Ana Maria Sgrott Rodrigues
Doutora em Educação Matemática e Científica, área específica em Educação Matemática (2014), pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará (PPGCM/IEMCI/UFPA); Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas, área específica em Educação Matemática(2006), pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará (PPGCM/IEMCI/UFPA); Especialista em Ensino de Ciências e Matemáticas (1989), Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará (PPGCM/IEMCI/UFPA); Graduada em Licenciatura Plena em Matemática (1977), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Graduada em Licenciatura de 1º Grau em Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975). Atualmente atuo como professora colaboradora do IEMCI/UFPA na formação continuada e especialização de professores que ensinam Ciências e Matemática no Ensino Fundamental. Atuei na docência em Educação, com ênfase em Educação Matemática, com foco nos seguintes temas: Educação Matemática, Metodologia de Ensino de Matemática e Formação Continuada de professores que ensinam matemática e ciências na Educação Infantil e nas Séries Iniciais. No campo de estudos e pesquisas atuei/atuo nas áreas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em Cultura e Subjetividade.
Informações coletadas do Lattes em 22/02/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA
2009 - Atual
Universidade Federal do Pará
SILVIA NOGUEIRA CHAVES. Palavras-chave: Educação Matemática; Discurso Matemático; Subjetividade; Exclusão/inclusão.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Em Ciências e Em Matemáticas / Especialidade: Educação Matemática. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas
2004 - 2006
Universidade Federal do Pará
Orientador: Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Educação Matemática; Inclusão Social; Exclusão social.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Em Ciências e Em Matemáticas / Especialidade: Formação de Professores. Setores de atividade: Educação Superior.
Formação complementar
2011 - 2012
Metodologia della Educazione. (Carga horária: 60h). , Università degli Studi di Milano-Bicocca.
2011 - 2012
Estágio de Doutoramento no exterior. , Università degli Studi di Milano-Bicocca.
2011 - 2011
Laboratório da Matemática - Didática Della. (Carga horária: 60h). , Università degli Studi di Milano-Bicocca.
2001 - 2002
Captação de Recursos. (Carga horária: 120h). , Associação Brasileira de Organizações não Governamentais.
1991 - 1992
Formação de Educadores Sociais. (Carga horária: 120h). , Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua.
1991 - 1991
Formação de Gestores Sociais. (Carga horária: 40h). , INSTITUTO CAJAMAR.
1990 - 1990
Planejamento Estratégico. (Carga horária: 40h). , Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua.
1979 - 1980
Recherche Opérationnelle - Pesquisa Operacional. (Carga horária: 224h). , Laboratoire D'Informatique et de Mathematiques Apliquées de Grenoble.
1978 - 1978
Métodos quantitativos. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília.
1977 - 1978
Pesquisa Operacional. (Carga horária: 105h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Em Ciências e Em Matemáticas/Especialidade: Educação Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Em Ciências e Em Matemáticas/Especialidade: Formação de Professores.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Em Ciências e Em Matemáticas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Em Ciências e Em Matemáticas/Especialidade: Educação Popular.
Participação em eventos
Seminários de Filosofia dell´Educazione: L'immaginario della scuola. 2012. (Seminário).
Una Metodologia di Ricerca. 2012. (Seminário).
Una Metodologia di Ricerca. 2012. (Seminário).
"Autobiografia: verso un'etica-estetica dell'esistenza" ("Autobiografia: rumo a uma ética-estética da existência"). 2012. (Seminário).
Interdisciplinaridade. 2012. (Seminário).
Seminário Nacional sobre Didática della Matemática. 2012. (Seminário).
"Scuola estiva per il dottorato: imparare e insegnare le metodologie della ricerca". 2012. (Seminário).
A escritura e a autobiografia. 2012. (Oficina).
Il silencio e le parole proferida por Franco Rella. 2012. (Outra).
Defesas de tese de doutorado da Facultá della Scienze della formazione do Dipartimento di Scienze Umane per la Formazione "Riccardo Massa". 2012. (Outra).
Attraverso Il Fiu(l)me um Percorso de Ricerca. 2012. (Outra).
