Ariele Mazoti Crubelati Musialak
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá-PR- UEM, especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá-PR- UEM e Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos- UFSCAR com período de Sanduíche na University of Malta, MALTA. Atualmente, professora efetiva na Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT. Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Políticas Públicas, Educação, Trabalho e Democracia". Coordenadora do projeto de Extensão "Espaço Infantil no ambiente universitário: apoio aos pais e mães, acadêmicos(as) do Campus de Juara - 5 Edição". É membro do Conselho Consultivo da Revista Educação, Cultura e Sociedade e da Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA. É membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Rede em Educação Inclusiva (PROFEI). Atua como Coordenadora do Curso de Letras turma única(modalidade diferenciada) - UNEMAT Campus de Juara . Interesses de pesquisa: Políticas Públicas Educacionais e Sociais; Educação Inclusiva.
Informações coletadas do Lattes em 31/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Sociologia
2016 - 2019
Universidade Federal de São Carlos
Título: PERSPECTIVA E EXPERIÊNCIAS DOS TRABALHADORES RURAIS DA COOPERATIVA MISTA DE NOVO HORIZONTE DO NORTE-MT
Orientador: Rosimeire Aparecida Scopinho
com
Mestrado em Educação
2011 - 2013
Universidade Estadual de Maringá
Título: Educação em Portugal no Século XVI: Criação e Reforma o Real Colégio das Artes de Coimbra e a Companhia de Jesus
, Ano de Obtenção: 2013.Célio Juvenal Costa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Especialização em Gestão Escolar
2013 - 2015
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: UM OLHAR SOBRE O QUE SE PRATICA NA GESTÃO E A REALIDADE ESCOLAR VIGENTE
Orientador: Rosangela Cecilia Boaventura Pereira
Graduação em Pedagogia
2007 - 2010
Universidade Estadual de Maringá
Título: A COMPANHIA DE JESUS EM PORTUGAL NO SÉCULO XVI: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO
Orientador: Célio Juvenal Costa
Formação complementar
2013 - 2013
Processo de Aprendizagem e Comunicação em Estúdio. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário de Maringá, UNICESUMAR, Brasil.
2010 - 2011
Capacitação de Tutores do Sistema UAB. (Carga horária: 80h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
MUSIALAK, ARIELE MAZOTI CRUBELATI . ENCONTRO INTEGRADOR. 2025. (Congresso).
MUSIALAK, ARIELE MAZOTI CRUBELATI . 2º Seminário de Literatura e Linguística (SELIT) - ?DIVERSIDADE CULTURAL: LÍNGUA E LITERATURA EM FOCO?. 2025. (Congresso).
MUSIALAK, ARIELE MAZOTI CRUBELATI ; TOMADON, M. S. . Seminário de Educação do Vale do Arinos, com a temáticaSEVA 18 ANOS: por uma educação democrática, diversa, inclusiva e interdisciplinar. 2024. (Congresso).
MUSIALAK, ARIELE MAZOTI CRUBELATI . 1º SELIT Leitura da literatura na escola. 2024. (Congresso).
CRUBELATI, A. M. ; CASTILHO, L. A. S. ; ARAUJO, R. A. ; WURZLER, D. ; HENIG, E. V. ; BRITTO, P. D. . XV Seminário de Educação do Vale do Arinos SEVA. 2021. (Congresso).
OLIVEIRA, L. A. ; CRUBELATI, ARIELE MAZOTI ; LIMA, A. M. ; SANTOS, E. A. ; BAGANHA, H. N. ; OLIVEIRA, V. E. M. . 2ª Semana das Mulheres no Campus de Juar- todas as formas, todos os jeitos, todas as lutas , todos os direitos. 2020. (Outro).
CRUBELATI, A. M. . II SIMDES - II Simpósio do Dehscubra - Espaço, cultura e instituições no Império Português dos séculos XVI ao XVIII. 2013. (Outro).
CRUBELATI, A. M. . XI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2012. (Outro).
CRUBELATI, A. M. ; OLIVEIRA, A. M. B. . I Jornada de Estudos do Curso de Pedagogia a Distância da UEM: EAD- Desafios e Possibilidades. 2011. (Outro).
CRUBELATI, A. M. . XVIII Semana de Pedagogia da UEM- Educação e Escola: Saberes e Práticas e VI Encontro de Pesquisa em Educação. 2011. (Outro).
CRUBELATI, A. M. . I GinCAPED. 2009. (Outro).
Participação em eventos
IV CONPES ? Congresso de Pesquisadores em Economia Solidária, ?A economia solidária na construção do socialismo democrático e transição ecológica?. Economia Solidária como resistência e alternativa propositiva nas fronteiras agrícolas capitalistas. 2024. (Congresso).
IV CONPES ? Congresso de Pesquisadores em Economia Solidária, ?A economia solidária na construção do socialismo democrático e transição ecológica?. 2024. (Congresso).
Seminário de Educação do Vale do Arinos, com a temáticaSEVA 18 ANOS: por uma educação democrática, diversa, inclusiva e interdisciplinar.ESCRITA E ATIVAÇÃO DOS CONHECIMENTOS: linguagem falada elinguagem escrita. 2024. (Seminário).
XXI Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários: políticas públicas educacionais e asimplicações para a área de linguagem.POLÍTICASPÚBLICAS E SABERES LINGUÍSTICOS: AS PRÁTICAS LINGUÍSTICAS EPEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DE ENSINO. 2024. (Seminário).
I Seminário de Integração da Rede PRIL UFMS-UNEMAT-UCB. 2023. (Seminário).
SEVA 2023- Educação para Transformação: Perspectivas de uma Pedagogia Inclusiva, Sensível e Democrática.. 2023. (Seminário).
XX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2023) e IX Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD 2023). 2023. (Congresso).
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO VALE DO ARINOS - SEVA.CONSIDERAÇÕES À CRISE DO CAPITAL, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E IMPACTOS NAS POLÍTICAS SOCIAIS. 2021. (Seminário).
Seleção de Mestrado: Planejamento, desafios e dicas.Projeto de Pesquisa- de olho na linha de pesquisa e orientador(a). 2020. (Oficina).
Seleção de Mestrado: Planejamento, desafios e dicas.Dicas Gerais para a Seleção de Mestrado- Planejamento a partir do edital. 2020. (Oficina).
XV Reunião Regional da ANPED Centro-Oeste (ANPED-CO).COOPERATIVISMO E A ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA NA MICRO REGIÃO MATO-GROSSENSE. 2020. (Encontro).
V Encontro de Fornação de Gestores - V EFG. 2015. (Encontro).
VI Seminário de Informática na Educação: Inovações Tecnológicas e suas Complexidades nas Diferentes Modalidades de Ensino - VI SIES.Formação de Educadores em Tecnologias Digitais de Rede Potencializa via Arquiteturas Pedagógicas. 2015. (Seminário).
Curso de Capacitação Feedback. 2014. (Encontro).
III Conferência Regional de Administração do Vale do Arinos. 2014. (Encontro).
III Conferência Regional de Administração do Vale do Arinos. 2014. (Outra).
II SIMDES - II Simpósio do Dehscubra - Espaço, cultura e instituições no Império Português dos séculos XVI ao XVIII.Considerações acerca do Real Colégio das Artes de Coimbra no Século XVI em Portugal. 2013. (Simpósio).
Curso de Cinema e Educação. 2012. (Encontro).
IX Congresso Luso-Brasileiro da História da Educação. Relações entre Punição e Educação: a "Pedagogia do Medo" nas Ordenações Filipinas. 2012. (Congresso).
XI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação.O Fazer Historiográfico na Nova História Cultural. 2012. (Seminário).
XIX Simpósio Internacional Processos Civilizadores: "Civilização, Fronteiras e Diversidade" e IV Seminário do Grupo de Pesquisa " Educação e Processo Civilizador". Os Mecanismos de Controle das Pulsões Presentes nas Ordenações Filipinas. 2012. (Congresso).
Seminário de Pesquisa do PPE. A Atuação da Companhia de Jesus em Portugal no Século XVI no Âmbito Educacional. 2011. (Congresso).
