Amanda Caroline Alves Correa
Amanda Correa é artista da dança, professora e pesquisadora.Bacharel e Licenciada em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi, cursou o programa Summer School da escola internacional de dança P.A.R.T.S. (Performing Arts Research and Training Studios), em Bruxelas. Foi aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança da Universidade Federal da Bahia (PRODAN/UFBA). Também participou dos cursos livres da Escola de Dança de São Paulo (EDASP).Sua trajetória corporal teve início na ginástica artística, base que influenciou sua formação em dança. Atuou como intérprete nas companhias Mariana Muniz de Dança e Teatro, Núcleo Aqui Mesmo e Grupo Roletanz. Em parceria com a artista Cida Serafim, criou o Núcleo Destempos como desdobramento de seu Trabalho de Conclusão de Curso em Dança, dando origem ao espetáculo Retrato de uma Fronteira Intermitente. Atualmente, dirige o núcleo de forma solo, desenvolvendo projetos autorais em dança contemporânea.Participou do grupo de pesquisa Abrigos Poéticos, vinculado à Universidade Anhembi Morumbi (SP). Atualmente, integra os projetos de extensão ImproLAB CORPOLUMEN, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA, e Zona em Obras, do Grupo de Pesquisa GIPE_CIT, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA.Atuou como educadora em projetos culturais, escolas privadas e em cursos de formação em dança, e também na preparação corporal de grupos teatrais.Atualmente, é professora de Dança Contemporânea nos cursos livres da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) e na Escola Ballet Ana Campello, em Salvador.
Informações coletadas do Lattes em 10/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Dança
2007 - 2010
Universidade Anhembi Morumbi
Título: O uso de estados corporais para a construção do corpo cênico no processo de criação em Dança
Orientador: Silvia Maria Geraldi e Valeria Cano Bravi
Bolsista do(a): .
Graduação em Dança
2007 - 2010
Universidade Anhembi Morumbi
Título: EDUCAÇÃO CORPORAL E O ENSINO DE DANÇA PARA CRIANÇAS
Orientador: Silvia Geraldi
Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Formação complementar
2025 - 2025
Extensão universitária em Zona em Obras. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2025 - 2025
Extensão universitária em ImproLAB Corpolumen: Acontecimento cênico com música e iluminação ao vivo. (Carga horária: 13h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2025 - 2025
TÓPICOS ESPECIAIS EM DANÇA: RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS E PEDAGÓGICAS. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2024 - 2024
Extensão universitária em ImproLAB Corpolumen: jogos de Improvisação em tempo-real. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2023 - 2023
Residência Artística. (Carga horária: 600h). , Centro de Referencia da Dança, CRD, Brasil.
2022 - 2022
Processos de deslocamento das danças cênicas: poéticas dos tempos, poéticas. (Carga horária: 105h). , Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo, ECA, Brasil.
2021 - 2022
Dança Contemporanea com Vanessa Macedo. (Carga horária: 96h). , Kasulo Espaço de Arte, KASULO, Brasil.
2008 - 2020
Dança Contemporanêa. (Carga horária: 700h). , Cia. Fragmento de Dança, CFD, Brasil.
2017 - 2017
Residência Arte e Psiquiatria. (Carga horária: 600h). , Gaia Arte e Saúde, GAIA, Brasil.
2016 - 2017
Ballet Classico. (Carga horária: 320h). , Escola de Dança de São Paulo, EDASP, Brasil.
2016 - 2016
Residência Artística : De corpo a corpo Cia Fleur du Peau. (Carga horária: 30h). , Centro Cultural São Paulo, CCSP, Brasil.
2014 - 2014
Workshop Ultima Vez: Contemporary Dance. (Carga horária: 20h). , Ultima Vez - Wim Vandekeybus, ULTIMA VEZ, Bélgica.
2014 - 2014
Summer School 2014. (Carga horária: 120h). , PARTS: School for contemporary dance, P.A.R.T.S., Bélgica.
2014 - 2014
Dança Contemporanea. (Carga horária: 30h). , DANSCENTRUMJETTE, DANSCENTRUMJETTE, Bélgica.
