Pedro Artur Baptista Lauria

Doutorando em Cinema e Audiovisual na UFF sob a orientação da professora India Mara Martins, com pesquisas no na área de Nostalgia, Espaço Cinematográfico e foco nas representações norte-americanas de família e comunidade na década de 50 e 80. Mestre em Comunicação Social na UFRJ com pesquisas na área da Sociabilidade Online, Comunidades Virtuais e Memética. Atualmente faz parte do Laboratórios de Inovação Cidadã e dos projetos de pesquisa Estéticas da Comunicação e Cultura de Redes, coordenados pela Professora Ivana Bentes do PPGCOM da UFRJ. Graduado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com trabalhos focados na área de representação do espaço no cinema, espaço cinematográfico e paisagem. Exerce o cargo de professor de Geografia e coordenador da área de Humanas para turmas do pré-vestibular comunitário PECEP (Projeto de Ensino Cultural e Educação Popular). Tem formação complementar em Direção Cinematográfica pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Cinema e Audiovisual

2019 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Título: Garotos Perdidos: A Representação da Década de 80 na produção norte-americana do fim de década,
India Mara Martins. Palavras-chave: Espaço Cinematográfico; Década de 80; Nostalgia; Família; Subúrbio.

Mestrado em Comunicação

2017 - 2019

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: r/Place: As dinâmicas provenientes da espacialização, competição e cooperação dos usuários e comunidades virtuais do Reddit,Ano de Obtenção: 2019
Ivana Bentes Oliveira.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Comunidades Virtuais; Comportamento de Usuário; Emergência; Reddit; Cibercultura.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Geografia e Meio Ambiente

2008 - 2012

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Geografia e Cinema: Para Ler, Construir e Utilizar Representações Fílmicas
Orientador: Leonardo dos Passos Miranda Name

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Design de Estrutura Narrativa Cinematográfica. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2011 - 2012

Direção Cinematográfica. (Carga horária: 540h). , Escola de Cinema Darcy Ribeiro, ECDR, Brasil.

2010 - 2010

Four Week Filmmaking Workshop. (Carga horária: 160h). , New York Film Academy, NYFA, Estados Unidos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Leonardo dos Passos Miranda Name

NAME, L.SILVA, A. C. P.; RODRIGUES, R.. Geografia e cinema: para ler, construir e utilizar representações fílmicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Viktor Henrique Carneiro de Souza Chagas

BENTES, I.; BRUNO, F.;CHAGAS, Viktor.. As dinâmicas provenientes da espacialização, competição e cooperação dos usuários e comunidades virtuais do Reddit. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Viktor Henrique Carneiro de Souza Chagas

BENTES, I.;CHAGAS, Viktor.; BRUNO, F.. r/Place: comportamento dos usuários e organização das comunidades virtuais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leonardo dos Passos Miranda Name

Geografia e cinema: para ler, construir e utilizar representações fílmicas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Leo Name;

India Mara Martins

Meninos perdidos: a construção do lugar nostálgico no cinema de fim de década; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Ivana Bentes Oliveira

r/Place: As dinâmicas provenientes da espacialização, competição e cooperação dos usuários e comunidades virtuais do Reddit; 2019; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação de Amparo a Pesquisa Rio de Janeiro; Orientador: Ivana Bentes Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LAURIA, P. A. B. ; SILVA, M. C. R. G. . Representação feminina no game ?Metroid?: o caso Samus Aran. COMUM (FACHA) , v. 18, p. 208-227, 2018.

  • LAURIA, P. A. B. . A Importância da Linguagem Cinematográfica na Construção das Representações Espaciais. GeoPuc (Rio de Janeiro) , v. 5, p. 47-77, 2012.

  • LAURIA, P. A. B. ; NAME, L. . Cidade, natureza e narrativas da crise ambiental: análise a partir de dois filmes-catástrofe recentes. Arquitextos (São Paulo) , v. 113, p. 1-8, 2009.

  • LAURIA, P. A. B. ; NAME, L. . Cidade, natureza e narrativas da crise ambiental: análise a partir de dois filmes-catástrofe recentes. Arquitextos (São Paulo) , v. 113, p. 113.02, 2009.

  • LAURIA, P. A. B. . A Evolução Narrativa e Imagética do TCG Magic: The Gathering quanto a questão da representação feminina e LGBTQIA+. In: PÓSCOM 2017, 2017, Rio de Janeiro. ANAIS DO XIV SEMINÁRIO DE ALUNOS DE PÓS - GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO. PUC: PUC-Rio, 2017. p. 86-100.

