laura Sales da Silva Matos - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Identificação das principais moléculas envolvidas no processo de interação entre a Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter baumannii em células de mamíferos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / Débora Lorena Melo Pereira - Integrante / Hemily Azevedo de Araújo - Integrante.

  • 2015 - 2017

    ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS POTENCIALMENTE PATOGÊNICAS DO TRATO RESPIRATÓRIO DE PACIENTES EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: incidência e perfil de susceptibilidade, Descrição: O objeto deste estudo consiste na avaliação da presença de infecção hospitalar proveniente do trato respiratório de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva, em uma instituição hospitalar pública no município de Caxias-MA, bem como a verificação da incidência destes microrganismos e a análise do perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos, e para tanto, utilizar-se-á, o isolamento de bactérias potencialmente patogênicas das vias áreas dos sujeitos envolvidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / ROSÂNGELA NUNES ALMEIDA DA SILVA - Integrante.

  • 2015 - 2016

    MONITORAMENTO DE FUNGOS NO AR DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL NO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MA., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / Ívina Caroline Macedo Carvalho - Integrante.

  • 2015 - 2016

    DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE INFECÇÃO ENTRE CEPAS BACTERIANAS, PSEUDOMONAS AERUGINOSA, KLEBSIELLA PNEUMONIAE E ACINETOBACTER BAUMANNII EM CÉLULAS HOSPEDEIRAS DE MAMÍFEROS (CCL-6 E VERO), Descrição: Os beta-lactâmicos constituem-se a principal classe de antimicrobianos. Dentro do grupo de betalactamases reconhecidas, destacam-se as betalactamases de espectro ampliado (ESBLs). O processo de adesão envolve a interação entre moléculas complementares sobre as respectivas superfícies do micróbio e do substrato. Dependendo da expressão de uma ampla gama de fatores patogênicos e de virulência, as bactérias têm muitas maneiras pelas quais eles podem interagir com o seu hospedeiro específico, levando a adesão, invasão e ou transmigração através de camadas celulares. A interação entre os patógenos e células-alvo para tecidos ou órgãos específicos do hospedeiro, determinam o desenvolvimento de doenças infecciosas. Assim tem-se por objetivo desenvolver modelos de infecção entre cepas bacterianas, Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella pneumoniae e Acinetobacter baumannii em células hospedeiras de mamíferos (CCL-6 e Vero), estabelecer interações celulares, quantificar o número de interações celulares; e caracterizar quais dos micro-organismos possuem maior afinidade pelas células hospedeiras. Para isso serão utilizadas cepas de Klebsiella pneumoniae (ATCC 700 603), Pseudomonas aeruginosa (ATCC 27853) e Acinetobacter baumannii (ATCC 19606), pertencentes ao grupo das ESBLs com posterior manutenção de linhagens celulares hospedeiras e avaliação da interação das cepas bacterianas, mediante o teste imunoenzimático de Elisa e análises microscópicas das interações celulares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / Francilene de Sousa Vieira - Integrante / Gleciane Costa de Sousa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    PROCESSO DE INFECÇÃO DE BACTÉRIAS PRODUTORAS DE -LACTAMASES DE ESPECTRO ESTENDIDO, Descrição: Os beta-lactâmicos constituem-se a principal classe de antimicrobianos. Dentro do grupo de betalactamases reconhecidas, destacam-se as betalactamases de espectro ampliado (ESBLs). O processo de adesão envolve a interação entre moléculas complementares sobre as respectivas superfícies do micróbio e do substrato. A expressão pelos organismos de macromoléculas que participam no processo de adesão é um evento controlado e regulado. Dependendo da expressão de uma ampla gama de fatores patogênicos e de virulência, as bactérias têm muitas maneiras pelas quais eles podem interagir com o seu hospedeiro específico, levando a adesão, invasão e ou transmigração através de camadas celulares. A interação entre os patógenos e células-alvo para tecidos ou órgãos específicos do hospedeiro, determinam o desenvolvimento de doenças infecciosas. Assim tem-se por objetivo estudar o processo de infecção de Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter baumannii, produtoras Os beta-lactâmicos constituem-se a principal classe de antimicrobianos. Dentro do grupo de betalactamases reconhecidas, destacam-se as betalactamases de espectro ampliado (ESBLs). O processo de