Walter da Silva Pereira Junior

Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialista em Gestão Cultural pelo Centro Universitário SENAC/SP, Mestre em Memória e Acervos pela Fundação Casa de Rui Barbosa. Cursa Especialização em Museografia e Patrimônio Cultural pelo Centro Universitário Claretiano. Analista Técnico Executivo/Historiador no Arquivo Nacional, onde atua do programa de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira (MAPA), voltado para o estudo da história administrativa e seu uso na instituição arquivística. Coordenador do Centro de Memória do Grêmio Recreativo Cacique de Ramos e articulador da Rede de Acervos do Samba do Rio de Janeiro. Atualmente é bolsista da Fundação Casa de Rui Barbosa através do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área da Cultura, no projeto ''Histórias, narrativas e memórias, a trajetória do Museu Casa de Rui Barbosa por seus funcionários''. Atua em iniciativas de história pública e patrimônio cultural, com ênfase em curadoria, difusão de acervos e história oral. Pesquisa políticas de memória, patrimônio documental e redes de sociabilidade do samba do Rio de Janeiro.

Informações coletadas do Lattes em 28/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Memória e Acervos

2019 - 2021

Fundação Casa de Rui Barbosa
Título: Hiram Araújo e a institucionalização de acervos no Centro de Memória do Carnaval da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, Ano de Obtenção: 2021
Isabel Idelzuite Lustosa da Costa.Palavras-chave: memória; instituição de memória; carnaval; centro de memória; escola de samba; arquivos. Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Memória e Acervos. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.

Especialização em andamento em Museografia e Patrimônio Cultural

2025 - Atual

Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT

Especialização em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado

2024 - 2025

Centro Universitário Senac
Título: Não houve

Graduação em História

2008 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A invenção do carioca durante a Exposição Internacional do Centenário da Independência (1921-1923)
Orientador: Marcos Luiz Bretas da Fonseca

Formação complementar

2024 - 2024

História oral em museus: diálogos com a história pública. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de História Oral, ABHO, Brasil.

2023 - 2023

História oral: produção, difusão e temas socialmente vivos. (Carga horária: 32h). , Associação Brasileira de História Oral, ABHO, Brasil.

2023 - 2023

Saber Museus. (Carga horária: 140h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2022 - 2022

Cultura visual, arquivos e curadorias em histórias negras. (Carga horária: 12h). , Associação Nacional de História - Sede, ANPUH/Sede, Brasil.

2021 - 2021

Curso de Formação em História Oral. (Carga horária: 32h). , Associação Brasileira de História Oral, ABHO, Brasil.

2021 - 2021

2º Curso de Introdução à História Pública. (Carga horária: 40h). , Rede Brasileira de História Pública, RBHP, Brasil.

2020 - 2020

Educação para o patrimônio: pensando em acervos documentais. (Carga horária: 6h). , Arquivo Central e Centro de Conservação da Memória da UFJF, UFJF, Brasil.

2020 - 2020

Oficina de Criação de Filmes Lanterna Mágica. (Carga horária: 50h). , Arquivo Nacional, AN, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Gestão de documentos. (Carga horária: 14h). , Casa de Oswaldo Cruz/ Fundação Oswaldo Cruz, COC/ FIOCRUZ, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Curadoria de Acervos Digitais com a Plataforma Tainacan. (Carga horária: 28h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Conservação de Documentos Fotográficos. (Carga horária: 20h). , Casa de Oswaldo Cruz/ Fundação Oswaldo Cruz, COC/ FIOCRUZ, Brasil.

2016 - 2016

VI Curso de Preservação de Acervos Científicos e Culturais. (Carga horária: 40h). , Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Instituições de Memória e Documentação. (Carga horária: 28h). , Casa de Oswaldo Cruz/ Fundação Oswaldo Cruz, COC/ FIOCRUZ, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Acervos pessoais e história oral: reflexões em torno de uma prática.. (Carga horária: 28h). , Casa de Oswaldo Cruz/ Fundação Oswaldo Cruz, COC/ FIOCRUZ, Brasil.

2011 - 2011

Memória da Cidade - História e patrimônio urbano. (Carga horária: 24h). , Caixa Cultural Rio de Janeiro, CC, Brasil.

