Stella Rodrigues dos Santos

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1993) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do professor, ensino superior, currículo, representações sociais, resistência, território, identidade e gênero. Produz na interface das Ciências Humanas com foco em discurssões epistemologicas e em pesquisas focadas nos debates de territorialidade no meio rural e na educação do campo

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação (Psicologia da Educação)

1993 - 1997

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O mito da homogeneidade nos jogos de poder/saber/ verdade no cotidiano escolar
Orientador: Bernadete Angelina Gatti
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: conflito; diferença; resistência; poder; saber; verdade. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional / Especialidade: Planejamento Ambiental e Comportamento Humano. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação.

Mestrado em Educação

1990 - 1993

Universidade Federal da Bahia
Título: Alfabetização de adultos numa perspectiva epistemológica: Um estudo de caso em Salvador,Ano de Obtenção: 1993
Orientador: Jandira Maria Ribeiro dos Santos
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: alfabetização de adultos; Epistemologia.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia. Setores de atividade: Educação; Educação Superior.

Especialização em FILOSOFIA PARA O ENSINO DO SEGUNDO GRAU

1987 - 1988

Universidade Federal da Bahia
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Direito

2007 - 2012

Faculdade 2 de Julho

Graduação em Filosofia

1982 - 1986

Universidade Católica do Salvador

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2008

Direito. (Carga horária: 1800h). , Faculdade 2 de Julho, FDJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Ciências Sociais Aplicadas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RODRIGUES, R. M. C. ; SANTOS, S. R. . I SEMINÁRIO ESTADUAL DE FORMAÇÃO PROFESSORES/FORMADORES DO PROJOVEM CAMPO - SABRES DA TERRA. 2009. (Outro).

SANTOS, S. R. . II Seminário Interdisciplinar Direito e dignidade da pessoa humana. 2007. (Outro).

SANTOS, S. R. . III Seminário Interdisciplinar Direitos fundamentais em causa. 2007. (Outro).

SANTOS, S. R. . I Seminário Interdisciplinar Direito, Cidadania e democracia. 2006. (Outro).

SANTOS, S. R. . Seminário Nacional sobre Educação e Contemporaneidade: a Nova Ordem Mundial. 2002. (Congresso).

SANTOS, S. R. . A FORMAÇÃO DO PROFESOR NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2001. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Cinemateca Jurídica.Análise de filmes. 2016. (Seminário).

IV Congresso Internacional Constitucionalismo e Democraciamo. 2014. (Congresso).

VII Jornada de Incentivo à Pesquisa e Extensão.A pesquisa em Direito. 2014. (Outra).

II Encontro Nacional de Professores Universitários do MST.O PRONERA ma Universidade do estado da Bahia - UNEB. 2013. (Encontro).

II SEMINARIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E CONTEMPORANEIDADE.EDUCAÇÃO E SISTEMAS ALTERNATIVOS DE PRODUÇÃO: EXPERIÊNCIA AGROECOLÓGICA NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DE IRECÊ. 2011. (Seminário).

XX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE.EDUCAÇÃO DO CAMPO E ESCOLA ATIVA: TERRITÓRIOS EM DISPUTA. 2011. (Encontro).

XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ALAS. Agricultura familiar, autorepresentação e projetos de vida de jovens de famílias beneficiárias do programa bolsa família no semiárido da Bahia.. 2011. (Congresso).

11° Jornada Interdisciplinar da F2J. 2010. (Oficina).

16° Encontro estadual das educadoras e educadores do MST-BA.O currículo da escola que queremos. 2010. (Encontro).

16º ENCONTRO ESTADUAL DAS EDUCADORAS E EDUCADORES DO MST-BA.O Curriculo que temos e o Curriculo que queremos : desafios e perspectivas. 2010. (Seminário).

Ciclo de Palestra DCH I UNEB.Metodologia do Trabalho Cientifico. 2010. (Encontro).

II Curso essencial em justiça de transição: Anistia politica em direitos humanos. 2010. (Encontro).

II Seminário nacional de formação ProJovem Campo Saberes da Terra. 2010. (Oficina).

O SENTIDO DA EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE.Emancipação, seus deslocamentos conceituais e seu sentido na contemporaneidade. 2010. (Seminário).

Simpósio Memória, (Auto) biografia e Ruralidades.Territorialização/desterritorialização e constituição identitária no percurso formativo de educadores do campo. 2010. (Simpósio).

15° Encontro Estadual das educadoras e educadores do MST.A formação do educador do campo. 2009. (Encontro).

II SEMINÁRIO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO.Pesquisa e educação: interlocuções entre a pesquisa e a pratica. 2009. (Seminário).

I SEMINARIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2009. (Seminário).

I SEMINARIO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/FORMADORES DO PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA.O Curriculo Integrado no Projovem Campo:dDesafios e possibilidades. 2009. (Outra).

I SEMINÁRIO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA.O sentido do Currículo Integrado no Projovem Campo. 2009. (Seminário).

Pesquisa e Extensão no Departamento de Ciências Humanas ( II JOInPE).A produção do Conhecimento em Projetos de Ensino. 2009. (Encontro).

Seminário avançados em comunicação social.Educomunicação. 2009. (Seminário).

I SEMINÁRIO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, COOPERATIVISMO POPULAR E UNIVERSIDADE.Economia Solidária Cooperativismo Popular e Universidade. 2008. (Seminário).

I seminário de Pesquisa e Extensão do DCH I- Camçari.Intervir na realidade para construir conheimento. 2008. (Seminário).

ANPED: 30 anos de pesquisa e compromisso social.Educação Fundamental no Campo: Por uma educação liberta do modelo escolar urbanocêntrico. 2007. (Encontro).

CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO DE MEDIADORES. 2007. (Oficina).

I Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas do Vale do São Francisco.Por uma metodologia da pesquisa em sintonia com o contexto do Semi-Árido. 2007. (Encontro).

I Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas do Vale do São Francisco.Desenvolvimento da pesquisa em Ciências Sociais hoje: perspectivas epistemologicas.. 2007. (Encontro).

Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares VII Colóquio sobre Questões Curriculares.Docência, Representações Sociais e Saberes de Estudantes da Universidade do estado da Bahia. 2006. (Outra).

VII Colóquio sobre questões curriculares.Docência, representações sociais e saberes de estudantes da Universidade do Estado da Bahia. 2006. (Outra).

XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. 2006. (Encontro).

8º Seminário de Educação Física da UNEB.Educação, Corpo e Cultura. 2005. (Seminário).

Colóquio Internacional Quebéc-Bahia-Formação, Pesquisa e Desenvolvimento em educação.Perspectivas e sentidos da pesquisa no Semi-árido Baiano. 2005. (Seminário).

II Coloquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares- Impasses, Tendências e Perspectivas.Curriculo e a força do habitus nas Práticas de Formação Docente: Um estudo de Caso dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia da UNEB. 2005. (Outra).

II Mostra Científica de Educação Física e do I Fórum dos Cursos de Educação Física das Universidades Estaduais da Bahia.Pesquisa em Educação física: construindo consciência. 2005. (Outra).

I Reunião Internacional de Educação e Juventude.Pesquisa de (com) para Juventude. 2005. (Encontro).

Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais. Representações Sociais de estudantes Trabalhadores na Relação Trabalho Educação. 2005. (Congresso).

VI colóquio sobre Questões Curriculares, II Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares Currículo: Pensar, Inventar, Diferir.Representação Sociais: Currículo e Docência: Um estudo de caso na UNEB. 2004. (Outra).

III Seminário sobre Formação de Professores.Política de Educação para Formação de Professores na Bahia. 2003. (Seminário).

VII Jornada de Iniciação Científica.Acesso à Universidade: representações sociais de alunos da escola pública. 2003. (Seminário).

25ª Reunião da ANPED.A história in(visível) do currículo no cotidiano das professoras da roça, em classes multisseriadas. 2002. (Outra).

II Seminário do Núcleo de Estudos da Subalternidade (NUES).Um outro mudo é possível: perspectivas do Fórum Social Mundial 2002. 2002. (Seminário).

I Jornada do HISTEDBR.Políticas e Financiamento da Escola Pública. 2002. (Encontro).

Um outro Mundo é Possível: Painel de debate sobre os diversos olhares sobre o FSM.Um Olhar sobre o Fórum Social Mundial. 2002. (Outra).

