Rômulo Garcia de Andrade
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1973), especialização em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1976), especialização em Estudos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais(1974), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense(1978) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo(1992). Atualmente é professor associado 2 da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Aposentado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. Atuando principalmente nos seguintes temas:Escravidão, Economia, Sociedade, Minas Gerais.
Informações coletadas do Lattes em 09/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em História Social
1988 - 1992
Universidade de São Paulo
Título: Limites impostos pela escravidão à comunidade escrava e seus vínculos de parentesco:Zona da Mata de Minas Gerais, Século Dezenove
Orientador: Eni de Mesquita Samara
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Escravidão; Economia; Sociedade; Minas Gerais.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História Regional do Brasil. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em História
1976 - 1978
Universidade Federal Fluminense
Título: Burocracia e Economia na primeira métade do século XIX (A Junta do Comércio e as atividades artesanais e manufatureiras na cidade do Rio de Janeiro; 1808-50),Ano de Obtenção: 1980
Orientador: Arthur César Ferreira reis
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: BUROCRACIIA; ECONOMIA ESCRAVISTA; RIO DE JANEIRO.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História Regional do Brasil. Setores de atividade: Educação.
Especialização em História do Brasil
1974 - 1976
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: Escravidão.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: História Regional de Minas Gerais.
Participação em eventos
III Congresso Português de Demografia. População escrava e condições de vida no Brasil rural oitocentista. 2008. (Congresso).
XII Seminário sobre a Economia Mineira.Legitimidade, compadrio e mortalidade de escravos: freguesias de Minas Gerais e Rio de Janeiro, século XIX. 2008. (Seminário).
XIII Encontro de História Anpuh-Rio.Os escravos de Mangaratiba e suas relações de parentesco. 2008. (Encontro).
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA ECONÔMICA/8ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DE EMPRESAS. Aspectos demográficos da escravidão em uma freguesia da Baixada de sepetiba, na Província do Rio de janeiro: Nossa Senhora da Conceição do Bananal, 1847-1872. 2007. (Congresso).
II Semana da Consciência Negra: África, africanidades e ensino.Mesa Redonda sobre Escravidão em conjunto com o prof. dr. Jorge Prata. 2007. (Simpósio).
XII Serminário sobre a Economia Mineira.Formação de estruturas agrárias e seu dinamismo na Zona da Mata mineira (Juiz de Fora e Muriaé, século XIX). 2006. (Seminário).
1º Seminário de História Ecoconômica e Social da Zona da Mata Mineira.Revisitando a história da família: compadrio e escravidão na Zona da Mata de Minas Gerais. 2005. (Seminário).
10º Seminário sobre a economia mineira.Apontamentos sobre a microeconomia do escravo e sua interação com a família e as solidariedades (Zona da Mata de Minas Gerais, século XIX). 2002. (Seminário).
Ciclo de Palestras: Desafios do Ensino e da Pesquisa em História.Agricultura e escravidão do século XIX. 2002. (Encontro).
XXI Simpósio Nacional de História - A História no Novo Milênio: entre o individual e o coletivo.Juiz de Fora no contexto das regiões de grande lavoura do sudeste escravista: família e comunidade escravas em perspectiva. 2001. (Simpósio).
X Congresso Internacional da ALADAA:Cultura, poder e tecnologia - África e Ásia face à globalização. Legitimidade e alforria de crianças escravas na província de Minas Gerais. 2000. (Congresso).
Comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil.Brasil descobrimento ou ocupação - a escravidão negra e a escravidão contemporânea no Brasil. 2000. (Outra).
Semana do Professor.Escravidão e Região: aspectos comparativos. 1999. (Outra).
I Semana de Estudos Históricos e Geográficos da UNIPAC.A escravidão nas Minas Gerais oitocentista. 1998. (Outra).
III Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. Casamentos endogâmicos e casamentos mistos de escravos na Zona da Mata de Minas Gerais. 1997. (Congresso).
Evento Comemorativo dos 300 anos de Zumbi.O negro e a exclusão social. 1995. (Outra).
