Fernanda Andreia Rosa
Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2003), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Atuou como pesquisadora na indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi (2008-2010). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá/PR (2011-presente). Foi coordenadora adjunta (2012-2014) e coordenadora (2014-2016) do curso de graduação em Química/UEM. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Química/UEM por dois mandatos consecutivos (2016-2020), Diretora Adjunta do Centro de Ciências Exatas/UEM (2020-2022), Diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (2022-2023), e Coordenadora técnico-científica do Comcap/UEM (2023-2024). É filiada à Sociedade Brasileira de Química-SBQ e a Royal Society of Chemistry -RSC. Recebeu o prêmio RSC/BMOS Early Career Investigator Award (2022). Foi tesoureira da Divisão de Química Orgânica da Sociedade Brasileira de Química (2018-2020), Vice-Diretora da Divisão de Química Orgânica da SBQ (2020-2022) e Diretora da Divisão de Química Orgânica da SBQ (2022-2024). Atualmente é mebro titular do conselho fiscal da SBQ (2024-2026). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de metodologias para síntese regiosseletiva de compostos aza-heterociclicos; avaliação da atividade antitumoral de aza-heterociclos e avaliação da atividade anti-leishmania de aza-heterociclos. É líder do grupo de pesquisa Síntese de Heterociclos - SINTHET cadastrado no CNPq.
Informações coletadas do Lattes em 18/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Química
2005 - 2008
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Acilenaminonas: Síntese e Aplicação na Obtenção de Pirazóis, Pirazolo[3,4-d]piridazinonas e Pirazolo[1,5-a]pirimidinas
Orientador: Marcos A. P. Martins
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em Química
2004 - 2005
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Reação de beta-dimetilaminovinil cetonas com hidroxilamina: regioquímica de formação de 4,5-diidroisoxazóis e de isoxazóis, Ano de Obtenção: 2005
Marcos Antônio Pinto Martins.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Bacharelado e Licenciatura Plena Em Química
2000 - 2003
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Síntese Orgânica.
Organização de eventos
ROSA, F. A. . 47 Reunião Anual da Sociedade Breasileira de Química. 2024. (Congresso).
ROSA, F. A. . 46 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2023. (Congresso).
ROSA, F. A. . 31º Encontro Anual de Iniciação Científica e 11º EAIC Júnior. 2022. (Congresso).
ROSA, F. A. . XXI SBQ Sul - Encontro de Química da Região Sul. 2014. (Congresso).
ROSA, F. A. . XI ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL - A QUÍMICA E OS NOVOS DESAFIOS. 2003. (Congresso).
ROSA, F. A. . I SEMANA ACADÊMICA DA QUÍMICA - QUALIDADE DAS ÁGUAS. 2003. (Outro).
Participação em eventos
Brazilian Meeting on Organic Chemistry. -Enamino Diketone: a Powerful Precursor for the Synthesis of Polyfunctionalized Aza-Heterocycles. 2018. (Congresso).
39 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. -enaminodicetonas: Potenciais Precursores na Síntese Regiosseletiva de Heterociclos Polifuncionalizados. 2016. (Congresso).
16th BMOS. Development of Methodologies for Regioselective Synthesis of 4,5-Disubstituted 1-Phenylpyrazoles. 2015. (Congresso).
15th BMOS. Facile one-pot synthesis of novel 1,2,4-Triazin-5-one from intramolecular cyclization. 2013. (Congresso).
29ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Reação de beta-dimetilaminovinil cetonas com hidroxilamina: regioquímica de formação de 4,5-diidrosoxazóis e de isoxazóis. 2006. (Congresso).
III SEMANA ACADÊMICA DE QUÍMICA.PLANEJAMENTO DE FÁRMACOS: O DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO AGENTE ANTI-HIPERTENSIVO. 2006. (Outra).
13-SBQ-SUL. Obtenção de Isoxazóis 3 e 5-substituídos a partir da ciclocondensação de beta-dimetilaminovinil cetonas com hidroxilamina. 2005. (Congresso).
I SEMANA ACADÊMICA DA QUÍMICA - QUALIDADE DAS ÁGUAS.QUALIDADE DAS ÁGUAS. 2003. (Outra).
XI ENCONTRO DE UÍMICA DA REGIÃO SUL. A QUÍMICA E OS NOVOS DESAFIOS. 2003. (Congresso).
XXIII EDEQ - ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA.FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E EDUCADORES DE QUÍMICA: DESAFIOS NUM CENÁRIO DE MUDANÇAS DE PARADIGMAS. 2003. (Encontro).
VI SEMANA DE QUÍMICA.VI SEMANA DE QUÍMICA. 2002. (Outra).
X ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL: QUÍMICA E INDÚSTRIA: CONHECIMENTO E QUALIDADE.X ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL: QUÍMICA E INDÚSTRIA: CONHECIMENTO E QUALIDADE. 2002. (Encontro).
XI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2002. (Congresso).
XI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA. XI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA. 2002. (Congresso).
XXII ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA.XXII ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA. 2002. (Encontro).
PRESERVAÇÃO DE ALIMENTOS POR RADIAÇÃO.PRESERVAÇÃO DE ALIMENTOS POR RADIAÇÃO. 2001. (Encontro).
XXI ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA.XXI ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA. 2001. (Encontro).
II ENCONTRO LATINO - AMERICANO DE ENSINO DE QUÍMICA, X ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA E XX ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NO RIO GRANDE DO SUL.II ENCONTRO LATINO - AMERICANO DE ENSINO DE QUÍMICA, X ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA E XX ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NO RIO GRANDE DO SUL. 2000. (Encontro).
VIII ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL.VIII ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL. 2000. (Encontro).
Participação em bancas
KHAN, J. R.; STEIN, A. L. A.;ROSA, F. A.. Reação multicomponente para a aminoorganilcalcogenilação de maleimidas catalisada por nanopartículas de CuO. 2025. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
SEIXAS, F. A. V.; SIMAO, R. C. G.;ROSA, F. A.. Expressão da proteína recombinante Mpro de SARS-CoV-2 e ação de inibidores sintéticos na atividade enzimática?. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular)) - Universidade Estadual de Maringá.
Ranpom, D. S.; CORDEIRO, C. S.;ROSA, F. A.. SÍNTESE DE 2-(ORGANOCALCOGENIL)BENZO[b]CALCOGENOFENOS VIA CICLIZAÇÃO NUCLEOFÍLICA INTRAMOLECULAR PROMOVIDA POR ÁCIDOS DE BRØNSTED-LOWRY. 2022. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Paraná.
GONCALVES, R. A. C.; NASCIMENTO, M. G.;ROSA, F. A.. Otimização das Condições reacionais e efeito do líquido iônico [Bmim] [BF4] na biorredução da (4R)-(-)-carvona mediada por Aeureobasidium sp. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual de Maringá.
BANDOCH, G. F. G.;ROSA, F. A.; RICHTER, W. E.. Estudo teórico-experimental de líquidos iônicos derivados da base DBU como catalisadores na adição de Aza-Michael com aminas aromáticas. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.
MEYER, E.;ROSA, F. A.; MOLIN, F.. Adutos de Knoevenagel do ácido de Meldrum: Metodologias de acoplamento via redução via transferência catalítica de hidrogênio. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.
BIZARRO, C. V.; ZANIN, R. F.;ROSA, F. A.. Estudo de pré-formulação e formulação farmacêutica de uso tópico contendo Immucillin-DI4G como alternativa terapêutica para o tratamento da Leishmaniose Cutânea. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Biotecnologia Farmacêuti) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
SARRAGIOTTO, M. H.;ROSA, F. A.; MANARIN, F. G.. Derivados Tiofênicos baseados no produto natural 5'-metil-[5-(4-acetoxi-1-butinil)]-2,2'-bitiofeno: síntese e avaliação das atividades antileishmania e antimicrobiana. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.
BANDOCH, G. F. G.;ROSA, F. A.; FIORIN, B. C.. Síntese, modelagem molecular e avaliação da atividade anticolinesterásica de N,N-dimetilcarbamatos de cicloexila 3-arilaminossubstituídos. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.
MEYER, E.;ROSA, F. A.; MOLIN, F.. Síntese e atividade antiproloiferativa de novos benzimidazóis polissubstiyuídos. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.
MUNIZ, E. C.; SANTOS JUNIOR, O. O.;ROSA, F. A.. Etanólise supercrítica para produção de biodiesel a partir de resíduos de óleo comestível, usando líquidos iônicos como catalisadores. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.
SARRAGIOTTO, M. H.;Rosa, Fernanda A.; BEGNINI, I. M.. Síntese e avaliação da atividade antitumoral e antiprotozoaria de 6-cantinonas contendo unidades arilideno-carboidrazida e alquil-carboxiamida na posição-2. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.
MEYER, E.;ROSA, F. A.; FERNANDES, L.. Síntese de derivados benzimidazólicos contendo grupos benzamidas e (E,Z)-N?-ilideno-substituído-benzoidrazidas ligados na posição-2? do benzimidazol como novos potenciais atividades antitumorais. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.
DOCA, C. R. M.; RAMPON, D. S.; ORTH, E. S.; BERTELLA, F.;ROSA, F. A.. SÍNTESE DE NOVAS BIS-AMIDAS LIPOFÍLICAS PEPTIDEOMIMÉTICAS E ESTUDO DE ATIVIDADE BIOLÓGICA. 2024. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Paraná.
ROCHA, D. R.; FERREIRA, V. F.;Rosa, Fernanda A.; BOECHAT, F. C. S.; OLIVEIRA, K. T.; FERREIRA, S. B.. Síntese e Prospecção Biológica de Novos Análogos do Lapachol e Derivados da Juglona. 2022. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal Fluminense.
BANDOCH, G. F. G.; SARRAGIOTTO, M. H.;ROSA, F. A.; MELO, E. B.; MACEDO JUNIOR, F. C.. Avaliação Teórico-experimental de novos inibidores da enzima Homoserina Desidrogenase de Paracocciodioides brasiliensis para o desenvolvimento de fármacos contra paracoccidioidomicose. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.
SARRAGIOTTO, M. H.;ROSA, F. A.; MEYER, E.; MACEDO JUNIOR, F. C.; PIOVAN, L.;ROSA, F. A.. Síntese e Avaliação das atividades biológicas de novas séries de derivados beta-carbolínicos-6-substituídos e de híbridos beta-carbolina-pirazol e beta-carbolina-tetrazol. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.
SARRAGIOTTO, M. H.;ROSA, F. A.; BASSO, E. A.; TONIN, L. T. D.; MACEDO JUNIOR, F. C.. Síntese e avaliação da atividade antileishmania, antitumoral e anticolinesterásica de 1-fenilsubstituído-beta-carbolinas contendo o grupo 1,2,4-triazol 4,5-substituído na posição-3. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.
MARTINS, M. A. P.ZANATTA, N.FLORES, AFC.; SIQUEIRA, G. M.;ROSA, F. A.. Síntese e Estrutura de Compostos Poliaza Heterocíclicos. 2012. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Maria.
