Edson Cabral
Possui graduação (bacharelado) em Geografia pela Universidade de São Paulo (1986), licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1991), especialização em Administração de Empresas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (1993), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2002). Foi assessor acadêmico e professor dos Cursos de Aviação Civil, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente atua como consultor na área de Meteorologia Aeronáutica. É membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Climatologia e parecerista da Revista da Universidade da Força Aérea e da Revista de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: climatologia urbana e climatologia aeronáutica. Trabalhou como Profissional de Meteorologia durante 14 anos na INFRAERO e ministrou instrução de Meteorologia para pilotos e Despachantes Operacionais de Voo da TAM durante 4 anos. Foi docente dos Cursos de Geografia e Turismo da PUC durante 13 anos, além de Coordenar o Programa de Mestrado em Geografia daquela Instituição. A partir de 2021 passa a integrar o grupo de criação da Escola Superior do Ar, como responsável pela Coordenação do Curso EAD de Ciências Aeronáuticas e professor. Desde 2024 atua como instrutor de Pilotos e Despachantes Operacionais de Voo da LATAM. Atua também como Assessor Universitário e Professor Conteudista. É co-autor do livro Meteorologia Aplicada à Aviação.
Informações coletadas do Lattes em 09/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Geografia (Geografia Física)
1997 - 2002
Universidade de São Paulo
Título: Tendências e variabilidade do fenômeno pluvial na Região Metropolitana de São Paulo e possíveis vinculações com o processo de urbanização
Orientador: José Bueno Conti
, Ano de obtenção: 2002. Palavras-chave: Climatologia urbana; Climatologia da Grande São Paulo; Precipitação pluviométrica.
Mestrado em Geografia (Geografia Física)
1992 - 1997
Universidade de São Paulo
Título: Análise das alterações climáticas do Município de São Paulo (1887-1995) no contexto da expansão de sua mancha urbana., Ano de Obtenção: 1997
José Bueno Conti.Palavras-chave: Climatologia urbana; alterações climáticas; Clima de São Paulo.Setores de atividade: Previsão do Tempo e Prospecção Climática.
Especialização em Administração de Empresas
1992 - 1993
Curso técnico/profissionalizante
1987 - 1987
Formação complementar
2021 - 2021
Orchestra4edu. (Carga horária: 2h). , Foreducation EdTech, EDTECH, Brasil.
2021 - 2021
Fundamentos do Google Workspace for Education. (Carga horária: 2h). , Foreducation EdTech, EDTECH, Brasil.
2019 - 2019
Prevenção contra assédio do corpo docente e comportamento adequado do LRN. (Carga horária: 20h). , Laureate Network Office, LNO, Estados Unidos.
2018 - 2018
Extensão universitária em Nossa cultura: o movimento da Laureate do LRN Legal Compliance and Ethics. (Carga horária: 20h). , Laureate Network Office, LNO, Estados Unidos.
2017 - 2017
Extensão universitária em Aprendizado baseado em problemas. (Carga horária: 20h). , Laureate Network Office, LNO, Estados Unidos.
2017 - 2017
Mudança e inovação no curso superior. (Carga horária: 20h). , Laureate Network Office, LNO, Estados Unidos.
2017 - 2017
Avaliação de comunicação escrita: questões dissertativas. (Carga horária: 20h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2016 - 2016
Metodologia de estudos de caso.. (Carga horária: 20h). , Laureate Network Office, LNO, Estados Unidos.
2016 - 2016
Preparação do participante on line.. (Carga horária: 10h). , Laureate Network Office, LNO, Estados Unidos.
2015 - 2015
DNA LAUREATE. (Carga horária: 20h). , Laureate Network Office, LNO, Estados Unidos.
2015 - 2015
Aprendizado orientado a projetos. (Carga horária: 40h). , Laureate Network Office, LNO, Estados Unidos.
2014 - 2014
Extensão universitária em Professores Laureate no Século XXi. (Carga horária: 20h). , Laureate International Universities, LIU, Estados Unidos.
2014 - 2014
Aprendizado Cooperativo. (Carga horária: 20h). , Laureate International Universities, LIU, Estados Unidos.
2012 - 2012
Código de Conduta e ética da Laureate. (Carga horária: 20h). , Laureate Network Office, LNO, Estados Unidos.
2010 - 2010
Curso de Photophop. (Carga horária: 4h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2010 - 2010
Como fazer Planilhas Excel para controle de notas. (Carga horária: 3h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2007 - 2007
Qualidade ambiental urbana e mudanças climáticas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2006
Padronização de Instrutores de Solo.. (Carga horária: 16h). , TAM - Linhas Aéreas, TAM, Brasil.
2000 - 2000
Curso de Curta Duração. , Sociedade Brasileira de Meteorologia, SBMET, Brasil.
1998 - 1998
Curso de Curta Duração. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária. , Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, Brasil.
1991 - 1991
Curso de Curta Duração. , Climatempo - Assessoria e Consultoria em Meteorologia, CLIMATEMPO, Brasil.
1988 - 1988
Extensão universitária em Impacto Ambiental. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
1988 - 1988
Curso de Curta Duração. , Associação dos Geógrafos Brasileiros, AGB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física/Especialidade: Climatologia Geográfica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia do Turismo.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Meteorologia Aeronáutica.
Organização de eventos
CABRAL, E. . Coordenação de Comunicações Livres da XIX Semana de Geografia da PUC-SP. 2008. (Outro).
CABRAL, E. . XIX SEMANA DE GEOGRAFIA DA PUC-SP. 2008. (Outro).
Participação em eventos
IX Semana de Turismo da PUC-SP. 2013. (Encontro).
X Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica.Membro de Comissão Científica. 2012. (Simpósio).
IX Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica.As inundações na bacia do Aricanduva (Município de São Paulo) e o suporte dos revestimentos vegetais da APA do Carmo na interceptação das precipitações. Análise das precipitações pluviométricas e os casos de leptospirose na RMSP - 1986 a 2009. 2010. (Simpósio).
2º Congresso de Pesquisa Discente.Vice Coordenador do Simpósio. 2008. (Simpósio).
8º Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica.Evolução tecnológica e o ensino da Climatologia.. 2008. (Simpósio).
1º Congresso de Pesquisa Discente da PUC-SP.Coordenador do Simpósio Questões ambientais urbanas.. 2007. (Simpósio).
Forum de Energia e Ambiente - Desastres Naturais.Repercussão dos desastres naturais no meio urbano: ciência e ação. 2007.. 2007. (Outra).
XII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E AS ÁREAS DE RISCOS NO MUNICÍPIO DE SANTANA DE PARNAÍBA, SÃO PAULO.. 2007. (Simpósio).
II Encontro Científico da Universidade Anhembi Morumbi.Clima urbano como subsídio ao planejamento e engenharia urbana na Região Metropolitana de São Paulo.. 2006. (Encontro).
Seminário de Segurança de Vôo na Aviação Comercial, durante a 6ª EXPOAR - Exposição Aeronáutica da Universidade Anhembi Morumbi, SP.. 2006. (Seminário).
VII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica.Clima e Saúde na Região Metropolitana de São Paulo. 2006. (Simpósio).
XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. 2005. (Simpósio).
VI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA.VI Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica. 2004. (Simpósio).
V Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica.V Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica. 2002. (Simpósio).
X Simpósio de Segurança de Vôo. 2001. (Simpósio).
IV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica.IV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica. 2000. (Simpósio).
XI Congresso Brasileiro de Meteorologia. XI Congresso Brasileiro de Meteorologia. 2000. (Congresso).
Brasileiro de Meteorologia e VIII Congresso da Federação Latino-Americana e Ibérica de Sociedades de Meteorologia. 1998. (Congresso).
III Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica.III Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica. 1998. (Simpósio).
VIII Semana de Geografia da PUC. 1997. (Outra).
2º Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica.2º Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica. 1996. (Simpósio).
IX Congresso Brasileiro de Meteorologia. 1996. (Congresso).
Climatology and Air Pollution. 1995. (Congresso).
VI Simpósio de Quantificação em Geociências.VI Simpósio de Quantificação em Geociências. 1995. (Simpósio).
5º Congresso Brasileiro de Geógrafos. 5º Congresso Brasileiro de Geógrafos. 1994. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Meteorologia e II Congresso Latino-Americano e Ibérico de Meteorologia. 1994. (Congresso).
IX Encontro Nacional de Geógrafos. 1992. (Encontro).
Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica. 1992. (Simpósio).
VII Congresso Brasileiro de Meteorologia. VII Congresso Brasileiro de Meteorologia. 1992. (Congresso).
IV Simpósio de Geografia Física Aplicada.IV Simpósio de Geografia Física Aplicada. 1991. (Simpósio).
8º Encontro Nacional de Geógrafos..8º Encontro Nacional de Geógrafos.. 1990. (Encontro).
VI Congresso Brasileiro de Meteorologia. VI Congresso Brasileiro de Meteorologia. 1990. (Congresso).
Reunião sobre Mudanças Climáticas: seus impactos e possíveis respostas políticas.. 1989. (Outra).
7º Encontro Nacional de Geógrafos..7º Encontro Nacional de Geógrafos.. 1988. (Encontro).
I Seminário sobre Ciências Atmosféricas e Espaciais do Programa Antártico Brasileiro.. 1988. (Seminário).
V Congresso Brasileiro de Meteorologia. 1988. (Congresso).
I Simpósio sobre urbanização e qualidade ambiental: efeitos adversos no clima.. 1987. (Simpósio).
I Congresso Interamericano de Meteorologia e IV Congresso Brasileiro de Meteorologia. 1986. (Congresso).
VI Encontro Nacional de Geógrafos. 1986. (Encontro).
I Encontro Nacional de Pós Graduação em Geografia. 1984. (Encontro).
Participação em bancas
FEDOROVA, N.; GOMES, H. B.;CABRAL, E.. O IMPACTO DOS COMPLEXOS CONVECTIVOS DE MESOESCALA EM AERONAVES E ESTUDO DE CASO EM 31/10/2018. 2023. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Universidade Federal de Alagoas.
CAVEGAGHI, A. J.;CABRAL, E.; MORETTI, S. L. A.. HOSPITALIDADE E SERVIÇOS A BORDO DE AERONAVES: O CASO DA COMPANHIA AÉREA AZUL. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM HOSPITALIDADE) - Universidade Anhembi Morumbi.
CAMARGO, R.;CABRAL, E.; FRANCA, G. B.. Análise das ocorrências de cisalhamento de vento no Aeroporto de Guarulhos (SP). 2016. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.
Cabreira, M.M.;CABRAL, E.; MARQUE, M. A. C.. Educação ambiental na disciplina de Geografia: uma análise dos PCNs e da produção acadêmica em Geografia. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CAVEGAGHI, A. J.;CABRAL, E.; TORRES, R. G.. A evolução da hospitalidade na aviação: do voo do "Jahú" aos tempos atuais de competição entre empresas tradicionais e "low-cost". 2015. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; TOMAS, D. D.; COELHO, G.. A poluição atmosférica e o clima urbano: um olhar sobre a inspeção veicular no Município de São Paulo. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; MARQUE, M. A. C.; Cabreira, M.M.. A geografia do turismo do estado do Rio de Janeiro: Conservatória: Um estudo de caso. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; Cabreira, M.M.; CANIL, K.. O geossistema do Córrego do Couto, PETAR, Iporanga - SP: uma contribuição ao levantamento do patrimônio espeleológico.. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; MARQUE, M. A. C.; Cabreira, M.M.. Análise dos recursos hídricos, do saneamento básico e das doenças de veiculação hídrica nos bairros Pacacurí e Águas Negras em Belém/PA. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
ALVES, C. J. P.; CORREIA, A. R.;CABRAL, E.; MAGRI JUNIOR, A. A.. Proposta para implementação do Serviço de Gerenciamento de Pátio no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. 2013. Dissertação (Mestrado em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continua) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.