Metodologia de Formação de Formadores. A Matemática da Carpintaria Maritima . 2012. (Outra).
XIX Coloquio AFIRSE - Revisitar os estudos curriculares: onde estamos e para onde vamos?.CURRÍCULO DA MATEMÁTICA ESCOLAR: PRODUZINDO SUBJETIVIDADES DE TRABALHADORES. 2012. (Outra).
III SAPPECIM - SEMINÁRIO DE AVALI~ÇÃO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. 2011. (Seminário).
Seminário: Pedagogia Oggi: Generazioni Diverse ne Parlono. 2011. (Seminário).
Seminário: "Spacco tutto" - La Violenza nella Scuola e nella Famiglia. 2011. (Seminário).
Laboratório Imagens para a Matematica na Universitá de Milano. 2011. (Oficina).
Laboratório Imagens para a Matematica na Universitá de Milano. 2011. (Oficina).
FORFILMFEST: Festival del Cinema per la Formazione - V edizione- "Desiderio e Riconoscimento" -AIF Italia: Associazione Italiana di formatori. 2011. (Outra).
IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA. EIXO IV: MEMÓRIA , DIMENSÕES SÓCIO-HISTÓRICAS E ESPAÇOS (AUTO)BIOGRÁFICOS. 2010. (Congresso).
IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA. 2010. (Congresso).
III SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÕ EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UFPA. 2010. (Seminário).
II SAPPECIM - SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS. 2010. (Seminário).
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA.O DISCURSO MATEMÁTICO NA SUBJETIVAÇÃO DE TRABALHADORES: PRODUZINDO (IN/EX)CLUSÃO. 2010. (Seminário).
X SIMPÓSIO INTERNACIONAL NIETZSCHE/DELEUZE NATUREZA/CULTURA. 2010. (Simpósio).
X ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2010. (Encontro).
VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. 2009. (Seminário).
COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS-PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES. 2009. (Outra).
III CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA (Auto)BIOGRÁFICA. 2008. (Congresso).
III CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA (Auto)BIOGRÁFICA. SESSÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL NO III CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA (Auto)BIOGRÁFICA. 2008. (Congresso).
III CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA (Auto)BIOGRÁFICA. MINI CURSO: DOCENTES, NARRATIVAS E INVESTIGAÇÃO EDUCATIVA. A DOCUMENTAÇÃO NARRTIVA DAS PRÁTICAS DOCENTES E A INDAGAÇÃO PEDAGÓGICA DO MUNDO E AS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES. 2008. (Congresso).
XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. 2008. (Congresso).
XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO.ESTÁGIO NAS SÉRIES INICIAIS PARA LICENCIADOS EM MATEMÁTICA: CONSTRUÇÕES E TENSÕES DO SER PROFESSOR. 2008. (Encontro).
XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. 2008. (Encontro).
VI ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: UM RECUO PARA O AVANÇO NA FORMAÇÃO DO SER PROFESSOR. 2008. (Encontro).
II ENCONTRO PARAENSE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO. 2008. (Encontro).
VI ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2008. (Encontro).
II CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA. 2006. (Congresso).
I ENCONTRO PARAENSE DE MODELAGEM MATEMÁTICA.Modelagem Matemática: vivências criativas no Ensino de Matemática pra as Séries Iniciais. 2006. (Encontro).
I ENCONTRO PARAENSE DE MODELAGEM MATEMÁTICA. 2006. (Encontro).
IV ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO SOCIAL.EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UM PROCESSO DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO?. 2006. (Encontro).
I ENCONTRO REGIONAL DAS SOCIEDADES.MODELAGEM MATEMÁTICA: VIVÊNCIAS CRIATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA AS SÉRIES INICIAIS. 2005. (Encontro).
VII CINECIM. 2004. (Congresso).
