ALDENIZE PINTO DE MELO DO NASCIMENTO
Doutoranda em Educação/FACED/UFAM. É mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - FACED/UFAM possui especialização e graduação em Filosofia/UFAM. Com experiência de 17 anos na área de Educação e Filosofia (15 anos no Ensino Superior e 07 na Educação Básica).Organizadora e coautora de 08 livros na área da educação. Ministrou aulas em cursos de graduação (UFAM, UEA, UNINASSAU, FBN e UNICEL) e pós-graduação lato sensu (BIOCURSOS, ESTÁCIO, FBN e UNICEL). Possui experiência como Ouvidora Institucional (UNINORTE), Coordenadora (UNICEL) e Diretora Acadêmica (UNICEL).É Pesquisadora do GEPEMFILO/UFAM/IFCHL, do JETAM/UFAM/FACED e do NEPE/UFAM/FACED.É coordenadora do Projeto EDEC - Educadores pela Democratização dos Conhecimentos e atualmente é professora na SEDUC/AM ministrando aulas de Filosofia e Sociologia. Coordena um grupo de estudo, formado por alunos do Ensino Médio e voluntários, GEIF - "Grupo de Estudos Inspirações Filosóficas" que alimenta um repositório midiático "Inspirações Filosóficas" onde são postados produtos criativos elaborados por alunos de Ensino Médio. Atualmente também coordena 05 projetos sendo eles: Projeto "Escola e Vida: dialogando com a realidade" que tem o objetivo formar jovens pesquisadores, "Reflexão e Ação: combate à violência contra a mulher", "Criando o Futuro" tem o objetivo de cooperar com as tomadas de decisões profissionais dos jovens, "Vozes em Nós" que trata da questão dos Direitos Humanos e "Vida em Vídeos" traz resumos dos conteúdos da matriz curricular do Ensino Médio em forma da aprendizagem entre pares.
Informações coletadas do Lattes em 08/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação
2024 - Atual
Universidade Federal do Amazonas
Título: Análise da situação profissional e acadêmica dos egressos de escolas participantes do PROETI - Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral na cidade de Manaus
Nádia Maciel Falcão. Palavras-chave: Ensino Médio; Políticas Públicas.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
2004 - 2007
Universidade Federal do Amazonas
Título: A Import:ancia do mito na formaçao da cultura amazonica, Ano de Obtenção: 2007
Antonia da Silva Lima.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado profissional em andamento em Mestrado Profissional em Filosofia - PROFILO
2019 - Atual
Universidade Federal do Amazonas
Título: O ensino de filosofia e a interdisciplinaridade: uma abordagem a partir da metodologia de projetos., Ano de Obtenção:
Orientador: Deodato Ferreira Costa
Palavras-chave: Educação; Filosofia.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Projeto Kantiano da Crítica
2004 - 2004
Universidade Federal do Amazonas
Título: A inaplicabilidade de Deus como imperativo categórico.
Orientador: José Alcimar de Oliveira
Formação complementar
2014 -
Inglês. (Carga horária: 600h). , Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2014 - 2014
Academia de Liderança 2014. (Carga horária: 9h). , Centro Universitário do Norte, UNINORTE, Brasil.
2013 - 2013
Prog. Desenvolvimento de Líderes: Líder Literatus. (Carga horária: 32h). , Faculdade Literatus, UNICEL, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação FranklinCovey e gestão corporativa. (Carga horária: 180h). , Faculdade Literatus, UNICEL, Brasil.
2011 - 2012
Didática do Pensamento Crítico. (Carga horária: 10h). , Livre Pensamento Desenvolvimento Educacional, LIVRE PENSAMENO, Brasil.
2011 - 2011
Mercado de Baixo Carbono. (Carga horária: 4h). , Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza, IBDN, Brasil.
2011 - 2011
Coaching, Mentoring & Holomentoring ISOR. (Carga horária: 28h). , Instituto Hojos, IH, Brasil.