IV Congresso da Associação Latino Americana de Estudos Afro-Asiáticos do Brasil (ALADAAB). Família escrava e sua inserção no escravismo colonial: Minas Gerais, século XIX. 1994. (Congresso).
Atividade do Curso de Extensão.A pesquisa em história econômica regional. 1994. (Outra).
II Simpósio Gaúcho sobre a escravidão negra e de índios.Casamento, economia autônoma e solidariedade entre escravos: Zona da Mata -MG, século XIX. 1992. (Simpósio).
XVI Simpósio Nacional de História da ANPUH: Memória, História e Historiografia.População e organização faamiliar dos escravos em Minas Gerais, Zona da Mata, século XIX. 1991. (Simpósio).
X Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica.Organização familiar dos escravos: Juiz de Fora, século XIX. 1990. (Outra).
Curso de Extensão : Juiz de Fora: História e Pesquisa.Escravidão em Juiz de Fora. 1989. (Outra).
III Encontro Regional de História: Revolução e História.Pensamento econômico em sociedade escravista: a Junta de Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação e as atividades manufatureiras no Rio de Janeiro:1808-50. 1988. (Encontro).
Mesa Redonda:.Escravidão na Zona da Mata de Minas gerais. 1988. (Outra).
Discussão sobre o livro didático de História.Veiculação e produção da idologia dominante nos livros didáticos de História. 1984. (Outra).
X Simpósdio da ANPUH.Artesanato e Manufatura na cidade do Rio de Janeiro (1808-50). 1979. (Simpósio).
Participação em bancas
SOARES, L. C.; GUIMARAES, C. G.;ANDRADE, Rômulo. Um família em dois momentos: os Röhe e as transformações econômicas no Rio de Janeiro (1831-1980). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.
ANDRADE, Rômulo; Álvaro Pereira do Nascimento; CARVALHO, D. M.. DOENÇA E CATIVEIRO:UM ESTUDO SOBRE MORTALIDADE E SOCIABILIDADES ESCRAVAS NO RIO DE JANEIRO, SÉCULO XIX. 2010. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ANDRADE, Rômulo; HONORATO, C. T.; BEAUCLAIR, G.. Revisitando a "moeda colonial restaurada": a comercialização e as políticas de exploração de combustível no Brasil Imperial. 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.
ANDRADE, Rômulo; GUIMARAES, C. G.; SOARES, L. C.. Indústria e Trabalho no Século XIX: o estabelecimento de fundição e máquinas de Ponta da Areia. 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.
ANDRADE, Rômulo. Os padrões das alforrias em Juiz de Fora, um município cafeeiro em expansão (Zona da Mata de Minas Gerais, 1844-88). 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.
ANDRADE, Rômulo. Escavando o passado da cidade: Duque de Caxias e os projetos de poder político local: 1900-1964. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.
ANDRADE, Rômulo. Violência entre parceiros de cativeiros (Juiz de Fora, 2ªmetade do século XIX). 2000. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.
ANDRADE, Rômulo. Os fundamentos ontológicos do ser do homem e a racionalidade do processo histórico na teoria marxiana (de 1841 a 1846). 1999. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ANDRADE, Rômulo; Jorge Prata de Sousa; LIMA, E. F. N.; COSTA, L. F. C.; Maria Verónica Secreto de Ferreras. Os sertões de São Paulo do Muriahé: terra, riqueza e família. 2011 - UFRRJ-PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS EM DESENVOLVIMENTO, AGR.
HONORATO, C. T.;ANDRADE, Rômulo; BEAUCLAIR, G.; Arruda, José Jobson de Andrade. O Império das Minas Gerais: Café e Poder na Zona da Mata Mineira, 1853-1893. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.
ANDRADE, Rômulo. A especificidade da insurgência escrava na Bahia entre 1789 e 1835. 1998. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.
ANDRADE, Rômulo; Maria Verónica Secreto de Ferreras; Luiz Flávio de Carvalho Costa. Apropriação da terra em São Paulo do Muriahé e região (C.1846-C.1888): desmembramento territorial, riqueza, família e sistemas de heranças. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS EM) - UFRRJ-PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS EM DESENVOLVIMENTO, AGR.
