Gilberto Ferreira Costa

Professor Associado da UFRN, vinculado ao Departamento de Práticas Educacionais e Currículo/DPEC, do Centro de Educação/CE.Licenciado em Pedagogia pela UERN com Doutorado em Educação pela UFRN . Membro do Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM) cuja fundamentação teórico-prática tem o pensador Paulo Freire como referência.Desenvolve ações de Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Educação com ênfase na Formação e prática docente , Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório, Organização do Trabalho Pedagógico, em especial nas temáticas Didática e Currículo.Desenvolveu experiência na gestão acadêmica atuando por vários anos na Chefia e vice-chefia do DPEC, além de ter assumido, nos anos de 2020 a 2023, a coordenação e vice-coordenação do Curso de Pedagogia presencial da UFRN.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2006 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A participação dos sujeitos e a reflexão coletiva das práticas na formação docente
, Ano de obtenção: 2010. Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação; Formação e prática docente; Participação coletiva na escola; Ação-reflexão-ação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Formaçao de Professores. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

2004 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A formação do professor em diferentes espaços socializadores: um olhar sobre os alunos do curso Pedagogia da Terra da UFRN
, Ano de Obtenção: 2006.Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação, Subjetividade, Formação, Prática docente.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Formaçao de Professores. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Rural. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa Cient

1996 - 1997

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: A escola na sociedade capitalista: algumas reflexôes teóricas sobre a Educação e suas relações com o Estado
Orientador: Profª Drª Taniamá Vieira

Graduação em Pedagogia

1992 - 1995

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: Trabalho de Conclusão de Curso: Relatório de Estágio Supervisionado

Formação complementar

2011 - 2011

Elaboração e correção de provas objet e discursiva. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Oficina pedagógica: Saúde vocal do professor: cuid. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2007 - 2007

Minicurso Produção de Materiais Online. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

1999 - 1999

PRASEM - Programa de Apoio aos Secretários Municip. (Carga horária: 38h). , FUNDESCOLA/MEC, BANCO MUNDIAL, UNICEF, UNDIME, FUNDESCOLA/MEC,, Brasil.

1996 - 1996

Introdução a metodologia do trabalho cienctífico. (Carga horária: 45h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

1995 - 1995

Ofician teórico-metodológica da ação pedagógica. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

1994 - 1995

Curso de Atualização para professores de 1ª a 4ª S. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação Cultura e Desportos do RN, SECD RN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Formaçao de Professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Prática docente.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

Organização de eventos

COSTA, Gilberto. F. ; Gonzalez, Fredy Enrique . I CONVIBE-FORPRO - PRIMEIRO CONGRESSO VIRTUAL IBEROAMERICANO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESORES DE MATEMÁTICA, CIENCIAS Y TECNOLOGÍAS. 2018. (Congresso).

COSTA, Gilberto. F. ; CORDEIRO ; FERREIRA, P. D. M. . II Ciclo de Estudos Freirianos. 2006. (Outro).

COSTA, Gilberto. F. ; GARCIA, N. Solange. . IV Ciclos de Estudos Freirianos. 2005. (Outro).

COSTA, Gilberto. F. . Presidente da Comissão Organizadora da I Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas - I SETEPE. 2003. (Outro).

COSTA, Gilberto. F. . Membro da Comissão Organizadora da Semana da Cultura. 1995. (Outro).

Participação em eventos

Seminário Estágio e docência assistida.Debatedor da Mesa redonda: Currículo e Avaliação no Ensino Médio: mudanças em curso para a Geografia escolar?. 2015. (Seminário).

V Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares João Pessoa 2011. 2011. (Outra).

V Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares João Pessoa 2011.Pedagogia da Terra: outras experiências em Paulo Freire. 2011. (Outra).

I Forum Internacional de Pedagogia.Oficina: pedagogia da Alternancia como Prática Educativa. 2008. (Outra).

II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo - II Seminário sobre Educação Superior e as políticas para o desenvolvimento do campo brasileiro.A formação do professor em diferentes espaços socialçizadores: um olhar sobre os alunos do cruso Pedagogia da Terra da UFRN. 2008. (Encontro).

XIV Encontro Estadual dos(as) Educadores(as) da Reforma Agrária.Trabalho, Currículo e Emancipação humana. 2008. (Encontro).

XIV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Educação, Questões Pedagógicas e processos Formativos: Compromisso com a Inclusão Social.Discursos e práticas em Construção: a articulação teoria-prática a partir da participação do professor em processos de formação. 2008. (Encontro).

III Colóquio Internacional Ciência Tecnologia e Desenvolvimento; Seminário sobre a Educação Superior e as políticas para o desenvolvimento do campo brasileiro: o papel dos Observatórios de Educação e IV Seminário Interno do Observatório de Economia.A formação do professor e a construção de sua identidade: um olhar sobre os alunos do curso Pedagogia da Terra da UFRN. 2007. (Outra).

IV Coloquio Nacional da AFIRSE - Secção brassileira.Os espaços de formação como elementos constitutivos da identidade individual e coletiva do seujti: uma reflexão sobre o professor do MST. 2007. (Outra).

XVIII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - XVIII EPENN. 2007. (Encontro).

XVIII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste.Refletindo sobre a articulação teoria-prática: uma experi~encia em análise. 2007. (Encontro).

III Seminário sobre Transdiciplinarida e Complexidade do CEFET-RN: Abraçando os saberes na educação. 2006. (Seminário).

IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e V Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/RN.Educação e Aprendizagem como elementos formadores da identidade individual e coletiva do sujeito: uma reflexão sobre o professor do MST.. 2006. (Seminário).

Minicurso - Fundamentos e fronteiras do conhecimento físico: um filosofar miudo sobre uma grande construção. 2006. (Outra).

XIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.P papel da linguagem e a formação da consciencia crítica em professores de assentamentos rurais. 2006. (Encontro).

XII Seminário de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA.A construção da identidade individual e coletiva no educador. 2006. (Seminário).

XIV Semana de Humanidades - CCHLA/UFRN.A experiência das oficinas pedagógicas: "Brincadeiras e jogos instrumentos pedagógicos: criando e experimentando" do cruso Pedagogia da Terra: reflexões e proposições. 2006. (Outra).

Ciência e Tradição. 2005. (Outra).

II Coloquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares: impasses, tendências e perspectivas.A formação deprofessores de assentamentos rurais: da construção do sujeito à prática docente. 2005. (Outra).

II Coloquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares: impasses, tendências e perspectivas. 2005. (Outra).

XIII Semana de Humanidade - CCHLA - UFRN.Entre a vida e a Ciência: a subjetividade do professor na produção do conhecimento. 2005. (Outra).

XI Seminário de Pesquisa do CCSA - Universidade, Democracia e Desenvolvimento Sustentável.Entre a vida e a ciência: a subjetividade do professor na produção do conhecimento.. 2005. (Seminário).

XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste - XVII EPENN. 2005. (Encontro).

Seminário - Meio Ambiente: desafios e perspectivas para o século XXI. 2004. (Seminário).

Seminário: Tecnologia da comunicação e mediação pedagógica. 2003. (Seminário).

XI Semana Universitária.O perfil dos egressos do cruso de Pedagogia no CAMEAM nos últimos três anos.. 2003. (Outra).

X Semana Universitária da UERN. 2003. (Outra).

IX Seminário Político Pedagógico do Alto Oeste Potiguar. 2001. (Seminário).

Encontro Regional dos Parâmetros em Ação - Ensino Fundamental. 2000. (Encontro).

Encontro de leitura: PROLER: Leitura, Escrita e Cidadania. 1998. (Encontro).

I Seminário de Administradores e Educadores Municipais. 1998. (Seminário).

I Seminário sobre Educação e Formação de Política Universitária. 1993. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Maria Goreth Soares Fontes da Silva

SILVA, M. E. Berenice R.;COSTA, Gilberto. F.. Memória da Coordenação e Gestão da Educação do Campo no Alto-Oeste Potiguar.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação do(a) Educador(a)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: João Paulo de Lima Santos

SAMPAIO, M. N.;COSTA, Gilberto. F.; NOBRE, Itamar de Morais. GESTÃO DEMOCRÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A AUSÊNCIA DE ELEIÇÕES DE DIRETORAS/ES ESCOLARES EM MOSSORÓ/RN. 2023.

Aluno: WEDSLEY WANDERLY SILVA MELO

COSTA, Gilberto. F.; AQUINO, FERNANAD MAYARA SALES; SAMPAIO, M. N.. CURRÍCULO ESCOLAR: ALGUNS INCÔMODOS E A BUSCA POR UM CAMINHO POSSÍVEL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: IGOR RAMON OLIVEIRA COSTA

BORTOLETTO, Denise;COSTA, Gilberto. F.; ANDRADE, M. C. O.. O PROFESSOR COMO MEDIADOR DO PROCESSO HOMEOSTÁTICO DAS EMOÇÕES DAS CRIANÇAS: UM OLHAR SOBRE AS FORMAS COMO AS CRIANÇAS LIDAM COM SUAS EMOÇÕES E AS MEDIAÇÕES DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023.

Aluno: BIANCA DENIZE DE ASSIS

SOUZA, Ana Paula de;COSTA, Gilberto. F.; AQUINO, FERNANAD MAYARA SALES. VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS: O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM CONTEXTO NÃO ESCOLAR NO CRAS GOLANDIM NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: HELDER KELSEN DA SILVA

ARAUJO, J. M. O.;COSTA, Gilberto. F.; MOMO, M.. EDUCAR E CUIDAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL TAMBÉM SÃO COISAS DE HOMEM". 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Felipe da Silva Azevedo

ANDRADE, M. C. O.;COSTA, Gilberto. F.; LIMA, Juliana de Melo. LEITURA INTERATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luana Marinho Palhano

MOMO, M.; ARAUJO, J. M. O.;COSTA, Gilberto. F.. OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRN: O QUE NOS DIZEM SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Evaneide Lúcia Pereira César de Souza

AQUINO, FERNANAD MAYARA SALES; SAMPAIO, M. N.;COSTA, Gilberto. F.. CAMINHOS PEDAGÓGICOS: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO RAP ? MÚSICA SOCIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: THIAGO AUGUSTO SILVEIRA DA SILVA

COSTA, Gilberto. F.; AQUINO, FERNANAD MAYARA SALES; MOMO, M.. O TEMA CURRÍCULO NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: DADOS DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL (RI) DA UFRN NO PERÍODO 2016 A 2019. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jéssica Maria de Araujo Neves

OLIVEIRA, Jacyene Melo de; DIAS, A. P.;COSTA, Gilberto. F.. A tecnologia a favor da educação: a EAD na perspectiva de jovens em iniciação profissional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Hudson Felipe da Silva Medeiros