Orientou
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA: UM OLHAR SOBRE AS CLASSES MULTISSERIADAS DA REALIDADE AMAZÔNICA; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EMÁTICA E CIENTÍFICA/UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; (Coorientador);
REPRESENTAÇÕES MATEMÁTICAS E AMBIENTAIS PELOS ARTESÃOS NA PRODUÇÕA DE BRINQUEDOS DE MIRITI; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA/UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; (Coorientador);
A trajetória de crescimento pessoal e profissional junto á dinâmica de uma postura educacional; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Tutores do EDUCIMAT) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
O QUE EU SOU E O QUE ME FAZ VIVER FELIZ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Tutores do EDUCIMAT) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
MINHA HISTÓRIA: REVENDO MEU PASSADO COM OLHOS DO PRESENTE; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Tutores do EDUCIMAT) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
AS RAÍZES DE UM SABER DOCENTE; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Tutores do EDUCIMAT) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Tutores do EDUCIMAT) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
SAUDOSAS LEMBRANÇAS; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
MEMÓRIAS: NARRATIVAS REVIVIDAS POR MEIO DA REFLEXÃO, DAS PRÁTICAS DE EXPERIÊNCIAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
HISTÓRIA DA MINHA VIDA ACADÊMICA E PROFISSIONAL; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
MEMÓRIAS, DIÁLOGOS E RECORTES; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: MEMÓRIAS; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
A TRAJETÓRIA DA MINHA FORMAÇÃO ACADÊMICA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
A REMEMORAÇÃO DE MINHA FORMAÇÃO HUMANA E PROFISSIONAL; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
EU, EDUCADORA? - OS DESAFIOS DA MINHA FORMAÇÃO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
A LEITURA EM MINHA FORMAÇÃO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
A LUTA POR UM NOVO AMANHÃ NA EDUCAÇÃO: MINHA VIDA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA VIVAZ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
A PASSAGEM DO TEMPO E AS LEMBRANÇAS GUARDADAS NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
SEGMENTOS DE MINHA VIDA EDUCATIVA E PROFISSIONAL; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
HISTÓRIA DE VIVÊNCIAS QUE SUSTENTAM MEUS PASSOS; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
A HISTÓRIA DE MINHA FORMAÇÃO PROFISSIONAL; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO:CIENCIAS E MATEMÁTICAS; ) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
UMA VIAGEM PELO TEMPO: PERCORRENDO CAMINHOS CONSTRUÍDOS PELA EDUCAÇÃO, PELO TRABALHO E OUTRAS FORMAS DE RELACIONAR; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO:CIENCIAS E MATEMÁTICAS; ) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
FORMAÇÃO CONTINUADA COMO UM ELEMENTO DE CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA DE FORMAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO:CIENCIAS E MATEMÁTICAS; ) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
Descrição da Trajetória de vida pessoal e profissional; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Tutores do EDUCIMAT) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
Memórias de minha formação: uma reflexão da prática docente do passado para o presente; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Tutores do EDUCIMAT) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
VIVÊNCIA, FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: UMA HISTÓRIA, UMA REFLEXÃO QUE SE CONSTRÓI ATRAVÉS DE AÇÕES; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Tutores do EDUCIMAT) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
A FORMAÇÃO DE UMA EDUCADORA: ANGÚSTIAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Tutores do EDUCIMAT) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
LEMBRANÇA DE MINHA FORMAÇÃO; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Tutores do EDUCIMAT) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
CAMINHOS TRILHADOS NA MINHA FORMAÇÃO DOCENTE; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Tutores do EDUCIMAT) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
TRAJETÓRIAS DA MINHA VIDA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Tutores do EDUCIMAT) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
MINHA TRAJETÓRIA PESSOAL E PROFISSIONAL; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Tutores do EDUCIMAT) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
MEMÓRIAS: REGASTE E DESAFIOS À PRÁTICA REFLEXIVA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Tutores do EDUCIMAT) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
TRAJETÓRIAS, DESAFIOS E REGISTROS DE VIVÊNCIAS DOCENTES; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE: VIVÊNCIAS QUE INFLUENCIAM NA FORMAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL DO HOMEM; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Tutores do EDUCIMAT) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO E DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO CONTEXTO DOCENTE E DISCENTE; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Tutores do EDUCIMAT) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
RECORDAÇÕES DAS MINHAS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES E PROFISSIONAIS; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para Tutores do EDUCIMAT) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
IDENTIDADE PROFISSIONAL EM CONSTRUÇÃO: REFLEXÕES SOBRE MINHA PRÁTICA DOCENTE; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO:CIENCIAS E MATEMÁTICAS; ) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
REVIVENDO O PASSADO E FAZENDO UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DISCENTE E DOCENTE; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO:CIENCIAS E MATEMÁTICAS; ) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
REFLETINDO O SIGNIFICADO DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS COMO DISCENTE E DOCENTE; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO:CIENCIAS E MATEMÁTICAS; ) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA; Orientador: Ana Maria Sgrott Rodrigues;
Produções bibliográficas
-
SGROTT-RODRIGUES, A.M. (Org.) ; GOLCALVES, T. V. O. (Org.) ; POJO, O. C. (Org.) (Org.) ; SANTOS, M. H. A. (Org.) ; MACHADO JUNIOR, A. G. (Org.) . HISTÓRIAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS NA AMAZÔNIA: Reflexões e práticas. 01. ed. Belém: EDUFPA, 2010. v. 400. 172p .
