Lídia Lacava

Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo - USP (1970) e em Direito pela Potifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (1980), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Sedes Sapientiae (1996), especialista em Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae (2005). Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009). Tem experiência nas áreas de Educação e Psicologia com ênfase em Distúrbios de Aprendizagem e Psicologia Analítica, cuja atuação se enquadra nos temas: Dificuldades de Aprendizagem, Criatividade, Afetividade e Autoconhecimento. Lecionou como Professora Efetiva de Língua Portuguesa em Instituições Públicas e Privadas (1969-1981). Atuação como Psicopedagoga e Arteterapeuta no Centro de Referência da Infância e da Adolescência - CRIA - Departamento de Psiquiatria do Hospital São Paulo - Unifesp (2003-2005). Atualmente continua com Trabalho Clínico em consultório particular, exerce o cargo de Professora Universitária em Cursos de Pós-Graduação na área de Psicopedagogia e Arteterapia; e palestrante do SIEEESP.

Informações coletadas do Lattes em 10/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura

2007 - 2009

Universidade Presbiteriana Mackenzie
PROFª DRA. REGINA CÉLIA FARIA AMARO GIORA.Palavras-chave: SUBJETIVIDADE; MITO; EDUCAÇÃO; DOCÊNCIA; ARTE.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Setores de atividade: Educação; Saúde e Serviços Sociais.

Especialização em ARTETERAPIA

2003 - 2005

Instituto Sedes Sapientiae
Orientador: PROFª DRA. SELMA CIORNAI

Especialização em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

1994 - 1996

Instituto Sedes Sapientiae
Orientador: PROFª DRA. ELOISA QUADROS FAGALI

Especialização em LITERATURA BRASILEIRA

1976 - 1976

Faculdades Oswaldo Cruz
Orientador: PROFª DRA. NELLY NOVAES COELHO

Aperfeiçoamento em PSICOMOTRICIDADE

1996 - 1996

Instituto Pieron de Psicologia Aplicada
Orientador: PROFª BERENICE

Graduação em DIREITO

1976 - 1980

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Orientador: INEXISTENTE

Graduação em LETRAS

1966 - 1970

Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
Orientador: INEXISTENTE

Formação complementar

2005 - 2008

PSICOLOGIA JUNGUIANA, MITOLOGIA CRIATIVA/ARTETERAP. , GRUPO DE ESTUDO E APERFEIÇOAMENTO.

2006 - 2006

PSICOPEDAGOGIA À LUZ DA GESTALT-TERAPIA. , GRUPO DE ESTUDO ESPECIALIZADO.

2003 - 2003

ARTE E MEDICINA. , Associação de Assistência à Criança Deficiente de São Paulo.

2002 - 2002

EDUCAÇÃO E ENVELHECIMENTO. , COGEAE - PUC/SP.

2001 - 2001

DESCOBRINDO CRIANÇAS. , INSTITUTO PIERON DE PSICOLOGIA APLICADA.

1998 - 1998

DISLEXIA E SUA REABILITAÇÃO. , ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISLEXIA.

1998 - 1998

TEMAS DE NEUROLOGIA INFANTIL. , MEMNON EDIÇÕES CIENTÍFICAS.

1997 - 1997

OS JOGOS E A PSICOPEDAGOGIA CONSTRUTIVISTA. , Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil.

1996 - 1996

PSICOTERAPIA LÚDICA DE GRUPO COM CRIANÇAS. , COGEAE - PUC/SP.

1995 - 1995

I JORNADA BRASILEIRA SOBRE DISLEXIA. , ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISLEXIA.

1995 - 1995

II SIMPÓSIO PARANAENSE SOBRE DISTÚRBIOS DE APREND. , ABPP DO PARANÁ.

1995 - 1995

I CICLO DE ESTUDOS DE PSICOPEDAGOGIA MACKENZIE. , Instituto Presbiteriano Mackenzie.

1995 - 1995

JUNG / EDUCAÇÃO / ARTE. , GRUPO DE ESTUDO ESPECIALIZADO.

1994 - 1994

III CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA. , Associação Brasileira de Psicopedagogia.

1992 - 1992

A AÇÃO DIDÁTICA NAS SALAS DE ALFABETIZAÇÃO. , CENTRO DE ESTUDOS DA ESCOLA DA VILA.

1992 - 1992

PSICOPEDAGOGIA NA ESCOLA DE 1º GRAU .... , Centro de estudos pedagógicos Galileu-Galilei.

1991 - 1991

ORTOGRAFIA EM JOGOS. , Centro de estudos pedagógicos Galileu-Galilei.

1991 - 1991

CONSTRUINDO A GRAMÁTICA. , Centro de estudos pedagógicos Galileu-Galilei.

1990 - 1990

A Leitura e a Escrita no Texto Infantil. , Centro de estudos pedagógicos Galileu-Galilei.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.

Participação em eventos

Congresso de Arteterapia em Belo Horizonte. Arte Reabilitação, Memória e Neuroplasticidade: um estudo de caso com adolescentes da clínica de lesão encefálica infantil adquirida (LEIA). 2011. (Congresso).

Congresso de Arteterapia em Belo Horizonte. Mito de Eros e Psiquê um caminho possível para pensar a docência. 2011. (Congresso).

Sabedoria Ancestral aprendizagem integral e Arteterapia em Belo Horizonte. Os diferentes tipos de aprendizagem e a Arteterapia. 2011. (Congresso).

Bullying.Arteterapia e Inclusão. 2011. (Simpósio).

CONGRESSO SABER. Dificuldades de aprendizagem: a pedagogia na relação sujeito, família e escola. 2009. (Congresso).

