Pedro Balikian Junior

Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1992), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é adjunto 1 da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Biofísica Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: natação, limiar anaeróbio, futebol, lactato e atividade física.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Biologia Funcional e Molecular

1997 - 2001

Universidade Estadual de Campinas
Título: ESTUDOS DA CINÉTICA DAS CATECOLAMINAS PLASMÁTICAS, GLICOSE E LACTATO SANGUÍNEOS DURANTE O TESTE DE LACTATO MÍNIMO.
BENEDIITO SÉRGIO DENADAI. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: LACTATO; CATECOLAMINA; GLICEMIA; VO2max; LIMIAR ANAERÓBIO; METABOLISMO ENERGÉTICA. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia do Esforço / Especialidade: Rendimento Esportivo. Setores de atividade: Educação; Produtos e Processos Biotecnológicos; Saúde Humana.

Mestrado em Ciências da Motricidade

1994 - 1996

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: DETERMINAÇÃO DO LIMIAR ANAERÓBIO EM TESTE DE CAMPO PARA O CICLISMO,Ano de Obtenção: 1996
Orientador: BENEDITO SÉRGIO DENADAI
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: LIMIAR ANAERÓBIO; CICLISMO; PERFORMANCE; LACTATO.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Metabolismo E Bioenergética / Especialidade: Rendimento Esportivo. Setores de atividade: Educação; Produtos e Processos Biotecnológicos; Saúde Humana.

Graduação em LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

1989 - 1992

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biofísica / Subárea: Biofísica Celular.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Fisiologia do Esforço/Especialidade: Treinamento Esportivo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ARAUJO, G. G. ; BALIKIAN JUNIOR, PEDRO ; GERALDES, A. R. . ?I SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS APLICADAS AO EXERCÍCIO FÍSICO?. 2016. (Congresso).

BALIKIAN JUNIOR, P. . II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer e XV Simpósio de Educação Física e Esporte. 2010. (Congresso).

BALIKIAN JUNIOR, P. . XII Simpósio de Educação Fìsica e Esporte e I Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

?I SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS APLICADAS AO EXERCÍCIO FÍSICO?.Limiares metabólicos e avaliação no stand up paddle. 2016. (Simpósio).

Inovações em investigação científica aplicado ao esporte.Monitoramento de sobrecarga por lactacidemia. 2016. (Seminário).

O corpo e suas expressões.Ciência e tecnologia aplicada ao exercício físico. 2016. (Simpósio).

IV Congresso Internacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal (V CIEF). PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE ATLETA DE STAND UP PADDLE (SUP) DA CATEGORIA ELITE. 2015. (Congresso).

XIV Simpósio de Educação Física e Esporte e II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer.Determinação do Lactato Mínino em Nadadores através de Intensidades Subjetivas de Esforço. 2010. (Simpósio).

XIV Simpósio de Educação Física e Esporte e II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer.Conparação dos Valores entre o Ponto de Defexão da Frequência Cardíaca e Velocidade Crítica em Circuito de Hoff. 2010. (Simpósio).

XIV Simpósio de Educação Física e Esporte e II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer.Associação entre Variáveis Morfológicas com ìndices Fisiológicos e Desempenho em Provas contra Relógio no Ciclismo. 2010. (Simpósio).

XIV Simpósio de Educação Física e Esporte e II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer.Associações entre Saltos Verticais e Desempenho de 10, 20 e 30m em Jogadores de Futebol pertencentes às Categorias Sub-15 e Sub-17. 2010. (Simpósio).

XIV Simpósio de Educação Física e Esporte e II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer.Determinção da Glicemia Mínima por meio de Glicosímetro Clínico: Dados Preliminares. 2010. (Simpósio).

XIV Simpósio de Educação Física e Esporte e II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer.Influência da Posição sobre Valores de Salto Vertical e Desempenho de 10, 20 e 30m em Futebolistas. 2010. (Simpósio).

XIV Simpósio de Educação Física e Esporte e II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer.Influências de Aspectos Morfológicos sobre o Salto Vertical e Velocidade em Jogadores de Futebol. 2010. (Simpósio).

XIV Simpósio de Educação Física e Esporte e II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer.Caracterização Metabólica de Treinamento Intervalado na Intensidade Correspondente a Capacidade Aeróbia em Natação. 2010. (Simpósio).

I Encontro de Planejamento Didático-Pedagógico de Educação Física.I Encontro de Planejamento Didático-Pedagógico de Educação Física. 2009. (Encontro).

IV Simpósio de Educação Física.Treinamento de Alto Rendimento e Performance. 2009. (Outra).

Fórum sobre Avaliação do Ensino Superiror.Fórum sobre Avaliação do Ensino Superior. 2008. (Outra).

XIII Simpósio de Educação Física e Esporte e I Congresso Internacional de Educação Física Esporte e Lazer.Comparação de Desempenho no Teste de Wingate e Salto Vertical entre Diferentes Modalidades. 2008. (Simpósio).

Curso de Pós Graduação Latu Sensu em Aspectos Fisiológicos e Biomecânicos do Exercício Físico.Limiares fisiológicos e metabólicos do exercício. 2006. (Outra).

XXIX Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. Sprint corridas. 2006. (Congresso).

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.Remoção do lactato Sanguíneo Após Indução da Acidose em Corredores. 2005. (Encontro).

II Ciclo de Palestras do Curso de Educação Física.Doping, Esporte e Saúde. 2005. (Encontro).

II Ciclo de Palestras do Curso de Educação Física."Personal Training: da avaliação à prescrição e acompanhamento". 2005. (Outra).

3 Simpósio Internacional de Fisioterapia Esportiva.Lesões Desportivas na Natação. 2004. (Simpósio).

ENEPE-Encontro do Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste."Doping, Atividade Física e Desempenho". 2004. (Encontro).

Estudo comparativo do desempenho motor de crianças negras e brancas na fase da adptação ao meio líquido.IX Enapi - Encontro Anual de Pesquisa Institucional. 2004. (Encontro).

Fórum " Vida Ativa e Bem Estar"." Vida ativa e bem estar" O exercício físico como expressão do lazer na busca do bem estar. 2004. (Outra).

II Jornada Novos Olhares: As (Re) Formas de Educação Física.Dopping e Desporto. 2004. (Encontro).

II Jornada - Novos Olhares: As (Re) Formas e o Corpo na Educação Física."Doping no Esporte". 2004. (Outra).

XXII Troféu Brasil Caixa de Atletismo.XXIII Troféu Brasil Caixa de Atletismo. 2004. (Outra).

11 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP-SIICUSP.Relação Entre Limiar Anaeróbio Indireito e Desempenho no Triatlo. 2003. (Simpósio).

I Fórum de Extensão Universitária da FCT_UNESP.Projeto Talento Olímpico Solidário. 2003. (Outra).

I Fórum de Extensão Universitária da FCT-UNESP.I Fórum de Extensão Universitária da FCT-UNESP. 2003. (Outra).

I Fórum de Extensão Universitária da FCT-UNESP.Escolinhas de Futebol dos Bairros de Presidente Prudente. 2003. (Outra).

VIII Reunião Científica " Os rumos da Educação Física no Século XXI".Fisiologia e Performance. 2003. (Outra).

XXV simpósio Internacional de Ciências do Esporte."Lactato Mínimo e Limiar Anaeróbico em Ciclistas Treinados. 2002. (Simpósio).

XXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Incidência de Alterações Posturais em Crianças Praticantes de Ntação e Escolares. 2002. (Simpósio).

XXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Correlação entre Limiar anaeróbio de concentração fixa de 4mM e Limiar Anaeróbio Individual em Natação. 2002. (Simpósio).

I Encontro de Orientadores de Pesquisa Científica.I Encontro de Orientadores de Pesquisa Científica. 2001. (Encontro).

Sport Medicine.Sport Medicine. 2001. (Outra).

VI Encontro Anual de Pesuisa e de Iniciação Científica da Unoeste.VI Encontro Anual de Pesuisa e de Iniciação Científica da Unoeste. 2001. (Encontro).

V Jornada de Fisioterapia.Prescrição de Exercício para a Qualidade de Vida. 2001. (Outra).

V Jornada de Fisioterapia de Umuarama.Prescrição de Exercicio para a qualidade de vida na V Jornada de Fisioterapia. 2001. (Outra).

V Semana Educativa da Esefa.V Semana Educativa da Esefa. 2001. (Outra).

1 Simpósio de Fisiologia e Nutrição Experimental em Exercício.1 SIMFINEE. 2000. (Simpósio).

A atuação Profissional na Educação Física: Reflexão e Conhecimento.III Semana de Estudos em Educação Física. 2000. (Outra).

I Encontro de Iniciação Científica e Pesquisa.I Encontro de Iniciação Científica e Pesquisa. 2000. (Encontro).

III Semana de Edtudos em Educação Física."Recursos Ergogênicos na Atividade Física". 2000. (Outra).

Exercícios Aeróbicos e Anaeróbicos.Caracteristicas e vantagens para o emagrecimento.Exercícios Aeróbicos e Anaeróbicos.Caracteristicas e vantagens para o emagrecimento. 1999. (Outra).

FESBE.Efeitos do bloqueio beta-adrenérgico sobre a resposta da glicemia e lactacidemia durante o exercício. 1999. (Encontro).

Fisiologia do Esforço.Fisiologia do Esforço. 1999. (Outra).

III Encontro de medicina Esportiva "Nutrição Mitos & Verdades-O Emprego de carboidratos, aminoácidos, carnitina, creatina e micronutrientes no esporte".III Encontro de medicina Esportiva "Nutrição Mitos & Verdades-O Emprego de carboidratos, aminoácidos, carnitina, creatina e micronutrientes no esporte". 1999. (Encontro).

