Bruna Mayer de Albuquerque
Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Reabilitação da Associação de Solidariedade as Crianças Excepcionais (2003), pós graduação em Anatomia Humana e Biomecânica pela Universidade Castelo Branco. Pós graduação em Acupuntura pela FRASCE. Atualmente é fisioterapeuta e proprietária da Mayer de Albuquerque Serviços de Fisioterapia (FisioAll) com unidades na Tijuca e Gávea. Já foi instrutora dos cursos de formação básica e avançada da Voll Pilates Group, teacher trainner da Alves Pilates Internacional com cursos no Brasil e no Chile e Argentina, Coordenadora e Professora do curso de formação em RPG/RBC, Biomecânica aplicada ao Pilates, Escoliose, Avaliação Fisioterapêutica e exercícios terapêuticos posturais na MA Cursos. Possui ainda especialização em Pilates Clássico e contemporâneo, Reeducação Postural Global, Mulligan, Posturologia entre outros, e é Coordenadora do Encontro Carioca de Reeducação Postural, e encontro de Reciclagem RPG-RBC com 5 eventos realizados na cidade do Rio de Janeiro.
Informações coletadas do Lattes em 10/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Pilates na Conduta Cinesioterapeutica
2009 - 2009
D&D Fisiopilates
Título: Tratamento de paciente em pós operatório de protese total de quadril
Especialização em Acupuntura
2006 - 2009
Faculdade de Reabilitação da Associação de Solidariedade as Crianças Excepc
Título: A Pulsologia e a Avaliação da Língua como semiotécnica da Medicina Tradicional Chinesa
Orientador: Claudio Cordeiro
Especialização em Reeducação Postural Global / RPM
2005 - 2006
Centro Científico e Cultural Brasileiro de Fisioterapia
Título: Sem título
Especialização em Anatomia Humana e Biomecânica
2004 - 2006
Universidade Castelo Branco
Título: A utilização da Anatomia Palpatória na Avaliação e Diagnóstico do Ponto-Gatilho Miofasacial do Musculo Trapézio
Orientador: Prof. Ms Carlos Torres
Aperfeiçoamento em Formação Completa em Pilates
2017 - 2018
Alves Pilates
Título: Anatomia e Biomecânica aplicada ao Pilates. Ano de finalização: 2018
Orientador: Sandro Alves
Bolsista do(a): Alves Pilates, ALVES PILATES, Chile.
Graduação em Fisioterapia
2000 - 2003
Faculdade de Reabilitação da Associação de Solidariedade as Crianças Excepc
Título: A importância da fisioterapia e seus métodos na estimulação da neuroplasticidade na recuperação do paciente com sequela de acidente vascular cerebral
Orientador: Vinicius Banzato
Formação complementar
2012 - 2012
Curso de Formação de Professores. (Carga horária: 20h). , Espaço Vida Pilates, EVP, Brasil.
2009 - 2009
Mickael King - Program of Educations. (Carga horária: 16h). , dedpilates, DED, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 24h). , Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Fisioterapia do trabalho e Ergonomia. (Carga horária: 20h). , Centro Científico e Cultural Brasileiro de Fisioterapia, CBF, Brasil.
2003 - 2003
Socorro Básico de Urgência. (Carga horária: 8h). , Defesa Civil do Municipio do Rio de Janeiro, COSIDEC, Brasil.
2001 - 2001
Ortopedia Pediátrica para Fisioterapeuta. (Carga horária: 8h). , Grupo Aché, ACHÉ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Reeducação Postural.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Organização de eventos
ALBUQUERQUE, B. M. . Encontro Carioca de Reeducação Postural. 2014. (Congresso).
Participação em eventos
II Jorada Sul America de Pilates e Treinamento Funcional. 2015. (Congresso).
Meeting Pilates e Treinamento Funcional. 2015. (Encontro).
Congresso Sul Americano de Pilates. 2014. (Congresso).
I Encontro Pilates Cientifico. 2014. (Encontro).
23 Congresso Internacional de Educação Física - FIEP. A influência da educação postural na execução do gesto desportivo. 2008. (Congresso).
23 Congresso Internacional de Educação Fìsica - FIEP. A utilização da anatomia palpatória na avaliação e diagnóstico do ponto-gatilho miofascial do músculo trapézio. 2008. (Congresso).
X Simpósio de Fisioterapia da FRASCE.A utilização da anatomia palpatória na valiação e diagnóstico do ponto-gatilho miofascial. 2007. (Simpósio).
