Diana de Jesus Ribeiro

Mestranda em Linguística Cognitiva (UERJ, 2024); Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica (Faveni, online).Pós-graduada em Psicopedagogia (presencial /AVM, Universidade Cândido Mendes) Especialista em Docência do Ensino Superior pela ABEC/FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU; Formada em Letras vernáculas com língua espanhola (UFBA). Experiências Profissionais:1) Professora da Equipe do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares - NIAP/SME/RJ (2025); Professora Formadora de LP da Escola de Formação Paulo Freire - Prefeitura RJ, de 2022 a 2024; 2) Professora produtora de videoaula 8 e 9 anos - Rio Educa na TV - Prefeitura RJ, 2021 e 2022. 3) Professora de Língua Portuguesa das Escolas Municipais do RJ (Miguel de Oliveira e Cora Coralina). 4) Professora de Língua Portuguesa do SESI/BAHIA (Sistema FIEB) EBEP (Educação Básica e Ensino Profissionalizante) (2012 a 2014) 5) Professora formadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) com as seguintes disciplinas: a) Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa; b) Leitura e Produção de texto; c) Literatura infanto-juvenil d) TCC (De 2010 a 2019).5) Professora da Universidade do Estado da Bahia no Programa de formação da Educação Superior (disciplinas: Oficina de Leitura e produção de texto - curso de letras - e Língua Portuguesa e Oficina Articulares para o curso de Pedagogia). 6) Professora da Faculdade de Ciência e Tecnologia à distância FTC EAD (curso de letras/inglês), ministrando a disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica e Análise do discurso, corrigindo TCC, Relatório de Estágio e Planos de Ação. (De 2007 a 2012)(ATUALMENTE COM O NOME UNIFTC) 7) Professora de Comunicação e Expressão e de Metodologia da Ciência na FABAC/Maurício de Nassau- Salvador/BA. 8) Tutora do PROGESTÃO (Programa de Formação de Gestores e Colaboradores da Secretara de Educação da Bahia). 9) Professora substituta de língua portuguesa do IFBA-Valença (De 2009 a 2011).

Informações coletadas do Lattes em 08/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LÍNGUA PORTUGUESA DA UERJ

2024 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA STORYTELLING E DO USO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO ENSINO DE JOVENS ADULTOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE
Tânia Mara Gastão Saliés.Coorientador: Julia Scamparini. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Especialização em Neuropsicopedagogia

2020 - 2022

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: O PSICOPEDAGOGO E A DISLEXIA: do letramento às estratégias de aprendizado nos anos finais do ensino fundamental em escola pública

Especialização em Psicopedagogia

2018 - 2021

S B I
Título: A PSICOPEDAGOGIA E A DISLEXIA: do letramento às estratégias de aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas
Orientador: Arduini

Especialização em POSGRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

2006 - 2007

Associação Baiana de Educação e Cultura
Título: A formação do docente e a construção do leitor: um estudo no curso de licenciatura em letras vernácula da UFBA
Orientador: Osny André Pedreira Telles

Graduação em Letras Vernáculas Com Lígua Estrangeira Espanhol

2002 - 2006

Universidade Federal da Bahia

Formação complementar

2022 - 2022

LEITURA DE IMAGEM NA EDUCAÇÃO. (Carga horária: 80h). , FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.

2022 - 2022

CAPACITAÇÃO DE DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICOS. (Carga horária: 80h). , FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Curso de Extensão Abordagens Pedagógicas Modernas na Educação a Distância. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Repositórios de Materiais Didáticos Digitais e Direitos de Uso. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2018 - 2018

FORMAÇÃO CONTINUADA. (Carga horária: 25h). , Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em A diversidade em sala de aula:desenvolv cult. polít. e prát.de inclusão. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2015 - 2015

Formação para avaliadores do ENEM. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe, Brasil.

2014 - 2014

FORMAÇÃO PARA AVALIADORES DO ENEM. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe, Brasil.

2014 - 2014

Formação para professor de Língua Portuguesa. (Carga horária: 80h). , Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.