adesão envolve a interação entre moléculas complementares sobre as respectivas superfícies do micróbio e do substrato. A expressão pelos organismos de macromoléculas que participam no processo de adesão é um evento controlado e regulado. Dependendo da expressão de uma ampla gama de fatores patogênicos e de virulência, as bactérias têm muitas maneiras pelas quais eles podem interagir com o seu hospedeiro específico, levando a adesão, invasão e ou transmigração através de camadas celulares. A interação entre os patógenos e células-alvo para tecidos ou órgãos específicos do hospedeiro, determinam o desenvolvimento de doenças infecciosas. Assim tem-se por objetivo estudar o processo de infecção de Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter baumannii, produtoras ?-lactamases de espectro estendido em células de mamíferos in vitro. Para isso será realizado e um estudo descritivo?exploratório, de levantamento, com abordagem qualitativa e quantitativa onde será realizado a manutenção das cepas bacterianas sendo utilizadas cepas de Klebsiella pneumoniae (ATCC 700 603), Pseudomonas aeruginosa(ATCC 27853) e Acinetobacter baumannii(ATCC 19606), pertencentes ao grupo das ESBLs com posterior manutenção de linhagens celulares hospedeiras e avaliação da interação das cepas bacterianas com células de mamífero verificando a modulação da adesão mediante o uso de carboidratos finalizando com a realização das análises microscópicas das interações celulares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / Francilene de Sousa Vieira - Integrante / Gizelia Araújo Cunha - Integrante / Gleciane Costa de Sousa - Integrante / Eliana Campêlo Lago - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    ANÁLISE DO PERFIL DE SUSCETIBILIDADE DE PSEUDOMONAS AERUGINOSA A AÇÃO DE EXTRATOS VEGETAIS, Descrição: A propagação de micro-organismos multirresistentes a antimicrobianos estão associados a vários fatores que facilitam o desenvolvimento e disseminação de micro-organismos multirresistentes. A espécie Pseudomonas aeruginosa apresenta ampla distribuição o que a torna mais resistente às condições ambientais e a ação de antimicrobianos comumente utilizados. Nesse contexto estão sendo pesquisadas alternativas para resistência bacteriana, tais como o uso de plantas medicinais que por apresentarem inúmeros compostos ativos ao serem sintetizados mostram diversas propriedades biológicas, com destaque para a ação antimicrobiana. Desse modo esse estudo tem por objetivo avaliar o perfil de suscetibilidade de P. aeruginosa a fitoterápicos, determinar sua ação antibacteriana e verificar a suscetibilidade das cepas bacterianas a concentrações distintas de fitoterápicos. Para isso serão utilizados Cepas bacterianas ATCC e após obtenção de extratos vegetais serão preparados meios de cultura Ágar - Ágar, Ágar Mueller- Hinton e Caldo Infuso de Coração Bovino (BHI). Para realização do teste de suscetibilidade será utilizado o método de difusão em Ágar. A determinação da atividade antibacteriana será medida de acordo com o halo de inibição do crescimento bacteriano em volta dos poços. As zonas de inibição serão mensuradas com um halômetro em mm. O teste será realizado em triplicata.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / Francilene de Sousa Vieira - Integrante / Gleciane Costa de Sousa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO DE EXTRATOS VEGETAIS., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / Bento Berilo Lima Rodrigues Segundo - Integrante.

  • 2014 - 2015

    AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA EM SÍTIOS CIRÚRGICOS ORTOPÉDICOS EM PACIENTES COM INFECÇÃO EM PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MA, Descrição: Dentre as infecções quem podem acometer o paciente, por ocasião de sua estadia em serviços hospitalares, ressalta-se a infecção de sítio cirúrgico (ISC). Este projeto objetiva Isolar micro-organismos potencialmente patogênicos associados a quadros de infecção em sítios cirúrgicos, pós operatório em clinica ortopédica no Hospital Geral Municipal Gentil Filho no município de Caxias-MA. Este projeto consiste em estudo de caráter prospectivo realizado a partir da coleta de dados no Hospital Geral Municipal Gentil Filho. Os pacientes participantes da pesquisa deverão preencher critérios de inclusão. O isolamento, identificação e determinação do perfil de suscetibilidade serão realizados com base em testes bioquímicos. A análise microbiológica será realizada no laboratório de Microbiologia e Imunologia Médica da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / Moniele Tavares Ferreira da Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Maranhão - Bolsa.

