Gabriel Vinícius Brambilla
Formado no curso de Bacharelado em Química - Habilitação: Tecnológica - Ênfase: Materiais pela Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos. Durante a graduação, foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), fazendo parte do Grupo PET Química IQSC, em que desenvolveu projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Foi bolsista CNPq de Iniciação Científica no Laboratório de Espectroscopia de Materiais Funcionais (LEMAF) durante dois anos com o projeto "Síntese e caracterização de nanopartículas luminescentes para aplicação em sistemas supramoleculares", voltado para as áreas da Química, Física e Ciência dos Materiais. Em 2022, iniciou o curso de mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP na área de Desenvolvimento, Caracterização e Aplicação de Materiais.
Informações coletadas do Lattes em 11/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Ciências e Engenharia de Materiais
2022 - Atual
Universidade de São Paulo
Orientador: Andrea Simone Stucchi de Camargo Alvarez Bernardez
Graduação em Química - Opção Tecnológica - Ênfase em Materiais
2017 - 2021
Universidade de São Paulo
Título: Síntese e caracterização de nanopartículas luminescentes para aplicação em sistemas supramoleculares
Orientador: Andrea Simone Stucchi de Camargo Alvarez Bernardez
Formação complementar
2020 - 2020
From Fossil to Renewable Resources ? Opportunities and Challenges for Catal. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2020 - 2020
Analytical Methods to Characterize Nanoparticle/Biological Interactions. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Química nas Férias - 2016: Química Verde. (Carga horária: 24h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Matemática Financeira: Aprendendo o Valor do Dinheiro. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Química nas Férias - 2015: Química dos Esportes. (Carga horária: 24h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2015 - 2015
Pro English - Third Book. (Carga horária: 68h). , MicroPro - Qualificação Profissional, MICROPRO, Brasil.
2014 - 2014
Pro English - Second Book. (Carga horária: 68h). , MicroPro - Qualificação Profissional, MICROPRO, Brasil.
2013 - 2013
Aprendiz em Auxiliar Administrativo. (Carga horária: 160h). , Centro de Aprendizagem e Técnicas Emílio Manzano, CATEM, Brasil.
2013 - 2013
Pro English - First Book. (Carga horária: 68h). , MicroPro - Qualificação Profissional, MICROPRO, Brasil.
2012 - 2012
Programa de Iniciação Científica da OBMEP 2011. (Carga horária: 80h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Participação em eventos
5º Congresso de Graduação. Parceria PET e CG: construindo um instrumento para avaliação do Curso de Bacharelado em Química do IQSC. 2019. (Congresso).
XI Encontro dos PET Química do Estado de São Paulo (EPQuiSP). 2019. (Encontro).
XIX Sudeste PET.Química nas Férias. 2019. (Encontro).
XVII Encontro dos Grupos PET da Uiversidade de São Paulo (EPETUSP). 2019. (Encontro).
X Encontro dos PET Química do Estado de São Paulo (EPQuiSP).Experimentos de Química - Indicadores Naturais, Lâmpada de Lava e Areia Movediça. 2018. (Encontro).
XVI Encontro dos Grupos PET da Universidade de São Paulo (EPETUSP). 2018. (Encontro).
XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2014. (Olimpíada).
8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2012. (Olimpíada).
7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2011. (Olimpíada).
6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2010. (Olimpíada).
Produções bibliográficas
-
BRAMBILLA, G. V. ; ARAI, M. S. ; MERIZIO, L. G. ; BERNARDEZ, A. S. S. C. A. . Synthesis and characterization of upconversion nanoparticles and their applications. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRAMBILLA, G. V. ; ARAI, M. S. ; MERIZIO, L. G. ; BERNARDEZ, A. S. S. C. A. . Síntese e caracterização de nanopartículas luminescentes para aplicação em sistemas supramoleculares. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRAMBILLA, G. V. ; ARAI, M. S. ; MERIZIO, L. G. ; BERNARDEZ, A. S. S. C. A. . Nanopartículas luminescentes por conversão ascendente de energia para aplicações em teranóstica. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2021
Síntese e caracterização de nanopartículas luminescentes para aplicação em sistemas supramoleculares, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gabriel Vinícius Brambilla - Integrante / Andrea Simone Stucchi de Camargo Alvarez Bernardez - Coordenador.
-
2019 - 2020
Nanopartículas luminescentes por conversão ascendente de energia para aplicações em teranóstica, Descrição: Devido ao uso excessivo e indiscriminado de antibióticos, o número de microrganismos resistentes a esses medicamentos tem crescido progressivamente tornando-se uma ameaça à saúde pública mundial. Atualmente, doenças infecciosas superam todos os tipos de câncer em termos de mortalidade. Um dos maiores desafios relacionados a esse problema é o desenvolvimento de testes diagnósticos para detecção rápida e precoce das bactérias para que pacientes infectados com esses patógenos possam ser identificados e para que os protocolos de tratamento apropriados possam ser introduzidos de forma rápida e eficiente. Devido a todas as vantagens associadas à absorção na região do infravermelho seguida de emissão na região do visível, nanopartículas emissoras de luz por conversão ascendente de energia (UCNPs) podem ser utilizadas como transdutoras de fluorescência em sensores e sistemas de bioimageamento. No LEMAF ? Laboratório de Espectroscopia de Materiais Funcionais no IFSC/USP, UCNPs de YNaF4 dopadas com os íons lantanídeos Er3+ e Yb3+ tem sido obtidas com a fase estrutural cúbica e demonstraram ser eficientes para gerar emissão no vermelho (650 nm) e no verde (540 nm) sob excitação no infravermelho próximo (980 nm). No entanto, sabe-se que a fase hexagonal desta nanopartículas pode gerar eficiências ainda mais altas permitindo aplicações de alta relevância em saúde pública. Assim sendo, este projeto tem como objetivo a síntese e caracterização estrutural e espectroscópicas de UCNPs hexagonais de NaYF4:Er3+/Yb3+ para serem posteriormente aplicadas em um projeto de DR do grupo cujo objetivo é o desenvolvimento de um biossensor em papel para patógenos no qual a detecção e quantificação do sinal possam ser realizadas por imagens digitais obtidas por aparelhos celulares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gabriel Vinícius Brambilla - Integrante / Andrea Simone Stucchi de Camargo Alvarez Bernardez - Coordenador.
Prêmios
2012
Menção Honrosa, 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2011, Ministérios da Ciência Tecnologia e Inovação, e da Educação.
2012
Menção Honrosa, 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2012, Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Educação; IMPA.
2010
Menção Honrosa, 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2010, Ministérios da Ciência Tecnologia e Inovação, e da Educação.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de São Paulo, Instituto de Física de São Carlos, Departamento de Física e Ciência Interdisciplinar. , Avenida João Dagnone, Loteamento Habitacional São Carlos 1, 13563120 - São Carlos, SP - Brasil, Telefone: (16) 33738658
Experiência profissional
2019 - Atual
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 10
2017 - 2019
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Educação Tutorial (PET), Carga horária: 20
Outras informações:
O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do Governo Federal brasileiro de estímulo a atividades de pesquisa, ensino e extensão universitária, no nível de graduação, a fim de complementar a formação do aluno no ensino superior.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gabriel Vinícius Brambilla e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?