Helcio Castro e Silva
Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (1976), especialista em Relações Internacionais pela PUC Goiás, em Docência Universitária pela Universidade Salgado de Oliveira UNIVERSO, em Direito Administrativo pela Academia de Polícia de Goiás SAPGO e em Gestão de Recursos Humanos/Empresa Pública pelo Instituto de Administração Pública de Paris IIAP.
Advogado com atuação nas áreas empresarial, cível, administrativa e legislação de estrangeiros. Professor das disciplinas Direito Falimentar e Direito Administrativo da Universidade Salgado de Oliveira UNIVERSO.
Informações coletadas do Lattes em 15/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Docência Universitária
2003 - 2005
Universidade Salgado de Oliveira
Título: BIODIVERSIDADE E REGISTRO DE PATENTES OGM (ORGANISMO GENETICO MODIFICADO)
Orientador: DOUGLAS JOSE NOGUEIRA
Especialização em Relaçoes Internacionais Mercosul
1998 - 1999
Especialização em Direito Administrativo
1989 - 1990
Especialização interrompida em 1983 em GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EMPRESA PÚBLICA
1982 - Atual
Instituto Internacional de Administração Pública de Paris
Título: INEXISTENTE
Ano de interrupção: 1983
Idiomas
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Administrativo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Comercial.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Falimentar.
Participação em eventos
PLANO DE AÇÃO DO PODER JUDICIARIO DE GOIAS UMA EXPERIENCIA DE QUALIDADE TOTAL NA ADMINISTRAÇÃO POR PROJETOS.I ENCONTRO NACIONAL DE RECURSOS HUMANOS DO PODER JUDICIARIO. 1994. (Encontro).
I SEMANA DE RELAÇÕES HUMANAS DO PODER JUDICIARIOS DO ESTADO DE GOIAS.I SEMANA DE RELAÇÕES HUMANAS DO PODER JUDICIARIO DO ESTADO DE GOIAS. 1993. (Encontro).
Participação em bancas
SILVA, Helcio Castro e; CHAVES, J. P.. A Função Social Ambiental da Propriedade Urbana. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Salgado de Oliveira.
SILVA, Helcio Castro e; CHAVES, J. P.. Soares.Direitos Políticos Negativos - Lei Ficha Limpa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Salgado de Oliveira.
SILVA, Helcio Castro e; CHAVES, J. P.. INAPLICABILIDADE DA LEI DE EXECUÇÃO PENAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Salgado de Oliveira.
SILVA, Helcio Castro e; CHAVES, J. P.. ATERRO SANITÁRIO - Alternativa para o meio ambiente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Salgado de Oliveira.
SILVA, Helcio Castro e; CHAVES, J. P.. INQUERITO POLICIAL - Investigação pré processual pelo ministério público. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Salgado de Oliveira.
Prêmios
2008
Medalha do Sesquicentenário, Polícia Militar do Estado de Goías.
1995
Sócio benemérito da Associação dos Oficiais de Justiça de Goiás, Associação dos Oficiais de Justiça de Goiás.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
AMORIM E CASTRO ADVOGADOS S/S. , Rua 128 A N 113, Setor Sul, 74093110 - Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (62) 39962050, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - Atual
Companhia Bioenergetica BrasileiraVínculo: Administrador Judicial, Enquadramento Funcional: Profissional Liberal
1995 - 1998
Escola Superior da Magistratura do Estado de GoiásVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Francês
1993 - 1993
Associação do Comércio e Indústria do Estado de GoíasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Vogal Jurídico
Outras informações:
Membro Vogal Jurídico da Câmara Setorial de Comércio Exterior
1988 - 1989
Companhia de Processamento de Dados do Município de GoiâniaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projeto
Outras informações:
Coordenador do Projeto Central de Atendimento de Processos - CAP e Projeto 156
1986 - 1988
Companhia de ObrasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Chefe da Assessoria Juridíca
Outras informações:
Participei também como membro de Conselho Fiscal e Presidente da Comissão de Licitação
1980 - 1990
Companhia de urbanização de goianiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Outras informações:
ADVOGADO SÊNIOR
Atividades
-
01/1980 - 03/1990
Outras atividades técnico-científicas , Companhia de Urbanização de Goiania, Companhia de Urbanização de Goiania.,Atividade realizada, ADVOGADO NIVEL D-3.