-
GOLCALVES, T. V. O. (Org.) ; POJO, O. C. (Org.) (Org.) ; SGROTT-RODRIGUES, A.M. (Org.) ; SANTOS, M. H. A. (Org.) ; MACHADO JUNIOR, A. G. (Org.) . Histórias de Professores na Amazônia: desafios e práticas na docência de séries iniciais e educação infantil. 1. ed. BELÉM: IEMCI, 2009. v. 500. 232p .
-
GONCALVES, T. O. ; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de ; SGROTT-RODRIGUES, A.M. ; MENDES, M.J.de Freitas . INTRODUÇÃO À PESQUISA NO/DO ENSINO DA MATEMÁTICA - v.16. 1. ed. Belém: EdUFPA, 2005. v. 01. 75p .
-
SGROTT-RODRIGUES, A.M. ; ARAGAO, R. M. R. . Ser professora de classes multisseriadas: trabalho solitário em espaço islolado. In: Maria Isabel Antunes; , Salomão Mufarrej Hage. (Org.). Escola de direito : reinventando a escola multisseriada. 01ed.Belo Horizonte: Autentica Editora, 2010, v. 01, p. 301-316.
-
SGROTT-RODRIGUES, A.M. ; ARAGAO, R. M. R. . O sentido e os significados do ensino de matemática em processos de exclusão e de inclusão escolar e social na educação de jovens e adultos. REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura, UFRN Editora da UFRN, , v. 05, p. 12 - 16, 25 maio 2011.
-
SGROTT-RODRIGUES, A.M. ; DIAS, J. L. ; ARAGAO, R. M. R. . ADIMENSÃO AFETIVA EM PROCESSOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS. In: X ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2010, SALVADOR/BA. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CULTURA E DIVERSIDADE, 2010.
-
SGROTT-RODRIGUES, A.M. . Ser professora de classes multisseriadas: Trabalho solitário em espaço isolado. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA- IV CIPA, 2010, SÃO PAULO/SP. Espaço (auto)biográfico: artes de viver, conhecer e formar, 2010.
-
SGROTT-RODRIGUES, A.M. . ...A MINHA VIDA SERIA MUITO DIFERENTE SE NÃO FOSSE A MATEMÁTICA.... In: III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica, 2008, Natal. III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica. Natal: EDUFRN, 2008.
-
SGROTT-RODRIGUES, A.M. ; LUCENA, I.C.R de ; RAPOSO, M. A. . Licenciandos em Matemática nas Séries Iniciais: Um recuo para o avanço na formação do ser professor. In: VI Encontro Paraense de Educação Matemática - VI EPAEM, 2008, Belém. Tendências Metodológicas em Educação Matemática, 2008.
-
SGROTT-RODRIGUES, A.M. ; LUCENA, I.C.R de ; GONCALVES, T. O. . Estágio nas Séries iniciais para licenciandos em Matemática: Construções e tensões no ser professor. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA DE ENSINO, 2008, PORTO ALEGRE. XIV ENDIPE, 2008.