MARTINS, M. A. P.ZANATTA, N.; BACK, D. F.; SIQUEIRA, G. M.;ROSA, F. A.. Síntese e Estrutura de Compostos Poliaza Heterocíclicos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Maria.
SARRAGIOTTO, M. H.; MEYER, E.;ROSA, F. A.; BANDOCH, G. F. G.. Síntese e Avaliação da Atividade Antiyumoral de Derivados 1-fenilsubstituídos beta-carbolínicos contendo os grupos 1,3,4-oxadiazol e 1,3-oxazol na posição 3''. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.
SARRAGIOTTO, M. H.; MEYER, E.; BASSO, E. A.;ROSA, F. A.. Síntese e avaliação da atividade antitumoral de derivados trptamínicos e beta-carbolínicos contendo o grupo 4-tiazolidinona. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.
MEYER, E.;ROSA, F. A.; SARRAGIOTTO, M. H.. Síntese de derivados benzimidazólicos como potenciais atividades antitumorais. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.
SILVA, C. C.;ROSA, F. A.; BANDOCH, G. F. G.. Síntese e avaliação da atividade antitumoral de tiossemicarbazonas derivados do (-)-canfeno. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.
SARRAGIOTTO, M. H.;ROSA, F. A.; MEYER, E.. Síntese e avaliação da atividade antitumoral, antibacteriana e antiprotozoaria de cantin-6-onas contendo unidades arilideno-carboidrazida e alquil-carboxiamida na posição-2. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.
NAKATANI, H. S.;ROSA, F. A.; SOUZA, V. R.. Beneficiamento Físico e Químico de Tecidos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.
SOUZA, V. R.;ROSA, F. A.; NAKATANI, H. S.. Determinação do Teor de Formaldeído em Painéis do Tipo MDF. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.
SIMAS, A. B. C.; CUNHA, S. D.; FERREIRA, S. B.; SCHNEIDER, P. H.;ROSA, F. A.. Concurso para Magistério Superior ? área Síntese Orgânica, com ênfase em Química Medicinal.. 2025. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BAADER, J. W.; ANDRADE, L. H.; CAMPO, L. F.; VIEIRA, P. C.;ROSA, F. A.. CONCURSO PUBLICO DE PROVAS E TITULOS PARA PROVIMENTO DE 01 (HUM) CARGO DE PROFESSOR DOUTOR - ARE A DO CONHECIMENTO DE BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR. (EDITAL ATAC/272019/IQUSP).. 2022. Universidade de São Paulo.
LORDELLO, A. L. L.; OLIVEIRA, A. R. M.; ALVES, H. J.; PIOVAN, L.;ROSA, F. A.. Concurso público para carreira Docente ? Edital nº 424/14. 2014. Universidade Federal do Paraná.
RODRIGUES, M. A.;ROSA, F. A.; KUNITA, M. H.. Teste Seletivo para Professor Temporário, na área de Química Geral e Inorgânica.. 2012. Universidade Estadual de Maringá.
Orientou
Descoberta de inibidores da lipase pancreatica para o tratamento da obesidade; Início: 2025; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);
Desenvolvimento de bioadesivo para o tratamento da Leishmaniose cutânea; Início: 2024; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá, Financiadora de Estudos e Projetos; (Orientador);
Síntese e avaliação antitumoral de novos heterociclos nitrogenados fundidos; Início: 2024; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Desenvolvimento de adesivos para o tratamento da Leishmaniose Tegumentar; Início: 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);
Síntese de Tiofenos a partir de pirrol-2,3-dionas; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese Regiosseletiva de Pirimidinas via pirrol-2,3-dionas; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá, ; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese e avaliação da atividade antioxidante e antileishmania de híbridos pirazol-tiadiazol trifluormetilados; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Planejamento, síntese e avaliação farmacológica de novos 3-tetrazolil-4-hidroximetil-5-aril-N-fenilpirazóis; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese one pot e altamente regiosseletiva de 5-aril 4-arilaminometil 3-carboxietil isoxazóis e seus derivados 3-carbohidrazida e 3-N-acilidrazona: Avaliação da atividade antileishmania do núcleo isoxazolínico; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Estudo da regioquímica da reação de pirrol-2,3-dionas com hidrazinas: Síntese regiosseletiva de pirazóis; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá, ; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Desenvolvimento de Metodologias para Síntese Regiosseletiva de Isoxazóis 3,4-, 4,5- e 3,4,5 substituídos a partir de beta-enaminodicetonas; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese e avaliação da atividade antileishmania de novos heterociclos híbridos pirazolo[3,4-d]piridazin-7-ona-tiofeno; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá, ; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese de Novos Aza-heterociclos possuindo núcleos pirimidínicos e triazinônicos com potencial aplicação sintética; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá, ; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Desenvolvimento de Metodologias para Síntese Regiosseletiva de 1-Fenilpirazóis Polifuncionalizados; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese de Heterociclos Poli-Funcionalizados; 2014; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Maringá, ; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
íntese Divergente de Aza-Heterociclos via Ciclização de B-Enaminodicetonas: Abordagens para a Construção de Pirrolonas, Pirrolobenzodiazepinos e Pirroloimidazolonas; 2026; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
aplicação de β-Enamino dicetonas na síntese orientada pela diversidade: Obtenção de pirrolonas, cromeno-pirrolonas, quinolonas e pirazolil-pirimidinonas; 2025; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
β-Enaminodicetonas na Síntese Diastereosseletiva de Harmicinas Funcionalizadas: Prospecção de Inibidores da Protease Principal (Mpro) da SARS-CoV-2; 2025; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
PLANEJAMENTO E SÍNTESE DE NOVOS POTENCIAIS INIBIDORES DA MPRO DO SARS-CoV-2; 2024; Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese de compostos 1,4-dicarbonílicos a partir de enaminodicetonas: Aplicação na síntese regiosseletiva de aza-heterociclos; 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá, ; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese e avaliação das propriedades físico-químicas de potenciais inibidores da Mpro; 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
SÍNTESE E AVALIAÇÃO DA REATIVIDADE DE -ENAMINODICETONAS TRIFLUOROMETILADAS COM DINUCLEÓFILOS: OBTENÇÃO REGIOSSELETIVA DE 5-ARIL 4-FORMIL/IMINOMETIL 3-TRIFLUOROMETIL PIRAZÓIS E ISOXAZÓIS; 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá, ; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese de novas 2-piridonas polifuncionalizadas, aplicação sintética, estudo in silico, in vivo e in vitro da atividade anti-inflamatória; 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá, ; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Indução da Adição Tipo-1,2 de Arilidrazinas em β-enaminodicetonas: Síntese Altamente Regiosseletiva de 5-aril-3-carboxietil-4-(formil/hidroximetil/aminometil)-N-arilpirazóis; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá, ; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese Regiosseletiva de aza-heterociclos a partir de pirrol-2,3-diona; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
2022; Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Fernanda Andreia Rosa;
2021; Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Fernanda Andreia Rosa;
2021; Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Fernanda Andreia Rosa;
de Almeida; Desenvolvimento de método de extração de vitaminas lipossolúveis; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Controle de Qualidade da Água; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DO LEITE UTILIZADO NA PRODUÇÃO DE QUEIJO DO LATICÍNIO DE RANCHARIA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Análises físico-químicas de efluente oriundo das lagoas de tratamento de um frigorífico; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Análises Químicas de Macro e Micronutrientes do Solo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Tecnologia de Produção do Açúcar Cristal; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Processo de Produção e Controle de Qualidade de dois vinhos de Mesa Tinto Seco da Empresa Coaviti; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Análises Químicas de Macro e Micronutrientes Presentes no Solo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Análise Química de Macro e Micronutrientes no Solo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Estação de Tratamento de Efluente Industrial: Operação, Metodologia e Análise de Parâmetros; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Estudo da ciclização intramolecular de -enamino dicetonas para síntese de derivados 3-acil-4-quinolonas; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese de 3-acil 4-quinolonas e avaliação do seu potencial como inibidores de colinesterases; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Bioquímica) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Uma metodologia simples e enantiosseletiva para a síntese de derivados polifuncionalizados da harmicina; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Bioquímica) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese de pirazóis 1,4,5-trissubstituídos contendo resíduos de aminoéster da fenilalanina como potenciais inibidores da MPro da SARS-CoV-2; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Bioquímica) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese e avaliação da atividade anticolinesterásica de novos híbridos isoxazol-chalcona trifluormetilados; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Bioquímica) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Estudo da ciclização intramolecular de beta-enamino dicetonas não simétricas visando a síntese regiosseletiva de quinolinas; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese e avaliação da atividade antileishmania de novos derivados 3-trifluormetilisoxazóis contendo o núcleo tiofênico; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese e avaliação da atividade antileishmania de híbridos N-acilidrazona-pirazolopiridazinonas 1,3,6- e 1,4,7-trissubstituídos; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese e avaliação da atividade anticolinesterásica de novos híbridos pirazol-chalcona trifluormetilados; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Reação de -enaminodicetonas com o-fenilenodiamina: Uma simples e eficiente metodologia para síntese do sistema tricíclico benzimidazol-pirrolidinona; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese e avaliação da atividade antileishmania de novos derivados 3-trifluormetilpirazóis contendo o núcleo tiofênico; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Bioquímica) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese e avaliação da atividade antileishmania de novos híbridos pirimidina-N-acilidrazona; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese e Avaliação da Atividade Antileishmania de Derivados N-acilidrazônicos Nucleados pela Estrutura Privilegiada Pirimidina; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Estudo da Regioqúimica da Ciclocondensação de beta-enaminodicetona com Benzamidina: Síntese de Pirimidina Polifuncionalizada; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese e Avaliação da Atividade Antileishmania de Derivados Pirazolínicos Contendo o Núcleo Tiofênico: Desenvolvimento de Potenciais agentes leishmanicidas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Desenvolvimento de Metodologias para a Síntese Regiosseletiva de 1-H-Pirazóis Poli-funcionalizados a partir da Reação de -enaminodicetona com monoidrato de Hidrazina; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Desenvolvimento de Potenciais Agentes Leishmanicidas Estruturalmente Nucleados pelos Farmacóforos Pirimidina e Tiofeno; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Análise Conformacional do Bloco Precursor Enaminodicetona visando contribuições ao estudo da regioquímica de reações de heterociclização; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Estudo da Regioquímica de um Novo e Versátil Bloco Precursor Enaminodicetona frente à Aminas primárias: Síntese de Heterociclos Poli-funcionalizados; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese de Anéis Heterociclicos Fundidos; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese de Pirazóis Poli-Funcionalizados; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Síntese e Otimização de Novo Bloco Precursor Enaminodicetona com Potencial Aplicação na Síntese de Novos Heterociclos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernanda Andreia Rosa;
Produções bibliográficas
-
SIRIDÓ, ANDREZZA BRAIANE FERREIRA ; GOMES DE OLIVEIRA, ARTHUR HENRIQUE ; POLETTO, JULIA ; KRONENBERGER, THALES ; REGO, FABIANE GOMES DE MORAES ; PICHETH, GERALDO ; LE BORGNE, MARC ; BOUMENDJEL, AHCÈNE ; ROSA, FERNANDA ANDREIA ; VALDAMERI, GLAUCIO ; MOURE, VIVIAN ROTUNO . Identification of an N-methylpyrazole derivative as a selective inhibitor of breast cancer resistance protein (BCRP/ABCG2). ARCHIVES OF BIOCHEMISTRY AND BIOPHYSICS , v. 779, p. 110761, 2026.