Programa de Aprimoramento Multiprofissional em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus.Fisiologia do Esforço. 1998. (Seminário).

Determinação da Velocidade de Maxima fase Estável de Lactato na Natação Através do Lactato Mínimo.VI Simpósio Paulista de Educação Física. 1997. (Simpósio).

Efeitos da Roupa de Neoprene na Natação: Performance nos 1500 m de Velocidade de 4mM de Lactato.VI Simpósio Paulista de Educação Física. 1997. (Simpósio).

Teoria do Treinamento.Teoria do Treinamento. 1997. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Biomecânica. VII Congresso Brasileiro de Biomecânica. 1997. (Congresso).

VI Simpósio Paulista de Educação Física.VI Simpósio Paulista de Educação Física. 1997. (Simpósio).

VI Simpósio Paulista de Educação Física.VI Simpósio Paulista de Educação Física. 1997. (Simpósio).

X Congres Scientifique. X Congress of the International Association for Sport Information. 1997. (Congresso).

XIX Congresso Latinoamericano de Ciências Fisiologicas. XIX Congresso Latinoamericano de Ciências Fisiologicas. 1997. (Congresso).

XIX Congresso Latino Americano de Ciências Fisiologicas. XIX Congresso Latino Americano de Ciências Fisiologicas. 1997. (Congresso).

XXIV Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. XXIV Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 1997. (Congresso).

"Correlação entre Limiar Anaeróbico e Performance no Ciclismo.I Forum Internacional de Educação Física. 1996. (Outra).

I Fórum Internacional de Educação Física.Correlação entre o Limiar Anaeróbico e Adaptação ao Treinamento no Ciclismo. 1996. (Outra).

I Fórum Internacional de Educação Física.Fisiologia do Exercício. 1996. (Outra).

I Fórum Internacional de Educação Física.I Fórum Internacional de Educação Física. 1996. (Outra).

I Fórum Internacional de Educação Física.Comparação de Respostas Fisiológicas e Perfil Lipemico Sérico. 1996. (Outra).

I Fórum Internacional de Educação Física.I Fórum Internacional de Educação Física. 1996. (Outra).

II Seminário de Pesquisa em atividade Física.II Momentum-Congresso Brasileiro. 1996. (Seminário).

International Pre-Olympic Scientific Congress. International Pre-Olympic Scientific Congress. 1996. (Congresso).

I Simpósio sobre exercício Físico e Nutrição de Bauru.I Simpósio sobre exercício Físico e Nutrição de Bauru. 1996. (Simpósio).

Padronização de um teste de Campo para a Determinação do liminar Anaeróbico em Ciclismo.XX Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. 1996. (Seminário).

Principles of Pharmacology: Drug-receptor Interations.Principles of Pharmacology: Drug-receptor Interations. 1996. (Outra).

Teoria do Treinamento.Teoria do Treinamento. 1996. (Outra).

Xi Reunião anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental.XI Reunião Anula da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. 1996. (Encontro).

XI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental.XI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. 1996. (Outra).

I Congresso de Iniciação Científica de Educação Física. Comparação dos movimentos dos membros inferiores durante o ciclismo em cicloergômetro e simulador de ciclismo. 1995. (Congresso).

I Congresso de Iniciação Científica de Educação Física da FCT/UNESP. Utilização da frequência cardiaca para determinação do limiar anaeróbico em ciclismo de campo. 1995. (Congresso).

I Congresso de Iniciação Científica de Educação Física da FCT/UNESP. Comportamento de aspectos psicológicos durante o treinamento em Triatlon. 1995. (Congresso).

V Simposio Paulista de Educação Física.Resposta Cardiovascular e Metabólica durante o Triatlo de meio Ironman. 1995. (Simpósio).

V Simpósio Paulista de Educação Física.Tema Livre. 1995. (Simpósio).

V Simpósio Paulista de Educação Física.Limiar Anaeróbico e Velocidade de Prova durante o Triatlo de Meio Iroman.Relação com a Performance. 1995. (Simpósio).

V Simpósio Paulista de Educação Física.Triatlon. 1995. (Simpósio).

Palestra entitulada "Periodização do Treinamento em Triathlon".Periodização do Treinamento em Triathlon. 1994. (Outra).

Iv Simpósio Paulista de Educação Física.IV Simpósio Paulista de Educação Física. 1993. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Natally Monteiro de Oliveira

OLIVEIRA, N. M.; PRADO, E. S.;BALIKIAN JUNIOR, P.. Diferentes níveis de desitratação e seu impacto na amonemia e desempenho cognitivo motor no calor. 2017. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: GLEYCE MARIA DOS SANTOS CAVALCANTE

BALIKIAN JUNIOR, P.; GERALDES, A. R.; PEREIRA, P. M. G.; ARAUJO, G. G.. Efeito agudo da suplementação de cafeína no pré e pós pilates sobre a capacidade funcional de idosos.. 2017. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: HIGOR VINÍCIUS RODRIGUES SPINELI SILVA

ARAUJO, G. G.;BALIKIAN JUNIOR, PEDRO; PASQUA, L. A.. Associação entre o polimorfismo I/D da enzima conversora de angiotensina (ECA), C/A do CYP1A2 e a suplementação de cafeína sobre o desempenho aeróbio/anaeróbio em jovens esportistas. 2017. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Rosangela Akemi Hoshi

BALIKIAN JUNIOR, P.; PASTRE, C. M.; VANDERLEI, L. C. M.. Noções Básicas de Variabilidade de Frequência Cardíaca e sua Aplicação em Exercício e Recuperação. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Estadual Paulista de Pres. Prudente-SP.

Aluno: Manoel Carlos Spiguel Lima

LIMA, M. C. S.BALIKIAN JUNIOR, P.GOBATTO, C. A.. Padronização do teste de corrida atada em velocistas: análise da relação entre potência e desempenho em corrida. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricade) - Universidade Estadula Paulista de Rio Claro.

Aluno: Vanessa Santhiago

BALIKIAN JUNIOR, P.GOBATTO, C. A.; CESAR, M. C.. Influência das Concentrações de Marcadores Bioquímicos de Supertreinamento. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Eloá Maria dos Santos Ciquetti

BALIKIAN JUNIOR, P.; DAL PAI,V. (Vitalino Dal Pai); GERBASI,A.R.M.(Adalberto Ramón Valderrama Gerbasi. Efeitos da Desnutrição Protéica pré e perinatal sobre o crescimento do tecido muscular estriado esquelético. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Fisiologia do Esforço) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Mirela Gai Abdalla

BALIKIAN JUNIOR, P.NEIVA,C.M.; AZEVEDO, J. R. M.. O uso da hidroginástica para fins clínicos: comportamento entre a prescrição diagnóstica a literatura e os benefícios apresentados pelos pacientes. 2004. Dissertação (Mestrado em Promoção de Saúde) - Universidade de Franca.

Aluno: Daniel dos Santos

BALIKIAN JUNIOR, P.NEIVA,C.M.; MILHERIO, A.(Adriana Milheiro). Comportamento imune e hormonal em animais diabéticos submetidos ao treinamento aneróbio. 2004. Dissertação (Mestrado em Promoção de Saúde) - Universidade de Franca.

Aluno: Natally Monteiro de Oliveira

BALIKIAN, PEDRO; DUZZIONI, MARCELO; BORBELY U. ALEXANDRE. INGESTÃO DE CAFEÍNA ASSOCIADA A FADIGA MENTAL NO TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE SOBRE O DESEMPENHO, CAPACIDADE FÍSICA, RESPOSTAS PERCEPTUAIS E BIOMARCADORES DE ESTRESSE AO EXERCÍCIO. 2020. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ricardo Augusto Barbieri

BALIKIAN JUNIOR, PEDRO. RESPOSTAS DE UMA TEMPORADA COMPETITIVA DE JOGADORES DE FUTSAL SOBRE MARCADORES BIOQUÍMICOS, NEUROMUSCULARES E PERFORMANCES AERÓBIA E ANAERÓBIA. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Rio Claro/SP.

Aluno: Marcelo Papoti

GOBATTO, C. A.GRECO, C. C.; CUNHA, S. A.;BALIKIAN JUNIOR, P.; BRENZIKOFER, R.. Utilização do sistema de nado atado na avaliação de parâmetros fisiológicos, mecânicos e no treinamento de nadadores. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Rio Claro/SP.

Aluno: Carlos Marcelo Pastre

BALIKIAN JUNIOR, P.. Associações entre Lesões Desportivas e Fatores Causais na Elite Mundial do Atletismo. 2005. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Aluno: Angelo Battaglion Neto

BALIKIAN JUNIOR, P.; CAMPOS, P. A.; MENDES, I. J. M.. O conhecimento e a prática dos acadêmicos da educação física na saúde pública. 2003. Tese (Doutorado em Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo.

Aluno: Julia Costa Guimarães Neta

BALIKIAN JUNIOR, PEDRO; OLIVEIRA, S. L.; CLEMENTRE, A. P. G.. Efeitos da suplementação de fosfatidilserina isolada ou associada a maltodextrina e/ou aminoácidos de cadeia ramificada sobre o desempenho aeróbio e anaeróbio e biomarcadores de estresse fisiológico em ratos.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: HIGOR VINÍCIUS RODRIGUES SPINELI SILVA

BALIKIAN JUNIOR, P.. Associação entre os polimorfismo I/D da Enzima Conversora de Angiotensina (ECA), C/A do CYP1A2 e suplementação de cafeína sobre o desempenho aeróbio/anaeróbio em jovens atletas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Marissa Pontes Pinto

BALIKIAN JUNIOR, P.. Associação entre os polimorfismos C/A do CYP1A2, C/T do receptor A2A de adenosina (ADORA2A) e suplementação de cafeína sobre o desempenho aeróbio e anaeróbio em jovens atletas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: GLEYCE MARIA DOS SANTOS CAVALCANTE

BALIKIAN JUNIOR, P.. FEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE CAFEÍNA ASSOCIADO OU NÃO AO MÉTODO PILATES SOBRE A AUTONOMIA FUNCIONAL DE IDOSOS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Karolynne das Neves Bastos

BALIKIAN JUNIOR, P.. Gasto energético, atividade física e obesidade infantil. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Estadual Paulista de Pres. Prudente-SP.