CONGRESSO POPULAR DE EDUCAÇÃO. A IMPORTÂNCIA DOS VÍNCULOS PARENTAIS NA EXISTÊNCIA HUMANA: O NOVO PAPEL DA FAMÍLIA, DA ESCOLA E DA COMUNIDADE. 2006. (Congresso).

X CONGRESSO DE EDUCAÇÃO SABER / SIEEESP. DESARMONIAS NA APRENDIZAGEM. 2006. (Congresso).

7º CONGRESSO BRASILEIRO DE ARTETERAPIA.TECENDO FIOS DE HISTÓRIAS NA TRAMA DA VIDA. 2006. (Oficina).

II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE DIADEMA.LEITURA E ESCRITA: ENCONTRO COM A PALAVRA. 2005. (Seminário).

II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE DIADEMA.O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. 2005. (Seminário).

6º ENCONTRO DE ARTETERAPEUTAS - UNIFESP.A ARTETERAPIA AJUDANDO A CUIDAR DO CUIDADOR. 2005. (Encontro).

Orientou

Marcos Vinicius Sant´Ana

A Arteterapia como uma ferramenta no existir humano dentro de uma visão fenomenológica; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Paulista; (Orientador);

Luciana Betti de Oliveira e Souza

O vocabulário do criador e o fazer arteterapêutico - os seis elementos das artes plásticas: ferramentas de trabalho e o autoconhecimento na formação de educadores; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Paulista; (Orientador);

Adriana Mendonça

Adolescência: a jornada heróica na deficiência intelectual; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Paulista; (Orientador);

Luciano Cirumbolo

Camille Claudel - A função da arte e a dinâmica da Psique; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Paulista; Orientador: Lídia Lacava;

Lícia Nidia Tanaka Ribeiro

A Arteterapia utilizando a música como recurso expressivo no tratamento da depressão; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Paulista; Orientador: Lídia Lacava;

Gisele de Morais Sasaki

A Arteterapia expressando a agressividade no processo de identidade na pré-adolescência; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Paulista; Orientador: Lídia Lacava;

Denilza Moreira Rosa

As histórias como caminho para o autoconhecimento - percursos através da Arteterapia; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Paulista; Orientador: Lídia Lacava;

Miriam Neres da Silva

A sexualidade na terceira idade: seu resgate e ressignificado através de processos criativos em Arteterapia; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Paulista; Orientador: Lídia Lacava;

Produções bibliográficas

  • LACAVA, L. . A PSICOPEDAGOGIA NA FAMÍLIA. In: ELOISA QUADROS FAGALI. (Org.). AS MÚLTIPLAS FACES DO APRENDER - NOVOS PARADIGMAS DA PÓS-MODERNIDADE. 1ed.SÃO PAULO: UNIDAS, 2001, v. 1, p. 0-0.

  • LACAVA, L. . REFLEXÕES SOBRE A SUBJETIVIDADE E O DIALÓGICO NA EDUCAÇÃO, SOB A ÓTICA DO PENSAMENTO DE CHARLES TAYLOR. REVISTA GESTÃO UNIVERSITÁRIA, www.gestaouniversitaria.com.br, 27 maio 2009.

  • LACAVA, L. . CAMINHANTE, CAMINHOS... UMA GESTALT VIVA REVELANDO POSSÍVEIS CAMINHOS DO FEMININO NA MATURIDADE - UMA EXPERIÊNCIA EM HOSPITAL. REVISTA ARTETERAPIA: REFLEXÕES, INSTITUTO SEDES SAPIENTIAE, p. 41 - 56, 03 jun. 2006.

  • LACAVA, L. . MITO DE EROS E PSIQUÊ UM CAMINHO POSSÍVEL PARA PENSAR A DOCÊNCIA. REVISTA CONSTRUÇÃO PSICOPEDAGÓGICA.

  • LACAVA, L. . Arte Reabilitação, Memória e Neuroplasticidade: um estudo de caso com adolescentes da clínica de lesão encefálica infantil adquirida (LEIA). Arte Reabilitação.

  • LACAVA, L. . Arte Reabilitação, Memória e Neuroplasticidade: um estudo de caso com adolescentes da clínica de lesão encefálica infantil adquirida (LEIA). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LACAVA, L. . Mito de Eros e Psiquê um caminho possível para pensar a docência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LACAVA, L. . Os diferentes tipos de aprendizagem e a Arteterapia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LACAVA, L. . Arteterapia e Inclusão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LACAVA, L. . Dificuldades de aprendizagem: a pedagogia na relação sujeito, família e escola. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - Atual

ISAL

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: AUTÔNOMO

2005 - Atual

UNIP - CAMPINAS

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: AUTÔNOMO

2005 - Atual

APAE

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: AUTÔNOMO

2002 - 2004

CRIA

Vínculo: PSICOPEDAGOGA E ARTETERAPIA, Enquadramento Funcional: CONTRATAÇÃO

2000 - 2003

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: AUTÔNOMO

2000 - 2001

FACULDADE RIBEIRÃO PIRES

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: AUTÔNOMO

2000 - Atual

Instituto Sedes Sapientiae

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: AUTÔNOMO

1999 - Atual

SIEEESP

Vínculo: PALESTRANTE, Enquadramento Funcional: AUTÔNOMO

1998 - 2005

INTEGRAÇÃO NÚCLEO PSICOPEDAGÓGICO

Vínculo: TERAPEUTA DA APRENDIZAGEM, Enquadramento Funcional: AUTÔNOMO

1994 - Atual

Clínica Particular

Vínculo: TERAPEUTA, Enquadramento Funcional: AÛTÔNOMO