CAVEGAGHI, A. J.; TORRES, R. G.;CABRAL, E.. Avaliação do setor de serviços no Aeroporto de Congonhas - SP. 2013. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi.
ALVES, C. J. P.;CABRAL, E.; CORREIA, A. R.; MAGRI JUNIOR, A. A.. Proposta para implementação do serviço de Gerenciamento de Pátio no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. 2013. Dissertação (Mestrado em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continua) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.
BUITONI, M.M.S.; FURLAN, S. A.;CABRAL, E.. A contribuição da Geografia escolar para uma educação ambiental crítica e emancipatória: o caso do Bairro Estoril de São Bernardo do Campo - SP. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BISTRICHI, C.A.; Conti, J.B.;CABRAL, E.. As inundações na bacia do Aricanduva (municipio de São Paulo) e o suporte dos revestimentos vegetais da APA do Carmo na interceptação das precipitaçõs.. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BUITONI, M.M.S.;CABRAL, E.; Cabreira, M.M.. Qualificação de Mestrado "A contribuição da geografia escolar na construção de uma educação ambiental crítica e emancipatória". 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CAMPANHA, V. A.;CABRAL, E.; BISTRICHI, C.A.. Exame de Qualificação de Mestrado "Análise Socioambiental do bairro Jardim dos Cardosos, no Município de Guarulhos, SP. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BUITONI, M.M.S.;CABRAL, E.; CANIL, K.. Exame de Qualificação de Mestrado "Os parques lineares em áreas urbanas segregadas: o caso do parque linear Rio Verde, Itaquera, São Paulo - SP". 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; CANIL, K.; CAMPANHA, V. A.. O Sistema Cantareira e a análise dos impactos socioambientais da construção da Represa do Jaguari-Jacareí, SP. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CAMPANHA, V. A.; CANIL, K.;CABRAL, E.. Análise sócio-ambiental do Bairro Jardim dos Cardosos, Município de Guarulhos, SP. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BUITONI, M.M.S.;CABRAL, E.; FURLAN, S. A.. Parque Linear: Perspectivas e realidades - o estudo de caso do Parque Linear Rio Verde, Itaquera, São Paulo, SP. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; BUITONI, M.M.S.; SCARLATO, F. C.. O crescimento e a expansão urbana e industrial no município de Extrema, Minas Gerais, a partir da duplicação da rodovia Fernão Dias, BR 381.. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; BUITONI, M.M.S.; SCARLATO, F. C.. A inserção do Município de São Lourenço da Serra na Região Metropolitana de São Paulo: um estudo da geração de empregos e renda em uma área de proteção aos mananciais.. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BUITONI, M.M.S.;CABRAL, E.; Cabreira, M.M.. Qualificação de Mestrado - Materiais didáticos na formação de professores de Geografia.. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
NUNES, E.; SOUZA, F. E. S.;CABRAL, E.. Alterações dos parâmetros climáticos no Município de Apodí - RN, antes e após a formação do lago da Barragem Santa Cruz do Apodi. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CABRAL, E.; BUITONI, M.M.S.; SCARLATO, F. C.. Qualificação de Mestrado "A busca da renda e do emprego no Município de São Lourenço da Serra, entre a Área de Proteção aos Manancias e a Região Metropolitana de São Paulo: reconhecendo as questões sociais".. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Maitelli, G.T.; Zamparoni, C.A.G.;CABRAL, E.. Uso do solo, ilha de calor e distribuição espacial das chuvas em Cuiabá-MT. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.
BUITONI, M.M.S.;CABRAL, E.; SCARLATO, F. C.. Qualificação de Mestrado "O crescimento e a expansão urbana e industrial no município de Extrema, MG, a partir da duplicação da Rodovia Fernão Dias, BR381. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Galvani, E.; SILVA, M. E. S.;CABRAL, E.. Avaliação espaço-temporal da precipitação no perfil Baixada Santista - Vertentes Oceânicas - Rebordo Interiorano da escarpa da Serra do Mar. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
Maitelli, G.T.; Zamparoni, C.A.G.;CABRAL, E.. Desmatamento e clima em Alta Floresta/MT, Amazônia Mato-Grossense. 2006. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.
CABRAL, E.. Delimitação de unidades climáticas locais no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. 2005.
Galvani, E.; SILVA, M. E. S.; LIMA, N. G. B.;CABRAL, E.. El Niño Oscilação Sul: consequências do fenômeno na dinâmica hidroclimática da bacia hidrográfica do Rio Piracicaba - SP. 2023. Tese (Doutorado em Geografia) - FFLCH-USP.
FERNANDEZ, R. V. G.; MARTINEZ, E. D. M.;CABRAL, E.; FERREIRA, J. C.; LOPEZ, L.A.N.M. TRANSPORTE AÉREO E AVIAÇÃO REGIONAL BRASILEIRA: ESTUDO DOS VETORES DE DESENVOLVIMENTO E PROPOSTAS DE POLÍTICAS DE FOMENTO A PARTIR DE TÉCNICA DE CENARIZAÇÃO. 2021. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC.
CAVEGAGHI, A. J.;CABRAL, E.; WADA, E. K.; TOMAZZONI, E. L.; OLIVEIRA, P. S. G.. ESTUDO SOBRE HOSPITALIDADE A BORDO DAS AERONAVES BRASILEIRAS. 2019. Tese (Doutorado em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi.
MIRANDA, M. E.; VALVERDE, R. R. H. F.; Conti, J.B.;CABRAL, E.. A importância da escala do problema no processo de aprendizagem da migração nordestina na metrópole paulistana. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Gambaroni, R.; Silva, M.A.S.; FALCONI, C. E.; LOPEZ, L.A.N.M;CABRAL, E.. Programa de policiamento aéreo: integração, relação com os demais programas e importância na redução dos indicadores criminais. 2012. Tese (Doutorado em Centro de Altos Estudos de Segurança) - Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Galvani, E.; Ross, J.L.S.; Conti, J.B.; Armani, G.;CABRAL, E.. O microclima de uma vereda degradada: estudo de caso no Parque Estadual Veredas do Peruaçu, MG. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Galvani, E.; Azevedo, T.; Tarifa, J.R.; Salvi, L.;CABRAL, E.. Análise topo e microclimática tridimensional em uma microbacia hidrográfica de clima tropical úmido de altitude.. 2009. Tese (Doutorado em Geografia) - FFLCH-USP.
CONCONE, M. H. V. B.; BERNARDO, T.;CABRAL, E.; CANDEIAS, N. M. F.; GOMES, M.H.A.. O complexo patogênico da malária nas cidades de Benguela, Lobito e Comuna de Catumbela: um estudo de Geografia Médica Maxsoreana aplicada em Angola (1615-1940). 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
COLTRINARI, L. Z. D.;CABRAL, E.; Conti, J.B.; BITAR, Omar Yazbek; SALOMÃO, Fernando Ximenes de Tavares. Indicadores para monitoramento de processos morfodinâmicos: aplicação na bacia do ribeirão Pirajuçara (SP). 2007. Tese (Doutorado em Geografia) - FFLCH-USP.
CABRAL, E.; Conti, J.B.; NUNES, L. H.; Galvani, E.; Lombardo, M.A.. Concentração de vapor d'água na atmosfera de áreas urbanas: o exemplo de São Paulo. 2005 - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
CABRAL, E.. Caracterização dos invernos no sul do Brasil em função dos dias de neve e da participação das massas de ar.. 2002. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.
Galvani, E.; SIQUEIRA, M. E.;CABRAL, E.. El Niño Oscilação Sul: consequências do fenômeno na dinâmica hidroclimática da bacia hidrográfica do rio Piracicaba-SP. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.
FERNANDEZ, R. V. G.;CABRAL, E.; MARTINEZ, E. D. M.; FERREIRA, J. C.. DESENVOLVIMENTO E PROPOSTAS DE POLÍTICAS DE FOMENTO A PARTIR DE TÉCNICAS DE CENARIZAÇÃO. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC.
WADA, E. K.; CAVEGAGHI, A. J.; CAMARGO, L. O. L.;CABRAL, E.. Hospitalidade na aviação brasileira. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi.
Galvani, E.; Ross, J.L.S.; Conti, J.B.;CABRAL, E.; DOMINGUES, I. A. S.. Variabilidade climática e sua influência na produtividade do milho na microregião de Feira de Santana (Bahia). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Geografia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
MANOEL, V.; CONCONE, M. H. V. B.;CABRAL, E.. O complexo patogênico da malária nas cidades de Lobito, Benguela e Comuna da Catumbela: um estudo de Geografia Médica maxsorreana aplicada, entre 1615 e 1940.. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
RIBEIRO, H.; CARDOSO, M. R. A.;CABRAL, E.. Ambientes atmosféricos e possíveis correlações com doenças do aparelho respiratório em crianças (0 a 5 anos) na Cidade de São Paulo.. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
FEDOROVA, N.; GOMES, H. B.;CABRAL, E.. Impactos dos Complexos Convectivos de Mesoescala em Aeronaves. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Meteorologia) - Universidade Federal de Alagoas.
CABRAL, E.; PERON, M.L.; MARQUE, M. A. C.. A geografia do turismo do estado do Rio de Janeiro: Conservatória: Um estudo de caso. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CAVEGAGHI, A. J.; TORRES, R. G.;CABRAL, E.. Hospitalidade na aviação: uma abordagem da empresa aérea tradicional x low cost no Brasil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi.
Cabreira, M.M.;CABRAL, E.. Educação ambiental na disciplina de Geografia. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
LISBOA, M. V.; KAGEYAMA, P.;CABRAL, E.. Transgênicos: análise ambiental, política e social do processo de liberação do milho Libert Link no Brasil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
ALVES, C. J. P.; CORREIA, A. R.;CABRAL, E.. Estudo para implementação do Serviço de Gerenciamento de Pátio no Aeroporto de São Paulo/Guarulhos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continua) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.
REJOWSKI, M.; BASTOS, S. R.;CABRAL, E.. Hospitalidade na formação de profissionais de Aviação Civil no Brasil: visão de gestores e pilotos. 2013.
CABRAL, E.; BISTRICHI, C.A.; CANIL, K.. Contribuição ao levantamento do patrimônio espeleológico. O geossistema cárstico. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; Cabreira, M.M.; CAVEGAGHI, A. J.. A GEOGRAFIA DO ISLÃ E A INFLUÊNCIA DO CLIMA DESÉRTICO E DA ÉTICA BEDUÍNA PARA O SURGIMENTO DA SOCIEDADE MUÇULMANA NA PENÍNSULA ARÁBICA DO SÉCULO VI: UMA ABORDAGEM TEOLÓGICA, HISTÓRICA E GEOGRÁFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia.) - Departamento de Geografia da PUC-SP.
CABRAL, E.; Cabreira, M.M.; ALMEIDA, M.C.. A necessidade do ensino de Geomorfologia no Ensino Fundamental II. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Departamento de Geografia PUC-SP.
CABRAL, E.; ALMEIDA, M.C.; SCARPATO, MARTA. A construção de mini estações meteorológicas nas escolas públicas: uma proposta metodológica. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Departamento de Geografia PUC-SP.
CABRAL, E.; SCARPATO, MARTA; RAMIRES, REGINA RIZZO. O ensino de Geografia no Parque Ecológico do Tietê.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia.) - Departamento de Geografia da PUC-SP.
COELHO, G.;CABRAL, E.; ALMEIDA, M.C.. O estudo do Cerrado a partir da questão das queimadas.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia.) - Departamento de Geografia da PUC-SP.