Aluno: Ninrodes Muniz de Oliveira

BALIKIAN, PEDRO; E. M.LESSA; M. A. CHALITA. BADMINTON NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. UMA REVISÃO DA LITERATURA QUE VERSA A MODALIDADE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: FILIPE RODRIGUES E IVAN GOMES DA SILVA

BALIKIAN, PEDRO; H.V.R.SPINELI SILA; V.F.N. BRANDÃO. DESEMPENHO ANAERÓBIO DE ATLETAS AMADORES DE FUTEBOL AMERICANO NO ESTADO DE ALAGOAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: FELIPE CARVALHO AUSTRELINO

E. M.LESSA;BALIKIAN, PEDRO; M. A. CHALITA. FUTEBOL AMERICANO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA VISÃO DOCENTE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: André Fernandes de Amorim

BALIKIAN, PEDRO; E. M.LESSA; M. A. CHALITA. COMPREENSÃO DO FUTSAL ENQUANTO CONTEÚDO DA CULTURA CORPORAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS, PROFESSORES E COORDENADORES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PARTICULAR DE SATUBA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Walesca de Oliveira Leite dos Santos

BALIKIAN, PEDRO; E. M.LESSA; M. A. CHALITA. ESTÁGIO SUPERVISIONADO SOB A PERSPECTIVA DO DISCENTE: AS EXPERIÊNCIAS DE CAMPO E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: JOSÉ LEANDRO TAVARES DA COSTA

ARAUJO, G. G.;BALIKIAN JUNIOR, P.. Relação entre a dimensão do campo e número de jogadores com o comportamento técnico e fisiológico de atletas de futsal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Julia Costa Guimarães Neta

BALIKIAN JUNIOR, P.; MELO, A. A.. O enxague bucal com cafeína é capaz de melhorar o desempenho em exercício de carga constante e intensidade moderada.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Natally Monteiro de Oliveira

BALIKIAN JUNIOR, P.. Diferentes níveis de desidratação e seu impacto na amonemia e desempenho cognitivo-motor após exercício no calor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Aline Fernanda Barbosa Bernardo

CARVALHO, D. Y.; GOIS, M. O.;BALIKIAN JUNIOR, P.. Recuperação pós-esforço: Estudo a partir da variabilidade de frequência cardíaca em diferentes níveis de atividade física.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"-Pres.Prudente/SP.

Aluno: Sabrina Paulino Melani e Vitor Crespan Scopel

BALIKIAN JUNIOR, P.. VO2 MÁX.:UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FISICA) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO MESQUITA FILHO.

Aluno: Taylan Gustavo Ladeira dos Santos e Franciele Liberato Crist

BALIKIAN JUNIOR, P.. ANÁLISE E COMPARAÇÃO DA POTÊNCIA ANAERÓBIA ALÁTICA EM HANDEBOLISTAS AMADORES E PROFISSIONAIS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres. Prudente-SP.

Aluno: Michele J

BALIKIAN JUNIOR, P.. Laurenzano e Paulo R. da Cruz Machado Pereira.RELAÇÃO ENTRE A OBESIDADE E INDICATIVOS DE RISCO CARDIOVASCULAR AUMENTADO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres. Prudente-SP.

Aluno: Eduardo Zapaterra Campos

BALIKIAN JUNIOR, P.. EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE CAFEÍNA EM ATLETAS SUBMETIDOS À TESTES CONSECUTIVOS EM WINGATE:UM ESTUDO DE CASO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres. Prudente-SP.

Aluno: Alberto R

BALIKIAN JUNIOR, P.. Guido e Mário Henrique Soares Freire.A inserção de pessoas portadoras de deficiência física nas academias na cidade de presidente prudente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres. Prudente-SP.

Aluno: Samuel Trindade Simplicio Filho

BALIKIAN JUNIOR, P.FREITAS JUNIOR, I. F.. Desempenho de futebolistas profissionais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"-Pres.Prudente/SP.

Aluno: David Fernandes

FERNANDES, D.;BALIKIAN JUNIOR, P.. O lado pscológico, emocional e social relacionado à qualidade de vida para o futuro de atletas, ex-atletas e sedentários.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres. Prudente-SP.

Aluno: Aaron Enrico Yamafuko

BALIKIAN JUNIOR, P.. Análise da maturação sexual e da composição corporal de jovens do sexo feminino.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres. Prudente-SP.

Aluno: Juziane T

BALIKIAN JUNIOR, P.. Guica, Angela S. Arantes e Priscila A. do Nascime.ANÁLISE DA MATURAÇÃO SEXUAL E SUA RELAÇÃO NO DESEMPENHO MOTOR DE JOVENS DO SEXO FEMININO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres. Prudente-SP.

Aluno: Aline Nogueira, José Leandro Periani e Rômulo Araújo Fernand

BALIKIAN JUNIOR, P.. PERCENTUAL DE GORDURA CORPORAL, ÍNDICE DE MASSA CORPORAL, HÁBITOS ALIMENTARES E NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: COMPARAÇÃO ENTRE OBESOS EUTRÓFICOS DO SEXO MASCULINO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres. Prudente-SP.

Aluno: José Evaristo Silvério Neto

BALIKIAN JUNIOR, P.. COMPORTAMENTO DAS VARÁVEIS FISIOLÓGICAS DURANTE OS PERÍODOS DE BASE, PRÉ-COMPETITIVO E COMPETITIVO EM PRATICANTES DE PROVAS DE VELOCIDADE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres. Prudente-SP.

Aluno: Cássio G

BALIKIAN JUNIOR, P.. Santana Gonçalves e Hudson F. Peres Nunes.CORRELAÇÃO ENTRE DIFERENTES TESTES DE CAPACIDADE ANAERÓBIA NA PREDIÇÃO DO DESEMPENHO DE CICLISTAS TREINADOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres. Prudente-SP.

Aluno: Mariana Porto

BALIKIAN JUNIOR, P.. ESTUDO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E HÁBITOS COTIDIANOS DE ESCOLARES ENTRE 11 E 15 ANOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres. Prudente-SP.

Aluno: Regiane J

BALIKIAN JUNIOR, P.. Mota e Anderson da S. Pessan.NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA RELACIONADO A HÁBITOS COTIDIANOS DE MENINOS ENTRE 11 E 15 ANOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Sheila C

BALIKIAN JUNIOR, P.. de Almeida Isidoro.ANÁLIDE DE DIFERENTES FÓRMULAS DE PREDIÇÃO DE GORDURA CORPORAL POR ANTROPOMETRIA E BIOIMPEDÂNCIA EM JOVENS OBESOS E EUTRÓFICOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres. Prudente-SP.

Aluno: Lucas Agostini

BALIKIAN JUNIOR, P.. INFLUÊNCIA DO TRABALHO DE FORÇA REALIZADO PREVIAMENTE À CORRIDA DE 400 METROS DE ATLETISMO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres. Prudente-SP.

Aluno: David Fernandes

BALIKIAN JUNIOR, P.. O lado psicológico, emocional e social relaiconado à qualidade de vida pra o futuro de atletas, ex-atletas e sedentários. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres. Prudente-SP.

Aluno: Aaron E

BALIKIAN JUNIOR, P.. Yamafuko, Juliana A. David e Roberto J.M. de Araújo.Análise da Maturação Sexual e da composição corporal de jovens do sexo feminino. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres. Prudente-SP.

Aluno: Tatiane L

BALIKIAN JUNIOR, P.. Biazon e Vanessa L. Simões Sagi.Composição Corporal e Desempenho Motor em Crianças e Adolescentes do Sexo Feminino. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres. Prudente-SP.

Aluno: Daniela Cristina de Oliveira

BALIKIAN JUNIOR, P.. Adaptações do Estado de Condicionamento Físico. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Universidade de Ribeirão Preto.

BALIKIAN JUNIOR, P.NEIVA,C.M.; GUIMARAES, A.. Auxiliar de Ensino. 2004. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"-Pres.Prudente/SP.

BALIKIAN JUNIOR, P.NEIVA,C.M.; GUIMARAES, A.. Auxiliar de Ensino. 2004. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"-Pres.Prudente/SP.

BALIKIAN JUNIOR, P.NEIVA,C.M.; MONTEIRO, H. L.. Professor Assistente. 2004. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"-Pres.Prudente/SP.

BALIKIAN JUNIOR, P.NEIVA,C.M.; MONTEIRO, H. L.. Professor Assistente. 2004. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"-Pres.Prudente/SP.

BALIKIAN JUNIOR, P.. Professor Assistente. 2003. Faculdade de Ciências/Bauru.

BALIKIAN JUNIOR, P.NEIVA,C.M.; MONTEIRO, H. L.. Professor Assistente. 2003. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"-Pres.Prudente/SP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Miguel Arcanjo Areas

AREAS, M. A.. Estudos da cinética das catecolaminas plasmáticas,, glicóse e lactato sanguineo durante o teste de lactato mínimo. 2001. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Miguel de Arruda

ARRUDA, M. DE; DENADAI, B. S.; GOBATTO, C. A.; AZEVEDO, J. R. M.; AREAS, M. A.. Sem título. 2001. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Estadual de Campinas.