XI Encontro Imagens e Idéias.Educação e Contemporaneidade: um olhar reflexivo. 2002. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Tiago Santos Sampaio

SANTOS, S. R.; MOURA, M. A.; MATOS, R. C. A.. ACM e a Bahia: A construção do discurso politico-afetivo de Antônio Carlos Magalhães e a narrativo da baianidade. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Denise cardoso da paixâo

SANTOS, S. R.; SOUSA, Jesus Maria; FINO, Carlos. Educaçâo em direitos Humanos.Inovaçâo Pedagógica. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educaçâo) - Universidade da Madeira.

Aluno: Cristiane Mendes da Silva Santos

SANTOS, S. R.; FINO, Carlos; SOUSA, Jesus Maria. Representaçôes de porfessores sobre o projeto de ciclos de PRENDIZAGEM-MUDANÇA OU INOVAÇÃO?. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educaçâo) - Universidade da Madeira.

Aluno: Ligia Margarida Martins Freire

BRAZÂO, José Paulo;SANTOS, S. R.; FINO, Carlos. O ensino da língua portuguesa-um estudo das dificuldades que impedem a inovaçâo pedagógica no processo de letramento. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educaçâo) - Universidade da Madeira.

Aluno: Gerson do Carmo Argolo

LEIRO, A.C; FARIAS, M. L. S. O.; NASCIMENTO, C. O. C.;SANTOS, S. R.. Formação Continuada e Valorização Docente- Possibilidades e(em) Barreiras. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Luciana Rios da Silva

LEIRO, A.C;SANTOS, S. R.; ORNELLAS, M. L. S.. Éraste e Erômenos: representação social de adolescentes sobre os afetos na relação professor-aluno. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Gabriela Vianna Guerreiro de Oliveira

DORNELLES, D. F.; PINTO, I. C. M.;SANTOS, S. R.. A opulência planejada e a dúvida do destino do lixo. 2008. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Claudia Pereira Vasconcelos

SANTOS, S. R.. Ser-tão Baiano: o lugar na configuração da identidade baiana. 2007. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fábio Josué dos Santos

SANTOS, S. R.. " Nem Tabaréu /oa" nem "doutor/a": o launo da roça na escola da cidade-um estudo sobre tensões identitárias. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Lúcio André da Conceição

SANTOS, S. R.. A pedagogia do Candomblé: aprendizagens , ritos e conflitos. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Isabele Sanches Pereira

SANTOS, S. R.; COSTA, L. A. F.. Identidade de Raça-Gênero na Formação Docente - Historia de Vida de Professores nos Cenários Familiares. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: LUCIA ÁLVARES PEDREIRA

SANTOS, S. R.; DIAS, A. N.; Peppi, A.. PETI: de(sen)volvendo a Infância Perdida?. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Maria Neuma Mascarenhas Paes

SANTOS, S. R.. O papel da memória em bala de ouro: história de um crime romântico de Pedro Calmom. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: André Luiz gaspari Madureira

SANTOS, S. R.. Fábulas de Millôr; entre a ficção e a realidade. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ubton José Argolo do Nascimento

SANTOS, S. R.; DIAS, A. N.; LUCKESI, C. C.. Práticas Educativas a serviço de trabalhadores em Cooperativas. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Jorge Hernán Yerro

SANTOS, S. R.. Estratégias no Processo de Tradução Literária: reconstruindo um inteinerário entre Brasil e Aegentina. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Anna Catharina de Carvalho Teixeira Cavalcante

SANTOS, S. R.; FIALHO, N. H.; FERNANDES, A. H.. O Declínio da Função Paterna e o Mal-estar na escola:uma leitura entre psicanálise e História. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: José Gledison Rocha Pinheiro

SANTOS, S. R.; FONSECA, S. G.; MATOS, W. R.. Epistemologia, Linguagem e Ensino de História: sentido implicado e compreensão respondente no encontro dialógico entre palavras e contrapalavras. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Ana Sueli Teixeira de Pinho

SANTOS, S. R.; DIAS, A. N.; GATTI, B. A.. A heterogeneidade fundante das classes multisseriadas do meio rural: entre a persistência do passado e as imposições do presente. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Marluce Lima Macedo

SANTOS, S. R.; MATOS, W. R.. Tradição Oral Afro-brasileira e Escola; (des) Encontros na Encruzilhada. uma Reflexão a partir do Município de Santa Bárbara. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Tatiana Moraes Santos

SANTOS, S. R.; FIALHO, N. H.. Trabalho Noturno Docente e Saúde Mental. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rosana Maria Chaves Rodrigues

SANTOS, S. R.; DIAS, A. N.. O Projeto Pedagógico do MST: intenção e gesto. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Sônia Maria da Conceição Pinto

SANTOS, S. R.; CUNHA, R. C.; SONNEVILLE, J. J.. O Currículo do Curso de Formação de Professores Desenvolvido na Modalidade de Ensino a Distância, frente a Emergência das Tecnologias da Comunicação e Infromação. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Antonio Carlos Cau Gomes dos Santos

SANTOS, S. R.; FERNANDES, A. H.; FIALHO, N. H.. As escutas na Educação-o ouço não com-porta. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Lorena de Araujo Melo

SANTOS, S. R.; FAVERO, C. A.; ZAJE, L.. Educação e os nós tecidos na Rede de Relações Sociais numa Experiência de Desenvolvimento Local: o Caso de Massaroca. 2002. Dissertação (Mestrado em Université Du quebec à Chicoutimi) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: João Edson Rufino

SANTOS, S. R.; CUNHA, E. L.. Nação, etnicidade e música popular: o discurso da nacionalidade e as representações Afro-Brasileiras nas letras de ari Barroso. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Augusto Cesar Rios Leiro

SANTOS, S. R.. Lazer e Educação nos Parques Públicos de Salvador: encontro de sujeitos e espaços de cidadania. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jurandir Antonio Sá Barreto Júnior

BACELAR, J.; PEREIRA, C. L.; FRAGA FILHO, W.; FREIRE, R. M.;SANTOS, S. R.. Discriminação Religiosa e Poder Judiciário Penal da Bahia: análise de sentenças. 2011. Tese (Doutorado em Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estu) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Robélio Guimarães dos Santos Caria Filho

SANTOS, S. R.; RAJAGOPALAN, K.; LIMA, L. R.; GAMA, G. R.; ZOGHBI, D.. Contradições entre as estratégias cognitivas para o ensino de F. L. E. e a produção de pesquisas pelos experts da área: Um estudo em cursos livres em Salvador. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Robélio Guimarães dos Santos Caria Filho

RODRIGUES, L. L.; ZOGHBI, D.;SANTOS, S. R.; RAJAGOPALAN, K.; LIMA, D. C.. Contadições entre as estratégias cognitivas para o ensino de LE e a produção de pesquisa pelos experts da área: um estudo em cursos livres em Salvador. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Daisy Oliveira da Costa Lima Fonseca

COUTO, E. S.; BONILLA, Maria Helena; PRETTO, N. L.;SANTOS, S. R.; Couto, Maria Elizabete. A FORMAÇÂO DE PROFESSOR E A UTILIZAÇÂO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÂO E COMUNICAÇÂO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMUS II. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Iraneide Santos Costa

SANTOS, S. R.; GAIARSA, M. A. C.; SOUZA, I. L.; SANTANA NETO, J. A.; MACHADO, R. H. B.. Representação das mulheres nos quadrinhos: de Mafalda a Curvas perigosas, o que mudou?. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Antônio Vital Menezes de Souza

SANTOS, S. R.; FARIAS, S. C. B.; GALEFFI, D. A.; BORDAS, M. A. G.; SANTOS, N. S. M.. A estética da Diferença na Vida de professor. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Nazaré Mota de Lima

SANTOS, S. R.. Discurso, Identidades e diversidade étnico-racial na formação de professores. 2005. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA

SANTOS, S. R.; MACEDO, R. S. A.; NOVOA, A.; MARQUES, M. O.; CATANI, D. B.; ATAIDE, Y. D. B.. O conhecimento de si: narrativas do intenerário escolar e formação de professores. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Augusto César Leiro

SANTOS, S. R.; TAFFAREL, C. N. Z.; MACEDO, R. S. A.; PIRES, G. L.; PAIS, J. M.. Educação e Mídia esportiva:habitus e Representações Sociais das Juventudes. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ester Maria de Figueiredo SOUZA

SANTOS, S. R.. Pontos para uma teoria do Currículo em Educação de Jovens e Adultos. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Márcia Rios da Silva

SANTOS, S. R.; SOUZA, E. M.; RAMOS, A. R.; CUNHA, E. L.. O RUMO(R) DAS CARTAS. 2002. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jailso Francisco de Oliveira