-
DARIO, PRISCILA PAOLA ; YAMASHITA, LUIS ; SALOME, KAHLIL ; KOSINSKI, GABRIEL ; JUSTEN, GUILHERME ; RAMPON, DANIEL DA S. ; LAZARIN-BIDÓIA, DANIELLE ; NAKAMURA, CELSO V. ; ROSA, FERNANDA ANDREIA ; MONTES D?OCA, MARCELO G. . Synthesis and in vitro antiprotozoal evaluation of novel Knoevenagel hydroxychloroquine derivatives. Rsc Medicinal Chemistry , v. 16, p. 2507-2516, 2025.
-
FERRAREZI, ARTHUR ANTUNES ; DE SOUZA, JOÃO VÍTOR PEREZ ; MAIGRET, BERNARD ; KIOSHIMA, ERIKA SEKI ; MOURA, SIDNEI ; DE OLIVEIRA, ARILDO JOSÉ BRAZ ; ROSA, FERNANDA ANDREIA ; GONÇALVES, REGINA APARECIDA CORREIA . Rational design and synthesis of pyrazole derivatives as potential SARS-CoV-2 Mpro inhibitors: An integrated approach merging combinatorial chemistry, molecular docking, and deep learning. BIOORGANIC & MEDICINAL CHEMISTRY , v. 120, p. 118095, 2025.
-
ROSA, FERNANDA ANDREIA ; GONÇALVES, DAVANA ; PIANOSKI, KARLOS ; DA SILVA, MICHAEL JACKSOL VIEIRA ; AMES, FRANCIELE QUEIROZ ; PAZINATTO AGUIAR, RAFAEL ; VOLPATO, HÉLITO ; LAZARIN-BIDÓIA, DANIELLE ; VATARU NAKAMURA, CELSO ; BERSANI-AMADO, CIOMAR C.A. . Discovery of a new pyrido[2,3-d]pyridazine-2,8-dione derivative as a potential anti-inflammatory agent through COX-1/COX-2 dual inhibition. Rsc Medicinal Chemistry , v. 15, p. 1038-1045, 2024.
-
VEREGUE, FERNANDA R. ; MADRUGA, LISZT Y.C. ; POPAT, KETUL C. ; Rosa, Fernanda A. ; RADOVANOVIC, EDUARDO ; MATRICARDI, PIETRO ; KIPPER, MATT J. ; MARTINS, ALESSANDRO F. . Enhancing biological properties with straightforward deposition of durable heparin/chitosan surface coatings on wettable poly(ε-caprolactone)/Tween-20 electrospun fibers. SURFACES AND INTERFACES , v. 46, p. 104149, 2024.
-
POLETTO, JULIA ; WILLIG, JULIA C. M. ; CAMARGO, JENIFFER N. A. ; Bonacorso, Helio G. ; SILVA, MICHAEL J. V. ; Rosa, Fernanda A. . Cascade Cyclization/Annulation of β-Enamino Diketones and o -Phenylenediamine: A Strategy to Access Pyrrole-fused 1,5-Benzodiazepines. JOURNAL OF ORGANIC CHEMISTRY , v. 89, p. 17720-17728, 2024.
-
ROSA, FERNANDA ANDREIA ; JACOMINI, ANDREY PETITA ; VIEIRA DA SILVA, MICHAEL JACKSON ; PIANOSKI, KARLOS EDUARDO ; POLETTO, JULIA ; FRANCISCO, CAMILA BOTIN ; DE SOUZA FERNANDES, CLEVERTON ; MARTINELLI, VINICIUS ; PONTES, RODRIGO MENEGHETTI ; BACK, DAVI FERNANDO ; MOURA, SIDNEI ; BASSO, ERNANI ABICHT . Controlled Pyrazole-Hydrazone Annulation: Regiodivergent Synthesis of 1 H - and 2 H -Pyrazolo[3,4- d ]pyridazinones. JOURNAL OF ORGANIC CHEMISTRY , v. 88, p. 11140-11149, 2023.
-
ALONSO, LAIS ; PIANOSKI, KARLOS EDUARDO ; ALONSO, ANTONIO ; ROSA, FERNANDA ANDREIA . Antileishmanial activity of 3,4,5-trisubstituted isoxazoles by interaction with Leishmania amazonensis plasma membrane. JOURNAL OF MOLECULAR STRUCTURE , v. 1249, p. 131604, 2022.
-
POLETTO, JULIA ; DA SILVA, MICHAEL J. V. ; PIANOSKI, KARLOS E. ; WILLIG, JULIA C. M. ; Rosa, Fernanda A. . Regiodivergent Synthesis of 3,4- and 4,5-Disubstituted N -Methylpyrazoles from 4-Acyl-1 H -pyrrole-2,3-dione and Methylhydrazine. JOURNAL OF ORGANIC CHEMISTRY , v. 87, p. 8544-8550, 2022.
-
POLETTO, JULIA ; SILVA, M. J. V. ; JACOMINI, A. P. ; Lazarin, D. ; VOLPATO, HÉLITO ; NAKAMURA, CELSO V. ; Rosa, Fernanda A. . Antiparasitic activities of novel pyrimidine N -acylhydrazone hybrids. DRUG DEVELOPMENT RESEARCH , v. 82, p. 230-240, 2021.
-
J. V. DA SILVA, MICHAEL ; JACOMINI, ANDREY P. ; GONÇALVES, DAVANA S. ; EDUARDO PIANOSKI, KARLOS ; POLETTO, JULIA ; LAZARIN-BIDÓIA, DANIELLE ; NAKAMURA, CELSO V. ; Rosa, Fernanda A. . Discovery of 1,3,4,5-tetrasubstituted pyrazoles as anti-trypanosomatid agents: Identification of alterations in flagellar structure of L. amazonensis. BIOORGANIC CHEMISTRY , v. 114, p. 105082, 2021.
-
DA SILVA, MICHAEL J.V. ; JACOMINI, ANDREY P. ; FIGUEIREDO, MARIANA C. ; BACK, DAVI F. ; FOGLIO, MARY A. ; RUIZ, ANA L.T.G. ; PAULA, FÁVERO R. ; Rosa, Fernanda A. . Efficient synthesis and antitumor evaluation of 4-aminomethyl-N-arylpyrazoles: Discovery of potent and selective agents for ovarian cancer. BIOORGANIC & MEDICINAL CHEMISTRY , v. 29, p. 115835, 2021.
-
ROSA, FERNANDA ANDREIA ; MENDES DE SOUZA MELO, SAMARA ; PIANOSKI, KARLOS EDUARDO ; POLETTO, JULIA ; SANTOS, MARIELLEN GUILHERME ; VIEIRA DA SILVA, MICHAEL JACKSON ; LAZARIN'BIDÓIA, DANIELLE ; VOLPATO, HÉLITO ; MOURA, SIDNEI ; NAKAMURA, CELSO VATARU . Front Cover: Synthesis and Antiprotozoal Profile of 3,4,5-Trisubstituted Isoxazoles (ChemistryOpen 10/2021). ChemistryOpen , v. 10, p. 928-928, 2021.
-
ROSA, FERNANDA ANDREIA ; MENDES DE SOUZA MELO, SAMARA ; PIANOSKI, KARLOS EDUARDO ; POLETTO, JULIA ; SANTOS, MARIELLEN GUILHERME ; VIEIRA DA SILVA, MICHAEL JACKSON ; LAZARIN'BIDÓIA, DANIELLE ; VOLPATO, HÉLITO ; MOURA, SIDNEI ; NAKAMURA, CELSO VATARU . Synthesis and Antiprotozoal Profile of 3,4,5-Trisubstituted Isoxazoles. ChemistryOpen , v. 10, p. 931-938, 2021.
-
PIANOSKI, KARLOS EDUARDO ; POLETTO, JULIA ; VIEIRA DA SILVA, MICHAEL JACKSON ; ASCENCIO CAMARGO, JENIFFER NASCIMENTO ; JACOMINI, ANDREY PETITA ; GONÇALVES, DAVANA SILVA ; BACK, DAVI FERNANDO ; MOURA, SIDNEI ; ROSA, FERNANDA ANDREIA . 1,2-Addition to trifluoromethylated β-enamino diketones: regioselective synthesis of trifluoromethyl-containing azomethine pyrazoles and isoxazoles. ORGANIC & BIOMOLECULAR CHEMISTRY , v. 18, p. 2524-2537, 2020.
-
ROZADA, ANDREW M.F. ; RODRIGUES-VENDRAMINI, FRANCIELE A.V. ; GONÇALVES, DAVANA S. ; Rosa, Fernanda A. ; BASSO, ERNANI A. ; SEIXAS, FLÁVIO A.V. ; KIOSHIMA, ÉRIKA S. ; GAUZE, GISELE F. . Synthesis and antifungal activity of new hybrids pyrimido[4,5-d]pyridazinone-N-acylhydrazones. BIOORGANIC & MEDICINAL CHEMISTRY LETTERS , v. 30, p. 127244, 2020.
-
GONÇALVES, DAVANA S. ; DE S. MELO, SAMARA M. ; JACOMINI, ANDREY P. ; J. V. DA SILVA, MICHAEL ; PIANOSKI, KARLOS E. ; AMES, FRANCIELE Q. ; AGUIAR, RAFAEL P. ; FELIPE OLIVEIRA, ALISSON ; VOLPATO, HÉLITO ; BIDÓIA, DANIELLE L. ; NAKAMURA, CELSO V. ; BERSANI-AMADO, CIOMAR A. ; BACK, DAVI F. ; MOURA, SIDNEI ; PAULA, FÁVERO R. ; Rosa, Fernanda A. . Synthesis of novel 3,5,6-trisubstituted 2-pyridone derivatives and evaluation for their anti-inflammatory activity. BIOORGANIC & MEDICINAL CHEMISTRY , v. 28, p. 115549, 2020.
-
CÂNDIDO, AUGUSTO ; ROZADA, THIAGO ; ROZADA, ANDREW ; SOUZA, JOÃO ; PILAU, EDUARDO ; ROSA, FERNANDA ; BASSO, ERNANI ; GAUZE, GISELE . Mechanistic Investigation of DBU-Based Ionic Liquids for Aza-Michael Reaction: Mass Spectrometry and DFT Studies of Catalyst Role. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY , v. 31, p. 1796-1804, 2020.