Claudio Alexandre Gobatto

GOBATTO, C. A.AZEVEDO, J.R.M.. Defesa de Tese de Doutorado - Fisiologia e Biofísica (IB - UNICAMP) - Pedro Balikian Junior. 2001 - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Vitor Fon

Efeito da suplementação de cafeina e carboidrato sobre o desempenho no tênis de campo; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Leandro

Reprodução de intensidade de esforço em jogos reduzidos no futsal; ; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento desportivo para crianças e jovens; ) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Felipe Austrelino

Compreensão dos docentes sobre a metodologia de ensino dos esportes coletivos em escolas públicas de Maceió; ; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Jefferson Eduardo Cabral Dos Santos

Metodologia do ensino do futsal para crianças no treinamento e na aula de educação física; ; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Alisson Henrique Marinho de Lima

Monitoramento do nível de esforço submetido nas aulas de educação física através da percepção subjetiva de esforço; ; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

André Fernandes de Amorim

A influência do futsal para a formação educacional na visão de alunos praticantes da modalidade e equipe pedagógica de uma escola de Satabua/AL; ; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Allan Moisés De Oliveira Filho

Aptidão física em escolares; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Rubens de Alcântara Moura Pimentel Vilela

Determinação do máximo déficit acumulado de oxigênio por meio da técnica de retro extrapolação em ciclistas; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Eduardo Vieira Mendes

Determinação de parâmetros aeróbios em teste de campo no Stand Up Paddle; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Gabriel Rodrigues Leite

Nível de aptidão física de goleiros juvenis de futsal e handebol que representam Maceió nos jogos escolares de Alagoas; ; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Renato Vitor da Silva Tavares

Determinação de parâmetros anaeróbios em teste de campo no Stand Up Paddle; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Lauricio Gustavo Santos da Silva

ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DOS PARTICIPANTES DO NASF EM MACEIÓ-AL; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Francisco de Assis da Silva

Determinação da velocidade crítica no stand up paddle (SUP); Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Guilherme Navarro Schneider

EFEITOS DO TREINAMENTO DE POTÊNCIA EM TERRA SECA SOBRE A FORÇA PROPULSORA E DESEMPENHO EM NADO LIVRE; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Estadual Paulista de Pres; Prudente-SP,; Coorientador: Pedro Balikian Junior;

Eduardo Zapaterra Campos

Coparação de parâmetros aeróbios e anaeróbios de futebolistas de diferentes categorias e sua sensibilidade aos efeitos de 7 semanas de uma pré temporada; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Estadual Paulista de Pres; Prudente-SP,; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Aparecido Lourenção

Consumo máximo de oxigênio e limiar aneróbio em jogadores de futebol: comparação entre as diferentes posições; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Fisiologia do Esforço) - Universidade do Oeste Paulista,; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Lígya Karina Karina Tavares

Yoyo teste: uma revisão sistemática; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação da performance humana) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Sharlton Sharon Braga Pedrosa

Determinação da velocidade crítica no stand up paddle (SUP); 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Esportivo) - Desenvolvimento Serviços Educacionais; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Julio César Monteiro

Determinação indireta de limiar anaeróbio em natação: comparação com limiar anaeróbio individual e lactato mínimo; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bases biológicas do treinamento esportivo) - Universidade Estadual Paulista de Pres; Prudente-SP; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Maria do Carmo Jamile

Análise dos programas de treinamento resistido para alunos de 50 à 74 anos na academia do SESI; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bases biológicas do treinamento esportivo) - Universidade Estadual Paulista de Pres; Prudente-SP; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Júlio Cesar Sampar

Respostas fisiológicas determinadas pelo JIU-JTSU; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bases biológicas do treinamento esportivo) - Universidade Estadual Paulista de Pres; Prudente-SP; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Denis Moretto

Resposta lactacidêmica ao mergulho profissional; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bases biológicas do treinamento esportivo) - Universidade Estadual Paulista de Pres; Prudente-SP; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Everton Seixas

Bases científicas do treinamento de handebol; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bases Fisiológicas e Biomecânicas do Exercício Fís) - Universidade de Franca; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Fernando Abrahão

Avaliação e planejamento de atletas; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bases Fisiológicas e Biomecânicas do Exercício Fís) - Universidade de Franca; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Paulo Castillo

O trabalho aeróbio como treinamento; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bases Fisiológicas e Biomecânicas do Exercício Fís) - Universidade de Franca; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Carlos Valim Ferreira

Treinamento Desportivo; 1997; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bases Fisiológicas e Biomecânicas do Exercício Fís) - Universidade de Franca; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Janice Teodora Zamproni

Condicionamento aeróbico na terceira idade; 1997; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bases Fisiológicas e Biomecânicas do Exercício Fís) - Universidade de Franca; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Felipe de Carvalho Austrelino

FUTEBOL AMERICANO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA VISÃO DOCENTE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Filipe Rodrigues

DESEMPENHO ANAERÓBIO DE ATLETAS AMADORES DE FUTEBOL AMERICANO NO ESTADO DE ALAGOAS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Gabriel Rodrigues Leite

NÍVEIS DE APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE E DESEMPENHO DE GOLEIROS JUVENIS DE FUTSAL E HANDEBOL QUE REPRESENTARAM MACEIÓ NA FASE INTER-REGIONAL DOS JOGOS ESCOLARES DE ALAGOAS 2016; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Thiago da Silva Vieira

Análise da razão cintura quadril e índice de massa corporal e suas influências na saúde de policiais militares de um batalhão da cidade de Maceió; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Allan Moisés De Oliveira Filho

APTIDÃO FÍSICA EM ESCOLARES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Francisco de Assis da Silva

EFEITO DA PRÁTICA ESPORTIVA EM CONTRA TURNO SOBRE A APTIDÃO FÍSICA EM ESCOLARES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Eduardo Mendes

ANÁLISE DE DIFERENTES SISTEMAS DE JOGO NO FUTSAL EM ESCOLARES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Alisson Henrique Marinho de Lima

MONITORAMENTO DO NÍVEL DE ESFORÇO SUBMETIDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Pedro Balikian Junior;

LAURÍCIO GUSTAVO SANTOS DA SILVA, TIAGO SADRAK

JOGO REDUZIDO E SUA REPRODUTIBILIDADE COM JOGADORES AMADORES DE FUTSAL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Adams Silva

RESPOSTA METABOLICA NO CROSSFIT; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Luana Campelo da Silva

Caracterização do stand up paddle; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Maria Lilyanne Costa Alencar de Melo

Determinação do limiar anaeróbio indireto no stand up paddle (SUP); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Tiago Sadrak Araújo dos Santos

Aplicação de modelo de jogo reduzido no futsal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Lauricio Gustavo Santos da Silva

Protocolo específico para avaliação em campo no futsal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Laís Leticia Gomes Carvalho Silva

Determinação da potência em teste de campo no futsal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Mônica Brunes dos Santos

Suplementação de cafeína e seu impacto no estado de hidratação de corredores após exercício no calor; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Thiago da Silva Vieira

Análise da Relação Cintura/Quadril e Índice de Massa Corporal em Policiais Militares do Batalhão de Policia de Eventos (BPE) como Meio de predição para o risco de desenvolvimento de Doenças Coronarianas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Eduardo Bernardes Sangali

Relação entre índices fisiológicos aeróbios e desempenho no ciclismo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres; Prudente-SP; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Luigi Agostini Gobbo

Variáveis fisiológicas relacionadas ao desempenho em ciclistas de alto nível; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres; Prudente-SP; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Eduardo Campos Zapaterra

Efeitos ergogênicos da cafeína em esportes com predomínio anaeróbio; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres; Prudente-SP; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Lucas Bogaz Silva

Resposta de variáveis fisiológicas aeróbias em futebolistas de diferentes níveis competitivos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres; Prudente-SP; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Samuel Trindade Simplicio Filho

Desempenho de futebolistas profissionais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"-Pres; Prudente/SP, Pro-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Cássio Gustavo Santana Gonçalves

Influência de diferentes tipos de recuperação sobre a intensidade so lactato mínimo em corredores; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres; Prudente-SP; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Lucas Agostini

Wingate Test: uma revisão literária; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres; Prudente-SP, Pro-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Eduardo Rebelato Lopes de Oliveira

Correlação entre limiar anaeróbio de concentração fixa de 4 mM de lactato e limiar de lactato em nadadores; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres; Prudente-SP; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Gerson dos Santos Leite

Relação de Índices Aeróbios e Anaeróbios com o Desempenho no Ciclismo; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista; Orientador: Pedro Balikian Junior;

João Paulo Jacob Sabino

Análise da velocidade do teste de limiar anaeróbio (4 mM) obtidas em piscina de 25 e 50 metros; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres; Prudente-SP; Orientador: Pedro Balikian Junior;

João Paulo Jacob Sabino

Análise da velocidade do teste de limiar anaeróbio (4 mM) obtidas em piscina de 25 e 50 metros; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres; Prudente-SP; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Renata Cristina Longo

Efeitos da cafeína como recurso ergogênico aplicado a natação; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Educação Fisica) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Marcelo Monterosso Teixeira

Limiar anaeróbio individual em nadadores; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Educação Fisica) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Fulvio Martins Ventura

Caracterização metabólica das diferentes funções táticas de jogadores de futebol de campo; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Educação Física) - Universidade de Franca; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Michel de Oliveira Teodora

Avaliação de peso e altura em escolares da cidade de Ribeirão Preto; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Educação Fisica) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Eula Karine Santos Pereira

Aplicação do consumo máximo de oxigênio e limiar anaeróbio na caracterização fisiológica de atletas de basquetebol feminino; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Educação Fisica) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Pedro Balikian Junior;

João Pedro Costa

Respostas fisiológicas no stand up paddle; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Fabiana Ragazzi Ferreira

Estudo comparativo do desempenho de brancos e afrobrasileiros na natação; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres; Prudente-SP, Pró-Reitoria de Extensão Universitária- Unesp; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Priscila Leite

Comparação do desempenho de brancos e afrobrasileiros na natação; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual Paulista de Pres; Prudente-SP, Pró-Reitoria de Extensão Universitária- Unesp; Orientador: Pedro Balikian Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Benedito Sergio Denadai

Estudo da cinética das catecolaminas plasmáticas, glicose e lactato sanguíneos durante o teste de lactato mínimo; 2001; Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Benedito Sérgio Denadai;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARINHO, ALISSON H. ; MENDES, EDUARDO V. ; VILELA, RUBENS A. ; BASTOS-SILVA, VICTOR J. ; ARAUJO, GUSTAVO G. ; BALIKIAN, PEDRO . Caffeine mouth rinse has no effects on anaerobic energy yield during a Wingate Test. JOURNAL OF SPORTS MEDICINE AND PHYSICAL FITNESS , v. 60, p. 69-74, 2020.