1973 - 1974
Associação de Cultura Franco BrasileiraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Atividades
-
10/1973 - 02/1974
Ensino,,Disciplinas ministradas, AUXILIAR DE SECRETARIA
1971 - 1972
Banco Portugues do Brasil S AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
09/1971 - 09/1972
Outras atividades técnico-científicas , Banco Portugues do Brasil S A, Banco Portugues do Brasil S A.,Atividade realizada, ESCRITURARIO.
1987 - 2009
Tribunal de Justiça do Estado de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Judiciário, Carga horária: 0
1987 - 2009
Tribunal de Justiça do Estado de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Judiciário
Atividades
-
02/2007 - 02/2009
Direção e administração, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIAS.,Cargo ou função, SECRETÁRIO-GERAL DA PRESIDÊNCIA.
-
03/1999 - 02/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIAS.,Cargo ou função, PRESIDENTE DA COMISSÃO DE SINDICANCIA E PROCESSO ADMINISTRATIVO.
-
02/1993 - 01/1995
Direção e administração, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIAS.,Cargo ou função, DIRETOR GERAL.
-
02/1991 - 01/1993
Direção e administração, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIAS.,Cargo ou função, DIRETOR DO CENTRO DE RECURSOS HUMANOS.
-
12/1992 - 12/1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIAS.,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO DE INFORMATIZAÇÃO.
-
10/1992 - 11/1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIAS.,Cargo ou função, PRESIDENTE DA COMISSÃO.
-
09/1992 - 09/1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIAS.,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO INFORMATICA DO PODER JUDICIARIO.
-
06/1991 - 12/1991
Conselhos, Comissões e Consultoria, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIAS.,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO.
-
02/1989 - 01/1991
Direção e administração, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIAS.,Cargo ou função, ASSESSOR JURÍDICO DA PRESIDENCIA.
-
02/1988 - 01/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIAS.,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO.
-
02/1987 - 01/1989
Direção e administração, Diretoria Administrativa.,Cargo ou função, DIRETOR ADMINISTRATIVO.
2009 - 2009
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO TOCANTISVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DIRETOR GERAL
Outras informações:
Aposentado
2000 - Atual
Universidade Salgado de OliveiraVínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Direito Falimentar; Direito Administrativo e Direito de Empresa (on line).
Atividades
-
02/2000
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIREITO FALIMENTAR
1997 - 1999
Pontifícia Universidade Católica de GoiásVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
09/1998 - 02/1999
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Comercial
-
03/1997 - 12/1997
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Comercial
1979 - 1982
Municipio de GoianiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
03/1981 - 07/1982
Direção e administração, Municipio de Goiania.,Cargo ou função, ASSESSOR ESPECIAL.
-
08/1979 - 03/1980
Direção e administração, Municipio de Goiania.,Cargo ou função, ASSESSOR CHEFE DE PLANEJAMENTO.
1974 - 1979
Grupo Thomson CsfVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
06/1979 - 09/1979
Outras atividades técnico-científicas , Grupo Thomson Csf, Grupo Thomson Csf.,Atividade realizada, GERENTE.
-
07/1977 - 05/1979
Outras atividades técnico-científicas , Grupo Thomson Csf, Grupo Thomson Csf.,Atividade realizada, ASSESSOR JURIDICO.
-
05/1974 - 07/1977
Outras atividades técnico-científicas , Grupo Thomson Csf, Grupo Thomson Csf.,Atividade realizada, SECRETARIO BILINGUE.
1980 - 1981
INSTITUTO DE PLANEJAMENTO MUNICIPAL DE GOIÂNIAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1980 - 02/1981
Direção e administração, Prefeitura de Goiania.,Cargo ou função, Coordenador Geral de Modernização Administrativa Diretor Adjunto (administrativo e financeiro).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Helcio Castro e Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?