Felipe Pinto de Freitas

Mestre em Design de Artefatos Digitais,2018, CESAR School com o tema:UTILIZANDO O DESIGN THINKING PARA GERAÇÃO DE DIRETRIZES NO AUXÍLIO DA ORGANIZAÇÃO DA ROTINA DE PORTADORES DE TDAH. Certificação em Design Sprint pela Design Sprint Allliance, 2018; Pós Graduado em Planejamento e Gestão em Marketing Digital, pela FECAP, 2007. Especialista em Design da Informação, pela Universidade Federal de Pernambuco, 2001. Graduado em Desenho Industrial/Programação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

Informações coletadas do Lattes em 11/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Design de Artefatos Digitais

2016 - 2018

CESAR Edu
Título: UTILIZANDO O DESIGN THINKING PARA GERAÇÃO DE DIRETRIZES NO AUXÍLIO DA ORGANIZAÇÃO DA ROTINA DE PESSOAS COM TDAH, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Leonardo Augusto Gomez Castillo
Coorientador: Melissa Barbosa Pontes. Palavras-chave: design thinking; TDAH.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Design da Informação

2000 - 2001

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Qual a cara da música de Pernambuco? Análise do Projeto Gráfico de Capas de Cd´s
Orientador: Solange Coutinho

Graduação em Desenho Industrial/Programação Visual

1997 - 2000

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Xilo na Web - Linguagem gráfica para Internet
Orientador: André Neves

Formação complementar

2024 -

AI for Designers. , Interaction Design Foundation, IXDF, Estados Unidos.

2022 - 2024

Accessibility: How to Design for All. (Carga horária: 42h). , Interaction Design Foundation, IXDF, Estados Unidos.

2018 - 2018

Design Sprint. (Carga horária: 16h). , Design Sprint Allliance, DSA, Alemanha.

2014 - 2014

Design Responsivo. (Carga horária: 20h). , cesar school, CESAR SCHOOL, Brasil.

2005 - 2006

MBA em eMBA em Planejamento, Gestão e Marketing Digital. (Carga Horária: 376h). , Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, FECAP, Brasil. , Título: ABC - Inclusão Digital nas escolas e Comunidades. , Orientador: Ricardo Almeida.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.

Participação em eventos

Congresso Nacional de Terapia Ocupacional. Melhorar a Vida de Pessoas com Transtornos Mentais. 2019. (Congresso).

II Salão Pernambuco Design.Um convite de casamento. 2004. (Encontro).

Congresso Internacional de Design. Xilo na Web. 2003. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: IZABELLY MARIA DA SILVA BATISTA

FREITAS, F. P.; CORDEIRO, I. J. D. E.; DURAO, A. F.. Turismo e Chatbots: Um estudo sobre a experiência do usuário no chatbot do Kayak. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.

Produções bibliográficas

  • FREITAS, F. P. . Aikido for Everyone. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, F. P. . WorkShop Colabora Design IoT e Design Thinking. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, F. P. ; PONTES, M. B. ; CASTILLO, L. . UTILIZANDO O DESIGN THINKING PARA GERAÇÃO DE DIRETRIZES NO AUXÍLIO DA ORGANIZAÇÃO DA ROTINA DE PESSOAS COM TDAH. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, F. P. ; HAZIN, V. . WorkShop Colabora Design Wearable vs Acessibilidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, F. P. . Direção de Arte. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

FREITAS, F. P. . Pitang. 2009.

FREITAS, F. P. . SiliconReef. 2009.

FREITAS, F. P. . WorkShop Lighting Decision Jam. 2018. .

FREITAS, F. P. . WorkShop Colabora Design IoT e Design Thinking. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

HAZIN, V. ; FREITAS, F. P. . WorkShop Colabora Design Wearable vs Acessibilidade. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FREITAS, F. P. . Designer: Lava, Passa e Cozinha. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FREITAS, F. P. . MWCN 2001 - Conferência Internacional. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Institucional).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    PD 00063-3090/2023 - Ferramenta Computacional para Power Performance Assessment e Auxílio à Tomada de Decisão de OeM em Tempo Real com base em Estratégias de Manutenção Preditiva, Descrição: Trata-se de uma ferramenta computacional para monitoramento dos fatores de desvio de geração deaerogeradores (Power Performance Assessment) e auxílio à tomada de decisão em tempo real pelas equipes deOperação e Manutenção baseada em estratégias de manutenção preditiva. Este projeto é financiado pelasempresas do grupo CPFL Energia com recursos do programa de PD da ANEEL.Coordenador geral do projeto: Alexandre Carlos Araújo da Costa (CER-UFPE)Vice-coordenador geral do projeto: Gustavo de Novaes Pires Leite (IFPE)Coordenadora pela UFPE: Olga de Castro VilelaCoordenador pelo IFPE: Frederico Duarte de MenezesCoordenador pela FITec: Giovanni Moura de Holanda. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe Pinto de Freitas - Coordenador / Alexandre Carlos Araújo Da Costa - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Fundação para Inovações Tecnológicas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer Industrial Senior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
. Prototipação de Interfaces em Alta Fidelidade. . Disseminação da implementação de Acessibilidade Digital nos artefatos. . Disseminação do uso de ferramentas do Design Thinking nos processos de ideação dos sistemas e aplicativos mobile. Aplicação de IA para construção de artefatos digitais

2019 - 2022

Pitang

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer Pleno 5, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
. Atuação na Liderança no time dos designers . Implementação da cultura do uso de ferramentas de design thinking na instituição, para melhorar colaboração e ideações nos projetos. . Prototipação em alta fidelidade no Figma e Adobe XD

2022 - Atual

eff2design

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer Industrial Senior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
. Atuação no desenvolvimento de protótipos em alta fidelidade para sistemas web e aplicativos . Mentoria dos novos designers

2016 - 2022

eff2design

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Microempreendedor individual, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuando na prototipação e desenvolvimento do Crichton, produto que visa auxiliar na identificação de sinais de transtornos mentais, através de inteligência artificial e proporcionando a visibilidade da saúde mental nas escolas.

2005 - 2016

Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer PL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Projetos de Interfaces e Acessibilidade para WebSites - Testes com o usuário (Usabilidade) - Projetos Gráficos - Identidade Visual - UI Designer - UX Designer

2002 - 2005

WIT - Planejamento e Tecnologia da Informação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 40

Outras informações:
- Projetos de Interfaces para WebSites - Projetos Gráficos - Identidade Visual

1998 - 2000

NT Soluções

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 40

Outras informações:
- Projetos de Interfaces para WebSites - Projetos Gráficos - Identidade Visual

1996 - 1997

Terceira Onda

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de Design, Carga horária: 20

Outras informações:
- Projetos de Interfaces para WebSites