Nilton Silva dos Santos

Professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Antropologia (PPGA), desde 2009. Vice coordenador do Núcleo de Estudos em Artes, Ritos e Sociabilidades Urbanas - NaRUA/UFF. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1990), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Antropologia Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia urbana, carnaval e festas metropolitanas, musicalidades contemporâneas, direitos autorais e novas tecnologias, mediação sócio-cultural, identidade, patrimônio e memória social. É também vice-coordenador e professor do Curso de Especialização em Antropologia e Desenvolvimento Cognitivo - UFF/FRM. Vinculado às seguintes linhas de pesquisa do PPGA/UFF: Etnografia Urbana; Ritual e Simbolismo; Etnicidade, Identidade e Nação; Transmissão de Patrimônios Culturais e Antropologia do Poder. ninisants@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 02/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia e Antropologia

2001 - 2006

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: "Carnaval é isso aí. A gente faz para ser destruído!": carnavalesco, individualidade e mediação cultural
, Ano de obtenção: 2006. Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Carnaval Carioca; Mediação cultural na cidade; Cultura e carnaval.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Antropologia Social

1994 - 1997

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Vivendo na Cachimba: participação política na periferia de Curitiba, Ano de Obtenção: 1997
Orientador: Gilberto C A. Velho
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Participação política; classes populares e política; saúde e participação popular.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Ciência Política

1991 - 1993

Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro

Graduação em Ciências Sociais

1987 - 1990

Universidade Federal do Paraná
Título: Os Suportes da Revolução: Violência e Liberdade em Hannah Arendt
Orientador: Dimas Floriani

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Catalão

, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Organização de eventos

SANTOS, N. S. ; RAPOSO, P. . Arte e Politica Reloaded? O Direito à Cidade. 2016. (Congresso).

SANTOS, N. S. ; COSTA, S. R. . GT Sociabilidades e Insurgências na Experiência Urbana Contemporânea. 2015. (Congresso).

SANTOS, N. S. ; BACAL, T. B. . IV Congresso Latinoamericano de Antropologia. 2015. (Congresso).

SANTOS, N. S. . Os espaços da música brasileira em Portugal. 2014. (Outro).

SANTOS, N. S. ; BACAL, T. B. . 29 ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2014. (Congresso).

SANTOS, N. S. ; BITTER, Daniel . Virando o outro em Podence. 2010. (Outro).

SANTOS, N. S. . Música, Cidade, Etnicidade: Explorações a Partir das Cenas Musicais de Lisboa. 2009. (Outro).

SANTOS, N. S. ; FIGUEIREDO, A. L. V. . Direitos Humanos, Democracia Constitucional e Ações Afirmativas na África do Sul. 2007. (Outro).

SANTOS, N. S. . II Congresso Transdisciplinar de Criminologia e Ciências Penais. 2007. (Congresso).

SANTOS, N. S. . Violência letal e uso de armas de fogo no Brasil. 2005. (Outro).

SANTOS, N. S. ; FIGUEIREDO, A. L. V. . Encontro Polícia e Cidade. 2001. (Outro).

Participação em eventos

Centro de Estudos Instituto Oswaldo Cruz."A gente faz para ser destruído": Carnaval carioca e mediação sociocultural. 2023. (Seminário).

Semana de Combate ao Racismo.O Carnaval no combate ao racismo. 2020. (Outra).

Carnaval sem fronteiras. Desdobramentos..Oficina de Pesquisa Carnaval sem fronteiras. 2019. (Oficina).

Das Galés às Galerias: representações e protagonismos dos negros no acervo do MNBA.?O lugar do negro no século XX: Estado Novo, Samba e Carnaval. 2018. (Seminário).

Semana da Cultura, Arte e Literatura do Colégio Loyola.As múltiplas dimensões da violência. 2018. (Encontro).

Conferência no Programa de Doutoramento em Estudos Urbanos (ISCTE/IUL e FSCH/UNL).A emergência dos coletivos urbanos no Rio de Janeiro: novas configurações da participação política. 2017. (Seminário).

I Jornada Brasil-Argentina de Estudos Afrolatinoamericanos.Desfilando a África na passarela: mediadores e narrativas carnavalescas sobre a africanidade no Brasil (1959-1971). 2017. (Outra).

Seminário Internacional ICHF 2017. 2017. (Seminário).

X Jornada de Alunos do PPGA/UFF.Notas sobre Arte, performance e política. 2016. (Outra).

1 CONACSO (Congresso Nacional de Ciências Sociais). Co-organizador do GT Sociabilidades e Insurgências na Experiência Urbana Contemporânea. 2015. (Congresso).

Encontro de Ciências Sociais da UFRN.A dura vida de quem faz festa. 2015. (Encontro).

IV Congreso Latinoamericano de Antropología. Co-organizador do GT Novas territorialidades cariocas. 2015. (Congresso).

Seminário Encontro Semba Samba.Desfilando África na Sapucaí: narrativas carnavalescas sobre Angola. 2015. (Seminário).

Sonhar não custa nada ou quase nada? Horizontes do desfile das escolas de samba.Dimensões da sociabilidade carnavalesca: a propósito da circulação do dinheiro no Carnaval. 2015. (Encontro).

V Colóquio de Políticas Culturais da Baixada Fluminense: Manifestações das Culturas Populares.Considerações sobre o carnaval da Baixada Fluminense. 2015. (Outra).

V Curso para Diplomatas Africanos.Antropologia e Cultura Brasileira. 2015. (Outra).

29 ª Reunião Brasileira de Antropologia. Coordenação de GT77 - Sons, práticas e sentidos: perspectivas antropológicas. 2014. (Congresso).

Contra la reificación de tres conceptos claves en el pensamiento urbano: espacio urbano, movimientos sociales, y conflicto urbano.Conflitos e tensões sobre os usos do espaço público na cidade do Rio de Janeiro: transformações e movimentos contestatórios na Zona Portuária. 2014. (Seminário).

II Jornadas Internacionais de Antropologia do Conflito Urbano: Conexões Rio-Barcelona. Metamorfoses da lei e da ordem: conexões perigosas entre Rio e Barcelona. 2014. (Congresso).

Seminário Confrontando Idéias sobre Conflito.Idéias sobre conflito no espaço urbano. 2014. (Seminário).

XI Congreso Argentino de Antropología Social. Conflitos e tensões sobre a Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro. 2014. (Congresso).

Conexões Rio-Barcelona na construção da cidade olímpica.Conexões Rio-Barcelona na construção da cidade olímpica. 2013. (Seminário).

Congresso da APA 2013. Coordenador de GT Práticas culturais e de lazer na cidade. 2013. (Congresso).

Corpo e artes espetaculares: diálogos cruzados.Corpo e significado no Carnaval Carioca ou Um Corpo entre a rebeldia e a domesticação. 2013. (Seminário).

III Seminário Música e Sociedade.Caminhos interdisciplinares: perspectivas nos estudos sobre música. 2013. (Seminário).

Seminário Terrenos de Pesquisa Urbana: os dilemas do espaço público.Conflitos sobre os usos do espaço urbano na cidade do Rio de Janeairo: a operação 'Choque de ordem'. 2013. (Seminário).

1as Jornadas Internacionales de Antropologia del Conflicto Urbano. Conflictos sobre los usos del espacio urbano en la ciudad del Río de Janeiro: la operación. 2012. (Congresso).

28ª Reunião Brasileira de Antropologia - Desafios antropológicos contemporâneos. Coordenador do GT Sonoridades e mediações: perspectivas antropológicas. 2012. (Congresso).

Encontros de Pesquisa entre os Núcleos de Pesquisa RISU/UFRJ e NaRUA/UFF.Carnavalescos: a vida dura de quem "faz" a festa. 2011. (Encontro).

Encontros de Pesquisa entre os Núcleos de Pesquisa RISU/UFRJ e NaRUA/UFF.Visualidades e Performances Visuais. 2011. (Encontro).

III Colóquio Festas e Socialidades.O lugar do carnavalesco e a circulação do dinheiro na festa do carnaval carioca. 2011. (Outra).

I Seminário Nacional da Pós-Graduação em Ciências Sociais.Redes e estilos de sociabilidades urbanas juvenis: conflito e comprometimento. 2011. (Seminário).

Second International Conference of Young Urban Researches.Circulação de mediadores, saberes e práticas sócio-culturais: carnavalescos, técnicos especializados e artistas plásticos entre o universo dos barracões e ateliers na cidade do Rio de Janeiro. 2011. (Outra).

V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (V ENABET).Quando o bonde descarrilha: conflitos sobre a prática musical de percussão numa comunidade carioca. 2011. (Encontro).

27ª Reunião Brasileira de Antropologia. Debatedor no GT Arte e Antropologia. 2010. (Congresso).

Cidades, conflitos e trajetórias.Casa e espaços de sociabilidade na cidade do Rio de Janeiro. 2010. (Seminário).

II Seminário Nacional Sociedade, Corpo e Cultura.Membro da Comissão Científica do Seminário Nacional Sociedade, Corpo e Cultura. 2010. (Seminário).

I Seminário internacional sobre Microterritorialidades nas Cidades.Desafinando o coro dos contentes: notas sbre a pesquisa de campo na cidade. 2010. (Seminário).