SOARES, L. C.; SARAIVA, L. F.;ANDRADE, Rômulo. Trabalhadores escravos no mundo do trabalho do Amazonas Imperial - Manaus - 1850-1884. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.
ANDRADE, Rômulo. As Alforrias em Juiz de Fora, séc.XIX. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em História do Brasil) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ANDRADE, Rômulo. Tráfico interno de escravos no município de Juiz de Fora após a interrupção de tráfico africano. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em História do Brasil) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ANDRADE, Rômulo. Fugas escravas nos anúncios do Jornal O PHAROL, de Juiz de De Fora (1876-88). 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em História do Brasil) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ANDRADE, Rômulo. Reação escrava através da criminalidade: o caso de Juiz de Fora. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em História do Brasil) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ANDRADE, Rômulo. As cartas de alforria e sua ambigüidade na re-invenção da liberdade: Zona da Mata de Minas Gerais, século XIX. 1996. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em História do Brasil) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ANDRADE, Rômulo. A relação entre escravos e senhores no século XIX na subregião Campos das Vertentes: o caso Prados (1850-98). 1996. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em História do Brasil) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ANDRADE, Rômulo; PADROS, E.; NASCIMENTO, A. F.. Concuso público para professor adjunto de História Contemporânea. 2011. Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE, Rômulo; Álvaro Pereira do Nascimento; Marisa de Carvalho Soares; Alexsander Lemos de Almeida Gebara. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto na área de História da África. 2009.
ANDRADE, Rômulo; GONCALVES, M. A.; FERREIRA, T. M. T. B. C.; GOMES, F. J. S.; FROES, V.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto. 2006. UFRRJ / INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR DE NOVA IGUAÇU.
ANDRADE, Rômulo. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto na área de História do Brasil Colônia e da África. 2006. UFRRJ / INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR DE NOVA IGUAÇU.
ANDRADE, Rômulo; GONCALVES, M. A.; MARTINHO, F. C. P.; GUIMARAES, M. L. L. S.; MOTTA, M. M. M.. Concurso público de provas e títulos para professor adjunto na área de História do Brasil e Teoria da História. 2004. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ANDRADE, Rômulo. Professor Adjunto. 2002. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ANDRADE, Rômulo. Professor Assistente. 1998. Universidade Federal de Juiz de Fora.
ANDRADE, Rômulo. Professor Substituto. 1997. Fundação de Ensino Superior de São João Del Rey.
ANDRADE, Rômulo. Professor Assistente. 1996. Universidade Federal de Juiz de Fora.
ANDRADE, Rômulo. Professor Assistente. 1991. Universidade Federal de Juiz de Fora.
ANDRADE, Rômulo; RANGEL, E. C.; MOTTA, M. B.. Progressão Funcional. 2005. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ANDRADE, Rômulo; ALVES, J. C. S.; GONCALVES, M. A.. Progressão funcional. 2004. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ANDRADE, Rômulo; DAMASCENO, C. M.; RANGEL, E. C.. Progressão funcional. 2004. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ANDRADE, Rômulo; RANGEL, E. C.; MOTTA, M. B.. Progressão funcional. 2004. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ANDRADE, Rômulo; GONCALVES, M. A.; NOBREGA, L. A.. Processo seletivo para professor substituto. 2003. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Orientou
A agricultura de alimentos na Baixada Fluminense:1780-88; Início: 2002; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Temas Sociais Contemporâneos da América Latina) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);
População e organização familial dos escravos: uma contribuição ao debate; Início: 2002; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Temas Sociais Contemporâneos da América Latina) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);
Estrutura agrária em Seropédica e seu entorno, 1850-88; Início: 2004; Iniciação científica (Graduando em Economia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);