2011 - 2011
Formação de Auditores Internos da Qualidade. (Carga horária: 23h). , MB Consultoria, MB CONSULTORIA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Caapeba (Piper peltatum) uma PANC amazônica: Economia Doméstica, Gastronomia e Atitude Empreendedora., Descrição: O projeto de pesquisa "Caapeba (Piper peltatum) uma PANC amazônica: Economia Doméstica, Gastronomia e Atitude Empreendedora" é uma continuidade dos projetos financiados pela FAPEAM por meio do PCE: ?Tolerância Religiosa, Multiculturalismo e Alteridade: aspectos filosóficos e sociológicos do sincretismo religioso nas músicas de Clara Nunes? de 2020 e do projeto ?Empreendedorismo, Ecosofia e Etnobotânica: um estudo sobre a Aeollanthus suaveolens (catinga de mulata)? de 2021. Em 2022 temos como objetivo geral promover uma educação integral que foque na formação para o mundo do trabalho, estimulando a gestão da economia doméstica, oportunizando o exercício da alteridade por meio do respeito às diferenças e conhecimento da herança afro cultural. Para isso os alunos irão conhecer a planta Caapeba, sua origem, aspectos nutricionais e biológicos, elaborar receitas gastronômicas tendo como base a Caapeba (Piper peltatum), cooperar com a gestão da economia doméstica por meio do uso da PANC, conhecer um pouco mais da cultura afro por meio do conhecimento da função social da planta Caapeba através de lives e palestras sobre as religiões Candomblé e na Umbanda e entender a função axiológica (Filosofia) e social (Sociologia) e da Caapeba.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aldenize Pinto de Melo do Nascimento - Coordenador / Jamily Caroline Santana Rios - Integrante / Isis Vitória Alves da Silva - Integrante / Esther Lívia Rodrigues da Costa Querino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.
-
2021 - 2021
Empreendedorismo, Ecosofia e Etnobotânica: um estudo sobre a Aeollanthus suaveolens (catinga de mulata), Descrição: As competências descritas na nova Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio requerem do estudante não somente habilidades cognitivas, oriundas do conhecimento científico, mas também as capacidades socioemocionais e um aprendizado que colabore para a realização do 'Projeto de Vida' do aluno. O projeto ?Empreendedorismo, Ecosofia e Etnobotânica: um estudo sobre a Aeollanthus suaveolens (catinga de mulata) ? buscou contribuir para que ocorresse esse aprendizado integral já que teve como objetivos basilares: Cooperar para o crescimento do conhecimento científico e da ampliação do olhar empreendedor para possibilidades de geração de trabalho e renda. Analisar a função social e filosófica axiológica da planta 'catinga de mulata' na religião do candomblé, a fim de possibilitar o exercício da alteridade religiosa e da Ecosofia. O projeto foi exitoso no que tangue a questão do Empreendedorismo e da experiência laboratorial, pois a equipe conseguiu multiplicar mudas da planta e produzir a água floral. Foi desenvolvida a marca do produto e ocorreu uma pequena comercialização da água floral. Os aspectos filosóficos e sociológicos do projeto impactaram positivamente a equipe e a comunidade acadêmica que teve a oportunidade de socializar conhecimentos com religiosos do candomblé e umbanda. Houve a ampliação do olhar dos alunos em relação aos valores Etnobotânicos e econômicos voltados para Ecosofia, já que se utilizou a planta para geração de lucro sustentável levando em consideração o menor impacto possível sobre o meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aldenize Pinto de Melo do Nascimento - Coordenador / Bartolomeu Mendes Junior - Integrante / Michele Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.