2013 - 2013

FORMAÇÃO PARA AVALIADORES DO ENEM. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em RACIOCÍNIO LÓGICO NA PRÁTICA DOCENTE. (Carga horária: 60h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL, SENAC, Brasil.

2012 - 2012

FORMAÇÃO PARA AVALIADORES DO ENEM. (Carga horária: 100h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe, Brasil.

2010 - 2010

CURSO: DISCURSO, TEXTO e LÍNGUA - SÍRIO POSSENTI. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2008 - 2008

ANÁLISE DO DISCURSO POR DOMINIQUE MAINGUENEAU. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2008 - 2008

LINGÜÍSTICA TEXTUAL INGEDORE KOCH. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2007 - 2007

TÓPICOS EM ANÁLISE DO DISCURSO COM ENI P. ORLANDI. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2007 - 2007

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES NO VIDEO STREAMING. (Carga horária: 5h). , FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS À DISTÂNCIA, FTC EAD, Brasil.

2006 - 2006

I ACTUALIZACION DE PROFESORES BRAS. DE ESPAÑOL. (Carga horária: 70h). , UNIVERSIDAD DE ALCALA DE HENARES, ALCALA HENARES, Espanha.

2005 - 2005

Tipologia de Actividades En La Enseñanza de Lengua. (Carga horária: 6h). , Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.

2005 - 2005

Questões Identitárias e As Literaturas Afro Brasil. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2005 - 2005

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NA SALA DE AULA I. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2004 - 2004

PROD. DE TEXTO NA SALA DE AULA-HERMINIO SARGENTIM. (Carga horária: 4h). , Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas, IBEP, Brasil.

2004 - 2004

GRAMÁTICA: NUNCA MAIS - LUIZ CARLOS DE ASSIS ROCHA. (Carga horária: 12h). , União Metropolitana de Educação e Cultura Ltda, UNIME, Brasil.

2003 - 2003

LINGUA GALEGA. (Carga horária: 75h). , CONSEJERÍA DE EDUCACIÓN Y ORDENACIÓN UNIVERSITARIA, CEOU, Brasil.

2002 - 2002

Gramaticalização Como Processo de Formação de Prep. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Español.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

CONGRESSO - I CONGRESSO INTERNACIONAL - V CONGRESSO REGIONAL DO PROFLETRAS DA UNIFESSPA. TEXTOS IMAGÉTICOS: LETRAMENTO E COMPREENSÃO DE IMPLÍCITOS (PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS).. 2020. (Congresso).

Congresso Latino-Americano de Educação Inovadora. 2020. (Congresso).

II Simpósio de Línguas do IFPB.O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2020. (Simpósio).

IV SEMINÁRIO DA ANÁLISE DO DISCURSO. 2007. (Seminário).

XVI ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E O MERCOSUL/CONESUL. 2007. (Encontro).

CONGRESO BRASILEÑO DE PROFESORES DE LENGUA ESPAÑOLA. 2005. (Congresso).

GALIZA: LINGÜÍSTICA HISTÓRICA, EDIÇÃO E RETÓRICA. 2005. (Seminário).

III SEMINÁRIO DE ANÁLISE DO DISCURSO. 2005. (Seminário).

IV CENTENÁRIO DEL QUIJOTE. 2005. (Outra).

LETRAS: LEITURAS E LINGUAGENS...quem somos e o que aprendemos?. 2005. (Encontro).

II ENCUENTROS HISPÁNICOS. 2004. (Encontro).

III JORNADA DE LENGUA ESPAÑOLA. 2004. (Encontro).

JORNADA DE LENGUA ESPAÑOLA. 2004. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Marta Matos Guimarães Vargas

RIBEIRO, Diana de Jesus; FERREIRA, Jussara de Lima Clement; Jean Marco. ESPANHOL NO BRASIL NA ATUALIDADE: TENDÊNCIAS E EXPECTATIVAS. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO DO ESPANHOL) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.

RIBEIRO, Diana de Jesus; CAJADO, Admari da Silva.; RIOS, Rosana Reis.. SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA PROFESSOR FORMADOR DO PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II. 2012. Instituto Anísio Teixeira.