  • GERALDES, AMANDIO ARISTIDES RIHAN ; SILVA, WILLAMES BRITO DA ; BALIKIAN JÚNIOR, PEDRO ; PEREIRA, PIETTRA MOURA GALVÃO . EFFECTS OF WALKING ON THE MOOD OF PHYSICALLY ACTIVE OLDER PEOPLE. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 25, p. 63-66, 2019.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; Andrade, VL ; CAMPOS, E. Z. ; KALVA FILHO, C. ; ZAGATTO, A. M. ; ARAUJO, G. G. ; PAPOTI, M. . Effect of Endurance Training on The Lactate and Glucose Minimum Intensities. Journal of Sports Science and Medicine , v. 17, p. 117-123, 2018.

  • LUIZ DE ANDRADE, VITOR ; GOBBI, RONALDO BUKEN ; BERTUCCI, DANILO RODRIGUES ; Junior, Pedro Balikian . Influência da gordura corporal no desempenho em saltos verticais em jogadores profissionais brasileiros de basquetebol. ARQUIVOS DE CIÊNCIAS DO ESPORTE , v. 6, p. 15-19, 2018.

  • CAMPOS, E. Z. ; ZAGATTO, A. M. ; NAKAMURA, F. Y. ; BALIKIAN JUNIOR, P. ; GEROSA-NETO, J. ; NAVARRO, G. S. ; PAPOTI, M. . Characteristics and effect of 8-week soccer training on lactate minimum speed. Sport Sciences for Health (Testo stampato) , v. 12, p. 423-428, 2016.

  • SANGALI, EDUARDO BERNARDO ; Campos, Eduardo Zapaterra ; GOBBO, LUIGI AGOSTINI ; ANDRADE, VITOR LUIZ DE ; PAPOTI, MARCELO ; FREITAS JUNIOR, ISMAEL FORTE ; FIGUEIRA, TIAGO REZENDE ; BALIKIAN JUNIOR, PEDRO . Relação entre índices fisiológicos aeróbios e desempenho em provas de curta e média. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Online) , v. 15, p. 498-506, 2013.

  • Campos, Eduardo Zapaterra ; MILIONI, FABIO ; ZANUTO, EVERTON ALEX CARVALHO ; ALMEIDA, PABLO BARRETO ; GOBBI, RONALDO BUCKEN ; ANDRADE, VITOR LUIZ DE ; BALIKIAN JUNIOR, PEDRO ; PAPOTI, MARCELO . Efeito das cargas de treinamento sobre parâmetros fisiológicos de futebolistas. Motriz : Revista de Educação Física (Online) , v. 19, p. 487-493, 2013.

  • CAMPOS, E. Z. ; BASTOS, F. ; PAPOTI, M. ; FREITAS JUNIOR, I. F. ; GOBATTO, C. A. ; BALIKIAN JUNIOR, P. . The effects of physical fitness and body composition on oxygen consumption and heart rate recovery after high-intensity exercise. International Journal of Sports Medicine , v. 32, p. 1-6, 2012.

  • Rodrigues, Eduardo Quieroti ; Sousa, Sergio De ; Christofaro, Diego Giulliano Destro ; Cardoso, Mauro Leandro ; Castoldi, Robson Chacon ; Campos, Eduardo Zapaterra ; BALIKIAN JUNIOR, P. ; Freitas Júnior, Ismael Forte . Indicadores Indicadores cardiovasculares em repouso e durante um teste incremental em jovens. DOI: 10.5007/1980-0037.2012v14n1p32. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Online) , v. 14, p. 32-40, 2012.

  • SANGALI, E. ; Campos, Eduardo Zapaterra ; Castoldi, Robson Chacon ; FERNANDES, R. A. ; Freitas Júnior, Ismael Forte ; BALIKIAN JUNIOR, P. . Comparação entre diferentes métodos para estimativa de gordura corporal de ciclistas Brasileiros de elite. Revista da Educação Física (UEM. Impresso) , v. 23, p. 13, 2012.

  • SANGALI, E. ; CAMPOS, E. Z. ; CASTOLDI, R.C. ; FERNANDES, R. A. ; FREITAS JUNIOR, I. F. ; BALIKIAN JUNIOR, P. . Comparação entre diferentes métodos para estimativa de gordura corporal de ciclistas brasileiros de elite. Revista da Educação Física (UEM. Impresso) , v. 23, p. 355-360, 2012.

  • CUNHA, L. A. ; CARVALHO, A. S. ; BALIKIAN JUNIOR, P. . Interação antropométrica das valências fisiológicas anaeróbias e da flexibilidade em futebolista infanto-juvenil. Colloquium vitae , v. 4, p. 10-18, 2012.

  • ZAGO, SUELI CRISTINA SCHADECK ; D'ANDRADE, MÁRCIA REGINA PESSOA ; CARDOSO, ANA PAULA MISKULIN ; NAJAS, CLÁUDIO SPINOLA ; NEIVA, CASSIANO MERUSSI ; Junior, Pedro Balikian ; JUNIOR, JAIR RODRIGUES GARCIA . AS FASES DO TREINAMENTO DE NATAÇÃO INFLUENCIAM OS SUBSTRATOS ENERGÉTICOS, CORTISOL E LEUCÓCITOS. Colloquium vitae , v. 03, p. 01-08, 2011.

  • FREITAS JUNIOR, I. F. ; RODRIGUES, E. Q. ; SOUSA, S. ; CAMPOS, E. Z. ; FERNANDES, R. A. ; BALIKIAN JUNIOR, P. . Relacionamento de direferentes domínios da atividade física habitual com indicadores de risco cardiovascular em adultos jovens do sexo masculino. Motriz : Revista de Educação Física (Online) , v. 16, p. 591-597, 2010.

  • FERNANDES, R. A. ; CAMPOS, E. Z. ; BALIKIAN JUNIOR, P. ; FREITAS JUNIOR, I. F. . Consumo máximo de oxigênio e fatores de riscos cardiovasculares. Motriz : Revista de Educação Física (Online) , v. 15, p. 156, 2009.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; FERNANDES, R. A. ; CODOGNO, J.S. ; CAMPOS, E. Z. ; FREITAS JUNIOR, I. F. . Consumo máximo de oxigênio e fatores de risco cardiovascular em adultos jovens.. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde , v. 14, p. 96-103, 2009.

  • FREITAS JUNIOR, I. F. ; BALIKIAN JUNIOR, P. ; NEIVA,C.M. . Crescimento e estado nutricional de crianças e adolescentes.. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil , São Paulo, v. 1, p. 18-42, 2008.

  • CUNHA, L. A. ; BALIKIAN JUNIOR, P. ; NETTO, J. E. S. ; FREITAS JUNIOR, I. F. ; PICARRO, I. C. . Variáveis fisiológicas anaeróbias de futebolistas em diferentes níveis competitivos. REFELD. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança , v. 3, p. 29-38, 2008.

  • PAPOTI, M. ; BALIKIAN JUNIOR, P. ; DENADAI, B. S. . Adaptação da máscara do analisador de gases VO2000 para mensuração de variáveis cardiorrespiratórias em natação. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 13, p. 190-194, 2007.

  • LEITE, G. DOS S. ; BALIKIAN JUNIOR, P. . Limiar Anaeróbio Indireto: buscando relações com desempenho no short triatlon.. Saúde em Revista (UNIMEP) , v. 9, p. 7-12, 2007.

  • LIMA, M. C. S. ; BALIKIAN JUNIOR, P. ; GOBATTO, C. A. ; GARCIA JR., J. R. ; RIBEIRO, L. F. . Proposta de teste incremental baseado na percepção subjetiva de esforço para a determinação de limiares metabólicos e parâmetros mecânicos do nado livre. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 12, p. 268-274, 2006.

  • LEITE, G. DOS S. ; BALIKIAN JUNIOR, P. . Relação entre limiar anaeróbio indireto e desempenho no triatlo.. Ciência Agrárias e da Saúde , v. 4, p. 13, 2006.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; GABARRA, L. ; DEMINICE, R. . Efeito da ingestão de cafeína sobre série de treinamento aeróbio em natação. Nutrição em Pauta , São Paulo, v. 1, p. 18-42, 2005.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; RIBEIRO, L. F. ; P.MALACHIAS, ; BALDISSERA, V. . Lactate and glucose minimum speeds and running performance. Medicine and Science in Sports and Exercise , Austrália, v. 7, n.1, p. 123-127, 2004.