Músicas e Saberes em Trânsito. Quando o bonde descarrilha: conflitos sobre a prática musical de percussão numa comunidade carioca. 2010. (Congresso).

IV Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. A arte do efêmero: apontamentos sobre o Carnaval como símbolo e cinza no Rio de Janeiro. 2009. (Congresso).

Seminário Vida em Espetáculo.Carnavalescos, dos bastidores ao desfile: a dura vida de quem faz festa.. 2009. (Seminário).

VIII Reunión de Antropología del Mercosur. Maria Augusta Rodrigues e os Carnavais da subjetividade. 2009. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Sociologia (GT Sociologia da Arte). A construção da subjetividade de uma artista da "cultura popular": os carnavais de Maria Augusta. 2009. (Congresso).

XXV Simpósio Nacional de História (ST História e Música Popular).Pernambuco falando para o mundo... Trajetórias da música contemporânea em Siba e Silvério Pessoa. 2009. (Simpósio).

II Semana de Produção Cultural.Os bastidores do carnaval carioca. 2008. (Outra).

IX Congresso ALADAA-B. Pernambuco falando para o mundo... Trajetórias da música contemporânea em Siba e Silvério Pessoa. 2008. (Congresso).

O Carnaval em múltiplos planos.Maria Augusta Rodrigues, carnavais e constituição de subjetividade. 2008. (Seminário).

O Carnaval em múltiplos planos.Construindo imagens e identidades sociais. 2008. (Seminário).

Palestra no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF.Do jogo do bicho à festa carnavalesca: considerações sobre a política, o dinheiro e a cidade do Rio de Janeiro. 2008. (Outra).

X Congreso de la SIBE - Sociedad de Etnomusicología. Metamorfoses da autoria no mundo líquido da música eletrônica. 2008. (Congresso).

Ciclo de Palestras Direito Penal, Segurança Pública e Criminalidade.O Conflito urbano e o discurso da segurança. 2007. (Outra).

II Congresso Transdisciplinar de Criminologia e Ciências Penais. Aspectos do processo penal e a construção social do crime e do criminoso. 2007. (Congresso).

I Reunião Equatorial de Antropologia e X Reunião de Antropólogos Norte-Nordeste.Maria Augusta Rodrigues, carnavais e constituição de subjetividade. 2007. (Outra).

Semana do Patrimônio da Fiocruz.De Mário de Andrade a MPB e Outras Viagens Musicais. 2007. (Outra).

VII Seminário de Direito Constitucional.Direito à Vida e Liberdade. 2007. (Seminário).

XIII Congresso Brasileiro de Sociologia - Desigualdade, Diferença, Reconhecimento. Aspectos contemporâneos sobre a constituição de individualidade artística entre carnavalescos. 2007. (Congresso).

XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos.Viagens folclóricas e etnográficas no Brasil: duas perspectivas de época na composição de acervos musicais. 2007. (Simpósio).

XXX Encuentro RNIU - Pensar la ciudad: miradas y desafíos a la realidad latinoamericana.Lugares ordinários, eventos extraordinários: espaço público, cidadania e resistência na metrópole do Rio de Janeiro. 2007. (Encontro).

25ª Reunião Brasileira de Antropologia. Estilo autoral e individualidade artística no carnaval carioca; pensando o caso dos carnavalescos. 2006. (Congresso).

Congresso de Criminologia - Perspectivas de Políticas Públicas. Políticas para os inspetores de segurança. 2006. (Congresso).

III Congreso Online - Observatório para a Cibersociedad : Conocimiento Abierto, Sociedad Libre. Procés sònic: o lugar da autoria na música eletrônica. 2006. (Congresso).

Semana do Assistente Social/UFRJ.Debatedor na sessão do documentário "Justiça". 2006. (Outra).

VIII Congreso Argentino de Antropología Social. "Lugares ordinários, eventos extraordinários": Espaço público, cidadania e resistência na metrópole do Rio de Janeiro. 2006. (Congresso).

Um Novo Direito É Possível - Uma Homenagem ao Prof. Miguel L. Baldez/UCAM.Direito à Cidade. 2005. (Outra).

VI Congreso de la Rama Latinoamericana de la Asociacion Internacional para el Estudio de la Musica Popular. No país das calças bege. 2005. (Congresso).

VI Congreso de la Rama Latinoamericana de la Asociacion Internacional para el Estudio de la Musica Popular. Géneros de la música popular (tango, choro, son, bolero, nueva canción, rock, rap, etc.). 2005. (Congresso).

VIII Semana da Cultura Popular/UERJ.Festa, sociabilidade e espaço público. 2005. (Encontro).

VI Reunión de Antropologia del Mercosur (RAM). Carnavalescos na cidade do Rio de Janeiro: entre enredos, patrocínio e outras mediações culturais. 2005. (Congresso).

X Congresso de Antropologia FAAEE - Culturas, poder y mercado. Viagens folclóricas e etnográficas no Brasil: duas perspectivas de época na composição de acervos musicais. 2005. (Congresso).

X Congresso de Antropologia FAAEE - Culturas, poder y mercado. No país das calças bege. 2005. (Congresso).

II Encontro Nacional da ABET - Etnomusicologia: lugares e caminhos, fronteiras e diálogos.Procés Sònic: o lugar da autoria na música eletrônica brasileira. 2004. (Encontro).

V Congresso Latinoamericano da Associação Internacional do Estudo da Música Popular - IASPM. Debatedor na sessão Música popular e (des)territorialização: Ressignificações(1). 2004. (Congresso).

V Congresso Latinoamericano da Associação Internacional do Estudo da Música Popular - IASPM. Procés sònic: o lugar da autoria na música eletrônica. 2004. (Congresso).

VI Jornada Interna dos Alunos do PPGSA/IFCS/UFRJ.Laíla, um caso de anticarnavalesco?. 2004. (Outra).

XIV Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. Procès Sónic: a autoria na música eletrônica. 2004. (Congresso).

Festival Folclórico de Parintins.Membro da comissão julgadora do Festival. 2003. (Outra).

Renovações Urbanas: violência, consumo e cultura na cidade. 2003. (Seminário).

Semana de Arte e Cultura.O carnavalesco no Rio de Janeiro: mediação cultural e profissionalização. 2003. (Encontro).

Seminário Transdisciplinar em Sociologia e Direito/UFF.Direito à Resistência. 2003. (Seminário).

Fazendo Gênero na Tela/UFRJ.Clube da Luta - Apontamentos em Cinema e Gênero. 2002. (Outra).

I Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia - 100 Anos do Disco no Brasil.Cantores e Compositores da Música Popular Brasileira ou Da Arte de Comprar e Vender Autoria. 2002. (Encontro).

IV Jornada Interna dos Alunos do PPGSA/IFCS/UFRJ.Cantores e Compositores da Música Popular Brasileira ou Da Arte de Comprar e Vender Autoria. 2002. (Outra).

IX Congrés d'Antropologia FAAEE - Cultura & Política. Vivendo na Cachimba: considerações sobre identidade social e participação política. 2002. (Congresso).

Cultura Popular em Debate/UERJ.Reflexões sobre a Pesquisa de Campo em Meio Urbano: a experiência do Lixão da Cachimba/PR. 2001. (Encontro).

O Ensino da Sociologia Jurídica: Balanço e Perspectivas. 2000. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Thaynara Monique Mendes

SANTOS, N. S.; RIVERO, P. S. S.; SILVA, S. L. B.. O legado escravista e a violação dos direitos humanos no trabalho das mulheres negras. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Dir) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Rosa da Silva

FRYDEBERG, M. B.;SANTOS, N. S.; BARATA, D.; DAMACENO, J.. "Saí da vila e fui sambar lá no asfalto": território, sociabilidade e identidade negra no carnaval de rua de Bagé/RS. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Cultura e Territorialidades) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mariana Barroso da Costa

TAVARES, Julio C. de Souza;SANTOS, N. S.; DAMACENO, J.. Entre as linhas de trem: manifestações coletivas no subúrbio, corpografia política e estética. 2019. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fabiana Roberto Soares

SOARES, Astréia;SANTOS, N. S.; PEIXOTO, M. C. L.. Novos sentidos das práticas alimentares contemporâneos: globalização e midiatização. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos) - Universidade FUMEC.

Aluno: Maria Gorett de Oliveira Silva de Castro

SANTOS, N. S.; REINHEIMER, P.; PEREIRA, L. N. N.. Conservatória: a construção das serenatas como patrimônio cultural. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Paloma Maria Rodrigues Augusto

BITTER, Daniel;SANTOS, N. S.; GONCALVES, R. S.. A Casa de Macau do Rio de Janeiro para além das festas: famílias, culinária e identidade macaenses. 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fábio Antônio Vieira dos Santos

FERREIRA, L. F.;SANTOS, N. S.; CONDURU, R. L. T.. Tem mas acabou: um estudo sobre a decoração carnavalesca no Sambódromo. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Viviane Bernadeth Gandra Brandão

SANTOS, N. S.; SOARES, Astréia; PEIXOTO, M. C. L.. Catolicismo e Festas de Agosto em Montes Claros: desafios contemporâneos da tradição religiosa. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos) - Universidade FUMEC.