  • 2014 - 2015

    AVALIAÇÃO MICROBIOLOGICA EM LESÕES DE PACIENTES COM PÉ DIABÉTICO, Descrição: O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos. Pé Diabético é o termo empregado para nomear as diversas alterações e complicações ocorridas, isoladamente ou em conjunto, nos pés e nos membros inferiores dos diabéticos. Devido á estrutura anatômica dos pés, este encontra-se mais suscetível ao desenvolvimento de infecções. A infecção do pé diabético é uma ameaça ao membro se tratada empiricamente e de forma incisiva. A gravidade da lesão determina os micro-organismos a serem encontrados. Assim o estudo tem por objetivo geral analisar a ocorrência de microrganismos patogênicos em lesões de pacientes com pé diabético; Isolar e identificar bactérias patogênicas associadas às lesões de pacientes diabéticos; Verificar a prevalência das espécies bacterianas nas lesões dos pacientes; Determinar o perfil de suscetibilidade dos microrganismos isolados a antimicrobianos. Mediante autorização do comitê de ética, e consentimento dos sujeitos do estudo foi iniciado a obtenção das amostras. A análise microbiológica está sendo realizada no laboratório de Microbiologia e Imunologia Médica da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Os espécimes serão semeados pela técnica do esgotamento com alça de platina nos meios de cultura ágar sangue e ágar MacConkey. Após semeio as placas serão cultivadas a 37 C em estufa BOD por 24 h. As culturas que crescerem e com colônias sugestivas de patogênicas serão identificadas através de provas bioquímicas e ou testes sorológicos. O perfil de suscetibilidade será determinado, tomando-se base às espécies de bactérias patogênicas isoladas, seguindo parâmetros do CLSI.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / Francilene de Sousa Vieira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2014 - 2015

    CARACTERIZAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DOS MICRORGANISMOS PRESENTES NAS MÃOS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL GERAL., Descrição: Introdução: As mãos de profissionais de saúde são constantemente apontadas como um reservatório de microrganismos diferentes que podem carrear infecções. A prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) constituem grandes desafios na atualidade,sabe-se que tem sido grande o impacto clínico e econômico da presença de microrganismos resistentes, particularmente no ambiente hospitalar, causando impactos negativos em relação à assistência em saúde como a morbimortalidade, tempo de internação e gastos com procedimentos diagnósticos e terapêuticos.Objetivo:Analisar a presença de microrganismos nas mãos dos profissionais de enfermagem.Metodologia A coleta será realizada nas mãos dos profissionais de enfermagem de um Hospital Geral com auxílio de swabs estéreis e umedecidos em BHI (meio de infusão de cérebro e coração), onde retornarão para a solução em um tubo de ensaio para transporte até o Laboratório de Microbiologia da Universidade. A partir das amostras presentes nos tubos serão realizadas as semeaduras para o isolamento de bactérias em placas contendo o meio de cultura ágar sangue e ágar EMB sendo posteriormente o material incubado em estufa bacteriológica a 35/37°C por 24h, para em seguida, ser realizada a identificação das amostras. Conclusão Diante do exposto, é de grande valia o conhecimento por parte dos profissionais da saúde sobre a microbiota presente em suas mãos e ainda a importância do controle das infecções nas instituições, sendo indispensável que componentes das equipes multidisciplinares saibam das responsabilidades, pois estão ligados direta e indiretamente aos cuidados com o paciente e tudo que o envolve, desde a qualidade do material escolhido até o mais complexo plano de cuidado traçado para o paciente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / Maísa Ravenna Beleza Lino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.