RODRIGUES, R. M. C.;SANTOS, S. R.. " A FOTOGRAFIA DA EDUCAÇÃO RURAL DO MUNICÍPIO DE BARRO ALTO. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de pós-Graduação em Gestão de Organizaçõe) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Paula Silva Ferreira

SANTOS, S. R.; RODRIGUES, Rosana Maria Chaves. EDUCAÇÃO E SISTEMAS ALTERNATIVOS DE PRODUÇÃO: EXPERIÊNCIA AGROECOLÓGICA NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DE IRECÊ. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de pós-Graduação em Gestão de Organizaçõe) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: VINNICIUS BAGANO DE BRITO

SANTOS, S. R.; VERAS, M. R.. O IMPACTO DA SÚMULA VINCULANTE NA REDUÇÃO DA MOROSIDADE DA JUSTIÇA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Vitor Hugo Novais Barbosa

SANTOS, S. R.; CARVALHO, J. O. R.. IMPACTOS DA SÚMULA IMPEDITIVA DE RECURSOS DE APELAÇÃO: APLICABILIDADE DO INSTITUTO NO ÂMBITO DA JUSTIÇA FEDERAL DE 1º INSTÂNCIA NA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE SALVADOR-BAHIA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: DANIELA CRISTINA RODRIGUES BARRETO

SANTOS, S. R.; BERNADO, A. S. S. S.. A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO E DOS FORNECEDORES DE CRÉDITO: O SUPERENDIVIDAMENTO DO APOSENTADO FRENTE AO EMPRÉSTIMO CONSGNADO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Luciano Pereira da Silva Conceição

SANTOS, S. R.; CARVALHO, J. O. R.. RESPONSABILIDADE CIVIL DO DENTISTA: LIMITES DA OBRIGAÇÃO DE RESULTADO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: GILDÁSIO RAMOS CARDOSO

SANTOS, S. R.; DINIZ, A. P. S. M.. A MONETIZAÇÃO DO DIREITO À SAÚDE NAS RELAÇÕES DE TRABALHO COM OS ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Arthur Sampaio Sá Magalhães

SANTOS, S. R.; SILVA, M. R.. DIREITO LITERATURA NO ENSINO JURÍDICO: POR UMA SUBVERSÃO CRÍTICA NA FORMAÇÃO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Daniel de Carvalho Teixeira

CAPPIO, R.;SANTOS, S. R.. EU NUNCA MAIS QUERO PASSAR POR ISSO: ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAS DAS VITIMAS DE LESÃO CORPORAL NO TRÂNSITO SOBRE O SISTEMA PENAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: ANA MIRIA DOS SANTOS C

CAPPIO, R.;SANTOS, S. R.. CARINHANHA.UM OLHAR SOBRE A LEI E AS LEIS A PARTIR DOS REFERENCIAS PSICANALÍTICO E JURÍIDICO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: SANDRA SANTANA DOS ANJOS LOYOLA

NOLETO, M. F.;SANTOS, S. R.. PARCELAMENTO DO SOLO E DIREITO À MORADIA: A ZEIS VILA NOVA ESPERANÇA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: ADRIANA FIGUEIRAS CÂMARA

SANTOS, S. R.; NOLETO, M. F.. METÁFORA DA IGUALDADE MODERNA DIREITO A DIFERENÇA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O ESTUDO DE CASOS ACERCA DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Júlia Lordêlo dos Reis Travessa

NOLETO, M. F.;SANTOS, S. R.. O PRINCIPIO DA SUPREMACIA DO INTERESSE PUBLICO NA RECONSTRUÇÃO DA ESFERA PUBLICA: UMA ANALISE DO DISCURSO JURÍDICO ACADÊMICO SOBRE A SUPOSTA IMPRECISÃO/ INDEFINIÇÃO DESTE PRÍNCIPIO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: JOÃO LUIS DIAS BARROS SOUZA

SANTOS, S. R.; NOLETO, M. F.. DIREITO RAZÃO E SENSIBILIDADE DO INSTITUÍDO RACIONAL ÀS INSTITUÍSTES NO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS I. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: RACHEL DE ANDRADE SILVA

SANTOS, S. R.; LIMA, M. P.. A DIVERSIDADE DOS ARRANJOS FAMILIARES NA CONTEMPORANEIDADE À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Matheus Albergaria Paulino de Almeida

SANTOS, S. R.; QUADROS, S. N.. EDUCAÇÃO JURÍDICA POPULAR, POLIISSEMIA DOS TERMOS E ESTRATEGIAS DE RESISTÊNCIA: UM ESTUDO DE EXPERIENCIAS NO BRASIL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Jadson Santana da Luz

VERAS, M. R.;SANTOS, S. R.; NOLETO, M. F.. OS EFEITOS DOS JOGOS DE SABER-PODER-VERDADE NO CAMPO JURÍDICO: OS CASOS GALDINO E CHAMPINHA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, S. R.; FERNANDES, A. C. S.; BOAVENTURA, E. M.; OLIVEIRA, D. A.; PASSEGI, M. C.; SOUZA, E. C.. Modos de Contar a Vida: itinerâncias e percursos formativos em construção. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, S. R.; VIRGILIO, A.; SANTOS, J.; FAVERO, C. A.; COSTA, H. H.. Banca de Progressãom de Heloisa Costa. 2015. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, H. H. F. G.;SANTOS, S. R.. Progressão de Carreira. 2015. Universidade Federal da Bahia.

SANTOS, S. R.; FAVERO, C. A.; SOUZA, W. A.. .. Comissão Examinadora Promoção Professor Wilson Alves de Souza. 2014. Universidade Federal da Bahia.

MINAHIM, M. A. A.;SANTOS, S. R.. Progressão. 2014. Universidade Federal da Bahia.

FAVERO, C. A.; AGUIAR, I. P.;SANTOS, S. R.; UZEDA, J. A.. Progressão de Carreira. 2014. Universidade Federal da Bahia.

SANTOS, S. R.; SOUZA, W. A.. Progressão de Carreira. 2014. Universidade Federal da Bahia.

SANTOS, S. R.; BRAGHIROLI NETO, O.; PRADO, L. R.; BRANDAO, C.. Autonomia e Frustração da Tutela Penal. 2014. Universidade Federal da Bahia.

SANTOS, S. R.; HOISEL, E. C. S.; LIMA, F. F.; PEREIRA, R. E. A.. Processo de Progressão de Carreira Verbena Maria Rocha Cordeiro. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, S. R.. Banca Examinadora para Progressão de Carreira de adjunto para Titular. 2003. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, S. R.. Banca Examinadora para Progressão de Carreira de Adjunto para Titular. 2003. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, S. R.. Banca Examinadora para Progressão de Carreira de Adjunto para Tirular. 2003. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, S. R.; SANTOS, P.; OLIVEIRA, M.. A Rede ferroviária em Alagoinhas: história de resistência. 2002. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, S. R.; SANTOS, P.; OLIVEIRA, M.. Linguística aplicada à educação. 2002. Universidade do Estado da Bahia.

PEREIRA, N. S.;SANTOS, S. R.. Concurso Público para Professor Assistente - Tecnicas de Pesquisa. 2011. Universidade Federal da Bahia.

SANTOS, S. R.; SANTOS, S. M. M.. Conurso Público para professor Assistente na materia Currículo. 2010. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SANTOS, S. R.; NOLETO, M. F.. Seleção Pública para Professor Substituto. 2009. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, S. R.. Seleção Publica para propfessor visitante. 2008. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, S. R.; NOLETO, M. F.. Seleção Publica. 2008. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, S. R.; NOLETO, M. F.; QUADROS, S. N.. Seleção pública para professor visitante - Estágio de pratica juridica. 2008. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, S. R.. Concurso Público para professor Assistente. 2005. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, S. R.. História e Filosofia da Matemática. 2005. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, S. R.; PRETTO, N. L.. Banca Examinadora do concurso Público para professor Assitente na Matéria didática e Tecnologias Contemporâneas. 2004. Universidade Federal da Bahia.

SANTOS, S. R.. Seleção Pública para Professor Substituto. 2003. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, S. R.. Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Adjunto. 2001. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SANTOS, S. R.. Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Estudo de Linguagens. 2005. Universidade do Estado da Bahia.

ZEN, G. C.; CARVALHO, J. S. F.; SA, M. R. G. B.; MUSSI, A. A.; PLACCO, V. M. N. S.;SANTOS, S. R.. A Transformação dos Educadores de Boa Vista do Tupim: Os Deslocamentos do Habitus no Processo Experimental. 2014. Universidade Federal da Bahia.

SANTOS, S. R.; SANTOS, A. M. F.; PIMENTEL, S. C.. Incentivo de produção científica-Desvendando a violência intrafamiliar. 2012.

