Adriana Vital Santana
Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Salgado de Oliveira (2004). Atualmente é professora - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TERESÓPOLIS, atuando na função de chefe do setor da Educação Especial e Inclusiva - Professora do Ensino Médio da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, atuando na função de orientador educacional, além disso atuou como professora de Língua Portuguesa e Literatura dos finais da ESCOLA GEORGE MARCH. Na secretaria municipal de educação, já atuou na função de coordenadora da Educação do Campo e da Diversidade. Nesse lugar, organizava reuniões com as coordenadoras de todas as escolas para discutir temas acerca da diversidade, além disso, promovia reuniões em escolas para levar assuntos pertinentes às diferenças que atravessam as escolas e organizava seminários que davam voz ao professor par apresentar práticas promotoras da inclusão de todas os grupos oprimidos . Com as escolas do campo, organizei seminários anuais para articular propostas capazes de pensar o currículo para as escolas do campo.Além das atividades acima, atuei como tutora da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná - no curso de Letras.Concluiu em dezembro de 2016 o curso de Licenciatura em Pedagogia através do Consórcio CEDERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro.Participou do Summer Camp-2018- adquirindo a habilitação de Floortime Player.Participou do curso DIR-101 - Introdução ao DIR Floortime (ICDL). Colaborou como voluntária com a ONG CTA-TEIA CENTRO TERAPÊUTCOS PARA AUTISTAS, realizando atendimentos psicopedagógicos.Cursou Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade UNINTER. Certificada no curso de Aprofundamento em Psicopedagogia e Neurociências pelo INEPPSIN - INSTITUTO INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA EM PSICOPEDAGOGIA E NEUROCIÊNCIAS.ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL PELA UNINTERConclui o curso DIR-FLOORTIME pela Instituição PROFECTUM, o qual habilita para atuar como terapeuta DIR FLOORTIME, Em 2023 concluí a Especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica, na sequência, em 2024, Pós-Graduação em nível de Especialização em Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce: com ênfase no modelo centrado na família.Ainda em 2024 iniciei a Pós Graduação em Inteligência Parental, formação ainda em curso.
Informações coletadas do Lattes em 10/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Pós-Graduação em Inteligência Parental
2024 - Atual
Psimama Educação Ltda
Título: DISPENSADO
Orientador: DISPENSADO
Especialização em Pós-Graduação em Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce: com ênfase
2023 - 2024
Instituto Inclusão Eficiente
Título: DISPENSADO
Orientador: DISPENSADO
Especialização em Especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica
2022 - 2023
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: INTERVENÇÃO PRECOCE A FAVOR DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO ESPAÇO ESCOLAR: família no centro do processo de ensino-aprendizagem das crianças com Transtorno do Espectro Autista
Orientador: Ms. Vanessa Canuto Coelho
Especialização em Pós-graduação - Psicomotricidade no Autismo e Outros Transtornos do Desenv
2019 - 2021
CBI OF MIAMI
Título: DISPENSADO
Orientador: DISPENSADO
Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
2018 - 2019
Centro Universitário Internacional
Título: O PROCESSAMENTO SENSORIAL: CAMINHOS QUE OPORTUNIZAM A LEGIBILIDADE ESCRITA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA
Orientador: KUHLKAMP, MOACIR CESAR
Especialização em LINGUÍSTICA APLICA AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
2004 - 2005
Universidade Salgado de Oliveira
Título: OS DIVERSOS FALARES
Orientador: PROFESSOR EDUARDO KENNEDY
Aperfeiçoamento em Aprimoramento Profissional no Modelo DIR/Floortime: Da Teoria à Prática
2023 - 2024
FACULDADE BRASÍLIA - FBr, FBr
Título: DISPENSADO. Ano de finalização: 2024
Orientador: DISPENSADO
Graduação em Pedagogia
2012 - 2016
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: HOMOSSEXAULIDADE NOS ESPAÇOS ESCOLARES: É preciso tocar nesse assunto
Orientador: Nilce Bertolino
Formação complementar
2019 - 2019
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA COM ENFOQUE NEUROPSICOPEDAGÓGICO. (Carga horária: 14h). , PSICOPEDAGOGIA BRASIL, SIMAIA, Brasil.