-
SGROTT-RODRIGUES, A.M. ; ALVES, G. ; SILVA, F. H. . Modelagem Matemática: vivências criativas no Ensino de Matemática para as Séries Iniciais. In: I ENCONTRO PARAENSE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO: socializando experiências vividas, 2006, Belém. ANAIS DO I ENCONTRO PARAENSE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO: socializando experiências vividas, 2006.
-
SGROTT-RODRIGUES, A.M. ; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de . O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTRATÉGIA DA EDUCAÇÃO PARA INCLUSÃO SOCIAL. In: IV EPAEM - IV Encontro Paraense de Educação Matemática, 2006, Belém. ANAIS DO IV EPAEM - IV Encontro Paraense de Educação Matemática, 2006.
-
SGROTT-RODRIGUES, A.M. ; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de . EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MODALIDADE DE ENSINO PARA A (RE)INCLUSÃO ESCOLAR EM CENÁRIOS BRASILEIROS DE EXCLUSÃO. In: IV EPAEM - IV Encontro Paraense de Educação Matemática, 2006, Belém. ANAIS DO IV EPAEM - IV Encontro Paraense de Educação Matemática, 2006.
-
SGROTT-RODRIGUES, A.M. ; ALVES, G. ; SILVA, F. H. . Modelagem Matemática: vivências criativas no Ensino de Matemática para as Séries Iniciais. In: I ENCONTRO PARAENSE DE MODELAGEM MATEMÁTICA, 2006, BELÉM. ANAIS DO I ENCONTRO PARAENSE DE MODELAGEM MATEMÁTICA, 2006.
-
SGROTT-RODRIGUES, A.M. ; ALVES, G. ; SILVA, F. H. . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Caminhos de criatividade para as séries iniciais. In: III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2005, Canoas. Anais do III Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: FAPERGS, 2005.
-
SGROTT-RODRIGUES, A.M. ; SILVA, J.A da ; ALVES, J.M. . Construindo os conceitos de quadrado e retângulo nas interações em uma aula de Educação de Jovens e Adultos. In: I ENCONTRO REGIONAL DAS SOCIEDADES, 2005, Belém. ANAIS DO I Encontro Regional das Sociedades, 2005.
-
ALVES, G. ; SGROTT-RODRIGUES, A.M. ; SILVA, F. H. . MODELAGEM MATEMÁTICA: VIVÊNCIAS CRIATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA AS SÉRIES INICIAIS. In: I ENCONTRO REGIONAL DAS SOCIEDADES, 2005, BELÉM. ANAIS DO I ENCONTRO REGIONAL DAS SOCIEDADES, 2005.
-
RODRIGUES, A.M.S. ; CHAVES, S. N. ; SGROTT-RODRIGUES, A.M. . Currículo Matemático: produzindo subjetividades de trabalhadores. 2012. In: XIX COLÓQUIO AFIRSE SECÇÃO PORTUGUESA, 2012, LISBOA. REVISITAR OS ESTUDOS CURRICULARES: ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS?. LISBOA: PORTO EDITORA, 2012. v. 01. p. 92-93.