Aluno: Bruno Cesar Santos de Souza

SANTOS, N. S.. O processo de Institucionalização do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra. 2016. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexander da Silva Cristiano

CAVALCANTI, M. L. V. C.;SANTOS, N. S.; BACAL, T. B.. Trajetórias e fronteiras no mundo do samba: João Martins e a nova geração de sambistas cariocas. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em sociologia e antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bárbara Curak Rosa

BARRETO, A.;SANTOS, N. S.; PICCOLO, F. D.. Parque Madureira: projetos de cidade, vivências de bairro. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Priscila Cortes de Novais Lima Soares

SANTOS, N. S.; BARRETO, A.; MIZRAHI, M.. "A gente acredita": etnografia de uma grife carioca. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Elisa Fernandes Pires

LEOPOLDI, J. S.;SANTOS, N. S.; PEREIRA, I. D.. O Movimento Infinito - Raks El Shark: um processo multicultural. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro Ivo Mira da Silva

FERRAZ, A. L.;SANTOS, N. S.; BACAL, T. B.; PAULETTO, L. B. P. S.. Mama África: Ocupação Urbana em disputa por visibilidade social. 2015. Dissertação (Mestrado em Cultura e Territorialidades) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Wagner Maia da Costa

SANTOS, N. S.; SILVA, L. A. M.. A pixação e o grafite podem ser armas de combate? Negociações e sociabilidades nas margens do tecido urbano. 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jéssica Karoline Rodrigues da Silva

SANTOS, N. S.; FREITAS, E. T. M.; NEVES, R. C. M.. O que eu vou vestir? Uma análise antropológica sobre as práticas de consumo de roupas e adornos corporais dos jovens do bairro São José em João Pessoa/PB. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Réia Silvia Gonçalves Pereira

SANTOS, N. S.; COSTA, S. R.; OLIVEIRA, O. M.. Fé em Deus, DJ: funk e pentecostalismo entre os jovens das camadas populares. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Felipe Sales Magaldi

BITTER, Daniel;SANTOS, N. S.; REINHEIMER, P.. A mão do criador: uma etnografia no Museu de Imagens do Inconsciente. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Felipe Sales Magaldi

BITTER, Daniel;SANTOS, N. S.; REINHEIMER, P.. Frestas Estreitas: uma etnografia no Museu de Imagens do Inconsciente. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leonardo Leitão

BARRETO, A.;SANTOS, N. S.; AMARAL, A. F. G.. Sobre Malucos e Micróbios: estilo de vida e trajetórias de artistas nômades. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Eumar André Köhler

SANTOS, N. S.; GUERIOS, P. R.; PORTO, L. M.. As práticas e os usos do 'folclore' no Festival Folclórico e de Etnias do Paraná (1958 - 2013). 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Flávia Iriarte Tortima

ROTHIER, M.;SANTOS, N. S.; COELHO, F.; DINIZ, J. C. V.. Qualquer coisa de intermédio: intertextualidade na obra de Adriana Calcanhoto. 2013. Dissertação (Mestrado em Literatura, cultura e contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Karla Pinho da Fonseca Leite

LEOPOLDI, J. S.;SANTOS, N. S.; SIMOES, J. N.. A construção social do valor. Um estudo antropológico sobre o mercado imobiliário do bairro de Icaraí e suas fronteiras; Morro do Cavalão e Jardim Icaraí. 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Caroline Glodes Blum

SANTOS, N. S.; BAPTISTA, S.; STOLL, S. J.. Carnaval curitibano: o lugar de uma festa popular na cidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Nathália Silva Barbosa

SANTOS, N. S.; GONCALVES, R. S.; LEITAO, M.. Ilusão: do ritual ao espetáculo. As dinâmicas em torno de um grupo de bate-bola.. 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Clara Cyrino Lugão Silva

SANTOS, N. S.; SINDER, V.; DINIZ, J. C. V.. "De tudo se faz canção": Sobre as escolhas temáticas do Clube da Esquina. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Mayra Salgado Poubel

SANTOS, N. S.; CAVALCANTI, M. L. V. C.; KUSCHINIR, K.. O bairro e a escola de samba: sociabilidade e pertencimento em Vila Isabel. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em sociologia e antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Nestor Gomes Mora Cortés

SANTOS, N. S.; TAVARES, Julio C. de Souza; PAIVA, A. M. de R.. Afro-chilenos: Cultura e Política no ritmo tumbero. 2011. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fabio Feliciano Barbosa

SANTOS, N. S.; Gentili, P.A.A.; Frigotto, G.. O caso Simone André Diniz: a falta de acesso à justiça para as vítimas da discriminação racial. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Margareth Maciel de Almeida Santos

FALCI, M. B. K.;SANTOS, N. S.; DIAS, R de O. A emancipação jurídica da mulher casada: o panorama no Código Civil de 1916 até a situação de 2007. 2008. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Andréa Braga Pessanha

FALCI, M. B. K.; BARROS, J.C.A.;SANTOS, N. S.. De Zumbi a Isabel: análise do universo cultural afro-brasileiro através dos sambas-enredo (1986-1996). 2007. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Pablo de Melo Peixoto

Eduardo Magrone; SOUZA, Jessé;SANTOS, N. S.. Made in Braz(s)il; um estudo do jogo de forças na MPB na época do Tropicalismo. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: CRISTINA LEITE LOPES CARDOSO

RIBEIRO, L.A.C.;SANTOS, N. S.; PEDRINHA, R. D.; HORA, N. C. M. P.; AIETA, V. S.. A prisão preventiva para a garantia da ordem pública como dispositivo de controle necropolítico. 2019. Tese (Doutorado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Francisco Ramalho Ortigão Farias

RIBEIRO, L.A.C.;SANTOS, N. S.; HORA, N. C. M. P.; COSTA, M. A. C. N.; SANTORO, A. E. R.. Graves violações de direitos humanos no relatório da Comissão Nacional da Verdade, justiça de transição e a subjetividade do homo oeconomicus neoliberal: uma análise biopolítica. 2019. Tese (Doutorado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vitor Gonçalves Pimenta

TAVARES, Julio C. de Souza; DINIZ, J. C. V.; THEODORO, H.; BITTER, Daniel;SANTOS, N. S.. A escola de samba em movimento: reverberações sobre o chão afro-brasileiro da Acadêmicos do Salgueiro. 2019. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gabriela de Lima Gomes

SANTOS, N. S.; Deus, J.A.S. de; SOARES, Astréia; SOARES, W.; COSTA, A. G.; SANTOS, A. S. P.. Protagonismo sociocultural do Zé Pereira do Club dos Lacaios em Ouro Preto/MG. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vinicius Lordes Dias

SANTOS, N. S.; FIGUEIREDO, A. L. V.; DIAS, C.; BARRETO, A.; BARRE, J. L.. Os sentidos da Política: experiência dos coletivos na Grande Vitória/ES. 2018. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vânia Maria Mourão Araújo

FERREIRA, L. F.;SANTOS, N. S.; GILL, A. B.; GUIMARAES, H. M.; OLIVEIRA, R. L.; FRADE, I. N.. ... Ou então é influência da cor: os personagens negros nos carnavais brasileiros na primeira metade do século XX. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Raquel Souza dos Santos

RAMOS, J. S.; FREITAS, E. T. M.; GRAZIELA, L.;SANTOS, N. S.; PEREIRA, E. M. M.. Poder, tecnologias digitais e política partidária: a "ideologia horizontal" e os movimentos sociais "#Revoltado Busão" e "#ForaDilma" em Natal/RN. 2017. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Muna Makhlouf de la Garza

DELGADO, M.;SANTOS, N. S.; ROBIRA, R. T.; CAMPOS, B. S.; PORRAS, R. M.; ADIEGO, J. A. L.. Transformaciones urbanas desde la resistencia: aproximaciones a un movimiento vecinal en la Barceloneta, Barcelona. 2016. Tese (Doutorado em Doctorat en Antropologia Social i Cultural) - Universitat de Barcelona.

Aluno: Alba Marina Gonzaléz Smeja

SANTOS, N. S.; FUARRO, I. S.; RIU, M. J. R.; CARRETERO, C. S.; SANMARTIN, R. M.. Salsa nómada: escena musical, bailable e itinerante de la salsa brava en Barcelona. 2016. Tese (Doutorado em Doctorat en Antropologia Social i Cultural) - Universitat de Barcelona.

