Douglas da Rocha de Carvalho
Pós-graduação em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2019); Pós-graduação em Psicopedagogia (2016) pela Universidade Católica Dom Bosco; licenciatura em História (2014) pela Universidade Metropolitana de Santos; licenciatura em Filosofia (2009) pela Faculdade Paulo VI; bacharel em Teologia (2006) pela Faculdade Paulo VI (assumindo um humanismo laico). Atualmente com a função de Professor Coordenador em Escola Pública e Professor de Cursinhos Populares Pré-Vestibular. Atuação também como Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes na área de Concentração: História, Filosofia e Sociologia; exercendo orientação, atualização e formação dos professores dessas áreas. Professor concursado titular de cargo na Escola Estadual de São Paulo com atuação nas escolas da rede particular com as mais diferentes pedagogias (Tradicional, Construtivista, Crítica, Sociointeracionista, Sistema Apostilado). Agrega à Educação como compreensão e crítica (Pedagogia Tecnicista) com a experiência empresarial: eletricista (Senai, 1998), técnico eletrotécnico (Liceu Braz Cubas, 2000); trabalhando na área de Planejamento como técnico eletrotécnico na empresa Bandeirante Energia (2001 a 2010) articulando metas, programação de serviço, workshop para sensibilizar colaboradores, atenção à segurança patrimonial e pessoal, escala de pessoal e elaboração de relatórios (Excel Avançado). Tem experiência em lecionar Filosofia, Sociologia e História para a Educação Básica e em Cursinhos pré-vestibulares. Tem pesquisado e palestrado na área de Educação, Política, Filosofia, História, Ciências em Geral e Religião. Desenvolve os projetos de pesquisa: 'Economia Política' e 'Educação e Filosofia da Educação' como colaborador da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
Informações coletadas do Lattes em 12/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Ensino de Filosofia
2017 - 2019
Universidade Federal de São Carlos
Título: O ensino-criação de um conceito de Ética nas escolas
Orientador: Ms. Marcos Rodrigo Domenici
Especialização em Psicopedagogia
2015 - 2016
Universidade Católica Dom Bosco
Título: Contribuições da Psicopedagogia no conflito entre a educação formal e as religiões
Orientador: Profº Ms. Fábio dos Santos
Graduação em História
2013 - 2014
Universidade Metropolitana de Santos
Título: A influência africana na cultura brasileira - música, dança e linguagem
Orientador: Profª Dra. Nanci Lancha Novo
Graduação em Filosofia
2007 - 2009
Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI
Título: A moral em Nietzsche lida por Deleuze
Orientador: Profº Ms. Rogério Pereira Xavier
Graduação em Teologia
2002 - 2006
Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI
Título: Os dons do espírito em favor da justiça social - uma análise exegética de Is 10:33-34 - 11:1-9
Orientador: Dr. Matthias Grenzer
Formação complementar
2015 - 2015
Workaholic e Worklovers - Profª Scarlett Marton. , Casa do Saber, CASA DO SABER, Brasil.
2015 - 2015
Direitos Humanos e ECA para educadores. , Secretaria da Educação e Ministério Público de São Paulo, SEE - MPSP, Brasil.
2013 - 2013
Currículo e Prática docente - Filosofia. (Carga horária: 260h). , Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2012 - 2012
A conquista da cidadania LGBT. (Carga horária: 30h). , Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, SJDC, Brasil.
2006 - 2006
Parapsicologia e Religião. (Carga horária: 100h). , Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Latim
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Grego
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Filosofia da Ciência.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Filosofia da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Participação em eventos
I Congresso de Filosofia da Libertação. 2013. (Congresso).
I Simpósio de Professores de Filosofia e filósofos do Estado de São Paulo. 2013. (Simpósio).
Semana Filosófica e Teológica - Faculdade Paulo VI. 2006. (Seminário).
IV Encontro Nacional de Fé e Política. 2004. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
CARVALHO, D. R. . Reflexão Histórico-Filosófica sobre os Direitos Humanos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, D. R. . Caminhos para a Tolerância Religiosa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Projetos de pesquisa
-
2015 - Atual
Economia Política da Educação, Descrição: Estudar os processos educacionais através da análise estrutural da inserção deste campo na lei do valor e no circuito de produção de mercadorias. Educação abordada como terreno de conflito social, qualificação de força de trabalho e construção de práticas de autonomia. Também a análise da história das estruturas educacionais e formativas e seus impactos no desenvolvimento econômico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Douglas da Rocha de Carvalho - Coordenador / Atanásio Mykonios - Integrante / Paulo Vergilio Marques Dias - Integrante.
-
2015 - Atual
Filosofia da Educação, Descrição: Considerando a Filosofia não apenas como o pensamento que pensa a si mesmo mas como uma forma de pensamento que inter-fere na circunstancia em que a pessoa existe, e tudo o que interessa a pessoa também interessa a Filosofia, podemos considerar a Educação um elemento a ser considerado desde os pressupostos da Filosofia. Pretendemos ler sistematicamente autores que nos ajudam a lançar luzes sobre a Educação no Brasil. Não se pretende necessariamente uma abordagem histórica, mas circunstancial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Douglas da Rocha de Carvalho - Coordenador / Claudio Domingos Fernandes - Integrante / Marco Aurélio Pinheiro Maida - Integrante / Atanásio Mykonios - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
E.E. Prof. Paulo Ferrari Massaro. , Rua Alexandre Andriotti, 400, Jundiapeba, 08750570 - Mogi das Cruzes, SP - Brasil, Telefone: (011) 47271792, URL da Homepage:
Experiência profissional
2015 - Atual
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JKVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações:
Pesquisador
2020 - Atual
E.E. Prof. Paulo Ferrari MassaroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador do Ensino Médio, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor Coordenador do Ensino Médio. Exercendo função de formação dos professores de todas as áreas. Organizando Projetos Educacionais. Agenciando Parcerias com o entorno da comunidade escolar.
2020 - Atual
Cursinho Popular Maio de 68Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntariado, Carga horária: 4
2011 - 2018
Escola EstadualVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. de Filosofia, Sociologia e História, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor concursado para Filosofia desde 2014. Habilitado para Sociologia e História.
2019 - 2019
Diretoria de Ensino - Região Mogi das CruzesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Coord. do Núcleo Pedagógico - Humanas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico - área de concentração: História, Filosofia e Sociologia.
Orientação, atualização e formação dentro do aspecto pedagógico específico para professores das áreas supracitadas. Consultoria técnica especializada para Diretores e Coordenadores de Escola.
2017 - 2018
Colégio AruãVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof. de Filosofia e Ciências Sociais - COC, Carga horária: 20
2017 - 2018
Colegio SaberVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof. de História, Carga horária: 12
2015 - 2017
União de Núcleos de Educação Popular para Negros e da Classe TrabalhadoraVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Voluntariado, Carga horária: 3
Outras informações:
Professor de formação política e social. Leciona as disciplinas Filosofia, História e Sociologia.
2011 - 2014
Centro Educacional SeiboVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prof. de História e História das Religiões, Carga horária: 18
Outras informações:
Professor de História para o Ensino Fundamental - Ciclo II
Professor de Religião para o Ensino Fundamental - Ciclo II
(ênfase em temas transversais com abordagem Histórica, Antropológica, Sociológica, Política e Filosófica das Religiões)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Douglas da Rocha de Carvalho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?