BORGES, C.; CASTRO, S. B. D.;SANTOS, S. R.. Incentivo a produção científica. 2011. Universidade Estadual de Feira de Santana.

VELOSO, Marília Lomanto; BERNARDO, S. S.;SANTOS, S. R.. Seleção pública para admissão de professor substituto - edital 021/2009. 2010. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, S. R.; Aleilton Santana da Fonseca; PATRCIO, Rosana Maria Ribeiro; RIOS, M.; VEIGA, Benedito José de Araújo. Progessão de Carreira do Magisterio Superior da professora Iraci Simões da Rocha. 2010. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, S. R.; MOTA, K. M. S.; MOURA, T. M. M.. Banca Examinadora de Dissertação de Mestrado. 2010. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, S. R.; ASSIS, Alexandra; COUTO, E. S.. Promoção de Carreira do Magistério de professora Daisy Oliveira da Costa Lima. 2009. Universidade do Estado da Bahia.

FONSECA, D. C. L.; COUTO, E. S.; PRETTO, N. L.;SANTOS, S. R.. " A formação de proessores e a utilização das tecnologias de informação e comunicação nos cursos de licenciatura da Univesidade do Estado da Bahia. 2008. Universidade Federal da Bahia.

SANTOS, S. R.. Incentivo a produção científica da Profa. Solange Mary Moreira Santos. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SANTOS, S. R.. Incentivo a Produção Científica da Profa. Maria José Oliveira Duboc. 2006. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, S. R.. Promoção de Carreira da Profa. Solange Mary Moreira Santos. 2006. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SANTOS, S. R.. Promoção de Carreira da Profa. Édiva de Souza Martins. 2006. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SANTOS, S. R.. Memória onde está minha vida. 2004. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, S. R.; SOUZA, E. M.. Banca Examinadora de Dissertação de Mestrado. 2002. Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Heloísa Szymanski

SZYMANSKI, H.. O Mito da Homogeneidade nos Jogos de Poder / Saber / Verdade no Cotidiano Escolar. 1997 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Leonardo Prates Leal

Políticas Públicas de (In) Segurança Alimentar e Nutricional no Território Bacia do Jacuípe: Uma cartografia; ; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Administração) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Giovana Zen

O saber ético na formação de professores: sentidos, possibilidades e desfios; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

José Gledison Rocha Pinheiro

EPIESTEMOLOGIA, LINGUAGEM E ENSINO DE HISTÓRIA: SENTIDO IMPLICADO E COMPREENSÃO RESPONDENTE NO ENCONTRO DIALÓGICO ENTRE PALAVRAS E CONTRAPALAVRAS; 2004; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Ana Sueli Teixeira de Pinho

A HETEROGENEIDADE FUNDANTE DAS CLASSES MULTISSERIADAS DO MEIO RURAL: ENTRE A PERSISTÊNCIA DO PASSADO E AS IMPOSIÇÕES DO PRESENTE; 2004; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Anna Catharina de Carvalho Teixeira Cavalcante

O DECLÍNIO DA FUNÇÃO PATERNA E O MAL-ESTAR NA ESCOLA: UMA LEITURA ENTRE PSICANÁLISE E HISTÓRIA; 2004; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Luiz Carlos Jandiroba

PODER, SABER, VERDADE NA PRODUÇÃO DE SITUAÇÃO DE FRACASSO : UM ESTUDO DO COTIDIANO ESCOLAR NO ENSINO NOTURNO; 2004; Dissertação (Mestrado em Mestrado de Educação em Pesquisa) - Université du Québec à Chicoutimi,; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Solange Menêses de Sousa Villa

O ensino de química: entraves que obstacularizam a construção de conceitos fundamentais; 2003; Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Universidade; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Elisabete Regina da Silva Monteiro

Formação de Professores das Séries Iniciais: Os Fluxos e Refluxos no Âmbito do Processo Formativo; 2003; Dissertação (Mestrado em Université Du quebec à Chicoutimi) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Marcelo Ribeiro

Experiência do Processo Identitário: Implicações no Contexto de Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental de Escolas Comunitárias; 2003; Dissertação (Mestrado em Université Du quebec à Chicoutimi) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Antonio Carlos Cau Gomes dos Santos

A ESCUTA NA EDUCAÇÃO-o ouço não com-porta; 2003; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Anna Catharina de Carvalho Teixeira Cavalcante

O declínio da função da Lei: implicações no cotidiano escolar; 2002; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Jadson Santana da Luz

OS EFEITOS DOS JOGOS DE SABER-PODER-VERDADE NO CAMPO JURÍDICO: OS CASOS GALDINO E CHAMPINHA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Ana Verena Queiroz Danon Feijó de Melo

A Formação do Professor Reflexivo: análise de uma Experiência; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Bárbara Vilena Almeida Dias

Formaçãop de professores para Trabalhar com Portadores da Sídrome de Down na Escola Pública; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Claudio Barbosa

Pobreza, Desigualdade Racial, Educação e Ação Afirmativa; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Izabela rezende bahia

Uma Reflexão sobre o Pensar Ético e sua Importância na Formação do Docente; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Edmari Arcanjo Fonseca

Análise do Currículo do Curso de Letras da UCSAL no âmbito das Reformas Neoliberais; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Edmilson Xavier Vivas

Educação pela ótica Neoliberal: Precarização do trabalho Docente e do ensino Superior na Pedagogia da Exclusão; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Matia Luísa de Alcantara Tavares

Instituições de Ensino Superior no Brasil, no Contexto das Reformas do Estado; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Neuz Souza Farias

Educação de Jovens e Adultos:Novas Perspectivas deVida; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Jussara Circuncisão de Meneses

Leitura Compreensiva: Um processo de construção; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Infantil) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Alexandre Lancilotti de Oliveira

Alfabetização e Consci~encia crítica: Uma correlação necessária; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Infantil) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Rozenilada Souza dória Santos

Elementos fundamentais que o professor alfabetizador precisa ter para exercer com eficiência sua função, no processo de construção da lígua escrita; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Infantil) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Mirian Leite Costa

Aquisição da Escrita e da Leitura: Construção desse processo enquanto sistema de representação; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Infantil) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Maria das Graças L

de Oliveira; A música na Educação Infantil: Um desfio na Formação de professores; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espoecialização em Educação Infantil) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Alcione Mara Paiva

A prática de Jogos na Construção Moral da Criança; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espoecialização em Educação Infantil) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Joseli Silva Bispo

A Relação entre mediação e Estrutura Cognitiva; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espoecialização em Educação Infantil) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Neuza Machado de Carvalho

Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem: uma articulação necessária; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espoecialização em Educação Infantil) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

MARIA CONCEIÇÃO A

de Oliveira; O desenvolvimento da psicomotricidade através dos jogos e brincadeiras; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espoecialização em Educação Infantil) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Ana Maria de Oliveira Fagundes

O conto de fada na Educação Infantil; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espoecialização em Educação Infantil) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Dilza Pedrina Nascimento

A formação do professor na perspectiva pluricultural; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espoecialização em Educação Infantil) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Maria Simona Gonçalves Pereira de Araújo

A formação do professor para a comunidade indígena; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização Infantil) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Inalva Nazaré Ruettimann

Formação de Professores na Educação Infantil: Horizontes e Desafios; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Infantil) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Zélia Maria de Oliveira Batista

A literatura Infantil e a Construção de Significados pelas Crianças de 04 a06 anos; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Infantil) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Evangivalda Dantas da Sant ´Ana

Contribuições teóricas de Piaget, Vygotsky e Wallon para a Educação Infantil; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espoecialização em Educação Infantil) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Alessandra Oliveira de Almeida

A escrita Infantil: uma aventura cognitiva; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Infantil) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Glassuede Venesa

Infância e Violência : uma construção Histórica; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Infantil) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

DIEGO SILVA ARAÚJO

A JUDICIALIZAÇÃO DOS AFETOS ENTRE PAIS E FILHOS: LIMITES E POSSIBILIDADES DO PODER JUDICIIÁRIO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Leonardo Prates Leal

Políticas Públicas de (In) Segurança Alimentar e Nutricional no Território Bacia do Jacuípe: Uma cartografia; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Malena Campos Lima

O Que Pensam os Alunos das Escolas Públicas do Ensino Médio a Respeito da Possibilidade de Ascenderem à Universidade?; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Ana Léa Feitosa Correia Borges

Potencialidades da Abordagem em Torno das Representações Sociais na Pesquisa em Educação; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade; Orientador: Stella Rodrigues dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Bernardete Angelina Gatti

O mito da homogeneidade nos jogos de poder/saber/verdade no cotidiano escolar; 1997; 0 f; Tese (Doutorado em Educação (Psicologia da Educação)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Bernardete Angelina Gatti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, S. R. ; PINHO, A. S. T. . Classes Multisseriadas no Meio Rural:entre a persistência do passado e as imposições do presente. Revista de Educação CEAP , Salvador/Bahia, p. 55-66, 2004.

