Flávio Bressan
Possui graduação em Psicologia pela PUC-Campinas (1974), graduação em Administração pela Universidade Paulista (2005), mestrado (1998) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2003). Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2013) e na Universidade de Campinas (2020). Atua em PD e Aplicação no BREMAT Institute for Strategic Thinking and Leadership; no Programa MBA Marketing de Serviços da FIA - Fundação Instituto de Administração (FEA/USP), da UNIGRAN e UNISO. Desenvolveu carreira executiva de sucesso em empresas nacionais e multinacionais; atua como consultor de negócios e Gestão Estratégica. Na atuação acadêmica, possui experiência na área de Administração de Negócios, com ênfase em Gestão Estratégica, Gestão de Negócios, Marketing e Marketing Estratégico, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão estratégica corporativa, marketing e marketing estratégico, pensamento estratégico e estilo cognitivo, gestão da imagem e da identidade corporativa. No campo da Psicologia possui experiência docente e profissional na área de Psicologia das Organizações. Pesquisador e conferencista com diversas publicações em revistas e congressos nacionais e internacionais. Criador, pesquisador e diretor do PEN - Programa de Enriquecimento Neurocognitivo, cujo objetivo é o desenvolvendo a Competência Estratégica, baseado na Neurocognição, Modificabilidade Cognitiva Estrutural, Psicologia Cognitiva, Psicologia Genética (Piaget) e Educação Estética e Arte Terapia.
Informações coletadas do Lattes em 19/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Administração
2000 - 2003
Universidade de São Paulo
Título: Características de Trabalho Preferidas pelos Profissionais em Formação em Marketing e seu Relacionamento com o Pensamento Estratégico
Geraldo Luciano Toledo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Marketing Estratégico; Estratégia Empresarial; Pensamento Estratégico; Mentaklidade Estratégica; Modelos Mentais.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional / Especialidade: Transformação Organizacional. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Pensamento Estratégico Neurocognição. Setores de atividade: Assessoria Ou Consultoria Jurídica, Contábil, de Opinião Pública e Na Gestão de Empresas.
Mestrado em Administração
1994 - 1998
Universidade de São Paulo
Título: Comportamento Gerencial: estratégias e comportamentos geradores de resultados de execlência nas organizações, Ano de Obtenção: 1998
Roberto Coda.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Comportamento Gerencial; Resultados Estraordinários; Transformação Organizacional.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional / Especialidade: Liderança. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional / Especialidade: Comportamento Organizacional. Setores de atividade: Assessoria Ou Consultoria Jurídica, Contábil, de Opinião Pública e Na Gestão de Empresas; Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
Graduação em Administraçâo
2001 - 2004
Universidade Paulista
Título: Realinhamento Estratégico: uma aplicação em Administração de Recursos Humanos
Orientador: Maurício Cassar
Pós-doutorado
2017
Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
2010 - 2013
Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão Estratégica de Negócios.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão Estratégica de Negócios/Especialidade: Competência para o Pensamento Estratégico.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Sistema de Desempenho de Alta Performance.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Métodos e Técnicas de Pesquisa/Especialidade: Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração.
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
MODELOS MENTAIS E RESILIÊNCIA, Descrição: Investigação sobre a relação entre o modelo mental e a capacidade para a resiliência. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Flavio Bressan - Coordenador / Flávio José Palatin Bressan - Integrante.
-
2017 - 2018
ESTÍMULOS PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALUNOS DA UNICAMP (CAMPINAS) E DA UPC (BARCELONA), Descrição: Pesquisa sobre a relação entre o Modelo Mental, a Ambidestria Gerencial e a Disposição para Internacionalizar a empresa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavio Bressan - Coordenador / Cristiano Morini - Integrante / Elisabet Garcia Fontes - Integrante.
-
2017 - Atual
DESENVOLVENDO A INTELIGÊNCIA COGNITIVA E ESTRATÉGICA, Descrição: Aplicação piloto do programa Desenvolvendo a Inteligência competitiva e estratégica em alunos de graduação e investigar aua relação com o desempenho acadêmico. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Flavio Bressan - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
2017 - Atual
MODELOS MENTAIS, SUA RELAÇÃO COM EXPLORAÇÃO E EXPLOTAÇÃO E COM A DISPOSIÇÃO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO, Descrição: O objetivo do projeto é verificar a relação entre os modelos mentais com a ambidestria e a internacionalização dos negócios da empresa, comparando os resultados obtidos em pesquisa no Brasil e na Espanha.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavio Bressan - Coordenador.
