Rakel Marya dos Santos Marques

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2016). Especialista em Psicopatologia e Saúde Pública. Atualmente atua com psicanálise clínica.

Informações coletadas do Lattes em 16/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública

2017 - 2019

Universidade de Fortaleza
Título: Um (não) lugar para psicanálise: a clínica do sujeito entre a instituição e o de-agnóstico.
Orientador: Emanuel Messias Aguiar de Castro

Graduação em Psicologia

2011 - 2016

Universidade de Fortaleza
Título: Psico(s)(s)omática entre o afeto e o real: Considerações Psicanalíticas.
Orientador: Eliane Vasconcelos Diógenes

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2009

Master

Formação complementar

2018 - 2019

Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 120h). , Escutha Psi, ESCUTHA, Brasil.

2018 - 2018

Introdução a psicoterapia breve dentro do hospital. (Carga horária: 20h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2016 - 2016

Clínica Ampliada em contexto de vulnerabilidade social e psíquica: Contribu. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.

2016 - 2016

A atuação do psicólogo nas políticas sociais. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.

2015 - 2015

VIII Curso de Prevenção do Suicídio. (Carga horária: 40h). , Programa de Apoio a Vida, PRAVIDA, Brasil.

2014 - 2014

Curso Cetrata Transtornos Alimentares e Obesidade: desafios e perspectivas. (Carga horária: 40h). , Centro de Tratamento de Transtornos Alimentares, CETRATA, Brasil.

Participação em eventos

Encontro de Filosofia, História e Epistemologia da Psicologia. Psico(s)(s)omática entre o afeto e o real: Considerações Psicanalíticas.. 2017. (Congresso).

46º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2016. (Congresso).

Ser pobre iguala negros e brancos?. 2016. (Seminário).

I Encontro Institucional de Pesquisas: O inconsciente na arte, na clínica e na cultura, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFC. 2015. (Outra).

Tresencontros Lacanianos. 2014. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • MARQUES, R. M. S. . Psico(s)(s)omátia entre o afeto e o real: considerações psicanalíticas. In: Encontro de filosofia, história e epistemologia da psicologia., 2017, Fortaleza. Psicologia(s) entre a margem e o escopo: serviriam os fundamentos psicológicos aos ideias políticos?, 2017. v. 5.

  • MARQUES, R. M. S. . A casa da histeria: Articulações em torno de laços transferenciais.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, R. M. S. . A contribuição das artes literária e cinematográfica para a aprendizagem significativa do discente.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, R. M. S. . Terapia de grupo: o resgate do sujeito em luto.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, R. M. S. . Compreendendo os transtornos alimentares a partir de um diálogo contemporâneo e familiar.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, R. M. S. . A psicose em Freud: Um estudo a partir do filme ?Uma mente Brilhante?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, R. M. S. . Aspectos biopsicossociais da compulsão sexual feminina: Um diálogo entre psicanálise e neurociências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2016

Farias Brito

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária

2015 - 2015

Universidade de Fortaleza

Vínculo: Monitoria voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 8

2017 - 2019

Centro Humanitário de Amparo a Maternidade

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação em acolhimento institucional. Acompanhamento de mulheres gestantes em situação de vulnerabilidade. Ações diversas, dentre elas, atendimento individual, intervenções grupais, grupos com viés psicoeducativo, trabalhos multi e interdisciplinares, comunicação e encaminhamentos para equipamentos da rede de apoio.

2019 - 2023

Hapvida

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30

Outras informações:
- Psicoterapia Breve Focal a pacientes inseridos no plano de saúde HAPVIDA que buscam acompanhamento psicológico.

2022 - Atual

Multiclinic Saúde e Via

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Psicanálise clínica, Regime: Dedicação exclusiva.