ASSIS, L. F.;COSTA, Gilberto. F.. A PRÁTICA REFLEXIVA COMO POSSIBILIDADE NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DE GEOGRAFIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: CRISLAN VIANA DE MOURA

ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão; ANDRADE, João Maria Valença de Andrade;COSTA, Gilberto. F.. A indisciplina no espaço escolar: um olhar sobre a realidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alunos Concluintes

DELIZOICOV; PAIVA, I. A.;COSTA, Gilberto. F.. Apresentação oral dos Trabalhos de Conclusão de Curso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alfredo Lima dos Santos

PAIVA, I. A.; PIMENTEL, G. S.;COSTA, Gilberto. F.. O processo de escolarização de jovens na Escola Família Agrícola de Colônia - Itaetê/BA: alternãncia, teoria e prática.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Antonio Ferreira Barbosa

SILVA, A. V. F.; FRAGA, M. C.;COSTA, Gilberto. F.. Educação através dos saberes populares. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cláudia Maria Costa de Freitas

ROCHA, Vanja Maria Lopes Correia; LIMA, Miguel H da Cunha;COSTA, Gilberto. F.. Evasão escolar nas 5ª séries do Ensino Fundamental na Escola Abraão Cavalcante Bessa no município de Tabuleiro Grande/RN no período 1999/2002: um estudo de caso. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Robson Januário do rego

COSTA, Gilberto. F.. A condição econômica das famílias de uma escola de Ensino Fundamental e sua relação com o índice de evasão da E. E.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Francisca de Oliveira Guedes

COSTA, Gilberto. F.. Uma nova visão sobre a prática pedagógica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Paulo de Assis carvalho

COSTA, Gilberto. F.. Caminhando em busca de uma nova formação pedagógica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisca Gomes Carvalho de Araujo

COSTA, Gilberto. F.. Minha vida de estudante a professor e o ingresso no Ensino Superior. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marcela Alves de Holanda

COSTA, Gilberto. F.. Uma nova visão do processo ensino-aprendizagem. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisca Honorato Bezerra da Silva

COSTA, Gilberto. F.. Resgatando a minha trajetória: da infância a vida acadêmica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Antônio Augusto de Medeiros

COSTA, Gilberto. F.. As contribuições do ensino na Pratica Pedagógica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Mercia Maria de Lima Alves

COSTA, Gilberto. F.. trajetoria de vida como parâmetro para um novo fazer pedagógico. 2002 - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carlos Maciel de Almeida Bastos

COSTA, Gilberto. F.. Uma nova abordagem sobre minha vida estudantil, profissional e acadêmica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Rozângela da Cruz Maia

COSTA, Gilberto. F.. Buscando alternativas para um novo fazer pedagógico. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fabio de Almeida Sobrinho

COSTA, Gilberto. F.. Buscando alternativas para o refazer da prática docente. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Janaina Ferreira de Brito

COSTA, Gilberto. F.. Trilha real de vida. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisca Pereira de Brito

COSTA, Gilberto. F.. Vida de uma professora. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Helena Alves Carvalho

COSTA, Gilberto. F.. Minha história: um processo em mudança. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marcio Almeida Costa Sampaio

COSTA, Gilberto. F.. Um sonho: ontem inatingível, hoje realização. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Albetiza Sarmento de Castro

COSTA, Gilberto. F.. A busca de uma nova prática pedagógica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fabricio Menezes de Araujo

COSTA, Gilberto. F.. Resgatando minha história de vida. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Augusta Marcia Carneiro Gonçalves

COSTA, Gilberto. F.. História de vida: estudantil, profissional e acadêmica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Nonata Fernandes de Menezes Brito

COSTA, Gilberto. F.. Momentos de reflexão da minha aprendizagem escolar, profissional e acadêmica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SOUZA, Rute Alves.; CUNHA, M. M. S.;COSTA, Gilberto. F.. SELEÇÃO PARA PROFESSOR PESQUISADOR EXTERNO - DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão; SA JUNIOR, Lucrécio Araujo de;COSTA, Gilberto. F.. Processo de Seleção para professor substituto na área de Fundamentos da Educação. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

LIMA, F. Wanderley; SILVA, M. E. Berenice R.;COSTA, Gilberto. F.. Membro de banca do Concurso Público de provas e Títulos para Docentes - Área: Educação como prática social, Histórica e Cultural. 2007. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

COSTA, Gilberto. F.; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; Noronha, Claudianny Amorim. Entrevista para seleção de candidato ao doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEd. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Orientou

José Agatonico Bezerra

Perspectiva de leitura e escrita no segundo segmento da EJA; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação do(a) Educador(a)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Maria de Fatima Lins

Analisando práticas pedagógicas na EJA; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação do(a) Educador(a)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Marina de S

MACHADO; Experiencia como estagiária na EJA em escolas campo de estágio supervisionado; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Gildo Miguel Arcanjo Júnior

A educação básica como referencia na construção da identidade docente; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Thyago Thayrone

A coordenação pedagógica no contexto olhar: uma experiência no Estágio Curricular obrigatório; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Rosimarie Santos de Ameida

Da academia para a educação básica: Investigando as contribuiçõesda interdisciplinaridade na formação de professores no programa PIBID\UFRN; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Maria Luziene de Medeiros

COMUNIDADE DE PRÁTICA DIGITAL: um ecossistema da comunidade de prática do Projeto Sífilis Não; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Coorientador: Gilberto Ferreira Costa;