-
Jeniffer do Nascimento Ascencio Camargo ; PIANOSKI, KARLOS ; Mariellen Guilherme dos Santos ; LAZARIN-BIDOIA, D. ; VOLPATO, H. ; Sidnei Moura ; NAKAMURA, CELSO V. ; ROSA, F. A. . Antiparasitic Behavior of Trifluoromethylated Pyrazole 2- Amino-1,3,4-thiadiazole Hybrids and Their Analogues: Synthesis and Structure-Activity Relationship. Frontiers in Pharmacology , v. 11, p. 591570, 2020.
-
DE O. SOUZA, FELIPE ; FERRAREZI, ARTHUR A. ; DOS SANTOS, ROGÉRIO A.M. ; DA SILVA, MICHAEL J.V. ; Rosa, Fernanda A. ; CASTRO, JULIANA C. ; POLONIO, JULIO C. ; PAMPHILE, JOÃO A. ; GONÇALVES, JOSÉ E. ; DE OLIVEIRA, ARILDO J.B. ; GONÇALVES, REGINA A.C. . Epicoccum sorghinum: A promising biocatalyst for obtainment of (1R,2S,4R)-neodihydrocarveol by selective bioreduction of (4R)-(−)-carvone. BIOCATALYSIS AND AGRICULTURAL BIOTECHNOLOGY , v. 29, p. 101809, 2020.
-
BALBINOT, R. B. ; LAZARIN-BIDÓIA, DANIELLE ; BELTRAME MACHADO, RAYANNE REGINA ; VOLPATO, HÉLITO ; VIEIRA DA SILVA, MICHAEL JACKSON ; ROSA, F. A. ; UEDA-NAKAMURA, TANIA ; NAKAMURA, CELSO VATARU . Ultrastructural and Morphological Alterations Induced by 23-4-A-CC on Promastigotes of. MICROSCOPY AND MICROANALYSIS , v. 26, p. 199-200, 2020.
-
POLETTO, JULIA ; RIBEIRO, GESSICA M. ; DA SILVA, MICHAEL J. V. ; JACOMINI, ANDREY P. ; BASSO, ERNANI A. ; BACK, DAVI F. ; MOURA, SIDNEI ; Rosa, Fernanda A. . One-Pot Highly Regioselective Synthesis of α-Ketoamide N-Arylpyrazoles from Secondary β-Enamino Diketones. ORGANIC LETTERS , v. 21, p. 6325-6328, 2019.
-
SCARIOT, DÉBORA B. ; VOLPATO, HÉLITO ; FERNANDES, NILMA S. ; LAZARIN-BIDÓIA, DANIELLE ; BORGES, OLGA ; SOUSA, MARIA DO CÉU ; Rosa, Fernanda A. ; JACOMINI, ANDREY P. ; SILVA, SUELI O. ; UEDA-NAKAMURA, TÂNIA ; RUBIRA, ADLEY F. ; NAKAMURA, CELSO V. . Oral treatment with T6-loaded yeast cell wall particles reduces the parasitemia in murine visceral leishmaniasis model. Scientific Reports , v. 9, p. 20080, 2019.
-
SILVA, RAÍ G. M. ; DA SILVA, MICHAEL J. V. ; JACOMINI, ANDREY P. ; MOURA, SIDNEI ; BACK, DAVI F. ; BASSO, ERNANI A. ; Rosa, Fernanda A. . Development of methodologies for the regioselective synthesis of four series of regioisomer isoxazoles from β-enamino diketones. RSC Advances , v. 8, p. 4773-4778, 2018.
-
JACOMINI, ANDREY ; DA SILVA, MICHAEL ; POLETTO, JULIA ; RIBEIRO, GESSICA ; YOKOYAMA, JESSICA ; BIDÓIA, DANIELLE ; PAULA, FÁVERO ; NAKAMURA, CELSO ; SARRAGIOTTO, MARIA HELENA ; ROSA, FERNANDA . Potential Antileishmanial Activity of 4-N-Acylhydrazone Pyrazolo[3,4-d]pyridazin-7-ones: Synthesis, in vitro Biological Evaluations and Computational Studies. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY , p. 2657, 2018.
-
VOLPATO, HÉLITO ; SCARIOT, DÉBORA BOTURA ; SOARES, EDNA FILIPA PAIS ; JACOMINI, ANDREY PETITA ; ROSA, FERNANDA ANDREIA ; SARRAGIOTTO, MARIA HELENA ; UEDA-NAKAMURA, TÂNIA ; RUBIRA, ADLEY FORTI ; PEREIRA, GUILHERME MIRANDA ; MANADAS, RUI ; LEITÃO, ALCINO J. ; BORGES, OLGA ; NAKAMURA, CELSO VATARU ; DO CÉU SOUSA, MARIA . In vitro anti- Leishmania activity of T6 synthetic compound encapsulated in yeast-derived β-(1,3)- d -glucan particles. INTERNATIONAL JOURNAL OF BIOLOGICAL MACROMOLECULES , v. 119, p. 1264-1275, 2018.
-
NUNES, CÁTIA ; SOUZA, PAULO ; FREITAS, ADONILSON ; SILVA, MICHAEL ; ROSA, FERNANDA ; MUNIZ, EDVANI . Poisoning Effects of Water and Dyes on the [Bmim][BF4] Catalysis of Poly(Ethylene Terephthalate) (PET) Depolymerization under Supercritical Ethanol. Catalysts , v. 7, p. 43, 2017.
-
CAMPOS, PATRICK T ; RODRIGUES, LETICIA V ; BELLADONA, ANDREI L ; BENDER, CAROLINE R ; BITENCURT, JULIANA S ; ROSA, F. A. ; BACK, DAVI F ; BONACORSO, Helio G ; ZANATTA, Nilo ; Frizzo, Clarissa P. ; MARTINS, Marcos A P . Regiochemistry of cyclocondensation reactions in the synthesis of polyazaheterocycles. Beilstein Journal of Organic Chemistry , v. 13, p. 257-266, 2017.
-
SOUZA, THIAGO FRANCISCO ; SILVA, MICHAEL JACKSON VIEIRA ; SILVA, RAÍ GUILHERME MONTEIRO ; GONÇALVES, DAVANA SILVA ; SIMON, PAULA ALMEIDA ; JACOMINI, ANDREY PETITA ; BASSO, ERNANI ABICHT ; MOURA, SIDNEI ; MARTINS, MARCOS ANTÔNIO PINTO ; BACK, DAVI FERNANDO ; ROSA, FERNANDA ANDREIA . Regiochemistry control of pyrazoles by solvent used and β-enamino diketones structure: Regioselective synthesis of 4,5-disubstituted N-phenylpyrazoles. Asian Journal of Organic Chemistry , v. 6, p. 627-633, 2017.
-
NUNES, CÁTIA S. ; RUFATO, KESSILY B. ; SOUZA, PAULO R. ; ALMEIDA, ELIZÂNGELA DE ; SILVA, MICHAEL J.V.DA ; SCARIOT, DÉBORA B. ; NAKAMURA, CELSO V. ; Rosa, Fernanda A. ; MARTINS, ALESSANDRO F. ; MUNIZ, EDVANI C. . Chitosan/chondroitin sulfate hydrogels prepared in [Hmim][HSO 4 ] ionic liquid. CARBOHYDRATE POLYMERS , v. 170, p. 99-106, 2017.
-
DA SILVA, MICHAEL J. V. ; POLETTO, JULIA ; JACOMINI, ANDREY P. ; PIANOSKI, KARLOS E. ; GONÇALVES, DAVANA S. ; RIBEIRO, G. M. ; DE S. MELO, SAMARA M. ; BACK, DAVI F. ; MOURA, SIDNEI ; ROSA, F. A. . Unconventional Method for Synthesis of 3-Carboxyethyl-4-formyl(hydroxy)-5-aryl- N -arylpyrazoles. JOURNAL OF ORGANIC CHEMISTRY , v. 82, p. 12590-12602, 2017.
-
DA SILVA, MICHAEL J. V. ; SILVA, RAÍ G. M. ; MELO, ULISSES Z. ; GONÇALVES, DAVANA S. ; BACK, DAVI F. ; MOURA, SIDNEI ; PONTES, RODRIGO M. ; BASSO, ERNANI A. ; GAUZE, GISELE F. ; Rosa, Fernanda A. . Theoretical and experimental investigation of the polyeletrophilic β-enamino diketone: straightforward and highly regioselective synthesis of 1,4,5-trisubstituted pyrazoles and pyrazolo[3,4-d]pyridazinones. RSC Advances: an international journal to further the chemical sciences , v. 6, p. 290-302, 2016.
-
CALDAS, BÁRBARA S. ; NUNES, CÁTIA S. ; SOUZA, PAULO R. ; ROSA, F. A. ; Visentainer, J.V. ; JÚNIOR, OSCAR DE OLIVERA S. ; MUNIZ, EDVANI C. . Supercritical ethanolysis for biodiesel production from edible oil waste using ionic liquid [HMim][HSO4] as catalyst. Applied Catalysis. B, Environmental (Print) , v. 181, p. 289-297, 2016.
-
GONÇALVES, DAVANA S. ; SILVA, M. J. V. ; SOUZA, T. F. ; JACOMINI, A. P. ; BACK, D. F. ; BASSO, E. A. ; MOURA, S. ; ROSA, F. A. . Synthesis of a New Polyfunctionalised Pyrimidine-4-carboxylate and Its Application for the Construction of a Series of Pyrimidine Derivatives. Synthesis (Stuttgart) , p. 3042-3049, 2016.
-
YAMAZAKI, DIEGO A. S. ; CÂNDIDO, AUGUSTO A. ; BAGATIN, MARIANE C. ; MACHINSKI JR., MIGUEL ; MOSSINI, SIMONE A. G. ; PONTES, RODRIGO M. ; Rosa, Fernanda A. ; BASSO, ERNANI A. ; GAUZE, GISELE F. . Cholinesterases Inhibition by Novel - and -3-Arylaminocyclohexyl , -Dimethylcarbamates: Biological Evaluation and Molecular Modeling. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso) , v. 27, p. 1616-1625, 2016.
-
JACOMINI, ANDREY P. ; SILVA, MICHAEL J.V. ; SILVA, RAÍ G.M. ; GONÇALVES, DAVANA S. ; VOLPATO, HÉLITO ; BASSO, ERNANI A. ; PAULA, FÁVERO R. ; NAKAMURA, CELSO V. ; SARRAGIOTTO, MARIA HELENA ; Rosa, Fernanda A. . Synthesis and evaluation against Leishmania amazonensis of novel pyrazolo[3,4-d]pyridazinone-N-acylhydrazone-(bi)thiophene hybrids. European Journal of Medicinal Chemistry , v. 124, p. 340-349, 2016.
-
ROZADA, THIAGO C. ; GAUZE, GISELE F. ; Rosa, Fernanda A. ; FAVARO, DENIZE C. ; RITTNER, ROBERTO ; PONTES, RODRIGO M. ; BASSO, ERNANI A. . The conformational analysis of 2-halocyclooctanones. Spectrochimica Acta. Part A, Molecular and Biomolecular Spectroscopy (Print) , v. 137, p. 176-184, 2015.