-
2020 - 2020
TOLERÂNCIA RELIGIOSA, MULTICULTURALISMO e ALTERIDADE: aspectos filosóficos e sociológicos do sincretismo religioso nas músicas de Clara Nunes?, Descrição: O projeto ?TOLERÂNCIA RELIGIOSA, MULTICULTURALISMO e ALTERIDADE: aspectos filosóficos e sociológicos do sincretismo religioso nas músicas de Clara Nunes? tem o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a necessidade da alteridade religiosa no Brasil. Por meio de uma análise dos aspectos filosóficos e sociológicos contidos nas letras das músicas da cantora Clara Nunes se pretende refletir sobre a tolerância religiosa na atualidade. O sincretismo religioso das músicas de Clara Nunes é um campo fértil para o exercício do pensar sobre as diferenças que nos aproximam como seres sociais e filosóficos. Identificar os 'santos' da religião cristã católica apostólica romana e as 'entidades' da religião candomblé, de raiz africana, auxiliará para um melhor conhecimento dessas duas culturas que cooperaram para a formação do povo brasileiro. Objetivo Geral: O projeto ?TOLERÂNCIA RELIGIOSA, MULTICULTURALISMO e ALTERIDADE: aspectos filosóficos e sociológicos do sincretismo religioso nas músicas de Clara Nunes? tem o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a necessidade o exercício da alteridade religiosa no Brasil. Por meio de uma análise dos aspectos filosóficos e sociológicos contidos nas letras das músicas da cantora Clara Nunes se pretende refletir sobre a tolerância religiosa na atualidade. Objetivos Específicos: Analisar os aspectos filosóficos e sociológicos contidos nas letras das músicas da cantora Clara Nunes. Possibilitar um pensar e um agir dentro dos aspectos de uma verdadeira cidadania. Refletir sobre a tolerância religiosa na atualidade brasileira. Exercitar o pensar sobre as diferenças que nos aproximam como seres sociais e filosóficos. Identificar os 'santos' da religião cristã católica apostólica romana e as 'entidades' da religião candomblé, de raiz africana. Melhorar o conhecimento sobre essas duas culturas (europeia e africana) que cooperaram para a formação do povo brasileiro. Cooperar para o exercício do protagonismo juvenil. Metodologia: O projeto de pesquisa aqui proposto tem um caráter quantiqualitativo e é uma pesquisa ação: 1)Pesquisa bibliográfica de textos e livros sobre o tema. 2)Fichamento dos textos para tirar citações diretas e indiretas. 3)Pesquisar a letra de duas músicas da interprete Clara Nunes que apresentem aspectos do tema da pesquisa. 4)Fazer uma analogia dos 'santos católicos' com os 'santos do candomblé' verificando itens de similaridades. 5)Verificar o conceito de alteridade religiosa e um breve histórico dessa atitude no Brasil. 6)Apresentar os resultados da pesquisa aos demais alunos da escola e trazer a reflexão sobre a tolerância religiosa no Séc. XXI.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aldenize Pinto de Melo do Nascimento - Coordenador / Caio Silva Nascimento - Integrante / Ana Paula Brandão da Silva - Integrante / Michele Sousa da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.
-
2019 - 2019
Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio: analogia com a obra 'Luzia Homem', Descrição: Há 13 anos a (2006) a Lei Maria da Penha (11.340/06) foi sancionada e a Lei do Feminicídio (13.104/15) foi FAPEAM - Projeto - 1 de 8 sancionada em março de 2015 . Durante os anos se se seguiram após a criação dessas leis foi verificado a diminuição de crimes contra a mulher? Os adolescentes (público alvo dessa pesquisa) tem ciência dos seus direitos e deveres em relação as referidas leis? Como a escola tem cooperado para a mudança da cultura machista? Essas são algumas perguntas norteadoras que objetivamos responder por meio da pesquisa aqui proposta. Dessa forma desejamos verificar se os adolescentes da escola Professora Lecita Fonseca Ramos são cientes de seus direitos e deveres relacionados a Lei Maria da Penha e a lei do Feminicídio. Por meio de ações de pesquisa bibliográfica, palestras e distribuição de folders os estudantes terão condições de conhecer a realidade sobre as referidas leis. Identificar se o alunado da escola Profa. Lecita Fonseca Ramos entende o que é o feminicídio e o que é uma ação de violência contra mulher é o ?núcleo duro? dessa pesquisa. Por meio de um caminhar analítico e filosófico se pretende impactar e sensibilizar quanto ao tema, o corpo docente, o corpo discente, a equipe da limpeza, os agentes de portaria e familiares dos estudantes. Para isso de forma sistemática iremos: ? Nos debruçar sobre as informações referentes ao tema, por meio da pesquisa bibliográfica, acesso a sites, folders e uma visita á Delegacia da Mulher na cidade de Manaus para coletar subsídios para consolidar a pesquisa. ? Pretendendo a fixação dos elementos básicos do que tratam as leis relacionadas a pesquisa se fará a Leitura do Livro ?Luzia Homem? e identificação das causas do feminicídio na obra. > Por meio da analogia entre as leis e a descrição do assassinato da protagonista da obra de Domingos Olìmpio, os alunos poderão perceber que a temática abordada no livro de 1903 ainda é atual e preocupante. ? Consolidação dos dados da pesquisa bibliográfica. ? Elaboração do resumo expandido com dados da pesquisa. > Preparação do folder a ser apresentado/entregue para alunos da escola. > Exposição do Stand ?tira dúvidas? com entrega de folders com as principais informações sobre a pesquisa do tema proposto. Visando a sensibilização da comunidade acadêmica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Aldenize Pinto de Melo do Nascimento - Coordenador / Sabrina Gama dos Santos - Integrante / Dayane Branda de Souza Lira - Integrante / Amanda Vitor Morel - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.