RAMIRES, REGINA RIZZO;CABRAL, E.; SCARPATO, MARTA. Dicionário de Geografia do aluno. O uso de conceitos, termos e expressões geográficas no ensino fundamental.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
FEDOROVA, N.; AMORIM, R. F. C.;CABRAL, E.. CASOS DE WINDSHEAR NOS AEROPORTOS DAS CAPITAIS DO NORDESTE BRASILEIRO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Meteorologia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. A. M.;CABRAL, E.. Ventos e aviação: compreendendo as relações para evitar acidentes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal de São Paulo.
CABRAL, E.; PASSARI, L.; LEONIDAS, P.. de Moraes, Patricia M. H. Iwai e Rafael M. Santos.Àguas virtuais no plantio de soja nos estados de Mato Grosso e Paraná em associação aos cenários do Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Anhembi Morumbi.
PASSARI, L.;CABRAL, E.; LEONIDAS, P.. Coprocessamento De Pneus Inservivieis: Tecnologia Aplicada À Sustentabilidade E Competitividade Na Industria De Cimentos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Anhembi Morumbi.
Galvani, E.;CABRAL, E.; GOBO, J. P. A.. Clima e navegação aérea: a influência dos nevoeiros no funcionamento do Aeroporto de Guarulhos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - FFLCH-USP.
CABRAL, E.; RODRIGUES, E.. Rede cicloviária do Município de São Paulo: análise da idealização, projeto e implantação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; PERON, M.L.; COELHO, G.. MEMORIAL DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
COELHO, G.;CABRAL, E.; PERON, M.L.. Memorial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
COELHO, G.; PERON, M.L.;CABRAL, E.. A construção do conhecimento pessoal geográfico: uma reflexão sobre o papel dos rios na geografia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; FARO, A.. Análise dos sistemas de detecção de raios e sua utilização na aviação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
GONZALES, C.;CABRAL, E.. O acidente aéreo e sua relação com os fatores humanos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
GONZALES, C.;CABRAL, E.. A influência da tomada de decisão em operações aéreas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; GONZALES, C.. Aeronaves de asas rotativas e as condições meteorológicas adversas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; GIGLIO, T.. O microburst e as operações aéreas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; MONTEIRO, A.; GOUVEIA, R.. Análise de ferramentas de gestão de recursos hídricos na agricultura brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
MONTEIRO, A.;CABRAL, E.; OLIVEIRA, B. P.. Análise da problemática ambiental do Rio Pinheiros - Propostas de ação para sua recuperação a partir dos subsídios gerados no estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Anhembi Morumbi.
GOUVEIA, R.;CABRAL, E.; MONTEIRO, A.. Desenvolvimento de áreas para implantação de usina de energia renovável (eólica). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
PERON, M.L.; COSSERMELLI, J.;CABRAL, E.. O discurso geográfico sobre a música, na escola: o Manguebeat. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
PERON, M.L.;CABRAL, E.; COSSERMELLI, J.. Memorial de Bacharelado: A música como discurso transformador de olhar sobre a sociedade: antes e durante o curso de Geografia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; Soares, A.. S. Oliveira, Felipe P. Schmidt e Ivan W.M. Silva.Incidência de laser verde na Terminal São Paulo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; Soares, A.. Perigos atmosféricos: ameaças à segurança dos voos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; GABRIEL, J.. Análise das práticas sustentáveis em aeroportos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; GABRIEL, J.. Economia de combustível na aviação civil a jato. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; COSSERMELLI, J.; COELHO, G.. A ATUAÇÃO DE FENÔMENOS HIDROMETEOROS DA SERRA DO MAR NOS MEIOS DE TRANSPORTE AÉREO E RODOVIÁRIO NO TRECHO SÃO PAULO - SANTOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; Neto, J.E.S.L.; PERON, M.L.. Memorial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Cabreira, M.M.;CABRAL, E.; CARVALHO, Y.. O acesso escolar das crianças e adolescentes solicitantes de refúgio e refugiados no sistema público da cidade de São Paulo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
COELHO, G.; Neto, J.E.S.L.;CABRAL, E.. Alfabetização cartográfica e livro didático: análise do livro "Interagindo com a Geografia" do 5º ano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
COELHO, G.;CABRAL, E.; Cabreira, M.M.. Memorial descritivo acadêmico: A trajetória de um geógrafo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Cabreira, M.M.;CABRAL, E.; Neto, J.E.S.L.. Cartografia para alfabetização e linguagem geográfica: práticas e reflexões de iniciação à docência para jovens e adultos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Cabreira, M.M.;CABRAL, E.; Neto, J.E.S.L.. Educação patrimonial: revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; Cabreira, M.M.; Neto, J.E.S.L.. Memorial: Lugares da minha vida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; Cabreira, M.M.; PERON, M.L.. Memorial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; COELHO, G.; PERON, M.L.. Memorial de Bacharelado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; GIGLIO, T.. .Panorama de acidentes aéreos e suas principais causas: CFIT e LOC-I. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; GIGLIO, T.. Desenvolvimento da aviação agrícola no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; PERON, M.L.; SOUZA, V.. Memorial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; COELHO, G.; PERON, M.L.. Memorial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; PERON, M.L.; SOUZA, V.. Memorial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; PERON, M.L.; SOUZA, V.. Memorial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
COELHO, G.;CABRAL, E.; PERON, M.L.. Memorial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; TOMAS, D. D.. a influência de Fenômenos meteorológicos da cadeia montanhosa serra do mar na aviação no trecho são paulo - santos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; GIGLIO, T.. Souza, Daniela G.Silva, Natalia B.Barros.Análise dos ruídos aeronáuticos no Aeroporto de Congonhas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
COELHO, G.; COSSERMELLI, J.;CABRAL, E.. O mapeamento do uso do solo como ferramenta científica e de educação na análise de estudos de impacto ambiental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia da PUC-SP.
CABRAL, E.; PEREZ, F. C.. ANÁLISE DA DESORIENTAÇÃO ESPACIAL EM OPERAÇÕES AÉREAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; Urbano, L.M.C.. CHUVAS ARTIFICIAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; Neto, J.E.S.L.; COSSERMELLI, J.. MEMÓRIAS DE UMA GEÓGRAFA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia da PUC-SP.
CABRAL, E.; COELHO, G.; SARTORELLO, R.. MEMORIAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia da PUC-SP.
CABRAL, E.; COELHO, G.; SARTORELLO, R.. MEMORIAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia da PUC-SP.
CABRAL, E.; COELHO, G.; SARTORELLO, R.. MEMORIAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia da PUC-SP.
Cabreira, M.M.; COELHO, G.;CABRAL, E.. MEMORIAL DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Cabreira, M.M.; COELHO, G.;CABRAL, E.. MEMORIAL DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia da PUC-SP.
CABRAL, E.; COELHO, G.; Cabreira, M.M.. MEMORIAL DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia da PUC-SP.
CABRAL, E.; COELHO, G.; Cabreira, M.M.. MEMORIAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia da PUC-SP.
Soares, A.;CABRAL, E.. A operação da aviação anfíbia no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
Soares, A.;CABRAL, E.. TECNOLOGIAS EMPREGADAS NA COMUNICAÇÃO AERONÁUTICA E O CONCEITO CNS/ATM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
GALLO, C.;CABRAL, E.. A ATUAL REGULAMENTAÇÃO BRASILEIRA PROTEGE E AMPARA O TRIPULANTE COM RELAÇÃO AOS EFEITOS DO JET LAG?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
Urbano, L.M.C.;CABRAL, E.. ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO SONO NA FADIGA DO TRIPULANTE TÉCNICO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; LOPEZ, L.A.N.M. Barsi e Schayene Schul.Análise comparativa dos impactos ambientais com enfase no meio físico (ruídos) nas operações de pouso e decolagem e no ambiente interno dos aeroportos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; SANTOS FILHO, N. M.. BERBEL.Os programas de economia de combustível das companhias aéreas e o papel da meteorologia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; Soares, A.. A história do Aeroporto Campo de Marte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
SANTOS FILHO, N. M.;CABRAL, E.. Glass Cockpit. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
MAFFEI, W. R. A.;CABRAL, E.. Araujo; Cassiano F. Faria; Guilherme P. Souza;.Acessibilidade nos aeroportos: a adequação das instalações do Aeroporto de Congonhas para pessoas com mobilidade reduzida. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
Silva, E.N.; VILELA, F. N. J.;CABRAL, E.. Aspectos rítmicos do Clima de Sorocaba e Região.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos.
MATIAS, M.;CABRAL, E.; GIARETA, M. J.. Projeto para o desenvolvimento do turismo na Estância Hidromineral de Poá, São Paulo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BISTRICHI, C.A.; RAMIRES, REGINA RIZZO;CABRAL, E.. Proposta de sinalização para as trilhas autoguiadas do Parque Municipal Burle Marx, SP, com base na análise da paisagem geográfica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BERTHOLDI, M.;CABRAL, E.. Automação no cockpit e o impacto na segurança de voo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
RASTRELLO, R.;CABRAL, E.. Possíveis ameaças trazidas pelos passageiros através das bagagens de mão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; MATIAS, M.; GIARETA, M. J.. Evento de turismo de experiência no Parque das Neblinas - Bertioga/SP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; NOGUEIRA, A. J.. Análise das novas tecnologias de detecção e previsão de cinzas vulcânicas para a segurança e economia dos voos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; CALCADA, R.. S.Souza, Diego B. Queiroga, Diego C. A. e Silva.A influência dos raios nas operações dos Aeroportos de Congonhas, Campo de Marte e Guarulhos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
Gouveia, Volney;CABRAL, E.. A contribuição das alianças globais e locais nos ganhos econômicos e nas vantagens competitivas das empresas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
Gouveia, Volney;CABRAL, E.. Análise do cenário do transporte aéreo de carga postal no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
FEBELIANO, A.;CABRAL, E.. O estudo de caso da Copa Airliners. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
MIROTA, V.; ALMEIDA, A.M.;CABRAL, E.. Scatamacchia, Paulo R. Ameri Jr.Estudo sobre aeronaves tecnicamente avançadas na aviação geral.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
ALMEIDA, A.M.; BAUM, D.M.;CABRAL, E.. Becker, Eduardo V. da Cunha e Marcelo Cartolano.Aproximações não estabilizadas: análise das variáveis contribuintes no caso do acidente da Turkish Airlines.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
Urbano, L.M.C.; CAVALHEIRO, D.;CABRAL, E.. O impacto da fadiga humana sobre tripulantes na aviação civil.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
Soares, A.;CABRAL, E.. Treinamentos que podem minimizar os acidentes em perda de controle em voo.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
VIANA, M. A.; BAPTISTA, D. M. T.;CABRAL, E.. Ecoturismo: um novo roteiro em São Vicente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BAPTISTA, D. M. T.; MATIAS, M.;CABRAL, E.. Planejamento turístico na estância climática de Analândia.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BAUM, D.M.;CABRAL, E.. PAE - Plano de Ação em Emergência: Implantação nas empresas aéreas brasileiras. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; MAGALHAES, L.R.. V.R. ; Martin, Mauricio R.; Passos, Yuri A.S.L.A aviação como ferramenta de combate a incêndios florestais em áreas de aeroportos brasileiros. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CAVALHEIRO, D.; MIROTA, V.;CABRAL, E.. A falta de políticas públicas eficazes na formação de pilotos no Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; MIROTA, V.; CAVALHEIRO, D.. L.; Sattur, G.; Rogatto, J.G.; Ferreira, L.M..A emissão de raio laser verde na aviação civil brasileira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
VIANA, M. A.; BAPTISTA, D. M. T.;CABRAL, E.. Plano de desenvolvimento turístico da Estância Climática de Analândia - SP.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BAPTISTA, D. M. T.; MATIAS, M.;CABRAL, E.. Ecoturismo e Educação Ambiental para crianças no Parque Ecológico Votoruá - São Vicente, SP. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Gouveia, Volney; Soares, A.;CABRAL, E.. Costa Azul e Verde: a criação de uma empresa de táxi aéreo.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
LEITE, C.R.; Gouveia, Volney;CABRAL, E.. Uma breve análise da aviação recente no Brasil e os desafios de curto prazo.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
Gouveia, Volney; Soares, A.;CABRAL, E.. Marin, Diego J. Bacagini, Mario M. D'Avila.Fadiga de voo na Aviação Civil.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
Gouveia, Volney; Soares, A.;CABRAL, E.. Biocombustível: origem e processo de obtenção.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
Gouveia, Volney;CABRAL, E.; CAVALHEIRO, D.. Transporte aéreo de carga no Brasil: análise da importância do Aeroporto Internacional de Guarulhos nesse cenário. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
Gouveia, Volney;CABRAL, E.; CAVALHEIRO, D.. O acordo de céus abertos entre Brasil, EUA e União Européia: impactos na concentração de tráfego em aeroportos centrais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
Gouveia, Volney; LEITE, C.R.;CABRAL, E.. Alianças estratégicas na indústria aérea: uma breve descrição de parcerias entre empresas relacionadas.. 2011.