-
SGROTT-RODRIGUES, A.M. ; LUCENA, I.C.R de ; GONCALVES, T. O. . ESTÁGIO NAS SÉRIES INICIAIS PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: CONSTRUÇÕES E TENSÕES DO SER PROFESSOR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SGROTT-RODRIGUES, A.M. ; LUCENA, I.C.R de ; GONCALVES, T. O. ; RAPOSO, M. A. . LICENCIADOS EM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: UM RECUO PARA O AVANÇO NA FORMAÇÃO DO SER PROFESSOR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
ALVES, G. ; SGROTT-RODRIGUES,Ana Maria . Educação Matemática na Educação Infantil. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ALVES, N. ; SGROTT-RODRIGUES,Ana Maria . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de ; GONCALVES, T. O. ; SGROTT-RODRIGUES,Ana Maria . Pesquisa no/do ensino de matemática. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2012
FILOSOFIA DA DIFERENÇA, FORMAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO, Descrição: Nesta pesquisa discutimos os suportes lógico-metodológicos da Filosofia da Diferença presentes nas obras de Nietzsche, Foucault e Deleuze, com objetivo de compreender suas ligações com a formação e os processos de subjetivação de docentes. Com o objetivo de analisar e avaliar de que modo o pensamento da diferença (a partir de alguns conceitos chaves) desses autores pode reconduzir a uma nova lógica de formação e subjetivação, particularmente, na formação de professores de ciências e matemática; discutir os efeitos da racionalidade científica, suas verdades, produzidas neste contexto formativo. Ferramentas: leitura analítica e crítica de textos dos autores escolhidos, partindo do pressuposto que as filosofias da diferença de Nietzsche, Foucault e Deleuze podem estimular uma formação/subjetivação para além da representação, abrindo, portanto, outra lógica do sentido, dando suporte fundamental para se pensar a formação dos educadores de Ciências a partir da imanência, sendo professores problematizadores, criadores de seus saberes, exercitando a experimentação de si fora do cultivo das imagens paradigmáticas, que abram suas formações e subjetivações para a invenção criadora e potente, articulando novos componentes críticos e afirmativos. Uma subjetivação que atravessa o corpo em toda sua multiplicidade, que nega o centro unificador da forma e do juízo .. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 2) Doutorado ( 3) . . . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Ana Maria Sgrott Rodrigues - Coordenador / Silvia Nogueira Chaves - Integrante / Eduardo Paiva Pontes Vieira - Integrante / Maria dos Remédios Brito - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2002 - 2004
Projeto de Pesquisa: Representação social sobre meio ambiente dos moradores da Bacia do Tucunduba., Descrição: A referida pesquisa integrou o PROSEI - Projeto Sócio-Educacional Integrado executado em parceria pelas Instituições: UNIPOP, UFPA/Centro de Educação, CEPEPO, FASE/Pa, APACC, PMB/SEMEC, cujas linhas de ação foram: Formação Continuada de Professores, Construçào da Agenda 21, Formação Profissional e Geração de Renda e EDucação de jovens e Adultos e continuação escolar (2000-2004).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Ana Maria Sgrott Rodrigues - Coordenador., Financiador(es): Raytheon - Auxílio financeiro.
Prêmios
1992
Nome de Turma de Formandos do Curso de Magistério, Escola Cidade de Emaús.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - 2012
Universidade Federal do ParáVínculo: doutorando participante, Enquadramento Funcional: ESTUDANTE
2010 - Atual
Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPAVínculo: Serviços prestados - formadora, Enquadramento Funcional: Formadora de formadores e de professores
Outras informações:
- Integro a equipe de formadores do IEMCI/UFPA que desenvolvem serviços prestados na formação continuada de professores que ensinam Matemática e Ciências na Educação Básica, ao final do doutorado retornarei às atividades de formação. - Integro a equipe deformuladores de itens e de pesquisa do Provinha Brasil em parceria com o INEP. Obs. O IEMCI Anteriormente era denominadao NPADC-Núcleo Pedagógico de Apoio ao desenvolvimento Científico.
2008 - 2011
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COLABORADOR
2007 - 2008
Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento CientíficoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora disciplina Estágio I, Carga horária: 5
Outras informações:
No Programa EDUCIMAT atuei como formadora de tutores, na modalidade de Educação à Distância, nos Cursos: de Especialização em Ciências e Matemáticas da Educação Infantil e das Séries Iniciais, nos pólos: - Abaetetuba/Pa- 01 turma (2005), - Bragança/Pa - 02 turmas (2006-2009) e - Belém/Pa o1 turma (2007-2009). Disciplinas: Introdução à Pesquisa do/no Ensino de Matemática; Introdução à Pesquisa na Prática Docente das Séries Iniciais e na Educação Infantil; Educação Matemática nas Séries Iniciais e Educação Matemática na Educação Infantil.