  • SANTOS, S. R. ; PINHEIRO, J. G. R. . Epistemologia, linguagem e ensino de história:um convite à reflexão. Revista FAEEBA , Salvador/Bahia, v. 12, p. 395-403, 2003.

  • SANTOS, S. R. . Educação, Participação e Vida Digna. Revista da Faculdade de Educação da Bahia , Salvador-Ba, v. I, n.03, p. 67-81, 2002.

  • SANTOS, S. R. . A formação continuada de professores: entre "Cila" e "Caribedes". Revista FAEEBA , Salvador, v. XVI, 2001.

  • SANTOS, S. R. . O mito da homogeneidade no cotidiano escolar: um ideal insensato. Cadernos de Pesquisa do CEPOM, Salvador, 2001.

  • SANTOS, S. R. ; SANTOS, S. R. . A criação na construção do conhecimento. Jornal do Iat, Salvador, v. I, n.33, p. 04, 1997.

  • SANTOS, S. R. . O erro na aprendizagem de matemática: uma abordagem construtivista. Revista FAEEBA , Salvador, v. ------, n.1, p. 135-143, 1996.

  • SANTOS, S. R. . Direiro e Educação: Uma proposta de alfabetização de jovens e adultos para a cidadania. 1. ed. Salvador: Quarteto, 2009. v. 500. 152p .

  • PINHEIRO, J. G. R. ; SANTOS, S. R. . LINGUAGEM & PRÁTICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA. 907. ed. Salavdor: Quarteto Editora, 2006. v. 01. 136p .

  • SANTOS, S. R. ; FAVERO, C. A. . Semi - árido - fome, esperança, vida digna. 1ª. ed. Salvador: UNEB, 2002. v. 300. 180p .

  • SANTOS, S. R. ; RODRIGUES, R. M. C. . Educação do Campo e escola ativa: territórios de disputa e desencontros. In: Antonio Dias Nascimento;Rosana Mara Rodrigues Chaves, Maria Dorath Bento Sodré. (Org.). Educação do Campo e contemporaneidade-paradigmas, estrategias, possibilidades e interfaces. 24ed.Salvador: EDUFBA, 2013, v. 1, p. 9-346.

  • SANTOS, S. R. ; RODRIGUES, R. M. C. . Reconhecimento e intersubjetividade nos tempos/espaços formativos de educadores do campo; a proposta do Projovem-Campo-saberes da terra na Bahia. In: Elizeu Clementino de Souza. (Org.). Educação e Ruralidades. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. 1, p. 9-463.

  • SANTOS, S. R. . Educaçâo e emancipação de inteligências: uma aventura dialógica com jovens e adultos em processo de alfabetizaçâoe letramento em processo de alfabetização e letramento. In: Stella Rodrigues dos Santos. (Org.). Direito e Educação: uma proposta de alfabetizaçâo de jovens e adultos para a cidadania. 1ed.Salvador: Quarteto, 2009, v. 500, p. 135-152.

  • Jodelet ; MENIN, Maria Suzana de Stefano ; ANTUNES, Ana Cristina ; SANTOS, S. R. ; PARDAL,Luìs António ; Sousa, Clarilza Prado . Representaçôes Sociais de estudantes trabalhadores na relaçâo Trabalho e educaçâo. In: Luis Pardal ;António Martins;Clarilza de Sousa; Ángel del Dujo;Vera Placco. (Org.). Educação e Trbalho- Representaçôes, Competências e Trajetòrias. 1ed.Aveiro/Portugal: Universidade de Aveiro, 2007, v. 500, p. 11-371.

  • SANTOS, S. R. . O modelo empirista, implicações na prática educativa. proposta sobre o paradigma empirista ètico-estético e político na Educação. In: LUZ, Narcimária Correia do Patrocínio. (Org.). Pluralidade Cultural e Educação. 1ºed.Salvador: Sociedade de estudos da Cultura Negra no Brasil-SECNEB e Secretaria da Educação, 1996, v. I, p. 145-149.

  • SANTOS, S. R. . Formação de professores para a era das relações. EDUCAÇÃO & CULTURA EM DESTAQUE, Alagoinhas, p. 03 - 03, 02 jun. 1999.

  • SANTOS, S. R. . Profissão docente, profissionalismo ou vontade de controlar o que escapa. In: Primeiro Colóquio Internacional Quebec-Bahia, 2006, Senhor do Bonfim. Anais do Primeiro Colóquio Internacional Quebec-Bahia. Salvador: EDUNEB, 2005. p. 83-94.

  • SANTOS, S. R. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES TRABALHADORES NA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO. In: Congresso Internacional Educação e Trabalho-Representações Sociais, Competências e Trajetórias Profissionais, 2005, Aveiro. Congresso Internacional Educação e Trabalho-Representações Sociais, Competências e Trajetórias Profissionais, 2005. v. 00.

  • SANTOS, S. R. . Representações sociais de estudantes trabalhadores na relação trabalho e educação. In: Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais, 2005, Aveiro. Educação e Trabalho: Representações, Competências e Trajectórias. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2005. p. 59-68.

  • SANTOS, S. R. ; FONSECA, D. C. L. . As Representações de Estudantes de História sobre a Docência: um estudo de caso na Universidade do Estado da Bahia. In: XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, São Cristóvão-SE. Educação, Pesquisa e Diversidade Regional, 2003.

  • SANTOS, S. R. . Um Olhar sobre o Fórum Social Mundial. In: Um outro Mundo é Possível: Painel de debate sobre os diversos olhares sobre o FSM, 2002, Salvador. Revista da FIB, 2002.

  • SANTOS, S. R. . A formação continuada de professores do meio rural: "uma educação pela pedra". In: I Seminário Internacional de Educação, 2001, Cianorte. Anais do I Seminário Internacional de Educação (Cianorte-PR Brasil) sete, 2001. p. 234-237.

  • SANTOS, S. R. ; PINHO, A. S. T. . Educação Fundamental no Campo: Por uma educação liberta do modelo escolar urbanocêntrico. In: ANPED: 30 anos de pesquisa e compromisso social, 2007, Caxambu. ANPED: 30 anos de pesquisa e compromisso social, 2007.

  • SANTOS, S. R. ; FONSECA, D. C. L. . Representação social, curriculo e docência: um estudo de caso na UNEB. In: VI colóquio sobre Questões Curriculares, II Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares Currículo: Pensar, Inventar, Diferir, 2004, Rio de Janeiro. VI Colóquio sobre questões curriculares. Rio de Janeiro, 2004. v. único. p. 216-217.

  • SANTOS, S. R. . Curriculo e a força do habitus nas práticas de formação docente: um estudo dos cursos de licenciatura em pedagogia da UNEB. In: II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2005, Joãoo Pessoa. I Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares- Impasses, tendências e Perspectivas. João Pessoa: Universidade da Paraíba, 2005. v. 00. p. 232-233.

  • SANTOS, S. R. . Curriculo e a força do habitus nas práticas de formação docente: um estudo dos cursos de licenciatura da UNEB. In: II Coloquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares- Impasses, Tendências e Perspectivas, 2005, Paraíba. Anais II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas curriculares. Paraíba, 2005. p. 232-232.

  • SANTOS, S. R. ; FONSECA, D. C. L. . Representação Social, currículo e docência: um estudo de caso na UNEBl. In: VI colóquio sobre Questões curriculares II Colóquio Luso-brasileiro sobre questões Curriculares Currículo: Pensar, Sentir e Diferir, 2004, Rio de janeiro. VI Colóquio sobre questões curriculares, II colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares Currículo: Pensar, Inventar, deferir. Rio de janeiro: Sindicato Nacional dos editores de Livros, 2004.

  • SANTOS, S. R. ; PINHO, A. S. T. . Do sileciamento à visibilidade de práticas currciulares situadas entre a persistência do passado e as imposições do presente. In: VI Colóquio sobre Questões Curriculares, II Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares Currículo: Pensar, inventar, Diferir, 2004, Rio de janeiro. VI colóquio Sobre Questões Curriculares, II Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares Currículo: Pensar, Inventar, Diferir. Rio de janeiro: Sindicato Nacional dos editores de Livros, RJ, 2004.

