Claudia Teresa Bento

Possui Doutorado em Ciencias Nutricionais pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro (2014) e Mestrado em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Tem atuação na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: pneumonias, imunonutrição, nefrologia, leucemias, linfomas, avaliação do estado nutrional e nutrientes e micronutrientes.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Ciencias Nutricionais

2010 - 2014

Instituto de Nutrição Josué de Castro
Título: ASSOCIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE VITAMINA A COM ÍNDICE DE MASSA CORPORAL, ADIPOSIDADE CORPORAL, ESTRESSE OXIDATIVO E FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM MULHERES COM INGESTÃO DIETÉTICA RECOMENDADA DE VITAMINA AASSOCIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE VITAMI
Orientador: Rejane Andrea Nunes Ramalho
Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Alimentação.

Mestrado em Nutrição

1999 - 2000

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano de Obtenção: 2000;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição Clínica.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição Nefrológica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

VERA LUCIA VALENTE MESQUITA

MESQUITA, V. L. V.. "Evolução do Estado Nutricional de Lactentes de 0-12 Meses Internados com Infecções Respiratórias Agudas no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira". 2000 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Elizabeth Accioly

ROSA, G.;ACCIOLY, E.; RAMALHO, R. A.. Estado nutricional de vitamina A e fatores de risco cardiovascular. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rejane Andréa Ramalho Nunes da Silva

Ramalho RA. Evolução do Estado Nutricional de Lactentes de 0-12 Meses Internados com Infecção Rerspiratória Aguda no Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira. 2000. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Wilza Arantes Ferreira Peres

Rosa, G;W.A.F. Peres. ASSOCIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE VITAMINA A COM ÍNDICE DE MASSA CORPORAL, ADIPOSIDADE CORPORAL, ESTRESSE OXIDATIVO E FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM MULHERES COM INGESTÃO DIETÉTICA RECOMENDADA DE VITAMINA A. 2014. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elizabeth Accioly

Evolução ponderal de lactentes internados por infecções respiratórias agudas no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira- UFRJ; 2000; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Elizabeth Accioly;

Elisa Maria de Aquino Lacerda

Evolução do Estado Nutricional de Lactentesde 0 - 12 meses Internados com Infecções Respiratórias Agudas no Instituto de Puericultura e Peditria Martagão Gesteira; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Nutrição Humana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Elisa Maria de Aquino Lacerda;

Rejane Andréa Ramalho Nunes da Silva

RELAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE VITAMINA A COM ADIPOSIDADE CORPORAL, ESTRESSE OXIDATIVO E FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM MULHERES COM INGESTÃO DIETÉTICA RECOMENDADA DE VITAMINA A; 2014; Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rejane Andréa Ramalho Nunes da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BENTO, C. T. . Dietoterapia-Uma Abordagem Prática. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. v. 1. 213p .

  • BENTO, C. T. . Aspectos Nutricionais nas Doenças Hematológicas. In: Elisa Lacerda; Elizabeth Accioly. (Org.). Nutrição Materno-Infantil na Prática Clínica. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2003, v. 1, p. 405-418.

  • BENTO, C. T. . Nutrição nas Infecções Respiratórias Agudas. In: Elizabeth Accioly, Claudia Saundres, Elisa Lacerda. (Org.). Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2003, v. 1, p. 383-390.

  • BENTO, C. T. . Associação entre obesidade e hipertensão. Boletim SOHERJ, Rio de Janeiro, p. 2 - 3, 08 ago. 2005.

  • BENTO, C. T. . Manual de Avaliação do Estado Nutricional 2004 (Manual).

  • BENTO, C. T. . Manual sobre Nutrientes Imunomoduladores 2004 (Manual).

  • BENTO, C. T. . Manual de Nutrição em Nefrologia 2003 (Manual).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    O EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA E SOBRE A AGREGAÇÃO PLAQUETÁRIA, ESTRESSE OXIDATIVO E PROCESSO INFLAMATÓRIO EM PACIENTES COM NEFROPATIA DIABÉTICA EM TRATAMENTO DE HEMODIÁLISE, Descrição: A vitamina E, sendo uma potente antioxidante, apresentar ação anti-inflamatória e antitrombótica poderá retardar a progressão da perda da função renal em pacientes com Nefropatia Diabética que realizam tratamento de hemodiálise. Logo, é de suma importância a realização dessa pesquisa, pois a suplementação da vitamina E influenciará na melhorado estado inflamatório desses indivíduos, podendo ser usada futuramente por profissionais da área da saúde como um tratamento para esse tipo de patologia, melhorando, assim, o estado clínico e o prognóstico dos pacientes. Esse estudo também será útil como base teórica e prática para a realização de futuros trabalhos científicos sobre este tema.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Claudia Teresa Bento - Coordenador / Alessandra de Fátima Ferreira Mariano - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - 2016