Thyago Thayronne Campos Pinheiro

Uma experiência no Estágio Curricular obrigatório: coordenação, ludicidade e espaço formativo; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gilberto Ferreira Costa;

JONAS ALVES BEZERRA DE MENDONCA

O FRACASSO ESCOLAR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DA ESCOLA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gilberto Ferreira Costa;

Raiane Carla do Nascimento

O proposto e o real na Educação de Jovens e Adultos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Gilberto Ferreira Costa;

Francisca Claudia Martins da Silva

A escolarização de Jovens e Adultos no Assentamento Saco de Belem no Município de Santa Quitéria - CE: uma reflexao sobre minha experiencia como educadora; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gilberto Ferreira Costa;

Aroldo Bezerra da Silva

Militância e prática educativa no MST: uma reflexão sobre a experiência de um educador no assentamento Maria da Paz no município de João Câmara ? RN; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gilberto Ferreira Costa;

Gilberto Telles do Nascimento

Escola x Comunidade: a contribuição da escola Antonio Conselheiro para a comunidade do Boqueirão em Santa Maria da Boa Vista em PE; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gilberto Ferreira Costa;

Robson Januário do rego

A condição econômica das famílias de uma escola de Ensino Fundamental e sua relação com o índice de evasão da E; E; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Gilberto Ferreira Costa;

Simone Maria Bezerra

As condições da educação brasileira no município de Marcelino Vieira nas décadas de 1960 e 1970; ; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Gilberto Ferreira Costa;

Francicleide Cezário de Lima

A filosofia socrática e sua aplicação no cotidiano; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Gilberto Ferreira Costa;

Francicleide Cezário de Lima

A educação brasileira no atual contexto do neoliberaismo: algumas reflexões; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Gilberto Ferreira Costa;

Produções bibliográficas

  • COSTA, Gilberto. F. ; REGO, M. C. F. D. . O Curso Pedagogia da Terra na UFRN e a possibilidade de articulação entre a formação inicial e a realidade dos sujeitos (2002-2006). In: Maria Carmem Freire Diogenes Rego; Irene Alves de Paiva. (Org.). Práticas coletivas: o pensamento e a práxis em Marta Pernambuco. 1ed.Natal: EDITORA DA UFRN, 2019, v. 1, p. 01-17.

  • REGO, M. C. F. D. ; ROMÃO, Manoel Honorio ; COSTA, Gilberto. F. . A ESCOLA: espaço de construção e reconstrução dos saberes. In: VI JORNADA DE ESTUDOS FREIREANOS, 2020, Mamanguape. VI JORNADA DE ESTUDOS FREIREANOS. Paulo Freire: Educação e Atualidade Brasileira. Uma leitura com a Pedagogia da indignação.. JOÃO PESSOA - PB: Editora da UFPB, 2019. v. 1. p. 1-640.

  • COSTA, Gilberto. F. ; RIBEIRO JR, Armando Barbosa ; DIAS, João Vitor Pontes . PIBID Pedagogia EAD: a heterogeneidade de níveis de escrita e as implicações para a prática pedagógicas e cotidiano da sala de aula. In: VII ENALIC - Encontro Nacional das Licenciaturas, 2018, Fortaleza - CE. VII ENALIC - Encontro nacional das Licenciaturas - Fortaleza/CE, 2018.

  • COSTA, Gilberto. F. ; MENESES, Adriana M. Santos ; ANJOS, G. M. ; CARNEIRO, Priscila F. de Araujo . PIBID PEDAGOGIA EAD: UTILIZANDO O LÚDICO PARA ESTIMULAR O MOVIMENTO: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. In: VII ENALIC - Encontro Nacional das Licenciaturas, 2018, Fortaleza - CE. VII ENALIC - Encontro nacional das Licenciaturas - Fortaleza/CE, 2018.

  • COSTA, Gilberto. F. ; Silva, Joseane Campelo da ; Dantas, Vanessa Mendes . PIBID Pedagogia EAD: Viajando com os gêneros textuais. In: 24ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec 2018), 2018, Natal - RN. CIENTEC 2019 Mostra de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN, 2017.

  • COSTA, Gilberto. F. ; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho ALmeida . A formação do professor em diferentes espaços socializadores: um olhar sobre os alunos do curso Pedagogia da Terra da UFRN. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo e II Seminário sobre Educação Superior e as Políticas para o Desenvolvimento do campo Brasileiro, 2008, Brasília. Anais do II II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo e II Seminário sobre Educação Superior e as Políticas para o Desenvolvimento do campo Brasileiro, 2008.

  • COSTA, Gilberto. F. ; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho ALmeida . Discursos e Práticas em Construção. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - XIV ENDIPE, 2008, Porto Alegre - RS. Anais do XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - XIV ENDIPE, 2008.

  • COSTA, Gilberto. F. ; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho ALmeida . Os espaços de formação como elementos constitutivos da identidade individual e coletiva do sujeito: uma reflexão sobre o professor do MST. In: IV Colóquio Nacional da AIRSE-Secção Brasileira, 2007, Natal. Anais do IV Colóquio Nacional da AIRSE-Secção Brasileira: Tema: Epistemologia das Ciências da Educação, 2007.