Os fundamentos ontológicos do ser do homem e a racionalidade do processo histórico na teoria marxiana (de 1841 a 1846); 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Rômulo Garcia de Andrade;
Tráfico interno de escravos no município de Juiz de Fora após a interrupção do tráfico africano (1850-88); 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em História do Brasil) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Rômulo Garcia de Andrade;
As alforrias em Juiz de Fora, século XIX; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em História do Brasil) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Rômulo Garcia de Andrade;
Reação escrava através da criminalidade: o caso de Juiz de Fora; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em História do Brasil) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Rômulo Garcia de Andrade;
Fugas escravas nos anúncios do jornal O Pharol, de Juiz de Fora, 1876-88; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em História do Brasil) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Rômulo Garcia de Andrade;
As cartas de alforria e sua ambigüidade na re-invenção da liberdade: Zona da Mata de Minas Gerais, século XIX; 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em História do Brasil) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Rômulo Garcia de Andrade;
A relação entre escravos e senhores no século XIX na sub-região Campos das Vertentes: o caso Prados (1850-98); 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em História do Brasil) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Rômulo Garcia de Andrade;
Estrutura agrária em Seropédica e seu entorno: 1850-88; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rômulo Garcia de Andrade;
A população livre e escrava da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Bananal, a atual Seropédica (1851-88); 2004; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rômulo Garcia de Andrade;
Estrutura agrária e população escrava em Seropédica e seu entorno (Itaguaí, 1851-88); 2003; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ/Programa de Apoio à Pesquisa em Espaços Delimitados; Orientador: Rômulo Garcia de Andrade;
Estrutura Agrária e População Escrava em Seropédica e seu entorno (Itaguaí, 1851-88); 2003; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ/Programa de Apoio à Pesquisa em Espaços Delimitados; Orientador: Rômulo Garcia de Andrade;
A produção de alimentos voltada para o abastecimento da Baixada Iguaçuana e do Rio de Janeiro:1770-1888; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rômulo Garcia de Andrade;
Vozes que não se calaram: reação escrava através da criminalidade; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rômulo Garcia de Andrade;
Criminalidade escrava e cotidiano em Juiz de Fora; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rômulo Garcia de Andrade;
Escravidão e criminalidade na Zona da Mata de Minas Gerais; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Rômulo Garcia de Andrade;
Produções bibliográficas
-
Rômulo ANDRADE . Proveniência, preço e dinâmica populacional dos escravos: vínculos com a economia vigente em Minas Gerais e Rio de Janeiro, 1821-1888.. Revista de Estudos Afro-americanos , v. 1, p. 106-118, 2011.
-
ANDRADE, Rômulo . Uma leitura das condições de vida dos escravos através dos registros de óbitos: a MATA MINEIRA e o LITORAL SUL FLUMINENSE nos anos 1847-1888. Heera (UFJF. Online) , v. 6, p. 98-110, 2011.
-
ANDRADE, Rômulo . A microeconomia do escravo e sua interação com a família na Zona da Mata de Minas Gerais no decorrer do século XIX. Revista Universidade Rural. Serie Ciencias Humanas , v. 29, p. 129-147, 2007.
-
ANDRADE, Rômulo ; CARRE, A. N. . Estrutura Agrária e População Escrava na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Bananal e seu Entorno: Itaguaí, 1808-1888. Revista Universidade Rural. Série Ciências Humanas , v. 27:1-2, p. 102-108, 2005.
-
ANDRADE, Rômulo . AMPLIANDO ESTUDOS SOBRE FAMÍLIAS ESCRAVAS NO SÉCULO XIX. Revista Universidade Rural. Série Ciências Humanas , Seropédica (RJ), v. 24, n.01, p. 101-113, 2002.
-
ANDRADE, Rômulo ; SILVA, B. B. . A população escrava e sua inserção na produção agrícola voltada para o mercado interno (Baixada Iguaçuana,- RJ, 1770-1888. Revista Universidade Rural. Série Ciências Humanas , Seropédica (RJ), v. 24, n.suplem: il, p. 241-248, 2002.
-
ANDRADE, Rômulo . Casamentos entre Escravos na Região Cafeeira de Minas Gerais. Revista Universidade Rural. Série Ciências Humanas , Seropédica (RJ), v. 22, n.02, p. 177-197, 2000.
