José Marcondes dos Santos Caldas
possui graduação em engenharia civil pela Universidade Federal do Ceará (2004). Atualmente é laboratorista pesquisador da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em cálculo estrutural de concreto armado e instalações prediais.
Informações coletadas do Lattes em 11/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em engenharia civil
1998 - 2004
Universidade Federal do Ceará
Orientador: Joaquim Eduardo Mota - D.Sc.
Curso técnico/profissionalizante em edificações
1990 - 1994
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas/Especialidade: Estruturas de Concreto.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas/Especialidade: Estruturas de Madeiras.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas/Especialidade: Estruturas Metálicas.
Participação em eventos
52º CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - IBRACON. 2010. (Congresso).
Outras produções
CALDAS, J. M. S. . ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO/PROTENDIDO DE ESCOLA PADRÃO. 2010.
CALDAS, J. M. S. . PROJETO DE CALCULO ESTRUTURAL E INSTALAÇÕES PREDIAIS DE REFORMA NA SEDE DO SERPRO/CE.. 2005.
CALDAS, J. M. S. . PROJETO DE CALCULO ESTRUTURAL DE CONCRETO ARMADO DA SEDE DA COMPANHIA DOCAS DO CEARÁ. 2004.
Histórico profissional
Experiência profissional
2006 - 2007
Universidade Federal do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI - CNPQ, Carga horária: 40
Outras informações:
Os trabalhos desenvolvidos consta da caracterização de misturas asfálticas das regiões Norte e Nordeste compostas de agregados e de asfaltos locais; da investigação de agregados alternativos (escória de aciaria, argila calcinada, etc) ou granulometrias ainda não exploradas (descontínua, SMA, etc); caracterização de misturas asfálticas atravez de ensaios mecânicos tradicionalmente usados no país (resistência à tração, módulo de resiliência e vida de fadiga), realizados nos equipamentos de carga repetida, além de testar as misturas quanto à deformação permanente num simulador de tráfego laboratorial. Trata-se do primeiro simulador de tráfego das regiões, e o primeiro a ser desenvolvido nacionalmente, uma vez que os outros dois existentes na USP e na PETROBRAS são importados. O projeto também visou realizar estudos de solos das regiões N/NE com a finalidade de viabilizar tecnicamente os investimentos em obras de pavimentação nessas regiões, com o objetivo de estudar a possibilidade de melhoria desse solos locais.
Atividades
-
05/2006 - 10/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Tecnologia, .,Linhas de pesquisa
2005 - 2006
J-CONDE SERVIÇOS DE ENGENHARIAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: DIRETOR GERENTE, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
ELABORADOR DE PROJETOS DE INSTALAÇÕES PREDIAIS, ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO, ADMINISTRADOR DE OBRA DE CONSTRUÇÃO CIVIL.
2003 - 2004
Hepta Engenharia EstruturalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO DE ENGENHARIA CIVIL, Carga horária: 24
Outras informações:
PROJETO, ANÁLISE, EDIÇÃO, CORREÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE DE ARTE FINAL DE PROJETO ESTRUTURAL DE CONCRETO ARMADO.
1999 - 2002
HM ENGENHARIA ESTRUTURALVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: TECNICO EM EDIFICAÇÕES, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
PROJETO, ANÁLISE, EDIÇÃO, CORREÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE DE ARTE FINAL DE PROJETO ESTRUTURAL DE CONCRETO ARMADO.
1993 - 1999
Dácio Carvalho Projetos Estruturais S/CVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: TECNICO EM EDIFICAÇÕES, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
PROJETO, ANÁLISE, EDIÇÃO, CORREÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE DE ARTE FINAL DE PROJETO ESTRUTURAL DE CONCRETO ARMADO.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Marcondes dos Santos Caldas e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?