Soares, A.; BERTHOLDI, M.;CABRAL, E.. P. Calil, Thomaz F. F. Teixeira e Tiago A. Badue.Análise de adequabilidade da instrução de voo no curso de piloto comercial.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; GASPAR, E.L.; MIROTA, V.. Castro, Julio C. F. S. Bacelar e Kaio N. Giovanelli.Utilização de cogeração a gás natural nos aeroportos brasileiros.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; GASPAR, E.L.; MIROTA, V.. A importância do conhecimento e da prevenção da CAT - Turbulência de ar claro para a aviação.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; GASPAR, E.L.; MIROTA, V.. Souza, Evili B. Silva e Leonardo C. M. Prado.Equipamentos de auxílio a operações de pouso e decolagem em baixa visibilidade.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
MOLITERNO, S.; Gouveia, Volney;CABRAL, E.. Fatores causadores da fadiga dos tripulantes (comissários) dos voos regulares São Paulo/Paris da Empresa Aérea TAM Linhas Aéreas S/A. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
MAFFEI, W.; Gouveia, Volney;CABRAL, E.. Ánálise de uma proposta para um novo aeroporto na Região Metropolitana de São Paulo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
BAUM, D.M.;CABRAL, E.; BITTENCOURT, R.E.. Formação de pilotos: uma análise do atual cenário na aviação civil brasileira em relação à demanda do mercado futuro.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; BITTENCOURT, R.E.; GABRIEL, J.. Rede de informação meteorológica aeronáutica: a falta de informação meteorológica como fator contribuinte para acidentes aeronáuticos.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; MIROTA, V.; Soares, A.. Evolução Tecnológica na Meteorologia e os Acidentes Aeronáuticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; Gouveia, Volney; LOPEZ, L.A.N.M. O fenômeno esteira de turbulência e sua consequência para a aviação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; LOPEZ, L.A.N.M; SILVA, A.S.O.. Said, Guilherme Z. Machado e Ricardo S. de Souza.Condições meteorológicas adversas em aproximações finais e pousos no Aeroporto de Congonhas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; ESPOSITO, R.A.; COUTO, C.M.F.. D.Andrade, Leandro S.Silva e Luiz F.N.Gonçalves.Análise do perigo aviário: colisão entre aves e aeronaves.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
MAGALHAES, L.R.;CABRAL, E.; COUTO, C.M.F.. O fatigue risk management system (FRMS): levantamento sobre os conceitos e sua implantação no contexto brasileiro.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; COUTO, C.M.F.; MAGALHAES, L.R.. Machado, Douglas G.Ferraro e Paola R.F.Anastacio.Cinzas vulcânicas e suas influências na segurança de voo.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; COUTO, C.M.F.; MAGALHAES, L.R.. Fraga, Gustavo B. Souza e Vincenzo R.Mansano.Wind shear: as tesouras de vento na segurança das operações aéreas.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; LEITE, C.R.; BORGES, C.N.. O impacto da emissão de gases pelas aeronaves na aviação civil.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
BISTRICHI, C.A.;CABRAL, E.; Neto, J.E.S.L.. Do jornalismo à geografia.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia PUC-SP.
CABRAL, E.; PERON, M.L.; ALMEIDA, M.C.. Parque Nacional da Serra da Bocaina: aspectos geográficos e educação ambiental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia da PUC-SP.
BERTHOLDI, M.; MOREIRA, C.;CABRAL, E.. Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo: exploração comercial da prestação de serviços. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; BERTHOLDI, M.; MOREIRA, C.. Produtos Meteorológicos destinados à Aviação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
BAUM, D.M.; MOREIRA, C.;CABRAL, E.. Transporte de passageiros e cargas: uma proposta de utilização de hidroaviões.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
MOREIRA, C.;CABRAL, E.; Gouveia, Volney. Biocombustíveis na aviação mundial: redução da emissão de CO² na atmosfera.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
CABRAL, E.; BERTHOLDI, M.; MOREIRA, C.. A ameaça das cinzas vulcânicas para a aviação.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
LOPEZ, L.A.N.M;CABRAL, E.; MOREIRA, C.. O uso da fibra de carbono na aviação.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
MOREIRA, C.;CABRAL, E.; GABRIEL, J.. Hulgado.Estudo dos principais motivos para escolha entre ônibus e avião em viagens para capitais distantes.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
Neto, J.E.S.L.; BISTRICHI, C.A.;CABRAL, E.. Memorial descritivo Acadêmico: inquietações de uma geógrafa recém-formada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia da PUC-SP.
CABRAL, E.; CARVALHO, M. B.; COELHO, G.. Almeida.Natureza: um conceito caro ás comunidades tradicionais do Vale do Ribeira.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; ZEGNA, G.; CARVALHO, M. B.. .Agricultura de vazante no contexto das transformações produtivas no semi-árido nordestino. O exemplo de Icó-CE.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; RAMIRES, REGINA RIZZO; GAGLIARDI, C.. Conflitos entre populações tradicionais e áreas de proteção ambiental. O caso de Cambury, Ubatuba, SP.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; BISTRICHI, C.A.; PERON, M.L.. A transformação paisagística ambiental da cobertura vegetal no Município de São Paulo e suas implicações.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia PUC-SP.
COELHO, G.; CANIL, K.;CABRAL, E.. O uso de geotecnologias como ferramenta auxiliadora na aplicação de projetos ligados à gestão e planejamento urbano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia PUC-SP.
CABRAL, E.; Calazans, Daniel; Gouveia, Volney. Formação de gelo nas aeronaves.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi.
BUITONI, M.M.S.; CANIL, K.;CABRAL, E.. A urbanização de São Paulo, SP e seu impacto no aumento dos resíduos de construção e demolição.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia PUC-SP.
BUITONI, M.M.S.; CANIL, K.;CABRAL, E.. O turismo e a transformação do espaço em Boiçucanga, SP.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia da PUC-SP.
COELHO, G.;CABRAL, E.; SANTOS, J.. Através do SIG, detalhar os elementos do Geomarketing, os ganhos para a pesquisa de mercado e o papel da Geografia nesta disciplina.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia da PUC-SP.
Neto, J.E.S.L.;CABRAL, E.; BUITONI, M.M.S.. Memorial para conclusão do Curso de Geografia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia PUC-SP.
Neto, J.E.S.L.;CABRAL, E.; BUITONI, M.M.S.. Memorial de Conclusão de Curso de Geografia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia PUC-SP.
Neto, J.E.S.L.;CABRAL, E.. Memorial de Conclusão de Curso de Graduação em Geografia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia da PUC-SP.
CAMPANHA, V. A.;CABRAL, E.; BUITONI, M.M.S.; CANIL, K.. A REVITALIZAÇÃO DE BERLIM APÓS A QUEDA DO MURO EM 1989: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS REFLEXOS NO TURISMO.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia PUC-SP.
BAPTISTA, D. M. T.; MATIAS, M.;CABRAL, E.. Dellacqua e Thiago F. Albanez Cruz.Araçariguama, São Roque e Mairinque: limites e possibilidades do desenvolvimento de um Turismo integrado no Estado de São Paulo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BAPTISTA, D. M. T.; MATIAS, M.;CABRAL, E.. Projeto de Intervenção Turística I: São Luis do Paraitinga - SP. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
ZVEIBIL, S. J.;CABRAL, E.; MATIAS, M.. Qualificação de Projeto de Intervenção Turística " Terceira idade no Parque".. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BUITONI, M.M.S.; CANIL, K.;CABRAL, E.. Os agentes de transformação na produção do espaço da Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BAPTISTA, D. M. T.; MARTINS, D. G.;CABRAL, E.. Projeto de Intervenção Turística: Estância Turística de Joanópolis, SP.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BAPTISTA, D. M. T.;CABRAL, E.; MARTINS, D. G.. Projeto de Intervenção Turística: Município de Piracaia, SP.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CAMPANHA, V. A.; ABUMANSSUR, E. S.;CABRAL, E.. Qualificação de Projeto de Intervenção Turística "Proposição de criação de um Centro de Visitantes no Núcleo Cedro do Parque Estadual do Jacupiranga, SP". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CANIL, K.; CAMPANHA, V. A.;CABRAL, E.. Impacto ambiental da extração de areia no trecho paulista do Rio Paraiba do Sul. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; BISTRICHI, C.A.; CAMPANHA, V. A.. Análise do uso e ocupação do solo e suas principais vinculações com as áreas de risco no Município de Santana de Parnaíba, São Paulo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; BISTRICHI, C.A.; CANIL, K.. Análise dos impactos ambientais decorrentes da implentação dos "piscinões" na bacia do Ribeirão Pirajussara, Região Metropolitana de São Paulo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; BISTRICHI, C.A.; BUITONI, M.M.S.. Evolução histórica dos episódios de inundações no Município de São Paulo: estudo de caso na Bacia do Rio Aricanduva. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; CAMPANHA, V. A.; PERON, M.L.. Análise dos processos de ocupação urbana e degradação ambiental no Rio Pinheiros, trecho entre a Usina de Traição e a Usina de Pedreira, Município de São Paulo, SP. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CAMPANHA, V. A.; BISTRICHI, C.A.;CABRAL, E.. Análise da ocupação na região de manancial da Represa Billings: estudo de caso do bairro Parque Miami, no Município de Santo André, SP. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CAMPANHA, V. A.;CABRAL, E.; BISTRICHI, C.A.. A produção e consumo do espaço geográfico pelo turismo: o caso de Ilha Grande, RJ.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CANIL, K.;CABRAL, E.; BISTRICHI, C.A.. Riscos a processos morfodinâmicos em espaços urbanos: estudo aplicado ao Córrego da Rapadura, afluente da Bacia hidrográfica do Rio Aricanduva, RMSP, SP.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BAPTISTA, D. M. T.; MARTINS, D. G.;CABRAL, E.. O Ecomuseu viabilizando o Turismo em Piracaia, SP. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BAPTISTA, D. M. T.; MATIAS, M.;CABRAL, E.. Plano de desenvolvimento turístico para a Estância Turística de Joanópolis, SP.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.; CANIL, K.; ZEGNA, G.. Estância Demétria: A territorialização do movimento antroposófico no Brasil a partir da agricultura biodinâmica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
RIBEIRO, R. R.;CABRAL, E.. Alterações ambientais decorrentes da formação da barragem do Rio Jaguari.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista.