-
ANDRADE, Rômulo . Havia um mercado de famílias escravas? (a propósito de uma hipótese recente na historiografia da escravidão). Locus (UFJF) , Juiz de Fora, v. 4, n.1, p. 93-104, 1998.
-
ANDRADE, Rômulo . Família escrava e estrutura agrária na Minas Gerais oitocentista. População e Família (USP) , São Paulo, v. 1, n.1, p. 181-209, 1998.
-
ANDRADE, Rômulo . Casamentos Endogâmicos e Casamentos Mistos de Escravos na Zona da Mata de Minas Gerais. Vertentes (São João Del-Rei) , São João del Rei, v. il, n.11, p. 23-30, 1998.
-
ANDRADE, Rômulo . A família escrava na perspectiva da micro-história (estudo em torno de um inventário e um testamento oitocentistas: Juiz de Fora, 1872-76). Locus (Juiz de Fora) , Juiz de Fora-MG, v. 2, n.1, p. 99-121, 1996.
-
ANDRADE, Rômulo . Escravidão e cafeicultura em Minas Gerais: o caso da Zona da Mata. Revista Brasileira de História , São Paulo, v. 11, n.22, p. 93-131, 1991.
-
ANDRADE, Rômulo . A Real Junta de Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação: o artesanato e a manufatura na cidade do Rio de Janeiro (1808-50). Mensário do Arquivo Nacional , Rio de Janeiro, v. único, n.12, p. 3-21, 1979.
-
Jorge Prata de Sousa (Org.) ; ANDRADE, Rômulo (Org.) . Zona da Mata Mineira: fronteira, escravismo e riqueza. 1ª. ed. Rio de Janeiro (RJ): Apicuri, 2014. v. 01. 308p .
-
ANDRADE, Rômulo ; Jorge Prata de Sousa (Org.) . Zona da Mata Mineira: escravos, família e liberdade. 1ª. ed. Rio de Janeiro (RJ): Apicuri, 2012. v. 1. 204p .
-
ANDRADE, Rômulo . Escravismo Multifacetado: da cafeicultura de Minas Gerais às propriedades de culturas mistas do litoral sul fluminense (1802-85). In: Andrade, Romulo Garcia de; Sousa, Jorge Prata de. (Org.). Escravismo Multifacetado: da cafeicultura de Minas Gerais às propriedades de culturas mistas do litoral sul fluminense (1802-85). 1ªed.Rio de Janeiro (RJ): Apicuri, 2014, v. 02, p. 207-269.
-
ANDRADE, Rômulo . LEGITIMIDADE, COMPADRIO E MORTALIDADE DE ESCRAVOS: Freguesias de Minas Gerais e Rio de Janeiro, Século XIX. In: XII SEMINÁRIO SOBRE A ECONOMIA MINEIRA, 2008, Diamantina (MG). Anais do XII Seminário sobre a Economia Mineira (cd rom). Belo Horizonte (MG): UFMG/CEDEPLAR, 2008.
-
ANDRADE, Rômulo . Formação de estruturas agrárias e seu dinamismo na Zona da Mata mineira (Juiz de Fora e Muriaé, século XIX). In: XII Seminário sobre a Economia Mineira, 2006, Diamantina(MG). Anais do XII Seminário sobre a Economia Mineira. Belo Horizonte (MG): UFMG/FACE/Cedeplar, 2006. v. 1. p. 1-16.
-
ANDRADE, Rômulo . Revisitando a História da Família: Compadrio e Escravidão na Zona da Mata de Minas Gerais. In: 1º Seminário de História Econômica e Social da Zona da Mata Mineira, 2005, Juiz de Fora. Seminário de História Econõmica e Social da Zona da Mata Mineira, 27 a 29 de maio de 2005, Juiz de Fora, Brasil [CD ROM], 2005., 2005.
-
ANDRADE, Rômulo . Notas prévias sobre a escravidão na Zona da Mata de Minas Gerais. In: 10º Seminário sobre Economia Mineira, 2002, Diamantina (MG). 20 Anos do Seminário sobre Economia Mineira (coletânea). BELO HORIZONTE (mg): UFMG/FACE/CEDEPLAR, 2002. v. 2. p. 91-124.
