Ricardo Moura Buchweitz
possui graduação em Letras - Licenciatura Plena Hab. Port./Inglês pela Universidade Federal de Pelotas (1998) e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor universitário da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura inglesa/americana, cultura, ensino, língua inglesa e formação de professores.
Informações coletadas do Lattes em 11/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários
2000 - 2002
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Manifestations of Otherness in Performance: a Brazilian Othello,Ano de Obtenção: 2003
José Roberto O'Shea.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Inglês Literatura Teatro.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Graduação em Letras - Licenciatura Plena Hab. Port./Inglês
1995 - 1998
Formação complementar
2006 - 2006
LIBRAS. (Carga horária: 20h). , Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Experiências de Narrat. e Cont. de Histórias. (Carga horária: 12h). , Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Novas Perspectivas para a Formação de Leitores. (Carga horária: 85h). , Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2004 - 2004
Home-page Educacional - Básico. (Carga horária: 20h). , Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2004 - 2004
Home-page Educacional - Intermediário. (Carga horária: 10h). , Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Fonética da Língua Inglesa. (Carga horária: 10h). , Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Desenvolvendo a Fluência Oral em Profs. de Inglês. (Carga horária: 20h). , Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
1998 - 1998
Where we are coming from and where we are heading. (Carga horária: 6h). , Associação de Professores de Inglês do Rio Grande do Sul, APIRS, Brasil.
1995 - 1995
Full-time course in English. , EF International, EF, Grã-Bretanha.
1992 - 1992
Pre-intermediate English. (Carga horária: 120h). , British House, BH, Brasil.
1992 - 1992
Francês I. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Literatura Em Língua Inglesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Inglesa.
Organização de eventos
BUCHWEITZ, R. M. . III Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras. 2002. (Outro).
Participação em eventos
Teatro, música e psicologia.Debate sobre peça "O casamento de Maria Feia". 2011. (Encontro).
III Seminário Nacional de Língua e Literatura: Teoria e Ensino - Hipertexto, Gêneros Textuais e Discursivos.Julietas e Julietas: diferentes ou iguais posturas diante do impossível. 2010. (Seminário).
III Seminário Nacional de Língua e Literatura: Teoria e Ensino - Hipertexto, Gêneros Textuais e Discursivos. 2010. (Seminário).
Teatro, música e psicologia.Debate sobre peça "As Julietas". 2010. (Encontro).
13a Jornada Nacional de Literatura. 2009. (Congresso).
11a Jornada Nacional de Literatura.11a Jornada Nacional de Literatura. 2005. (Encontro).
Práticas pedagógicas no ensino de línguas estrangeiras.Práticas pedagógicas no ensino de línguas estrangeiras. 2005. (Seminário).
Café Cultura / Grupo de Estudos.Café Cultura / Grupo de Estudos. 2004. (Encontro).
I Seminário Nacional de Língua e Literatura: Teoria e Ensino - o Texto e as Múltiplas Vozes.I Seminário Nacional de Língua e Literatura: Teoria e Ensino - o Texto e as Múltiplas Vozes. 2004. (Seminário).
10a Jornada Nacional de Literatura.10a Jornada Nacional de Literatura. 2003. (Encontro).
II Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras.II Seles. 2001. (Seminário).
II Encontro Regional de Estudantes de Letras.II EREL. 1997. (Encontro).
XII Semana Acadêmica do Curso de Letras da UFPel.XII Semana Acadêmica do Curso de Letras da UFPel. 1997. (Outra).
I Encontro de Língua e Literatura e VII Encontro de Língua Inglesa da UFPel.I Encontro de Língua e Literatura e VII Encontro de Língua Inglesa da UFPel. 1992. (Encontro).
Participação em bancas
BUCHWEITZ, R. M.. Mangás: uma possível influência no aprendizado da língua japonesa. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Leitura em Língua Estrangeira) - Universidade de Passo Fundo.
BUCHWEITZ, R. M.. O uso da Internet no ensino da língua inglesa. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Leitura em Língua Estrangeira) - Universidade de Passo Fundo.
BUCHWEITZ, R. M.. A utilização de readers como material de apoio para a formação do leitor na sala de aula de língua inglesa. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Leitura em Língua Estrangeira) - Universidade de Passo Fundo.
BUCHWEITZ, R. M.. RPG: do jogador ao escritor. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Leitura em Língua Estrangeira) - Universidade de Passo Fundo.
BUCHWEITZ, R. M.. O desenvolvimento do pensamento literário em uma turma de 7a série em uma escola pública. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Leitura em Língua Estrangeira) - Universidade de Passo Fundo.