-
2014 - Atual
ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS E SUA RELAÇÃO COM AS ESCOLHAS E DECISÕES ESTRATÉGICAS DAS EMPRESAS, Descrição: A estratégia, como campo de estudo da Administração, não apresenta conceitos e modelos definitivos e nem está livre de controvérsias e suas abordagens parecem ora se contrapor ora se complementar. De modo geral, as condições do ambiente de negócios exercem forte impacto no desempenho, comportamento e escolhas estratégicas das empresas. Os modos de percepção, processamento e o uso das informações pelas empresas e seus executivos ? denominados modelo mental - em conjunto com as surpresas e incertezas associadas ao ambiente de negócios, podem influenciar de modo decisivo como elas respondem aos desafios e oportunidades e como interagem com o ambiente por meio de suas escolhas, decisões e ações estratégicas. Diferentes empresas e executivos com diferentes modelos mentais, diante de um mesmo ambiente podem fazer diferentes escolhas estratégicas que irão refletir suas preferências estratégicas. Assim o objetivo deste estudo é investigar a existência de relação entre os diferentes modelos de percepção, processamento e uso das informações e as escolhas e preferências estratégicas, definidas por meio da tipologia proposta por Miles e Snow ? prospectadora, analítica, defensora e reativa. Os resultados poderão enfatizar a importância do conhecimento do modelo mental como forma de neutralizar os vieses que provoca e a melhorar a qualidade da análise do ambiente de negócios e conduzindo, como consequência, a escolhas e a um posicionamento estratégico mais adequado na busca de vantagem competitiva sustentável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Flavio Bressan - Coordenador.
-
2013 - 2016
BASES NEUROFISIOLÓGICAS DOS MODELOS MENTAIS, Descrição: O interesse em desenvolver um trabalho para investigar se há substrato fisiológico para os diferentes modelos mentais decorre da constatação de que as pesquisas cognitivas têm apontado que há diferenças significativas entre a percepção, processamento e uso do percebido, ou seja, o modelo mental. Modelos mentais são construtos teóricos desenvolvidos para ajudar na compreensão, descrição e explicação da maneira pela qual se percebe e processa as informações e as utiliza para a tomada de decisão. Padrões constantes de acionamento automático em resposta a informações e situações, os modelos mentais são uma descrição do modo ou padrão habitual de funcionamento da atividade intelectual, resultante da combinação do padrão de percepção com o modelo de organização do conteúdo e com o modelo de tomada de decisão (Jung, 1991; Silva, 1992; Keirsey & Bates, 1978). Os modelos mentais identificados a partir das pesquisas são o modelo mental operacional e o modelo mental e estratégico e eles são opostos, nas se constituído em um gradiente, conforme alguns trabalhos parecem indicar (DeBono, 1987, Hirsh e Kummerow, 1993). Várias são as abordagens usadas para a determinação dos modelos mentais que incluem a abordagem comportamental, indicadores psicológicos, por meio de indicadores fisiológicos (Taggart, 1988). Contudo, apesar de indicações bibliográficas indicarem possível base fisiológica, não se encontra dados sobre esta base, o que justifica esse estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavio Bressan - Integrante / Li Li Min - Coordenador / Gabriela S. Spagnol - Integrante.
-
2011 - 2012
ESCOLHAS ESTRATÉGICAS, PROCESSO DECISÓRIO E MODELO MENTAL DO EMPREENDEDOR, Descrição: Considerando que a racionalidade humana é apenas limitada, o projeto identificou relações entre as escolhas estratégicas, o processo decisório e o modelo mental do empreendedor. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavio Bressan - Coordenador.
-
2010 - Atual
FATORES E PRÁTICAS QUE MANTÉM VIVO E ATIVO O ESPÍRITO DE INOVAÇÃO NAS EMPRESAS E IMPLICAÇÕES PARA A SUSTENTAB, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavio Bressan - Coordenador.
-
2008 - 2009
MODELOS MENTAIS, ESCOLHAS ESTRATÉGICAS E PROCESSO DECISÓRIO ESTRATÉGICO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavio Bressan - Coordenador.
Prêmios
2016
HIGLY CITED RESEARCHERS, THOMSON REUTERS.
2015
PRIZE OF BEST WORK IN THE AREA: NEUROEDUCATION, BRAINN - BRAZILIAN INSTITUTE OF NEUROSCIENCE AND NEUROTECHNOLOGY - UNICAMP.