  • SANTOS, S. R. . A história in(visível) do currículo, no cotidiano de professores da roça, em classes multisseriadas. In: 25ª Reunião Anual da ANPED, 2002, Caxambu/MG. Educação: Manifestos, lutas e utopias. Rio de Janeiro: ANPED, 2002. v. 25. p. 218-219.

  • SANTOS, S. R. . A história in(visível) do currículo no cotidiano das professoras da roça, em classes multisseriadas. In: 25 reunião da ANPED, 2002, Caxambu. Resumos da 25ª Reunião da ANPED, 2002.

  • SANTOS, S. R. ; RIOS JUNIOR, J. S. S. . Agricultura familiar, autorepresentação e projetos de vida de jovens de famílias beneficiárias do programa bolsa família no semiárido da Bahia.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FAVERO, C. A. ; SANTOS, S. R. . PROGRAMA BOLSA FAMILIAR E DESLOCAMENTOS NAS RELAÇÕES DE GÊNEROS NA AGRICULTURA FAMILIAR DO SEMIÁRIDO.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, S. R. . Educação Fundamental no Campo: Por uma educação liberta do modelo escolar urbanocêntrico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. R. . Docência, Representações Sociais e Saberes de Estudantes da Universidade do Estado da Bahia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. R. . Docência, representações sociais e saberes de estudantes da Universidade do Estado da Bahia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. R. . Curriculo e a força do habitus nas Práticas de Formação Docente: Um estudo de Caso dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia da UNEB. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. R. . Educação, Corpo e Cultura. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, S. R. . Perspectivas e sentidos da pesquisa no Semi-árido Baiano. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, S. R. . Pesquisa de (com) para Juventude. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. R. . Pesquisa em Educação física: construindo consciência. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. R. . Representações Sociais de estudantes Trabalhadores na Relação Trabalho Educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. R. . Representação Sociais: Currículo e Docência: Um estudo de caso na UNEB. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. R. . A Consituição do Sujeito e a Saúde Bucal. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, S. R. . Acesso à Universidade: representações sociais de alunos da escola pública. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, S. R. . Política de Educação para Formação de Professores na Bahia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. R. . A história in(visível) do currículo no cotidiano das professoras da roça, em classes multisseriadas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. R. . Educação e Contemporaneidade: um olhar reflexivo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. R. . Políticas e Financiamento da Escola Pública. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, S. R. . Um Olhar sobre o Fórum Social Mundial. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. R. . Um outro mudo é possível: perspectivas do Fórum Social Mundial 2002. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. R. . RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante:cinco lições sobre a emancipação intelectual.. Salvador/Bahia: Editora da UNEB, 2003 (Resenha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, S. R. . CONSULTORIA EDUCACIONAL. 2008.

SANTOS, S. R. ; SOUSA, C. C. ; SOUSA, L. R. . Orientações didático-Pedagógicas para a formação Inicial dos Alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária. 2005.

SANTOS, S. R. . Consultoria Ad-Hoc. 2003.

SANTOS, S. R. . Comissão de Reformulação da Proposta Curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Católica do Salvadori. 2003.

SANTOS, S. R. . Consultoria Ad Hoc da Universidade do Sudoeste da Bahia. 2003.

SANTOS, S. R. . Consultoria ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística. 2002.

SANTOS, S. R. . Consultoria Ad-Hoc. 2002.

SANTOS, S. R. ; PINHO, A. S. T. ; SOUSA, C. C. . MODULO DE AUTOFROMAÇÃO PROFESSORES DA ACELERAÇÃO. 2005.

SANTOS, S. R. ; PINHO, A. S. T. ; SOUSA, C. C. . MÓDULO DE AUTOFORMAÇÃO-ACELERAÇÃO. 2005.

SANTOS, S. R. . Curso de Formação de educadores para atuação no Projovem Campo-Sabres da terra. 2008.

SANTOS, S. R. ; PINHO, A. S. T. . Autoformação para professores alfabetizadores. 2002.

SANTOS, S. R. . Direitos Infanto-Juvenis: Convivência familiar e comunitária: abuso e exploração sexuais e uso de drogas. 2001.

SANTOS, S. R. . Violência, vitimação e violação aos Direitos à Educação Básica, à Cultura e ao Lazer das Crianças e dos Adolescentes do Vale do Matatu/Baixão. 2001.

SANTOS, S. R. . Lazer e Educação nos parques públicos de Salvador:encontro de sujeitos e espaço de cidadania. 2001.

SANTOS, S. R. ; QUADROS, S. N. ; VERAS, M. R. . Direito à educação: uma experiência de alfabetização de jovens e adultos para a cidadnia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, S. R. ; PINHO, A. S. T. . Educação Fundamental no campo: por uma educação liberta do modelo escolar "urbanocentrico".. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, S. R. . Curso Preparatório para Exame de Certificação Ocupacional de Professores Alfabetizadores. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, S. R. . A Construçaõ do Conhecimento com Professores da Educação Infantil. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, S. R. . I seminário Interno de Pesquisa do programa de Doutorado em Educação ( Covênio UEFS/SHERBROOKE. 2001. (Seminário Interno de Pesquisa).

SANTOS, S. R. . Alfabetização para os Professores de Sátiro Dias. 1999. .

SANTOS, S. R. . Formação continuada para professores de Ubaíra. 1999. .

SANTOS, S. R. . Formação de professores para pluralidade étnico-cultural. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, S. R. . Estágio supervisionado em enfermagem: desafios e possipbilidade. 2004 (Palestra) .

SANTOS, S. R. . Educação Rural; um debate necessário. 2004 (Mesa redonda) .

SANTOS, S. R. . Competências necessárias para uma ação mediadora. 2001 (Palestra) .

SANTOS, S. R. . Avaliação e processo ensino-aprendizagem. 2001 (ensino) .

SANTOS, S. R. . O lugar do Conceito de poder em Foucault. 2001 (palestra) .

SANTOS, S. R. . Desenvolvimento sustetável e educação: uma experiência na Região do lago de Sobradinho. 2001 (mesa redonda) .

SANTOS, S. R. . Educação: Desafios e Possibilidades -Ética e cidadania. 2000 (Mesa redonda) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Agricultura camponesa em situação de calamidade - uma avaliação e análise dos impactos/efeitos do Programa Bolsa Família na sustentabilidade da agricultura camponesa do Semiárido da Bahia no contexto de agudização da Estiagem/Seca em período recente., Descrição: O objetivo do projeto é avaliar e analisar os impactos/efeitos do Programa Bolsa Família (PBF) na sustentabilidade do modo camponês de produção de vida no Semiárido do Nordeste do Brasil no contexto da agudização da Estiagem/Seca em período recente. Ao propor este objetivo, além de avaliar os impactos do programa, pretende-se tematizar sobre as estratégias de produção de vida dessa população e sobre as condições de sua reprodução em situação de calamidade; pretende-se, igualmente, propor indicações para a inovação no campo da ação do Estado. Entende-se que, para esse segmento social, o acesso à terra, à água, às tecnologias (para a produção agropecuária), ao emprego e aos serviços públicos, além dos modos do seu uso, são estruturantes nos processos e formas de produção de sua existência; que os efeitos de programas de políticas públicas podem ser potencializados na medida em que envolvem profundo conhecimento da realidade na qual se inserem, a combinação entre os diversos instrumentos de políticas (Bolsa Família, Bolsa Estiagem, PRONAF, Garantia Safra, etc.) e a real participação dos beneficiários ; entende-se, igualmente, que o conhecimento mais adequado de uma política é obtido na medida em que, metodologicamente, para a sua avaliação, se desloca o foco da pesquisa do programa (do Estado aqui identificado como produtor de sistemas simbólico/normativos) para os beneficiários e para as suas estratégias de apropriação e uso dessas políticas. Argumenta-se, em função disso, que a realização desse tipo de pesquisa precisa fundamentar-se em robusta base teórica e metodológica e na participação direta das comunidades que são, evidentemente, e ao termo, os sujeitos principais na definição de estratégias inovadoras para a produção de vida digna; que os resultados desse tipo de pesquisa ganham sentido quando propõem indicadores para a inovação com vistas à produção de uma sociedade e vida dignas; que esses elementos são ainda mais importantes por se tratar, aqui, de uma região na qual, tradicionalmente, a ação do Estado e dos seus agentes contribuiu para desqualificar e excluir largas parcelas da população. Para a realização deste projeto se combinará, portanto, pesquisa com base em dados secundários (formação do chão para a pesquisa de campo) e pesquisa de campo (nos caminhos de uma pedagogia investigativa) em comunidades rurais da região semiárida da Bahia. Mas, se, na primeira parte, se construirá uma base de dados sobre a agricultura camponesa do conjunto do Semiárido baiano, na segunda, o campo se adensará concentrando-se em trinta e seis municípios de dois Territórios de Identidade, Bacia do Jacuípe e Irecê. O projeto identifica-se, além disso, como desdobramento/alargamento de estudos realizados ao longo de mais de uma década na região e, particularmente, de pesquisas realizadas em 2011 com base no Edital MCT/CNPq No 036/2010... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Stella Rodrigues dos Santos - Integrante / Celso Antonio Favero - Coordenador / Maria Dorath Bento Sodré - Integrante.