Aluno: Carla Elizabeth Pereira e Lyra

LIFSCHTZ, J. A.;SANTOS, N. S.; OLIVEIRA, M. A. S. A.; LEITAO, M.; SILVA, S. L. P.. Cartografias da Manguetown: cultura e memória no bairro do Recife. 2016. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe dos Santos Lima de Barros

SANTOS, N. S.; CAVALCANTI, M. L. V. C.; ARAUJO, S.; CHAVES, W.; SEEGER, A.. Na bossa da bateria: Inovação, performance drama social na Acadêmicos do Salgueiro. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Nestor Gomes Mora Cortés

TAVARES, Julio C. de Souza;SANTOS, N. S.; SOVIK, L. R.; FREITAS, R. O.; MULLER, T.; BITTER, D.. Do candombe uruguaio:uma travessia para aceitação - Etnopolítica, corporeidades e emancipação. 2016. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ricardo José de Oliveira Barbieri

FERREIRA, L. F.; CAVALCANTI, M. L. V. C.;SANTOS, N. S.; KUSCHINIR, K.; ODONNELL, J.. Carnaval em Manaus (AM): a cidade e as escolas de samba. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Hugo Menezes Neto

SANTOS, N. S.; CAVALCANTI, M. L. V. C.; KUSCHINIR, K.. Tem samba na terra do frevo. As escolas de Samba no Carnaval do Recife. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Janaina Nascimento Simões de Souza

LEOPOLDI, J. S.;SANTOS, N. S.; ALVES, I.; FERREIRA, H. C.; MENDONCA, T. C. M.. Identidade e representação: os moradores da Praia do Aventureiro - Ilha Grande/RJ. 2013. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mary Lilia Congolino Sinisterra

GUEDES, S. L.;SANTOS, N. S.; ALMEIDA, E. M.; RABOSI, F.; BENITEZ, M. E. D.. Circulando no sagrado: tradições, rituais e cerimônias ancestrais na vida moderna. Uma experiência na Ecoaldea La Atlantida em Cajibio - Cauca - Colômbia. 2013. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: MARIANA EMILIANO SIMÕES

TAVARES, Julio C. de Souza; DABUL, L. M. de S.;SANTOS, N. S.. Meu corpo é tambor: Corpo e oralidade no Reinado dos Arturos. 2013. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Kalyla Maroun

MENDONCA, A. W. P. C.; LELIS, I. A. O. M.; LARA, L. M.; CANDAU, V. M. F.;SANTOS, N. S.. Jongo e educação: a construção de uma identidade quilombola a partir de saberes étnico-culturais do corpo. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Guilherme Ferreira Vargues

SANTOS, N. S.; FRY, P.; SILVA, L. A. M. da; CARDOSO, A.; LIMA, D.. Sambando e lutando: nascimento e crise das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. 2012. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Miquel Fernández Gonzáles

SANTOS, N. S.; DELGADO, M.; SANMARTI, R. M.; MCDONOGH, G. W.; DEGEN, M.. Matar al "Chino". Entre la revolución urbanística y el asedio urbano en el Raval de Barcelona. 2012. Tese (Doutorado em Doctorat en Antropologia Social i Cultural) - Universitat de Barcelona.

Aluno: Andrea Bayerl Mongim

SANTOS, N. S.; Delma Pessanha Neves; Moema de Poli Teixeira; BARBOSA, M. L. de O.; CRUZ da SILVA, A. C.. Título universitário e prestígio social: percursos sociais de estudantes beneficiários do Prouni. 2010. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ronald Clay dos Santos Ericeira

CAVALCANTI, M. L. V. C.; Ferreti, S.; BARROS, M. L. de; KUSCHINIR, K.;SANTOS, N. S.. A reconstrução do passado da Portela na rede mundial de computadores e nas rodas de samba. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Antropologia Cultural) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Pilar Cabanzo Chaparro

Alves, A. M.;SANTOS, N. S.; GELADO, G. V.. Gestos e regras na salsa do Rio de Janeiro. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vitor Gonçalves Pimenta

BITTER, D.; TAVARES, Julio C. de Souza;SANTOS, N. S.; THEODORO, H.. A escola de samba em movimento: reverberações sobre o chão afro-brasileiro da Acadêmicos do Salgueiro. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Elisa Paiva de Almeida

SANTOS, N. S.; BARRE, J. L.; FRYDEBERG, M. B.. Música e fluxos na França occitanista: as experiências dos Fabulous Trobadors, Nux Vomica e Massilia Sound System. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Pilar Cabanzo Chaparro

BITTER, D.; GONÇALVES, R de Sá; DANIEL, C.;SANTOS, N. S.. Ocupação e criação na cena salsa/cumbia no Rio de Janeiro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vitor Gonçalves Pimenta

BITTER, Daniel; TAVARES, Julio C. de Souza;SANTOS, N. S.. O Corpo como patrimônio: reverberações sobre o corpo afro-brasileiro em movimento. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vinicius Lordes Dias

FIGUEIREDO, A. L. V.; BARRETO, A.;SANTOS, N. S.. Os sentidos da política: experiência dos coletivos na Grande Vitória/ES. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bruna da Cunha Guterman

SANTOS, N. S.; SÁNCHEZ, F.; BIENENSTEIN, G.; RENA, N.; FERRAZ, S. M. T.. A Cidade Maravilhosa e a que luta. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vânia Maria Mourão Araújo

SANTOS, N. S.; FRADE, I. N.; FERREIRA, L. F.. "...Ou então é influência da cor: a personagem Nega Maluca no Carnaval de 1950. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elisa Paiva de Almeida

BARRETO, A.;SANTOS, N. S.; ARAUJO, S.. Quatro faces de práticas musicais, fluxos e construções culturais na França Occitanista. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carla Elizabeth Pereira e Lyra

SANTOS, N. S.; LEITAO, M.; LIMA NETO, M. R.. Cartografias da Manguetown: cultura e memória no bairro do Recife. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vinicius Lordes Dias

BARRETO, A.;SANTOS, N. S.; TOMASSI, L.. Os sentidos da Política: Experiência dos Coletivos na Grande Vitória/ES. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Kalyla Maroun

SANTOS, N. S.; José Maurício Arruti; Isabel Lellis; Vera candau. Jongo e educação: a construção de uma identidade quilombola a partir de saberes étnico-culturais do corpo. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: MARIANA EMILIANO SIMÕES

SANTOS, N. S.; BITTER, Daniel; TAVARES, Julio C. de Souza; DABUL, L. M. de S.. Corporalidade Afro-Mineira: Memória corporal e oralidade no Congado e no Candombe. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Kalyla Maroun

SANTOS, N. S.; José Maurício Arruti; Vera candau; Isabel Lellis. Jongo e identidade étnica: subsídios para uma reflexão sobre práticas educativas em comunidades quilombolas. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Thaynara Monique Mendes

SANTOS, N. S.; SILVA, S. L. B.; RIVERO, P. S. S.. Violências e resistência das mulheres negras: O legado histórico escravista de violação de direitos humanos e a ação das políticas públicas. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas em Direitos Humanos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sabrina da Silva Souza

BITTER, Daniel;SANTOS, N. S.; GONÇALVES, R de Sá. "Olha pra mim": o ensino de percussão no carnaval carioca: o caso do Bloco Quizomba. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: PRISCILA PACHECO DE SOUZA

FERRAZ, A. L.; BITTER, D.;SANTOS, N. S.. O público e o teatro: um estudo etnográfico no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Antonina de Lima Fernandez

SANTOS, N. S.; GONCALVES, J. R.; BITAR, N.. O processo de patrimonialização de bares cariocas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Barroso da Costa

TAVARES, Julio C. de Souza;SANTOS, N. S.; FLOR, W.. Manifestações coletivas emergentes: negritude, estética, política e a construção de narrativas e trajetórias da juventude negra na Zona Norte do Rio de Janeiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rafael Rosa da Silva

SANTOS, N. S.; DAMACENO, J.; FRYDEBERG, M. B.. "Saí da vila e fui sambar lá no asfalto": território, sociabilidade e identidade negra no carnaval de rua de Bagé/RS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Cultura e Territorialidades) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Gorett de Oliveira Silva de Castro

BITTER, D.;SANTOS, N. S.; REINHEIMER, P.. Conservatória: a construção das serenatas como patrimônio cultural. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Carvalho Ogélio

FERRAZ, A. L.;SANTOS, N. S.; BARRE, J. L.. Arte urbana no Rio de Janeiro: técnicas circenses fora do picadeiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leila Sales dantas

SANTOS, N. S.; SANTOS, Y. L.; ALBERTI, V.. O samba urbano contemporâneo e sua desafricanização: um estudo sobre as transformações do samba no bairro da Lapa entre os anos de 200 a 2017. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Darle Silva Teixeira

SANTOS, N. S.; MESQUITA, B. T. P.. O Beiradão está em festa: a obra musical de Teixeira de Manaus nos anos 80 e sua influência junto às festas de beiradão. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Curso interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Amana dos Santos Mesini

SANTOS, N. S.; GONCALVES, R. S.; BITTER, D.. A identificação egípcia da "dança do ventre" no contexto carioca. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Maria Barrientos Rojas

BITTER, Daniel;SANTOS, N. S.; GONÇALVES, R de Sá. Memorias, transmisión y revitalización de la "Bomba" del Valle del Chota-Mira, Ecuador. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bárbara Curak Rosa

BARRETO, A.;SANTOS, N. S.; TOMMASI, L.. Identidades e sociabilidades: uma etnografia do Parque Madureira. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juliana da Silva Bragança

COSER, I. J. A.;SANTOS, N. S.. Funk carioca e cumbia villera: uma proposta de análise comparativa dos discursos relacionados à violência. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Silvia Valeria Borges Duarte

SANTOS, N. S.; GONCALVES, R. S.; FIALHO, C. E. M.. Passistas da Portela, riscando o chão de poesia: da tradição do samba no pé à pedagogização da dança do samba. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cristina Teixeira Martins