  • RIBEIRO, L. F. ; BALDISSERA, V. ; BALIKIAN JUNIOR, P. ; SOARES, A. R. . Limiar anaeróbio em natação: comparação entre diferentes protocolos. Revista Paulista de Educação Física , São Paulo, v. 18, n.2, p. 201-212, 2004.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; PAVAN, N. ; BARBOSA NETO, O. ; GARCIA JR., J. R. . Limiar de lactato um parâmetro eficaz e de fácil aplicabilidade no desporto e na saúde. CESUMAR Saúde , v. 2, p. 37-46, 2003.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; RIBEIRO, L. F. ; BALDISSERA, V. . Stage length, spline function and lactate minimum swimming speed. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness , v. 43, n.3, p. 312, 2003.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; LOURENÇÃO, A. ; RIBEIRO, L. F. ; FESTUCCIA, W. ; NEIVA,C.M. . Consumo máximo de oxigênio e limiar anaeróbio de jogadores de futebol: comparação entre as diferentes posições.. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 8, n.2, 2002.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; RIBEIRO, L. F. . Resposta lactacidêmica de nadadores e triatletas em função da utilização de esteira durante natação em velocidade correspondente ao limiar anaeróbio. Revista Paulista de Educação Física , v. 15, n.1, p. 55-62, 2001.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; DENADAI, B. S. ; NEIVA,C.M. . Effect of an acute beta-adrenergic blockade on the blood glucose response during lactate minimum test.. Journal Of Sports And Medicine And Exercise, Austrália, v. 4, p. 257-265, 2001.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; GRECO, C. C. ; NEIVA,C.M. ; DENADAI, B. S. . The effects of the wet suit on phisiological and biomechanical indices during swimming. Journal Of Sports And Medicine And Exercise, Austrália, v. 3, p. 1-8, 2000.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; NEIVA,C.M. ; DENADAI, B. S. ; PINHO, A. . Efeitos dos bloqueios beta-adrenérgicos sobre a resposta da glicemia e lactacidemia durante o exercício. Newslab , n.33, p. 100-116, 1999.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; NEIVA,C.M. ; ARAÚJO, E. C. ; GRECO, C. C. ; DENADAI, B. S. . Comparação da treinabilidade aeróbia e mulheres sedentárias com peso normal e sobrepeso.. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde , v. 2, n.3, 1998.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; NEIVA,C.M. ; DENADAI, B. S. . Indirect Determination of maximal lactate steady state fase in swiming.. Acta Universitatis Carolinae Kinanthropologica, v. 34, n.2, p. 59-66, 1998.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; NEIVA,C.M. ; SILVA, M. B. ; PINHO, A. . Padrão bioquímico sérico em menopausadas portadoras de diabetes mellitus não insulino-dependentes (dmnid), praticantes e não praticantes de exercício aeróbio (análise do padrão glicêmico): uma comparação entre bioquímica tradicional e teste automatizado.. Newslab , v. 5, n.23, 1997.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; DENADAI, B. S. . Aplicações de limiar anaeróbio determinado em teste de campo para o ciclismo: comparação com valores obtidos em laboratório. Motriz, Rio Claro, v. 2, n.1, p. 26-31, 1996.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; DENADAI, B. S. . Relação entre limiar anaeróbio e performance no short triathlon. Revista Paulista de Educação Física , v. 9, p. 10-15, 1995.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; DENADAI, B. S. . Resposta metabólica e cardiovascular durante o triathlon de meio ironman: relação com a performance.. Motriz, Rio Claro, v. 1, p. 44-51, 1995.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; LEITE, G. DOS S. ; RIBEIRO, L. F. . Variáveis de desempenho no ciclismo, obtidas em campo e laboratório In: IV Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana, 2005, Rio Claro.. Motriz - Unesp Rio Claro - SP, 2005.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; SANTOS, G. ; PESSOA FILHO, D. M. ; PAPOTI, M. . A especificidade da modalidade como determinante do rendimento em diferentes etapas do triatlo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Sã Paulo, 2004.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; FILHO, G. ; PASTRE, C. M. ; NASCIMENTO, E. P. ; NETTO, J. J. . Lesões desportivas na natação. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, São Paulo, 2004.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; SANTOS, G. ; BECHARA, L. R. G. ; TANAKA, L. Y. . Relação entre limiar anaeróbio indireto e desempenho no Triatlo: um estudo de caso. 11 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP., São Paulo, 2003.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; GONCALVES, A. G. C. ; LOURENÇÃO, A. ; NASCIMENTO, E. P. ; RIBEIRO, L. F. ; COCA, W. . Correlação entre limiar anaeróbio de concentração fixa de 4mM e limiar individual em natação. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2002.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    Determinação de parâmetros aeróbios e anaeróbios em teste de campo no Stand Up Paddle, Descrição: O Stand Up Paddle (SUP) surge como uma nova modalidade esportiva na qual o praticante posiciona-se em bipedestação sobre uma prancha e utiliza um remo para deslocar-se sobre a superfície da água, sendo disputado em provas com distâncias que variam de 200 m a 12 km, na modalidade RACE, com duração média entre 30 segundos a 4 horas, para atletas de alto nível, apresentando desta forma elevada exigência dos componentes aeróbio e anaeróbio. Desta forma é de grande importância a identificação de parâmetros fisiológicos possam ser utilizados para a aplicação adequada de carga de treinamento. Desse modo o objetivo do presente estudo será determinar em atletas de SUP a MFEL através de protocolo direto e indireto, o consumo máximo de oxigênio e o máximo déficit acumulado de oxigênio por meio da técnica de retro extrapolação, bem como verificar a aplicabilidade dos pressupostos do modelo de velocidade crítica, T30, parâmetros da remada (f R, CR e IR) ao SUP na modalidade Race na tentativa de estimar através de protocolos não invasivos a velocidade de MFEL para essa modalidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Pedro Balikian Junior - Coordenador / Eduardo Vieira Mendes - Integrante / Renato Vitor da Silva Tavares - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Determinação do máximo déficit acumulado de oxigênio por meio da técnica de retro extrapolação em ciclistas., Descrição: Devido à necessidade de otimização dos métodos de determinação da capacidade anaeróbia, o objetivo do estudo será validar o máximo déficit de acumulado de oxigênio (MAOD) e MAOD reduzido (MAODRED) por meio da técnica de retro extrapolação (MAODextr e MAODREDextr). Para isso, 15 atletas (ciclistas) serão submetidos a três etapas. A primeira consistirá na determinação da cinética do VO2 a partir da técnica de retro extrapolação. A segunda e terceira etapa consistirá, respectivamente, na determinação do MAOD e MAODRED e MAODextr e MAODREDextr. Na primeira etapa será realizado um esforço máximo de 300 s, posteriormente os atletas realizarão esforços de 15 ? 120 s com incremento de 15 s e 120 ? 270 s com incremento de 30 s em três dias distintos com velocidade controlada de acordo com as parciais do primeiro dia. O VO2 de cada esforço será analisado por meio da técnica de retro extrapolação e cinética do VO2 utilizando o método convencional (MC). Os dados do VO2 serão plotados em relação ao tempo e, analisados segundo um modelo de crescimento mono ou bi-exponencial. No quarto dia os atletas realizarão um esforço de 300 s com a utilização de equipamento de análise do VO2 durante todo o esforço. A segunda etapa consistirá em determinação do MAOD e MAODRED. O MAOD será determinado pela diferença entre demanda teórica e o VO2 mensurado pelo MC consumido em esforço máximo de 300 s, e o MAODRED com a análise das contribuições do metabolismo anaeróbio lático e alático através da análise do VO2 após o esforço de 300 s. O MAODextr e MAODREDextr serão determinados, contudo o VO2 durante os testes será analisado por meio da retro extrapolação. Para validação do MAODREDextr e MAODextr será utilizado a correlação de Pearson, teste t de Student e a análise gráfica de Bland & Altman. O nível de significância será de 5%.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Pedro Balikian Junior - Coordenador / Marcelo Papoti - Integrante / Eduardo Vieira Mendes - Integrante / Francisco de Assis da Silva - Integrante / Felipe de Carvalho Austrelino - Integrante / Rubens de Alcantara Moura Pimentel Vilela - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Validade do ?anaerobic running sprint test (rast)? como ferramenta preditora da capacidade anaeróbia em jogadores de futebol, Descrição: O objetivo do presente estudo será verificar a validade do Running Anaerobic Sprint Test (RAST) como ferramenta preditora da capacidade anaeróbia (MAOD) em jogadores de futebol. Vinte jogadores pertencentes à categoria sub-20 de uma equipe de Presidente Prudente-SP, serão submetidos a teste de avaliação antropométrica, esforço incremental para determinação do consumo máximo de oxigênio (VO2máx), MAOD e RAST. Os testes terão duração total de nove dias. No primeiro serão realizadas as medidas antropométricas e um teste progressivo na esteira para determinação VO2max. Nos cinco dias subseqüentes os jogadores realizarão dez esforços submáximos com intensidades entre 50 a 95% do VO2max. No 7 dia será realizado um esforço supra-máximo até a exaustão a 110% do VO2max. No 8 e 9o dias, serão realizados seis esforços máximos de 35m separados por 10s de intervalo passivo (RAST). Os valores das potências pico e média bem como os índices de fadiga provenientes do RAST, nas situações de teste e re-teste serão comparados e associados com a utilização dos testes t de Student para amostras dependentes e de correlação de Pearson respectivamente. O teste de correlação de Pearson também será utilizado para verificar as possíveis associações dos parâmetros provenientes do RAST com os valores de MAOD. Em todos os casos o nível de significância será pré-fixado para P<0,05.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Pedro Balikian Junior - Coordenador / Marcelo Papoti - Integrante., Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2009 - 2011