V Congresso Internacional de História. História do Direito Português no Período das Ordenações Reais. 2011. (Congresso).
X Congresso Nacional de Educação? EDUCERE. Século XVI em Portugal: A Companhia de Jesus um Olhar à Inácio de Loyola. 2011. (Congresso).
X Jornada do HISTEDBR:História da Educação: Intelectuais, Memória e Política. A História da Companhia de Jesus em Portugal no Século XVI: Considerações sobre Inácio de Loyola. 2011. (Congresso).
XVIII Semana de Pedagogia da UEM- Educação e Escola: Saberes e Práticas. COMPANHIA DE JESUS EM PORTUGAL NO SÉCULO XVI: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CONTEXTO. 2011. (Congresso).
Educação a contrapelo: breve análise das pedagogias contra-hegêmonicas na história da educação brasileira. 2010. (Oficina).
V Encontro de Pesquisa em educação- XVII Semana da Pedagogia da UEM - III Jornada de Gestão Escolar. A Companhia de Jesus no reino de Portugal no século XVI: contribuição para a educação. 2010. (Congresso).
V Encontro de Pesquisa em educação- XVII Semana da Pedagogia da UEM - III Jornada de Gestão Escolar. 2010. (Congresso).
XVIII Fórum Nacional dos Estudantes de Pedagogia - FONEP. 2010. (Congresso).
I Fórum de Assistência Estudantil. 2009. (Encontro).
I Gincaped.Gincaped. 2009. (Outra).
I Gincaped. 2009. (Outra).
IV Encontro de Pesquisa em Educação, XVI Semana de Pedagogia da UEM, II Jornada de Gestão Escolar: "A Formação do Professor e Intervenções Pedagógicas Humanizadoras". 2009. (Congresso).
XII Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia - A Regulamentação e a Formação do Pedagogo em Questão. 2009. (Congresso).
II Fórum das Licenciaturas da UEM. 2008. (Simpósio).
III Encontro de Pesquisa em Educação. 2008. (Encontro).
Intervenção Pedagógica junto a Criança Hospitalizada. 2008. (Outra).
I Workshop: Brincadeiras em Ambiente Escolar. 2008. (Oficina).
I Encontro Çientífico do CCH. 2007. (Encontro).
II Encontro de Pesquisa em Educação. 2007. (Encontro).
Participação em bancas
SANTANA, A. M.;MUSIALAK, ARIELE MAZOTI CRUBELATI; OLIVEIRA, N. C.; BRUGNERA, E. D.. Educação Inclusiva em Escola de Tempo Integral: Práticas Pedagógicas em uma Escola de Ensino Médio de Tempo Integral em Rondonópolis-MT. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
FONSECA, R. C. G.;MUSIALAK, ARIELE MAZOTI CRUBELATI; BRUGNERA, E. D.; TRUGILLO, E. A.. ?Tecnologia Assistiva: Desafios E Possibilidades Para O Ensino-Aprendizagem De Área E Perímetro Para Estudantes Do Espectro Autista Numa Escola Estadual De Sinop/MT?,. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
SANTOS, G. B. L.;MUSIALAK, ARIELE MAZOTI CRUBELATI; BRUGNERA, E. D.; TRUGILLO, E. A.. UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: Um estudo de caso com estudantes com TDAH no 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola de Sinop-MT. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
SANTOS, G. B. L.;MUSIALAK, ARIELE MAZOTI CRUBELATI; TRUGILLO, E. A.; BRUGNERA, E. D.. UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: Um estudo de caso com estudantes com TDAH no 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola de Sinop-MT.. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
AMERICO, E. A.;MUSIALAK, ARIELE MAZOTI CRUBELATI; OLIVEIRA, N. C.; DIAS, C. M. S. L.. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Uma Análise Acerca Das Práticas Pedagógicas Inclusivas Em Uma Escola Municipal De Sinop-MT. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
LEITE, A. F. V. S.;CRUBELATI, ARIELE MAZOTI; BRUGNERA, E. D.; MAGALHAES, D. S.. A Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva na Alfabetização de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista na Perspectiva da Formação Docente?. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, ARIELE MAZOTI; DIAS, C. M. S. L.; LOPES, T. B.; FERREIRA, L. S. O.. O ENSINO DE MATEMÁTICA E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: concepções de professores dos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública de Mato Grosso. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
MELLO, A. R. C.;MUSIALAK, ARIELE MAZOTI CRUBELATI. Projeto de Letramento e o Processo de Aprendizagem da Leitura e da Escrita de Alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental de Escola Pública na Cidade de Querência em Mato Grosso. 2024. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, A. M.; MELLO, A. R. C.; FARIA, R. W. S. C.; FALCAO, J. L. F.. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA ? PNAIC: NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES (AS) ALFABETIZADORES (AS) NO MUNICÍPIO DE JUARA/MT. 2023. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, A. M.; MELLO, A. R. C.; GOMES, N. S.. ?História em Quadrinhos: uma possibilidade de alfabetização e construção do gosto e do hábito de ler. 2022. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
MUSIALAK, ARIELE MAZOTI CRUBELATI; BRUGNERA, E. D.; TRUGILLO, E. A.; SANTOS, G. B. L.. Utilização de Aplicativos Móveis para Aprimorar a Aprendizagem de Alunos com TDAH nas Aulas de Língua Portuguesa: Um estudo de caso com alunos do 7° ano em Sinop - MT. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, A. M.; SILVA, G. E.. Acessibilidade em Ambientes Escolares: Vislumbrando as Dificuldades dos Cadeirantes na Escola Estadual Professora Jada Torres na cidade de Tangará da Serra - MT. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, A. M.; ARAUJO, R. A.. Formação de professores em Tecnologias Digitais na Informação e Comunicação: um Estudo da Proposta Curricular e das Práticas Formativas do Curso de Pedagogia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Docência no Ens Superi) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, A. M.; SILVA, A. P. P.; FALCAO, J. L. F.. Atuação do Tutor Presencial no Contexto da Educação à Distância: o Proposto e o Vivido em Análise. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Docência no Ens Superi) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, A. M.; SANTANA, A.. Crianças com Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas Salas de Ensino Regular: Compreensão de suas Necessidades para a Efetivação de uma Prática Pedagógica Diferenciada. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Centro de Ensino Superior de Maringá.