Participação em bancas
Monteiro, Claudia; MONTEIRO, M. J.;ALBUQUERQUE, B. M.. A abordagem cinesioterapeutica no pós-cirúrgico na reconstrução do ligamento cruzado anterior utilizando o terço-médio do tendão patelar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Augusto Motta.
Monteiro, Claudia;ALBUQUERQUE, B. M.. A abordagem fisioterapêutica no pós-cirúrgico de reparação do manguito rotador. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Augusto Motta.
Orientou
Trabalho de Recuperação do arco de movimento no pós-operatório de luxação exposta de metacarpofalangiana do Quinto Quirodactilo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Reabilitação da Associação de Solidariedade as Crianças Excepc; Orientador: Bruna Mayer de Albuquerque;
Principais alterações que acometem policiais civis do estado do Rio de Janeiro; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Faculdade de Reabilitação da Associação de Solidariedade as Crianças Excepc; Orientador: Bruna Mayer de Albuquerque;
Principais alterações que acometem policias civis do estado do Rio de Janeiro; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Faculdade de Reabilitação da Associação de Solidariedade as Crianças Excepc; Orientador: Bruna Mayer de Albuquerque;
Produções bibliográficas
-
ALBUQUERQUE, B. M. . A utilização da anatomia palpatória na avaliação e diagnóstico do ponto-gatilho miofascial. In: X Simpósio de Fisioterapia da FRASCE, 2007, Rio de Janeiro. A utilização da anatomia palpatória na avaliação e daignóstico do ponto-gatilho, 2007.
-
ALBUQUERQUE, B. M. ; Torres ; Nepomuceno ; Fernandes . A influência da educação postural na execução do gesto desportivo. In: 23 Congresso Internacional de Educação Fìsica - FIEP, 2008, Foz do Iguaçu. A influência da educação postural na execução do gesto desportivo. Foz do Iguaçu: New world gráfica, 2008. v. 78. p. 027-027.
-
ALBUQUERQUE, B. M. ; Torres ; RAMOS, A. A. ; Anna, L.O.S. . A utilização da anatomia palpatória na avaliação e diagnóstico do ponto-gatilho miofascial do músculo trapézio. In: 23 Congresso Internacional de Educação Fìsica - FIEP, 2008, Foz do Iguaçu. A utilização da anatomia palpatória na avaluiação e diagnóstico do ponto-gatilho miofascial do músculo trapézio. Foz do Iguaçu: New World gráfica, 2008. v. 78. p. 027-027.
-
ALBUQUERQUE, B. M. ; Alves, Sandro ; ALBUQUERQUE, B. M. . Anatomia e Biomecânica aplicada ao Pilates. Santiago: Alves Pilates, 2017 (Livro).
-
Juliano. R ; BERNARDES, R. G. ; ALBUQUERQUE, B. M. . A Teoria do Método Pilates: Da História à Biomecânica - Voll Pilates Group. Porto Alegre: Ideograf, 2014 (Livro).
Outras produções
ALBUQUERQUE, B. M. ; BOTELHO, M. ; CUBICA, U. G. ; WILSON, L. ; KLEINE, K. ; ROCHA, F. ; ZAPAROLI, G. . I Encontro carioca de Reeducação Postural. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ALBUQUERQUE, B. M. . Anatomia Plapatória Aplicada a Fisioterapia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALBUQUERQUE, B. M. . Biomecãnica aplicada a fisioterapia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALBUQUERQUE, B. M. . Massoterapia Básica I. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALBUQUERQUE, B. M. ; Torres . Anatomia Plapatória Aplicada à Musculação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALBUQUERQUE, B. M. . Anatomia Palpatória Aplicada a Enfermagem. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALBUQUERQUE, B. M. . Anatomia palpatória aplicada a masoterapia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de desenvolvimento
-
2005 - Atual
Técnica de Controle Postural, Descrição: Técnica de reeducação postural dinâmica, através de exercícios fundamentados nas cadeias musculares, campo fechado e inibição recíproca. Estudo realizado a partir da necessidade de tornar o tratamento postural mais dinâmico e menos cansativo, além de acessível a todas as idades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruna Mayer de Albuquerque - Coordenador.
-
2005 - Atual
Técnica de Controle Postural, Descrição: Técnica de reeducação postural dinâmica, através de exercícios fundamentados nas cadeias musculares, campo fechado e inibição recíproca. Estudo realizado a partir da necessidade de tornar o tratamento postural mais dinâmico e menos cansativo, além de acessível a todas as idades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruna Mayer de Albuquerque - Coordenador.