  • COSTA, Gilberto. F. . A formação do professor e a construção de sua identidade: um olhar sobre os alunos do curso Pedagogia da Terra da UFRN. In: III Colóquio Internacional "Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento" - I Seminário sobre a Educação Superior e as Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro: o papel dos Observatórios de Educação e IV Seminário Interno do Observatório de Economia, 2007, Aracaju. Anais do III Colóquio Internacional "Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento" - I Seminário sobre a Educação Superior e as Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro: o papel dos Observatórios de Educação e IV Seminário Interno do Observatório de, 2007.

  • COSTA, Gilberto. F. ; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho ALmeida . Refletindo sobre a articulação teoria-prática: uma experiência em análise. In: XVIII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. Anais do XVIII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007.

  • COSTA, Gilberto. F. . O papel da linguagem e a formação da consciência crítica em professores de Assentamentos. In: XIII ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Educação, Questões Pedagógicas e processos Formativos: Compromisso com a Inclusão Social, 2006, Recife - PE. XIII ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Educação, Questões Pedagógicas e processos Formativos: Compromisso com a Inclusão Social, 2006. v. 1.

  • COSTA, Gilberto. F. ; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho ALmeida . A Construção da Identidade Individual e Coletiva no Educador. In: XII Seminário de Pesquisa do CCSA: Universidade, Direitos e Diversidade, 2006, Natal - RN. Anais doXII Seminário de Pesquisa do CCSA: Universidade, Direitos e Diversidade, 2006.

  • COSTA, Gilberto. F. ; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho ALmeida . Educação e aprendizagens como elementos formadores da identidade individual e coletiva do sujeito: uma reflexão sobre o professor do MST. In: IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste, 2006, Natal - RN. Anais do XII Seminário de Pesquisa do CCSA: Universidade, Direitos e Diversidade, 2006.

  • COSTA, Gilberto. F. ; Pernambuco . A construção de Identidades na Formação do Sujeito: um olhar sobre os educadores de assentamentos do MST. In: II Congresso Internacional Sobre Pesquisa (Auto) biográfica tempos, narrativas e ficções: a invenção de sí., 2006, Salvador/BA. Anais II CIPA. Salvador/BA: EDUNEB, 2006. v. 01. p. 319-320.

  • COSTA, Gilberto. F. . A formação de professores de assentamentos rurais: da construção do sujeito a prática docente.. In: II Coloquio Internacional Politicas e Praticas Curriculares: impasses, tendencias e perspectivas, 2005, Joao Pessoa - PB. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom), 2005. v. 1. p. 116-117.

  • COSTA, Gilberto. F. ; Pernambuco . Entre a vida e a ciencia: a subjetividade do professor na produção do conhecimento. In: II Seminario de Pesquisa do CCSA - Universidade, Democracia e Desenvolvimento Sustentável, 2005, Natal. Universidade, Democracia e Desenvolvimento Sustentável, 2005.

  • COSTA, Gilberto. F. . Experiências do Cotidiano e produção do Conhecimento Docente. In: XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste - Educação Ciência e Desenvolvimento Social, 2005, Belém - PA. XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2006. v. 3. p. 143.

  • COSTA, Gilberto. F. . Entre a vida e a Ciência: a subjetividade do professor na produção do conhecimento. In: VIII SEMANA DE HUMANIDADES - CCHLA/UFRN, 2005, Natal. VIII SEMANA DE HUMANIDADES - CCHLA/UFRN, 2005. v. 1. p. 14.

  • COSTA, Gilberto. F. . A formação de professores de assentamentos rurais: da construção do sujeito à prática docente.. In: II Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares: impasses, tendências e perspectivas, 2005, João Pessoa - PB. Anais do II Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares: impasses, tendências e perspectivas, 2005.

  • COSTA, Gilberto. F. . O perfil dos egressos no curso de Pedagogia do CAMEAM nos últimos três anos. In: X Semana Universitária da UERN, 2003, Pau dos Ferros. X Semana Universitária da UERN - Democracia e Inclusão Social, 2003. v. 1.

  • COSTA, Gilberto. F. ; SILVA, A. M. T. . Diálogo Pedagógico: Experiências e questões da Pedagogia Social. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, Gilberto. F. . A formação do professor em diferentes espaços socializadores: um olhar sobre os alunos do curso Pedagogia da Terra na UFRN. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, Gilberto. F. ; Pernambuco . Discursos e práticas em construção: a articulação teoria-prática a partir da participação do professor em processos de formação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, Gilberto. F. ; Pernambuco . Os espaços de formação como elementos constitutivos da identidade individual e coletiva: uma reflexão sobre o professor do MST. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, Gilberto. F. ; Pernambuco . Refletindo sobre a articulação teoria-prática: uma experiencia em análise. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, Gilberto. F. . A formação do professor e a construção de sua identidade: um olhar sobre os alunos do cruso Pedagogia da Terra da UFRN. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, Gilberto. F. ; Pernambuco . Educação e Aprendizagem como elementos formadores da Identidade Individual e Coletiva do Sujeito: uma reflexão sobre o professor do MST. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, Gilberto. F. ; Pernambuco . Educação e Aprendizagem como elementos formadores da identidade individual e coletiva do sujeito: uma reflexão sobre o professor do MST. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, Gilberto. F. ; Pernambuco . A construção da identidade individual e coletiva no educador. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, Gilberto. F. . O papel da linguagem e a formação da consciencia crítica em professores de assentamentos rurais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, Gilberto. F. ; CORDEIRO . A experiência das oficinas ?Instrumentos Pedagógicos: Brinquedo, Brincadeira? e ?Jogo Instrumentos Pedagógicos: Criando e Experimentando? do Curso Pedagogia da Terra: reflexões e proposições.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, Gilberto. F. ; Pernambuco . Entre a vida e a ciência: a subjetividade do professor na produção do conhecimento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, Gilberto. F. ; Pernambuco . A formação de professores de assentamentos rurais: da construção do sujeito à prática docente.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, Gilberto. F. . A formação de professores de assentamentos rurais: da construção do sujeito a prática docente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, Gilberto. F. . A formação do professor em diferentes espaços socializadores: um olhar sobre os alunos do curso Pedagogia da Terra da UFRN 2006 (Dissertação de Mestrado).