MUSIALAK, ARIELE MAZOTI CRUBELATI; FALCAO, J. L. F.; MORAES, S. A.; SILVA, A. R.. PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES ESTADO DA ARTE NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
MUSIALAK, ARIELE MAZOTI CRUBELATI; FALCAO, J. L. F.; WURZLER, D.; MOURA, S. C.. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A INCLUSÃO ESCOLAR: um estudo de caso evidenciando os desafios e possibilidades de inclusão em uma escola municipal de Juara-MT. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
FALCAO, J. L. F.;CRUBELATI, ARIELE MAZOTI; NASCIMENTO, R.. Escola "Dom Aquino Corrêa" no Contexto da História de Águas Claras. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, ARIELE MAZOTI; TABORDA, C. R. B.; NEVES, O. C.. Políticas Públicas na Educação: uma análise contemporânea no município de Novo Horizonte do Norte-MT. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
FALCAO, J. L. F.;CRUBELATI, A. M.; LIMA, A. M.. Educação em Ambientes não Escolares: um estudo do papel educativo do Centro de Referência de Assistência Social de Juara. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, A. M.; FALCAO, J. L. F.; AZINARI, A. P. S.. A Práxis Pedagógica: um olhar para a Pedagogia além do ambiente escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, A. M.; FALCAO, J. L. F.; MORAES, S. A.. A Construção Histórica do Conceito de Infância: uma Discussão necessária para a Compreensão da Mudança Social na Vida da Criança. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
FALCAO, J. L. F.;CRUBELATI, A. M.; TABORDA, C. R. B.. Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana: Prós e Contras para uma Educação em Transformação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
OLIVEIRA, L. A.;CRUBELATI, A. M.; SANTOS, S. M.. Motivação e Qualidade de Vida no Trabalho: um estudo de caso na Cooperativa Sicredi de Juara-MT. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
TABORDA, C. R. B.;CRUBELATI, A. M.; MELLO, A. R. C.. A participação da Família no Contexto da Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
TABORDA, C. R. B.;CRUBELATI, A. M.; MELLO, A. R. C.. Dilemas dos Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Frente ao Contexto de Indisciplina em Sala de Aula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
FALCAO, J. L. F.;CRUBELATI, A. M.; CAVALLARI, S. A.. O Brincar na Educação Infantil: Função e Importância no Processo de Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAVALLARI, S. A.;CRUBELATI, A. M.; SILVA, B. M. D.. TDA/H: Transtorno do Déficit de Atenção/ Hiperatividade: Práticas Pedagógicas que Contemplam Educandos com Limitações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAVALLARI, S. A.;CRUBELATI, A. M.; SILVA, B. M. D.. Orientação e Educação Sexual no Contexto Escolar: Uma Temática Necessária para o Desenvolvimento Físico e Psíquico do Educando. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ALEXANDRE, I. J.;CRUBELATI, A. M.; FERREIRA, C. G.. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Raciais: Abordagem Docente na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
MORAES, S. A.;CRUBELATI, A. M.; PADOVAN, I. D. S.. Artes Plásticas como Auxílio Pedagógico na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
NEVES, O. C.;CRUBELATI, A. M.; SILVA, B. M. D.. Evasão no Curso de Pedagogia UNEMAT/Juara: Fatores Causadores na Percepção dos Alunos Evadidos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
SILVA, A. P. P.;CRUBELATI, A. M.; FALCAO, J. L. F.. As tecnologias digitais como suporte pedagógico no processo de aprendizagem em anos iniciais do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
FALCAO, J. L. F.;CRUBELATI, A. M.; CAPELETI, R.. Tecnologias digitais na educação: uma análise na perspectiva de professores de uma escola do ensino fundamental de Juara-MT. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
SILVA, B. M. D.;CRUBELATI, A. M.; TABORDA, C. R. B.. Lúdico: a ruptura sofrida no processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
FALCAO, J. L. F.; SILVA, A. P. P.;CRUBELATI, A. M.. A trajetória escolar dos filhos dos seringueiros da vila Novo Paraná entre os anos de 1987-1997. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
SILVA, A. P. P.;CRUBELATI, A. M.; CAPELETI, R.. Formação continuada de professores para utilização das tecnologias digitais no processo educacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, A. M.; FALCAO, J. L. F.; ARAUJO, R. A.. Narrativas de Aprendizagem dos Licenciandos Bolsistas no PIBID sobre a Utilização das Tecnologias Digitais no Processo de Formação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, A. M.; FALCAO, J. L. F.. Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: uma Análise na Perspectiva dos Licenciandos da Pedagogia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, A. M.; FALCAO, J. L. F.; ARAUJO, R. A.. As Tecnologias Digitais no Processo Formativo dos Licenciados Bolsistas do PIBID Subprojeto Pedagogia/Juara-MT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, A. M.; CAVALLARI, S. A.. Educação e Prevenção do Uso de Drogas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, A. M.; TABORDA, C. R. B.. A Contribuição da Educação de Jovens e Adultos para uma Formação Libertadora e Crítica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, A. M.; SILVA, A. T.. Uso das Tecnologias Digitais nas Práticas Pedagógicas: um Estudo no Contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, A. M.; CAVALLARI, S. A.. Brincadeiras na Educação Infantil: Concepção, práticas pedagógicas e os desafios em análise. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
SILVA, A. P. P.;CRUBELATI, A. M.; ARAUJO, R. A.. As tecnologias digitais na escola: Uma análise do uso das práticas pedagógicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, A. M.; SILVA, A. P. P.; MORAES, S. A.. Um Estudo de Caso sobre Indisciplina: Percepções Pedagógicas do Professor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, A. M.; ARAUJO, R. A.; SILVA, A. P. P.. Tecnologias Digitais de Rede no Processo de Alfabetização: Percepções e Práticas de Professoras Alfabetizadoras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, A. M.; SILVA, A. P. P.; PAULINO, C. A.. As Tecnologias Digitais na Vida Cotidiana dos Alunos da Educação Básica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
MUSIALAK, ARIELE MAZOTI CRUBELATI; DIAS, C. M. S. L.; SILVA, N. M.. Comissão Especial para coordenar o processo seletivo de ingresso de discentes no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI-SNP - Seleção 2025. 2025. Universidade do Estado de Mato Grosso.
MUSIALAK, ARIELE MAZOTI CRUBELATI; ALEXANDRE, I. J.; VIEIRA, P. A. S.; MULLER, J. L.; DIAS, C. M. S. L.; SILVA, N. M.; NASCIMENTO, R. C. L. C. B.; RIBEIRO, L. F. C.; BRUGNERA, E. D.; GUEDES, S. F.; SARTIN, M. A.; CUNHA, M. M.. Comissão Especial para o processo seletivo de ingresso de discentes no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI-SNP - Seleção 2025. 2024. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, A. M.; FALCAO, J. L. F.; SANTOS, L. L.. Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária de Profissionais Técnicos do Ensino Superior- Intérprete de Libras e Ledor. 2022. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, ARIELE MAZOTI. Banca Examinadora das Provas Didáticas e Títulos na Área de Educação FACSAL/Tangará da Serra UNEMAT. 2021. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, ARIELE MAZOTI; MATOS, L. S.; ARRUDA, V. M.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para provimento de Professor Temporário da Educação Superior na área de Ciências Biol[ogicas - UNEMAT Nova Mutum. 2021. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, ARIELE MAZOTI. Banca Examinadora do Processo Seletivo na Área de Ciências da Computação. 2021. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, ARIELE MAZOTI. Banca Examinadora do Processo Seletivo na Área de Ciências de Matemática. 2021. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, ARIELE MAZOTI. Banca Examinadora do Processo Seletivo na Área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo (Administração). 2021. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, ARIELE MAZOTI. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Interprete de Libras e de Ledor para Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas. 2021. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, ARIELE MAZOTI; BUHLER, H. F.; CABRAL, J. F.. Banca de Teste Seletivo de Contratação de Professores Área de Didática para o curso de Enfermagem. 2020. Universidade do Estado de Mato Grosso.
SILVA, A. P. P.;CRUBELATI, A. M.; MELLO, A. R. C.. Banca de Teste Seletivo de Contratação de Professores Área de Didática. 2018. Universidade do Estado de Mato Grosso.
MELLO, A. R. C.;CRUBELATI, A. M.; SILVA, A. P. P.. Banca de Teste Seletivo para Contratação de Professores Área de Metodologia de Ensino II. 2018. Universidade do Estado de Mato Grosso.
SILVA, G. E.;CRUBELATI, A. M.; POQUIVIQUI, A.. Banca de Teste Seletivo para Contratação de Professores Área de Matemática. 2018. Universidade do Estado de Mato Grosso.
SILVA, A. P. P.;CRUBELATI, A. M.; FALCAO, J. L. F.. Banca Avaliadora do Processo Seletivo dos candidatos do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Docência na Educação Infantil. 2016. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, A. M.; SANTOS, E. A.; SANTOS, L. L.. Banca do Teste Seletivo de Professores na área de Ciências Humanas- Metodologia de Ensino e História da Educação. 2016. Universidade do Estado de Mato Grosso.
NEVES, O. C.; TABORDA, C. R. B.;CRUBELATI, A. M.. Banca de Teste Seletivo de Professores. 2015. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, A. M.; POQUIVIQUI, A.; ANGELICE, A. F.. Comissão para Avaliação e Classificação do Barema de Professores Contratados. 2015. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CRUBELATI, A. M.; PEREIRA, L. C. P.; SANTOS, E. A.. Banca do Teste Seletivo de professores para a grande área de Ciências Humanas, na área de Filosofia da Educação. 2014. Universidade do Estado de Mato Grosso.
TABORDA, C. R. B.; FERREIRA, W. A. A.;CRUBELATI, A. M.. Banca do Teste Seletivo de Professores. 2014. Universidade do Estado de Mato Grosso.