  • LAURIA, P. A. B. ; CATRINCK, M. . ?O que é Golden Shower??: A Guerra de Hashtags e a Ressignificação dos Memes no Cenário da Polarização Política Brasileira. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, M. C. R. G. ; LAURIA, P. A. B. . REPRESENTAÇÃO FEMININA NO GAME ?METROID?: O CASO SAMUS ARAN. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAURIA, P. A. B. . A Evolução Narrativa e Imagética do TCG Magic: The Gathering quanto a questão da representação feminina e LGBTQIA+. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, R. R. ; SOUZA, G. R. ; Catalão, C.G ; LAURIA, P. A. B. ; Giovanetti, R . Diagnóstico Ambiental - Projeto de Revitalização da Ruínas de São João Marcos 2008 (Relatório Técnico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LAURIA, P. A. B. . Cinema Ao Pé da Letra. 2015; Tema: Linguagem Cinematográfica. (Site).

COUTURIER, M. ; MUNIZ, M. ; LAURIA, P. A. B. . Pelos Olhos do Besouro. 2015. Filme.

LAURIA, P. A. B. . Aceitar Perdão. 2015. Filme.

PEIXOTO, Zé ; LAURIA, P. A. B. . Institucional - Escola da Darcy Ribeiro, 2015. 2015. Filme.

HUTTER, A. ; REISNER, M. ; LAURIA, P. A. B. . Que Isso Menina. 2014. Filme.

HUTTER, A. ; REISNER, M. ; LAURIA, P. A. B. . Tenha Fé. 2014. Filme.

LAURIA, P. A. B. . Álgebra. 2012. Filme.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Estéticas da Comunicação: Novos Modelos Teóricos e Cultura de Redes ? CNPQ, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar temas e conceitos que trazem novos aportes para a teoria da Comunicação, teoria do audiovisual e das novas mídias. Tendo como objeto obras, produtos e processos contemporâneos que apontam para a emergência das ?estéticas da comunicação?. As noções de dispositivo, redes sociais, espaço-sensível, mindware, imagem tátil, serão investigadas como conceitos-experimentais e novo instrumental passível de trazer novos aportes sobre os estudos das mídias , tendo como hipótese a idéia de co-evolução entre as imagens, os dispositivos midiáticos e a produção da subjetividade. Como desdobramento da pesquisa iremos investigar os Regimes de Visualização, com seus mapeamentos, rankeamentos (Page Rank), georeferenciamento, Esta nova fase a pesquisa irá se desenvolver dentro da implantação do DataLab da ECO/UFRJ, o Laboratório de Análise de Dados em parceria com outros laboratórios de dentro e fora da UFRJ. Entre as questões que queremos investigar destacamos o tema da exploração e potencialização da inteligência social no contexto das novas tecnologias e no capitalismo cognitivo, assim como seus desdobramentos em uma cultura de redes... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Pedro Artur Baptista Lauria - Integrante / ivana bentes oliveira - Coordenador / Matheuz Catrinck - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Laboratório de Inovação Cidadã, Descrição: O Laboratório de Inovação Cidadã da UFRJ é uma rede de ações, pesquisa, e formação (no campo das mídias e ações culturais e artísticas) com objetivo de mapear e sistematizar experiências de referência em tecnologias sociais e inovação no Estado do Rio de Janeiro. Tem como base os laboratórios que utilizam metodologias ?de baixo para cima? (bottom-up ), de indução ao trabalho de pesquisa e ações em rede, comunitários e com soluções territoriais e locais em diferentes campos: os LABICs (Laboratório de Inovação cidadã) que estão sendo implantados no Brasil, América Latina e Espanha, prototipados pela Secretaria General Iberoamericana (SEGIB/Espanha). Projeto Cientista do Nosso Estado 2017. FAPERJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Pedro Artur Baptista Lauria - Integrante / ivana bentes oliveira - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    Cultura de Redes: As novas linguagens do Ativismo e a Inovação Cidadã, Descrição: O Projeto ?Cultura de Redes? é um projeto constituinte do Laboratório de Inovação Cidadã da UFRJ, de pesquisa, extensão e iniciação científica e artística e cultural em Cultura Digital, Mídia Livre e Cultura de Redes da Escola de Comunicação da UFRJ. A pesquisa tem como objetivo, mapear, analisar e produzir ações de ativismo e intervenção social e política a partir de linguagens e estéticas inovadoras e por meios de ações culturais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Pedro Artur Baptista Lauria - Integrante / ivana bentes oliveira - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio Docência nos cursos de Cultura de Redes ministrados pela Professora Ivana Bentes para alunos das pós-graduação e extensão em 2018.1 e alunos da graduação em 2018.2.

2017 - Atual

Projeto de Ensino Cultural e Educação Popular

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3