  • COSTA, Gilberto. F. . A Escola na Sociedade Capitalista: algumas reflexões teóricas sobre a educação e suas relações com o estado 1997 (Monografia de Especialização).

Outras produções

COSTA, Gilberto. F. . Parecer para o CONSAD/UFRN - Coordenadoria de Apoio Psicossocial ao Servidor ? COAPS/DASS/PROGESP ? Solicita autorização para flexibilização de jornada de trabalho de 30 (trinta) horas semanais. 2018.

COSTA, Gilberto. F. ; PRAXEDES, Gutemberg castro . Educação do Campo: refleões e práticas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, Gilberto. F. ; PRAXEDES, Gutemberg castro . Educação do campo: reflexoes e práticas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, Gilberto. F. ; SILVA, Paulo R. Palhano da. . A Pedagogia da Alternancia como Prática Educativa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, Gilberto. F. ; PAIVA, I. A. . Introdução ao Estudo da Realidade. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, Gilberto. F. ; CORDEIRO . Instrumentos Pedagógicos: O Jogo, a Brincadeira e o Brinquedo 2005. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, Gilberto. F. . Parâmetros em Ação - Jovens e adultos. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, Gilberto. F. . Parâmetros em Ação - Ensino Fundamental. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, Gilberto. F. . Curso de Aperfeiçoamento para Professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    AS PRÁTICAS FORMATIVAS DO GRUPO DE ESTUDOS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM MOVIMENTO/ GEPEM: DA SUA CONSTITUIÇÃO A ATUALIDADE, Descrição: Este projeto tem como finalidade Investigar as práticas formativas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento desde a década de 70 até a atualidade com vistas a construção de identificação o marco conceitual que caracteriza as ações de formação do Grupo enquanto base de orientação, sistematização a aprofundamento das questões de formação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . , Integrantes: Gilberto Ferreira Costa - Coordenador / Irene Alves de Paiva - Integrante / Maria Carmem Freire Diogenes Rego - Integrante.

  • 2013 - Atual

    AVALIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL DA UFRN: IMPRESSÕES DE DOCENTES E DISCENTES, Descrição: O projeto de pesquisa pretende contribuir com o Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia presencial da UFRN (Currículo 001/2009), a partir do levantamento de dados buscando analisar junto aos professores e aos alunos aspectos relacionados a implementação do referido Projeto a partir de dois principais recortes: as impressões dos alunos formandos e as impressões dos docentes que lecionaram os componentes curriculares desse novo Currículo. Para isso serão aplicados questionários e entrevistas a alunos concluintes e professores do curso. Haverá durante a pesquisa a participação de bolsistas com o acompanhamento de professores participantes do Núcleo Docente Estruturante, de maneira a discutir com o grupo o andamento da coleta de dados e as necessidades de revisão das escolhas feitas anteriormente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gilberto Ferreira Costa - Coordenador / WALTER PINHEIRO BARBOSA JUNIOR - Integrante / MARIANGELA MOMO - Integrante / LUCIANE TERRA DOS SANTOS GARCIA - Integrante / KARYNE DIAS COUTINHO - Integrante / MARISA NARCIZO SAMPAIO - Integrante / IZOLDA COSTA FERNANDES - Integrante.

  • 2013 - Atual

    O EGRESSO DO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL DA UFRN: SEU CAMPO DE TRABALHO E AS EXPECTATIVAS DAS INSTITUIÇÕES QUE O EMPREGA, Descrição: O projeto de pesquisa pretende contribuir com o Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia presencial da UFRN a partir do levantamento de dados sobre as diferentes atuações do pedagogo em diversos espaços educativos, suas necessidades e possibilidades. Para isso serão aplicados questionários e entrevistas com egressos e representantes das instituições nas quais eles estarão inseridos. Haverá a pesquisa contará com a participação de bolsistas com o acompanhamento de professores participantes do NDE, de maneira a discutir com o grupo o andamento da coleta de dados e as necessidades de revisão das escolhas feitas anteriormente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gilberto Ferreira Costa - Coordenador / WALTER PINHEIRO BARBOSA JUNIOR - Integrante / MARIANGELA MOMO - Integrante / LUCIANE TERRA DOS SANTOS GARCIA - Integrante / KARYNE DIAS COUTINHO - Integrante / MARISA NARCIZO SAMPAIO - Integrante / IZOLDA COSTA FERNANDES - Integrante.