VARELA, H.F.P.;CABRAL, E.. Turismo rural no município de Piracaia: uma proposta de implantação.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista.
MARQUES, M.L.;CABRAL, E.. Análise dos fatores fisicos, uso e ocupação da terra e risco ambiental como subsídio ao planejamento territorial.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
MARQUES, M.L.;CABRAL, E.; ELIAS, A.. EMPREGO DA CARTOGRAFIA DIGITAL TEMÁTICA NA ELABORAÇÃO DO ATLAS DO MUNICÍPIO DE EXTREMA (MG): UMA APLICAÇÃO ESPACIAL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista.
MARQUES, M.L.; FERNANDES, P.;CABRAL, E.. Geoprocessamento e sensoriamento remoto aplicado ao diagnóstico de impactos ambientais: estudo da microbacia do córrego do Taboão.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CARVALHO, M. B.; BISTRICHI, C.A.;CABRAL, E.. Especulação imobiliaria, expansão urbana, movimentos habitacionais e a formação de áreas de riscos: em busca de uma lógica na formação de áreas de risco de deslizamento e as ações de prevenção do poder público. O estudo de caso de Vila Albertina, zona norte de São Paulo.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.. A organização espacial do turismo desenvolvido em Serra Negra-SP: uma proposta de planejamento. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.. Análise da organização espacial das antigas estações ferroviárias no Município de Atibaia-SP. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.. Turismo rural no município de Bragança Paulista: uma perspectiva geográfica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.. Diagnóstico para fins de conservação ambiental: A Serra do Guaripocaba, Bragança Paulista. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.. Impactos ambientais decorrentes da ação antrópica no Ribeirão dos Porcos, Atibaia, SP. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.. Reabilitação de área degradada no Reservatório do Rio Jaguari. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.. Análise dos usos do solo no Município de Bragança Paulista através do Plano Diretor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.. Identificação de áreas de cerrado (savana) no Município de Atibaia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.. Educação Ambiental em espaços de exclusão social: o processo de remoção de área. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.. Conjuntos habitacionais e as transformações socioespaciais em Bragança Paulista - SP. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.. Uso, ocupação do solo e impactos ambientais do bairro do Portão/Atibaia - SP. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.. Impactos ambientais provocados pela extração de areia num sistema do Rio Jaguari. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.. O impacto ambiental da cultura da batata no município de Munhoz - MG. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.. Avaliação preliminar das condições arbitrárias de um segmento da bacia hidrográfica do Rio Jaguari. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.. Planejamento turístico: análise do potencial turístico do município de Pinhalzinho - SP. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.. Turismo em Bragança Paulista. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.. Uso e ocupação do solo do Bairro do Lavapés em Bragança Paulista. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.. Análise das áreas de inundação no Município de Bragança Paulista/São Paulo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.. Resíduos sólidos urbanos: A problemática do lixo no Município de Bragança Paulista. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.. Análise climatológica das ocorrências de turbulência moderada, turbulência forte ("wind shear") na área do Aeroporto Internacional de São Paulo (Congonhas). 2002 - Universidade de São Paulo.
CABRAL, E.. Análise das áreas de inundação no Município de Bragança Paulista/SP. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.; BERTOLINI, A.; FERNANDES, P.; RIBEIRO, D. J. M.. Arborização urbana e o Bairro Jardim Europa em Bragança Paulista/SP. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.; BERTOLINI, A.; RIBEIRO, D. J. M.; FERNANDES, P.. Representação de área degradada: estudo de caso Barragem do Rio Jacareí - Bragança Paulista/SP. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.; BERTOLINI, A.; RIBEIRO, D. J. M.; FERNANDES, P.. A arborização urbana: um meio de melhorar a qualidade de vida e promover a educação ambiental. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista.
CABRAL, E.. Busca de evidências do fenômeno ilha de calor num loteamento localizado em área de manancial. Caso núcleo Santa Cruz/São Bernardo do Campo.. 2000 - Universidade de São Paulo.
CABRAL, E.. Classificações climáticas e determinação do mês seco.. 2000 - Universidade de São Paulo.
CANIL, K.;CABRAL, E.; CARVALHO, M. B.. Concurso para seleção de professor da disciplina Geografia da Biosfera II. 2009. Departamento de Geografia PUC-SP.
CABRAL, E.; Perez Filho, A.; Sant'Anna Neto, J.L.; Conti, J.B.; Tavares, A.C.. Comissão Julgadora do Concurso para Provimento de Cargo de Professor Doutor. 2003. Universidade Estadual de Campinas.
CABRAL, E.; Galvani, E.; Cabreira, M.M.. Banca de Credenciamento Docente do Programa de Mestrado em Geografia da PUC-SP. 2011. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.. Banca do Processo Seletivo de Mestrado do Programa de Geografia da PUC-SP - 2º semestre de 2007.. 2007. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.. Banca de Processo de Seleção de candidatos ao Mestrado em Geografia - 1º semestre. 2007. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.. Seleção de Mestrado Acadêmico em Geografia. 2006. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CABRAL, E.. Banca de Comissão Julgadora de candidatos ao Mestrado Acadêmico em Geografia da PUC - SP - processo seletivo para o 1º semestre de 2007.. 2006. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Orientou
A poluição atmosférica e o clima urbano: um olhar sobre a inspeção veicular no Município de São Paulo; 2015; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ; Orientador: Edson Cabral;
A geografia do turismo do Estado do Rio de Janeiro: Conservatória: Um estudo de caso; 2014; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edson Cabral;
O geossistema do Córrego do Couto, PETAR, Iporanga - SP: uma contribuição ao levantamento do patrimônio espeleológico; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edson Cabral;
Análise dos recursos hídricos, do saneamento básico e das doenças de veiculação hídrica nos bairros Pacaruri e Águas Negras em Belem/PA; 2014; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria de Educação do Pará; Orientador: Edson Cabral;
Proposta para implementação do Serviço de Gerenciamento de Pátio no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos; 2013; Dissertação (Mestrado em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continua) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ; Coorientador: Edson Cabral;
As inundações na bacia do Aricanduva (municipio de São Paulo) e o suporte dos revestimentos vegetais da APA do Carmo na interceptação das precipitaçõs; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ; Orientador: Edson Cabral;
O Sistema Cantareira e a análise dos impactos socioambientais da construção da Represa do Jaguari-Jacareí, SP; 2010; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ; Orientador: Edson Cabral;
O crescimento e a expansão urbana e industrial no município de Extrema, Minas Gerais, a partir da duplicação da Rodovia Fernão Dias, BR 381; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria de Educação do Estado; Orientador: Edson Cabral;
A inserção do município de São Lourenço da Serra na Região Metropolitana de São Paulo: um estudo da geração de empregos e renda em uma área de proteção aos mananciais; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria de Educação do Estado; Orientador: Edson Cabral;
A GEOGRAFIA DO ISLÃ E A INFLUÊNCIA DO CLIMA DESÉRTICO E DA ÉTICA BEDUÍNA PARA O SURGIMENTO DA SOCIEDADE MUÇULMANA NA PENÍNSULA ARÁBICA DO SÉCULO VI: UMA ABORDAGEM TEOLÓGICA, HISTÓRICA E GEOGRÁFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia; ) - Departamento de Geografia da PUC-SP; Orientador: Edson Cabral;
A Cartografia no 6º ano do ensino fundamental II; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia; ) - Departamento de Geografia da PUC-SP; Orientador: Edson Cabral;
A necessidade do ensino de Geomorfologia no Ensino Fundamental II; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia; ) - Departamento de Geografia da PUC-SP; Orientador: Edson Cabral;
A construção de mini estações meteorológicas nas escolas públicas: uma proposta metodológica; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Departamento de Geografia PUC-SP; Orientador: Edson Cabral;
O ensino de Geografia no Parque Ecológico do Tietê; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia; ) - Departamento de Geografia da PUC-SP; Orientador: Edson Cabral;
de Moraes, Patricia M; H; Iwai e Rafael M; Santos; Àguas virtuais no plantio de soja nos estados de Mato Grosso e Paraná em associação aos cenários do Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
Rede cicloviária do Município de São Paulo: análise da idealização, projeto e implantação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
MEMORIAL DE CONCLUSÃO DE CURSO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Edson Cabral;
Análise dos sistemas de detecção de raios e sua utilização na aviação; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
O microburst e as operações aéreas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
Aeronaves de asas rotativas e as condições meteorológicas adversas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
Análise de ferramentas de gestão de recursos hídricos na agricultura brasileira; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
Perigos atmosféricos: ameaças à segurança dos voos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
Economia de combustível na aviação civil a jato; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
Análise das práticas sustentáveis em aeroportos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
S; Oliveira, Felipe P; Schmidt e Ivan W; M; Silva; Incidência de laser verde na Terminal São Paulo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
A ATUAÇÃO DE FENÔMENOS HIDROMETEOROS DA SERRA DO MAR NOS MEIOS DE TRANSPORTE AÉREO E RODOVIÁRIO NO TRECHO SÃO PAULO - SANTOS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Edson Cabral;
Memorial; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Edson Cabral;
Memorial; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Edson Cabral;
Memorial: Lugares da minha vida; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Edson Cabral;
Memorial de Bacharelado; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Edson Cabral;
Panorama de acidentes aéreos e suas principais causas: CFIT e LOC-I; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
Desonvolvimento da aviação agrícola no Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
Memorial; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Edson Cabral;
Memorial; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Edson Cabral;
Memorial; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Edson Cabral;
Memorial; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Edson Cabral;
Memorial; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Edson Cabral;
Souza, Daniela G; Silva, Natalia B; Barros; Análise dos ruídos aeronáuticos no Aeroporto de Congonhas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
a influência de Fenômenos meteorológicos da cadeia montanhosa serra do mar na aviação no trecho são paulo - santos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
CHUVAS ARTIFICIAIS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
ANÁLISE DA DESORIENTAÇÃO ESPACIAL EM OPERAÇÕES AÉREAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
MEMORIAL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia PUC-SP; Orientador: Edson Cabral;
MEMÓRIAS DE UMA GEÓGRAFA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia da PUC-SP; Orientador: Edson Cabral;
MEMORIAL DE CONCLUSÃO DE CURSO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Edson Cabral;
MEMORIAL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia da PUC-SP; Orientador: Edson Cabral;