  • 2010 - 2011

    A APROPRIAÇÃO, O USO E A REPRESENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME PELOS AGRICULTORES FAMILIARES DO SEMIÁRIDO NORDESTINO E OS DESLOCAMENTOS NAS ESTRUTURAS E NAS DINAMICAS FAMILIARES., Descrição: Este trabalho nasceu de pesquisas coletivas ? longas e densas ? e de conversas que envolveram centenas de pessoas, moradores do Território de Identidade Bacia do Jacuípe e ?habitantes? da Universidade do Estado da Bahia; nasceu, em segundo lugar, de um ato de desapropriação ou de apagamento dessa produção essencialmente plural para tornar-se uma produção da Universidade e, mais estritamente, de alguns dos seus habitantes. No entanto, ele não teria nascido sem o financiamento do CNPq (Edital MCT/CNPq N.º 036/2010). O objetivo proposto para a pesquisa - que resultou neste relatório ? era produzir informações a respeito das continuidades e dos deslocamentos produzidos nas estruturas e nas dinâmicas familiares e, especificamente, nas relações de gênero e gerações, a partir da apropriação, do uso e da representação de Políticas de Desenvolvimento Social e Combate à Fome pelos agricultores familiares do semiárido nordestino. O Território de Identidade Bacia do Jacuípe, na Bahia, foi o chão onde realizamos a investigação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Stella Rodrigues dos Santos - Integrante / Celso Antonio Favero - Coordenador / Ana Terra Paes Miranda de Oliveira - Integrante / Caroline Dumas Oliveira - Integrante / Carolyne Caetano Santos do Rosário - Integrante / Iêda Carvalho Martins - Integrante / José Silvano S. Rios Júnior - Integrante / Larissa Elisia Costa dos Santos - Integrante / Luana Flora Veiga Souto - Integrante / Luanna Martins Santos Souza - Integrante / Maiara Batista Dourado - Integrante / Paula Costa Rezende - Integrante / Thamires de Jesus Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Agricultura familiar, autorepresentação e projetos de vida de jovens de famílias beneficiárias do programa bolsa família no semiárido da Bahia., Descrição: O projeto tem como objetivo compreender o lugar dos jovens na estrutura familiar de agricultores familiar, a partir da autorepresentação e projetos de vida, com intuito de problematizar a continuidade/ descontinuidade, também os deslocamentos produzidos a partir da circulação do dinheiro em contextos tradicionais de produção e reprodução da vida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Stella Rodrigues dos Santos - Integrante / Celso Antonio Favero - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2010

    Bolsa família e agricultores familiares no semi-árido baiano: um estudo no Território de Identidade Bacia do Jacuípe, Descrição: Neste trabalho se estuda as sociabilidades produzidas a partir da apropriação do Programa Bolsa Família (PBF) por agricultores familiares do Território Bacia do Jacuípe no semi-árido da Bahia. Indaga-se: como as estruturas/dinâmicas do cotidiano deste grupo social (produção, trajetos, hábitos, sociabilidades...) são alteradas com a apropriação do dinheiro do PBF? Entende-se que esta apropriação induz mudanças nos modos de viver/significar o rural; que essas dinâmicas devem ser situadas no contexto/história/processos de monetarização das relações, representações e consumos; que a nova ruralidade constitui um complexo de encontros/desencontros de tempos/atores. Os conceitos de sociabilidade, trajetos, desencaixe e dinheiro são centrais, o que sugere a necessidade de estruturar o pensar a este respeito em termos de uma sociologia do cotidiano articulada a uma sociologia do dinheiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Stella Rodrigues dos Santos - Coordenador / Celso Antonio Favero - Integrante.

  • 2008 - 2010

    ESTUDO E PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO TERRITÓRIO VALE DO JIQUIRIÇÁ - BA, Descrição: O objetivo do projeto é mapear os empreendimentos de economia solidária no Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, identificar as potencialidades, os desafios e os gargalos vinculados a esses empreendimentos e propor ações e mecanismos visando a estruturar um sistema de economia solidária de âmbito territorial. O Projeto é desenvolvido com base em convenio estabelecido entre a Universidade do Estado da Bahia - UNEB e a Secretaria de Planejamento do Governo da Bahia - SEPLAN (o financiamento foi concedido pela SEPLAN). O relatório final foi entregue para a UNEB e SEPLAN.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Stella Rodrigues dos Santos - Integrante / Celso Antonio Favero - Coordenador / Suely Guimarães - Integrante / Zuzelia da V. Viana - Integrante / Mauricio F. Nogueira - Integrante., Financiador(es): Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia - Cooperação.

  • 2008 - 2009

    Direito à Educação: Uma proposta de alfabetização de jovens e adultos para a cidadania., Descrição: ?Direito à educação: uma experiência de alfabetização de jovens e adultos para a cidadania?. Este projeto para além de promover a alfabetização de jovens e adultos, que não tiveram acesso à escolarização em idade própria, pretende instigar um espírito crítico sobre ?Direitos? na comunidade e proporcionar aos estudantes de Direito a oportunidade de realização de um trabalho comunitário, ampliando assim as possibilidades de participação social, bem como de contato com outros contextos, que não somente o acadêmico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Stella Rodrigues dos Santos - Coordenador / Demetrio Braga frutuoso dos Anjos - Integrante / Matheus Albergaria Paulino de Alameida - Integrante / Joâo Luis Dias Barros Souza - Integrante / Fabrício Sales Noronha - Integrante / Jadson Santana da Luz - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - Atual

    Semi-Árido, Territórios de Identidade e a Bacia do Jacuípe, Descrição: O objetivo deste projeto é produzir conhecimentos e tecnologias sociais inovadoras sob bases agroecológicas capazes de contribuir para o desenvolvimento de sistemas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Território de Identidade Bacia do Jacuípe. Serão realizados mapeamentos das estruturas/dinâmicas dos sistemas: de produção agropecuária dos agricultores familiares; de transformação e aproveitamento alimentar desses produtos; de obtenção de alimentos não oriundos da sua produção; de hábitos alimentares; de organizações associativas; de ações, projetos, programas, planos, políticas e instituições dos diversos âmbitos governamentais com potencial de integração no processo de constituição de sistemas participativos de SAN, bem como os impactos dessas políticas, principalmente do Programa Bolsa Família. Entende-se que: o desenvolvimento do Nordeste passa, estrategicamente, pelo desenvolvimento do semi-árido; o desenvolvimento do semi-árido não pode ser obtido sem o enfrentamento do estado de (In)-segurança alimentar que submete parcela significativa da população da região. O problema da (In)-segurança alimentar e nutricional, no caso do semi-árido, precisa ser entendido na sua complexidade e enquanto estrutura que envolve três dimensões: a natureza, a produção histórico-social e a produção ideológica ou simbólica; os conhecimentos produzidos a respeito desse estado são relevantes, sobretudo na medida em que contribuem, através da sua aplicação, para a transformação dessas estruturas de iniqüidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Stella Rodrigues dos Santos - Integrante / Celso Antonio Favero - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2003 - 2005

    Representações sociais e docência: um estudo nas Licenciaturas da UNEB, Descrição: A pesquisa tem como objetivo orientar a atenção para o papel de conjuntos organizados de significações sociais no processo educativo, pressupondo que a abordagem das Representações Sociais oferece um caminho para a explicação dos mecanismos pelos quais fatores propriamente sociais agem sobre o processo educativo e influenciam seus resultados. Mais especificamente, a pesquisa investigou as Representações Sociais de estudantes do ensino médio para levantar suas representações sobre o sentido de acesso à universidade e identificar os mecanismos que influenciam suas representações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Stella Rodrigues dos Santos - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Bolsa.