2007 - 2014
Dança Contemporanêa. (Carga horária: 700h). , Cia Carne Agonizante, CCA, Brasil.
2008 - 2012
Dança Moderna - Marta Graham. (Carga horária: 700h). , Cia Danças Claudia de Souza, CIA DANÇAS, Brasil.
2010 - 2010
Dança Contemporanea e Dança Teatro. (Carga horária: 380h). , Cia. Corpos Nômades, CN, Brasil.
2007 - 2009
Ballet Clássico Royal 4,5 e 6 grau. (Carga horária: 384h). , Escola Andrea Campello,, EAC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: performance.
Participação em eventos
Festa Literária de Ilhéus.Ambulatorial. 2024. (Outra).
Masterclass: Janaína Leite- FESTIVAL PORTO ALEGRE EM CENA. 2020. (Outra).
mesa Cuidados, Subjetividades e Pandemia -Do Caos ao Cais: Insubmissões em Pandemia - Grupo Es. 2020. (Outra).
Mesa Educação e Pandemia -Do Caos ao Cais: Insubmissões em Pandemia - Grupo Estudantes da Diferença e PHALA -. 2020. (Outra).
Mesa Virtual: criatividade e o coletivo em tempos de confinamento UNIDANÇA. 2020. (Outra).
Mesa Virtual: Pedagogia da dança em tempos de confinamento - UNIDANÇA. 2020. (Outra).
IX Semana de Formação do Programa de Iniciação Artística (PIÁ). 2019. (Outra).
Produções bibliográficas
-
CORREA, A. C. A. . Etnografias Performatibvas em Isolamento - grupo Arteiros em Tela. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORREA, A. C. A. ; PEREIRA, A. B. . Corpo, Dança e Cidade. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
CORREA, A. C. A. . Bzzz8. 2025. Coreográfica.
CORREA, A. C. A. . Solos Compartilhados. 2024. Coreográfica.
FAVERO, J. ; MAFRA, F. G. ; Albano, Vinicius ; CORREA, A. C. A. . Documentário Ocupação Corpo. 2023. Audiovisual.
MUNIZ, Mariana ; CORREA, A. C. A. . Gestos. 2023. Coreográfica.
CORREA, A. C. A. . A Raposinha Astuta. 2023. Coreográfica.
CORREA, A. C. A. . Puxadinho. 2022. Coreográfica.
CORREA, A. C. A. . Pracinha. 2021. Performática.
CORREA, A. C. A. . DOC.Dança ou uma casa não é mais uma casa. 2021. Audiovisual.
MORAES, C. ; CORREA, A. C. A. . Transbordar. 2019. Performática.
CORREA, A. C. A. . Ambulatorial. 2018. Coreográfica.
CORREA, A. C. A. ; MORAES, C. . EntreLadeiras. 2016. Performática.
MUNIZ, Mariana ; CORREA, A. C. A. . In-Corpo-R- Ações. 2013. Coreográfica.
CORREA, A. C. A. . Retrato de uma fronteira intermitente. 2011. Coreográfica.
CORREA, A. C. A. . Penetráveis. 2011. Coreográfica.
CORREA, A. C. A. . Nucleares. 2011. Coreográfica.
Prêmios
2023
Guia da Folha 2023 - Gestos, melhor espetáculo do ano (júri popular), Folha de São Paulo.
2020
RespirArte, Funarte.
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - 2014
Cia Mariana Muniz de Teatro e DançaVínculo: cooperativado, Enquadramento Funcional: bailarina, Carga horária: 20
Outras informações:
Companhia de Dança e Teatro criada e dirigida por Mariana Muniz que tem como pesquisa investigações com teatro e dança contemporânea.
2015 - 2020
Núcleo Aqui MesmoVínculo: autonomo, Enquadramento Funcional: bailarina performer, Carga horária: 8
Outras informações:
Núcleo artístico paulistano, concebido e criado em 2012 pela
dançarina e arquiteta Carmen Morais em parceria com Lígia Rizzo e Thaís Ushirobira ? artistas da dança. Tem como projeto de pesquisa Dança, Performance, Arte Site-specific/In-situ - proposições artísticas ?com? o espaço urbano e público.