-
ANDRADE, Rômulo . Apontamentos sobre a microeconomia do escravo e sua interação com a família e as solidariedades (Zona da Mata de Minas Gerais, século XIX). In: 10º Seminário sobre a Economia Mineira, 2002, Diamantina. Anais do 10º Seminário sobre a Economia Mineira. Belo Horizonte (MG): Editora CEDEPLAR/UFMG, 2002. v. único. p. 01-28.
-
ANDRADE, Rômulo . Legitimidade e Alforria de crianças escravas na província de Minas Gerais. In: X Congresso Internacional da Aladaa, 2001, Rio de Janeiro (RJ). Anais do X Congresso Aladaa ~Cultura, poder e Tecnologia: África e Ásia frente à globalização. Rio de Janeiro (RJ): EDUCAM, 2000. v. 1. p. 95-102.
-
ANDRADE, Rômulo . Notas prévias sobre a escravidão na Zona da Mata de Minas Gerais (Século XIX). In: V Seminário sobre a Economia Mineira, 1990, Diamantina-MG. Anais/V Seminário sobre a Economia Mineira. Belo Horizonte: UFMG/CEDEPLAR, 1990. v. único. p. 53-84.
-
ANDRADE, Rômulo . Legitimidade, Compadrio e Mortalidade de Escravos: Freguesias de Minas Gerais e Rio de Janeiro, Século XIX. In: XII Seminário sobre a Economia Mineira, 2008, Diamantina (MG). XII Seminário sobre a Economia Mineira: Caderno de Resumos. Belo Horizonte (MG): Cedeplar/UFMG, 2008. v. único. p. 57-58.
-
ANDRADE, Rômulo . População escrava e condições de vida no Brasil rural oitocentista. In: III Congresso Português de Demografia, 2008, Lisboa. O Declínio Demográfico: Que Mudanças?. Lisboa: Associação Portuguesa de Demografia/ Fundação Calouste Gulbenkian, 2008. v. único. p. 102-102.
-
ANDRADE, Rômulo . Os escravos de Mangaratiba e suas relações de parentesco. In: XIII Encontro de História Anpuh-Rio, 2008, Seropédica(RJ). XIII Encontro de História Anpuh-Rio - Identidades. Rio de Janeiro (RJ): Armazém das Letras Gráfica e Editora Ltda., 2008. v. único. p. 103-103.
-
ANDRADE, Rômulo . Aspectos demográficos da escravidão em uma freguesia da Baixada de Sepetiba, na Província do Rio de Janeiro, 1847-1872. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA ECONÔMICA/8ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DE EMPRESAS, 2007, Aracaju. VII Congresso Brasileiro de História Econõmica/8ª Conferência Internacional de História de Empresas. Aracaju: Editora da Universidade Federal de Sergipe, 2007. v. Único. p. 49-50.
-
ANDRADE, Rômulo . Formação de estruturas agrárias e seu dinamismo na Zona da Mata mineira (Juiz de Fora e Muriaé, século XIX). In: XII Serminário sobre a Economia Mineira, 2006, Diamantina (MG). Caderno de Resumos. Belo Horizonte(MG): UFMG/FACE/Cedeplar, 2006. v. 1. p. 57-58.
-
ANDRADE, Rômulo . Revisitando a história da família: compadrio e escravidão na Zona da Mata de Minas Gerais. In: 1º Seminário de História Econômica e Social da Zona da Mata Mineira, 2005, Juiz de Fora - MG. 1º Seninário de História Econômica e Social da Zona da Mata Mineira, 2005.
-
ANDRADE, Rômulo . Juiz de Fora no contexto das regiões de grande lavoura do sudeste escravista: família e comunidade escravas em perspectiva.. In: XXI Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2001, Niterói - RJ. História no Novo Milênio: entre o Individual e o Coletivo. Niterói: Anpuh/UFF, 2001. v. único. p. 231-232.