Orientou
Inclusão sem Abismos: Sugestões de adaptação de ensino em sala comum para alunos da; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);
Equivalência de Estímulo para alfabetização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA); ; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);
?Formação Continuada para Professores de Educação Física: práticas pedagógicas inclusivas e efetivas, visando à participação e desenvolvimento de todos(as) os(as) alunos(as)?,; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);
Políticas e Práticas da Educação Inclusiva nas Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral em Rondonópolis- MT: Uma análise das práticas dos professores de Ciências da Natureza na Escola Estadual Silvestre Gomes Jardim; ; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);
PROJETO DE VIDA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE TABAPORÃ/MT; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);
Políticas Públicas educacionais: Mapeamento e estudo sobre os egressos do curso de Agronomia da UNEMAT em Juara-MT; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; (Orientador);
Mapeamento e análise da evasão nos cursos de Pedagogia e Administração da UNEMAT Campus de Juara-MT; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; (Orientador);
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Uma Análise Acerca Das Práticas Pedagógicas Inclusivas Em Uma Escola Municipal De Sinop-MT; 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
Educação Inclusiva em Escola de Tempo Integral: Práticas Pedagógicas em uma Escola de Ensino Médio de Tempo Integral em Rondonópolis-MT; 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
?Ensino em Duas Escolas Públicas de Juara -Mato Grosso: Análises Acerca das Práticas Pedagógicas para Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)?; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
?Ensino na Educação Especial e Educação Inclusiva em Escolas Públicas de Juara Mato Grosso: Análises Acerca das Práticas Pedagógicas para Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)?,; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
COOPERATIVISMO DAS QUEBRADEIRAS DE COCO NO MARANHÃO: RENDA, TRABALHO E TENSÕES AGRÁRIAS NO MÉDIO MEARIM ( 1970-1988); 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
O EMPOBRECIMENTO DA CIDADE MARAVILHOSA: UM DEBATE SOBRE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
Educação Física: o Desenvolvimento e Aprendizagem do Acadêmico Enquanto Futuro Educador; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Docência no Ens Superi) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
Acessibilidade em Ambientes Escolares: Vislumbrando as Dificuldades dos Cadeirantes na Escola Estadual Professora Jada Torres na Cidade de Tangará da Serra-MT; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICA DA INSPEÇÃO ESCOLAR E O IMPACTO SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO ?LATO-SENSU? EM GESTÃO EDUCACIONAL -) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
AS CONTRIBUIÇÕES DE ENSINO TEIXEIRA PARA ATUAL EDUCAÇÃO BRASILEIRA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO ?LATO-SENSU? EM GESTÃO EDUCACIONAL -) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
A CONTRIBUIÇÃO DOS AGENTES EDUCACIONAIS NO PROCESSO EDUCATIVO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO ?LATO-SENSU? EM GESTÃO EDUCACIONAL -) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO ?LATO-SENSU? EM GESTÃO EDUCACIONAL -) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: UM SUBSÍDIO PARA A QUALIDADE DO ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO ?LATO-SENSU? EM GESTÃO EDUCACIONAL -) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
Atuação do pedagogo no ambiente empresarial; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
DESAPRENDIZAGEM E DEFASAGEMNA ESCOLAS EM TEMPOS DE COVID 19; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
Trajetórias e percalços das mulheres na Universidade; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
Indisciplina Escolar: um olhar sobre os Desafios da Prática Pedagógica na Sala de Aula; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
Crianças Hiperativas no Ensino Fundamental: o Olhar Docente Acerca das Características Comportamentais e Emocionais desse Transtorno; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
O lúdico como processo de ensino aprendizagem para alunos do 4º ano do ensino fundamental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
A Formação e a Abordagem Docente Diante do Fenômeno Bullying na Escola; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
A Escola Organizada por Ciclos: uma Aproximação à Percepção Docente no Município de Juara; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
Violência doméstica e familiar: a importância de práticas pedagógicas emancipadoras; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
Socialização e interação na educação infantil: uma análise na Escola Municipal de Educação Infantil Maria Malfacine Riva; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
DESAPRENDIZAGEM E DEFASAGEM NOS TEMPOS DE COVID 19; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ariele Mazoti Crubelati Musialak;
Produções bibliográficas
-
FRANCISCO, FRANCIELLE DE FÁTIMA CARLINI ; ALMEIDA, EDIVÂNIA FLORO NICÁCIO ; MUSIALAK, ARIELE MAZOTI CRUBELATI ; LEITE, ALINE FERNANDA VENTURA SÁVIO . DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM ALIADO AO USO DE TECNOLOGIAS. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 28, p. 48-49, 2024.
-
CRUBELATI, ARIELE MAZOTI ; NANAKA, HUMBERTO MASSAHIRO ; POQUIVIQUI, AGILSON . Usina hidrelética de Castanheira Juara Mato Grosso: planejamento e impactos socioambientais. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , v. 12, p. 234-251, 2022.
-
CRUBELATI, A. M. ; CORDEIRO, K. L. F. . CONSIDERAÇÕES À CRISE DO CAPITAL, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E IMPACTOS NAS POLÍTICAS SOCIAIS. REVISTA DE EDUCAÇÃO DO VALE DO ARINOS - RELVA , v. 8, p. 123-131, 2021.
-
SILVA, ALBINA PEREIRA DE PINHO ; CRUBELATI, ARIELE MAZOTI ; FALCÃO, JAIRO LUIZ FLECK ; ARAÚJO, ROSALIA DE AGUIAR . Percursos formativos de apropriação e uso pedagógico das tecnologias digitais de rede potencializados em arquiteturas pedagógicas. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 11, p. 900-918, 2017.
-
CRUBELATI, ARIELE MAZOTI . Estado. In: Liliana Soares Ferreira; Ana Sara Castaman; Silvia de Siqueira; Marcos José Andrighetto. (Org.). Glossário sobre trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica. 1ed.Curitiba: CRV, 2024, v. 1, p. 157-159.
-
CRUBELATI, ARIELE MAZOTI . Educação em Portugal no Século XVI: um Olhar ao Real Colégio das Artes e Humanidades. In: Célio Juvenal Costa, Luciana de Araújo Nascimento Guaraldo, Sezinando Luiz Menezes. (Org.). IMPÉRIO PORTUGUÊS DIÁLOGOS SOBRE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO DO SÉCULO XV AO XVIII. 1ed.Curitiba: Appris, 2021, v. 1, p. 211-229.
-
CRUBELATI, A. M. ; SILVA, A. P. P. ; TABORDA, C. R. B. ; SILVA, E. W. A. ; BRANDINI, E. S. ; FALCAO, J. L. F. . Laboratórios de Informática e a Discursividade no Processo de Ensino e Aprendizagem nas Escolas Estaduais da Região Noroeste de Mato-Grosso. In: Sandra Luzia Wrobel Straub; Albina Pereira de Pinho Silva; Tânia Pitombo de Oliveira; José Luiz Straub; Elisângela Brugnera. (Org.). LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS MATO-GROSSENSES: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA REALIDADE EDUCACIONAL. 1ed.Cáceres: UNEMAT, 2020, v. 1, p. 048-73.
-
MELLO, A. R. C. ; SILVA, A. P. P. ; TABORDA, C. R. B. ; CRUBELATI, ARIELE MAZOTI ; FALCAO, J. L. F. . Políticas educacionais de formação continuada no Estado de Mato Grosso: os CEFAPROs na avaliação e análise de professores. In: Ângela Rita Christofolo de Mello; Albina Pereira de Pinho Silva; Cleuza Regina Balan Taborda. (Org.). Política de Formação Continuada de Professores de Mato Grosso: Implementada no âmbito dos CEFAPROs nos últimos dez anos. 1ed.Cuiabá-MT: Carlini & Caniato Editorial, 2019, v. 1, p. 1-196.
-
REIS, C. S. ; CRUBELATI, A. M. . Educação Física: o Desenvolvimento e Aprendizagem do Acadêmico Enquanto Futuro Educador. In: IX Seminário de Educação do Vale do Arinos - IX SEVA, 2014, Juara. IX Seminário de Educação do Vale do Arinos - IX SEVA, 2014.