  • 2014 - 2015

    PERFIL DE SUSCEPTIBILIDADE DE BACTÉRIAS PRODUTORAS DE BETA LACTAMASE DE ESPECTRO ESTENDIDO A FITOTERÁPICOS, Descrição: O principal objetivo do trabalho de pesquisa será avaliar o perfil de suscetibilidade de bactérias produtoras de beta-lactamase de espectro estendido, frente a fitoterápicos, comumente utilizados como forma de tratamento empírico na medicina tradicional. Como parâmetros metodológicos serão obtidos os extratos, seguido da realização dos testes de suscetibilidade, pela técnica da difusão em ágar.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / Gizelia Araújo Cunha - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    PERFIL DE PACIENTES EM HEMODIÁLISE QUE NÃO SOROCONVERTEM A VACINAÇÃO PARA A HEPATITE B., Descrição: A elevada prevalência de hepatite B nos países em desenvolvimento, associada ao fato de pacientes renais crônicos em hemodiálise constituírem uma população de maior risco para contrair a doença, têm aberto uma discussão em nível de saúde pública sobre que medidas devem ser adotadas para que a incidência de pacientes portadores do HBV reduza progressivamente nas unidades de diálise. Entre essas medidas, é preconizada a vacinação rotineira de todos os pacientes HBVsAg negativos sem níveis protetores de anti-HBVsAg, e quando não ocorre soroconversão, associar estratégias visando a aumentar a resposta imunogênica para atingir níveis de anti-HBVsAg superiores a 10 UI/mL. É importante ressaltar que o teste sorológico é projetado para a determinação do anti-HBVsAg após a infecção ou vacinação pelo Vírus da Hepatite B, e é o único meio para monitorar o êxito da vacinação contra essa doença. A realização do exame se faz importante para a proteção contra a infecção por HBV, ou seja, ter a certeza da imunidade e/ou contato com o Vírus da Hepatite B. Tal teste deve ser usado para monitorar a convalescença e recuperação de indivíduos infectados pela Hepatite B. Tem sido descrito sistematicamente na literatura que o índice de soroconversão após a vacinação contra a hepatite B, é menor em pacientes renais crônicos em hemodiálise do que na população geral. Adicionalmente, os pacientes que soroconvertem apresentam menor pico máximo e em média nível inferior de anticorpos anti-HBVsAg, assim como um tempo menor de duração da imunidade, provavelmente pelo estado inflamatório inerente ao estado urêmico. A contribuição aos serviços de saúde que se almeja com a execução desse projeto de pesquisa é poder contribuir com informações precisas sobre quais estratégias são mais eficientes para aumentar o índice de soroconversão e a duração da imunidade da vacina contra a hepatite B, sem que isso incorra em maiores custos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / JORDÃO SOUSA DE CARVALHO - Integrante.