-
ANDRADE, Rômulo . Violência entre parceiros, alforrias, famílias e comunidades escravas. In: XXI Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2001, Niterói (RJ). Livro de Resumo- XXI Simpósio Nacional de História - A História no novo milênio: entre o individual e o coletivo. Niterói (RJ): Editora da UFF, 2001. v. único. p. 231-231.
-
ANDRADE, Rômulo . Casamento, Economia Autônoma e Solidariedade entre escravos: Minas Gerais, Século XIX. In: II Simpósio Gaúcho sobre escravidão de negros e índios, 1992, Porto Alegre. Anais do II Simpósio Gaúcho sobre escravidão de negros e índios, 1992.
-
ANDRADE, Rômulo . População e organização familiar dos escravos em Minas Gerais: Zona da Mata, Século XIX. In: XVI Simpósio Nacional de História da ANPUH, 1991, Brasília. Anais do XVI Simpósio Nacional de História da ANPUH, 1991.
-
ANDRADE, Rômulo . Organização familiar dos escravos em Minas Gerais (Juiz de Fora, século XIX). In: X Reunião Anual da SBPH, 1990, Londrina. Anais da X Reunião Anual da SBPH, 1990.
-
ANDRADE, Rômulo . Um silêncio na historiografia de Minas Gerais: a escravidão na Zona da Mata. In: Congresso Internacional sobre Escravidão e Abolição, 1988, Rio de Janeiro. Elenco do Congresso Internacional sobre Escravidão e Abolição, 1988.
-
ANDRADE, Rômulo . Pensamento econômico em sociedade escravista: a Junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação e as atividades manufatureiras no Rio de Janeiro, 1808-50. In: Encontro Regional de História da ANPUH, 1988, Rio de Janeiro. Anais da ANPUH-RJ. Rio de Janeiro: ANPUH-Núcleo Regional/UFRJ, 1988. v. único.
-
ANDRADE, Rômulo . Artesanato e manufatura na cidade do Rio de Janeiro (1808-50): um estudo das iniciativas estatais e particulares. In: X Simpósio Nacional da ANPUH, 1979, Niterói (RJ). Elenco do X Simpósio Nacional da ANPUH, 1979.
-
ANDRADE, Rômulo . ESCRAVIDÃO E COTIDIANO EM JUIZ DE FORA, UM MUNICÍPIO CAFEEIRO DA ZONA DA MATA. REVISTA UNIVERSIDADE RURAL , SEROPÉDICA (RJ), v. 23, n.02, p. 211-213, 2001.
-
ANDRADE, Rômulo . AFRICAN AND CREOLE SLAVES: FROM THE DIVERSIFIED AGRICULTURE OF SOUTHERN RIO DE JANEIRO TO THE COFFEE CULTIVATION OF MINAS GERAIS, 1802-1885. Review - Fernand Braudel Center for the Study of Economies, Historical Systems, and Civilizations , 2013.
-
ANDRADE, Rômulo . Legitimidade, Compadrio e Mortalidade de Escravos: freguesias de Minas Gerais e Rio de Janeiro, século XIX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ANDRADE, Rômulo . 978-989-97935-0-7. Lisboa (PT): APD - Associação Portuguesa de Demografia, 2012 (Actas do III Congresso Português de Demografia).
Prêmios
2004
elogio público, ICHS /UFRRJ (item XIV, Art. 15º, Regimento das Unidades Universitárias).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Dep de Letras e Ciências Sociais Curso de História. , km 47 Antiga Rodovia Rio-São Paulo - Prédio do ICHS, 23851-970 - Seropedica, RJ - Brasil, Telefone: (21) 6821701, Fax: (21) 6821201, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Aposentado
2008 - Atual
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor associado 2, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Portaria GR nº 844 de 08.10.2008. Processo nº : 8951/2008, efeitos: 25/08/2008
2006 - 2008
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Portaria UFRRJ/ GR nº 816, de 25.09.2006, concede progressão funcional da classe de professor adjunto do nível 4 para o nível 1 da classe de professor associado da carreira do magistério superior com base no art. 5º da lei nº 11.344, de 08.09.2006 .