-
MORAES, S. A. ; CRUBELATI, A. M. . As Funções de Reprodução da Cultura: a (re)estruturação do Mundo Simbólico nas Sociedades de Classe e a Cumplicidade da Educação em sua Forma Escolar. In: IX Seminário de Educação do Vale do Arinos IX SEVA, 2014, Juara. IX Seminário de Educação do Vale do Arinos IX SEVA, 2014.
-
COSTA, C. J. ; CRUBELATI, A. M. ; NASCIMENTO, L. A. . A Sociedade de Corte em Portugal: D. João III e as reformas educacionais. In: XV Congreso Internacional Processos Civilizadores: el legado de Norbert Elias, 2014, Cidade do México MX. Anais do XV Congreso Internacional Processos Civilizadores, 2014. v. v.1. p. p.1-19.
-
CRUBELATI, A. M. ; COSTA, C. J. . Considerações acerca do Real Colégio das Artes e Coimbra no Século XVI em Portugal. In: XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013, Maringá. Anais do Seminário do PPE, 2013.
-
CRUBELATI, A. M. ; COSTA, C. J. . O Fazer Historiográfico na Nova História Cultural. In: XI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012, Maringá. Seminário de Pesquisa do PPE, 2012.
-
CRUBELATI, A. M. ; TOYSHIMA, A. M. ; COSTA, C. J. ; MONTAGNOLI, G. A. ; COELHO, M. P. . Os Mecanismos de Controle das Pulsões Presentes nas Ordenações Filipinas. In: XIV Simpósio Internacional Processos Civilizadores: 'Civilização, Fronteiras e Diversidade' r IV Seminário do Grupo de Pesquisa 'Educação e Processo Civilizador', 2012, Dourados. XIV SIPC 2012, 2012.
-
CRUBELATI, A. M. ; MONTAGNOLI, G. A. ; COSTA, C. J. . Relações entre punição e Educação: a 'pedagogia do medo' nas Ordenações Filipinas. In: IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, dedicado ao tema Rituais, Espaços e Patrimônios Escolares, 2012, Lisboa. IX Congresso Luso -Brasileiro de História da Educação Rituais, Espaços e Patrimônios Escolares. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012.
-
CRUBELATI, A. M. ; OLIVEIRA, A. M. B. . Práticas para a Inclusão no Ensino Regular. In: Jornada de Estudos do Curso de Pedagogia a Distância da UEM. A Formação do Professor na Educação a Distância, 2012. Jornada de Estudos do Curso de Pedagogia a Distância da UEM, 2012.
-
CRUBELATI, A. M. ; COSTA, C. J. ; Amanda ; Gilmar . História do Direito Português no período das Ordenações Reais. In: V Congresso Internacional de História, 2011, Maringá. Anais do Congresso Internacional de História (CD-Rom), 2011.
-
COSTA, C. J. ; CRUBELATI, A. M. . Século XVI em Portugal: A Companhia de Jesus um Olhar à Inácio de Loyola. In: X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação, 2011.
-
CRUBELATI, A. M. ; COSTA, C. J. . A Atuação da Companhia de Jesus em Portugal no Século XVI no Âmbito Educacional. In: Seminário de Pesquisa do PPE, 2011, Maringá. Anais do Seminário de Pesquisa do PPE, 2011.
-
CRUBELATI, A. M. ; OLIVEIRA, A. M. B. . Práticas para Inclusão no Ensino Regular. In: I Jornada de Estudos do Curso de Pedagogia a Distância da UEM. EAD Desafios e Possibilidades, 2011. Jornada de Estudos do Curso de Pedagogia a Distância da UEM, 2011.
-
COSTA, C. J. ; CRUBELATI, A. M. ; Gilmar . A História da Companhia de Jesus em Portugal no Século XVI: Considerações sobre Inácio de Loyola. In: X Jornada Nacional do HISTEDBR História da Educação: Intelectuais, Memória e Política, 2011, Vitória da Conquista. Jornada HISTEDBR, 2011.
-
COSTA, C. J. ; CRUBELATI, A. M. . A Companhia de Jesus no Reino de Portugal no Século XVI: Contribuições para a Educação. In: XVII Semana de Pedagogia da UEM, 2010, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2010.
-
NOGUEIRA, J. N. S. ; CRUBELATI, A. M. . Indisciplina Escolar: Práticas Educativas para Prevenção e Interação do Aluno com Problemas de Comportamento. In: IX Seminário de Educação do Vale do Arinos - IX SEVA, 2014, Juara. IX Seminário de Educação do Vale do Arinos - IX SEVA, 2014.
-
BARRETO, L. B. ; CRUBELATI, A. M. . Crianças Hiperativas de 4 a 6 anos: o Olhar Docente Acerca das características Comportamentais e Emocional desse Transtorno. In: IX Seminário de Educação do Vale do Arinos - IX SEVA, 2014, Juara. IX Seminário de Educação do Vale do Arinos - IX SEVA, 2014.
-
CRUBELATI, A. M. ; COSTA, C. J. . A Companhia de Jesus no Reino Português no Século XVI. In: XIX Encontro Anual de Iniciação Científica, 2011, Guarapuava. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2010.
-
MUSIALAK, ARIELE MAZOTI CRUBELATI ; VIANA, A. C. . COOPERATIVISMO DAS QUEBRADEIRAS DE COCO NO MARANHÃO: RENDA, TRABALHO E TENSÕES. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MUSIALAK, ARIELE MAZOTI CRUBELATI ; SANTOS, E. C. M. . DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E INCLUSÃO ESCOLAR: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO EQUITATIVA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MUSIALAK, ARIELE MAZOTI CRUBELATI ; SILVA, R. B. . APONTAMENTOS TEÓRICOS ACERCA DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E POSSÍVEIS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOAMBIENTE ESCOLAR: UMA PROPOSTA DIRECIONADA AOS DOCENTES DAEDUCAÇÃO BÁSICA ,. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MUSIALAK, ARIELE MAZOTI CRUBELATI ; LANDI, S. . PEDAGOGIA EMPRESARIAL: UMA PROPOSTA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL QUE TRANSFORMA AMBIENTES CORPORATIVOS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MUSIALAK, ARIELE MAZOTI CRUBELATI ; FRANCISCO, F. F. C. ; SILVA, N. M. ; BARBOSA, A. . GAMIFICAÇÃO: UM CAMINHO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CRUBELATI, ARIELE MAZOTI ; MELLO, A. R. C. . NÚCLEOS DOS SUBPROJETOS DO PIBID INSTITUCIONALIZADOS NA UNEMAT, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE JUARA - EDIÇÃO DE 2022/24. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, A. M. ; SOUZA, A. A. L. . PROJETO 'EMPODERE-SE: DEFESA PESSOAL FEMNINA': UM PROJETO EM ANDAMENTO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, ARIELE MAZOTI ; ANDRADE, D. H. S. . A ATUAÇÃO NO PROJETO ?EMPODERE-SE: DEFESA PESSOAL FEMININA? NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS FÍSICAS E EMOCIONAIS DE MULHERES. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, ARIELE MAZOTI ; SILVA, C. . VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR: A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPADORAS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, A. M. ; RAMOS, L. F. . Desaprendizagem e defasagem nos tempos de COVID 19 : uma pesquisa do PROBIC em andamento. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, ARIELE MAZOTI ; RAMOS, L. F. . Desaprendizagem e Defasagem nos tempos de COVID 19. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, A. M. ; RAMOS, S. F. . SOCIALIZAÇÃO E INTERAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL MARIA MALFACINE RIVA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, J. M. ; CRUBELATI, A. M. . ENTRE AS SOCIOLOGIAS DAS AUSÊCIAS E DAS EMERGÊNCIAS: ESCOLA DE SABERES DE BARBALHA (ESBA), UMA RESISTÊNCIA!. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CRUBELATI, A. M. ; CORDEIRO, K. . CONSIDERAÇÕES À CRISE DO CAPITAL, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E IMPACTOS NAS POLÍTICAS SOCIAIS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CRUBELATI, ARIELE MAZOTI ; SILVA, A. P. P. ; TABORDA, C. R. B. ; FALCAO, J. L. F. ; SILVA, E. W. A. ; BRANDINI, E. S. . SEMINÁRIO DO PROJETO LABIN: LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS MATO-GROSSENSES: ANÁLISE DISCURSIVA DA REALIDADE EDUCACIONAL. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CRUBELATI, ARIELE MAZOTI . COOPERATIVISMO E A ECONOMIA SOLIDÁRIA: uma experiência na micro região mato-grossense. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, ARIELE MAZOTI . COOPERATIVISMO E A ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA NA MICRO REGIÃO MATO-GROSSENSE. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, A. M. ; SCOPINHO, R. A. ; BALDACCHINO, G. . Cooperativa e Cooperativismo: um paralelo entre as configurações brasileiras e maltesas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, L. A. ; CRUBELATI, A. M. ; SILVA, B. M. D. . Marketing Ambiental como Estratégia de Negócio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, E. M. ; CRUBELATI, A. M. ; FALCAO, J. L. F. . Perspectivas da Atuação do Pedagogo no Contexto das Organizações Empresariais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A. P. P. ; MELLO, A. R. C. ; CRUBELATI, A. M. ; FALCAO, J. L. F. . Formação Continuada de Professores para Utilização das Tecnologias Digitais daInformação e Comunicação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FALCAO, J. L. F. ; SILVA, A. P. P. ; MELLO, A. R. C. ; CRUBELATI, A. M. . Fronteira, territorialidade e cultura: alguns aspectos sobre a história de Juara. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, A. M. ; OLIVEIRA, N. . Educação Jesuítica no Século XVI: O Colégio de Santo Antão e a Aula de Esfera. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARBOSA, A. P. ; CRUBELATI, A. M. ; BORCHARDT, M. A. . Incubadora de Empreendimentos Socioeconômicos Solidários-IESA: Reflexão sobre a importância da Educação popular no fomento à economia solidária e ao trabalho Associado na Coopernonte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
METKA, G. S. ; CRUBELATI, A. M. ; PICCIN, V. . As políticas Públicas Relacionadas à Informatização nas Escolas Estaduais do Município de Juara-MT. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NOGUEIRA, J. N. S. ; CRUBELATI, A. M. ; SILVA, E. W. A. . Indisciplina Escolar: Práticas Pedagógicas para Prevenção e Intervenção do Aluno com Problemas de Comportamento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, A. P. P. ; CRUBELATI, A. M. . Formação de Educadores em tecnologias Digitais de Rede Potencializadas via Arquiteturas Pedagógicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CRUBELATI, A. M. ; COSTA, C. J. . Considerações acerca do Real Colégio das Artes de Coimbra no Século XVI em Portugal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CRUBELATI, A. M. ; COSTA, C. J. . Considerações acerca do Real Colégio das Artes de Coimbra no Século XVI em Portugal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CRUBELATI, A. M. ; COSTA, C. J. . O Fazer Historiográfico na Nova História Cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, A. M. ; COSTA, C. J. ; TOYSHIMA, A. M. . Relações entre Punição e Educação: a 'Pedagogia do Medo' nas Ordenações Filipinas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, A. M. ; COSTA, C. J. ; MONTAGNOLI, G. A. . A Escrita da História na Obra De Magistro de Tomás de Aquino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, A. M. ; TOYSHIMA, A. M. ; COSTA, C. J. ; MONTAGNOLI, G. A. . O Papel Pedagógico das Punições no Império Português. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, A. M. ; TOYSHIMA, A. M. ; COSTA, C. J. ; MONTAGNOLI, G. A. ; COELHO, M. P. . Os Mecanismos de Controle das Pulsões Presentes nas Ordenações Filipinas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, A. M. ; TOYSHIMA, A. M. ; MONTAGNOLI, G. A. . Educação, História e Cultura no Brasil Colônia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CRUBELATI, A. M. ; COSTA, C. J. . A Atuação da Companhia de Jesus em Portugal no Século XVI no Âmbito Educacional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, A. M. ; Gilmar ; COSTA, C. J. . Reflexões Sobre a Escrita da História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, A. M. ; COSTA, C. J. . Século XVI em Portugal: A Companhia de Jesus um Olhar à Inácio de Loyola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, A. M. ; COSTA, C. J. ; Gilmar . A História da Companhia de Jesus em Portugal no Século XVI: Considerações sobre Inácio de Loyola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, A. M. ; Gilmar ; COSTA, C. J. ; Amanda . História do Direito Português no Período das Ordenações Reais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, A. M. . A Atuação da Companhia de Jesus em Portuga no Século XVI no Âmbito Educacional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, A. M. ; COSTA, C. J. . Companhia de Jesus em Portugal no Século XVI: Algumas Considerações Acerca do Contexto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, A. M. ; COSTA, C. J. . A Companhia de Jesus no reino de Portugal no século XVI: contribuição para a educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, A. M. ; COSTA, C. J. . A Companhia de Jesus no Reino Português no Século XVI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUBELATI, ARIELE MAZOTI . Revista de Educação do Vale do Arinos- RELVA. Juara, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
CRUBELATI, ARIELE MAZOTI . Revista de Educação do Vale do Arinos-RELVA. Juara, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
Outras produções
CRUBELATI, A. M. ; COSTA, C. J. ; Amanda ; TOYSHIMA, A. M. ; MONTAGNOLI, G. A. . LEIP - Laboratório de Estudos do Império Português. 2013. (Blog).
CRUBELATI, A. M. . LEIP - Laboratório de Estudos do Império Português. 2013. (Rede social).
MUSIALAK, ARIELE MAZOTI CRUBELATI ; LOPES, T. C. . GT: A ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO RESISTÊNCIA E ALTERNATIVA PROPOSITIVA NAS FRONTEIRAS AGRÍCOLAS CAPITALISTAS.. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CRUBELATI, A. M. ; LEITE, A. F. V. S. ; TABORDA, C. R. B. ; JESUS, E. M. ; LEITE, C. F. G. ; BRITTO, P. D. . ENADE 2021 - Diálogos, preparação e discussões acerca da Prova de Exame Nacional no Curso de Pedagogia Campus Universitário de Juara-MT. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TOME, D. C. ; GABRIEL, F. A. ; OLIVEIRA, N. C. ; QUADROS, R. S. ; CRUBELATI, A. M. . Pesquisa em Educação e História da Educação: um diálogo entre saberes. 2017. (Editoração/Livro).
SILVA, A. P. P. ; CRUBELATI, A. M. ; TABORDA, C. R. B. . Estudos sobre os Fundamentos e Elaboração do Projeto Político-Pedagógico para o contexto da Educação Infantil. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CRUBELATI, A. M. ; TOYSHIMA, A. M. ; MONTAGNOLI, G. A. . Educação, História e Cultura no Brasil Colônia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CRUBELATI, A. M. ; OLIVEIRA, A. M. B. . Prática para Inclusão no Ensino Regular. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CRUBELATI, A. M. ; OLIVEIRA, A. M. B. . Práticas para a Inclusão no Ensino Regular. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Projeto de Pesquisa Inserção e Trajetórias profissional: Mapeamento e estudo sobre os egressos da UNEMAT em Juara, Descrição: O presente Projeto de pesquisa, faz parte de diálogos e análises que já vem sendo realizadas no Projeto de Pesquisa Políticas Públicas, Educação, Trabalho e Democracia o qual coordeno e que está em vigência desde julho de 2021 (Portarias n1189/2021, n994/2023 e n1722/2024). O objetivo geral desta proposta é mapear e analisar como a formação acadêmica no campus de Juara influenciou o desenvolvimento profissional e pessoal dos egressos. Faz parte das preocupações inerentes à universidade pública como seus egressos se encontram socialmente e quais os desafios, fragilidades, potencialidades, etc que enfrentam após a colação de grau. Sendo assim, como metodologia, pretende-se mapear, contatar e entrevistar os egressos do Campus universitário de Juara nos últimos 5 anos, período que consiste os anos de 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025. Almejamos nesse projeto de pesquisa criar mecanismos e dados para verificar as trajetórias profissionais dos egressos, taxa de empregabilidade na área ou áreas afins e impactos tanto para vida dos egressos e suas famílias quanto para o desenvolvimento local e regional. Ainda assim, como resultado o referido projeto trará dados quantitativos e qualitativos para avaliar a política de permanência e formação continuada aos egressos a serem disponibilizados à UNEMAT.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ariele Mazoti Crubelati Musialak - Coordenador.