MEMORIAL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia da PUC-SP; Orientador: Edson Cabral;
MEMORIAL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia da PUC-SP; Orientador: Edson Cabral;
BERBEL; Os programas de economia de combustível das companhias aéreas e o papel da meteorologia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
Barsi e Schayene Schul; Análise comparativa dos impactos ambientais com enfase no meio físico (ruídos) nas operações de pouso e decolagem e no ambiente interno dos aeroportos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
A história do Aeroporto Campo de Marte; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
A influência dos raios nas operações dos Aeroportos de Congonhas, Campo de Marte e Guarulhos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
Análise das novas tecnologias de detecção e previsão de cinzas vulcânicas para a segurança e economia dos voos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
Evento de turismo de experiência no Parque das Neblinas - Bertioga/SP; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Edson Cabral;
L; ; Sattur, G; ; Rogatto, J; G; ; Ferreira, L; M; A emissão de raio laser verde na aviação civil brasileira; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
R; V; R; ; Martin, M; R; ; Passos, Y; A; S; L; ; A aviação como ferramenta de combate a incêndios florestais em áreas de aeroportos brasileiros; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
A importância do conhecimento e da prevenção da CAT - Turbulência de ar claro para a aviação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
Souza, Evili Bortolotto e Leonardo de Mello Prado; Equipamentos de auxílio a operações de pouso e decolagem em baixa visibilidade; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
F; S; Bacelar e Kaio N; Giovanelli; Utilização de cogeração a gás natural nos aeroportos brasileiros; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
Rede de informação meteorológica aeronáutica: a falta de informação meteorológica como fator contribuinte para acidentes aeronáuticos; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
Evolução tecnológica na meteorologia e os acidentes aeronáuticos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
Fraga, Gustavo B; de Souza e Vincenzo Mansano; Wind shear: as tesouras de vento na segurança das operações aéreas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
Machado, Douglas G; Ferraro e Paola R; F Anastacio; Cinzas vulcânicas e suas influências na segurança de voo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
D; Andrade, Leandro S Silva e Luiz F; N; Gonçalves; Análise do perigo aviário: colisão entre aves e aeronaves; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
Said, Guilherme Z; Machado e Ricardo S; de Souza; Condições meteorológicas adversas em aproximações finais e pousos no Aeroporto de Congonhas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
O fenômeno esteira de turbulência e sua consequência para a aviação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
Parque Nacional da Serra da Bocaina: aspectos geográficos e educação ambiental; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia da PUC-SP; Orientador: Edson Cabral;
Produtos Meteorológicos destinados à Aviação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
A ameaça das cinzas vulcânicas para a aviação; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
Conflitos entre populações tradicionais e áreas de proteção ambiental; O caso de Cambury, Ubatuba, SP; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Edson Cabral;
Agricultura de vazante no contexto das transformações produtivas no semi-árido nordestino; O exemplo de Icó-CE; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Edson Cabral;
A transformação paisagística ambiental da cobertura vegetal no Município de São Paulo e suas implicações; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia PUC-SP; Orientador: Edson Cabral;
Formação de gelo nas aeronaves; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Aviação Civil) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Edson Cabral;
Evolução histórica dos episódios de inundações no Município de São Paulo: estudo de caso na Bacia do Rio Aricanduva, SP; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Edson Cabral;
Análise dos processos de ocupação urbana e degradação ambiental no Rio Pinheiros, trecho entre a Usina de Traição e a Usina de Pedreira, Município de São Paulo, SP; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Edson Cabral;
Análise dos impactos ambientais decorrentes da implementação dos "piscinões" na bacia do Ribeirão Pirajussara, Região Metropolitana de São Paulo, SP; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Edson Cabral;
Análise do uso e ocupação do solo e suas principais vinculações com as áreas de risco no Município de Santana de Parnaíba, São Paulo; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Edson Cabral;
Análise das possíveis alterações microclimáticas na área da Represa do Rio Jaguari, Vargem, São Paulo; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Edson Cabral;
Proposta de implementação de turismo rural no município de Piracaia, SP; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Edson Cabral;
A organização espacial do turismo desenvolvido em Serra Negra-SP: uma proposta de planejamento; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Edson Cabral;
Turismo rural no município de Bragança Paulista: uma perspectiva geográfica; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Edson Cabral;
Análise da organização espacial das antigas estações ferroviárias no Município de Atibaia/SP; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Edson Cabral;
Diagnóstico para fins de conservação ambiental: A Serra do Guaripocaba, Bragança Paulista; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Edson Cabral;
Conjuntos habitacionais e as transformações socioespaciais no Município de Bragança Paulista - SP; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Edson Cabral;
Planejamento turístico: análise do potencial turístico do Município de Pinhalzinho - SP; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Edson Cabral;
Turismo em Bragança Paulista; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Edson Cabral;
Uso, ocupação do solo e impactos ambientais; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Edson Cabral;
Uso e ocupação do solo do Bairro do Lavapés em Bragança Paulista; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Edson Cabral;
Resíduos sólidos urbanos; A problemática do lixo no Município de Bragança Paulista; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Edson Cabral;
Análise das áreas de inundação no Município de Bragança Paulista/São Paulo; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Edson Cabral;
Análise das áreas de inundação no Município de Atibaia/SP; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Edson Cabral;
ANÁLISE DA AÇÃO DAS BRISAS MARÍTIMAS RELACIONADAS COM O CONFORTO TÉRMICO DOS HABITANTES DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, CEPE - PUC-SP; Orientador: Edson Cabral;
Estâncias climáticas do Estado de São Paulo: a influência das condições atmosféricas para o turismo e desenvolvimento local; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edson Cabral;
Análise da precipitação pluviométrica relacionada com as áreas de riscos no Município de Santana de Parnaíba, São Paulo; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - CEPE - PUC-SP, CEPE - PUC-SP; Orientador: Edson Cabral;
Clima e Saúde na Região Metropolitana de São Paulo; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edson Cabral;
Produções bibliográficas
-
BARBOSA, N. F. ; PEREZ, F. C. ; CABRAL, E. . CONCEITO E BENEFÍCIOS DE ASAS TRANSFORMÁVEIS (MORPHING) EM AVIÕES. Revista Brasileira de Aviação Civil & Ciências Aeronáuticas , v. 4, p. 107-132, 2024.
-
SANTOS, F. ; PEREZ, F. C. ; CABRAL, E. . AVANÇOS E DESAFIOS NA MANUTENÇÃO AERONÁUTICA: UMA ANÁLISE DAS TECNOLOGIAS EMERGENTES E REGULAMENTAÇÕES. Revista Brasileira de Aviação Civil & Ciências Aeronáuticas , v. 4, p. 40-56, 2024.
-
FRUTO, F. B. ; PEREZ, F. C. ; CABRAL, E. . VIABILIDADE DE MOTORES ELÉTRICOS NA AVIACAO REGIONAL. Revista Brasileira de Aviação Civil & Ciências Aeronáuticas , v. 4, p. 297-312, 2024.
-
ARANHA, R. C. ; GUERRA, A. J. T. ; CABRAL, E. . Turismo em Conservatória: um estudo de caso. GeoPuc (Rio de Janeiro) , v. 5, p. 1-11, 2013.
-
CABRAL, E. ; ROMÃO, M. . Ameaça congelada.. Aero Magazine (São Paulo) , v. 13, p. 36-38, 2007.
-
CABRAL, E. ; ROMÃO, M. . Clima em mutação.. Aero Magazine (São Paulo) , São Paulo, v. 12, n.140, p. 38-39, 2006.
-
CABRAL, E. ; ROMÃO, M. . Estação dos nevoeiros.. Aero Magazine (São Paulo) , São Paulo, v. 13, n.146, p. 32-34, 2006.
-
CABRAL, E. ; OLIVEIRA, M. R. . Tempo certo para as aplicações.. Aero Magazine (São Paulo) , São Paulo, v. 11, n.131, p. 38-38, 2005.
-
CABRAL, E. . A climatologia voltada às atividades aeronáuticas.. Revista Brasileira de Climatologia , v. 1, p. 113-120, 2005.
-
CABRAL, E. ; ROMÃO, M. . Sempre alerta. Aero Magazine (São Paulo) , São Paulo, v. 10, n.118, p. 36-37, 2004.
-
CABRAL, E. ; ROMÃO, M. . Perigo gelado.. Aero Magazine (São Paulo) , São Paulo, v. 11, n.121, p. 26-27, 2004.
-
CABRAL, E. ; OLIVEIRA, M. R. . Clima instável.. Aero Magazine, São Paulo, v. 9, n.105, p. 36-37, 2003.
-
CABRAL, E. ; OLIVEIRA, M. R. . No clima do combate.. Aero Magazine, São Paulo, v. 10, n.109, p. 41-43, 2003.
-
CABRAL, E. ; OLIVEIRA, M. R. . Fenômeno chocante.. Aero Magazine, São Paulo, v. 9, n.107, p. 32-33, 2003.
-
CABRAL, E. . A meteorologia para o vôo de helicóptero.. Dédalo, Taubaté-SP, v. 4, n.4, p. 6-6, 2001.
-
CABRAL, E. ; OLIVEIRA, M. R. . Informações meteorológicas e a operação de helicópteros.. HeliAir, São Paulo, v. 3, n.15, p. 40-42, 2000.
-
CABRAL, E. ; OLIVEIRA, M. R. . As nuvens e as operações aéreas.. HeliAir, São Paulo, v. 3, n.16, p. 48-50, 2000.
-
CABRAL, E. ; OLIVEIRA, M. R. . Atenção à biruta.. Aero Magazine, São Paulo, v. 5, n.59, p. 32-33, 1999.
-
CABRAL, E. ; OLIVEIRA, M. R. . A estação encoberta.. Aero Magazine, São Paulo, v. 5, n.60, p. 28-29, 1999.
-
CABRAL, E. ; OLIVEIRA, M. R. . Rastro de perigo.. Aero Magazine, São Paulo, v. 6, n.62, p. 30-32, 1999.
-
CABRAL, E. ; OLIVEIRA, M. R. . Armadilha de ar.. Aero Magazine, São Paulo, v. 6, n.63, p. 32-33, 1999.
-
CABRAL, E. ; OLIVEIRA, M. R. . Uma questão de sustentação.. Aero Magazine, São Paulo, v. 6, n.64, p. 30-31, 1999.
-
CABRAL, E. ; OLIVEIRA, M. R. . Atenção ao relevo.. Aero Magazine, São Paulo, v. 6, n.65, p. 30-31, 1999.
-
CABRAL, E. . Climatologia dos nevoeiros no Aeroporto de Guarulhos. SIPAER, São Paulo, n.57, p. 262-268, 1998.
-
CABRAL, E. ; OLIVEIRA, M. R. . Ventos de rajada no Aeroporto de Viracopos.. SIPAER, v. 12/13, n.59 e 60, p. 18-21-14-17, 1998.
-
CABRAL, E. . Variação têmporo-espacial da precipitação na Cidade de Sâo Paulo (1946-1995) através do software Surfer.. Boletim Climatologico da FCT/UNESP, Presidente Prudente - SP, v. 2, n.3, p. 20-24, 1997.
-
CABRAL, E. ; FUNARI, F. L. . Análise comparativa de dados climatológicos de duas estações meteorológicas da Cidade de São Paulo: Água Funda e Mirante de Santana (1946-1995). Boletim Climatologico da FCT/UNESP, Presidente Prudente - SP, v. 2, n.3, p. 218-222, 1997.
-
CABRAL, E. ; JESUS, E. F. R. . Eventos pluviais concentrados sobre a Grande São Paulo ocorridos em 1991: seus reflexos na vida urbana.. Sitientibus. Revista da Universidade Estadual de Feira de Santana , Feira de Santana - BA, v. 12, p. 31-54, 1996.
-
CABRAL, E. ; FARIAS, S. J. S. . Wind Shear no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. SIPAER, São Paulo, v. 9, n.18, p. 24-29, 1994.
-
CABRAL, E. ; SOARES FILHO, H. A. J. . METEOROLOGIA APLICADA À AVIAÇÃO: PP, PC, PLA, DOV E COMISSÁRIO DE VOO AVIÃO E HELICÓPTERO. 1. ed. São Paulo: ESPAÇO AÉREO, 2021.
-
CABRAL, E. . Clima e Turismo. In: Reinaldo Miranda de Sá Teles. (Org.). Turismo e Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Editora CAMPUS/Elsevier, 2011, v. , p. -.
-
CABRAL, E. . As tesouras de vento e a segurança dos voos. Revista ATT, São Paulo, p. 20 - 22, 11 mar. 2013.
-
CABRAL, E. . A evolução tecnológica e as condições de visibilidade restrita em aeroportos. Revista ATT, São Paulo, p. 24 - 26, 03 dez. 2012.
-
CABRAL, E. . A radiossondagem na previsão de tempo para a aviação.. Boletim Técnico da Associação dos Tripulantes da TAM, São Paulo, p. 06 - 07, 01 abr. 2012.