Orientou

ADRIANA ARAÚJO LINS e JUCILENE GUSMÃO GAMA

ARTE E EDUCAÇÃO COMO INCLUSÃO SOCIAL; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA EAD) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

ANA CLAUDIA DOS SANTOSRIBEIRO HOZANA PEREIRA MATOS

A CULTURA DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO AMBIENTE - FAMILIAR; ; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA EAD) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

CARINA SANTANA FERREIRA E INGRID AYALA MARTINS NOVAIS

DESCOBRINDO A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA EAD) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

BENADETE GONÇALVES REIS E CARMEM DE SANTANA DO NASCIMENTO

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA EAD) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

ALESSANDRA ALVES RIBEIRO e NAIANE SOUZA DOS SANTOS

PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA EAD) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Darlan Alves dos Ramos e Maria de Lourdes dos Santos

A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO E DO LÚDICO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO INFANTIL; ; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA EAD) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

ANATALHA DOS SANTOS BARBOSA JANDIRA NADI ROCHA

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA EAD) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

ARIANE CIDREIRA E VALDELAINE DE JESUS DA CRUZ

O TRATAMENTO INADEQUADO DADO AOS EDUCANDOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL I, EM DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE; ; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA EAD) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

DANIELA SILVA DOS SANTOS SÍLVIA EKARINA BARROS DA ANUNCIAÇÃO

FAMÍLIA E ESCOLA; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA EAD) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

KARINE REBOUÇAS DE OLIVEIRA MAIA

O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO MUNDO GLOBALIZADO: A LEITURA/COMPREENSÃO E A EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO DO ESPANHOL) - FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS À DISTÂNCIA; Orientador: Diana de Jesus Ribeiro;

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, Diana de Jesus ; MENDES, A. C. C. . Intervenção psicopedagógica e letramento: estratégias de aprendizado para o disléxico. In: I CONGRESSO NORDESTINO DE LINGUÍSTICA APLICADA, 2020, online. Anais do I Congresso Nordestino de Linguística Aplicada. Campina Grande, 2021. v. I. p. 3-2134.

  • RIBEIRO, Diana de Jesus . PSEUDO)NEUTRALIDADE DO DICIONÁRIO: (DES)VALORIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DE PALAVRAS AFRICANAS SOB A ÓPTICA DA ANÁLISE DO DISCURSO. In: IVSEMINARIO DE ESTUDOS FILOLÓGICOS, 2009, SALVADOR. IV SEMINARIO DE ESTUDOS FILOLÓGICOS 2009. SALVADOR: UCSAL, 2009. v. UNICO.

  • RIBEIRO, Diana de Jesus ; MENDES, A. C. C. . O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. In: II Simpósio de Línguas do campus Cajazeiras, 2020, Cajazeiras. Anais do II Simpósio de Línguas do campus Cajazeiras. João Pessoa: Editora IFPB, 2020.

  • MENDES, A. C. C. ; RIBEIRO, D. J. . MULTILETRAMENTOS E COMPREENSÃO DE IMPLÍCITOS: um estudo a partir de textos imagéticos. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, D. J. . ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA STORYTELLING E DO USO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, NO ENSINO FUNDAMENTAL EM SEUS ANOS FINAIS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MENDES, A. C. C. ; RIBEIRO, D. J. . ANÁLISE DE TEXTOS IMAGÉTICOS: UM OLHAR PARA O MULTILETRAMENTO E A COMPREENSÃO DE IMPLÍCITOS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RIBEIRO, Diana de Jesus ; MENDES, A. C. C. . TEXTOS IMAGÉTICOS: LETRAMENTO E COMPREENSÃO DE IMPLÍCITOS (PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS). 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, Diana de Jesus ; MENDES, A. C. C. . O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RIBEIRO, Diana de Jesus . (PSEUDO)NEUTRALIDADE DO DICIONÁRIO: (DES)VALORIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DE PALAVRAS AFRICANAS SOB A ÓPTICA DA ANÁLISE DO DISCURSO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, Diana de Jesus . A TV: aliada ou alienante?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RIBEIRO, Diana de Jesus . LA IMPORTANCIA DE LA ENSEÑANZA DE LA CULTURA EN LAS CLASES DE E/LE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDES, A. C. C. ; RIBEIRO, D. J. . ?Multimetramentos e compreensão de implícitos: um estudo a partir de textos imagéticos?. RIO DE JANEIRO 2024 (X Jornada de Estudos da Linguagem (X JEL)).