  • 2013 - Atual

    CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFRN: ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS A SEREM IMPLEMENTADAS PELO NDE E COMISSÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO A PARTIR DA REALIDADE DAS ESCOLAS LOCALIZADAS NOS PÓLOS E COMUNIDADES VIZINHAS., Descrição: O presente projeto tem em vista compreender as diferentes realidades das escolas públicas das comunidades urbanas e rurais, onde existem alunos matriculados no curso de Pedagogia a distância, buscando fornecer ao Núcleo Docente Estruturante, à coordenação do curso e à coordenação de Estágio Supervisionado, elementos que subsidiem as discussões e reflexões acerca da reorganização e reestruturação da proposta pedagógica do curso. Tais dados poderão subsidiar aos docentes elementos que favoreçam ações interdisciplinares e de caráter teórico-práticos. Além do que, a constituição de um banco de dados da realidade atingida, é fator de imperiosa valia na implementação de um curso de graduação, com um caráter desbravador e com tão ampla abrangência ? 11 polos de apoio presencial, nos municípios de Natal, Nova Cruz, Macau, Currais Novos, Caicó, Martins, Luis Gomes, Marcelino Vieira, Caraúbas e Grossos. Para coleta de dados, utilizará questionários e entrevistas, com o apoio dos tutores presenciais, sendo 02 em cada polo, em um total de 22 tutores, além de alunos bolsistas e voluntários em cada polo. Considera-se que organizar, implementar e construir ações didático-pedagógicas que estejam em sintonia com as necessidades de uma formação docente a partir das questões percebidas na realidade é algo bastante desafiador e extremamente necessário quando se trabalha na perspectiva de que é a realidade é bastante complexa e portadora de elementos que podem ser mediadores da reflexão, da construção de conhecimento significativo e portanto da possibilidade de mudança.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gilberto Ferreira Costa - Coordenador / MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA - Integrante / LUCRECIO ARAUJO DE SA JUNIOR - Integrante / JOSÉ CORREIA TORRES NETO - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Coordenador do Projeto de pesquisa: Estudos Autobiográficos - Reminiscência do Núcleo de Estudos em Educação - NEEd, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Gilberto Ferreira Costa - Coordenador / Maria Euzimar Berenice Rego Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - Outra.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Departamento de Práticas Educacionais e Currículo - DPEC. , Avenida Senador Salgado Filho, Lagoa Nova, 59900000 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 33422270, Fax: (84) 33422270, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria UFRN.,Cargo ou função, Comissão Permanente de Desenvolvimento Institucional - CPDI.

  • 07/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Estágio em Educação Infantil, Práticas Pedagógicas Integradas I

  • 07/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL I - Anso Iniciais

  • 07/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • 07/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS I

  • 10/2021

    Direção e administração, Centro de Educação, Curso de Pedagogia da UFRN - modalidade presencial.,Cargo ou função, Vice coordenador do curso.

  • 07/2015

    Direção e administração, Centro de Educação.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo - DPEC.

  • 01/2015

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 08/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação.,Cargo ou função, CPPD Comissão permanente de pessoal Docente (Membro).

  • 07/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 07/2014

    Ensino, Filosofia - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 07/2014

    Ensino, Curso de Iniciação a Docência, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação a Docencia

  • 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Departamento de Práticas Educativas e Currículo.,Cargo ou função, Membro do colegiado do curso de Pedagogia a Distância.

  • 01/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Departamento de Práticas Educativas e Currículo.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia - modalidade presencial.

  • 01/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Departamento de Práticas Educativas e Currículo.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Administração.

  • 08/2023 - 10/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Departamento de Práticas Educacionais e Currículo - DPEC.,Cargo ou função, Comissão de Dispensa de Estágio Supervisionado (Curso de Pedagogia).

  • 02/2023 - 06/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

  • 02/2023 - 06/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS

  • 02/2022 - 07/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio, PEC1004 - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E CURRICULAR I, PEC1006 - ATELIÊ ARTICULADOR DE SABERES IV, PEC-1022 ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL I, PEC5021 - TEORIAS E PRÁTICAS CURRICULARES, PED1008 - TEORIAS E PRÁTICAS CURRICULARES

  • 03/2022 - 04/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd/UFRN.,Cargo ou função, Membro da Comissão Especial de Avaliação, do Processo Seletivo para alunos de Mestrado e Doutorado do Programa de PósGraduação em Educação, (PPGEd/UFRN)..

  • 07/2021 - 12/2021

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PEC1007	ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E CURRICULAR II, PEC5034	ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I, PEC5041	TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

  • 07/2021 - 12/2021

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PPGE2204	PRÁTICAS EDUCATIVAS EM MOVIMENTO II

  • 02/2021 - 06/2021

    Ensino, Pedagogia EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FPD0001	EDUCAÇÃO E REALIDADE

  • 02/2021 - 06/2021

    Ensino, Geografia - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PEC2000	DIDÁTICA

  • 02/2021 - 06/2021

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PEC5043	ATIVIDADE ESPECIAL COLETIVA ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES II	

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Pedagogia EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 07/2015 - 03/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSEPE - Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - UFRN.,Cargo ou função, Membro Titular do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - (Representante dos departamentos do Centro de Educação).

