Alex de Jesus Meireles

Alex de Jesus Meireles é natural de Salvador, Bahia, nascido em 04 de Junho de 1981. Cursando Pós Graduação Lato Sensu em Sistema Elétrico de Potência Pela Faculdade Área 1. 2009.1 Recebeu o diploma de Engenheiro Eletricista Pela Faculdade Área1. 2008.1 Recebeu o Certificado do Curso de Qualificação Profissional Encarregado de Elétrica (240h) pelo Cefet- Ba em 2008 patrocinado pela Petrobrás. Atualmente Trabalho na Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - Coelba, Engenheiro Eletricista Operação e Manutenção em Rede de Distribuição. Professor Substituto do Senai-Cimatec Bahia. Áreas de interesses são: Manutenção e Inspeção de Equipamentos e Professor do Nível Superior e Médio, Projetos de Elétricos Baixa e Alta Tensão, Automação, Eficiência Energética. Membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos IEEE-(Institute of Electrical and Electronic Engineers).

Informações coletadas do Lattes em 12/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em MBA em Gestão de Projetos

2016 - 2018

Universidade Salvador
Título: Implantação de escritório de gerenciamento de projeto para a empresa energia & cia.
Orientador: Conceição Maria Sande Vieira

Graduação em Engenharia Elétrica

2003 - 2009

Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia
Título: Análise Qualitativa dos Métodos de Partida do Motor de Indução Trifásico Rotor Gaiola de Esquilo.
Orientador: Gleston Fonseca de Castro

Formação complementar

2008 - 2008

Mercado petroquímico. (Carga horária: 4h). , Schneider Electric, SCHNEIDER ELECTR, Brasil.

2008 - 2008

Novo Scada. (Carga horária: 4h). , Schneider Electric, SCHNEIDER ELECTR, Brasil.

2008 - 2008

Eficiência Energética. (Carga horária: 4h). , Schneider Electric, SCHNEIDER ELECTR, Brasil.

2008 - 2008

NR-10. (Carga horária: 4h). , Schneider Electric, SCHNEIDER ELECTR, Brasil.

2008 - 2008

Qualificação em Encarregado de Elétrica. (Carga horária: 240h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

2008 - 2008

Partida de motores. (Carga horária: 2h). , Schneider Electric, SCHNEIDER ELECTR, Brasil.

2007 - 2007

Marketing Pessoal. (Carga horária: 4h). , Federação das Industrias do Estado da Bahia, FIEB, Brasil.

2007 - 2007

Combate a incêndio. (Carga horária: 8h). , Petrobras, BR, Brasil.

2007 - 2007

Inversor de Frequência. (Carga horária: 8h). , WEG Acionamentos - Fábrica, WEG, Brasil.

2006 - 2006

Treinamento básico da lubricação.. (Carga horária: 4h). , Kluber Lubrication, KLUBER, Brasil.

2006 - 2006

Lubrificantes. (Carga horária: 8h). , NSK Brasil Ltda, NSK, Brasil.

2006 - 2006

Aplicação e Manutenção de Rolamentos. (Carga horária: 8h). , NSK Brasil Ltda, NSK, Brasil.

2003 - 2003

1 seminário técnico-científico. (Carga horária: 8h). , Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia, ÁREA1/CBES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Sistemas de Telecomunicações.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Máquinas Elétricas e Dispositivos de Potência.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Medição, Controle, Correção e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Conversão e Retificação da Energia Elétrica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.

Organização de eventos

MEIRELES, A. J. . Reunião Nacional do Ramos Estudantes do IEEE Seção Brasil. 2008. (Outro).

Participação em eventos

Rockwell Automation - Seminário Tendências Tecnológicas Bahia. 2009. (Seminário).

Schneider Electric Soluções & Inovações. 2008. (Seminário).

VI Reunião Nacional de Ramos Estudantis..VI Reunião Nacional de Ramos Estudantis.. 2008. (Encontro).

Telecom Day 2007. 2007. (Seminário).

V Reunião Nacional de Ramos Estudantis..V Reunião Nacional de Ramos Estudantis. 2007. (Encontro).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2009

    Análise qualitativa dos métodos de partida do motor de indução trifásico, rotor gaiola de esquilo., Descrição: Monografia apresentada para banca com o intuito da obtençao do título de Engenheiro Eletricista. Resumo: O motor elétrico mais utilizado no ambiente fabril é o motor de indução trifásico rotor gaiola de esquilo. A utilização deste equipamento deve-se ao fato de o sistema de distribuição atual de energia elétrica ser em corrente alternada, essa característica permite variar a velocidade do motor. A informação precedente revela a robustez e alta confiabilidade do motor em processos que existem variações de carga. Essas foram algumas características relevantes paa substituição do motor de corrente contínua. outro equipamento que teve uma avanço tecnológico na eletrônica de potência e que contribui para suavizar a partida dos motores de indução foi o inversor de frequência. O controle das condições de partida do motor proporciona um aumento na vida útil do mesmo e gera uma redução do consumo de energia. Após essa breve explicação é revelado de modo sucinto, o princípio de funcionamento do motor de indução, principais tipos de acionamento, inversor de frequência, aplicações em pontes rolantes e unidade de extração de petróleo terrestre conhecida como bombeio mecânico. Palavras-chaves: Motor de Indução, Inversor de Freqüência, Ponte Rolante, Bombeio Mecânico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alex de Jesus Meireles - Coordenador.

  • 2006 - 2006

    Motor de corrente contínua. Conceitos teóricos e Práticos, Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso de Eletromagnetismo II apresentado ao Programa de Graduação da Faculdade de Ciência e Tecnologia - Area1, como parte da avaliação da própria. Resumo: Os motores elétricos são equipamentos de grande importância no desenvolvimento do mundo atual. Graças as suas funcionalidades, ocorreu um grande salto na evolução industrial. No entanto dois tipos de motores elétricos surgiram, com a necessidade adequada a cada um no ramo industrial. Esses dois tipos de motores são: motor de corrente continua e motor de corrente alternada. O motor de corrente continua será o tipo de motor abordado neste trabalho. Para se estudar o motor de corrente continua é necessário uma abordagem geral em alguns conceitos físicos, entre eles, Lei de Indução de Faraday, Lei de Lenz, Força de Lorentz, Torque e algumas outras propriedades do Eletromagnetismo. Essa abordagem será apresentada no decorrer do trabalho de forma sucinta, além de ser enfatizada a grande importância deste tipo de motor no ramo da Engenharia. Palavra-chave: Motor de Corrente Contínua.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alex de Jesus Meireles - Coordenador / Júlio Lázaro Araújo de Magalhães - Integrante / Élson Gustavo Rattes - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia. , Rua Do Tamarineiro, número 13., Itapuã, 41610-430 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32861759, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - Atual

Sistema FIEB SENAI

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor II, Carga horária: 40

Outras informações:
Curso de capacitação de mão de obra especializada no Setor Elétrico. Formação de Eletricista de Rede de Distribuição de Energia Elétrica. Alinhado com o conceitos de Segurança em instalações elétricas e princípios da organização no desenvolvimento das atividades. Outras área: Segurança em Instalações Elétricas (NR10 Básico e Avançado em SEP); Eletricidade Básica; Eletricidade Industrial; Comando e acionamentos de máquinas; Medidas elétricas; Automação e controle; Eficiência energética; Projetos elétricos em sistema elétrico de potência; Manutenção elétrica em sistema elétrico de potência.

2010 - 2013

Sistema FIEB SENAI

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Curso Técnico e Qualificação Profissional. Professor das disciplinas: Circuitos elétricos; Eletricidade básica; Eletricidade Predial; Eletricidade industrial; Medidas elétricas; Máquinas elétricas; Comandos elétricos; Acionamentos elétricos.

2011 - 2018

Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista, Carga horária: 40

Outras informações:
Cargo: Coordenador de construção de rede ? (novembro/2013 ? abril/2018). Atividades: Analise e estudo de viabilidade técnica, orçamento, cronograma, construção e gerenciamento de obra, comissionamento, energização e encerramento da obra. Análise de projetos de rede de distribuição em 11.9, 13,8 e 34,5KV com rede convencional (em cruzeta), rede spacer com cabo protegido e isolado (multiplex). Instalar equipamentos: Transformadores de distribuição, Autotransformador, Religador, Regulador, Chaves Seccionadoras Manual e Automática. Cargo: Coordenador de base operacional - (abril/2012 - outubro/2013). Atividades: Realizar e acompanhar a manutenção (preventiva e corretiva) da rede de distribuição nas tensões em 11.9 e 13.8 KV. Região. Orla de Salvador e da região Metropolitana. Fiscalizar as turmas de pronto atendimento. Cargo: Coordenador interino de manutenção em rede - (setembro/2011 - março/2012). Atividades: Realizar e acompanhar a manutenção (preventiva e corretiva) em rede de distribuição nas tensões em 13.8 e 34,5 KV na região de Ibotirama. Instalação de equipamentos para medição das grandezas elétricas e atender os critérios dos procedimentos de distribuição de energia elétrica no sistema elétrico nacional (Prodist) ? Módulo 8

2010 - 2011

Escritório Técnico Arthur Luiz Pitta

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista, Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração de Memorial Descritivo e Planilha Orçamentária para Instalações Elétricas. Estudo e Análise de Viabilidade Técnica de equipamento de Alta e Baixa Tensão conforme dispõe as Normas Nacionais e internacionais. Análise de Projetos e Propostas Técnicas; Gerenciamento de Projetos, Elaboração e análise de Cronograma. Fiscalização de Instalações Elétricas e Utilidades.

2010 - 2010

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA BAHIA

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor das disciplina de Física e Matemática.

2008 - 2009

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA BAHIA

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor da Disciplina de Física para Nível Médio.

2009 - 2010

TECHMIDIA

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Eletricidade Básica., Carga horária: 3

Outras informações:
Professor de Eletricidade Básica, Medidas Elétricas e Comandos Elétricos.

2006 - 2009

Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário/ Monitor, Carga horária: 30

Outras informações:
Monitor Chefe do Departamento de Física da Faculdade Área1. Atendimento em teoria e prática.

2006 - 2006

Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia

Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 3, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividade de participação de Projetos, Faculdade Área1 na disciplina de Eletromagnetismo.

2006 - 2007

INDAIÁ BRASIL ÁGUAS MINERAIS

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8

Outras informações:
Manutenção de Micromputadores e Impressoras de diversas marcas; Atendimento ao Usuário; Manutenção em Rede de Computadores; Execução de Projetos de Cabeamento Estruturado.

2007 - 2007

PETROBRAS

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8

Outras informações:
Estagiário do Departamento de Engenharia da Manutenção e Inspeção de Equipamentos Estáticos e Dinâmicos.