-
CABRAL, E. . A meteorologia no cruzamento dos andes.. Boletim Técnico ATT, São Paulo, p. 11 - 13, 01 fev. 2012.
-
CABRAL, E. ; ROMÃO, M. . A tropopausa e a aviação.. Boletim Técnico da ATT, São Paulo, p. 6 - 7, 01 dez. 2011.
-
CABRAL, E. ; ROMÃO, M. . O vulcão Puyehue e as operações aéreas.. Boletim Técnico da ATT, São Paulo, p. 12 - 14, 01 out. 2011.
-
CABRAL, E. ; ROMÃO, M. . Ciclones tropicais, furacões e a aviação.. Boletim Técnico da ATT, SÃO PAULO, p. 8 - 10, 01 ago. 2011.
-
CABRAL, E. ; ROMÃO, M. . Neve nos aeroportos do hemisfério norte.. Boletim Técnico da Associação dos Tripulantes da TAM, São Paulo, p. 10 - 13, 01 maio 2011.
-
CABRAL, E. ; ROMÃO, M. . A estação das águas.. Boletim ATT, São Paulo, p. 2 - 3, 01 dez. 2010.
-
CABRAL, E. ; ROMÃO, M. . As imagens de satélites meteorológicos no planejamento dos voos.. Boletim Técnico ATT, São Paulo, p. 8 - 11, 01 out. 2010.
-
ROMÃO, M. ; Setzer, A. ; CABRAL, E. . Efeitos da fumaça das queimadas nos aeroportos brasileiros.. Boletim Técnico ATT, São Paulo, p. 02 - 05, 01 ago. 2010.
-
CABRAL, E. . Verão de extremos e a aviação.. Boletim Técnico ATT, São Paulo - SP, p. 06 - 07, 01 mar. 2010.
-
CABRAL, E. . El Niño e o Natal.. Revista ATT, São Paulo, p. 40 - 40, 20 dez. 2009.
-
CABRAL, E. . Acidentes aéreos e meteorologia em 2009. Boletim Técnico ATT, São Paulo, p. 16 - 17, 01 nov. 2009.
-
CABRAL, E. . Turbulência.. Boletim Técnico ATT, São Paulo, p. 12 - 12, 01 ago. 2009.
-
CABRAL, E. . Mudanças climáticas globais.. Afirmativa plural., São Paulo, p. 107 - 108, 16 abr. 2007.
-
SANTOS, F.A. ; CABRAL, E. . As inundações na Bacia do Aricanduva (Município de São Paulo) e o suporte dos revestimentos vegetais da APA do Carmo na interceptação das precipitações.. In: IX Símpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 2010, Fortaleza. Anais do IX Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 2010. v. CD. p. 1-15.
-
SOUZA, L.C.J. ; FARIAS, R.A.S. ; CABRAL, E. . Análise das precipitações pluviométricas e os casos de leptospirose na Região Metropolitana de São Paulo - 1986 a 2009. In: IX Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 2010, Fortaleza. Anais em CD ROM do IX Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 2010. v. CD ROM. p. 1-13.
-
CAMPOS, R. S. ; CABRAL, E. . Análise da ação das brisas marítimas relacionadas com o conforto térmico dos habitantes do município de São Paulo. In: 8º Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 2008, Alto Caparaó - MG. Anais em CD ROM do 8º Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica., 2008. p. 126-137.
-
LIMA, A.R. ; CABRAL, E. . Evolução histórica dos episódios de inundações no município de São Paulo.. In: 8º Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica., 2008, Alto Caparaó, MG. Anais em CD ROM do 8º Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica., 2008. p. 396-409.
-
CARRILHO, CLÉCIO JOSÉ ; CABRAL, E. . SUSTENTABILIDADE, GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA EM SÃO LOURENÇO DA SERRA, REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. In: 1º Simpósio de Pós-Graduação em Geografia do Estado de São Paulo, 2008, Rio Claro, SP. Anais do 1º Simpósio de Pós-Graduação em Geografia do Estado de São Paulo, 2008. p. 179-190.
-
PEZZATO, F. B. ; CABRAL, E. ; NARUMIYA, J. P. . Clima e Saúde na Região Metropolitana de São Paulo. In: VII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 2006, Rondonópolis. Anais do VII SBCG, 2006. p. 1-10.
-
RIBEIRO, R. R. ; CABRAL, E. . Análise das possíveis alterações microclimáticas associadas a formação da Represa Jaguari, São Paulo. In: VII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 2006, Rondonópolis. Anais do SBCG, 2006. p. 1-8.
-
PEREIRA, M. F. ; CABRAL, E. . Análise da precipitação pluviométrica relacionada com as áreas de riscos no Município de Santana de Parnaíba, São Paulo. In: VII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 2006, Rondonópolis. Anais do VII SBCG, 2006. p. 1-9.
-
CABRAL, E. ; FAGUNDES, M. G. ; PEREIRA, M. F. ; SCHULTZ, N. P. ; TASHIRO, T. S. . Estudo de caso de conforto térmico urbano na Avenida Paulista (São Paulo). In: XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2005, São Paulo. Anais em CD ROM do XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2005. p. 2364-2377.
-
SERRANO, A. F. ; CABRAL, E. . Análise das áreas de inundação no município de Atibaia-SP. In: VI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA, 2004, ARACAJU - SE. VI - SVCG - Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 2004. p. 1-8.
-
FERNANDES, L. ; CABRAL, E. . Análise das áreas de inundação no Município de Bragança Paulista/SP. In: VI Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 2004, Aracaju - SE. VI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 2004. p. 1-7.
-
CABRAL, E. . As chuvas na Grande São Paulo e suas vinculações com o processo de urbanização.. In: V Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 2002, Curitiba-PR. Anais em CD ROM, 2002.
-
CABRAL, E. . As chuvas na Grande São Paulo e a saúde pública.. In: V Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 2002, Curitiba-PR. Anais em CD ROM, 2002.
-
CABRAL, E. ; FUNARI, F. L. ; SALUM, S. . Análise da Variação da Precipitação Diária no Município de São Paulo segundo os dias da semana (1933-1999). In: IV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica e XI Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2000, Rio de Janeiro. Anais em CD ROM, 2000.
-
CABRAL, E. . Comparação dos elementos climáticos observados nas estações meteorológicas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Campinas e São José dos Campos. In: IV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica e XI Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2000, Rio de Janeiro. Anais em CD ROM, 2000.
-
CABRAL, E. . Climatologia dos nevoeiros no Aeroporto de Guarulhos (1969/1997). In: III Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica e X Congresso Brasileiro de Meteorologia e VIII Congresso da Federação Latino-Americana e Ibérica de Sociedades de Meteorologia, 1998, Salvador-BA e Brasília - DF. Anais em CD ROM, 1998.
-
CABRAL, E. . Análise climatológica comparativa das estações meteorológicas dos aeroportos de Guarulhos e Congonhas.. In: X Congresso Brasileiro de Meteorologia e III Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 1998, Brasilia - DF e Salvador-BA, 1998.
-
CABRAL, E. . Variação temporo-espacial da precipitação na Cidade de São Paulo(1946-1991) através do software Surfer.. In: 2º Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 1996, Presidente Prudente. Anais, 1996.
-
CABRAL, E. ; FUNARI, F. L. . Análise comparativa de dados climatológicos de duas estações meteorológicas da Cidade de Sâo Paulo: Água Funda e Mirante de Santanta (1946-1995). In: 2º Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 1996, Presidente Prudente, 1996.
-
CABRAL, E. ; JESUS, E. F. R. . Eventos pluviais extremos na Grande São Paulo em 1991: impactos na vida urbana.. In: VI Simpósio de Geografia Física Aplicada, 1991, Porto Alegre - RS, 1991.
-
CABRAL, E. . Aspectos climatológicos da ocorrência de nevoeiro na área do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulho. In: VI Congresso Brasileiro de Meteorologia e 8o Encontro Nacional de Geógrafos, 1990, Salvador/BA, 1990.
-
PEREIRA, M. F. ; CABRAL, E. . ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E AS ÁREAS DE RISCOS NO MUNICÍPIO DE SANTANA DE PARNAÍBA, SÃO PAULO.. In: XII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2007, Natal - RN. Anais do XII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2007. v. CD ROM. p. 1-6.
-
CAMPOS, R. S. ; CABRAL, E. . Análise da ação das brisas marítimas relacionadas com o conforto térmico dos habitantes do município de São Paulo. In: 18º Encontro de Iniciação Científica PUC-SP, 2009, São Paulo. Anais dos Resumos do 18º Encontro de Iniciação Científica PUC-SP, 2009. p. 1-2.
-
CABRAL, E. ; PEREIRA, M. F. . Análise da precipitação pluviométrica relacionada com as áreas de riscos no Município de Santana de Parnaíba, São Paulo. In: 60ª Reunião Anual da SBPC, 2008, Campinas, SP. Anais da 60ª Reunião Anual da SBPC, 2008.
-
CABRAL, E. . Tendências térmicas urbanas no município de São Paulo - 1887/1995.. In: X Congresso Brasileiro de Meteorologia e III Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 1998, Brasília - DF e Salvador - BA. Anais em CD ROM, 1998.
-
CABRAL, E. ; OLIVEIRA, M. R. . Ventos de rajada no aeroporto de Viracopos - Campinas e seu papel na segurança da operações aéreas.. In: X Congresso Brasileiro de Meteorologia e III Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 1998, Brasília - DF e Salvador-BA. Anais em CD ROM, 1998.
-
CABRAL, E. ; NUNES, L. H. ; TAVARES, R. . Análise da variabilidade temporal da chuva em diferentes setores do Estado de São Paulo: 1951-1991.. In: VI Simpósio de Quantificação em Geociências., 1995, Rio Claro - SP, 1995.
-
CABRAL, E. ; CASTRO, M. G. S. . Condições Meteorológicas associadas à poluição atmosférica e à chuva ácida na Região Metropolitana de São Paulo. In: 5º Congresso Brasileiro de Geógrafos, 1994, Curitiba- PR. Contribuições Científicas - Resumos, 1994. p. 69-69.
-
CABRAL, E. ; SOUZA, C. F. . Considerações acerca do Projeto de Recuperação do Rio Tietê.. In: V Simpósio de Geografia Física Aplicada, 1993, São Paulo, 1993.
-
CABRAL, E. ; FARIAS, S. J. S. . Análise das ocorrências de Wind Shear na área do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (1988/90). In: VII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 1992, São Paulo - SP, 1992.
-
CABRAL, E. ; DIAS, M. J. M. . A expansão urbana e as mudanças climáticas na Cidade de São Paulo nas últimas cinco décadas: respostas ambientais.. In: Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 1992, Rio Claro-SP. Caderno de Resumos, 1992. p. 25-25.
-
CABRAL, E. . Climatology and Air Pollution. Boletim Paulista de Geografia , São Paulo - SP, v. 74, p. 89-91, 1996.
-
CABRAL, E. . O papel dos fenômenos meteorológicos na segurança dos voos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARANHA, R. C. ; GUERRA, A. J. T. ; CABRAL, E. . Field Work in Geography The Example of Paranapiacaba Village, Sao Paulo State Brazil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, L.C.J. ; FARIAS, R.A.S. ; CABRAL, E. . Análise das precipitações pluviométricas e os casos de leptospirose na RMSP - 1986 a 2009. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, F.A. ; CABRAL, E. . As inundações na bacia do Aricanduva (Município de São Paulo) e o suporte dos revestimentos vegetais da APA do Carmo na interceptação das precipitações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RODRIGUES, Fernanda Marques Guimarães ; CABRAL, E. . Análise dos processos de degradação ambiental e alteração de paisagem do Rio Pinheiros, Município de São Paulo (SP). 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
FEBELIANO, A. ; ZWERDLING, R. ; CABRAL, E. . O que causou o grande trovoada de Dubai?. 2024.