2010 - 2010

O Rio de Janeiro e o Brasil em torno de 1850. (Carga horária: 20h). , Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.

2008 - 2008

D. João e a Cidade do Rio de Janeiro: 1808 - 2008. (Carga horária: 17h). , Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, IHGB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Rio de Janeiro.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Oral.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Patrimônio Cultural.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Memória e Acervos.

Organização de eventos

PEREIRA JUNIOR, W. . Fórum dos Coletivos de História Oral. 2024. (Outro).

Participação em eventos

Encontro da Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro (REM-RJ),.Centro de Memória do Cacique de Ramos. 2024. (Encontro).

Visita técnica Arquivo Histórico de Joinville - Núcleo de História Oral (AHJ) - XVII Encontro Nacional de História Oral. 2024. (Outra).

XIII Seminário Internacional de Políticas Culturais. 2024. (Seminário).

XVII Encontro Nacional de História Oral. 2024. (Congresso).

15º Encontro Regional Sudeste de História Oral: Memória Corpo Mundo. 2023. (Congresso).

Festival Novas Frequências - "Nos Embalos da Tamarineira, Mamãe eu vou Caciquear!". Cacique de Ramos: lugares e afetos. 2023. (Exposição).

IV Colóquio Gestão do Patrimônio Cultural - Direitos do Patrimônio Cultural. 2022. (Outra).

Seminário Memória, Educação e Trabalho em Debate. 2022. (Seminário).

Seminário Memória, Educação e Trabalho em Debate - Memória, Arquivos Escolares e Educação Patrimonial. 2022. (Seminário).

Seminário Nunca foi sobre dar voz - Por mediações dialógicas em história oral. 2022. (Seminário).

XVI Encontro Nacional de História Oral - Pandemia e Futuros Possíveis. 2022. (Congresso).

31º Simpósio Nacional de História. 2021. (Simpósio).

III Colóquio Gestão do Patrimônio Cultural: educação patrimonial e acervos culturais. 2021. (Outra).

X Seminário Nacional do Centro de Memória-Unicamp. 2021. (Seminário).

X Seminário Nacional do Centro de Memória-Unicamp.Arquivos Dr. Hiram Araújo: história e memória de um conjunto documental do carnaval carioca. 2021. (Seminário).

Arquivos da quarentena: Como a história pública pode documentar uma pandemia e suas ressonâncias no presente? - -Unifesp. 2020. (Seminário).

Encontro Nacional de História Oral - Narrativas Orais, Ética e Demomocracia. 2020. (Congresso).

LPPE em tempos de Covid-19/ Nos limites da História: usos e abusos da História Pública. 2020. (Encontro).

QUEERizar os arquivos? Unifesp. 2020. (Outra).

Seminários do CDOCARREMOS - Estudos sobre a documentalidade as perspectivas de Bernd Frohmann. 2020. (Seminário).

1º Fórum Fiocruz de Memória. 2018. (Seminário).

I Encontro de Departamentos Culturais das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. 2014. (Encontro).

Pensar Hoje II - "Pensar a Educação" - Academia Brasileira de Letras. 2012. (Outra).

Pensar Hoje II - "Pensar a História" - Academia Brasileira de Letras. 2012. (Outra).

Biblioteca Fazendo História: Brasil e Estados Unidos: Somos tão diferentes?. 2011. (Outra).

História e Culturas Urbanas: Algumas relações entre moda e transformação urbana na belle époque carioca - Fundação Casa de Rui Barbosa. 2011. (Outra).

Museu e Memória - 9ª Semana de Museu/ Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. 2011. (Outra).

A invenção de um Brasil musical/ Centro Cultural Banco do Brasil. 2010. (Seminário).

I Seminário Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ. 2010. (Seminário).

Noel Rosa: um carioca de 1910/ Fundação Casa de Rui Barbosa. 2010. (Seminário).

A questão republicana na atualidade/ Fundação Casa de Rui Barbosa. 2009. (Seminário).

Biblioteca Fazendo História: A Guerra da Independência. 2009. (Outra).

Biblioteca Fazendo História: Invasões francesas: planos secretos, conquistas & fracassos. 2009. (Outra).

Diogo Álvares Caramuru 500 Anos - Academia Brasileira de Letras. 2009. (Outra).