-
DE MELO, ULISSES ZONTA ; SILVA, RAÍ G. M. ; YAMAZAKI, DIEGO A. S. ; PONTES, RODRIGO M. ; GAUZE, GISELE F. ; Rosa, Fernanda A. ; RITTNER, ROBERTO ; BASSO, ERNANI A. . NMR Spectroscopy and Theoretical Calculations in the Conformational Analysis of 1-Methylpyrrolidin-2-one 3-Halo-derivatives. The Journal of Physical Chemistry. A , v. 119, p. 2111-2121, 2015.
-
ROZADA, THIAGO C. ; DA SILVA, MICHAEL J. V. ; GONÇALVES, DAVANA S. ; MARTINS, MARCOS A. P. ; PONTES, RODRIGO M. ; GAUZE, GISELE F. ; BASSO, ERNANI A. ; Rosa, Fernanda A. . Theoretical aspects of the unexpected regiospecific synthesis of pyrazole-5-carboxylates from unsymmetrical enaminodiketones. Structural Chemistry , v. 26, p. 1007-1011, 2015.
-
NUNES, CATIA SANTOS ; DA SILVA, MICHAEL JACKSOL VIEIRA ; DA SILVA, DANIELLE CRISTINA ; FREITAS, ADONILSON DOS REIS ; ROSA, FERNANDA ANDREIA ; RUBIRA, ADLEY FORTI ; MUNIZ, EDVANI CURTI . PET depolymerisation in supercritical ethanol catalysed by [Bmim][BF4]. RSC Advances: an international journal to further the chemical sciences , v. 4, p. 20308-20316, 2014.
-
Frizzo, Clarissa P. ; VILLETTI, MARCOS A. ; TIER, ANIELE Z. ; GINDRI, IZABELLE M. ; Buriol, Lilian ; ROSA, F. A. ; Claramunt, Rosa M. ; Sanz, Dionisia ; Martins, Marcos A.P. . Structural and thermodynamic properties of new pyrazolo[3,4-d]pyridazinones. Thermochimica Acta (Print) , v. 574, p. 63-72, 2013.
-
Vargas, Pâmela S. ; Rosa, Fernanda A. ; Buriol, Lilian ; Rotta, Mariane ; Moreira, Dayse N. ; Frizzo, Clarissa P. ; Bonacorso, Helio G. ; Zanatta, Nilo ; Martins, Marcos A.P. . Efficient microwave-assisted synthesis of 1-aryl-4-dimethylamino methyleno-pyrrolidine-2,3,5-triones. Tetrahedron Letters , v. 53, p. 3131-3134, 2012.
-
MARTINS, M. A. P. ; FISS, G. F. ; FRIZZO, C. P. ; ROSA, F. A. ; Bonacorso, Helio G. ; ZANATTA, N. . Highly Regioselective Synthesis of Novel 1,4?-Bipyrazoles. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso) , v. 21, p. 240-247, 2010.
-
Sant¿ Anna, Gabriela da S. ; Machado, Pablo ; Sauzem, Patricia D. ; Rosa, Fernanda A. ; Rubin, Maribel A. ; Ferreira, Juliano ; Bonacorso, Helio G. ; Zanatta, Nilo ; Martins, Marcos A.P. . Ultrasound promoted synthesis of 2-imidazolines in water: A greener approach toward monoamine oxidase inhibitors. Bioorganic & Medicinal Chemistry Letters , v. 19, p. 546-549, 2009.
-
MARTINS, M. A. P. ; SCAPIN, E. ; FRIZZO, C. P. ; ROSA, F. A. ; BONACORSO, H. G. ; ZANATTA, N. . 2-Methyl-7-Substituted Pyrazolo[1,5-a]pyrimidines: Highly Regioselective Synthesis and Bromination. Journal of the Brazilian Chemical Society , v. 20, p. 205-213, 2009.
-
Frizzo, Clarissa P. ; Marzari, Mara R.B. ; Buriol, Lilian ; Moreira, Dayse N. ; ROSA, F. A. ; Vargas, Pâmela S. ; Zanatta, Nilo ; Bonacorso, Helio G. ; Martins, Marcos A.P. . Ionic liquid effects on the reaction of ?-enaminones and tert-butylhydrazine and applications for the synthesis of pyrazoles. Catalysis Communications (Print) , v. 10, p. 1967-1970, 2009.
-
MACHADO, P ; CAMPOS, P ; LIMA, G ; ROSA, F ; FLORES, A ; BONACORSO, H ; ZANATTA, N ; MARTINS, M ; ROSA, F. A. . Experimental and calculated structural parameters of 5-trihalomethyl-4,5-dihydro-1H-pyrazole derivatives, novel analgesic agents. Journal of Molecular Structure (Print) , v. 917, p. 176-182, 2009.
-
MARTINS, M. A. P. ; FRIZZO, C. P. ; MOREIRA, D. N. ; ROSA, F. A. ; MARZARI, M. R. B. ; ZANATTA, N. ; BONACORSO, H. G. . Synthesis of beta-enaminones by ionic liquid catalysis: a one-pot condensation under solvent-free conditions. Catalysis Communications , v. 9, p. 1375-1378, 2008.
-
MACHADO, P. ; ROSA, F. A. ; SILVA, R. M. S. ; BURROW, R. A. ; MARTINS, M. A. P. . 2-(4,5-Dihydrooxazol-2-yl)quinoline.. Acta Crystallographica. Section E , v. E64, p. o154, 2008.
-
MACHADO, P. ; CAMPOS, P. T. ; ROSA, F. A. ; MARTINS, M. A. P. . Ethyl 1-(2,4-dichlorophenyl)-5-phenyl-1H-pyrazole-3-carboxylate. Acta Crystallographica. Section E , v. 63, p. o4741, 2008.
-
MARTINS, M. A. P. ; MACHADO, P. ; ROSA, F. A. ; CUNICO, W. ; BONACORSO, H. G. ; ZANATTA, N. . 5-Halomethyl-5-Hydroxy-4,5-Dihydroisoxazoles: Synthesis and 13C, 17O, 15N, 19F NMR Spectroscopy. Mini-Reviews in Organic Chemistry , v. 5, p. 53-76, 2008.
-
ROSA, F. A. ; MACHADO, P. ; VARGAS, P. S. ; BONACORSO, H. G. ; ZANATTA, N. ; MARTINS, M. A. P. . Straightforward and Regiospecific Synthesis of Pyrazole-5-carboxylates from Unsymmetrical Enaminodiketones. Synlett (Stuttgart) , v. 11, p. 1673-1678, 2008.
-
ROSA, F. A. ; MACHADO, P. ; BONACORSO, H. G. ; ZANATTA, N. ; MARTINS, M. A. P. . Reaction of Beta-dimethylaminovinyl ketones with hydroxylamine: a simple and useful method for synthesis of 3- and 5-substituted isoxazoles. JOURNAL OF HETEROCYCLIC CHEMISTRY , v. 45, p. 879-885, 2008.
-
MACHADO, P. ; ROSA, F. A. ; ROSSATTO, M. ; SANTANNA, G. S. ; SAUZEM, P. D. ; SILVA, R. M. S. ; RUBIN, MA ; FERREIRA, J. ; BONACORSO, H. G. ; ZANATTA, N. ; MARTINS, M. A. P. . Synthesis and structure of novel 4,5-dihydro-1H-pyrazoles: salicylic acid based analgesic agents. ARKIVOC , v. 16, p. 281-297, 2008.
-
ROSA, F. A. ; MACHADO, Pablo ; Fiss, Gabriela ; Vargas, Pâmela ; Fernandes, Tanize ; BONACORSO, Helio ; ZANATTA, N. ; Martins, Marcos . Synthesis of Ethyl Pyrimidine-4-carboxylates from Unsymmetrical Enamino Diketones and Their Application in the First Synthesis of Pyrimido[4,5- d ]pyridazin-8(7 H )-ones. Synthesis. Journal of Synthetic Organic Chemistry , v. 2008, p. 3639-3648, 2008.
-
MARTINS, M. A. P. ; ROSSATTO, M. ; ROSA, F. A. ; MACHADO, P. ; ZANATTA, N. ; BONACORSO, H. G. . Synthesis of novel conjugated enynes: a reaction of lithium. ARKIVOC , v. i, p. 205-212, 2007.
-
ROSA, F. A. ; MACHADO, P. ; ROSSATTO, M. ; VARGAS, P. S. ; BONACORSO, H. G. ; ZANATTA, N. ; MARTINS, M. A. P. . N- and C-Acylation in beta-Enamino Ketones: Structural Effects on Regiocontrol. Synlett (Stuttgart) , v. 20, p. 3165-3171, 2007.
-
MACHADO, P. ; ROSA, F. A. ; SANT'ANA, G.S. ; SAUZEM, P.D ; SILVA, R. M. S. ; RUBIN, M. A. ; FERREIRA, J. ; BONACORSO, H. G. ; ZANATTA, N. ; MARTINS, M. A. P. . Synthesis and structure of novel 4,5-dihydro-1H-pyrazoles: salicylic acid based analgesic agents. ARKIVOC , v. xiv, p. 281-297, 2007.
-
MARTINS, M. A. P. ; CUNICO, W. ; SCAPIN, E. ; EMMERICH, DJ. ; FISS, G. F. ; ROSA, F. A. ; BONACORSO, H. G. ; ZANATTA, N. ; FLORES, AFC. . Microwave-assisted regiospecific synthesis of 2-trifluoromethyl-7-trihalomethylated pyrazolo[1,5-a]pyrimidines. Letters in Organic Chemistry , v. 5, p. 358-362, 2006.
-
MARTINS, M. A. P. ; ZANATTA, N. ; BONACORSO, H. G. ; ROSA, F. A. ; CLARAMUNT, RM ; GARCIA, MA ; MARIA, MDS ; Elguero, J . The structure in the solid state and in solution of 3(5)-trifluoromethyl-4,5(3)-polymethylenepyrazoles. ARKIVOC , v. 4, p. 29-37, 2006.
-
MARTINS, M. A. P. ; CUNICO, W. ; BRONDANI, S. ; PERES, R. L. ; ZIMMERMANN, N. ; ROSA, F. A. ; FISS, G. F. ; ZANATTA, N. ; BONACORSO, H. G. . Synthesis of Novel 3-Amino-5-trifluoromethylazoles: A Convenient Method of Obtaining N -(Azol-3-yl)amines. SYNTHESIS-STUTTGART , v. 2006, p. 1485-1493, 2006.
-
MARTINS, M. A. P. ; PEREIRA, CMP ; CUNICO, W. ; MOURA, S. ; ROSA, F. A. ; PERES, R. L. ; MACHADO, P. ; ZANATTA, N. ; BONACORSO, H. G. . Ultrasound promoted synthesis of 5-hydroxy-5-trihalomethyl-4,5-dihydroisoxazoles and beta-enamino trihalomethyl ketones in water. Ultrasonics Sonochemistry , v. 13, p. 364-370, 2006.