  • MENDES, A. C. C. ; RIBEIRO, D. J. . O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PÓS PANDEMIA: a experiência de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro. RIO DE JANEIRO: UERJ, 2024 (Seminário dos Alunos de Pós Graduação em Letras da UERJ).

Outras produções

RIBEIRO, Diana de Jesus . INSTITUTO ANÍSIO TEIXEIRA - IAT. 2022.

RIBEIRO, Diana de Jesus . NUAPE- núcleo de pesquisa e aperfeiçoamento dos profissionais de educação. 2014.

RIBEIRO, D. J. . Storytelling e Letramento Emocional. 2024. .

RIBEIRO, D. J. . Carioca I - Projeto de correção de fluxo. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL RIOEDUCA 2025).

RIBEIRO, Diana de Jesus . Metodologias Ativas: aprendizagem baseada em problemas. 2022. .

RIBEIRO, Diana de Jesus . METODOLOGIAS ATIVAS: cultura maker. 2022. .

RIBEIRO, Diana de Jesus . Metodologias Ativas. 2022. .

RIBEIRO, Diana de Jesus . Metodologias Ativas: Aprendizagem baseada em problemas. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Formação Continuada).

RIBEIRO, Diana de Jesus . Metodologias Ativas: Cultura Maker. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Formação Continuada).

RIBEIRO, Diana de Jesus . RIOEDUCA NA TV. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

RIBEIRO, Diana de Jesus . PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR/BAHIA. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALDIDÁTICO).

RIBEIRO, Diana de Jesus . FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).

RIBEIRO, Diana de Jesus ; CABRAL, Ilma da Silva. . PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA II. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - LIVRO DIDÁTICO).

RIBEIRO, Diana de Jesus . PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA IV - AVA. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO - AVA).

RIBEIRO, Diana de Jesus ; LINS, Mônica Soraya Barbosa. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO I. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).

RIBEIRO, Diana de Jesus . Televisão: aliada ou alienante?. 2005 (Artigo) .

RIBEIRO, Diana de Jesus . La Importancia de la enseñanza cultura en las clases de E/LE. 2004 (Ensaio) .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. , Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova, 20211110 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 967221105

Experiência profissional

2015 - Atual

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEF - professor do ensino fundamental, Carga horária: 40

Outras informações:
De 2016 a 2017 Professora EF II- Língua Portuguesa (Escola Municipal Miguel de Oliveira)De 2018 a 2020 Professora EF II- Língua Portuguesa (Escola Municipal Cora Coralina)De 2021 a 2022 Produtora de videoaula Rio Educa na TV Língua PortuguesaDe 2023 a 2024 Professora Formadora de Língua Portuguesa - Escola de Formação Paulo FreireDe 2023 a 2024 Elaboração de Trilhas da aprendizagem (7 ano) e do Material Rio Educa (2023, 2024 e 2025 - Carioca I- projeto correção de fluxo).2025 - Professora do NIAP - Núcleo Interdisciplinar de apoio às unidades escolares (7 CRE)

2010 - 2019

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: professor pesquisador, Enquadramento Funcional: colaboração, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplinas Ministradas 1) Oficina de Leitura e de Produção Textual para o curso de Letras do programa Plataforma Freire/UNEB, campus XIII, Itaberaba 2) Língua Portuguesa para o curso de pedagogia do programa Plataforma Freire/UNEB, campus XIII, Marcionílio Souza 3) Oficinas Articulares para o curso de pedagogia do programa Plataforma Freire/UNEB - Marcionílio Souza 4) Fundamentos e metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da Universidade Aberta do Brasil (UAB)/UNEB, campus I, Salvador 5) Fundamentos e metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da Universidade Aberta do Brasil (UAB)/UNEB, campus I, Salvador (PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O AMBIENTE VIRTUAL)