Oliveira, Flávia M. de;BUCHWEITZ, R. M.; FRANKEN, Everton L.. O Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Estrangeira Ênfase em Inglês) - Universidade de Cruz Alta.
Aquino, Ivânia C.;BUCHWEITZ, R. M.. A perspectiva da morte em poemas de Álvares de Azevedo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade de Passo Fundo.
FERRARI, H.; LANGARO, F. N.;BUCHWEITZ, R. M.. O fascínio da série "Harry Potter" entre os adolescentes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Passo Fundo.
BURLAMAQUE, Fabiane Verardi;BUCHWEITZ, R. M.. A Coisa: a problematização do medo na obra IT, de Stephen King. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade de Passo Fundo.
Aquino, Ivânia C.;BUCHWEITZ, R. M.. Homem gaúcho: o mito na origem e em Erico Verissimo: Capitão Rodrigo Cambará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade de Passo Fundo.
MIRANDA, C. A.; FERRARI, H.;BUCHWEITZ, R. M.. Uma viagem no universo infantil midiático: os "monstros" dos contos de fadas revisitados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Passo Fundo.
BUCHWEITZ, R. M.; FERRARI, H.; MIRANDA, C. A.. "Stranger Things": o real e o imaginário no mundo infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Passo Fundo.
BUCHWEITZ, R. M.. De um simples Hobbit a heroi: a trajetória de Frodo em A Sociedade do Anel. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade de Passo Fundo.
BUCHWEITZ, R. M.. A influência do jesuíta José de Anchieta na formação do português brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade de Passo Fundo.
BUCHWEITZ, R. M.. Coraline: a voz da criança pelos olhos de Neil Gaiman. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade de Passo Fundo.
BUCHWEITZ, R. M.. Em "O tempo e o vento", um diário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo.
BUCHWEITZ, R. M.; DIAS, L. F. F.; SANTOS FILHO, F. C.. Naruto, o ninja número 1 (de trás para frente): exame de uma narrativa da cultura pop oriental sob a perspectiva psicanalítica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Passo Fundo.
BUCHWEITZ, R. M.; Aquino, Ivânia C.. A formação inicial do estado-nação sul-riograndense na obra "O tempo e o vento": um estudo de "O continente". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade de Passo Fundo.
BURLAMAQUE, Fabiane Verardi;BUCHWEITZ, R. M.. Os três porquinhos em três versões. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade de Passo Fundo.
Aquino, Ivânia C.;BUCHWEITZ, R. M.. As mulheres de O tempo e o vento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade de Passo Fundo.
BUCHWEITZ, R. M.; STURM, L.. O ensino de língua inglesa para crianças: perspectivas teóricas contemporâneas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade de Passo Fundo.
ARAUJO, D. D.;BUCHWEITZ, R. M.. O uso de recursos hipermidiais no ensino de língua inglesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade de Passo Fundo.
BURLAMAQUE, Fabiane Verardi;BUCHWEITZ, R. M.. Leitor em formação: a importância das práticas leitoras no incentivo à leitura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo.
STURM, L.;BUCHWEITZ, R. M.. Ensino e aprendizagem de língua estrangeira: foco em inglês. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo.
STURM, L.;BUCHWEITZ, R. M.. O papel da motivação na aprendizagem de língua inglesa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo.
ARAUJO, D. D.;BUCHWEITZ, R. M.. O uso da Internet na formação continuada do professor de inglês. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo.
BURLAMAQUE, F. V.;BUCHWEITZ, R. M.. Saga Crepúsculo: a retomada do amor idealizado no século XXI. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo.
BARBOSA, M.;BUCHWEITZ, R. M.. A influência do destino na trajetória de Édipo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo.
BARBOSA, M.;BUCHWEITZ, R. M.. Nada é o que parece ser. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo.
STURM, L.;BUCHWEITZ, R. M.. O uso da música como estratégia de aprendizagem na língua inglesa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo.
BUCHWEITZ, R. M.. Quadrinhos em aula de língua estrangeira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo.
BUCHWEITZ, R. M.. A simbologia nos sonhos de Alice. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo.
BUCHWEITZ, R. M.. A proposta pedagógica do ensino de língua estrangeira: um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo.
BUCHWEITZ, R. M.. O ensino da língua inglesa para as crianças na escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo.
BUCHWEITZ, R. M.. A relevância da língua inglesa na sociedade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo.
BUCHWEITZ, R. M.; KELLER, Tânia M. G.. Interação em sala de aula de língua inglesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo.
BUCHWEITZ, R. M.; RODRIGUES, D. S.. Processo de inclusão escolar com aluno com paralisia cerebral: inclusão, inovação e mudança.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo.