-
2018 - 2018
EPICEM - Elaboração de Projeto de Iniciação Científica no Ensino Médio, Descrição: Projeto em fase de análise para possível execução no segundo semestre de 2018 na E.E.T.I. Profª Lecita Fonseca Ramos. Projeto de Iniciação Científica para Alunos do Ensino Médio da Rede Pública da Cidade de Manaus. Desenvolver o espírito pesquisador através de três etapas.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Aldenize Pinto de Melo do Nascimento - Coordenador / Deodato Ferreira Costa - Integrante.
-
2018 - Atual
Reflexão e Ação: combate à violência contra a mulher, Descrição: O projeto nasceu no segundo semestre de 2018 a partir de discussões entorno de temas de projetos de pesquisas que os alunos iriam elaborar, os alunos indicaram os casos de violência contra a mulher como um tema relevante para desenvolvimento de uma pesquisa ação. O projeto começou a ser esboçado durante esse semestre. O objetivo de 2019: Conhecer a Lei do Feminicídio e lei Maria da Penha por meio da análise da obra ?Luzia Homem? identificando os motivos do crime. Sensibilizar quanto ao tema e gerar aprofundamento dos conhecimentos O objetivo de 2020: Analisar os casos de violência contra as mulheres no período de isolamento por causa do COVID 19 a fim de cooperar para que o aluno compreenda a importância das leis relacionadas aos direitos da mulher: ?Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio? e aja como um ?agente de prevenção? desse tipo de violência. Por meio do projeto esperamos promover um melhor conhecimento sobre a temática, amadurecimento e crescimento do senso crítico e análise filosófica que coopere para sua ação como cidadão. Permitir o protagonismo dos estudantes envolvidos, evolução na aprendizagem e nas relações interpessoais, já que os participantes irão divulgar os resultados do projeto. Desejamos sensibilizar e informar a comunidade acadêmica para que essa obtenha um maior conhecimento em relação a temática e possa contribuir com a sociedade como uma ?agente de prevenção? ao feminicídio e a violência contra a mulher. Os participantes do projeto irão fazer os vídeos e lives a partir do conteúdo trabalhado em sala de aula e pesquisas relacionadas ao tema, sempre com a orientação dos professores. Haverá reuniões periódicas para tirar dúvidas sobre os temas escolhidos pelos alunos e para elaboração dos vídeos. Essas reuniões serão realizadas no GT da escola ou na biblioteca.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Aldenize Pinto de Melo do Nascimento - Coordenador / Sabrina Gama dos Santos - Integrante / Dayane Branda de Souza Lira - Integrante / Amanda Vitor Morel - Integrante / Kennedy de Souza Ramiro. - Integrante.