Diálogos e Aproximações: Seminário de Pesquisa de Pós-Graduação em História da UFRJ. 2008. (Seminário).

Docência em História: o Antagonismo entre a Academia e Sala de Aula/ UERJ. 2007. (Outra).

VI Semana de História - Departamento de História/UERJ. 2007. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • PEREIRA JUNIOR, W. . 'Quero esquecer a vida, cair na avenida, me perder no povo': o Cacique de Ramos nas ruas do Centro do Rio de Janeiro. Revista Interdisciplinar do Theatro Municipal do Rio de Janeiro , v. 1, p. 109-122, 2024.

  • RANGEL, K.S. ; PEREIRA JUNIOR, W. . A síncopa do samba e a organicidade: organização do acervo do Centro de Memória Domingos Félix do Nascimento (Cacique de Ramos). VENTILANDO ACERVOS , v. Especial, p. 149-166, 2022.

  • PEREIRA JUNIOR, W. . Três tempos para o museu do carnaval do Rio de Janeiro. VENTILANDO ACERVOS , v. Especial, p. 207-239, 2022.

  • PEREIRA JUNIOR, W. . O malandro e a baiana sambaram na Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil: discursos sobre a identidade carioca e nacional em 1923. CANTAREIRA (UFF) , v. 34, p. 655-674, 2021.

  • PEREIRA JUNIOR, W. . A institucionalização de acervos no Centro de Memória do Carnaval da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (2002 - 2004). Revista do Laboratório de pesquisa CDOC-ARREMOS , v. 5, p. 60-76, 2020.

  • RANGEL, A. M. S. ; PEREIRA JUNIOR, W. ; CARDOSO, R. M. . Histórias, narrativas e memórias, a trajetória do Museu Casa de Rui Barbosa por seus funcionários. In: 15º Encontro Regional Sudeste de História Oral, 2023, São Paulo. 15º Encontro Regional Sudeste de História Oral: Memória Corpo Mundo - Textos completos. São Paulo: Associação Brasileira de História Oral, 2023.

  • RANGEL, A. M. S. ; PEREIRA JUNIOR, W. ; CARDOSO, R. M. . A construção da memória oral dos funcionários do Museu Casa de Rui Barbosa. In: 4º Encontro Internacional História e Parcerias, 2023, Rio de Janeiro. Textos Completos do 4o Encontro Internacional História & Parcerias. Rio de Janeiro: ANPUH-RJ, 2023. p. 34-43.

  • PEREIRA JUNIOR, W. . Os acervos de história oral do Centro de Memória do Cacique de Ramos. In: XVI Encontro Nacional de História Oral - Pandemia e Futuros Possíveis, 2022, Rio de Janeiro. Pandemia e Futuros Possíveis: Anais do XVI Encontro Nacional de História Oral, 2022.

  • PEREIRA JUNIOR, W. . Museu Histórico Portelense: apontamentos sobre a trajetória de um acervo de fontes orais do samba carioca. In: XV Encontro Nacional de História Oral, 2020, Online. ANAIS ELETRÔNICOS DO XV ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ORAL ?Narrativas Orais, Ética e Democracia?, 2020.

  • PEREIRA JUNIOR, W. . O acervo documental do Centro de Memória do Grêmio Recreativo Cacique de Ramos: formação, potencialidades e relações com o patrimônio. In: IV Seminário Nacional de História e Patrimônio Cultural, 2022, Cidade de Goiás. Caderno de Resumos do IV Seminário Nacional de História e Patrimônio Cultural. Goiás: ANPUH Brasil, 2022. p. 120-120.

  • PEREIRA JUNIOR, W. . Centro de Memória do Cacique de Ramos: reflexões sobre projetos de memória no ambiente do samba e do carnaval. In: Encontro Internacional História e Parcerias, 2019, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do 2º Encontro Internacional História & Parcerias.. Rio de Janeiro: Anpuh-Rio, 2019. v. 2. p. 240-241.