  • 2002 - 2003

    Acesso à Universidade: Representações sociais de estudantes da escola pública da Bahia, Descrição: O acesso a universidade: um estudo das representações de professores e estudantes do Ensino Médio das escolas publicas da Bahia. Este trabalho fundamenta-se nos estudos das Representações Sociais. O objetivo reside na apreensão das representações que professores e estudantes constroem a respeito das possibilidades dos alunos ascenderem aos estudos em nível superior. Justifica-se a escolha a partir das reformas do ensino preconizadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei de n. 9394/96, em especial, para 0 Ensino Medio. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa baseou-se no constructo de Denise Jodelet, que concebe as representações sociais como um produto da atividade mental, procurando colocar em evidencia a forma como e reconstruída pelo grupo e integrada ao seu sistema de valores, abrindo espaço a interpretação; acrescente-se também 0 conceito de habitus de Pierre Bourdieu entendido como um sistema de disposições manifestado pelos sujeitos de um grupo ou classe social, resultante das relações social is estruturadas na sociedade que acabam se reproduzindo, no nível simbólico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Stella Rodrigues dos Santos - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - Atual

    Semi-Árido, Territórios de Identidade e a Bacia do Jacuípe, Descrição: O objetivo deste projeto é produzir conhecimentos e tecnologias sociais inovadoras sob bases agroecológicas e capazes de contribuir para a implantação e o desenvolvimento de sistemas ou redes locais, municipais e territorial de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Território de Identidade Bacia do Jacuípe, no semi-árido baiano, que inclui os seguintes municípios: Baixa Grande, Mairi, Gavião, Capela do Alto Alegre, Ipirá, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Riachão do Jacuípe, Quixabeira, São José do Jacuípe, Serra Preta, Várzea da Roça e Várzea do Poço. Com esta finalidade, serão realizados trabalhos de mapeamento das estruturas e das dinâmicas dos seguintes sistemas: 1) de produção agropecuária e extrativa dos agricultores familiares do território; 2) de transformação e aproveitamento alimentar desses produtos pelos agricultores; 3) de obtenção de alimentos não oriundos da sua produção direta; 4) de hábitos alimentares; 5) de organizações associativas. Serão mapeados, na sequência, 6) ações, projetos, programas, planos, políticas e instituições dos diversos âmbitos governamentais com potencial de integração no processo de constituição de sistemas participativos de Segurança Alimentar e Nutricional. Cruzando esses dois apeamentos, 7) será investigado o impacto de políticas/programas governamentais, principalmente do Programa Bolsa Família (PBF) na estruturação dos sistemas alimentares da população. Como desdobramento, serão produzidos subsídios que contribuam para: 1) a reflexão sobre esses conhecimentos; 2) a elaboração participativa de estratégias de formação de redes sociais auto-sustentáveis de segurança alimentar e nutricional; 3) o desenvolvimento de sistemas locais e territorial de economia solidária para a melhoria da renda dos agricultores familiares; 4) o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis e aproveitadores das potencialidades naturais e dos sistemas produtivos da região. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Stella Rodrigues dos Santos - Integrante / Celso Antonio Favero - Coordenador.

  • 2008 - Atual

    Semi-Árido, Territórios de Identidade e a Bacia do Jacuípe, Descrição: O objetivo deste projeto é produzir conhecimentos e tecnologias sociais inovadoras sob bases agroecológicas e capazes de contribuir para a implantação e o desenvolvimento de sistemas ou redes locais, municipais e territorial de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Território de Identidade Bacia do Jacuípe, no semi-árido baiano, que inclui os seguintes municípios: Baixa Grande, Mairi, Gavião, Capela do Alto Alegre, Ipirá, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Riachão do Jacuípe, Quixabeira, São José do Jacuípe, Serra Preta, Várzea da Roça e Várzea do Poço. Com esta finalidade, serão realizados trabalhos de mapeamento das estruturas e das dinâmicas dos seguintes sistemas: 1) de produção agropecuária e extrativa dos agricultores familiares do território; 2) de transformação e aproveitamento alimentar desses produtos pelos agricultores; 3) de obtenção de alimentos não oriundos da sua produção direta; 4) de hábitos alimentares; 5) de organizações associativas. Serão mapeados, na sequência, 6) ações, projetos, programas, planos, políticas e instituições dos diversos âmbitos governamentais com potencial de integração no processo de constituição de sistemas participativos de Segurança Alimentar e Nutricional. Cruzando esses dois apeamentos, 7) será investigado o impacto de políticas/programas governamentais, principalmente do Programa Bolsa Família (PBF) na estruturação dos sistemas alimentares da população. Como desdobramento, serão produzidos subsídios que contribuam para: 1) a reflexão sobre esses conhecimentos; 2) a elaboração participativa de estratégias de formação de redes sociais auto-sustentáveis de segurança alimentar e nutricional; 3) o desenvolvimento de sistemas locais e territorial de economia solidária para a melhoria da renda dos agricultores familiares; 4) o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis e aproveitadores das potencialidades naturais e dos sistemas produtivos da região. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Stella Rodrigues dos Santos - Integrante / Celso Antonio Favero - Coordenador.

  • 2008 - Atual

    Semi-Árido, Territórios de Identidade e a Bacia do Jacuípe, Descrição: O objetivo deste projeto é produzir conhecimentos e tecnologias sociais inovadoras sob bases agroecológicas e capazes de contribuir para a implantação e o desenvolvimento de sistemas ou redes locais, municipais e territorial de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Território de Identidade Bacia do Jacuípe, no semi-árido baiano, que inclui os seguintes municípios: Baixa Grande, Mairi, Gavião, Capela do Alto Alegre, Ipirá, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Riachão do Jacuípe, Quixabeira, São José do Jacuípe, Serra Preta, Várzea da Roça e Várzea do Poço. Com esta finalidade, serão realizados trabalhos de mapeamento das estruturas e das dinâmicas dos seguintes sistemas: 1) de produção agropecuária e extrativa dos agricultores familiares do território; 2) de transformação e aproveitamento alimentar desses produtos pelos agricultores; 3) de obtenção de alimentos não oriundos da sua produção direta; 4) de hábitos alimentares; 5) de organizações associativas. Serão mapeados, na sequência, 6) ações, projetos, programas, planos, políticas e instituições dos diversos âmbitos governamentais com potencial de integração no processo de constituição de sistemas participativos de Segurança Alimentar e Nutricional. Cruzando esses dois apeamentos, 7) será investigado o impacto de políticas/programas governamentais, principalmente do Programa Bolsa Família (PBF) na estruturação dos sistemas alimentares da população. Como desdobramento, serão produzidos subsídios que contribuam para: 1) a reflexão sobre esses conhecimentos; 2) a elaboração participativa de estratégias de formação de redes sociais auto-sustentáveis de segurança alimentar e nutricional; 3) o desenvolvimento de sistemas locais e territorial de economia solidária para a melhoria da renda dos agricultores familiares; 4) o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis e aproveitadores das potencialidades naturais e dos sistemas produtivos da região. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Stella Rodrigues dos Santos - Integrante / Celso Antonio Favero - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas Campus I. , Av Silveira Martins, 2555, Cabula, 40000-000 - Salvador, BA - Brasil - Caixa-postal: 56, Telefone: (71) 31172260, Ramal: 60, Fax: (71) 31172260, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2009 - 2011

Universidade

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1988 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2007

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Interdisciplinar IV

  • 03/2007 - 07/2007

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Interdisciplinar III

  • 11/2006 - 03/2007

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Interdisciplinar II

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de pesquisa em Administração

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Interdisciplinar I, Filosofia

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia

  • 04/2006 - 04/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas Campus I, .,Cargo ou função, Membro de Comissão Eleitoral para direção de departamento.

  • 04/2003 - 08/2003

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do estudo e da Pesquisa II

  • 03/2003 - 07/2003

    Ensino, Educação e Contemporaneidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 03/1988 - 03/2003

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História das ciências, Metodologia da pesquisa

  • 03/2002 - 07/2002

    Ensino, Educação e Contemporaneidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 03/1998 - 05/2002

    Ensino, Curso de Especialização em Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da pesquisa em Educação infantil, Desenvolvimento das funções superiores, História social da infância

  • 04/2001 - 07/2001

    Ensino, Educação e Contemporaneidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 09/2000 - 09/2000

    Ensino, Metodologia em Educação Física e Esportes, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Corporalidade e Contemporaneidade

  • 03/1998 - 03/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação II, Departamento de Educação II.,Atividade realizada, Coordenação Pedagógica do Curso de Educação Infantil.

  • 10/1999 - 10/1999

    Ensino, Metodologia do Ensino, Pesquisa em Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estado, sociedade e universidade, Aspectos filosóficos, antropológicos e sócio-históricos da Educação