2020 - Atual
Nucleo DestemposVínculo: autonomo, Enquadramento Funcional: diretora e bailarina performer, Carga horária: 12
Outras informações:
Nucleo de Dança criado pelas artistas Amanda Correa e Cida Sena tem como estudo o uso dos estados corporais na criação artística. Atualmente pesquisa a relação do corpo com patrimônio, espaço , urbano e a historicidade do gesto.
2020 - 2021
Instituto Olga KosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutora de Dança, Carga horária: 40
Outras informações:
Instrutora de Dança no projeto Corpo Sonoro
2019 - 2019
Programa de Iniciação ARtística - PIÁVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: artista educadora, Carga horária: 40
Outras informações:
Programa de Iniciação Artística da Secretaria Municipal de Cultura - programa da divisão de formação. Artista educadora na edição 2019 na Casa de Cultura M?Boi Mirim e CÉU Vila do Sol.
2010 - 2011
Cia Danças Claudia de SouzaVínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 8
Outras informações:
Companhia de Dança que investiga a fusão de diversas técnicas e estímulos originalmente entre a Dança Clássica e Dança Moderna e, depois, a Capoeira, expandindo-se para o universo das Danças Sociais Brasileiras, das Artes Visuais, da Improvisação, do Teatro e de outras mídias.
2009 - 2010
Cia Corpos NômadesVínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: bailarina, Carga horária: 6
2017 - 2018
Gaia Arte e SaúdeVínculo: residente artístico, Enquadramento Funcional: bailarina e coreografa, Carga horária: 8
2008 - 2010
Universidade Anhembi MorumbiVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: artista educadora, Carga horária: 4
Outras informações:
Artista Educadora no projeto de extensão "Todos na Dança" do curso de graduação em Dança da Universidade Anhembi Morumbi. Ministrava oficinas de Dança Contemporânea e Dança Clássica para adultos e crianças de 7 a 12 anos.
2011 - 2023
Acadamia de Musica e Ballet Elza PradoVínculo: autonoma, Enquadramento Funcional: professora e coordenadora, Carga horária: 12
Outras informações:
Coordenadora e professora de ballet e contemporâneo para crianças e adultos.
2022 - 2024
Escola PicolinoVínculo: autonoma, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 10
Outras informações:
Artista educadora da disciplina extracurricular Dança e Expressão Corporal para crianças de 01 a 05 anos.
2023 - Atual
Coletivo de Teatro SementesVínculo: autonoma, Enquadramento Funcional: preparadora corporal e diretora de movimento, Carga horária: 4
Outras informações:
Preparadora Corporal e diretora de movimento do Coletivo Sementes do Projeto "Beco Itororó" EDITAL PROAC N47/2022. 2023
2021 - 2023
Grupo RoletanzVínculo: autonoma, Enquadramento Funcional: preparadora corporal e diretora de movimento, Carga horária: 6
Outras informações:
Artista performer e assistente de direção do grupo Roletanz - direção José Arthur.
2024 - Atual
Fundação Cultural do Estado da BahiaVínculo: autonoma, Enquadramento Funcional: professora de Dança Contemporânea, Carga horária: 2
2024 - Atual
Studio de Ballet Ana CampelloVínculo: autonoma, Enquadramento Funcional: professora de Ballet Clássico, Carga horária: 10
2022 - 2023
Impulso ColetivoVínculo: autonoma, Enquadramento Funcional: Diretora de Movimento, Carga horária: 5
Outras informações:
Diretora de Movimento da Peça "Casa de Fayola"- direção Camila Andrade e Jorge Peloso".
2008 - 2010
TEATRO DE DANÇAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: EStagiária, Carga horária: 30
Outras informações:
Estagiária pela Secretaria do Estado de Cultura de São Paulo , gerida pela OS da Cultura APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Amanda Caroline Alves Correa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?