2000 - 2006
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2008
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Escravidão no Brasil Sudeste
-
04/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Dep de Letras e Ciências Sociais Curso de História.,Linhas de pesquisa
-
08/2000 - 12/2005
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil e Escravidão: novos temas, novas abordagens, Formação Econômica e Administrativa do Brasil, História Econômica Geral, Introdução à História da África, Introdução às Ciências Sociais, Metodologia da História
-
08/2004 - 07/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Dep de Letras e Ciências Sociais Curso de História.,Linhas de pesquisa
-
08/2003 - 07/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Dep de Letras e Ciências Sociais Curso de História.,Linhas de pesquisa
-
08/2002 - 07/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Dep de Letras e Ciências Sociais Curso de História.,Linhas de pesquisa
-
10/2002 - 02/2003
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Dep de Letras e Ciências Sociais Curso de História.,Atividade de extensão realizada, formação econômica e administrativa do Brasil - Campus Três Rios.
-
08/2001 - 07/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Dep de Letras e Ciências Sociais Curso de História.,Linhas de pesquisa
-
08/2000 - 12/2000
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras e Ciências Sociais.,Atividade de extensão realizada, Curso de Graduação -Campus de Três Rios.
-
04/2000 - 10/2000
Ensino, Especialização Em Temas Sociais Contemporâneos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Questão Agrária e Trabalho no Campo
1983 - 2000
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/1999 - 04/2000
Serviços técnicos especializados , Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História.,Serviço realizado, Consultor do projeto "Patrocínio do Muriaé: quebrando o silêncio", ref. Of. Circ. 221/98 da SEE-MG e supervisionado pela SEE-MG/23ª Sup. Reg. de Ensino/Polo Regional Zona da Mata.
-
03/1988 - 02/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História.,Linhas de pesquisa
-
05/1983 - 02/2000
Ensino,,Disciplinas ministradas, História Econômica Geral, História do Capitalismo, História Medieval, História Moderna, Metodologia da História, Seminário de Monografia II
-
07/1997 - 01/2000
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História.,Atividade de extensão realizada, Cursos Emergenciais de Licenciatura na cidade de Conselheiro Pena (MG).
-
07/1995 - 07/1998
Ensino, Especialização Em História do Brasil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História Social da Escravidão
-
03/1997 - 03/1998
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
03/1997 - 03/1998
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro de conselho de unidade.
1982 - 1983
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
06/1982 - 04/1983
Ensino,,Disciplinas ministradas, História do Brasil I, História do Brasil II, História Moderna
1979 - 1981
Universidade Federal do AcreVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1979 - 06/1981
Ensino,,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos Históricos, Teoria da História, História do Brasil
-
01/1980 - 04/1981
Direção e administração, Departamento de História, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
04/1979 - 04/1979
Extensão universitária , Departamento de Geografia e História, .,Atividade de extensão realizada, Projeto Rondon - atividades de extensão no campus avançado de Xapuri.
-
03/1979 - 03/1979
Extensão universitária , Departamento de Geografia e História, .,Atividade de extensão realizada, Fundaação Projeto Rondon - atividades de extensão no campus avançado de Xapuri.
1978 - 1978
Universidade Federal FluminenseVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 12
Atividades
-
03/1978 - 12/1978
Ensino,,Disciplinas ministradas, História do Brasil
1975 - 1977
Faculdade de Filosofia de CataguasesVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Atividades
-
03/1975 - 12/1977
Ensino,,Disciplinas ministradas, História do Brasil, História do Brasil II
-
03/1975 - 12/1977
Ensino,,Disciplinas ministradas, História do Brasil
-
07/1975 - 06/1976
Direção e administração, Departamento de História, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
1974 - 1977
Faculdade de Fiolosofia de ItaperunaVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Atividades
-
03/1974 - 12/1977
Ensino,,Disciplinas ministradas, História do Brasil, Estudos dos Problemas Brasileiros
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rômulo Garcia de Andrade e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?