  • PEREIRA JUNIOR, W. ; ITAGUAY, JUNIOR ; CEZARI, A. . Cacique de Ramos, legado e cultura. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA JUNIOR, W. . A formação do acervo de memórias dos trabalhadores do Museu Casa de Rui Barbosa [Seminário do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na área da Cultura]. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA JUNIOR, W. . O Museu Casa de Rui Barbosa na visão dos seus trabalhadores (1968-2020) [XVII Encontro Nacional de História Oral]. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA JUNIOR, W. . Organização e difusão do acervo do Centro de Memória do Cacique de Ramos [I Encontro de Arquivo, Cultura e Justiça Social]. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, R. M. ; PEREIRA JUNIOR, W. . Histórias, narrativas e memórias: a trajetória do Museu Casa de Rui Barbosa por seus funcionários [15º Encontro Regional Sudeste de História Oral]. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA JUNIOR, W. . Formação em Mediação Artística e Cultural - Mesa 'Eu Sou Cacique' [PROPGPEC - Colégio Pedro II]. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA JUNIOR, W. ; NORONHA, C. . Roda de Conversa Embalos das Folhas do Tempo - Festival Novas Frequências. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA JUNIOR, W. . Os acervos de história oral do Centro de Memória do Cacique de Ramos [XVI Encontro Nacional de História Oral - Pandemia e Futuros Possíveis]. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA JUNIOR, W. . Apresentação do número especial da revista Ventilando Acervos - 'Acervos e memórias dos carnavais do Brasil' [3º Seminário Internacional Patrimônios Inquietos - Paço do Frevo]. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA JUNIOR, W. ; RANGEL, K.S. . O acervo documental do Centro de Memória do Grêmio Recreativo Cacique de Ramos: formação, potencialidades e relações com o patrimônio [IV Seminário Nacional de História e Patrimônio Cultural]. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA JUNIOR, W. . Hiram Araújo e a institucionalização de acervos no Centro de Memória do Carnaval da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro [31º Simpósio Nacional de História]. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA JUNIOR, W. . Arquivos Dr. Hiram Araújo: história e memória de um conjunto documental do carnaval carioca. [X Seminário Nacional do Centro de Memória-Unicamp]. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA JUNIOR, W. . A institucionalização de acervos no Centro de Memória do Carnaval da Liesa (2002-2004) [5º Seminário de Pesquisa do CDOC-ARREMOS]. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA JUNIOR, W. . Museu Histórico Portelense: apontamentos sobre a trajetória de um acervo de fontes orais do samba carioca. [XV Encontro Nacional de História Oral]. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA JUNIOR, W. . Memórias dos Portelenses: um acervo de história oral em uma escola de samba' [Café com Arquivo: acervos audiovisuais em debate - CPDOC/FGV-Unirio]. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA JUNIOR, W. . Departamento Cultural da Portela e História Pública [I Seminário Escolas de Samba: história pública, saberes e arte - UFF)]. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA JUNIOR, W. . Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro: Dicionário da Administração Pública Brasileira do Período Vargas/MAPA/Arquivo Nacional, 2026 (Verbete).

  • PEREIRA JUNIOR, W. . Romero Estelita Cavalcanti Pessoa. Rio de Janeiro: Dicionário Biográfico da Adm. Pública Brasileira do Período Vargas (1930-1945)/MAPA/Arquivo Nacional, 2026 (Verbete).

  • PEREIRA JUNIOR, W. . Arlindo e Zeca, do Cacique - 'Café Cacique' - Site do Centro de Memória do Cacique de Ramos 2023 (Artigo).

  • MOURA, R. M. ; PEREIRA JUNIOR, W. . Editorial (Revista Ventilando Acervos - nº especial - Acervos e Memórias dos Carnavais do Brasil). Florianópolis, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PEREIRA JUNIOR, W. . O cinquentenário (esquecido) de um documento do carnaval carioca.. Portal Sambrasil, 2020 (Artigo).

  • PEREIRA JUNIOR, W. . As matrizes do samba no Rio de Janeiro: territorialidades, singularidades e personagens. União Latina/UNESCO 2010 (Ensaio).

Outras produções

PEREIRA JUNIOR, W. . Frequência MIS - O Carnaval e o Cacique de Ramos - ep.04. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PEREIRA JUNIOR, W. . Feira da modernidade - Revista da Fapesp. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PEREIRA JUNIOR, W. ; FARIAS, M. S. A. . Podcast Carnaval & Cultural - Episódio Um Doutor em carnaval. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PEREIRA JUNIOR, W. . Rolé Carioca - Onde mora o samba. 2021. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

PEREIRA JUNIOR, W. ; RANGEL, K.S. . Centro de Memória Domingos Félix do Nascimento. 2023; Tema: Gestão do site do Centro de Memória do Cacique de Ramos; divisão dos assuntos; criação das seções; produção de conteúdo escrita de textos. (Site).