Prêmios
2007
X Simpósio de fisioterapia da FRASCE, FRASCE.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Mayer de Albuquerque Serviços de Fisioterapia, FisioAll Tijuca. , Rua Barão de Mesquita 482, sobreloja, Tijuca, 20021120 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 41086305, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - 2019
Espaço Vida PilatesVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professora do curso de formação básica e avançada em Pilates para fisioterapeutas e profissionais da educação física, em toda América Latina através do Voll Pilates Group.
2011 - 2012
CEBRAS - Escola TécnicaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Professora de Anatomia Humana, anatomia radiológica e fisiologia nos cursos de Radiologia e Enfermagem.
2003 - 2004
GRUPO BIOLOGIA E SAÚDEVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 20
Outras informações:
Palestras ministradas em instituições de ensino e empresas do municipio e estado do Rio de Janeiro, em trabalho de prevenção que aborda os seguintes temas: AIDS/DST, Primeiros Socorros, Violência Urbana, Ergonomia, Ler/Dort, Alccolismo e Tabagismo e Saúde da Mulher
2007 - 2012
D&DFisiopilatesVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta e professora visitante, Carga horária: 8
Outras informações:
Fisioterapeuta do setor de reeducação postural e professora dos cursos de extensão universitária de anatomia palpatória, biomecânica, cadeias musculares e avaliação postural
2009 - 2011
Escola Técnica CompetênciaVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora de Ergonomia para Curso Técnico de Segurança do Trabalho,
Citologia, Histologia , Anatomia Humana e Anatomia Radiológica para curso Técnico em Radiologia.
2006 - 2008
Faculdadae MercúrioVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
02/2006 - 04/2006 - Anatomia Humana - graduação de educação-física, professora auxiliar
03/2006 - 03/2006 - Curso de Anatomia Palpatória aplicada a Musculação, professora auxiliar
09/2007 - Curso Básico de Massoterapia, professora titular
07/2007 - Grupo de Pesquisa
Atividades
-
07/2007 - 12/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade Mercúrio.,Linhas de pesquisa
2006 - 2007
Curso Nova DimensãoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações:
Discplibas Ministradas: Anatomia Humana e Fisiologia, Anatomia Palpatória Aplicada a Enfermagem, Cuidador do Idoso, Supervisora do estágio de Cuidador do Idoso, Coordenadora do Curso de Cuidador do Idoso.
2006 - 2006
Curso GênesisVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Curso de extensão
Outras informações:
Anatomia Palpatória Aplicada à Massoterapia
2008 - 2008
Instituto brasileiro de biociências neuraisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações:
Grupo de estudos em biociências neurais, ligado ao laboratório de mapeamento cerebral da UFRJ
Atividades
-
01/2008 - 03/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Grupo de estudos.,Linhas de pesquisa
2004 - 2009
Coligação dos Policiais Civis do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20
Outras informações:
Treinamento e Supervisão de estágio
2005 - 2006
Centro Científico e Cultural Brasileiro de FisioterapiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação de Divulgação, Carga horária: 8
Outras informações:
Coordenação de eventos, seminários e congressos, pesquisa de necessidade do mercado em especialização e aprimoramento.
2004 - 2004
Associação de Solidariedade à Crianças ExcepsionaisVínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20
Outras informações:
Fisioterapeuta do setor de Estimulação Essencial (Pediatria)
2013 - 2016
Ibrafisio CursosVínculo: Coordenadora e Professsora, Enquadramento Funcional: Coordenadora e professora do curso RPG/RBC, Carga horária: 16
Outras informações:
Coordenadora e professora do curso de formação em Reeducação Postural Global pelo Reequilíbrio da Biomecânica Corporal, com turmas de formação mensal.
2017 - Atual
M.A Bem Estar e SaúdeVínculo: Coordenadora e Professsora, Enquadramento Funcional: Coordenadora e professora do curso, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenadora da Clínica e do Centro de Estudos, além de fisioterapeuta e professora.
2017 - 2020
Alves PilatesVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora do curso Anatomia e Biomecânica
Outras informações:
Professora do módulo de Anatomia e Biomecânica aplicada ao Pilates do curso de formação Internacional Alves Pilates, com curso anual em Santiago - Chile
2022 - Atual
Centro Universitário Hermínio da SilveiraVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
Outras informações:
Preceptora de estágio em traumato ortopedia do IBMR
2010 - Atual
Mayer de Albuquerque Serviços de FisioterapiaVínculo: Gerente, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bruna Mayer de Albuquerque e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?