Orientou
A Formação do Professor de Língua Inglesa: Realidade e Perspectivas; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Estrangeira Ênfase em Inglês) - Universidade de Cruz Alta; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
A Monstruosidade do Criador versus a Humanidade da Criatura; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Estrangeira Ênfase em Inglês) - Universidade de Cruz Alta; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
O Despertar: o coração de uma mulher gritando por liberdade; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Estrangeira Ênfase em Inglês) - Universidade de Cruz Alta; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
A epifania como traço do modernismo em Katherine Mansfield e Clarice Lispector; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
Relações de poder no conto "O papel de parede amarelo"; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
Teorias do maravilhoso e do fantástico em "Stranger Things"; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
Once Upon a Time: a construção da personagem Branca de Neve; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
O príncipe pensador e a inteligência multifocal; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
A construção do sujeito indígena em "As aventuras de Tibicuera"; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
Desventuras em série: a aventura da adaptação; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
A personagem feminina nos contos "Entre a espada e a rosa" e "Pele de asno": estudo comparativo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
A família Flores na literatura fantástica de Letícia Wierzchowski; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
O continente RS: História, memória e ficção; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
As influências nas letras musicais de John Lennon; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
A relação de favor nos romances machadianos: Helena e Iaiá Garcia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
Notas propedêuticas ao estudo da composição literária de Memórias Póstumas de Brás Cubas: estilo, status social e brasilidade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
Análise da transposição fílmica de Laranja Mecânica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
Leitura na universidade: expectativas de futuros formadores de leitores; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
O mundo dos contos de fadas na aprendizagem de língua inglesa através de atividades lúdicas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
Hipermídia e o ensino de língua inglesa para adultos do EJA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
O texto literário na disciplina de Língua Inglesa; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
Fanfiction: uma prática leitora em sala de aula; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
À espera de um milagre - adaptação da obra literária para o cinema; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
O uso do lúdico no ensino de língua inglesa; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Ricardo Moura Buchweitz;
Produções bibliográficas
-
BUCHWEITZ, R. M. ; Moraes, Gisele B. (Org.) ; Santos, Ma. Elisabete M. dos (Org.) . A questão cultural no processo ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. 1. ed. Passo Fundo: UPF Editora, 2003. v. 500. 188p .
-
BUCHWEITZ, R. M. . Text vs. scenography: performance analysis in Shakespearean studies. In: Gisele Benck de Moraes; Maria Elisabete Mariano dos Santos; Ricardo Moura Buchweitz. (Org.). A questão cultural no processo ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. 1ed.Passo Fundo: UPF Editora, 2003, v. 1, p. 142-152.
-
BUCHWEITZ, R. M. ; CRESTANI, J. A. . Desventuras em série: a aventura da adaptação.. In: 7º Seminário Nacional e 1º Seminário Internacional de Língua e Literatura; 10º SELES; 6º SELM, 2018, Passo Fundo. Anais do 7º Seminário Nacional e 1º Seminário Internacional de Língua e Literatura; 10º SELES; 6º SELM. Passo Fundo, 2018.
-
BURLAMAQUE, F. V. ; SCHONS, C. R. ; BUCHWEITZ, R. M. . Julietas e Julietas: diferentes ou iguais posturas diante do impossível. In: III Seminário Nacional de Língua e Literatura: Teoria e Ensino - Hipertexto, Gêneros Textuais e Discursivos, 2010, Passo Fundo. III Seminário Nacional de Língua e Literatura: Teoria e Ensino - Hipertexto, Gêneros Textuais e Discursivos, 2010.
-
BUCHWEITZ, R. M. . Pós-Colonialismo, Literatura e Ensino: da Teoria à Prática. In: III Congresso Internacional das Linguagens, 2006, Erechim. III Congresso Internacional das Linguagens - Leituras e Leitores: Olhares Multiculturais. Erechim: URI. p. 71-71.
-
BUCHWEITZ, R. M. . A construção do Outro em texto e contexto: a literatura a serviço do colonizador. In: I Seminário Nacional de Língua e Literatura: Teoria e Ensino - o Texto e as Múltiplas Vozes, 2004, Passo Fundo. I Seminário Nacional de Língua e Literatura: Teoria e Ensino - o Texto e as Múltiplas Vozes. Passo Fundo: UPF Editora, 2004.
-
BUCHWEITZ, R. M. . A mulher na literatura shakespeareana: independência ou submissão?. In: II Encontro Regional de Estudantes de Letras / Região Sul, 1997, Pelotas. Anais (Resumos) do I e do II Encontro Regional de Estudantes de Letras / Região Sul. Florianópolis: Editora da UFSC, 1997. p. 35-35.