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Pedagogia EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Pedagógicas Integradas I

  • 01/2017 - 06/2017

    Ensino, Pedagogia EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 01/2017 - 06/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Pedagógicas Integradas II

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Pró-Reitoria de Pós-Graduação - UFRN, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de Iniciação a Docência - CID

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Pedagogia EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Pedagogia EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Realidade

  • 01/2015 - 06/2015

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 01/2015 - 06/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Pedagógicas Integradas III

  • 01/2015 - 06/2015

    Ensino, Pró-Reitoria de Pós-Graduação - UFRN, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de Iniciação a Docência - CID

  • 01/2015 - 06/2015

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRN, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Docência Assistida

  • 07/2014 - 12/2014

    Ensino, Pró-Reitoria de Pós-Graduação - UFRN, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de Iniciação a Docência - CID

  • 02/2014 - 06/2014

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 02/2014 - 06/2014

    Ensino, Letras modalidade a distância, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 07/2013 - 12/2013

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 07/2013 - 12/2013

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 07/2013 - 12/2013

    Ensino, Pedagogia EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 01/2013 - 06/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 01/2013 - 06/2013

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 09/2012 - 12/2012

    Ensino, Curso de Especialização em mídias na educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da pesquisa científica

  • 07/2012 - 12/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Pedagógicas Integradas I

  • 07/2012 - 12/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Pedagógicas Integradas III

  • 07/2012 - 12/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Realidade

  • 07/2012 - 12/2012

    Ensino, Filosofia - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 01/2012 - 06/2012

    Ensino, Filosofia - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 01/2012 - 06/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 09/2011 - 12/2011

    Ensino, Curso de Especialização em mídias na educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem da mídia impressa: escrita e virtual

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Filosofia - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas pedagógicas Integradas I

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Artes - Enfermagem - Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Licenciatura em geografia - Modalidade a Distância, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação

  • 02/2011 - 12/2011

    Extensão universitária , Centro de Educação, Departamento de Práticas Educativas e Currículo.,Atividade de extensão realizada, A produção de material didático como suporte de ações interdisciplinares em escolas públicas..

  • 10/2011 - 10/2011

    Ensino, Infância e Ensino Fundamental de Nove Anos: Curríc, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, APRENDER/ENSINAR A GEOGRAFIA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: considerações históricas, conceituais e pedagógicas.

  • 08/2011 - 09/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação.,Cargo ou função, membro da comissão para eleições de Coordenador e vice-coordenador das licenciaturas.

  • 08/2011 - 09/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação.,Cargo ou função, Membro da Comissão organziadora das eleições para Representante do Centro de Educação no CONSEPE.

  • 08/2011 - 09/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação.,Cargo ou função, Membro da Comissão organziadora das eleições para Representante do Centro de Educação na Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD.

  • 08/2011 - 09/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação.,Cargo ou função, membro da Comissão organziadora das eleições para Diretor e vice-diretor do Centro de Educação.

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Pedagógias Introdutorias I

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Química - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Educação Física - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Geografia - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação

2002 - 2011

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2002

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.,Linhas de pesquisa

  • 03/2010 - 01/2011

    Direção e administração, Campus Avançado profª Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 09/2009 - 01/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Avançado profª Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM.,Linhas de pesquisa

  • 09/2009 - 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Avançado profª Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM.,Cargo ou função, Coordenador da Comissão de Estudos Curriculares.

  • 06/2010 - 12/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática na Educação, Monografia, Cordenação de Monografia

  • 09/2009 - 02/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Campus Avançado profª Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, Campus Avançado profª Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM.,Atividade realizada, Orientador Acadêmico.

  • 09/2009 - 02/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Avançado profª Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM.,Cargo ou função, Comissão de organização da II Jornada de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos - II JEPEJA.

  • 06/2009 - 12/2009

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Educacional - II Período, Pesquisa Educacional - VIII Período

  • 06/2009 - 12/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Avançado profª Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM.,Cargo ou função, Orientador Acadêmico.

  • 07/2006 - 12/2006

    Ensino, Especialização em Formação do Educador, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia das Ciências

  • 02/2004 - 06/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação Brasileira, Fundamentos de Filosofia

  • 02/2004 - 06/2004

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Geografia II, História da Educação Brasileira

  • 02/2004 - 06/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.,Cargo ou função, Presidente da Subcomissão do concurso para docentes do curso de Geografia.

  • 02/2004 - 06/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.,Cargo ou função, Coordenador da Comissão para implantação do curso de Geografia.

  • 07/2003 - 06/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.,Cargo ou função, Membro da Comissão Setorial de Avaliação Institucional do Departamento de Educação.

  • 02/2003 - 06/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Estudos Curriculares do Curso de Pedagogia.

  • 07/2003 - 01/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Geografia I

  • 07/2003 - 12/2003

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação, HIstóra da Educação Brasileira

  • 07/2003 - 12/2003

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Filosofia

  • 07/2003 - 12/2003

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Geografia I, Organização da Educação Brasileira

  • 07/2003 - 12/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção para preenchimento de vaga de contrato provisório.

  • 02/2003 - 06/2003

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação Brasileira, Fundamentos de Filosofia, Economia da Educação

  • 02/2003 - 06/2003

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico

  • 02/2003 - 06/2003

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação Brasileira

  • 02/2003 - 06/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção para preenchimento de vagas não iniciais do curso de Pedagoia.

  • 01/2003 - 06/2003

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação Brasileira

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Geografia I, Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico, História da Educação

  • 03/2002 - 07/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ensino de Geografia I, Economia da Educação, Funadamentos de Filosofia, História da Educação Brasileira

1999 - 2002

Escola Municpal Professor Severino bezerra

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor Pedagógico, Carga horária: 30

1998 - 2000

Escola Estadual Professora Maria Edilma de Freitas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

1989 - 1997

Escola Estadual Professora Maria Angelina Gomes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/1989 - 10/1997

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Professor Polivalente