-
2013 - 2014
?Didática e aplicação de métodos avaliativos de professores em uma IES não pública?, Descrição: O projeto de pesquisa ?Didática e aplicação de métodos avaliativos de professores em uma IES não pública? tem o objetivo de realizar uma análise do uso de recursos didáticos e de métodos avaliativos e pelos professores do curso de Nutrição da Faculdade Literatus. Para isso será realizado um levantamento de dados referente à quantidade e qualidade das aulas dos professores quanto ao uso de recursos didáticos, como assim também dos métodos avaliativos usados para mensurar o aprendizado dos discentes. Através de um questionário aplicado aos professores teremos o retorno sobre quais recursos didáticos e quais métodos avaliativos são usado em sala de aula. Com a coleta dos dados poderemos conhecer quais recursos didáticos são mais adequados para o ensino e quais métodos avaliativos são mais eficazes para melhor avaliar o aluno. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Aldenize Pinto de Melo do Nascimento - Coordenador / Maria Gicely s. de Menezes - Integrante / Ranyelle L. Barros - Integrante / Roselina B. de Araújo. - Integrante.
-
2012 - 2013
Reconhecimento da herança da identidade cabocla em estudantes de uma IES., Descrição: O projeto de pesquisa Reconhecimento da herança da identidade cabocla em estudantes de uma IES., tem o objetivo de realizar uma análise das causas do reconhecimento ou não reconhecimento da herança da identidade caboclo ribeirinha em alunos que tiveram acesso ao nível superior no curso de Ciências Biológicas Bacharelado da Faculdade Literatus. Para isso será realizado um levantamento de dados referente à quantidade de alunos dessa IES, do curso supra citado, que possuem ligação biológica com os caboclos ribeirinhos amazônicos. Com o uso de um questionário descobriremos a porcentagem de alunos que se reconhecem ou não se reconhecem como herdeiros da cultura cabocla ribeirinha. Posteriormente examinaremos os motivos que levam esses alunos a se reconhecerem ou não se reconhecerem com essa herança cultural e verificaremos a contribuição da disciplina ?Contexto Social e o Homem Amazônico?, da grade curricular do curso de Ciências Biológicas Bacharelado, nesse reconhecimento da herança caboclo ribeirinha. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Aldenize Pinto de Melo do Nascimento - Coordenador / Samanta Gabriela Souza da Silva - Integrante / Demetrius Luiz dos S. B. Junior - Integrante.
-
2007 - 2008
Lendas Amazônicas: os vários prismas., Descrição: Identificar as versões das lendas amazônicas: Vitória-Régia, Iara e Guaraná. Analisar as versões das lendas, verificando o que difere e o que se assemelha uma versão da outra. Criar um banco de dados com as versões identificadas, para que sirva como acervo e subsidio para estudos posteriores e para divulgação das lendas nos espaços acadêmicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aldenize Pinto de Melo do Nascimento - Integrante / Antonia Silva Lima - Coordenador / Lilane Maria de Moura Chagas - Integrante., Financiador(es): UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2022
Prêmio Destaque Regional Norte da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente - Produção Audiovisual "EcoLecita: Recuperação de trechos do Igarapé do Passarinho", Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz.
2022
RE FARM CRIA- Categoria Comunidade com foco nos Direitos Humanos, Instituto Precisa Ser.
2019
Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados à cidade de Manaus na área da Educação - Homeneagem ao Dia do Professor, Câmara Municipal de Manaus - CMM.
2013
Educador Destaque da Faculdade Literatus do ano de 2013, Grupo Literatus Educacional.
2012
Prêmio Nacional de Gestão Educacional de 2012 - Ensino Superior - categoria Relacionamento com os Clientes, Humus Qualidade e Desenvolvimento Organizacional Ltda..
2012
Prêmio Ser Humano 2012 ABRH Amazonas - Modalidade Responsabilidade Social - Categoria Educacional, Associação Brasileira de Recursos Humanos - Amazonas.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - Atual
E.E.T.I. Profa. Lecita Fonseca RamosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental, Carga horária: 40
2019 - 2019
Faculdade Maurício de Nassau - Manaus (AM)Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 12
Outras informações:
Palestras sobre TRABALHABILIDADE
2016 - 2017
Faculdade Maurício de Nassau - Manaus (AM)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Tiular, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministra aulas para curso de graduação, disciplinas:
Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade,
Metodologia da Pesquisa,
Filosofia da Educação,
Ética e Cidadania,
História da Arte,
Metodologia do Ensino da Geografia,
Metodologia do Ensino da Ciência
e Psicologia Social.