    Relação entre capacidade de saltos verticais e horizonais e desempenho em corrida, Descrição: O ciclo alongamento encurtamento (CAE) potencializa o desempenho motor em movimentos de ação excêntrica seguida de concêntricas. Nos saltos o sistema é amplamente acionado, e inúmeros estudos demonstraram excelente relação entre salto vertical e velocidade em distâncias reduzidas, enquanto que os saltos horizontais apresentam resultados conflitantes. O objetivo do presente estudo foi verificar a correlação entre saltos verticais e horizontais com desempenho máximo de corrida em diferentes distâncias. Dezoito atletas (10 homens e 8 mulheres) foram submetidos à avaliação de salto vertical (squat jump [SJ] e countermoviment jump [CMJ]), horizontal (saltos de 3, 5 e 10 passos) e impulso com as duas pernas (SHor). Para o salto vertical foi utilizado um software JUMP-TEST (UFMG) instalado, sendo a maior altura utilizada para análise, enquanto que os saltos horizontais foram feitos na caixa de areia de uma pista de atletismo oficial. Após o teste de Kolmogorov-Smirnov foi realizado correlação de produto momento de Pearson nas variáveis. O SJ se correlacionou significantemente com o CMJ (r = 0,86) e SHor (r = 0,89), a mesma associação foi encontrada com os saltos horizontais de 3 (S3), 5 (S5) e 10 (S10) passos, entretanto de maneira moderada Todas as modalidades de salto se correlacionaram com as corridas de 10, 30 e 60 metros, lançadas e paradas. Houve uma tendência de maior associação entre os saltos horizontais e o desempenho em 30 e 60 metros (parado e lançado), enquanto que os tempo nos 10 metros obteve correlação moderada com todas as modalidades de salto. Dessa forma devido ao gesto motor mais específico da corrida e à produção de energia elástica, os saltos horizontais caracterizam-se como um instrumento de baixo custo e fácil aplicação para diagnóstico do atleta e adaptações nervosas decorrentes do treinamento físico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Pedro Balikian Junior - Coordenador / Marcelo Papoti - Integrante / Eduardo Zapaterra Campos - Integrante.

  • 2008 - 2011

    Efeito da suplementação de cafeína em atletas submetidos à testes consecutivos de Wingate, Descrição: uso de recursos ergogênicos é muito utilizado por atletas de alto rendimento e indivíduos fisicamente ativos. A sua utilização tem com objetivo principal o protelamento da fadiga, aumento do poder contrátil do músculo e maior disponibilidade de energia durante exercício. A cafeína, pertencente ao grupo trimetilxantina, é um ergogênico nutricional utilizado por vários atletas, e que, não é considerado doping pelo Comitê Olímpico Internacional quando encontrado em doses inferiores à 12mg L-1 de urina. Dessa forma, inúmeros estudos evidenciam o efeito da cafeína em exercícios de longa duração responsável pelo retardo da fadiga e, conseqüentemente, aumento da performance. Seus efeitos em exercícios de alta intensidade e curta duração, todavia, apresentam resultados inconsistentes devido à falhas na metodologia e doses empregadas. Assim o objetivo do presente estudo é analisar o efeito de 6mg/kg de massa corporal de cafeína em dois testes de Wingate consecutivos separados por quatro minutos de pausa. Para tanto serão utilizados 15 atletas da equipe de atletismo Unesp-FCT/Semepp de Presidente Prudente. O teste de Wingate consiste em 30 segundo de esforço com carga equivalente de 8,3 kp/kg de massa corpórea. A administração (placebo ou cafeína) ocorrerá uma hora antes do teste, no final da primeira sessão será feito coleta de 25 l de sangue arterializado. Após quatro minutos de descanso passivo o indivíduo será submetido a mais uma sessão, posteriormente à mesma, serão coletados 25 l de sangue no primeiro, terceiro, quinto, sétimo, nono e 11° após o teste. Para análise estatística o teste t de student para amostra pareada será utilizado, adotando nível de significância de 0,05.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Pedro Balikian Junior - Coordenador / Eduardo Zapaterra Campos - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Efeitos de sete semanas de treinamento sobre parâmetros anaeróbios de futebolistas profissionais, Descrição: O presente estudo investigou desempenho em saltos verticais e em teste de wingate de jogadores de futebol profissional no início da temporada e após 7 semanas de treinamento. Treze jogadores profissionais de futebol participantes da segunda divisão do campeonato paulista, com 21,3 1,7 anos; 70,9 5,3 kg; 174,7 4,8 cm e 9,8 2,1 % de gordura corporal. Foram avaliados em dois dias separados por 24 horas, sendo respeitado um período de 48 horas sem treinamento antes de cada uns dos dois momentos: início da pré temporada (T1) e após 07 semanas (T2). As avaliações foram compostas por mensurações antropométricas para caracterização da amostra; testes de saltos verticais: Squat jump (SJ) e Countermovement jump (CMJ), e Teste de Wingate (TW). Após o TW, foram coletados 25 l de sangue do lóbulo da orelha e o maior valor registrado foi considerada a concentração pico de lactato ([Lac]). A comparação entre as variáveis foi realizada pelo teste t de Student para amostra dependente, sendo adotado o nível de significância de 5% (p<0,05). Observamos melhoras de desempenho significante (p<0,05) para as variáveis SJ (18,31%); CMJ (10,43%); PP (13,67%) e PM (19,66%). Por outro lado para as variáveis IF (3,8%) e [Lac] (-9,22%) as mudanças não apresentaram significância estatística. Concluímos que a melhora apresentada está relacionada com a melhor eficiência técnica em saltar, assim como o ganho de potência muscular. Provavelmente tais melhoras estejam relacionadas ao baixo nível de desempenho apresentado no início do campeonato.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Pedro Balikian Junior - Coordenador / Marcelo Papoti - Integrante / Samuel Trindade Simplício Filho - Integrante / Eduardo Zapaterra Campos - Integrante / Lucas Bogaz Silva - Integrante.

  • 2007 - 2011

    Efeitos ergogênicos da cafeína sobre o ciclismo, Descrição: A necessidade de obter bons resultados e manter um desempenho regular nas diversas competições que os atletas disputam no decorrer do ano, tem despertado o interesse de treinadores, atletas e diversos pesquisadores na busca de novas técnicas que possibilitem a melhora do desempenho físico, tais como o a predição de formas individualizadas de treinamento, baseada nas avaliações fisiológicas, e o uso de recursos ergogênicos que potencializem o desempenho dos atletas. A cafeína é utilizada como recurso ergogênico por suas propriedades estimulantes do sistema nervoso central (SNC). No entanto, esta substância tem sido considerada um ergogênico nutricional por estar presente em várias bebidas consumidas diariamente, tais como o café, o chocolate, o mate, e algumas bebidas suaves à base de guaraná. Por ser uma substância estimulante, que possibilita melhora do desempenho físico o Comitê Olímpico Internacional (COI) estabeleceu o limite de 12 mg/ml de cafeína na urina como parâmetro para detecção de ?doping? (FITFAZIO, 2000). No entanto é um limite maior do que os estudos a respeito prescrevem como eficaz para melhora no desempenho atlético. Esses aspectos demonstram a necessidade de maiores investigações sobre o efeito ergogênico de diferentes dosagens de cafeína e, possivelmente, de revisão dos níveis de ingestão toleráveis. Este projeto tem por objetivo estudar os efeitos ergogênicos da cafeína sob consumo máximo de oxigênio (VO2 max), e sobre o desempenho em ciclismo de 20 km contra relógio. Para isso, serão voluntários nesse estudo ciclistas profissionais de Presidente Prudente que participam regularmente de campeonatos regionais, jogos abertos do interior, estaduais e nacionais, estes serão submetidos a testes de campo e laboratório.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Balikian Junior - Coordenador / Eduardo Zapaterra Campos - Integrante / Eduardo Sangali - Integrante.

  • 2005 - 2008

    Estudo compartivo do desempenho de brancos e afro-brasileiros na natação, Descrição: Este estudo propõe a verificação das diferenças motoras entre indivíduos brancos e negros na prática da natação, uma vez que os atletas negros não vêm obtendo destaque na sua prática, situação inversa na prática de atletas desta etnia em outras modalidades. Existem estudos que comprovam a maior densidade mineral óssea dos negros, mas isto não pode ser encarado como fator de exclusão. Será selecionada uma amostra composta por 16 crianças, sendo 8 crianças negras e 8 brancas pertencentes a faixa etária de 8 a 12 anos, matriculadas em escolas públicas e não participantes de escolinhas de iniciação esportiva. Posteriormente à avaliação clínica, exame médico e a autorização para participar do estudo, os jovens passarão por avaliação nutricional, psicológica. Serão mensurados a massa corporal, estatura, circunferência da cintura e a composição corporal que será feita utilizando a Absorptiometria de Raios-X de dupla energia (DEXA). O valor da Circunferência de Cintura (CC) e o índice de Massa Corporal serão utilizados como indicadores de obesidade. Serão submetidos a atividades de aprendizagem da natação com ênfase na fase de adaptação, a fim de se verificar se existe ou não diferença no aprendizado da natação entre crianças caucazos-descendentes e afros-descendentes. O grupo realizará atividades físicas com freqüência semanal de três vezes (segunda, quarta e sexta), durante 32 semanas, com as atividades sendo ministradas pela autora do presente projeto, sob supervisão do orientador. Durante o período de treinamento haverá acompanhamento semanal com a psicóloga e a nutricionista, e mensal com a médica, todos voluntários do projeto. A análise estatística será composta por teste t de Student para dados pareados, análise de variância para medidas repetidas, plotagem de Bland & Altman e a significância estatística será fixada em 5%.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Pedro Balikian Junior - Coordenador.