    QUALIDADE DE VIDA E PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES COM CÂNCER DO TRATO GASTROINTESTINAL INTERNADOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO/HUCFF., Descrição: O estado nutricional adequado proporciona ao paciente oncológico uma melhor sobrevida, além de favorecer a resposta ao tratamento e impacto positivo sobre a qualidade de vida. Portanto é importante avaliar o perfil nutricional desses pacientes e conhecer a qualidade de vida, visando à melhoria da qualidade do atendimento, visto que trata-se de uma doença crônica que causa alterações complexas no organismo humano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudia Teresa Bento - Coordenador / Emilaine Brinate Bastos - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Perfil do estado nutricional e avaliação da qualidade de vida em pacientes com HIV internados no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF/RJ, Descrição: O estado nutricional adequado proporciona ao paciente com HIV uma melhor sobrevida, além de favorecer a resposta ao tratamento. Portanto é importante avaliar a qualidade de vida de pacientes com HIV, visando na melhoria de seu bem estar, visto que se trata de uma doença crônica que causa alterações agudas e crônicas no organismo humano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudia Teresa Bento - Coordenador / Bianca Souza Góes da Silva - Integrante.

  • 2015 - 2015

    IDENTIFICAR O MELHOR MÉTODO DE AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES EM HEMODIÁLISE PARA DIAGNOSTICAR A DESNUTRIÇÃO ENERGÉTICO PROTEICA, Descrição: Mudanças de ordem nutricional em pacientes hemodialisados devem ser precocemente diagnosticadas e corrigidas, visto que sua presença pode piorar a evolução clínica. A avaliação nutricional deve ser efetuada de modo regular em pacientes com DRC a fim de identificar os pacientes com risco de desnutrição. A padronização de métodos de avaliação pode ajudar no reconhecimento dos riscos nutricionais, além de utilizar múltiplos métodos para obtenção de dados mais confiáveis. Essa avaliação deve incluir antropometria, determinações bioquímicas e avaliação clínica.2 No contexto da DRC, os métodos compostos mais empregados na prática clínica quanto em estudos são a Avaliação Subjetiva Global (ASG) e o Malnutrition Inflammation Score (MIS). Eles fornecem um conjunto de informações sobre a condição e o grau de déficit nutricional.12 Assim, é de extrema importância conhecer e avaliar adequadamente o estado nutricional da população em diálise, para prevenir complicações clínicas que possam afetar sua qualidade de vida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudia Teresa Bento - Coordenador / Gabriela Leandro Estevam Dias - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Estado nutricional, depressivo e de compulsão alimentar em nefropatas em tratamento hemodialítico, Descrição: Avaliação e acompanhamento do estado nutricional e depressivo, além da compulsão alimentar e suas interferencias na adesão ao tratamento, na evolução clínica-nutricional, na condição de espera de um transplante renal e na qualidade e expectativa de vida de indivíduos com Insuficiência renal crônica submetidos a tratamento de hemodiálise.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudia Teresa Bento - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2005

Patronesse, InJC.

2004

Paraninfo, INJC.

2004

Paraninfo, INJC.

2003

Patronesse, INJC.

2001

Paraninfo, INJC.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição Josué de Castro. , Avenida Brigadeiro Trompovisky e Departamento de Nutrição e Dietética, sala 28, Ilha do Fundão, 21941-590 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 25626601

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1995 - Atual

    Instituto de Nutrição Josué de Castro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2007

      Ensino, Especialização em Nutrição Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Imunonutrição.

  • 2014 - Atual

    HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO

    Vínculo: Professor da Residência, Enquadramento Funcional: Professor Supervisor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Atendimento e Supervisão dos Residentes no ambulatório do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho com nefropatas, desde abril de 2014, no período de 4 horas, uma vez por semana. Neste ambulatório são supervisionados alunos de graduação em nutrição do Instituto de Nutrição Josué de Castro, alunos de especialização em nutrição clínica e os alunos do Programa de Residência em Nutrição Clínica do HUCFF, sendo todas as Instituições da UFRJ.