Fábio Aparecido Moreira

Fábio Aparecido Moreira possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Tem experiência de mais de 15 anos na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos em Regimes de Privação da Liberdade. Neste tema, abordado em seu mestrado atua como Consultor Especialista em Educação para a Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, Ministério da Educação do Brasil e para alguns governos estaduais. Compõe ainda a Equipe de Consultores para a Formação de Docentes do Senac - São Paulo, ministrando cursos presenciais e semipresenciais para docentes e técnicos. Atua ainda como Consultor Especialista em Educação para redes públicas e privadas em ações de formação de docentes e gestores.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2012 - 2016

Universidade de São Paulo
Título: Educação Prisional: gênese, desafios e nuances do nascimento de uma política pública de Educação
Prof. Dr. Roberto da Silva. Palavras-chave: Educação de Adulltos presos; Educação em Regimes de Privação da Liberdade; POLÍTICA EDUCACIONAL.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

2006 - 2008

Universidade de São Paulo
Título: A Políticade Educação de Jovens e Adultos em Regimes de Privação da Liberdade no Estado de São Paulo,Ano de Obtenção: 2008
Prof. Dr. Roberto da Silva.Bolsista do(a): PROGRAMA INTERNACIONAL DE BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FUNDAÇÃO FORD, IFP, Brasil. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; POLÍTICA EDUCACIONAL; Educação de Adultos Presos; Educação em Regimes de Privação da Liberdade; Educação de Adulltos presos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

Intensive Program for Leadership/English Studies. (Carga horária: 225h). , University of Arkansas, UARK, Estados Unidos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO PENITENCIÁRIA NO ESTADO DO AMAPÁ LOCA.O Projeto Político Pedagógico para a Educação em Prisões. 2013. (Seminário).

Seminário Internacional Educação em Prisões. 2010. (Seminário).

Curso de capacitação para atendimento a adolescentes em medidas socioeducetivas. 2008. (Outra).

II Congresso Internacional de Pedagogia Social - Uma profissão para quem faz educação popular, social e comunitária no Brasil. A Política de Educação de Jovens e Adultos em Regimes de Privação da Liberdade no Estado de São Paulo. 2008. (Congresso).

IV Semana da Educação ? Ensinar e Aprender: Formação, Percursos e Projetos. A Formação dos Educadores e suas Implicações no Papel da Escola nas Prisões Paulistas. 2007. (Congresso).

VIII Encontro de pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2007. (Congresso).

VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. A formação dos educadores e suas implicações no papel da escola nas prisões paulistas. 2007. (Congresso).

V Semana da Educação ? a Universidade de São Paulo e a Formação Docente.?PEDAGOGIA SOCIAL: formação docente para a Educação não-formal. 2007. (Outra).

3º Encontro Brasileiro de Bolsistas do Programa Internacional de Bolsistas do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford. 2006. (Encontro).

IV Semana da Educação ? Ensinar e Aprender: Formação, Percursos e Projetos. Educação em Regimes de Privação da Liberdade. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Stela Conceição Bertholo Piconez

SILVA, Roberto da; RUSCHE, R. J.; DI PIERRO, M.C.;PICONEZ, S. C. B.. A política de formação de professores de Educação de Jovens e Adultos em regimes de privação de liberdade no Estado de São Paulo. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação / USP.

Stela Conceição Bertholo Piconez

SILVA, Roberto da; DI PIERRO, M.C.; RUSCHE, R. J.;PICONEZ, S. C. B.. A política de educação de jovens e adultos em regimes de privação da liberdadade no Estado de São Paulo. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação / USP.

Robson Jesus Rusche

PIERRO, M. C.; SILVA, R.;RUSCHE, R. J.. A Política de Educação de Jovens e Adultos em Regimes de Privação de Liberdade no Estado de São Paulo. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Robson Jesus Rusche

SILVA, R.;RUSCHE, R. J.; PENNA, M. G. O.; LOURENCO, A. S.; IRELAND, T. D.. Educação prisional: gênese, desafios e nuances do nascimento de uma política pública de educação. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

Maria Clara Di Pierro

SILVA, Roberto da; RUSCHE, Robson J.;DI PIERRO, M. C.. A política de educação de jovens e adultos em regimes de privação de liberdade no Estado de São Paulo. 2008 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Maria Clara Di Pierro

SILVA, Roberto da; IRELAND, T. D.; RUSCHE, Robson J.; PENA, M. G. de O.; LOURENÇO, A. da S.;PIERRO, M. C. D.. Educação prisional: gênese, desafios e nuançes do nascimento de uma política pública. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Roberto da Silva

SILVA, Roberto daRusche, R.PIERRO, M. C.. A política de educação de jovens e adultos em regimes de privação da liberdade no estado de São Paulo. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Roberto da Silva

SILVA, Roberto daRusche, R.; PENNA, M. G. O.; LOURENCO, A. S.; IRELAND, T. D.. Educação prisional: gênese, desafios e nuances do nascimento de uma política pública de educação. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Roberto da Silva

SILVA, Roberto da; GRACIANO, M.; IRELAND, T. D.. Educação prisional: gênese, desafios e nuances do nascimento de uma política pública de Educação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Marieta Gouvea de Oliveira Penna

SILVA, R.; RUSCHE, R. J.; IRELAND, T. D.; LOURENCO, A. S.;PENNA, M. G. O.. Educação prisional: gênese, desafios e nuances do nascimento de uma política pública de educação. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Arlindo da Silva Lourenço