-
ROSA, F. A. ; GAUZE, GISELE F. ; SILVA, MICHAEL J.V. ; BATISTELA, V. R. ; BARBOSA, V. A. . Práticas de Química Orgânica. 1. ed. MARINGÁ: EDUEM, 2019. v. 1. 68p .
-
PIANOSKI, K. E. ; SILVA, M. J. V. ; ROSA, F. A. . A PERCEPÇÃO FEMININA DO SISTEMA β-ENAMINO DICETONA: UMA MOLÉCULA ELEGANTE E ARTÍSTICA NA SÍNTESE REGIOSSELETIVA DE AZA-HETEROCICLOS. In: Fernanda Andreia Rosa; Fernando de Carvalho da Silva; Giovanni Wilson Amarante; Kleber Thiago de Oliveira; Maurício Moraes Victor; Silvio do Desterro Cunha. (Org.). Química Orgânica Sintética Brasil 2022. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2022, v. 3, p. 259-268.
-
REIS, E. C. ; SANTOS, F. S. ; ROSA, F. A. ; FREITAS, R. P. . As Mulheres e a Síntese Orgânica no Brasil. In: Fernanda Andreia Rosa; Fernando de Carvalho da Silva; Giovanni Wilson Amarante; Kleber Thiago de Oliveira; Maurício Moraes Victor; Silvio do Desterro Cunha. (Org.). Química Orgânica Sintética Brasil 2022. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2022, v. 3, p. 19-36.
-
MACHADO, P. ; ROSA, F. A. ; ROSSATTO, M. ; SANT'ANA, G.S. ; SAUZEM, P.D ; SILVA, R. M. S. ; BONACORSO, H. G. ; ZANATTA, N. ; MARTINS, M. A. P. . 5-hidróxi-4,5-diidro-1H-(2-hidroxibenzoil)pirazóis: Planrjamento, Síntese e Analgesia. In: 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasilerira de Química, 2007, Águas de Lindóia - SP. 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasilerira de Química, 2007.
-
ROSSATTO, M. ; ROSA, F. A. ; MACHADO, P. ; EMMERICH, DJ. ; MARTINS, M. A. P. ; ZANATTA, N. ; BONACORSO, H. G. . Síntese de novos eninos conjugados através do uso de acetiletos de Lítio e beta-dimetilaminovinilcetonas. In: 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de LIndóia - SP. 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007.
-
ROSA, F. A. ; ZANATTA, N. ; MARTINS, M. A. P. ; MACHADO, P. ; BONACORSO, H. G. . Reação de beta-dimetilaminovinil cetonas com hidroxilamina: regioquímica de formação de 4,5-diidroisoxazóis e de isoxazóis. In: 29ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2006, Águas de Lindóia. 29ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2006.
-
MARTINS, M. A. P. ; MACHADO, P. ; SAUZEM, P.D ; BECK, P. ; ROSA, F. A. ; RUBIN, M. A. ; ZANATTA, N. ; BONACORSO, H. G. ; MELLO, C. F. . Síntese utilizando energia de microondas e avaliação do perfil antinociceptivo de 1-carboxiamida-4,5-diidro-1H-pirazóis. In: 13-SBQ-SUL, 2005, Florianópolis-SC. A Importância dos Eventos Científicos na formação do Químico, 2005.
-
MARTINS, M. A. P. ; MACHADO, P. ; ROSA, F. A. ; MILANO, J. ; MELLO, C. F. ; RUBIN, M. A. . Síntese e avaliação do perfil antinociceptivo de carboximetilpirazóis em modelos de dor induzida térmica e quimicamente. In: 13-SBQ-Sul, 2005, Florianópolis. A Importância dos eventos científicos na formação do químico, 2005.
-
MARTINS, M. A. P. ; ROSA, F. A. ; MACHADO, P. ; ZANATTA, N. ; BONACORSO, H. G. . Obtenção de isoxazóis 3 e 5-substituídos a partir da ciclocondensação de beta-dimetilaminovinil cetonas com hidroxilamina. In: 13-SBQ-Sul, 2005, Florianópolis-SC. A importância dos Eventos científicos na Formação do Químico, 2005.
-
MENDONÇA, C. ; GRANADA, G. ; ZAMBIASI, R. ; SILVA, W. ; KOETZ, P. ; SILVA, E. ; PORTO, C. ; ROSA, F. A. ; MENEZES, E. . QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE QUINDINS COMERCIALIZADOS EM PELOTAS. In: XLII CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 2002, RIO DE JANEIRO - RJ. QUÍMICA ENERGIA E DESENVOLVIMENTO, 2002.
-
ROSA, F. A. ; SIQUEIRA, G. M. ; FREITAG, R. A. ; MARTINS, M. A. P. ; ANDRIONI, C. ; SILVA, T. B. . DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA DE COMPOSTOS QUÍMICOS. In: VI SEMANA ACADÊMICA DE QUÍMICA, 2002, PELOTAS, 2002.
-
ROSA, F. A. ; SIQUEIRA, G. ; FREITAG, R. A. ; MARTINS, M. A. P. ; ANDRIONI, C. ; SILVA, T. B. . O USO DE RMN DE 17O NA INVESTIGAÇÃO DA CONJUGAÇÃO P PI-PI EM BETA-ALCOXIVINIL TRICLOROMETILCETONAS. In: XI CONGRSSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, PELOTAS. CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA - LIVRO DE RESUMOS, 2002.
-
ROSA, F. A. ; ANTHONISEN, D. ; SIQUEIRA, G. M. . ENSAIO DE PROFICIÊNCIA PARA DETERMINAÇÃO DE FÓSFORO TOTAL EM ÁGUAS E EFLUENTES INDUSTRIAIS. In: X ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL, 2002, JOINVILLE - SC. QUÍMICA E INDÚSTRIA: CONHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA, 2002.
-
GRANADA, G. ; MENDONÇA, C. ; SILVA, E. ; PORTO, C. ; ROSA, F. A. ; ZAMBIAZI, R. ; PADILHA, W. ; KOETZ, P. . CARGA MICROBIANA EM QUINDINS. In: Simpósio em Ciência de Alimentos, 2001, Florianópolis. simpósio em Ciência de Alimentos - Resumos, 2001.
-
MARTINELLI, VINICIUS ; LEACH, ISAAC F. ; POLETTO, JULIA ; RICHTER, WAGNER E. ; Rosa, Fernanda A. ; PONTES, RODRIGO M. . Regioselectivity of the Reaction between ß-Enamino Diketones and Methylhydrazine Explained. JOURNAL OF ORGANIC CHEMISTRY , 2026.
-
ROSA, F. A. . Strategies for the Diversity-Oriented Synthesis of Nitrogen-Heterocycles from -enamino diketones. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROSA, F. A. . Heterociclos Nitrogenados: Síntese e aplicação farmacológica de azóis, azinas e azepinos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROSA, F. A. . Heterociclos Nitrogenados: Uma Classe Promissora para o Tratamento da Leishmaniose Cutânea. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROSA, F. A. . -Enamino Diketone Chemistry: Strategies for the Regioselective Synthesis of Nitrogen Heterocycles. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROSA, F. A. . Aza-heterociclos: Estratégias para Síntese Regiosseletiva e Avaliação Farmacológica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROSA, F. A. . ?AZA-HETEROCICLOS: ESTRATÉGIAS PARA SÍNTESE REGIOSSELETIVA E AVALIAÇÃO FARMACOLÓGICA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROSA, F. A. . Enamino Diketone: a Powerful Precursor for the Synthesis of Polyfunctionalized Aza-Heterocycles. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROSA, F. A. . -enaminodicetonas: Potenciais Precursores na Síntese Regiosseletiva de Heterociclos Polifuncionalizados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
ROSA, F. A. . Mulheres na ciência: pesquisadoras que buscam melhorias para outras mulheres. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Rosa, Fernanda A. . Donas da Ciência. 2022.
ROSA, F. A. . Conexão Ciência. 2022.
ROSA, F. A. . Dia Internacional das Mulheres e das Meninas na Ciência. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Projetos de pesquisa
-
2026 - Atual
Coordenadora Projeto Finep PROINFRA 2024 EXPANSÃO: Expansão da Central de Produtos Naturais e Sintéticos: Produção e Controle de Qualidade de IFAs, Descrição: O presente subprojeto visa a ampliação da infraestrutura da Central de Produtos Naturais eSintéticos do Comcap/UEM, por meio da aquisição de equipamentos contemporâneos,tecnologicamente avançados e sustentáveis, que possibilitem múltiplas aplicações. Esta iniciativatem como meta consolidar a CPN como um centro de excelência em análises e desenvolvimentode processos relacionados a Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) e medicamentos, contribuindode maneira significativa para os avanços científicos e tecnológicos na produção nacional dessesinsumos e na criação de medicamentos inovadores. O desenvolvimento de IFAs e medicamentosimpacta diversas áreas, e sua abrangência em nível nacional é fundamental para a saúde pública,enquanto a perspectiva regional e local fortalece parcerias e integra a comunidade científica aosetor industrial.O subprojeto se alinha às diretrizes contemporâneas da pesquisa farmacêutica, promovendo ainterdisciplinaridade e a aplicação de novas descobertas na área da saúde. Além disso, buscaincentivar a capacitação científica e fortalecer a colaboração com o setor produtivo, resultando emqualificação profissional e benefícios socioeconômicos. Em última análise, o subprojeto está emconsonância com a Política de Inovação no Brasil, ao impulsionar a criação de medicamentosestratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), destacando sua importância nas diretrizesnacionais de inovação em saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Andreia Rosa - Coordenador / Ernani Abicht Basso - Integrante / Tânia Ueda Nakamura - Integrante / João Carlos Palazoo de Mello - Integrante / ÉRIKA SEKI KIOSHIMA COTICA - Integrante / Eduardo Jorge Pilau - Integrante / Marcos Luciano Bruschi - Integrante / Marcia Edilaine Lopes Consolaro - Integrante / Roberto Kenji Nakamura Cuman - Integrante / Debora Cristina Baldoqui - Integrante., Financiador(es): FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS - FINEP - Auxílio financeiro.