2018 - 2019
Curso de Aprofundamento em Psicopedagogia e Neurociências. (Carga horária: 120h). , INSTITUTO INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA EM PSICOPEDAGOGIA E NEUROCIÊN, INEPPSIN, Brasil.
2018 - 2018
Floortime Player. (Carga horária: 180h). , Centro de Desenvolvimento Infantil, CDI, Brasil.
2018 - 2018
DIR 101. (Carga horária: 12h). , ICDL, ICDL, Estados Unidos.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Organização de eventos
SANTANA, A. V. . FLICT- PRO ARTE- FEIRA DO LIVRO E DA LEITURA DE TERESÓPOLIS ? Palestra: Literatura Inclusiva na Escola. 2024. .
SANTANA, A. V. . IMERSÃO INCLUSIVA. 2024. (Outro).
Participação em eventos
II SEMINÁRIO AMA LEITURA - 2025.A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA COMO DIREITO DA CRIANÇA E DO JOVEM. 2025. (Seminário).
II SEMINÁRIO AMA LEITURA - 2025.A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA COMO DIREITO DA CRIANÇA E DO JOVEM. 2025. (Seminário).
PROGRAMA EDUCAÇÃO INTEGRADA. 2012. (Encontro).
8ª JORNADA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2011. (Outra).
7ª JORNADA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2010. (Outra).
I ENCONTRO DE FORMADORES DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA. 2010. (Encontro).
II ENCONTRO DE FORMADORES DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA. 2010. (Encontro).
COLE. 2009. (Congresso).
II Congresso Internacional de Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem. 2009. (Congresso).
Minicurso " A análise do discurso e a noção de sujeito". 2009. (Outra).
Minicurso "Aspectos da linguística cognitiva". 2009. (Outra).
X Fórum de Estudos Linguísticos- Língua Portuguesa - descrição e Ensino - UERJ. 2009. (Outra).
Curso de Extensão a distância - MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - CICLO BÁSICO. 2008. (Outra).
Curso de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2008. (Outra).
Tutoria, Mediação e Inclusão. 2008. (Seminário).
Linguagens Códigos e suas Tecnologias - PUC. 2007. (Outra).
PROFA - PROGRAMA DE FORM. DE PROFS. ALFABETIZADOS. 2002. (Outra).
Programa Nacional de Form. Continuada Profs. PCN em Ação/Alfabetização. 2002. (Outra).
Produções bibliográficas
-
SANTANA, A. V. . Humanizando a máquina. Revista de Educação Publica (UFMT) , 2012.
-
SANTANA, A. V. . Programa Educação Integrada: ampliando o sentimento de pertença dos sujeitos campesinos - educação como um direito que emancipa o cidadão.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA, A. V. . Programa Educação Integrada: retomando a discussão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTANA, A. V. . Cabelo: uma relação de identidade e poder entre os grupos sociais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA, A. V. . Seminário GDE +5. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TERESÓPOLIS, depto. de educação. , Av. Feliciano Sodré, Várzea, 25000000 - Teresópolis, RJ - Brasil, Telefone: (021) 3643, Ramal: 1823
Experiência profissional
2007 - Atual
Secretaria de Educação do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 16
2006 - 2021
Escola George MarchVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 21
2000 - Atual
Secretaria Municipal de Educação de TeresópolisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CHEFE DO SETOR DA ED. ESPECIAL E INCLUSIVA, Carga horária: 20
2016 - 2018
Universidade Norte do ParanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutora
Outras informações:
Atuo como tutora do curso de Letras na modalidade à distância.
2019 - 2024
Instituto Allma IncluserVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: TERAPEUTA -, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenava tecnicamente as atuações dos terapeutas, além disso realizava todas as avaliações dos pacientes que iniciavam os atendimentos terapêuticos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adriana Vital Santana e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?