PEREIRA JUNIOR, W. . Centro de Memória 'Domingos Felix do Nascimento' do G.R. Cacique de Ramos. 2018; Tema: Difusão de acervo e produção de textos sobre o Grêmio Recreativo Cacique de Ramos.. (Rede social).

PEREIRA JUNIOR, W. ; Soares, Aline Mendes . Usos da oralidade na formação de projetos e acervos. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOURA, R. M. ; PEREIRA JUNIOR, W. . Revista Eletrônica Ventilando Acervos - Acervos e memórias dos carnavais do Brasil. 2022. (Editoração/Periódico).

BRAGANCA, B. ; PEREIRA JUNIOR, W. . O samba e o centenário. 2023. Filme.

KORITZKY, A. ; VIANA, M. ; PEREIRA JUNIOR, W. . Além dos trilhos, uma margem. 2020. Filme.

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Histórias, narrativas e memórias: a trajetória do Museu Casa de Rui Barbosa por seus funcionários, Descrição: Entre 1975 e 1997 a equipe do Museu Casa de Rui Barbosa coordenou o projeto Memória de Rui, que objetivava coletar depoimentos gravados de parentes e amigos que conviveram com Rui Barbosa, além de contemporâneos, ou não, para criar um pequeno banco de memórias. Este projeto reuniu uma série de dados que vem servindo de fonte para a construção de narrativas sobre o personagem Rui Barbosa e o cotidiano da vida familiar e, em alguma medida, da vida pública. Dada essa primeira experiência na construção de um acervo de entrevistas, nos direcionamos para a ampliação deste material agora, com um olhar voltado aos funcionários, no âmbito da história oral temática.Nesta perspectiva, o projeto Histórias, narrativas e memórias, a trajetória do Museu Casa de Rui Barbosa por seus funcionários busca lançar luz às diferentes memórias que contribuem para a construção da trajetória histórica deste museu. Uma instituição se consolida a partir das decisões que são empreendidas por diferentes agentes que atuam em suas áreas sem que muitas vezes essas histórias estejam registradas, impossibilitando a compreensão mais ampla dos processos ocorridos em seu percurso. Há uma questão latente: as instituições de memória salvaguardam os acervos memoriais mas, comumente, subestimam a memória institucional da perspectiva dos seus produtores, ou seja, dos agentes que atuam em sua construção cotidiana. Neste sentido, o projeto pretende, por meio da metodologia da História Oral, ouvir as vozes de funcionários que por lá passaram, agregando mais material ao já coletado por pesquisa anterior. Tem-se um valioso material de mais de 500 páginas que será revisitado e este projeto ajudará a lançar mais luzes sobre experiências pessoais, compreender possíveis lacunas de informação, capturar novas sensibilidades que afloraram ao longo dos anos e dar visibilidade a essas memórias com o objetivo de construir um arquivo com entrevistas temáticas sobre a relação de diferentes agentes com este espaço.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Walter da Silva Pereira Junior - Integrante / Aparecida Marina de Souza Rangel - Coordenador / Rachel Motta Cardoso - Integrante.

Prêmios

2010

1º lugar no concurso "Conheça e avalie o seu patrimônio imaterial" com o ensaio "As matrizes do samba no Rio de Janeiro: territorialidades, singularidades e personagens.", União Latina/UNESCO.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Ministério da Justiça, Arquivo Nacional. , Praça da República, 173, Centro, 20550012 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 2122608257

Experiência profissional

2026 - Atual

Arquivo Nacional

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Analista Técnico-Administrativo/História, Carga horária: 40

2017 - Atual

Gremio Recreativo Cacique de Ramos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador do Centro de Memoria

Outras informações:
Atividades desenvolvidas: responsável pelo Centro de Memória do Cacique de Ramos, pesquisa e memória institucional como subsídio à atuação social e cultural da agremiação; organização e difusão do acervo documental do Centro de Memória; criação e difusão de projeto de história oral; produção de exposições virtuais e presenciais; produção de síntese e informações sobre o Cacique de Ramos para site próprio; atendimento remoto a pesquisadores.