ALMEIDA, E. M.;SANTOS, N. S.; MATTOS, L. F. R.; Alves, A. M.. Uma reflexão antropológica sobre as festas de casamento contemporâneas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Zilmar Luiz dos Reis Agostinho

SANTOS, N. S.. Vamos balançar a roseira: conflitos entre sambistas e carnavalescos no GRES Acadêmicos do Salgueiro nas décadas de 1950-60. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paloma Maria Rodrigues Augusto

HANDFAS, A.; DESTERRO, F. B.;SANTOS, N. S.. Representação do Nordeste no livro didático do ensino médio. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização lato senso em Ensino de Sociologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Anna Carolina Eckhardt de Medeiros Rodrigues

SANTOS, N. S.; DIAS, C.; SILVA, P. C. E.. Arte na Cidade: A "Cidade Imperial" e a Ressignificação de espaços. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Velasquez Tonasse Gomes

SANTOS, N. S.; GRAZIELA, L.. Cavalos, rateios & barbadas: uma aposta etnográfica nas corridas de cavalos no Hipódromo da Gávea, RJ. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leandro Carlos dos Santos Machado

GRAZIELA, L.; VELOSO, L.;SANTOS, N. S.. "Gosto musical não se discute?" O processo de formação do gosto pela música "clássica" na cidade do Rio de Janeiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro Ivo Mira Silva

FERRAZ, A. L.;SANTOS, N. S.; BARRETO, A.. Projetos de cidade em disputa: intervenção urbana em diálogo com moradores de rua da Praça da Cantareira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jaqueline Aparecida Deister Moraes

SANTOS, N. S.. Brasil e África: entre quilombos e bantustões a gente se entende. 2010.

Aluno: Camilla Pinheiro Lessa

SANTOS, N. S.; Alves, A. M.. Sexualidade e Gênero: a nova juventude da Velha Guarda leopoldinense. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Julia Rocha Caffaro

FERNANDES, M. A.; CRESPO, A.;SANTOS, N. S.. A constitucionalização do trabalho e a Lei de Execução Penal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - S B I.

Aluno: Anna Carolina Narretti Mexas

REIS, J. C. V.;SANTOS, N. S.. A efetividade do direito fundamental à educação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - S B I.

Aluno: Luciene Francisca de Souza Jesus

RIBEIRO, L.A.C.;SANTOS, N. S.. Michel Foucault: análise das relações de poder que envolvem o MST. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - S B I.

Aluno: Fábio Costa Reis Vianna

FIGUEIREDO, A. L. V.;SANTOS, N. S.. Regularização fundiária em comunidades remanescentes de quilombos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - S B I.

Aluno: Patrícia Euzébio Duarte dos Santos

FERNANDES, M. A.; CRESPO, A.;SANTOS, N. S.. As condições legais e desumanas do sistema penitenciário em relação aos fundamentos da lei. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - S B I.

Aluno: Cleber Augusto Medeiros Berquó

SANTOS, N. S.. O poder constituinte das favelas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - S B I.

Aluno: Paula Rocha Garcia Gonçalves

SANTOS, N. S.. Crítica ao sistema penitenciário. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - S B I.

Aluno: Marcelo Treistman

SANTOS, N. S.. Tribunal de Nuremberg: a justiça ainda que contra a lei. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - S B I.

Aluno: Sandro Pereira Paulino

SANTOS, N. S.. Ações afirmativas contra as desigualdades raciais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - S B I.

MATTOS, L. F. R.; PONDE, S. V.;SANTOS, N. S.. Membro Titular da Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Substituto. 2023. Universidade Federal Fluminense.

SANTOS, N. S.. Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor na Classe Adjunto. 2016. Universidade Federal Fluminense.

SANTOS, N. S.. Professor substituto na Classe Assistente. 2015. Universidade Federal Fluminense.

SANTOS, N. S.; MOTA, F. R.; BONILLA, O.. Membro Titular da Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Substituto na Classe Assistente. 2015. Universidade Federal Fluminense.

SANTOS, N. S.; FERRAZ, A. L.; BARRETO, A.. Membro Titular da Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Substituto na Classe Assistente. 2014. Universidade Federal Fluminense.

SANTOS, N. S.; BITTER, D.; GONCALVES, R. S.. Seleção de professor temporário em Teorias Antropológicas. 2011. Universidade Federal Fluminense.

MIRANDA, A. P.;SANTOS, N. S.; GUEDES, S. L.. Banca de seleção para mestrado e doutorado em Antropologia. 2015. Universidade Federal Fluminense.

GRAZIELA, L.;SANTOS, N. S.; GUEDES, S. L.. Banca de seleção para mestrado e doutorado em Antropologia (estrangeiro). 2015. Universidade Federal Fluminense.

GRAZIELA, L.;SANTOS, N. S.; GUEDES, S. L.. Banca de seleção para mestrado e doutorado em Antropologia (estrangeiro). 2014. Universidade Federal Fluminense.

SANTOS, N. S.; GUEDES, S. L.; GRAZIELA, L.. Banca de seleção para mestrado e doutorado em Antropologia (estrangeiro). 2013. Universidade Federal Fluminense.

SANTOS, N. S.; GUEDES, S. L.; SEGALA, L.. Banca de seleção para mestrado e doutorado em Antropologia (estrangeiro). 2012. Universidade Federal Fluminense.

SANTOS, N. S.. Avaliador ad hoc PIBIC. 2012. Universidade Federal Fluminense.

SANTOS, N. S.; MOTA, F. R.; ALMEIDA, E. M.. Banca de seleção para mestrado em Antropologia. 2011. Universidade Federal Fluminense.

SANTOS, N. S.; GUEDES, S. L.; SEGALA, L.. Banca de seleção para mestrado e doutorado em Antropologia (estrangeiro). 2011. Universidade Federal Fluminense.

SANTOS, N. S.. Avaliador ad hoc PIBIC. 2011. Universidade Federal Fluminense.

SANTOS, N. S.. II Seminário Nacional Sociedade, Corpo e Cultura (comissão científica). 2010. Universidade Federal do Espírito Santo.

SANTOS, N. S.; MIRANDA, A. P.; LIMA, T. S.. Banca de seleção para doutorado em Antropologia. 2010. Universidade Federal Fluminense.

SANTOS, N. S.. Avaliador ad hoc PIBIC. 2010. Universidade Federal Fluminense.

Amélia Rosa Sá Barreto; Roseli Elias;SANTOS, N. S.. Concurso para monitoria das disciplinas de Sociologia e Sociologia Jurídica. 2007. S B I.

SANTOS, N. S.. Concurso para monitoria das disciplinas de Sociologia e Sociologia Jurídica. 2006. S B I.

SANTOS, N. S.. Concurso para monitoria das disciplinas de Sociologia e Sociologia Jurídica. 2004. S B I.

SANTOS, N. S.. Concurso para monitoria das disciplinas de Sociologia e Sociologia Jurídica. 2003. S B I.

Comissão julgadora das bancas

Gilberto Cardoso Alves Velho

VELHO, G.; CAVALCANTI, M. L.; SEYFERTH, G.. Vivendo na Cachimba: considerações sobre participação política num bairro de Curitiba. 1997. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gilberto Cardoso Alves Velho

VELHO, G.; CAVALCANTI, M. L. V. C.; GONÇALVES, J. R.. O carnavalesco como mediador cultural no carnaval da cidade do Rio de Janeiro. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Santuza Cambraia Naves

NAVES, S. C.; CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro; BÔAS, Gláucia Kruse Villas; STROZENBERG, I.. 'Carnaval é isso aí. A gente faz para ser destruído’: carnavalesco, individualidade e mediação cultural. 2006. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marco Antonio Teixeira Gonçalves

GONÇALVES, M. A. T.; CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro; BOAS, Glaucia Villas; STROZEMBERG, Ilana; CAMBRAIA, Santuza. Carnaval é isso aí. A gente faz para ser destruído. Carnavalesco, individualidade e mediação cultural. 2006. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ilana Strozenberg

STROZENBERG, I.; VILLASBOAS, G.; CASTRO, M. L. V.; GONCALVES, M. A.; NAVES, S. C.. Carnaval é isso aí. A gente faz para ser destruído: carnavalesco, individualidade e mediação cultural. 2006. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Giralda Seyferth

SANTOS, N. S.;SEYFERTH, G.. Vivendo na Cachimba. Considerações sobre participação política num bairro de Curitiba. 1997. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Glaucia Kruse Villas Bôas

VILLAS BÔAS, Glaucia K.; STROZEMBERG, Ilana; GONÇALVES, Marcos Antônio; CAVALCANTI, Maria Laura. Carnaval é isso aí. A gente faz para ser destruído! : Carnavalesco, individualidade e mediação cultural. 2006. Tese (Doutorado em PPGSA) - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.

Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti

VELHO, Gilberto;Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti; SEYFERTH, Giralda. Vivendo na Cachimba: considerações sobre a participação política num Bairro de Curitiba. 1997. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti

Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti; VELHO, Gilberto; GONÇALVES, José Reginaldo. O carnavalesco como mediador cultural no carnaval da cidade do Rio de Janeiro. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Sociologia e Antropol) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Orientou

OGÉLIO, Juliana Carvalho

Etnografia multissituada no Estado do Rio de Janeiro: práticas circenses em contexto urbano ; 2021; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Amana dos Santos Nesimi

Dança do ventre sem ventre: aspectos sobre uma expertise e seu processo de profissionalização; 2017; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Paloma Maria Rodrigues Augusto

As festas da Casa de Macau do Rio de Janeiro; 2015; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Adriana Batalha dos Santos

Praça do Pacificador em Duque de Caxias/RJ: transformações no espaço público; 2014; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Felipe Sales Magaldi

Um estudo antropológico do Centro Psiquiátrico Pedro II, no Engenho de Dentro/RJ; 2014; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Leonardo Leitão

Artistas na rua e na estrada: redes de solidariedade, ajuda mútua e troca de informações; 2014; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Priscila Cortes de Novais Lima Soares

Notas Sobre Projetos de Vida de Jovens Estilistas; 2014; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Fernanda Deborah Barbosa Lima

A performance arte como gesto; 2013; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Nathália Silva Barbosa

Ilusão: do ritual ao espetáculo; As dinâmicas em torno de um grupo de bate-bola; 2013; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Amana dos Santos Nesimi

?A PORTAS SEMIABERTAS?: coleção e performance na Casa Museu Eva Klabin; 2022; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Elisa Paiva de Almeida

Fluxos e criação na música occitanista: experiências dos Fabulous Trobadors, Nux Vomica e Massilia Sound System; 2020; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Maria Pilar Cabanzo Chaparro

SABOR, SALSA, SABROSURA: SOCIABILIDADE E RITUAL NO RIO DE JANEIRO; 2020; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Vinicius Lordes Dias

Os sentidos da Política: experiência dos coletivos na Grande Vitória/ES; 2018; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Elisa Paiva de Almeida

Sujeito, projeto e mediação nos processos de criação cultural de grupos musicais ligados ao movimento occitanista; 2014; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Muna Makhlouf de la Garza

La Barceloneta rebelde; Resistencia vecinal en el contexto de nuevas formas de movilización urbana y de apropiación capitalista de la ciudad; 2013; Tese (Doutorado em Doctorat en Antropologia Social i Cultural) - Universitat de Barcelona,; Coorientador: Nilton Silva dos Santos;

Cláudia Picanço de Seixas Loureiro

A transnacionalização da tradição do culto de Iemanjá no Uruguai: a relação com o estrangeiro; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Antropologia e Desenvolvimento C) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Adriana Trindade

A relação professor e aluno: uma reflexão sobre a prática docente; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Antropologia e Desenvolvimento C) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

FÁBIO ALVES GOMES

Cultura e estrutura organizacional: Uma visão antropológica e administrativa da escola municipal João de Deus; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Antropologia e Desenvolvimento C) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Aloha do Carmo Xavier

?Pensar Ubuntu!?: O racismo institucional e as dificuldades de aplicação de projetos e temas de abordagens sociais/raciais nas instituições de serviço público; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Antonina de Lima Fernandez

Conselho de Mestres de Capoeira no Rio de Janeiro; Que roda é essa?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Amana dos Santos Nesimi

DANÇA DO VENTRE EM CAMPO GRANDE: UM OLHAR ANTROPOLÓGICO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

WANDERSON LUNA

REGISTRO INDEPENDENTE: SAMBANDO NA COMUNIDADE ARROZ COM COUVE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Lorena Francisco de Carvalho

O "São Bento": um exemplo de como é construída a sociabilidade en espaços públicos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Patrícia Regina Amaral

Adoção por homossexuais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - S B I; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Patrícia Euzébio

O sistema prisional em perspectiva; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - S B I; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Maria Marta Saavedra

Direito à terra para comunidades remanescentes de quilombos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - S B I; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Maria Marta Saavedra Pinto

Direito à terra para comunidades remanescentes de quilombos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - S B I; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Patrícia Regina Amaral

Adoção por homossexuais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - S B I; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Daniela Dianes Moreira

Pena sem prisão: um estudo do abolicionismo penal; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - S B I; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Lenita Monteiro de Melo

O acesso à moradia digna nos grandes centros urbanos brasileiros: uma análise dos problemas urbanísticos que influenciam na garantia do direito constitucional à moradia; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - S B I; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Michel da Silva Santos

Aspectos do trabalho policial; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - S B I; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Licia Maria Barbosa dos Santos

Políticas públicas para a juventude na área da educação; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - S B I; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Anna Carolina Narretti

Aplicabilidade do Estatuto da Criança e do Adolescente; 2007; Orientação de outra natureza; (Direito) - S B I; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Anna Carolina Narretti

Criminalização na infância, quando começa?; 2006; Orientação de outra natureza; (Direito) - S B I; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Daniela Dianes Moreira

Estruturas prisionais e (re)socialização do internado: planos de política para a vida intra-muros como condição para a vida extra-muros; 2006; Orientação de outra natureza; (Direito) - S B I; Orientador: Nilton Silva dos Santos;

Foi orientado por

Gilberto Cardoso Alves Velho

Vivendo na Cachimba: considerações sobre participação política num bairro de Curitiba; 1997; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Gilberto Cardoso Alves Velho;

Ubiratan Zakaib do Nascimento

Virtualização usando Xen em Sistemas Linux; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário de Jales; Orientador: Ubiratan Zakaib do Nascimento;

Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti

"Carnaval é isso aí; A gente faz para ser destruído!"; 2006; Tese (Doutorado em Antropologia Cultural) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, N. S. . Usos del espacio público en la ciudad de Rio de Janeiro de los megaeventos. Revista de Antropología Experimental , v. 17, p. 287-296, 2017.

  • SANTOS, N. S. ; PORFIRO, A. ; RIBEIRO, A. P. A. . Apresentação Dossiê A Arte do Carnaval. ARQUIVOS DO CMD , v. 5, p. 10-13, 2017.

  • SANTOS, N. S. ; GOES, C. . Rio de Janeiro orquestrador: espaço público e construção de territórios sonoros. Revista Mediação , v. 17, p. 1-20, 2015.

  • SANTOS, N. S. . Sonoridades e mediações: aproximações sobre as musicalidades contemporâneas. Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia , v. 39, p. 11-17, 2015.

  • SANTOS, N. S. . Usos del espacio público: conflictos y tensiones. Ciudades (Puebla) , v. 3, p. 58-63, 2014.

  • SANTOS, N. S. . Conflitos sobre os usos do espaço urbano na cidade do Rio de Janeiro: a operação 'Choque de Ordem'. Teoria e Cultura , v. 8, p. 85-92, 2013.

  • SANTOS, N. S. . Entre a precariedade e a profissionalização: apontamentos sobre o lugar do carnavalesco no Rio de Janeiro. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso) , v. 6, p. 151-158, 2010.

  • SANTOS, N. S. . Procés sònic: o lugar da autoria na música eletrônica. 404nOtFound (UFBA) , v. 1, p. 70, 2009.

  • SANTOS, N. S. . Estilo autoral e individualidade artística no carnaval carioca; pensando o caso dos carnavalescos. Desigualdade & Diversidade (PUCRJ) , v. 1, p. 53-70, 2007.

  • SANTOS, N. S. . Da arte de comprar e vender autoria: uma digressão sobre os primórdios do direito autoral. Revista da Faculdade de Direito Candido Mendes , v. 12, p. 99-111, 2007.

  • SANTOS, N. S. . Da arte de comprar e vender autoria: uma digressão sobre os primórdios do direito autoral. Os Urbanitas (São Paulo) , v. 04, p. 02, 2006.

  • SANTOS, N. S. . Festa, Sociabilidade e Espaço Público: reflexões de um turista acidental na Feste de la Mare de Deu de la Mercè em Barcelona, Catalunha. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso) , v. 3, p. 63-70, 2006.

  • SANTOS, N. S. . Desde que o samba é samba é assim?. Tempo Presença , v. 338, p. 36-40, 2004.

  • SANTOS, N. S. . Lutando contra o Lixão da Cachimba: considerações sobre identidade social e participação política. Revista de Antropología Experimental , v. 04, p. 08, 2004.

  • SANTOS, N. S. ; CANO, I. . Violência Letal, Renda e Desigualdade Social no Brasil: questões metodológicas sobre as fontes e um resultado provisório. Boletim Qualidade de Vida - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada/USP, ESALQ/USP, v. 32, p. 01-04, 2002.

  • SANTOS, N. S. . A responsabilidade do intelectual e o campo minado da política. Boletim de Análise de Conjuntura Política/UFMG, Belo Horizonte, v. 17, 2000.

  • SANTOS, N. S. . Antropologia, televisão comunitária e mediação cultural. Comunicação & Comunidade, Faculdades Integradas Hélio Al, p. 18-19, 1999.

  • SANTOS, N. S. . De aterros, lixões e reciclagem. Boletim de Políticas Ambientais, IBASE - Rio de Janeiro, 1996.

  • SANTOS, N. S. . A Arte do Efêmero: carnavalescos e mediação cultural no Rio de Janeiro. Rio deJaneiro: Apicuri, 2009.

  • SANTOS, N. S. ; CANO, I. . Violência Letal, Renda e Desigualdade Social no Brasil. Rio de Janeiro: 7Letras, 2001. 97p .