-
2026 - Atual
Coordenadora Projeto CP 23/2024 Fundação Araucária: Inovações no Tratamento da Leishmaniose Tegumentar: Síntese Sustentável da Pentoxifilina a partir da Cafeína, Descrição: A Leishmaniose Tegumentar (LT) é uma doença negligenciada que afeta principalmente a África, Ásia e América Latina, com cerca de 1 milhão de casos novos por ano. No Brasil, é endêmica e teve grande prevalência em 2019, representando 90 dos novos casos de LT. A doença é causada por protozoários do gênero Leishmania e transmitida pela picada de flebotomíneos infectados. A LT é uma importante preocupação dermatológica devido ao risco de deformidades e seus impactos psicológicos e sociais, sendo frequentemente considerada uma doença ocupacional. O Paraná é uma das regiões endêmicas, com casos registrados em várias áreas do estado. A LT se manifesta em duas formas principais: a leishmaniose cutânea (LC), que causa lesões na pele, e a leishmaniose mucocutânea (LM), uma complicação da LC que afeta mucosas, como nariz e boca. As lesões podem deixar cicatrizes permanentes, resultando em estigmatização e redução da qualidade de vida. O tratamento da LT envolve fármacos como antimoniais pentavalentes, miltefosina e anfotericina B, que têm limitações, como baixa eficácia e alta toxicidade. A pentoxifilina tem mostrado resultados promissores como coadjuvante no tratamento da LT, acelerando a cura e reduzindo a toxicidade dos tratamentos tradicionais. Em 2015, o SUS incorporou a pentoxifilina como tratamento de primeira escolha para pacientes com mais de 12 anos. Assim, o projeto visa a produção da pentoxifilina utilizando a cafeína como material de partida, com a proposta de desenvolver uma síntese mais sustentável, utilizando reagentes e solventes menos tóxicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Andreia Rosa - Coordenador / Liane Maldaner - Integrante / Juliana Carla Garcia - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2025 - Atual
Desenvolvimento de Sistemas Supramoleculares para Liberação Controlada de Drogas Anticâncer, Descrição: A eficácia de fármacos anticâncer é limitada por baixa solubilidade, instabilidade e toxicidade sistêmica, além de desafios relacionados à liberação e à penetração tecidual. Este projeto propõe o desenvolvimento de sistemas supramoleculares, como rotaxanos e complexos de inclusão, capazes de encapsular e liberar medicamentos de forma controlada e seletiva. A hipótese é que esses sistemas aumentem a estabilidade, a solubilidade e o controle de liberação, respondendo a estímulos como pH e enzimas tumorais. A metodologia envolve a síntese de rotaxanos, o uso de macrociclos como ciclodextrinas e a caracterização por técnicas como RMN, DRX, TGA e DSC, além de testes de liberação controlada. Espera-se melhorar a eficácia e a seletividade de fármacos anticâncer, reduzindo efeitos adversos, com impactos científicos, formação de recursos humanos e potencial de inovação tecnológica. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Andreia Rosa - Integrante / Paulo Roberto dos Santos Salbego - Integrante / Tainara Orlando - Coordenador / Roger Borges - Integrante / Bryan Brummelhaus de Menezes - Integrante., Financiador(es): CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO-CNPQ - Auxílio financeiro.
-
2024 - Atual
Coordenadora Projeto Finep PRÓ-INFRA 2023: Expansão da Central de Produtos Naturais e Sintéticos-CPN: PDI de Insumos Farmacêuticos e Terapias, Descrição: O presente projeto visa modernizar e expandir a infraestrutura da Central de Produtos Naturais, pormeio da aquisição de equipamentos modernos, avançados e mais sustentáveis, de carátermultiusuário, consolidando a CPN como centro de referência para análises e/ou processos de IFAse medicamentos, prospectando contribuir com os avanços científicos e tecnológicos na produçãonacional de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) e medicamentos inovadores. O projeto estáalinhado com a visão contemporânea de pesquisa farmacêutica, promovendo ainterdisciplinaridade e a aplicação de novas descobertas na área da saúde. Além disso, iráimpulsionar a capacitação científica e o fortalecimento da cooperação com o setor produtivo,gerando qualificação humana e benefícios socioeconômicos. O desenvolvimento de IFAs emedicamentos tem impacto em diferentes escalas. Sua abrangência nacional contribui para asaúde pública, enquanto a perspectiva regional e local fortalece parcerias e íntegra a comunidadecientífica e industrial. Por fim, o projeto alinha-se à Política de Inovação no Brasil ao promover odesenvolvimento de medicamentos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS),evidenciando sua contribuição para as diretrizes nacionais de inovação em saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Andreia Rosa - Coordenador / Ernani Abicht Basso - Integrante / ÉRIKA SEKI KIOSHIMA COTICA - Integrante / Daniela Martins Fernandes de Oliveira - Integrante / Andrelson Wellington Rinald - Integrante / Eduardo Jorge Pilau - Integrante / Marcos Luciano Bruschi - Integrante / oão Carlos Palazzo de Mello - Integrante / Marcia Edilaine Lopes Consolaro - Integrante / Roberto Kenji Nakamura Cuman - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2024 - Atual
Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) em Segurança Pública e Ciências Forenses, Descrição: A proposta de criação do NAPI Segurança Pública Ciências Forenses tem como objetivo geral contribuir com as instituições de segurança pública nas mais variadas frentes e em concordância com o Plano de Governo do Estado do Paraná para o desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação no combate efetivo à criminalidade em suas diversas faces, integrando atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica em áreas especializadas das Ciências Forenses e, desta forma, contribuir para a proteção à vida, saúde e segurança do cidadão, gerando conhecimentos para benefício da sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Andreia Rosa - Integrante / CAROLINE DA ROS MONTES D`OCA - Coordenador / Marcio Fernandes - Integrante / Andressa Galli - Integrante / Carlos Ricardo Maneck Malfatti - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária - Auxílio financeiro.
-
2024 - Atual
CIÊNCIA E SOCIEDADE: O USO DE TEMAS DA QUÍMICA PARA A ATRAÇÃO DE MENINAS PARA A ÁREA STEM, Descrição: Este projeto visa integrar estudantes de escolas públicas de Ensino Básico em atividades práticas da área de química, e incluir temáticas sobre pesquisa, inovação, empreendedorismo, liderança, equidade de gênero e consciência social. Essa iniciativa vislumbra a consolidação de um exitoso projeto local, e a expansão para nível nacional por meio de uma rede de instituições de ensino e pesquisa, de 06 estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste e Norte. Professoras, pesquisadoras e estudantes da UFPel, UFSM, UFSC, UEM, UFMG, UFPA, IFSul, IFFar, IFMT e EMBRAPA participarão ativamente, fortalecendo e garantindo a qualidade da execução da proposta. A principal hipótese é que envolver estudantes em atividades práticas de laboratório, como produção de cosméticos e itens de higiene pessoal, e em atividades com grupos de profissionais diversos pode aumentar o engajamento, o pertencimento e a compreensão científica. Para tanto, a proposta contempla uma rede multidisciplinar que visa integrar os campos científico, educacional e social, estimulando discussões sobre saúde, direitos humanos e relações étnico-raciais. O projeto busca contemplar conteúdos de química, destacando sua relevância cotidiana, científica e tecnológica, e adotar uma abordagem educacional com ênfase na autonomia e valorização das identidades femininas, por meio de mentoria, oficinas, aulas interativas, eventos científicos e formação multidisciplinar. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Andreia Rosa - Integrante / Márcia Foster Mesko - Coordenador / Ethel Antunes Wilhem - Integrante / Larissa Cristine Andrade da Costa - Integrante.
-
2023 - Atual
Ciclização intramolecular de enamino dicetonas: Síntese e atividade antiviral de quinolinas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Andreia Rosa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2023 - Atual
Coordenadora Projeto Finep NTD: Descoberta de novas moléculas com atividade antileishmania e aplicação no desenvolvimento de bioadesivos cutâneos para o tratamento da leishmaniose tegumentar, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Fernanda Andreia Rosa - Coordenador / Ernani Abicht Basso - Integrante / Tânia Ueda Nakamura - Integrante / Sueli de Oliveira Silva Lautenschlager - Integrante / Danielle Lazarin-Bidoia - Integrante / Celso Vataru Nakamura - Integrante / Francielle Pelegrin Garcia - Integrante / César Armando Contreras Lancheros - Integrante / Flávia Amanda Pedroso de Morais - Integrante / Regina Gomes Daré - Integrante / Daniela Martins Fernandes de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2023 - Atual
Investigação Científica Circular: Desenvolvimento de Moléculas Modelo para a Construção de Sistemas Supramoleculares com Propriedades Emergentes, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcos Antonio Pinto Martins em 07/12/2024., Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de novas moléculas e sistemas baseando a pesquisa em um sistema de Investigação Científica Circular (ICC). São três principais núcleos de pesquisa, sendo eles: (i) Síntese e propriedades de sistemas moleculares (SisMoleculares); (ii) Síntese e propriedades de sistemas supramoleculares (SisSupra) e (iii) Síntese e propriedades de sistemas nanoestruturados (SisNano). Desta forma, os três núcleos de investigação científica são integrados na forma sequencial e circular, onde há uma integração da investigação. O produto de um grupo será o insumo do outro grupo, da mesma forma, na sequência circular - os resultados gerados por um grupo fornecerão o feedback que norteará as ações do outro grupo. O grupo de pesquisadores do projeto Investigação Científica Circular: Desenvolvimento de Moléculas Modelo para a Construção de Sistemas Supramoleculares com Propriedades Emergentes (ICC-SSPE) conta com 16 pesquisadores e cerca de 40 alunos de pós-graduação, originários de seis diferentes Instituições (UFSM-executora, UFRGS, UTFPR, UEM, UFPB e UNIPAMPA). A composição da equipe mostra a preocupação dos PQs sêniores na inclusão de jovens pesquisadores no projeto. Isso para garantir a continuidade da pesquisa de excelência e a manutenção da infraestrutura institucional. O projeto propõe o desenvolvimento de sistemas supramoleculares com propriedade emergentes úteis para aplicação nas mais diversas áreas da Ciência e Tecnologia, tendo como base a qualidade dos recursos humanos e a infraestrutura disponível nas IES envolvidas. Serão utilizados como blocos construtores desses sistemas três tipos de moléculas: Rotaxanos (máquinas moleculares), líquidos iônicos e heterociclos. Portanto, na ICC espera-se a otimização da cooperatividade transdisciplinar entre os investigadores e a maximização das propriedades emergentes do grupo para produzir ciência de excelência... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Mestrado acadêmico: (30) / Doutorado: (20) . , Integrantes: Fernanda Andreia Rosa - Integrante / Gabriela Fhen Fiss - Integrante / Nilo Zanatta - Integrante / Dayse N. Moreira - Integrante / Davi Fernando Back - Integrante / Marcos Antonio Pinto Martins - Coordenador / Helio Gauze Bonacorso - Integrante / Clarissa Piccinin Frizzo - Integrante / Aloir Antonio Merlo - Integrante / Caroline Raquel Bender - Integrante / Marcos Antônio Villeti - Integrante / Paulo Roberto dos Santos Salbego - Integrante / Tainara Orlando - Integrante / Marcos Antônio Ceschi - Integrante / Silvana Peterini Boeira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2023 - Atual