Atividades

  • 05/2019

    Serviços técnicos especializados , Grêmio Recreativo Cacique de Ramos.Serviço realizado, Pesquisa, roteiro, condução das entrevistas, pós-tratamento e difusão do acervo de história oral "Memória Caciqueana".

  • 06/2018

    Serviços técnicos especializados , Grêmio Recreativo Cacique de Ramos.Serviço realizado, Difusão de acervo e produção de textos sobre o Grêmio Recreativo Cacique de Ramos nas redes sociais Facebook e Instagram.

  • 06/2018

    Serviços técnicos especializados , Grêmio Recreativo Cacique de Ramos.Serviço realizado, Atendimento a pesquisadores (jornalistas, estudantes universitários, produtores culturais) na consulta aos acervos custodiados e nas referências reunidas pelo Centro de Memória.

  • 05/2018

    Serviços técnicos especializados , Grêmio Recreativo Cacique de Ramos.Serviço realizado, Definição e acompanhamento da política de aquisição de acervos; Avaliação da incorporação dos itens, coleções e arquivos obtidos.

  • 11/2017

    Direção e administração, Grêmio Recreativo Cacique de Ramos.Cargo ou função, Coordenação do Centro de Memória: definição da política de memória institucional da agremiação; subsídio à presidência e administração da entidade na formulação de políticas culturais..

  • 11/2021 - 04/2022

    Serviços técnicos especializados , Grêmio Recreativo Cacique de Ramos.Serviço realizado, Coordenação-geral do projeto da exposição virtual "Cacique de Ramos: seis década de carnaval, contemplado no edital Cultura do Carnaval Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.; Pesquisa, seleção de material e redação dos textos da exposição virtual "Cacique de Ramos: seis décadas de carnaval"; Pesquisa, roteiro, condução das entrevistas, pós-tratamento e difusão do acervo de história oral "Impactos da pandemia Covid-19 na diretoria do Cacique de Ramos".".

2024 - Atual

Fundação Casa de Rui Barbosa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pesquisa DT2, Carga horária: 20

Outras informações:
O projeto histórias, narrativas e memórias, a trajetória do Museu Casa de Rui Barbosa por seus funcionários iniciado em 2022 objetiva construir um acervo de história oral com as entrevistas de funcionários que atuaram em diferentes momentos e áreas do Museu Casa de Rui Barbosa, instituição quase centenária e espaço originário da Fundação Casa de Rui Barbosa. Há cerca de quatro décadas o museu iniciou um trabalho de registro de fontes orais, com sujeitos diversos, que muito contribuiu para construir narrativas sobre a residência, seus habitantes e o acervo, contudo o atual projeto avança metodologicamente ao utilizar a história oral e incluir as vozes dos muitos trabalhadores cujas memórias não se restringem as suas atuações técnicas, mas, a questões sociais, políticas e afetivas. Como o mundo do trabalho se relaciona com seus construtores e, como estes percebem esta dinâmica? Este estudo, em apenas dois anos, gerou muitos produtos com destaque para a criação do grupo de pesquisa, inscrito no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, intitulado memórias orais dos trabalhadores da Cultura, reunindo além da Casa de Rui Barbosa, a Fundação Biblioteca Nacional e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Além das parcerias estabelecidas com outras vinculadas do Ministério da Cultura, a criação do Acervo de História Oral possibilitará o acesso apesquisadores do campo para reuso e outras análises. Como desdobramento deste acervo, poderemos desenvolver publicações relativas aos depoimentos de antigos funcionários, bem como a produção de material audiovisual em formato de documentário em oportunidade futura.

2022 - 2024

Fundação Casa de Rui Barbosa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pesquisa DT2, Carga horária: 20

Outras informações:
O projeto Histórias, narrativas e memórias, a trajetória do Museu Casa de Rui Barbosa por seus funcionários busca lançar luz às diferentes memórias que contribuem para a construção da trajetória histórica deste museu. Uma instituição se consolida a partir das decisões que são empreendidas por diferentes agentes que atuam em suas áreas sem que muitas vezes essas histórias estejam registradas, impossibilitando a compreensão mais ampla dos processos ocorridos em seu percurso. Há uma questão latente: as instituições de memória salvaguardam os acervos memoriais mas, comumente, subestimam a memória institucional da perspectiva dos seus produtores, ou seja, dos agentes que atuam em sua construção cotidiana. Neste sentido, o projeto pretende, por meio da metodologia da História Oral, ouvir as vozes de funcionários que por lá passaram, formando um banco de memórias sobre seus trabalhadores, considerados protagonistas, no cotidiano, da implementação da política pública em cultura.

