Walter Hagel Neto
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1989), pós graduação em Gestão Empresarial pela Universidade Candido Mendes (1994) e mestre em Design Estratégico pela UNISINOS (2010). Atualmente é professor da Faculdade de Tecnologia do SENAC - RS, onde ministra disciplinas como : Introdução a Administração, Modelo de Gestão, Marketing Hoteleiro, Empreendedorismo, Marketing e vendas e da ESADE onde ministra as disciplinas de (Marketing Pessoal/Planejamento de Carreira) e Empreendedorismo
Informações coletadas do Lattes em 13/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Design
2008 - 2010
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Design estratégico e o mercado da fé,Ano de Obtenção: 2010
Filipe Campelo Xavier da Costa.Palavras-chave: design estratégico; experiência; Igreja Universal do Reino de Deus.
Formação complementar
2007 - 2007
Capacitação Geral. (Carga horária: 97h). , Faculdade de Tecnologia do SENAC RS, FATEC SENAC RS, Brasil.
2007 - 2007
Seminário da Educação Superior. (Carga horária: 97h). , Faculdade de Tecnologia do SENAC RS, FATEC SENAC RS, Brasil.
2007 - 2007
Normas da ABNT e preparaçãode TCC. (Carga horária: 40h). , Faculdade de Tecnologia do SENAC RS, FATEC SENAC RS, Brasil.
2007 - 2007
Tutoria on line. (Carga horária: 97h). , Faculdade de Tecnologia do SENAC RS, FATEC SENAC RS, Brasil.
1995 - 1996
MBA em MBA em Gestão Empresarial. (Carga Horária: 372h). , Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia do Consumo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Participação em eventos
VI Congresso Internacional de Pesquisa em Design. DESIGN ESTRATÉGICO E DESIGN PARA EXPERIÊNCIA: A Análise do Caso Igreja Universal do Reino de Deus. 2011. (Congresso).
Design Management. 2008. (Seminário).
Participação em bancas
HAGEL, W.; ABRANTES, J. C. L.. Desenvolvimento de um plano de endomarketing com base em pesquisa de clima organizacional: um estudo de caso da loja Palácio das Ofertas LTDA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnlogo em marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC - RS.
HAGEL, W.; ABRANTES, J. C. L.. Decisão de compra: fatores que interferem na escolha de uma determinada loja de varejo na zona norte de Porto Alegre. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC - RS.
HAGEL, W.; Strey. Outsourcing de impressão: um estudo de multiplos casos sobre a percepção de valor em tres imobiliarias de Porto Alegre. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC - RS.
HAGEL, W.; Strey. A cultura de inovação no setor bancário gaúcho. 2010.
HAGEL, W.; Strey. A qualidade da remanufatura para fidelizar clientes: uma análise na empresa Gigabytchê. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.; Strey. Vida marinha: atributos e valores da marca reconhecidos pelo varejo de Porto Alegre e grande Porto Alegre. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.; Strey. Processo de devisão de compra: uma análise sobre a influencia dos aromas do mercado público de Porto Alegre. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Gestão por Competencias em uma cooperativa médica de Porto Alegre. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Competencias gerenciais: gestores de clube de futebol do Rio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Comportamento de compra dos consumidores de Pet shop. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Comportamento do consumidor homossexual em casas noturnas de Porto Alegre: Uma análise através. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Compra de dispositivos elétricos em revendas multimarcas: uma análise dos fatores que influenciam a compra. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Desenvolvimento da marca AA Petry Transportes aos clientes finais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Semelhança entre marca coca-cola e sua infleuncia na decisão da compra. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. O uso academico do notebook pelo aluno do curso de marketing noturno da Faculdade de Tecnologia do SENAC RS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Visual merchandising como processo de decisão de compra na loja tématica da Caracol Chocolates. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Comportamento do consumidor de óculos receituário. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. O comportamento dos consumidores na melhor idade em relação ao turismo: uma análise da agencia vaigem Montreal em Porto Alegre. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. A diferença entre publicidade e a propaganda na visão dos profissionais de marketing. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. O endomarketing como ferramenta da motivação na gestão de líderes do Big Viamão. 2009.
HAGEL, W.. Perfil do consumidor da loja Via Uno do shoping Iguatemi. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Comparativo das principais ações de marketing da Igreja Católica e Universal. Um estudo de caso, Paróquia Santo Antônio e Catedral da Fé. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Comportamento do consumidor de serviços bancários. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. A percepção dos especialistas em RH relacionada aos profissionais formados nos cursos tecnólogos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Como o endomarketing pode influenciar na satisfação do cliente interno. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. as estratégias de marketing na pequena empresa alimentícia: um estudo de caso na Lua de Queijo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Empreendedorismo e marketing: estudo do setor de pequenas empresas de eventos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. O merchandising como agregador de valor na loja Herzog: sob a óptica dos gestores da loja. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. O modal hidroviário de Porto Alegre: um estudo de caso sobre a logistica do escoamento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Comportamento de compra de medicmanetos sem receituário médico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.; Wagner Ladeira Junior. Moda, consumo e marca: uma análise da ultragenização nas vítimas da moda na cidade de Porto Alegre. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.; Wagner Ladeira Junior. Desenvolvimento teórico empirico das áreas afins do marketing: uma análise dos trabalhos de conclusão de curos de uma faculdade de tecnologia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Fatores que afetam o uso M-commerce na Grande Porto Alegre. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.; Wagner Ladeira Junior. O efeito bullwhip e as ferramentas do marketing: um estudo de casos múltiplos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.; Wagner Ladeira Junior. Comportamento do consumidor e promoção: uma análise dos fatores que influenciam os clientes do Lindóia Shoping a participar de sorteio, consumidor e premiação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.; Wagner Ladeira Junior. Ensino a distancia: uma prosposta de análise de seu uso em empresas de grande porte. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.; Wagner Ladeira Junior. O comportamento do consumidor de pet shop de Porto Alegre. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Cambara eco hotel: estudo da vitabildade mercadológica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Hotelaria) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Planejamento estratégico, formulação, estudo de caso em uma instituição de ensino superior. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Comportamento do consumiodr do supermercado Hoffmann, em Porto Alegre. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. A importancia do telemarketing na visão do teleoperador. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Fidelização dos consumidores no ponto de venda da loja Sommelier Vinhos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Análise do composto de marketing em empresas do segmento de equipamentos de segurança do trabalho: o estudo de caso da empresa Multicapas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Merchandising no ponto de venda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. A estratégia da TIM nas redes de varejo do Rio Grande do Sul. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. A influencia do merchandising no ponto de venda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Satisfação de clientes Itau Personallite. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Fatores motivacionais para a equipe de vendas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. A recepitividade do torcedor do Gremio Futebol Porto Alegrense na aquisição de novos produtos da marca. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Marketing e logistica: papéis decisivos na satisfação do cliente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Satisfação dos clientes de uma gráfica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. A importância da marca como ferramenta de divulgação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Percepção de valor para os clientes no segmento de vídeolocadoras da Zona Norte de Porto Alegre - RS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Posicionamento de mercado da empresa Propagus Comunicação e Marketing LTDA: uma análise na ótica de seus clientes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Influencias no processo decisório de compra na aquisição de medicamentos fitoterápicos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Planejamento estratégico proposto a empresa de artesanato Santa Isabel LTDA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Endomarketing: a visão do gestor/ líder. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Planejamento estratégico para cyber ICS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. A influencia da cultura organizacional nos colaboradores da loja Via Uno Bourbon Ipiranga. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Telemarketing como ferramenta de vendas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Análise do perfil do consumidor de tenis esportivo na Faculdade de Tecnologia SENAC RS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. A influência infantil na tomada de decisão de compras em famílias de Porto Alegre. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Merchandisig: ferramenta que agrega valor a marca no ponto de venda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Marketing de relacionamento: o caminho percorrido pela Del Anno. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Projeto para o aumento do marketing share da marca Maxxi em Porto Alegre e Grande Porto Alegre. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Coaching como ferramenta de gestão: um estudo de caso de uma empresa do ramo tecnológico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Estudo de Caso sobre associatismo focado na rede Agafarma de Farmácias. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Gerenciamento por categoria de higiene infantil no Wallmart Sul. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. A importância da ações de relacionamento: um estudo de caso Dimed Dsitribuidora. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
HAGEL, W.. Como o marketing de realcionamento pode fortalecer o vinculo entre os hotéis da serra gaúcha e os consumidores homossexuais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS.
Orientou
Plano de marketing da marca: Ronda Nova atenda ao chamado; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação de marketing de moda) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS; Orientador: Walter Hagel Neto;
Análise sobre a utilização do CRM-costumer relationship managment da Concessionário Daisul de Porto Alegre; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS; Orientador: Walter Hagel Neto;
Outback Steakhouse en Porto Alegre/RS: uma experiencia de atendimento proporcionada ao cliente - um estudo de caso; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS; Orientador: Walter Hagel Neto;
Empregabilidade para porfissionais acima de 40 anos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS; Orientador: Walter Hagel Neto;
O panorama de mercado de equipamento de proteção individual; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS; Orientador: Walter Hagel Neto;
Como desenvolver uma ideia de produto até o momento de pateteá-lo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS; Orientador: Walter Hagel Neto;
As representações sociais do trabalho; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS; Orientador: Walter Hagel Neto;
Análise do planejamento e desenvolvimento de coleções para varejo marca-própria-moda feminina; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS; Orientador: Walter Hagel Neto;
Gestão sustentável do setor de governança em um hotel de pequeno porte localizado em Cambará do Sul; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Hotelaria) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS; Orientador: Walter Hagel Neto;
Case Lojas AM PM Posto Ipiranga - Franquia - Administração de negócios com assertividade - fatores de sucesso usando feramentas de gestão e marketing; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS; Orientador: Walter Hagel Neto;
Comportamento do consumidor: uma interface com responsabilidade social; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS; Orientador: Walter Hagel Neto;
RBS 50 anos - utilização da marca como um fator diferencial de compra; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS; Orientador: Walter Hagel Neto;
Estudo de caso: Reposicionamento da marca Radio Itapema FM; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS; Orientador: Walter Hagel Neto;
Excelencia na prestação de serviços dos setores públicos e privados dos setores hospitalares; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS; Orientador: Walter Hagel Neto;
Excelencia em logística, como facilitador de vendas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS; Orientador: Walter Hagel Neto;
Análise de perfil do consumidor do tênis esportivo da Faculdade de Tecnologia do Senac RS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia do SENAC RS; Orientador: Walter Hagel Neto;
Produções bibliográficas
-
HAGEL, W. . STRATEGIC DESIGN AND DESIGN FOR EXPERIENCE: Analysis of Case Universal Church of the Kingdom of God. In: Ciped 2011, 2011, Lisboa. STRATEGIC DESIGN AND DESIGN FOR EXPERIENCE: Analysis of Case Universal Church of the Kingdom of God, 2011.
-
HAGEL, W. . Design estratégico e design para experiencia: a análise do caso da Igreja Universal do Reino de Deus. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade de Tecnologia do SENAC - RS, Faculdade de Tecnologia do SENAC - RS. , Rua Coronel Genuíno 358, Cidade Baixa, 90010350 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 32124444, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - Atual
ESADE -Laureate international UniversitiesVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Atividades
-
02/2012
Ensino, Superior de Tecnologia em Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento de Carreira, Empreendedorismo
2007 - Atual
Faculdade de Tecnologia do Senac - RSVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Assistente
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Walter Hagel Neto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?