Atividades
-
08/2007
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio I - Ensino de Matemática nas Séries Iniciais
-
05/2007
Ensino, Formação de Tutores - Pró-letramento em Matemática, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Formação continuada de Professores para o Ensino de Matemática nas Séries Iniciais - 120h Revezamento/Maranhão
-
07/2007 - 08/2007
Ensino, Educação em Ciências e em Matemáticas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Iniciação à Pesquisa na Educação Infantil e nas Séries Iniciais - EDUCIMAT
-
06/2006 - 08/2007
Ensino, Formação de Tutores - Pró-letramento em Matemática, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Formação Continuada de Professores para o Ensino de Matemática nas Séries Iniciais - 120h - Pernambuco
-
02/2007 - 07/2007
Ensino, Prática de Ensino I, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino I - Ensino de Matemática nas Séries Iniciais
-
11/2005 - 02/2007
Ensino, Formação de Tutores - Pró-letramento em Matemática, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Formaçào Continuada de Professores para o Ensino de Matemática nas Séries Iniciais - 120 h - Maranhão
1986 - 2004
Secretaria de Estado de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo AD-4 Aposentada
Atividades
-
05/1986 - 03/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática, Metodologia de Ensino em Matemática, Estatistica Aplicada à Educação
2000 - 2004
Instituto Universidade PopularVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educadora/Núcleo Gestor
Outras informações:
Integrava o Núcleo Gestor e e execia a função de Coordenadora Pedagógica dos Projetos Sócio-educacionais: Formação política e sócio-ambiental, Protagonismo Juvenil e Arte-educação.
Atividades
-
08/2000 - 08/2004
Direção e administração, Ong, .,Cargo ou função, Integrava o Núcleo Gestor da Instituiução.
-
08/2000 - 08/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Formação para a construção da Agenda 21 com lideranças e dirigentes sociais da Bacia do Tucunduba, Formação Matemática para jovens dos cursos: Formação Profissional em Recepção e Auxiliar Administrativo, Educação Ambiental para jovens e professores das escolas públicas da Bacia do Tucunduba, Captação de Recursos, Como elaborar Projetos, Planejamento estratégico
-
01/2002 - 03/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Organização Não Governamental Ong, .,Linhas de pesquisa
1997 - 2000
Prefeitura Municipal de BelémVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DAS, Carga horária: 40
Outras informações:
Na Prefeitura atuei na Fundação Papa João XXIII/FUNPAPA órgão responsável pela implementação da Política de Assist6encia Social no Município de Belém. Durante esse período assumi a coordenaçào do departamento da Criança e do Adolescente durante dois anos e meio e em seguida atuei na assessoria técnica do mesmo órgão na condição de DAS.
Atividades
-
01/1997 - 07/2000
Direção e administração, Fundaçào Papa João XXIII-FUNPAPA, .,Cargo ou função, Diretora do Departamento da Criança e do Adolescente.
1989 - 1996
Movimento Nacional de Meninos e Meninas de RuaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Centro de Formação - Polo II, Carga horária: 40
Outras informações:
Durante esse período coordenava as atividades de Formação de Educadores Sociais que atuavam na Região Norte do país, desenvolvia pesquisas, representava institucionalmente a instituição junto às Universidades e instituições da área de Educação e educação popular e participava da execução de projetos educacionais de âmbito nacional.
Atividades
-
11/1989 - 12/1996
Direção e administração, Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, .,Cargo ou função, Coordenadora do Centro de Formação de Educadores - Pólo II.
-
05/1991 - 10/1992
Pesquisa e desenvolvimento , Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, .,Linhas de pesquisa
1982 - 1985
Colégio NazaréVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25
Atividades
-
02/1982 - 12/1985
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
1985 - 1986
Colégio Gentil BitencourtVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 15
Outras informações:
Atuei como professora de matemática no Curso de Magistério e Ensino Fundamental.
Atividades
-
Ensino,,Disciplinas ministradas, matemática no curso de magistério
1977 - 1978
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
08/1977 - 07/1978
Ensino, Cálculo Numérico em Computadores I, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico em Computadores I
1975 - 1977
Academia de Comércio de Santa CatarinaVínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Professor titular de Matemática Financeira, Carga horária: 24
Outras informações:
Exerci a função de Professora de Matemática Financeira nos cursos técnicos: Auxiliar Administativo e Técnico em Contabilidade.
Atividades
-
08/1975 - 07/1977
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
1974 - 1976
Instituto Estadual de Educação de Santa CatarinaVínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Assentamento profissional, Carga horária: 24
Atividades
-
08/1974 - 02/1976
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Maria Sgrott Rodrigues e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?