Atividades

  • 12/2023

    Serviços técnicos especializados , Fundação Casa de Rui Barbosa.Serviço realizado, Pesquisa, escrita roteiro-geral e roteiros individuais do projeto de história oral; Condução de entrevistas com os selecionados; Pós-tratamento: conferência de fidelidade das transcrições; Produção das fichas individuais das entrevistas realizadas; Gerenciamento das etapas de execução do projeto e controle do arquivamento junto à instituição.

  • 12/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, Fundação Casa de Rui Barbosa.Linhas de pesquisa

  • 03/2024 - 03/2024

    Ensino, Memória e Acervos, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Oficina de História Oral

2014 - 2026

Colégio Pedro II

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Servidor técnico-administrativo, Carga horária: 40

Outras informações:
Técnico-administrativo em Educação lotado na Secretaria Acadêmica do Campus Tijuca II. Atuou em atividades de supervisão administrativo-pedagógica.

2014 - 2018

Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Departamento Cultural, Carga horária: 4

Outras informações:
Pesquisa e curadoria para exposições temáticas de curta duração. Responsável pelo projeto de história oral "Memórias dos portelenses", que teve por objetivo registrar memórias individuais, vivências e testemunhos de pessoas cujas trajetórias são ligadas ao Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela. Com isso pretendeu-se colaborar na construção de um acervo de depoimentos que possa ser utilizado como fonte de pesquisa sobre a história da agremiação, bem como de temas conexos, tais quais a história da cidade do Rio de Janeiro, do carnaval carioca e do samba. As entrevistas são de abordagem biográfica e/ou temática. Registradas em vídeo, receberam tratamento e foram organizadas e difundidas em site e canal próprios. Outras atividades: colaboração operacional na realização dos projetos "Portela de asas abertas" (roda de samba) e "Cine samba Candeia" (exibição de filmes).

Atividades

  • 12/2015 - 12/2017

    Serviços técnicos especializados , Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela - RJ - Brasil.Serviço realizado, Pesquisa, roteiro e entrevistas para o projeto de história oral "Memórias dos portelenses".; Projeto Memórias dos Portelenses: pesquisa, roteiro, entrevistas e tratamento do material.

  • 03/2017 - 05/2017

    Serviços técnicos especializados , Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela - RJ - Brasil.Serviço realizado, Curadoria da exposição "Os sabores da Portela".

  • 07/2016 - 11/2016

    Serviços técnicos especializados , Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela - RJ - Brasil.Serviço realizado, Curadoria da exposição "A dança do samba - passos em azul e branco".

  • 03/2016 - 06/2016

    Serviços técnicos especializados , Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela - RJ - Brasil.Serviço realizado, Curadoria da exposição "Tributo à vaidade".

  • 07/2015 - 10/2015

    Serviços técnicos especializados , Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela - RJ - Brasil.Serviço realizado, Curadoria da exposição "Raízes do terreiro azul e branco".

  • 03/2015 - 06/2015

    Serviços técnicos especializados , Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela - RJ - Brasil.Serviço realizado, Pesquisa para a exposição "Jovens senhores - oito décadas de amor".

  • 08/2014 - 10/2014

    Serviços técnicos especializados , Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela - RJ - Brasil.Serviço realizado, Pesquisa para a exposição "As 21 estrelas do meu pavilhão".