  • 2004 - 2007

    Resposta de variáveis fisiológicas de futebolistas de diferentes níveis competitivos, Descrição: Quando comparado a outros esportes coletivos, o futebol determina a maior resposta aleatória de sucesso em confronto entre equipes de diferentes níveis competitivos, por ser praticado com os pés, apresentando elevado percentual de resultados positivos para as equipes de menor índice técnico. O futebol é caracterizado como um esporte intermitente, que emprega movimentos de alta intensidade e curta duração com pausas de diferentes durações. Entretanto, todas as ações decisivas ocorrem por movimentos explosivos, justificando elevada demanda do metabolismo anaeróbio lático e alático. Assim sendo, este estudo tem como objetivo: 1-Determinar e comparar as respostas de variáveis fisiológicas anaeróbias em futebolistas de diferentes categorias; 2-Correlacionar os resultados dos testes para determinação de potência e capacidade anaeróbia em laboratório (Wingate Test) com o de campo (Rast Test). Para tanto serão analisados 50 jogadores de futebol de campo, que fazem parte de um clube de futebol profissional, divididos em 2 grupos: Grupo I (> 20 anos) 25 jogadores profissionais e Grupo II ( 18 anos, 20 anos) 25 jogadores da categoria junior. Todos assinarão um termo de consentimento, livre e esclarecido, previamente aprovado pelo comitê de ética em pesquisa local. Os atletas, serão submetidos a cinco baterias de avaliação, com intervalo de no mínimo 24 horas e no máximo 48 horas. Sendo compostas de medidas antropométricas (peso, estatura, dobras cutâneas) para caracterização morfológica, Teste de Impulsão Vertical (plataforma Ergojump e software Jump test 1.1, Lasa Informática) para mesurar a potência de membros inferiores, Teste de Wingate (cicloergomêtro Biotec 2100 - CEFISE) para avaliar a potência e capacidade anaeróbia em laboratório, Teste de Velocidade (barreiras fotoelétricas Speed Test ? Cefise) para observar o tempo de aceleração, tempos parciais e tempo total percurso de 30, 60 e 300 metros, e o RAST Test (barreiras fotoelétricas Speed Test ? Cefis. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Pedro Balikian Junior - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Variáveis fisiológicas determinantes de desempenho em ciclismo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Balikian Junior - Coordenador.

  • 2003 - 2005

    Efeitos fisiológicos da cafeína sobre o desempenho de nadadores, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: Pedro Balikian Junior - Coordenador.

  • 2002 - 2003

    Análise das respostas fisiológicas durante aula de body pump e rpm, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Pedro Balikian Junior - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

Prêmio Athia, Unesp - Campus de Presidente Prudente.

2004

Destaque no ENAPI - Melhor trabalho de iniciação científica, Universidade do Oeste Paulista.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos. , Rua Chopin 357, Valparaiso, 29165680 - Serra, ES - Brasil, Telefone: (27) 33183079

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2014

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2013

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamento dos Esportes, Fundamento das Atividades Aquáticos, Estágio Supervisionado em Saúde, Cinesiologia

  • 03/2013

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Esportes Coletivos, Basquetebol, Fundamento das Atividades Aquáticas

2012 - 2012

Instituto Capixaba de Educação e Tecnologia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Celular, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 06/2012 - 12/2012

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, biologia celular

  • 06/2012 - 12/2012

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, metodologia da pesquisa

  • 06/2012 - 12/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Topicos especiais em educação - ética

2001 - 2007

Universidade do Oeste Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2005 - 12/2007

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, biologia celular e molecular

  • 03/2003 - 06/2007

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Humana, Esportes Coletivos

  • 03/2001 - 06/2007

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, biologia celular e molecular

  • 03/2006 - 03/2007

    Extensão universitária , Faculdade de Educação Física, .,Atividade de extensão realizada, Atividade física e alteração de hábitos alimentares em adolecentes obesos.

  • 04/2003 - 03/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado da Faculdade de Educação Física, .,Cargo ou função, Presidente.

  • 03/2003 - 03/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .,Cargo ou função, Membro.

  • 03/2003 - 03/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Membro.

  • 11/2002 - 03/2007

    Direção e administração, Faculdade de Educação Física, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 08/2001 - 03/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Pesquisa E Pós Graduação, Pró Reitoria de Pesquisa E Pós Graduação.,Atividade realizada, Coordenador do grupo de pesquisa e Fisiologia do Esforço.

  • 03/2001 - 03/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria de Pesquisa E Pós Graduação, Laboratório de Fisilogia do Exercício.,Linhas de pesquisa

  • 02/2003 - 11/2006

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica, Técnicas de Estudo e Pesquisa, Epdemiologia e Saúde, Fisiologia do Exercício

  • 03/2003 - 06/2005

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epdemiologia e Saúde, Fisiologia Humana

  • 05/2001 - 06/2003

    Ensino, Mestrado Em Fisiologia do Esforço, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos avançados em fisiologia do exercício, Fisiologia, avaliação e prescrição do condicionamento físico

2007 - 2012

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor ms3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2001 - 2007

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - MS3, Carga horária: 24

Atividades

  • 03/2007

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Atividade de extensão realizada, Aplicação da Musculação no controle da obesidade e redução de massa muscular em indivíduos adultos.

  • 02/2005

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Atividade de extensão realizada, Projeto Talento Olímpico Solidário.

  • 03/2003

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Linhas de pesquisa

  • 03/2003

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Atividade de extensão realizada, ANA - Assim Nasce um Atleta.

  • 03/2003

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, .,Atividade de extensão realizada, Projeto Superação.

  • 03/2003

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Atividade de extensão realizada, Projeto Superação Criança.

  • 03/2003

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Atividade de extensão realizada, Projeto Superação Adolescente.

  • 09/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Linhas de pesquisa

  • 09/2001

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TREINAMENTO ESPORTIVO, TÓPICOS AVANÇADOS EM NATAÇÃO

  • 02/2002 - 08/2011

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Natação, Treinamento Desportivo, Fisiologia do Exercício em Educação Física, Prática de Ensino de Educação Física II

  • 03/2008 - 12/2010

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Atividade de extensão realizada, Natação para Universitários e Funcionários da UNESP de Presidente Prudente.

  • 03/2006 - 12/2010

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Atividade de extensão realizada, Estudo comparativo do desempenho de descendentes caucasianos e afro brasileiros na natação.

  • 05/2008 - 03/2010

    Direção e administração, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 04/2006 - 03/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, .,Cargo ou função, representante docente de conselho de curso.

1996 - 2003

Universidade de Ribeirão Preto

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

  • 05/1996 - 03/2003

    Estágios , Faculdade de Educação Física, Educação Física.,Estágio realizado, Técnicas laboratoriais aplicadas ao treinamento esportivo.

  • 05/1996 - 03/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação Física, Faculdade de Educação Física.,Atividade realizada, Coordenador do grupo de estudo em Fisiologia do Exercício.

  • 03/1996 - 03/2003

    Direção e administração, Faculdade de Educação Física, Educação Física.,Cargo ou função, Coordenador do laboratório de Fisiologia do Exercício.

  • 03/1996 - 03/2003

    Ensino, Faculdade de Educação Fisica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia do Exercício I, Fisiologia do Exercício II, Fisiologia Humana, Nutrição, Tópicos Avançados em Natação, Técnicas de Handebol

  • 03/1996 - 03/2003

    Ensino, Bases Fisiológicas e Biomecânicas da Atividade Fís, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia do Exercício

  • 03/1996 - 03/2003

    Extensão universitária , Faculdade de Educação Física, Educação Física.,Atividade de extensão realizada, Fisiologia do Exercício aplicada ao treinamento de natação.

1996 - 1998

UNIVERSIDADE DE FRANCA

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2004 - 03/2005

    Ensino, Promoção de Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia do Esforço

  • 03/1998 - 11/1998

    Ensino, Faculdade de Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia do Exercício

  • 04/1996 - 11/1998

    Extensão universitária , Faculdade de Educação Física, Educação Física.,Atividade de extensão realizada, Aplicação da Fisiologia do Exercício para o treinamento em voleibol.

  • 04/1998 - 05/1998

    Ensino, Bases Fisiológicas da Atividade Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia do Esforço

  • 03/1997 - 11/1997

    Ensino, Faculdade de Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia do Exercício

  • 04/1997 - 05/1997

    Ensino, Bases Fisiológicas da Atividade Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia do Esforço

  • 03/1996 - 11/1996

    Ensino, Faculdade de Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia do Exercício, Fundamentos do Handebol

  • 04/1996 - 05/1996

    Ensino, Bases Fisiológicas da Atividade Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia do Esforço

2015 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: adjunto 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2017

    Ensino, Nutrição, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aplicação de limiares metabólicos no monitoramento do exercício físico

  • 05/2015

    Extensão universitária , Centro de Educação - CEDU, .,Atividade de extensão realizada, Escola de esportes coletivos.

  • 04/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação - CEDU, .,Linhas de pesquisa

  • 04/2015

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino dos Esportes Coletivos 2

  • 04/2015

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia dos Esportes Coletivos

  • 04/2015

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia do Exercício

  • 04/2016 - 05/2016

    Ensino, Treinamento desportivo para crianças e jovens., Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Prontidão e Talento Desportivo