  • SANTOS, N. S. ; GOES, C. . Rio de Janeiro orquestrador: espaço público e construção de territórios sonoros. In: Luã Ferreira Leal; Bernardo Borges Buarque Hollanda; Charlotte Riom; Emanuel Araújo. (Org.). Música e sociedade: perspectivas interdisciplinares. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2019, v. , p. 73-86.

  • SANTOS, N. S. . A emergência dos coletivos urbanos no Rio de Janeiro: novas configurações da participação política. In: Paulo Raposo; Allende Renck; Scott Head. (Org.). Cidades rebeldes: invisibilidades, silenciamentos, resistências e potências. 1ed.Florianópolis: UFSC, 2019, v. , p. 139-152.

  • SANTOS, N. S. . Da arte de comprar e vender autoria: uma digressão sobre os primórdios do direito autoral na música brasileira. In: Márcia Fernandes. (Org.). Pelos caminhos da justiça e da solidariedade: estudos em homenagem a Miguel Lanzelllotti Baldez. 1ed.Florianópolis: EMais Editora & Livraria Jurídica, 2018, v. , p. 379-390.

  • SANTOS, N. S. . Uma viagem ao coração do homem: alteridade e nomadismo contemporâneos. Malucos de estrada: uma etnografia de artistas nômades. 1ed.Rio de Janeiro: Luminária Acadêmica, 2015, v. , p. 9-11.

  • SANTOS, N. S. ; GOES, C. . Novas territorialidades cariocas: as orquestras de carnaval de rua e a ocupação dos espaços da cidade. In: FERRO, L.; RAPOSO, O; GONÇALVES, R. S.. (Org.). Expressões artísticas urbanas: etnografia e criatividade em espaços atlânticos. 1ed.RIO DE JANEIRO: Mauad X/Faperj, 2015, v. , p. 159-172.

  • SANTOS, N. S. . La Mala Educación ou Juventude, consumo de "drogas" e mídia impressa no Rio de Janeiro. In: Márcia Adriana Fernandes; Roberta Duboc Pedrinha. (Org.). Escritos Transdisciplinares de Criminologia, Direito e Processo Penal: homenagem aos Mestres Vera Malaguti e Nilo Batista. 1ed.Rio de Janeiro: Revan, 2014, v. , p. 745-754.

  • SANTOS, N. S. . O Sistema Punitivo ou Jus Puniendi. In: Lier P. Ferreira; Ricardo Guanabara; Vladimyr L. Jorge. (Org.). Curso de Sociologia Jurídica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011, v. , p. 223-236.

  • SANTOS, N. S. . Estilo autoral e individualidade artística no carnaval carioca; pensando o caso dos carnavalescos. In: CAVALCANTI, Maria L.V.C. e Gonçalves, Renata S. (orgs.). (Org.). Carnaval em múltiplos planos. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009, v. , p. 153-171.

  • SANTOS, N. S. . Viagens folclóricas e etnográficas no Brasil: duas perspectivas de época na composição de acervos musicais. In: NAVES, S.C.; GIUMBELI, E.A.; DINIZ, J.C.V.. (Org.). Leituras da Música Popular: reflexões sobre sonoridade e cultura. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008, v. , p. 38-47.

  • SANTOS, N. S. . Luchando contra el Tiradero de Cachimba: consideraciones sobre la identidad social y la participación política. In: Elsa Patio Tovar; Sergio Arévalo Castillo. (Org.). Ciudadanía, Pobreza Y Participación. Puebla: RNIU, 2005, v. , p. 69-80.

  • CANO, I. ; SANTOS, N. S. . Violência letal, renda e desigualdade social no Brasil: questões metodológicas sobre as fontes e um resultado provisório. In: Célia Regina Neves da Silva; Winnifried Knox. (Org.). Sociabilidades III: Violência & Sociedade. São Paulo: Letras & Letras, 2003, v. , p. 55-62.

  • SANTOS, N. S. ; GOES, C. . Novas territorialidades cariocas: as orquestras de carnaval de rua e a ocupação dos espaços da cidade. In: Intercom, 2012, Fortaleza. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Fortaleza, 2012.

  • SANTOS, N. S. . Carnavalescos, dos bastidores ao desfile: a dura vida de quem faz festa. In: Seminário: Vida em Espetáculo - arte, ciência, cultura e poder, 2009, Cuiabá/MT. Seminário: Vida em Espetáculo - arte, ciência, cultura e poder. Cuiabá: UFMT/FAPEMAT, 2009. v. 1. p. 45-55.

  • SANTOS, N. S. ; SÁNCHEZ, F. . Lugares ordinários, eventos extraordinários: espaço público, cidadania e resistência na metrópole do Rio de Janeiro. In: XXX Encuentro RNIU - Pensar la ciudad: miradas y desafíos a la realidad latinoamericana, 2007, Ciudad de Toluca. Memorias; XXX Encuentro RNIU - Pensar la ciudad:miradas y desafíos a la realidad latinoamericana. Ciudad de Metepec: Universidad Autónoma del Estado de México/RNIU, 2007.

  • SANTOS, N. S. . Procés sònic: o lugar da autoria na música eletrônica. In: III Congreso Online - Observatorio para a Cibersociedad : Conocimiento Abierto, Sociedad Libre, 2006, Cornellà de Llobregat. III Congreso Online - Observatorio para a Cibersociedad. Barcelona, 2006.

  • SANTOS, N. S. . Festa, sociabilidade e espaço público: reflexões de um turista acidental na na Feste de la Mare de Deu de la Mercé em Barcelona, Catalunya. In: VIII Semana da Cultura Popular, 2005, Rio de Janeiro. Textos Escolhidos em Arte e Cultura Popular. Rio de Janeiro, 2005.

  • SOARES, Astréia ; SANTOS, N. S. . No País das Calças Bege: a música rap feita por presidiários. In: II Reunião da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2004, Salvador. Anais do II Encontro Nacional da ABET. Salvador, 2004.

  • SANTOS, N. S. . Procés Sònic: o lugar da autoria na música eletrônica brasileira. In: II Encontro Nacional da ABET - Etnomusicologia: lugares e caminhos, fronteiras e diálogos, 2004, Salvador. Anais do II Encontro Nacional da ABET - Etnomusicologia: lugares e caminhos, fronteiras e diálogos. Salvador, 2004.

  • SANTOS, N. S. . Procés sònic: o lugar da autoria na música eletrônica. In: V Congresso Latinoamericano da Associação Internacional do Estudo da Música Popular - IASPM, 2004, Rio de Janeiro. Anais V Congresso da Seção Latino-Americana da IASPM-AL Río de Janeiro 2004. Rio de Janeiro, 2004.

  • SANTOS, N. S. . Metamorfoses da autoria no mundo líquido da música eletrônica. In: X Congreso de la SIBE - Sociedad de Etnomusicología, 2008, Salamanca. Música, ciudades, redes; creación musical e interacción social. Salamanca, 2008. p. 38-38.

  • SANTOS, N. S. . Viagens folclóricas e etnográficas no Brasil: duas perspectivas de época na composição de acervos musicais. In: XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007, São Leopoldo. XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos / Caderno de Resumos. São Leopoldo: Oikos Editora/ANPUHRS, 2007. p. 203-203.

  • SANTOS, N. S. . Aspectos contemporâneos sobre a constituição de individualidade artística entre carnavalescos. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia - Desigualdade, Diferença, Reconhecimento, 2007, Recife. XIII Congresso Brasileiro de Sociologia - Resumos. Recife, 2007. p. 317-317.

  • SÁNCHEZ, F. ; SANTOS, N. S. . "Lugares ordinários, eventos extraordinários": Espaço público, cidadania e resistência na metrópole do Rio de Janeiro. In: VIII Congreso Argentino de Antropología Social, 2006, Salta. Globalidad y diversidad; tensiones contemporáneas. Salta, 2006. p. 279-279.

  • SANTOS, N. S. . Estilo autoral e individualidade artística no carnaval carioca; pensando o caso dos carnavalescos. In: 25ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2006, Goiânia. 25ª RBA - Saberes e práticas antropológicas, desafios para o século XXI. Goiânia, 2006.

  • SANTOS, N. S. . Carnavalescos na cidade do Rio de Janeiro: entre enredos, patrocínio e outras mediações culturais. In: VI Reunión de Antropología del Mercosur, 2005, Montevideo. VI Reunión de Antropología del Mercosur. Montevideo, 2005.

  • SOARES, Astréia ; SANTOS, N. S. . No país das calças bege. In: X Congresso de Antropologia FAAEE - Culturas, poder y mercado, 2005, Sevilla. Culturas, poder y mercado. Sevilla, 2005. p. 138-138.

  • SANTOS, N. S. . Viagens folclóricas e etnográficas no Brasil: duas perspectivas de época na composição de acervos musicais. In: X Congresso de Antropologia FAAEE - Culturas, poder y mercado, 2005, Sevilla. Culturas, poder y mercado. Sevilla, 2005. p. 137-137.

  • SOARES, Astréia ; SANTOS, N. S. . No país das calças bege. In: VI Congreso de la Rama Latinoamericana de la Asociacion Internacional para el Estudio de la Musica Popular, 2005, Buenos Aires. Actas del VI Congreso Latinoamericano IASPM-AL. Buenos Aires, 2005.