-
2024 - Atual
PROJETO DE PESQUISA POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO, TRABALHO E DEMOCRACIA, Descrição: O presente Projeto de pesquisa, aqui apresentado como segunda edição, sendo a primeira intitulada Educação, Trabalho e Democracia, tem como tem Democracia, o Trabalho (mundos do Trabalho) e como eles se relacionam com a Educação, sendo assim, esse projeto aproxima-se dos processos educ dentro do contexto histórico e social. Tem como objetivo geral promover discussões e análises acerca de conceitos e temas que envolvem as políticas p processos educativos, o trabalho como princípio educativo tendo como sustentação a própria democracia. Utilizamos como metodologia o trabalho cola no diálogo e produção compartilhada das produções, fomentando a pesquisa científica dentro e do ambiente acadêmico. Esse Projeto, de cunho interdi debruça em pesquisar, analisar, compreender e dialogar sobre conceitos inerentes aos contextos e problematizações sociais que são intrínsecos aos pro dentre eles, o trabalho e a organização social, inseridos no sistema democrático ao qual a nossa sociedade atual se sustenta. Utiliza ainda como premi oficiais vigentes e que são pautas de discussão no campo educacional, mundos do trabalho, de cunho social, econômico e político tais como a Base Na Curricular- BNCC e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS. E, entendendo que, uma das principais responsabilidades da Universidade públ como daremos respostas à sociedade, as questões aqui levantadas permeiam por tais discussões sociais trazidas para o campo da ciência e academia, questionamentos como: quais as potencialidades que o Trabalho, a Educação e os processos Democráticos têm como possibilidade de transformação sOCIAL.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (5) . , Integrantes: Ariele Mazoti Crubelati Musialak - Coordenador / Jairo Luis Fleck Falcão - Integrante / Ana Maria de Lima - Integrante / Caroline Mari de Oliveira Galina - Integrante / FRANCINE SUÉLLEN ASSIS LEITE - Integrante / GABRIELLA MOURA DA SILVA - Integrante / Alessandra Maria Filippin dos Passos - Integrante / WEVERTON ORTIZ FERNANDES - Integrante / BRUNO MISIAK SANTANA - Integrante / SARA DE CARVALHO COSTA - Integrante / KETLY CRISTINA FRANCISCHINI DE LIMA - Integrante / RAFAELA BARBOSA SILVA - Integrante / ALICE FRANCISCA DA SILVA VECHI - Integrante / ANA MARIA DE OLIVEIRA SOUZA - Integrante / ANDRESSA DE MARCENO SANTANA - Integrante / EDINEIA DE ARRUDA AMÉRICO - Integrante / FRANCIELLE DE FATIMA CARLINI FRANCISCO - Integrante.
-
2021 - 2024
PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO, TRABALHO E DEMOCRACIA, Descrição: O presente Projeto de pesquisa tem como tema principal a Democracia, o Trabalho (mundos do Trabalho) e como eles se relacionam com a Educação, sendo assim, esse projeto aproxima-se dos processos educativos entendidos dentro do contexto histórico e social. Tem como objetivo geral promover discussões e análises acerca de conceitos e temas que envolvem os processos educativos, o trabalho como princípio educativo tendo como sustentação a própria democracia. Utilizamos como metodologia o trabalho colaborativo baseado no diálogo e produção compartilhada das produções, fomentando a pesquisa científica dentro e do ambiente acadêmico. Esse Projeto de cunho interdisciplinar se debruça em pesquisar, analisar, compreender e dialogar sobre conceitos inerentes aos contextos e problematizações sociais que são inerentes aos processos formativos, dentre eles, o trabalho e a organização social, inseridos no sistema democrático ao qual a nossa sociedade atual se sustenta. E, entendendo que, uma das principais responsabilidades da Universidade pública é pensar em como daremos respostas à sociedade, as questões aqui levantadas são: quais as potencialidades que o Trabalho, a Educação e a Democracia têm como possibilidade de transformação social?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ariele Mazoti Crubelati Musialak - Coordenador / Saulo Augusto de Moraes - Integrante / Gildete Evangelista da Silva - Integrante / Howenda Nibetad Baganha - Integrante / Ana Maria de Lima - Integrante / FALCÃO, JAIRO LUIZ FLECK - Integrante / Natália Cristina de Oliveira - Integrante / Caroline Mari de Oliveira Galina - Integrante / Adilson Pereira dos Santos - Integrante / Aline Fernanda Ventura Sávio Leite - Integrante / Sandra Regina Braz Ayres - Integrante / Denize Wurzler - Integrante / Luz Angelica Sepúlveda Castilho - Integrante / Jussara Cristina Mayer Ceron - Integrante / Raquel Krebs - Integrante / Marisa da Silva Cardoso - Integrante / Eduardo da Silva - Integrante.
-
2017 - Atual
LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS MATO-GROSSENSES: ANÁLISE DISCURSIVA DA REALIDADE EDUCACIONAL, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ariele Mazoti Crubelati Musialak - Integrante / Jairo Luis Fleck Falcão - Integrante / Albina Pereira de Pinho Silva - Integrante / Cleuza Regina Balan Taborda - Integrante / Eliseu Won Ancken da Silva - Integrante / Sandra Luzia Wrobel Straub - Coordenador.
-
2016 - 2019
ECONOMIA SOLIDÁRIA E TRABALHO ASSOCIADO PELA PERSPECTIVA E EXPERIENCIAS DOS TRABALHADORES RURAIS DA COOPERNONTE, Descrição: A pesquisa em pauta nesse projeto tem por finalidade analisar e compreender o cooperativismo, o trabalho associado, a economia solidária por meio da educação popular no contexto do trabalho com um dos empreendimentos econômicos solidários do Vale do Arinos, a Cooperativa Mista Agropecuária de Novo Horizonte ? Coopernonte. Para isso, é levado em conta o trabalho desenvolvido pela Incubadora de Empreendimentos Socioeconômicos Solidários e Sustentáveis do Vale do Arinos ? IESA que engloba os cursos de Pedagogia e Administração do Campus Universitário de Juara com professores, profissionais técnicos e acadêmicos. A proposta é desenvolver trabalhos juntamente com os cooperados da Coopernonte, na tentativa de analisar e compreender o processo de formação e sentimento de pertencimento para esses sujeitos, quais os princípios da economia solidária, do trabalho associado, da sustentabilidade, autogestão, enfim, para que a cooperativa não se limite a atividades comerciais, mas que se entendam atuantes e conscientes da importância que a economia solidária vem proporcionar alterando do seu modo de produção e permanência no processo produtivo e das relações políticas entre os sujeitos. Pretende-se, assim, compreender os limites e as potencialidades da economia solidária e do trabalho associado na produção da vida material dos associados a Coopernonte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ariele Mazoti Crubelati Musialak - Coordenador / Rosimeire Aparecida Scopinho - Integrante.
-
2016 - Atual
REDE DE PESQUISADOR@S EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTADO E FORMAÇÃO HUMANA, Descrição: Orientados sob a perspectiva histórica crítica, os pesquisador@s Associad@s em rede de pesquisa, desenvolvem pesquisas no campo das políticas públicas e formação humana e pretendem consolidar-se como grupo pesquisador@s, um espaço para produzir crítica à economia política e ao modo hegemônico de produção e elaboração do conhecimento. Pretende, assim, instituir-se como espaço contra hegemônico, capaz de reinventar os processos e modos de produção do saber e da cultura, intervir nas configurações sociais e contribuir na elaboração e produção do conhecimento científico, de modo a subsidiar novos estudos de caráter conceitual e analítico, que dizem respeito à existência humana em sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ariele Mazoti Crubelati Musialak - Coordenador / Albina Pereira de Pinho Silva - Integrante / Cleuza Regina Balan Taborda - Integrante / Oséias Carmo Neves - Integrante / Ivone Jesus Alexandre - Integrante / Roberto Alves de Arruda - Integrante / Hélio Vieira Junior - Integrante / Jussara Cristina Mayer - Integrante / Marion Machado Cunha - Integrante.