2013
Menção Honrosa: THE ALAN MOON MEMORIAL PRIZE, UFHRD - UNIVERSITY FORUM FOR HUMAN RESOURCE DEVELOPMENT.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
BREMAT INSTITUTE FOR STRATEGIC THINKING AND LEADERSHIP, R&D and Application. , Avenida Barão de Itapura - de 1102/1103 a 1600/1601, Botafogo, 13020432 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 32372095, Fax: (19) 32372095, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - Atual
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula SouzaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor em nível Universitário, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplinas: Marketing, Inovação e Empreendedorismo, Adm da Produção
Atividades
-
02/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Tecnologia de Itatiba.,Linhas de pesquisa
-
11/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Tecnologia de Mogi mirim.,Linhas de pesquisa
1996 - Atual
Centro Universitário da Grande DouradosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4
Atividades
-
08/1996 - 06/2009
Ensino, Gestão Empreendedora de Negócios, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Macro Tendências da Administração para o Século XXI, Marketing
2007 - 2009
BREMAT INSTITUTE FOR STRATEGIC THINKING AND LEADERSHIPVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 0
2010 - 2015
Pontifícia Universidade Católica de CampinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê de Ética em Pesquisa, Carga horária: 1
Outras informações:
Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos
Membro de Banca Avaliadora de Trabalhos de Iniciação Científica
2009 - 2015
Pontifícia Universidade Católica de CampinasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
07/2008 - 12/2015
Pesquisa e desenvolvimento, CEA.,Linhas de pesquisa
2004 - 2009
Faculdade de AmericanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Presidente da Comissão Própria de Avaliação
2000 - 2009
Faculdade de AmericanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho de Administração Superior, Carga horária: 0
2000 - 2009
Faculdade de AmericanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor da Diretoria Acadêmica
1999 - 2009
Faculdade de AmericanaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Administração
1999 - 2009
Faculdade de AmericanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Colegiado de Curso, Carga horária: 0
1985 - 1986
Centro Universitário Moura LacerdaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Atividades
-
02/1986 - 11/1986
Ensino, Administração, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comunicação na Empresa, Comportamento Humano na Empresa, Desenvolvimento Organizacional, Recrutamento, Seleção e Treinamento
1997 - 2002
Universidade PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Atividades
-
03/1997 - 12/2002
Ensino, Administraçâo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Recursos Humanos
1983 - 1999
Centro Universitário Salesiano São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Chefe de Departamento, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1998 - 12/1999
Ensino, Propaganda e Publicidade, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias Administrativas
-
02/1995 - 12/1999
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Recursos Humanos, Psicologia Aplicada à Administração, Tópicos Avançados em Administração, Estágio Supervisionada em Administração da Produção, Estágio Supervisionado em Administração de Marketing
-
02/1997 - 09/1997
Ensino, Gestão Avançada Para Eaxecutivos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comportamento das Organizações, Metodologia do Trabalho Científico, Metodologia da Pesquisa Científica, Orientação de Monografia
-
02/1991 - 12/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Conselho de Administração Superior.,Cargo ou função, Membro Conselheiro.
-
02/1991 - 12/1995
Direção e administração, Departamento de Administração, Curso de Administração.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Administração.
-
03/1986 - 11/1987
Ensino, Administração de Recursos Humanos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Recrutamento e Seleção de Pessoal, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, Política e Estratégia de Recursos Humanos, Orientação de Trabalhos e Pesquisa
2000 - 2002
Centro Universitário SenacVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 4
Atividades
-
03/2000 - 06/2002
Ensino, Superior de Tecnologia Em Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Marketing, Metodologia da Pesquisa
1979 - 1989
Faculdade de Administração de CapivariVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Atividades
-
02/1986 - 12/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Acadêmica, Diretoria Acadêmica.,Cargo ou função, Membro do Distrito Geo-Educacional DGE-30 - MEC.
-
04/1979 - 12/1989
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada à Administração, Relações Humanas, Administração de Pessoal
1998 - 1998
Faculdade Santa LuciaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Atividades
-
02/1998 - 12/1998
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Supervisâo de Estágio em Administração
1989 - 1991
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC CampinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Atividades
-
09/1989 - 01/1991
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SIP - Seminário de Integração Profissional, Estágio Supervisionado em Psicologia das Organizações
1975 - 1977
Universidade Metodista de PiracicabaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Atividades
-
09/1975 - 08/1977
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia
-
09/1975 - 08/1977
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Social, Seleção e Orientação Profissional, Psicologia da Indústria
2004 - Atual
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraVínculo: Avaliador Adhoc, Enquadramento Funcional: Avaliador Adhoc, Carga horária: 0
Outras informações:
Avaliação Institucional e de Cursos
2013 - Atual
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador voluntário, Carga horária: 1
Outras informações:
Participação voluntária em grupo de pesquisa para desenvolvimento de trabalhosna área de neuro cognição:
Trabalhos Publicados:
BRESSAN, F.; SPAGNOL, G.S.; LI L.M. Understanding differences in learning process: the mental model proposition. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology. Volume 21 l Number 2 l Year 2015, p. 63
SPAGNOL, G.S.; CAMPOS, B.M.; BRESSAN, F.; LI L.M. Brain activity in different levels of workplace organization applying 5S: an fMRI study using a search-based task paradigm. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology. Volume 21 Number 2, Year 2015, p. 48
6. GENARI, C. M.; LIMA, F. O.; WAISBICH, S.; FERNANDES, P. T.; BRESSAN, F.; CASTELLANO, G.; LI, L. M. Assistive technologies that are meant to integrate brain and computer: accepted or rejected by society? Biosignals and Biorobotics Conference (BRC), 2013 ISSNIP 18-20 Feb. 2013 http://ieeexplore.ieee.org/xpl/articleDetails.jsp?arnumber=6487519http://ieeexplore.ieee.org/xpl/articleDetails.jsp?tp=&arnumber=6487519&contentType=Conference+Publications&queryText%3Dassistive+technologies+that+are+meant+to+integrate
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Flávio Bressan e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?