2023 - Atual

Fundação Biblioteca Nacional

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Grupo de Pesquisa

Atividades

  • 12/2023

    Pesquisa e desenvolvimento, Fundação Biblioteca Nacional.Linhas de pesquisa

2022 - 2023

Pedra Azul Filmes/Bruno Bragança Filmes

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço, Carga horária: 20

Outras informações:
O projeto audiovisual "O samba e o centenário" realizou a transposição dos resultados da pesquisa histórica apresentada no artigo acadêmico "O malandro e a baiana sambaram na Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil: o bloco do 'Bam-bam-bam' e os discursos sobre a identidade carioca e nacional em 1923" para um suporte alternativo ao papel, em linguagem atualizada, ao mesmo tempo em que amplia a abordagem original do texto escrito. Assim, estamos diante da produção de um novo texto historiográfico que se expressa por meio de fontes orais, visuais e sonoras, dentro da proposta de um texto videográfico (DUMAS; MAUD, 2017). Sinopse: Entre 1922 e 1923, o Rio de Janeiro sediou a Exposição Internacional do Centenário da Independência, grande evento destinado à comemoração dos cem anos da nação. O Morro do Castelo, no Centro da cidade, foi derrubado para dar espaço aos pavilhões que abrigaram as atividades da Exposição. O evento e seus discursos colaboravam na afirmação da ideia de um Brasil coeso, monumental, moderno e ligado ao progresso por meio da ciência. Neste cenário, o Bloco do Bam-Bam-Bam, um grupo de ritmistas e baianas, majoritariamente negros, exibiu-se na Exposição dentro de uma programação que contava também com palestra de um dos agenciadores, jornalista e professor. Por meio deste episódio, o documentário debate comemorações, identidades nacionais, protagonismos de pessoas negras no pós-abolição por meio do samba e suas instituições, tendo por base a historiografia contemporânea sobre os assuntos. Acesso ao produto final: https://youtu.be/ymAOfLuPDwA

2020 - 2020

Museu da Pessoa Ltda

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Transcritor de entrevistas do acervo, Carga horária: 4

Outras informações:
Transcrição de entrevistas que compõem o acervo de história oral do Museu da Pessoa.

Atividades

  • 09/2020 - 02/2021

    Serviços técnicos especializados , Museu da Pessoa.Serviço realizado, Transcrição de entrevistas que compõem o acervo de história oral do Museu da Pessoa.

2017 - 2017

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do grupo de pesquisa Memorável Samba

Outras informações:
Curadoria de coleção digital do acervo do Centro de Memória Domingos Félix do Nascimento do G.R. Cacique de Ramos, no repositório colaborativo Memorável Samba, projeto encabeçado pelo professor do curso de Arquivologia Jair Martins Miranda, ligado ao Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais - LABOGAD, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - DEPA/UNIRIO.

2017 - 2017

Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
O curso técnico de profissional de carnaval foi uma parceria entre o Instituto Portela Cultural e o Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria, e teve como objetivo capacitar e qualificar profissionais para atuarem na cadeia artístico-produtiva do Carnaval e em diversas funções relacionadas ao seu universo, observando seu potencial empreendedor, inclusivo, cultural, histórico, geográfico e turístico.

Atividades

  • 06/2017 - 01/2018

    Ensino, Curso técnico de profissional do carnaval, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Gestão do conhecimento, memória institucional e História Oral, Segmentos de uma escola de samba e atuações

2012 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina História do Brasil III, Carga horária: 4

Outras informações:
A disciplina História do Brasil III correspondende ao estudo da chamada 1ª República, cronologicamente localizada entre a proclamação da República e a Revolução de 1930.

Atividades

  • 03/2012 - 03/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.Atividade realizada, Acompanhamento e contribuição na preparação do planejamento da disciplina..

2010 - 2012

Curso A-PROV

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 2

Outras informações:
Professor de História em turmas de 9º ano preparatórias para concursos de admissão ao ensino médio.

2012 - 2012

Escola Municipal Dom João VI, -

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de História, Carga horária: 18

Outras informações:
Acompanhou aulas de história de turmas do ensino fundamental. Aula de avaliação ministrada no 9º ano do ensino fundamental. Estágio obrigatório para a conclusão da Licenciatura em História. Coordenador: Rafael Bosisio.

2010 - 2012

Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de História, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2010 - 03/2012

    Estágios , Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.Estágio realizado, Estagiário no Setor de Pesquisa/Sala de Consultas do Museu da Imagem e do Som - sede Lapa. Atendimento e orientação de usuários na consulta ao acervo arquivístico, bibliográfico e hemerográfico. Realização de pesquisas instrumentais de apoio às atividade.