  • 2013 - 2014

    ANÁLISE CLÍNICO-LABORATORIAL DE PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO HOSPITAL GENTIL FILHO NO MUNICÍPIO DE CAXIAS/MA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    INVESTIGAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE ROTAVIROSE EM CRIANÇAS COM DIARRÉIA AGUDA ATENDIDAS NO HOSPITAL INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    LEVANTAMENTO DO PERFIL DE SUSCETIBILIDADE A ANTIMICROBIANOS DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE PACIENTES COM PNEUMONIA INTERNADOS NO HOSPITAL MUNICIPAL DE CAXIAS-MA., Descrição: As infecções nas unidades de terapia Intensiva são manifestações clínicas muito frequentes em pacientes graves. Estas podem ser de origem comunitária, presentes ou incubadas na época da administração hospitalar, sendo as infecções urinárias (35 a 45%) as frequentes, seguidas das feridas cirúrgicas e pneumonias (10 a 25%). As pneumonias podem ser adquiridas no momento da intubação traqueal, ventilação mecânica ou mediante a introdução de cateteres intravasculares. Estudos mostram que a pneumonia é muito comum em UTI, principalmente as origem comunitária ou nosocomial, ocorrendo em torno de 5 a 10 casos em cada mil internações hospitalares, esses percentuais são aumentados em pacientes sob ventilação mecânica e, ou síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), estando associada a 70 % dos pacientes que evoluem para o óbito. Do ponto de vista clinico-epidemiológico, o conhecimento das principais bactérias associadas às pneumonias como os S. pneumoniae, H. influenzae, S. aureus, Klebsiella spp, Pseudomonas aeruginosa, Streptococcus do grupo A e B e os mecanismos de resistência que esses microrganismos desenvolvem frente aos antibacterianos é de suma importância ao tratamento impírico dessas infecções. Quanto à epidemiologia das bactérias associadas a quadros de pneumonias em pacientes internados no hospital municipal e público de Caxias-Ma, ainda não se tem essa informação. Com a realização desse trabalho de pesquisa em colaboração com os profissionais dessa casa de saúde, espera-se fornecer dados precisos quanto à epidemiologia dessas bactérias, estabelecendo também o perfil de suscetibilidade delas frente aos antimicrobianos mais comumente utilizados ou não pela comunidade médica. Assim, de posse dessas informações, os médicos dessa instituição, poderão utilizá-las como ferramentas auxiliares na definição empírica de um antibiótico a ser administrado a um paciente, em casos urgentes de pneumonia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / ANTERO PINTO CARDOSO FILHO - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    PERFIL DE SUSCETIBILIDADE DE PSEUDOMONAS AERUGINOSA A ANTIMICROBIANOS ASSOCIADA A QUADROS DE INFECÇÃO HOSPITALAR, Descrição: Na atualidade, a Pseudomonas aeruginosa é uma das bactérias de grande importância em saúde publica, dado a sua participação em vários processos infecciosos, especialmente nos casos de infecção hospitalar e pelo alto grau de resistência que esses microrganismos apresentam frente aos antibióticos mais comumente utilizados na clínica médica. O aparecimento de novas cepas de P. aeruginosa resistentes a antimicrobianos, tem limitado o arsenal terapêutico disponível, assim, aumentando a ineficácia de vários tratamentos. A escolha do antimicrobiano adequado ao tratamento de um paciente acometido por uma infecção por P. aeruginosa é de fundamental importância para o sucesso terapêutico do mesmo. Frente a todas essas considerações descritas, agregadas aos diversos mecanismos intrínsecos de resistência que essa bactéria apresenta como a produção de enzimas de alto poder de neutralizar antibióticos como os carbapenêmicos, betalactâmicos, quinolônicos e cefalosporinas, o estabelecimento do perfil de suscetibilidade de cepas de P. aeruginosa a antimicrobianos associadas, principalmente a quadros de infecção hospitalar é de suma importância. A contribuição aos serviços de saúde que se almeja com a execução desse projeto de pesquisa é poder contribuir com informações precisas sobre a verdadeira epidemiologia da P. aeruginosa em relação aos antimicrobianos mais utilizados no dia-a-dia pela comunidade médica. De posse dessas informações, o profissional médico poderá até mesmo estabelecer tratamento empírico, sem a necessidade da realização, por exemplo, do antibiograma. Para o paciente e hospital, os benefícios serão: tratamento adequado, diminuição no tempo de hospitalização, cura mais rápida da enfermidade e redução nos custos pela instituição de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / JORDÃO SOUSA DE CARVALHO - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE FUNGOS PATOGÊNICOS EM AMENDOINS COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Levantamento Epidemiológico dos casos de Câncer de Colo do Útero no município de Caxias-MA, Descrição: O projeto visa realizar um levamento com relação ao número de casos de câncer de colo de útero ocorridos no município de Caxias Maranhão, junto à secretária municipal de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Francisco Laurindo da Silva - Coordenador / Isaura Danielli Borges de Sousa - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

CERTIFICADO DE PREMIAÇÃO, CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Estudos superiores de Caxias. , Morro do alecrim - Laboratório de Microbiologia, Alecrim, 65600000 - Caxias, MA - Brasil, Telefone: (99) 35123839

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2006 - Atual

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

2006 - Atual

Faculdade Integral Diferencial

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

2009 - 2013

FACULDADE ALIANÇA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10