2007 - 2012

Faculdade de Tecnologia e Ciências à Distância

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR-ASSISTENTE, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Pesquisa e Prática Pedagógica II Análise do Discurso Metodologia da Língua Portuguesa

Atividades

  • 05/2007

    Ensino, LETRAS VERNÁCULAS COM INGLÊS, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PPP II - PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA II

2011 - 2012

Faculdade Maurício de Nassau - Salvador, FMN/Salvador

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Outras informações:
Aulas de Comunicação e Expressão (curso de Administração) Aula de Metodologia da Ciência (cursos de Administração e de Direito)

2009 - 2011

Instituto Federal da Bahia

Vínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: 40h, Carga horária: 8

Outras informações:
1)Aulas de gramática e de interpretação textual para os cursos técnicos 2) Aula para a EJA

2012 - 2015

SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA - SESI PIATÃ (SISTEMA FIEB)

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa do EPEB (Educação Básica e Ensino Profissionalizante)

2022 - 2022

Instituto Anísio Teixeira

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CONSULTORA

Outras informações:
Contrato com Carga Horária de 360h.

2010 - 2011

Instituto Anísio Teixeira

Vínculo: Docente-tutor do PROGESTÃO, Enquadramento Funcional: Docente Especialista, Carga horária: 8

Outras informações:
Exerci a função de tutora, mediadora das execuções das propostas para melhorar o desempenho escolar no que diz respeito à avaliação, ao planejamento, à avaliação do Projeto Político Pedagógico, à gestão e ao trabalho interdisciplinar. Essa atuação é para o Programa PROGESTAO do Governo do Estado da Bahia

2008 - 2008

Instituto Superior de Educação Ocidemnte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Aula de Língua Portuguesa para o curso de Pedagogia.

2011 - 2012

AVANCYS TECNOLOGIA LTDA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: ANALISTA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL, Carga horária: 20

Outras informações:
1) Função: Analista de Tecnologia Educacional 2) Assessoria ao Programa GESTAR II - Gestão da Aprendizagem Escolar (Formação continuada dos professores de ensino de Língua Portuguesa e de Matemática da Rede Pública).

2005 - 2007

Associação Baiana de Educação e Cultura

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: SECRETÁRIA, Carga horária: 20

Outras informações:
Agendamento de aulas, arquivamento de processos, de projetos e pastas; participação em reuniões com a direção e com coordenadores, lançamento de notas, organização de planilhas com dados de alunos, agendamento de monitorias, gestão de recursos materiais, pessoais e de equipamentos; organização do espaço físico; gerenciamento de informações e de recursos tecnológicos; planejamento, tabulação de dados e de resultados de avaliações para compor o banco de dados de desempenho de docentes. Confecção de declaração, de históricos e de certificados.

2007 - 2008

Centro Social Dom Lucas Moreira Neves

Vínculo: serviço temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Outras informações:
Aulas de Língua portuguesa, língua espanhol (nível básico); gramática

Atividades

  • 03/2007

    Ensino, LÍNGUA ESPANHOLA, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, REDAÇÃO, GRAMÁTICA, LÍNGUA ESPANHOLA NÍVEL INTERMEDIÁRIO, LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

2008 - 2008

COLÉGIO PONTO ALTO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: HORA

Outras informações:
Aulas de Língua portuguesa e de Língua espanhola

2004 - 2004

Escola e Centro de Estudos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Aulas de Língua portuguesa

Atividades

  • 02/2004 - 12/2004

    Ensino,Disciplinas ministradas, Lingua Portuguesa, Lingua Espanhola

2003 - 2003

Colégio Espaço Jovem

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Outras informações:
Língua portuguesa da 5ª a 8ª série.

Atividades

  • 09/2003 - 12/2003

    Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa