Archimedes Francisco Delgado
Possui graduação em Ciências Navais pela Escola Naval (1976), graduação em Engenharia de Operação pela Escola Naval (1976), mestrado em Comando e Estado-Maior - Comando da Marinha - Escola de Guerra Naval (1991) e doutorado em Política e Estratégia Marítimas - Comando da Marinha - Escola de Guerra Naval (2001). Atualmente é docente da escola de guerra naval - Marinha do Brasil. Tem experiência nas áreas de Liderança e de Geociências, com ênfase em Ciências Navais.
Informações coletadas do Lattes em 13/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Política e Estratégia Marítimas
2001 - 2001
Comando da Marinha - Escola de Guerra Naval
Título: A Globalização e suas repercussões nas expressões do poder nacional
Orientador: Amilcar Manoel de Menezes
Bolsista do(a): Marinha do Brasil, MB, Brasil. Palavras-chave: poder nacional; globalização.
Mestrado em Comando e Estado-Maior
1991 - 1991
Comando da Marinha - Escola de Guerra Naval
Orientador: Luis Fernando Carvalho dos Santos
Bolsista do(a): Marinha do Brasil, MB, Brasil. Palavras-chave: Mahan; Estratégia Marítima.Grande área: Outros / Área: Defesa. Grande Área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Estratégia Marítima.
Mestrado profissional em Superiore di Stato Maggiore Interforze
1994 - 1995
Istitutto Superiore di Stato Maggiore Interforze
Orientador: Pier Paolo Ramoino
Bolsista do(a): Marinha do Brasil, MB, Brasil. Palavras-chave: Argentina; Estratégia Marítima; Mercosul; Poder marítimo.
Especialização em MBA em Gestão Internacional
2009 - 2009
Instituto COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Newton Prado
Bolsista do(a): Marinha do Brasil, MB, Brasil.
Especialização em Máquinas
1979 - 1979
Centro de Instrução Almirante Wandenkolk
Bolsista do(a): Marinha do Brasil, MB, Brasil.
Graduação interrompida em 1999 em Direito
1997 - interrompida
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 1999
Graduação em Ciências Navais
1973 - 1976
Escola Naval
Bolsista do(a): Marinha do Brasil, MB, Brasil.
Graduação em Engenharia de Operação
1973 - 1976
Escola Naval
Bolsista do(a): Marinha do Brasil, MB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Ciências Navais.
Grande área: Outros / Área: Defesa.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Liderança.
Participação em eventos
Curso Expedito de Atualização para Comandantes (C-EXP-ATCOM).Liderança. 2010. (Outra).
Participação em bancas
DELGADO, A. F.; Oliveira Neto; Corrêa. A conjuntura econômica e a indústria de defesa. Reflexos para os interesses da Marinha. 2010. Dissertação (Mestrado em Comando e Estado-Maior) - Comando da Marinha - Escola de Guerra Naval.
DELGADO, A. F.; Oliveira Neto; Corrêa. A conjuntura econômica e a indústria de defesa. Reflexos para os interesses da Marinha. 2010. Dissertação (Mestrado em Comando e Estado-Maior) - Comando da Marinha - Escola de Guerra Naval.
DELGADO, A. F.; Oliveira Neto; Corrêa. A conjuntura econômica e a indústria de defesa. Reflexos para os interesses da Marinha. 2010. Dissertação (Mestrado em Comando e Estado-Maior) - Comando da Marinha - Escola de Guerra Naval.
Orientou
A interoperabilidade entre as Forças Armadas brasileiras no nível operacional: perspectivas; Início: 2011; Tese (Doutorado em Política e Estratégia Marítimas) - Comando da Marinha - Escola de Guerra Naval; (Orientador);
A Liderança Organizacional no âmbito das Forças Armadas; 2010; Dissertação (Mestrado em Comando e Estado-Maior) - Comando da Marinha - Escola de Guerra Naval,; Orientador: Archimedes Francisco Delgado;
A Liderança Organizacional no âmbito das Forças Armadas; 2010; Dissertação (Mestrado em Comando e Estado-Maior) - Comando da Marinha - Escola de Guerra Naval,; Orientador: Archimedes Francisco Delgado;
A Liderança nos diversos niveis de conducao da guerra moderna; 2010; Tese (Doutorado em Política e Estratégia Marítimas) - Comando da Marinha - Escola de Guerra Naval,; Orientador: Archimedes Francisco Delgado;
Produções bibliográficas
-
DELGADO, A. F. . LIDERANÇA - A ARTE DE CONDUZIR AO SUCESSO - O LÍDER CULTIVADOR. 1. ed. São Paulo: ALL PRINT EDITORA, 2012. v. 1. 186p .
Prêmios
2005
Medalha do Pacificador, Exército Brasileiro.
2004
Ordem do Mérito Naval (Grau de Oficial), Marinha do Brasil.
2000
Medalha Militar de Ouro (30 anos), Marinha do Brasil.
1997
Medalha Mérito Tamandaré, Marinha do Brasil.
1993
Medalha do Mérito Marinheiro (4 âncoras), Marinha do Brasil.
1991
Medalha Francisco José Caldas, Marinha da Colômbia.
1979
Prêmio Evolução e Aplicação, Marinha do Brasil.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Marinha do Brasil. , Av. Pasteur, 480, Urca, 22290-240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22957882, Ramal: 9304, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
MARINHA DO BRASILVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da Escola de Guerra Naval, Carga horária: 40
Outras informações:
Transferido para a Reserva de Primeira Classe da Marinha em setembro de 2006. Contratado como docente pela Escola de Guerra Naval, onde leciona Liderança e aplica Jogos de Simulação.
Atividades
-
09/2004 - 07/2006
Direção e administração, .,Cargo ou função, Comandante.
-
07/2002 - 07/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Adido Naval nos Estados Unidos da América, .,Cargo ou função, Adjunto do Adido.
-
09/1995 - 11/1999
Ensino, Estado-Maior para Oficiais Superiores, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento Militar
-
09/1992 - 09/1993
Direção e administração, Rebocador de Alto-Mar Tridente, .,Cargo ou função, Comandante.
-
07/1985 - 07/1986
Direção e administração, Aviso de Instrução Aspirante Nascimento, .,Cargo ou função, Comandante.
-
07/1985 - 07/1986
Ensino, Escola Naval, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Navegação Marítima, Operações Navais
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Archimedes Francisco Delgado e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?