-
BUCHWEITZ, R. M. . A construção do Outro em texto e contexto: a literatura a serviço do colonizador. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUCHWEITZ, R. M. . Estudos Culturais - Diálogos Impertinentes, Parte I. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BUCHWEITZ, R. M. . Espaço pedagógico: práticas pedagógicas. Passo Fundo: UPF Editora, 2007. (Tradução/Outra).
-
BUCHWEITZ, R. M. . Espaço pedagógico: educação e emancipação. Passo Fundo: UPF Editora, 2006. (Tradução/Outra).
-
BUCHWEITZ, R. M. . Espaço pedagógico: políticas de educação. Passo Fundo: UPF Editora, 2006. (Tradução/Outra).
-
ARAUJO, D. D. ; BUCHWEITZ, R. M. ; Santos, Ma. Elisabete M. dos . On tradition and folklore: basic information on the culture and traditions of Rio Grande do Sul. Passo Fundo: Méritos, 2006. (Tradução/Livro).
Outras produções
BUCHWEITZ, R. M. . Pós-Colonialismo, Literatura e Ensino: da Teoria à Prática. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BUCHWEITZ, R. M. . O texto literário em língua estrangeira: repensando práticas pedagógicas. 2004. .
BUCHWEITZ, R. M. . http://vitoria.upf.br/~ricb/. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Home Page Educacional).
BUCHWEITZ, R. M. . Leitura e Tradução 2B. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BUCHWEITZ, R. M. . Inglês 2D. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BUCHWEITZ, R. M. ; MALATER, L. S. O. ; ANDRE, M. C. S. . Prova de língua inglesa do concurso vestibular FURG 1999. 1999. (Elaboração de prova).
BUCHWEITZ, R. M. . Inglês Instrumental. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BUCHWEITZ, R. M. . Introdução à Língua Inglesa. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BUCHWEITZ, R. M. . Programa de Formação de Professores Leigos da UFPel. 1996. (Monitoria).
BUCHWEITZ, R. M. . Intérpete do Encontro de Ciência e Pesquisa na Área da saúde. 1996. (Trabalho como Intérprete).
BUCHWEITZ, R. M. . Projeto "A Realidade do Ensino da Língua Portuguesa nas Escolas de 2o Grau". 1996. (Colaboração).
BUCHWEITZ, R. M. . I Encontro de Língua e Literatura e VII Encontro de Língua Inglesa. 1992. (Colaboração).
Projetos de pesquisa
-
2004 - Atual
Teacher as Readers - redescobrindo uma outra face na formação do professor-leitor, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Moura Buchweitz - Integrante / Maria Lucia Bandeira Vargas - Integrante / Daniela de David Araújo - Integrante / Luciana Lulhier Rosa - Coordenador.
Prêmios
1998
Menção Honrosa, Universidade Federal de Pelotas.
1994
Certificate in Advanced English (CAE), University of Cambridge Local Examinations Syndicate.
1993
First Certificate in English (FCE), University of Cambridge Local Examinations Syndicate.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Passo Fundo, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. , Campus I, São José, 99001-970 - Passo Fundo, RS - Brasil - Caixa-postal: 611, Telefone: (54) 33168330, Fax: (54) 3168125, URL da Homepage:
Experiência profissional
2005 - 2005
Universidade de Cruz AltaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contrato temporário
Outras informações:
Professor do Curso de Especialização em Línguas Estrangeiras
Atividades
-
06/2005 - 07/2005
Ensino, Ensino de Língua Estrangeira Ênfase em Inglês, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Textos Literários em Língua Inglesa, Tópicos Fonológicos em Língua Inglesa
2004 - 2007
Upf IdiomasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2004
Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenador Pedagógico.
2002 - Atual
Universidade de Passo FundoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 16
Atividades
-
09/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa
-
04/2004
Extensão universitária , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto de Complementação de Estudos e Incentivo à Leitura do Curso de Letras.
-
03/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Anglo-americana, Fonética e Prática Oral da Língua Inglesa, Introdução à Literatura Anglo-Americana, Literatura Anglo-americana III, Língua Inglesa I, Língua Inglesa IV, Língua Inglesa V, Língua Inglesa VI
-
03/2002 - 02/2004
Extensão universitária , UPF Idiomas, .,Atividade de extensão realizada, Professor de Língua Inglesa.
1998 - 2000
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 40
Atividades
-
02/1998 - 01/2000
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Americana, Literatura Inglesa, Cultura Anglo-Americana, Língua Inglesa Instrumental III, Prática de Conversação em Inglês
1996 - 1997
Panamericano Curso de Idiomas Ltda.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Disciplina
Atividades
-
05/1996 - 03/1997
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa
1993 - 1995
British HouseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Disciplina
Atividades
-
05/1993 - 07/1995
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ricardo Moura Buchweitz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?