Atividades
-
09/2019 - 09/2019
Ensino, APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Palestras sobre Trabalhabilidade
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da Ciência e Metodologia do Ensino da Geografia
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Social
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Gastronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Cidadania
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DPE - Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade
2023 - Atual
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 2
Outras informações:
Atuo como pesquisadora do JETAM/UFAM/FACED (Grupo de Estudos e Pesquisas Juventude, Educação e Trabalho na Amazônia)
2023 - Atual
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 2
Outras informações:
Atuo como pesquisadora do NEPE/FACED/UFAM (Grupo de Estudos e Pesquisas Educacionais)
2019 - Atual
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Pesquisadora do GEPEMFILO, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 2
Outras informações:
Atuo como pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia: Metodologia, Didática e Ensino de Filosofia (GEPEMFILO)
2017 - 2018
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Profressor Substituto, Enquadramento Funcional: Professora de Graduação, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrei aulas de:
Filosofia Política, Estágio I e II, Textos Filosóficos
2007 - 2009
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professora de Graduação, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora da Faculdade de Educação alocada no Departamento de Métodos e Técnicas. Leciono as disciplinas Didática Geral, Metodologia do Trabalho Científico e Metodologia do Estudo.
2008 - 2008
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10
Outras informações:
Participação do projeto de Popularização da Ciência no Museu Amazônico que é um orgão suplementar da UFAM, onde atua como órgão de apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão em áreas fundamentais do conheicmento da Amazônia de de outras culturas.
2006 - 2006
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplinas do estágio em docência:
Teoria e Prática do Ensino da Língua Portuguesa.
Políticas públicas e Educação.
2002 - 2002
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitora na Disciplina Introdução à Filosofia no ICHL
Atividades
-
03/2017 - 03/2018
Ensino, FILOSOFIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Política, Estágio I, Estágio II, Textos Filosóficos e Introdução a Filosofia.
-
09/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Museu Amazônico.,Atividade de extensão realizada, Criação de meios para divulgação do trabalho do Museu amazônico. Estimular o público em geral a aprofundar o conhecimento sobre a história da ciência e a cultura da Amazônia..
-
01/2008 - 08/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Museu Amazônico.,Linhas de pesquisa
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Cientifico
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Cientifico
-
09/2007 - 02/2008
Ensino, FILOSOFIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Geral
-
09/2007 - 02/2008
Ensino, Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Geral
-
08/2007 - 09/2007
Ensino, pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmicas de Grupos
-
05/2007 - 08/2007
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Estudo
-
05/2007 - 08/2007
Ensino, Lecenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Geral
-
05/2007 - 08/2007
Ensino, Contabilidade, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Cientifico
-
11/2006 - 02/2007
Estágios , Faculdade de Educação.,Estágio realizado, Discipliana Teoria e Prática do Ensino da Língua Portuguesa - 30h do Curso de Pedagogia.
-
11/2006 - 02/2007
Estágios , Faculdade de Educação.,Estágio realizado, Disciplina Políticas Públicas e Educação - 30h do Curso de Pedagogia.
2014 - 2016
Centro Universitário do NorteVínculo: , Enquadramento Funcional: Ouvidora Institucional, Carga horária: 44
Outras informações:
Responsável pelas demandas da Ouvidoria Institucional.
A Ouvidoria Geral do Uninorte/Laureate prima por atuar com qualidade e eficácia entre a comunidade acadêmica e a Reitoria da Instituição, assegurando aos seus usuários a avaliação de suas reivindicações, buscando melhorias continuas dos serviços prestados a comunidade e fortalecendo o relacionamento institucional através das reivindicações dos participantes. Tem como objetivo maior exercer a função de acolhimento das demandas de todos os estudantes, funcionários e professores do UniNorte, mediando, contribuindo, encaminhando e acompanhando as questões e sugerindo medidas de soluções.
Atividades
-
08/2014
Serviços técnicos especializados , Ouvidoria Institucional - Uninorte.,Serviço realizado, Responsável pelas demandas da Ouvidoria Institucional. A Ouvidoria Geral do Uninorte/Laureate prima por atuar com qualidade e eficácia entre a comunidade acadêmica e a Reitoria da Instituição, assegurando aos seus usuários a avaliação de suas reivindicaç.