-
2015 - Atual
FRONTEIRA, TERRITORIALIDADE E CULTURA: HISTÓRIA DE JUARA-MT NA MEMÓRIA DE SEUS HABITANTES, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ariele Mazoti Crubelati Musialak - Integrante / Jairo Luis Fleck Falcão - Coordenador / Ângela Rita Christófolo de Mello - Integrante / Albina Pereira de Pinho Silva - Integrante / Cleuza Regina Balan Taborda - Integrante / Gildete Evangelista da Silva - Integrante / MARCOS AURELIO BORCHARDT - Integrante / Ângela Aparecida dos Santos de Deus - Integrante / BERENICE MARIA DALLACOSTA DA SILVA - Integrante.
-
2014 - 2019
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: percursos formativos de imersão na cultura digital, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ariele Mazoti Crubelati Musialak - Integrante / Jairo Luis Fleck Falcão - Integrante / Albina Pereira de Pinho Silva - Coordenador.
-
2014 - Atual
GEFOPE- Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Práticas Educacionais, Descrição: O Grupo de Estudos e Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Práticas Educacionais surgiu diante da necessidade de consolidar a interlocução entre a Universidade e as instituições de ensino da região do Vale do Arinos. O GEFOPE tem por objetivo desenvolver estudos e pesquisas em Educação relacionados a Formação de professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, com a finalidade de fomentar debates, análises e reflexões e, ao mesmo tempo, promover melhorias na qualidade social da educação na região do Vale do Arinos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ariele Mazoti Crubelati Musialak - Integrante / Jairo Luis Fleck Falcão - Integrante / Ângela Rita Christófolo de Mello - Integrante / Albina Pereira de Pinho Silva - Coordenador / Cleuza Regina Balan Taborda - Integrante / Edilamar da Silba Brandini - Integrante.
-
2014 - Atual
REVISTA DE EDUCAÇÃO DO VALE DO ARINOS - RELVA, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ariele Mazoti Crubelati Musialak - Integrante / Jairo Luis Fleck Falcão - Integrante / Ângela Rita Christófolo de Mello - Integrante / Albina Pereira de Pinho Silva - Coordenador.
-
2009 - 2010
A COMPANHIA DE JESUS NO REINO PORTUGUÊS NO SÉCULO XVI, Descrição: O presente Projeto de Iniciação Científica teve como objetivo estudar a presença dos padres jesuítas no reino português durante o século XVI. Limita-se ao reino, para diferenciar do Império Português, pois a pesquisa se restringiu ao território português na Europa somente. Priorizou, nessa pesquisa, as informações relativas às atividades educacionais dos jesuítas, como o estabelecimento de colégios e universidades. O ponto de partida para estudo foram os quatro primeiros volumes da obra de Francisco Rodrigues ?a História da Companhia de Jesus na Assistência de Portugal?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ariele Mazoti Crubelati Musialak - Coordenador / Célio Juvenal Costa - Integrante.
-
2009 - Atual
LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO IMPÉRIO PORTUGUÊS, Descrição: O LEIP é um Grupo de Estudos que reúne professores, mestres, doutores, graduandos e demais pesquisadores dedicados em pesquisar o Império Português.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ariele Mazoti Crubelati Musialak - Coordenador.
-
2003 - Atual
TRABALHO, ORGANIZAÇÃO SOCIAL E COMUNITÁRIA, Descrição: Na sociedade contemporânea, o trabalho tem sido ampla e estruturalmente afetado pelas profundas transformações econômicas e políticas. De um lado, verifica-se a exclusão de muitos trabalhadores do sistema produtivo e a precarização das relações e condições de trabalho dos que permanecem inseridos, o que tem provocado impactos sócio-ambientais negativos. De outro lado, emergem novos movimentos sociais e com eles inúmeras formas e instrumentos da sociedade civil, organizada ou não, para o enfrentamento dos seus problemas, especialmente os de ordem econômica, social e ambiental. Considerando a complexidade da temática, o grupo procura associar pesquisadores de diferentes áreas e visa contribuir para a produção e socialização do conhecimento a respeito das transformações que ora se processam no trabalho, nas organizações de trabalhadores e as novas formas de sociabilidade geradas, construindo um espaço de interlocução e intercâmbio com a comunidade científica e os movimentos sociais organizados. O foco das investigações são as transformações no trabalho, nas organizações de trabalho e de trabalhadores, considerando o contexto sócio-econômico, político e cultural e os impactos psicossociais, culturais e ambientais decorrentes das transformações. Uma linha de pesquisa se dedica ao estudo das temáticas do trabalho em organizações heterogeridas e a outra em organizações autogeridas. O referencial teórico-metodológico procura evidenciar a formação dos sujeitos, a importância do trabalho como espaço de socialização e de construção de identidade, de subjetividade e de valores culturais coletivistas. Desde a sua criação em 2000, o grupo ampliou o número de pesquisadores, estudantes e técnicos e avançou na produção de conhecimento, especialmente a participação em eventos e a publicação de livro e artigos em revistas especializadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ariele Mazoti Crubelati Musialak - Coordenador / Rosimeire Aparecida Scopinho - Integrante.
-
2000 - Atual
DEHSCUBRA - EDUCAÇÃO, HISTÓRIA e CULTURA: BRASIL, SÉCULOS XVI, XVII e XVIII, Descrição: O Grupo entende que há necessidade de renovar a historiografia da educação brasileira. Neste sentido, a constituição de um grupo interinstitucional, envolvendo neste momento a Universidade Metodista de Piracicaba, a Universidade Estadual de Maringá e a Universidade Federal de São Carlos, servirá para despertar o interesse de jovens pesquisadores e estimular uma nova produção. 2. Com isto, o Grupo quer influenciar os professores de História da Educação Brasileira de nível superior na organização de seus programas, de modo que os alunos aprendam a ter sensibilidade em relação aos processos sociais, observando sua dinâmica própria. 3. Consolidando-se, o Grupo pretende promover encontros de âmbito nacional, estimulando assim os que trabalham com História da Educação Brasileira e refletir sobre seu objeto de trabalho. 4. O Grupo quer, desde já, criar uma linha de publicação que enfatize seu objeto de pesquisa, ou seja, que relacione educação, história e cultura, no intuito de atingir os pesquisadores da área e de áreas afins. 5. O Grupo teve encontros anuais desde o seu início. Em 2001, 2003 e 2005 os membros do grupo se reuniram na Unimep em Piracaba-SP, e em 2002 e 2004, as reuniões ocorreram em Maringá-PR, na UEM.Em 2006, a sede da reunião foi a UFScar, em São Carlos-SP. Em 2007 o grupo se reuniu em São Paulo, em 2009 em Piracicaba e, em 2011, novamente em Piracicaba.. 6. No ano de 2013 ocorreu o II SIMDES DEHSCUBRA, o segundo Simpósio do grupo, ocorrido em Maringá-Pr, durante os dias 19 e 20 de junho. 7. O grupo está planejando um site para divulgação dos membros, da produção e das atividades do grupo, além de uma revista eletrônica que tenha um cunho internacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ariele Mazoti Crubelati Musialak - Coordenador / Célio Juvenal Costa - Integrante / Marcos Pereira Coelho - Integrante / Gilmar Alves Montagnoli - Integrante / Natália de Oliveira - Integrante / José Maria de Paiva - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado de Mato Grosso. , Rodovia Juara/ Brasnorte Km02, rodovia, 78575000 - Juara, MT - Brasil, Telefone: (066) 35562940
Experiência profissional
2014 - Atual
Universidade do Estado de Mato GrossoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2014
Centro de Ensino Superior de MaringáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Mediador, Carga horária: 30
2011 - 2014
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ariele Mazoti Crubelati Musialak e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?