ZWERDLING, R. ; FEBELIANO, A. ; BIONDI, P. ; CABRAL, E. . Turbulência no voo da Air Europa. 2024.
CABRAL, E. ; SOARES FILHO, H. A. J. ; LEIRIAS, R. ; Soares, A. . A aviação e o papel da meteorologia sob a ótica de diversos profissionais. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CABRAL, E. ; SOARES FILHO, H. A. J. ; Soares, A. . Planejamento de voo e autobriefing. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CABRAL, E. ; Soares, A. ; SOARES FILHO, H. A. J. . Planejamento meteorológico de voo. 2023.
CABRAL, E. ; ZWERDLING, R. ; BERENSZTEJN, E. ; CERETTA, T. B. . Vítimas dos andes. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SOARES FILHO, H. A. J. ; Soares, A. ; CABRAL, E. . Explicando fenômenos meteorológicos inexplicáveis.. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Soares, A. ; CABRAL, E. ; SOARES FILHO, H. A. J. . Meteorologia como estratégia de guerra.. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CABRAL, E. ; Gouveia, Volney . O quê uma Tempestade Climática (e de Ideias!) nos diz sobre a Segurança de um Voo?. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CABRAL, E. ; ZWERDLING, R. ; BERENSZTEJN, E. ; PUT, R. V. D. . Quando o gelo mata.. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CABRAL, E. ; ZWERDLING, R. ; BERENSZTEJN, E. . Não pouse! Windshear!. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CABRAL, E. ; SOARES FILHO, H. A. J. ; Soares, A. ; SOARES, M. . Café meteorológico: causos e curiosidades.. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CABRAL, E. ; ZWERDLING, R. ; BERENSZTEJN, E. . O perigo das cinzas vulcânicas.. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CABRAL, E. . Conteúdos geográficos: O clima e o tempo nos estudos geográficos. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica).
CABRAL, E. . 5024 - Conteúdos geográficos: como se orientar no espaço e os instrumentos de medição. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica).
CABRAL, E. . Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Aeronáuticas. 2021. (Acadêmica).
CABRAL, E. . Apostila de Climatologia para Engenharia Ambiental. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CABRAL, E. . Apostila de Meteorologia Aeronáutica para pilotos privados e comerciais.. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica).
CABRAL, E. . Climatologia urbana: teoria, técnicas e estudos de caso. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CABRAL, E. . Coordenador de Mini-Curso: Climatologia Aeronáutica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CABRAL, E. . Clima e Turismo. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CABRAL, E. . Relatório Final de Pesquisa "Clima Urbano como subsídio ao Planejamento e Engenharia Urbana na Região Metropolitana de São Paulo". 2006. (Relatório de pesquisa).
CABRAL, E. . Meteorologia e Ecoturismo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CABRAL, E. . O tempo atmosférico e os acidentes aéreos.. 2009.
CABRAL, E. . Condições meteorológicas adversas e acidentes aéreos. 2012 (Palestra) .
CABRAL, E. . O papel da Meteorologia na prevenção de acidentes aeronáuticos.. 2011 (Palestra) .
CABRAL, E. . O tempo atmosférico e os acidentes aéreos.. 2009 (Palestra no evento "Situações de risco e desastres: condicionantes físicos e sociais e perspectivas.) .
CABRAL, E. . TENDÊNCIAS DAS CHUVAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO E O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO.. 2008 (Palestra) .
CABRAL, E. . Interação Sociedade-Natureza: os Impactos Ambientais, o Uso e a Conservação do Solo, da Água e da Cobertura Vegetal. As Mudanças Climáticas". 2007 (Palestra) .
CABRAL, E. . As mudanças climáticas e os climas urbanos.. 2007 (Palestra) .
CABRAL, E. . O Geógrafo e as excepcionalidades do clima.. 2005 (Palestra) .
CABRAL, E. . A Climatologia voltada às atividades aeronáuticas. 2004 (Palestra) .
CABRAL, E. . Turismo e conservação ambiental no Litoral Paulista. 2004 (Palestra) .
CABRAL, E. . Principais aspectos do clima urbano de São Paulo e suas alterações no contexto de sua expansão urbana.. 2001 (Palestra) .
CABRAL, E. . A climatologia aeronáutica, suas aplicações e importância na sociedade.. 2000 (Palestra) .
CABRAL, E. . Climatologia urbana no meio tropical: o estudo de caso do município de São Paulo.. 1999 (Palestra) .
CABRAL, E. . Nevoeiros em Guarulhos.. 1997 (Palestra) .
CABRAL, E. . Fenômenos meteorológicos adversos observados em aeroportos na área de São Paulo.. 1997 (Palestra) .
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2019
Climatologia urbana e poluição atmosférica na RMSP, Descrição: Análise dos aspectos da climatologia urbana e suas vinculações com a poluição atmosférica na Região Metropolitana de São Paulo.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edson Cabral - Coordenador.
-
2010 - 2017
Climatologia urbana e saúde pública, Descrição: Esta pesquisa possui como objetivo geral, analisar a interação entre as condições climáticas da Região Metropolitana de São Paulo e suas interações com as doenças de veiculação hídrica, em particular a leptospirose, com a perspectiva de tentar equacionar os problemas surgidos desta interação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Edson Cabral - Coordenador.
-
2007 - 2008
ESTÂNCIAS CLIMÁTICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: A INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS PARA O TURISMO E DESENVOLVIMENTO LOCAL, Descrição: Esta pesquisa visa contribuir para o desenvolvimento local a partir da interpretação dos municípios considerados Estâncias climáticas do estado de São Paulo, analisando assim, de que forma se dá a escolha do turista por estes locais. Objetiva também relacionar a questão turística tanto da perspectiva da população local quanto do próprio turista, com intuito de questionar o turismo sustentável. Desta forma atrelar estes enfoques a questões de cunho econômico de modo a entender a influência turística na realidade da economia local. Palavras-chaves: Estâncias climáticas; turismo sustentável; economia local; potencialidades turísticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Cabral - Coordenador / Ribeiro, Bruna Cazzolato - Integrante / Lúcia Silva Pereira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2005 - 2006
Clima e saúde na Região Metropolitana de São Paulo, Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as vinculações entre o clima e as doenças na Região Metropolitana de São Paulo, dentro da abordagem da denominada Geografia da Saúde. Serão analisados os registros das duas últimas décadas das doenças respiratórias e da leptospirose para se obter um quadro das dimensões espacial e temporal de tais enfermidades e suas correlações com os elementos climáticos. A partir dessa análise, será escolhida uma área piloto, representando um local com números mais expressivos de tais enfermidades, onde será proposta a confecção e aplicação de uma cartilha de educação ambiental com a população envolvida, visando, em última instância, mitigar os riscos envolvidos e melhorando a qualidade de vida de seus moradores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Cabral - Coordenador / Fernanda Barros Pezzato - Integrante / Júlio Pimenta Narumiya - Integrante., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Bolsa.
Prêmios
2009
Prêmio de Melhor Trabalho da àrea de Geografia do 18º Encontro de IC da PUC-SP - orientador da pesquisa do aluno Ricardo Safra de Campos, PUC-SP.
2007
Melhor Trabalho na área de Geografia - Orientador da Pesquisa de Michele Flores Pereira do 16º Encontro de Iniciação Científica - 24/10/2007, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
2006
Menção honrosa na área de Geografia - orientador de pesquisa de Iniciação Científica "Clima e Saúde na Região Metropolitana de São Paulo de autoria de Fernanda Barros Pezzatto e Julio Pimenta Narumiya, PUC-SP.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
ESCOLA SUPERIOR DO AR. , Rua João Romano 313, Vila Flórida, 07196030 - Guarulhos, SP - Brasil, Telefone: (11) 996309724
Experiência profissional
2006 - 2009
TAM - Linhas AéreasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: autônomo, Carga horária: 8
Atividades
-
05/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Meteorologia Aeronáutica
2003 - 2017
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 5
Atividades
-
02/2007
Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação Geral., Seminário de Pesquisa
-
02/2003 - 03/2017
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A dimensão técnica do trabalho do geógrafo, Biogeografia II, Climatologia I, Climatologia II, Climatologia Urbana, Geografia da Biosfera I, Geografia das dinâmicas climáticas, Trabalhos de Campo I, II, III e VI
-
08/2013 - 12/2016
Direção e administração, Programa de Estudos Pós-Graduandos em Geografia.,Cargo ou função, Vice Coordenador.
-
08/2005 - 12/2016
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecossistemas terrestres., Fundamentos Geográficos: Brasil, Fundamentos Geográficos: Geral, Impacto ambiental e Turismo
-
04/2009 - 07/2009
Direção e administração, Programa de Estudos Pós-Graduandos em Geografia.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.
-
03/2006 - 04/2009
Direção e administração, Programa de Estudos Pós-Graduandos em Geografia.,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Programa.
-
07/2007 - 12/2007
Direção e administração, Programa de Estudos Pós-Graduandos em Geografia.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.
2010 - 2019
Universidade Anhembi MorumbiVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessor Acadêmico, Carga horária: 20
2001 - 2019
Universidade Anhembi MorumbiVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisa e desenvolvimento
Atividades
-
02/2014
Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Climatologia
-
08/2011
Ensino, Aviação Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Regulamentos de Aviação Civil II, História da Aviação e de Voo a Vela
-
02/2006
Ensino, Ecoturismo e Turismo de Aventura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia e Cartografia
-
02/2005
Ensino, Hotelaria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Espaço Geográfico Brasileiro
-
02/2002
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia e Patrimônio Natural, Geografia, Geografia aplicada ao Turismo
-
02/2001
Ensino, Aviação Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Meteorologia Aeronáutica I, Meteorologia Aeronáutica II
-
02/2018 - 12/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Anhembi Morumbi.,Linhas de pesquisa
-
05/2002 - 08/2003
Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso Superior de Aviação Civil.
2001 - 2006
Fundação de Ensino Superior de Bragança PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2001 - 12/2006
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Climatologia, Climatologia I, Climatologia II, Geografia Física IV, Trabalho de Campo em Geografia
1996 - 2001
Empresa Brasileira de Infra-Estrutura AeroportuáriaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Observador Meteorológico e Prof. Meteorologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/1996 - 05/2001
Serviços técnicos especializados , Centro Meteorológico e Estação Meteorológica de Superfície.,Serviço realizado, Observador Meteorológico e Profissional de Meteorologia.
2000 - 2000
Universidade de São PauloVínculo: monitor, Enquadramento Funcional: Monitor do Programa PAE, Carga horária: 4
Outras informações:
Monitor das disciplinas Climatologia I e Climatologia II no Departamento de Geografia da Usp, sob a supervisão do Prof. Dr. José Bueno Conti.
1988 - 1989
Universidade de São PauloVínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 4
Atividades
-
08/1988 - 06/1989
Estágios , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia.,Estágio realizado, Estágio Anual de Aerofotogeografia e Sensoriamento Remoto.
1987 - 1996
Telecomunicacoes Aeronauticas S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Observador Meteorológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/1987 - 02/1996
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Área técnica de Operação de Estação Meteorológica e Centro Meteorológico de Aeródromo.
2001 - 2019
Universidade Anhembi MorumbiVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
2023 - Atual
ESCOLA SUPERIOR DO ARVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor Universitário, Carga horária: 10
2023 - Atual
ESCOLA SUPERIOR DO ARVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
2021 - Atual
ESCOLA SUPERIOR DO ARVínculo: consultor, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40
2020 - 2020
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CebraspeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 10
2022 - Atual
SAGAHVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor conteudista, Carga horária: 10
2024 - Atual
LATAMVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 4
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Edson Cabral e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?