2009 - 2014
FACULDADE LITERATUSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministração de aulas em graduação: Pesquisa em Educação I, Pesquisa em Educação II, Pesquisa em Educação III, Antropologia e Sociologia, Saúde e Sociedade, Filosofia e Ética e Contexto Social e Homem Amazônico, Tópicos Integradores, Antropologia da educação, Sociologia da Educação, Pedagogia e Ciência.
2009 - 2014
FACULDADE LITERATUSVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professora de Pós Graduação, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministração de aulas em curso de Especialização lato sensu "Gestão e Docência no Ensino Superior":
Orientação de TCC
Didática do Ensino Superior,
Andragogia,
Metodologia do Ensino Superior,
Metodologia da Pesquisa,
Filosofia da Educação,
Fundamentos Filosóficos,
Gestão Estratégica na Educação,
Epistemologia
Educação para o Desenvolvimento intelectual e Comportamental.
Gestão de Talentos e Competências: Mentoring, Couselling, Storing e Coaching.
2013 - 2013
FACULDADE LITERATUSVínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora de Ensino Interina, Carga horária: 40
2010 - 2011
FACULDADE LITERATUSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora de Ensino Interina, Carga horária: 20
Atividades
-
04/2012 - 11/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade Literatus.,Linhas de pesquisa
-
02/2009 - 08/2014
Ensino, Diversos Cursos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia, Contexto Sociala e Homem Amazônico, Filosofia e Ética, Sociologia
-
02/2009 - 08/2014
Ensino, Gestão e Docência do Ensino Superior, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Andragogia, Didática do Ensino Superior, Educação e Violência, Filosofia da Educação, Fundamentos Filosoficos da Educação, Metodologia da Pesquisa, Metodologia do Ensino Superior, Relações Interpessoais
-
12/2010 - 08/2011
Direção e administração, Faculdade Literatus.,Cargo ou função, Direção de Ensino.
2019 - 2019
Faculdade Boas NovasVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professora de Pós Graduação, Carga horária: 20
Outras informações:
Curso de Especialização em Magistério do Ensino Superior.
Ministrei a disciplina INTRODUÇÃO AO ENSINO SUPERIOR com carga horária de 20h
2007 - 2009
Faculdade Boas NovasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministro aulas de Filosofia e relacionadas a Educação.
Atividades
-
09/2019 - 09/2019
Ensino, MAGISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, INTRODUÇÃO AO ENSINO SUPERIOR
-
02/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação, Metodologia da Arte em Educação, Estágio Supervisionado I e II
-
02/2008 - 07/2008
Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação
-
02/2008 - 07/2008
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Realidade Socio Politica e Economica Brasileira
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Comunicação
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia, Introdução a Filosofia
2003 - 2005
Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da AmazôniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrava aulas de Filosofia
2002 - 2004
INSTITUTO ADVENTISTA DE MANAUSVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrava aulas de História Geral e do Brasil, Filosofia, Sociologia e Geografia para alunos do ensino fundamental e médio.
2017 - 2017
Instituto de Ensino Superior BrasileiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Ouvidora Institucional e Professora, Carga horária: 12
Outras informações:
Responsável pela recepção, acompanhamento e resolução de manifestações destinadas ao ESB.
Ministrar aulas para turmas de Ensino Superior.
2017 - Atual
Secretaria de Educaçãoe Cultura do Estado do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Médio, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuo na E.E.T.I. Professora Lecita Fonseca Ramos
2017 - 2018
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministro aulas de Filosofia:
Filosofia Política;
Leitura e Redação de Textos Filosóficos;
Estágio I; Estágio II
Introdução à Filosofia.
2019 - 2019
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 60
Outras informações:
PAFOR/UEA - Ministrei a disciplina Filosofia da Educação com a caga horária de 60h.
2019 - 2019
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 60
Outras informações:
PAFOR/UEA - Ministrei a disciplina EPISTEMOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL com carga horária de 60h.
Atividades
-
07/2019 - 07/2019
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EPISTEMOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL
-
01/2019 - 01/2019
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ALDENIZE PINTO DE MELO DO NASCIMENTO e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?