FUNTROP - Doenças fúngicas tropicais negligenciadas: terapia e diagnóstico, Descrição: O INCT-FunTrop se caracteriza como uma proposta em área estratégica e habilitadora da Biotecnologia em Saúde Humana, com foco na terapêutica e diagnóstico de doenças infecto-contagiosas tropicais causadas por fungos patogênicos humanos. Consiste na busca de conhecimento de fronteira em saúde única, essencial em razão das mudanças climáticasglobais (MCG) e co-infecções por imunossupressão. As comunidades pobres de regiões tropicais e subtropicais são as mais afetadas pela MCG e também as mais acometidas pelas doenças fúngicas tropicais negligenciadas (neglected tropical fungal diseases) e por patógenos emergentes. Apesar do reconhecimento de algumas micoses como doenças negligenciadas pela OMS em 2020 (PCM, CBM e, outros) e do aumento crescente das infecções fúngicas, estas ainda recebem menor atenção dos sistemas de saúde nacionais e internacionais. Projetos anteriores do grupo permitiram avançar nos estudos de genômica e variabilidade genética de alguns destes patógenos, abrindo novas perspectivas. O INCT-FunTrop atuará em duas frentes: 1) Novas moléculas antifúngicas direcionadas contra alvos-moleculares específicos (Tiorredoxina Redutase-Trr1 e Delta;24 esterol-C-metiltransferase-Erg6) e seus mecanismos de ação; 2) Diagnóstico específico e diferencial de patógenos fúngicos tropicais para fornecer uma ferramenta para levantamentos epidemiológicos. Pretende-se avançar no conhecimento científico e tecnológico de novas moléculas para terapia e diagnóstico e, contribuir efetivamente na luta contra as doenças negligenciadas e emergentes tropicais. O INCTFunTroptem como missão atuar na formação de recursos humanos, níveis de graduação e pós-graduação (10 PPGs), é composto por 5 Universidades nacionais e 6 grupos internacionais, com foco na internacionalização e transferência de conhecimento científico e tecnológico para o setor privado e público, além da missão de divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação para o nível do ensino médio e sociedade. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Andreia Rosa - Integrante / Andreia Diniz - Integrante / ÉRIKA SEKI KIOSHIMA COTICA - Integrante / Maria Sueli Soares Felipe - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2022 - 2025
Desenvolvimento de Protomateriais Baseados em Máquinas Moleculares, Líquidos Iônicos e Moléculas Fotoluminescentes (PROTOMATTER), Descrição: O projeto intitulado Desenvolvimento de Protomateriais baseados em Máquinas Moleculares, Liquidos Iônicos e Moléculas Fotoluminescentes (PROTOMATTER), tem por lastro científico a necessidade de desenvolvimento de materiais avançados de interesse para o Brasil; portaria MCTIC n 1.122, 19/03/2020. Dez pesquisadores e ~40 alunos PG,originários de 05 diferentes Instituições (UFSM-sede, UFRGS, UFPB, UEM, UNIPAMPA), propõem como tema materiais avançados, tendo como base científica e tecnológica, a qualidade dos RHs e a adequada infraestrutura disponível nas 5 (cinco) instituições envolvidas. O know-how deste grupo permitiu a convergência de interesses nesta temática, criando uma plataforma de facilities para o desenvolvimento de protomaterais a partir de blocos constrututores baseados em 03 tipos de moléculas centrais, ou seja, [2]rotaxanos, líquidos iônicos e moléculas fotoluminescentes. A temática do projeto está na fronteira do conhecimento da ciência, e seu avanço tem como consequência, além dos protomateriais alvos, uma maior competitividade tecno-científica internacional nas áreas da química, física, físico-química eciências dos materiais. O entrelaçamento dos 3 (três) eixos temáticos propostos, visando a construção de novas moléculas orgânicas e a determinação de várias propriedades físico-químicas de interesse tecnológico atual e futuro, conduzirá à obtenção de protomateriais avançados como protótipos de máquinas moleculares, LIs fluorescentes ligantes de G4s e moléculas aplicáveis a LCDs, OLEDs e sensores; todos com potencial aplicação em fotoabsorção, transporte de energia, microscopia, imunoensaios, engenharia genética, análises clínicas e toxicológicas, biologia molecular, foto- e quimio-sensores, células solares, biomarcadores e fotodinâmica. O projeto da academia também retornará à sociedade, pois além da formação de recursos humanos qualificados previstos (10-15 Drs., 12-15 MSc e ~05 Pós-docs), resultados tecno-científicos na forma de 35-40 artigos científicos e 2-3 patentes de inovação são projetados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Andreia Rosa - Integrante / Marcos Antonio Pinto Martins - Integrante / Gabriela Fhen Fiss - Integrante / Nilo Zanatta - Integrante / Helio Gauze Bonacorso - Coordenador / Manfredo Horner - Integrante / Clarissa Piccinin Frizzo - Integrante / Marcos Antonio Viletti - Integrante / Aloir Antonio Merlo - Integrante / Caroline Bender - Integrante.
-
2020 - 2025
Coordenadora Projeto Capes Epidemias: Reposicionamento de Fármacos e Desenvolvimento de protótipos de Fármacos: Avaliação pré-clínica e obtenção de máscaras antivirais para o controle e tratamento da COVID-19, Descrição: O projeto visa estudar a ação antiviral de moléculas desenhadas e de fármacos já existentes, por meio da inibição da Mpro, buscando identificar moléculas antivirais potentes e seguras. Também, será realizado estudos de formulação visando o desenvolvimento de máscaras antivirais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Fernanda Andreia Rosa - Coordenador / Ernani Abicht Basso - Integrante / Michael Jackson Vieira da Silva - Integrante / GAUZE, GISELE F. - Integrante / UEDA-NAKAMURA, TÂNIA - Integrante / Eduardo Radovanovic - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2020 - 2022
Síntese One-pot e Altamente Regiosseletiva de 4-Aminometilpirazóis com Potencial Atividade Antitumora, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Andreia Rosa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2017 - 2022
Nu#769;cleo de Excele#770;ncia Multidisciplinar em Pesquisa e Desenvolvimento de Fa#769;rmacos, Medicamentos e Cosme#769;ticos, Descrição: O projeto envolve pesquisadores do Grupo das a#769;reas da Sau#769;de, e das Cie#770;ncias Biolo#769;gicas da UEM, da UEL e da UTFPR, o Grupo de Estudos dos Feno#770;menos Fotote#769;rmicos do Departamento de Fi#769;sica da UEM, da a#769;rea da Qui#769;mica da UEM, e da a#769;rea da Farma#769;cia da UNICENTRO de Guarapuava e tem como objetivo a si#769;ntese, a obtenc#807;a#771;o, a caracterizac#807;a#771;o e o estudo da atividade biolo#769;gica de fitofa#769;rmacos e substa#770;ncias sinte#769;ticas para avaliac#807;a#771;o da atividade antitumoral e para o tratamento da doenc#807;a de Chagas, da leishmaniose e de doenc#807;as causadas por vi#769;rus, fungos e bacte#769;rias. Espera-se contribuir com a pesquisa e o desenvolvimento de novo fa#769;rmacos, medicamentos e cosme#769;ticos mais eficazes para o tratamento de pacientes acometidos por essas patologias. Acreditamos que o projeto pode tornar o Nu#769;cleo de Excele#770;ncia Multidisciplinar em Pesquisa e Desenvolvimento de Fa#769;rmacos, Medicamentos e Cosme#769;ticos como refere#770;ncia nesta a#769;rea no Brasil, com benefi#769;cios diretos para a sociedade, uma vez que se trata de um tema de grande importa#770;ncia tanto econo#770;mica como para a melhoria da qualidade de vida da populac#807;a#771;o. Trata-se de um tema que demanda conhecimento de alta tecnologia, o que garante o cara#769;ter cienti#769;fico e tecnolo#769;gico do projeto. Finalmente, o projeto pretende ainda contribuir para a consolidac#807;a#771;o de dois grupos emergentes na a#769;rea, um da UTFPR, campi Santa Helena e Toledo, e da UNICENTRO, campus Guarapuava, ambas as instituic#807;o#771;es situadas no interior do Estado do Parana#769;.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (15) . , Integrantes: Fernanda Andreia Rosa - Integrante / NAKAMURA, CELSO V. - Coordenador / SARRAGIOTTO, MARIA HELENA - Integrante / Benedito Prado Dias Filho - Integrante / Tânia Ueda Nakamura - Integrante / João Carlos Palazoo de Mello - Integrante / Tatiana Shioji Tiuman - Integrante / Luzmarina Hernandes - Integrante / Maria Raquel Marçal Natali - Integrante / Mauro Luciano Baesso - Integrante / Erika Izumi - Integrante / Lucy Megumi Yamauchi Lioni - Integrante / Antonio Carlos Bento - Integrante / Eneri Vieira de Souza Leite Mello - Integrante / Sueli de Oliveira Silva Lautenschlager - Integrante / Najeh Maissar Khalil - Integrante / Gerson Nakazato - Integrante / Antônio Medina Neto - Integrante / Wander Rogerio Pavanelli - Integrante / Rubiana Mara Mainardes - Integrante / Renata K. T. Kobayashi - Integrante / Francielle Sato - Integrante / Andreia Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2017 - 2021
Coordenadora Projeto Fundação Araucária: Síntese e Avaliação da Atividade Antileishmania de Novos Híbridos N-acilidrazona-pirazolopiridazinonas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernanda Andreia Rosa - Coordenador / Michael Jackson Vieira da Silva - Integrante / Andrey Petita Jacomini - Integrante / NAKAMURA, CELSO V. - Integrante / SIMON, PAULA ALMEIDA - Integrante / Danielle Lazarin - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2014 - 2017
Coordenadora Projeto CNPq-universal: Aplicação de Novo Bloco Precursor enaminodicetona: Síntese e Avaliação da Atividade Antitumoral de Compostos Aza-heterocíclicos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernanda Andreia Rosa - Coordenador / Mary Ann Foglio - Integrante / João Ernesto de Carvalho - Integrante / Ana Lucia Tasca Gois Ruiz - Integrante / Andrey Petita Jacomini - Integrante / Thiago Francisco de Souza - Integrante / Davana Silva Gonçalves - Integrante / Rai Guilherme Monteiro da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Prêmios
2024
Quantificação de aciclovir em nanofibras poliméricas mucoadesivas utilizando RMNq - Melhor Pôster, 30° Encontro de Química da Região Sul - SBQ Sul.
2022
RSC/BMOS Early Career Investigator Award, RSC and BMOS.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Química. , Av. Colombo, 5790, Jd. Universitário, 87020900 - Maringá, PR - Brasil, Telefone: (44) 30114331
Experiência profissional
2020 - Atual
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora Associada, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Diretora Adjunta do Centro de Ciências Exatas, gestão 2020-2024.
2023 - 2024
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Comcap, Carga horária: 20
2022 - 2023
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Diretora de Pesquisa, Carga horária: 30
2020 - 2022
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Diretora Adjunta do Centro de Ciências Exatas, Carga horária: 20
2018 - 2020
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenador Programa de Pós Graduação
Outras informações:
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Química - PQU/ gestão 2018-2020
2011 - 2020
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - 2018
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenador Programa de Pós Graduação
Outras informações:
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Química - PQU/ gestão 2016-2018
2014 - 2016
Universidade Estadual de MaringáVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Curso de Graduação em Química
2012 - 2014
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenador Adjunto Curso de Graduação
Outras informações:
Coordenador Adjunto do Curso de Graduação em Química
Atividades
-
03/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Exatas.Linhas de pesquisa
2008 - 2011
Prati-DonaduzziVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernanda Andreia Rosa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?