Silva, R.; Rusche, R.J.; Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira;LOURENÇO, A. S.; Ireland, T.D.. Educação prisional: gênese, desafios e nuances do nascimento de uma política pública de educação. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Mariangela Graciano

GRACIANO, Mariângela; IRELAND, T. D.; SILVA, R.. Educação prisional: gênese, desafios e nuances do nascimento de uma política de Educação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Timothy Denis Ireland

SILVA, R.; RUSCHE, R. J.; PENNA, M. G. O.; LOURENCO, A. S.;IRELAND, T. D.. Educação prisional: gênese, desafios e nuances do nascimento de uma política pública de educação. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Timothy Denis Ireland

SILVA, R.; GRACIANO, M.;IRELAND, T. D.. Educação prisional: gênese, desafios, e nuances do nascimento de uma política pública de educação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Roberto da Silva

A política de educação de jovens e adultos em regimes de privação da liberdade no estado de São Paulo; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, Fundação Ford; Orientador: Roberto da Silva;

Roberto da Silva

Educação de presos: gênese, desafios e nuances do nascimento de uma política pública de Educação; 2016; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, R. ; MOREIRA, F. A. . O projeto político-pedagógico para a educação em prisões. Revista Em Aberto - INEP , v. 24, p. 89, 2012.

  • SILVA, R. ; MOREIRA, F. A. . Objetivos educacionais e objetivos da reabilitação penal: o diálogo possível. Revista Sociologia Jurídica , v. 03, p. 03, 2006.

  • MOREIRA, F. A. . A política de educação de jovens e adultos em regimes de privação da liberdade no Estado de São Paulo. In: Paulo Sérgio Pinheiro; Regina Pahim Pinto. (Org.). Acesso aos Direitos Sociais: Infância, saúde, educação, trabalho. São Paulo: Contexto, 2010, v. 911045, p. 163-176.

  • MOREIRA, F. A. . Educação Prisional: Gênese, desafios e nuances do nascimento de uma política pública de Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, R. ; MOREIRA, F. A. . O Projeto Político Pedagógico para a Educação em Prisões. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, R. ; MOREIRA, F. A. . Ações de Incentivo à Leitura em Estabelecimentos Penais do Brasil: Desafios e Oportunidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, F. A. . A política de formação de professores no sistema penitenciário paulista. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, F. A. . A política de formação de professores no sistema penitenciário paulista. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MOREIRA, F. A. ; SILVA, R. ; ANDRADE, B. C. . Plano Estadual de Educação em Prisões do Estado de Santa Catarina. 2010.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto do Grêmio polítécnico para o Desenvolvimento da Educação. , R.ERMANO MARCHETTI, 576, LAPA, 05038-000 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 21457654

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Instituto Crescer para a Cidadania

    Vínculo: Consultor - PJ, Enquadramento Funcional: Consultor Especialista em Educação, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Formação de professores e gestores em redes municipais parceiras em projeto educacional.

  • 2017 - Atual

    Cursinho Henfil

    Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa e Literatura, Carga horária: 22

    Outras informações:
    Docência em Curso Preparatório para o Enem e principais Vestibulares do País.

  • 2017 - 2017

    Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente - Desenvolvimento Social, Carga horária: 14

    Outras informações:
    Planejamento, Mediação e Avaliação de Ações Pedagógicas de Formação Profissional em Comunidades e Instituições

  • 2013 - 2016

    Sistema de Ensino Uno Internacional

    Vínculo: Contratado - Pessoa Física, Enquadramento Funcional: Coach - Assessor Pedagógico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Formação, acompanhamento e suporte metodológico e estrutural para gestores e docentes de escolas parceiras públicas e privadas em Projeto Educacional.

  • 2011 - 2013

    H. Melillo - Grupo de Articulação Social

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40

  • 2008 - 2010

    Governo do Estado de Santa Catarina

    Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultor Especialista em Educação em Prisões

    Outras informações:
    Trabalho desenvolvido por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Regimes de Privação da Liberdade (GEPÊPrivação, CNPq 2006).

  • 2009 - 2011

    Ministério da Educação

    Vínculo: Consultor Externo, Enquadramento Funcional: Consultoria especializada, Carga horária: 25

    Outras informações:
    Trata-se de parceria do MEC Brasil com a OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação a Ciência e a Cultura para a realização de Pesquisa referente às Iniciativas e programas de incentivo à leitura nas prisões do Brasil e de países da América Latina. O trabalho foi concluído e todos os produtos entregues e aprovados.

  • 2008 - Atual

    Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

    Vínculo: Consultor - Formação de Prof., Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 12

  • 1994 - 2008

    Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Monitor de Educação, Supervisor e Gerente Reg, Carga horária: 44

  • 2005 - 2006

    Instituto do Grêmio Politécnico para o Desenvolvimento da Educação

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 16

  • 2000 - 2002

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 12

  • 2008 - 2008

    AssociaçãoCivil Gaudium et Spes

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Grente de Serviço, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Otrabalho citado refere-se à atuação como gerente de um Núcleo de Proteção Psicossocial Especial, coordenando uma equipe multidicsiplinar que atua no acompanhamento do cumprimento de Medidas Sócioeducativas de LiberdadeAssistida e Prestação de Serviços à Comunidade de adolescentes a quem se atribui autoria de ato infracional.

  • 2002 - 2002

    COLÉGIO PASCHOAL DANTAS

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 12

  • 2006 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Regimes de Privação da Liberdade, sediado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.