Eduardo Longman
Graduado em Comunicações pela Universidade de São Paulo ECA (1980)
Professor da Universidade Metodista de São Paulo, em disciplinas ligadas a área da Imagem: Fotografia Digital, Técnicas de Fotografia, Linguagem Visual e Estudos dos Registros da Imagem.
Tem experiência na área de Criação, tendo atuado como redator em diversas agencias de publicidade de São Paulo por um período de 10 anos.
Fotógrafo profissional a desde 1984, vem atuando na área de publicidade e desenvolvendo um trabalho pessoal (fine arts) exibido em inúmeras mostras do Brasil e exterior, entre as quais a XIV Bienal Internacional de São Paulo, a mostra Brésil de Bresiliennes no Centro Georges Pompidou e individuais como as do Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), Galeria Paulo Figueiredo e Galeria Il Fotogramma de Roma.
Informações coletadas do Lattes em 10/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em A construção da docencia no ensino superior
2011 - 2011
Universidade Metodista de São Paulo
Orientador: Profa. Dra. Roseli Fischmann
Formação complementar
2008 - 2008
Utilidades do Sofware Maya. (Carga horária: 2h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2007 - 2007
Praticas de Ensino Progr. de Capacitaçao Docente. (Carga horária: 4h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Introducao a Docencia em EAD. (Carga horária: 28h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Ciencias Sociais Aplicadas.
Participação em eventos
Adobe Criative Suite 3. 2007. (Seminário).
Jornada de Iniciação Cientifica e 5 Seminario de Extensao.A Tirania da Imagem. 2003. (Seminário).
Participação em bancas
LONGMAN, E.. Aplausos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radio e Televisão) - Universidade Metodista de São Paulo.
Atilio, J;LONGMAN, E.. Simpesmente um lixo: panoramas do resíduo sólido em São Paulo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo e Editoração) - Universidade de São Paulo.
Orientou
Aplausos; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Radio e Televisão) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Eduardo Longman;
Outras produções
LONGMAN, E. . Cotidiano - O olhar sensível. 2005. Fotografia.
LONGMAN, E. . Fantasias Visíveis - Eduardo Longman. 2002. Fotografia.
LONGMAN, E. . NAFOTO - Coletiva. 1993. Fotografia.
LONGMAN, E. . Fotografias - Eduardo Longman. 1991. Fotografia.
LONGMAN, E. . Auto Imagens. 1986. Fotografia.
LONGMAN, E. . II Exposiçao da Fotografia Contemporânea de Santo André. 1985. Fotografia.
LONGMAN, E. . Vesperal Paulistanea - Passos na cidade - Estacao Anhangabau do Metro. 1984. Fotografia.
LONGMAN, E. . Tradição e Ruptura - Auto Retrato do Brasileiro. 1984. Fotografia.
LONGMAN, E. . I Exposiçao da Fotografia Contemporânea de Santo André. 1984. Fotografia.
LONGMAN, E. . Brésil des Brésiliens. 1983. Fotografia.
LONGMAN, E. . Fotogaleria Fotoptica - Quatro anos. 1983. Fotografia.
LONGMAN, E. . Fotogaleria Fotoptica - Coletiva 3 fotografos. 1982. Fotografia.
LONGMAN, E. . Imagine - Eduardo Longman. 1980. Fotografia.
LONGMAN, E. . II Encontro Fotografico de Campos de Jordao. 1979. Fotografia.
LONGMAN, E. . Sao Paulo - Centro. Em busca do humano.. 1978. Fotografia.
LONGMAN, E. . Arqueologia do Urbano. 1977. Fotografia.
LONGMAN, E. . I Grande Sao Paulo. 1976. Fotografia.
Prêmios
2009
Paraninfo Formandos de Cinema Digital, Universidade Metodista de Sao Paulo.
1984
Primeiro Premio de Fotografia, I Exposição da Fotografia Contemporanea de Santo André.
1979
Primeiro premio de Fotografia - Paisagem Urbana, II Encontro Fotográfio de Campos de Jordão.
1979
Primeiro Premio de Fotografia - Criança, II Encontro Fotografico de Campos de Jordao.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Comunicação Multimidia. , Rua do Sacramento,230, Rudge Ramos, 09640000 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil, Telefone: (11) 43665887, URL da Homepage:
Experiência profissional
2001 - Atual
Universidade Metodista de São PauloVínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eduardo Longman e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?