  • SANTOS, N. S. . Procès Sónic: a autoria na música eletrônica. In: XIV Reunião da Associação Brasileira de Antropologia, 2004, Olinda. Nação e Cidadania, 2004. p. 282-283.

  • SANTOS, N. S. . Vivendo na Cachimba: considerações sobre identidade social e participação política. In: IX Congrés d'Antropologia FAAEE - Cultura & Política, 2002, Barcelona. Actas do IX Congrés d'Antropologia FAAEE, Barcelona, 2002.. Barcelona, 2002.

  • SANTOS, N. S. . Vivendo na Cachimba: considerações sobre identidade social e participação política. In: IV Reunião de Antropologia do Mercosul, 2001, Curitiba/PR. IV Reunião de Antropologia do Mercosul. Curitiba, 2001.

  • SANTOS, N. S. . O lugar do negro no século XX: Estado Novo, Samba e Carnaval. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, N. S. . A emergência dos coletivos urbanos no Rio de Janeiro: novas configurações da participação política.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, N. S. . V Curso de Formação para Diplomatas Africanos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARRETO, A. ; SANTOS, N. S. ; GONÇALVES, R de Sá . Transformações no Rio de Janeiro dos megaeventos: o caso 'Choque de Ordem'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, N. S. . Sobre a Cidade e Milton Santos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, N. S. . Objeto e linhas de pesquisa: os novos professores do PPGA/UFF. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, N. S. . Processos sociais e ambientais da Urbanização no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, N. S. . Quando o bonde descarrilha: conflitos sobre a prática musical de percussão numa comunidade carioca. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, N. S. . Pernambuco falando para o mundo... Trajetórias da música contemporânea em Siba e Silvério Pessoa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, N. S. . Lutando contra o Lixão da Cachimba. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SANTOS, N. S. . O Samba-Enredo e seu processo de patrimonialização e musealização. 2023.

SANTOS, N. S. . O que é um estúdio? Notas sobre a produção mágica de mundos sonoros. 2022.

SANTOS, N. S. . Salir del campo rom. Estrategias desde abajo y planificación institucional en la ciudad de Turín. 2015.

SANTOS, N. S. . Anuário Antropológico. 2012.

SANTOS, N. S. . Textos Escolhidos de Cultura e Artes Populares (UERJ). 2012.

SANTOS, N. S. . Campos - Revista de Antropologia Social (UFPR). 2011.

SANTOS, N. S. . Desigualdade & Diversidade - Revista de Ciências Sociais da PUC-Rio. 2011.

SANTOS, N. S. . Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (UERJ). 2011.

SANTOS, N. S. . ArtCultura: Revista de História, Cultura e Artes (UFU). 2010.

SANTOS, N. S. . Textos escolhidos de Cultura e Arte Populares (UERJ). 2010.

SANTOS, N. S. . Sociedade e Cultura, Revista de Pesquisas e Debates em Ciências Sociais (UFG). 2010.

SANTOS, N. S. . Enfoques, Revista dos Alunos do PPGSA da UFRJ. 2010.

SANTOS, N. S. . Desigualdade & Diversidade - Revista de Ciências Sociais da PUC-Rio. 2009.

SANTOS, N. S. . Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP. 2008.

SANTOS, N. S. . Revista Eletrônica Ensaios da Universidade Federal Fluminense. 2008.

SANTOS, N. S. . Enfoques - Revista eletrônica dos alunos do PPGSA/UFRJ. 2008.

SANTOS, N. S. . Religião e Sociedade - Revista do Instituto Superior de Estudos da Religião (ISER). 2007.

SANTOS, N. S. . Atores sociais e Perfomances em Cidades Contemporâneas: Desafios e Reflexões entre Argentina e Brasil. 2017. (Relatório de pesquisa).

DELGADO, M. ; SANTOS, N. S. . Transformaciones urbanas desde la resistencia: aproximaciones a un movimiento vecinal en la Barceloneta, Barcelona. 2016. (Membro de banca doutoral na Universidad de Barcelona).

SANTOS, N. S. . Salsa nómada: escena musical, bailable e itinerante de la salsa brava en Barcelona. 2016. (Presidência de banca doutoral).

SANTOS, N. S. ; RAPOSO, P. . Arte e Politia Reloaded? O Direito à Cidade. 2016. (Curadoria de evento).

CORDEIRO, G. I. ; FERRO, L. ; BARRETO, A. ; SANTOS, N. S. ; GONCALVES, R. S. ; FERRAZ, A. L. ; BITTER, D. . Cidades em mudança: processos participativos em Portugal e no Brasil. 2016. (Projeto Internacional de Cooperacão (CAPES/FCT)).

SANTOS, N. S. ; DELGADO, M. . Salsa nómada: escena musical, bailable e itinerante de la salsa brava en Barcelona. 2016. (Membro de banca doutoral na Universidad de Barcelona).

SANTOS, N. S. . Salir del campo rom. Estrategias desde abajo y planificación institucional en la ciudad de Turín. 2015. (Produção de parecer sobre tese de doutoramento defendida na U Barcelona para a Università de Turin).

SANTOS, N. S. ; DELGADO, M. . La Barceloneta rebelde. Resistencia vecinal en el contexto de nuevas formas de movilización urbana y de apropiación capitalista de la ciudad. 2015. (Supervisão de doutorado no exterior).

MARTIN, A. S. ; BARRETO, A. ; BITTER, D. ; SANTOS, N. S. . Atores sociais e Perfomances em Cidades Contemporâneas: Desafios e Reflexões entre Argentina e Brasil. 2015. (Projeto internacional de cooperação Capes/Mincyt (UFF/UBA)).

SANTOS, N. S. ; GONÇALVES, R de Sá ; RAPOSO, P. ; REIS, F. . Perspectivas luso-brasileiras sobre espaços públicos e metodologias de pesquisa em antropologia visual e sonora. 2014. (Organização de atividades com colegas do ISCTE/IUL).

SANTOS, N. S. . Transformações urbanas do Rio de Janeiro dos megaeventos. 2013. (Conferência inaugural do Doutoramento em Estudos Urbanos entre o ISCTE/IUL e a Nova de Lisboa).

SANTOS, N. S. . Metodologias qualitativas em educação: Etnografia (metodologia e postura), grupo focal, entrevistas, descrições, história oral. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DELGADO, M. ; SANTOS, N. S. ; MCDONOGH, G. W. . Matar al 'Chino'. Entre la revolución urbanística y el asedio urbano en el Raval de Barcelona. 2012. (Membro de banca doutoral na Universidad de Barcelona).

SANTOS, N. S. . O Estado-nação e a ordem mundial contemporânea. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, N. S. . Escolas de Samba: processos e significados. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, N. S. . Da Arte de Comprar e Vender Autoria: Uma Digressão Sobre os Primórdios do Direito Autoral na Música Brasileira. 2016 (Capítulo do livro Pelos caminhos da Justiça e da Solidariedade: estudos em homenagem a Miguel Lanze).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Imigração, Mundos do trabalho e Desigualdade social, Descrição: Immigration, Worlds of Labor and Social Inequalities. Sub-projeto: PORTO MARAVILHA - SUJEITOS, NARRATIVAS E DISPUTAS DE LUGAR NO GRANDE PROJETO URBANO: entre o branqueamento e a reinvençãoDescrição: Projeto de pesquisa para internacionalização da universidade, parte componente do PRINT UFF, aprovado no mérito na instância UFF e submetido à CAPES em 2018. Projeto em parceria: programa de Pós-Graduação em História, PPGAU, PPGA, PPGE. Coordenação: Profa. Ana Maria Mauad; Coordenação adjunta: Fernanda Sánchez.Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .Integrantes: Fernanda Ester Sánchez García - Coordenador / Nilton Santos - Integrante / Fabricio Leal de Oliveira - Integrante / Renato Emerson dos Santos - Integrante / Glauco Bienenstein - Integrante / Ana Maria Mauad - Integrante / Javier Ghibaudi - Integrante / Giovana Cruz Alves - Integrante / Gladys Sabina Ribeiro - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Nilton Silva dos Santos - Integrante / Fernanda Ester Sanchéz García - Coordenador / Glauco Bienenstein - Integrante.

  • 2017 - 2017

    Antropologia, artes, mediações e cosmopolíticas. Fortalecimento da nucleação em Antropologia na UFF e consolidação de rede de pesquisa, Descrição: O projeto Antropologia, artes, mediações e cosmopolíticas tem como objetivos principais o fortalecimento da nucleação em Antropologia na UFF e a consolidação de sua rede nacional e internacional. Integram e participam desta iniciativa pesquisadores vinculados ao Núcleo de Antropologia das Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas (NARUA/UFF), ao Cosmopolíticas/UFF, ao Laboratório do Filme Etnográfico/UFF e ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais, Educação e Saberes (LEPECS/UFF). Os pesquisadores associados atuam especialmente nas linhas de pesquisa Ritual e Simbolismo; Etnografia Urbana; Antropologia e Imagem; Transmissão de Patrimônios Culturais e Etnologia sul-americana. Dialogam a partir de atividades em comum que expressam afinidades teóricas e/ou metodológicas e interlocução recíproca aqui organizadas a partir de três eixos temáticos que se cruzam transversalmente: 1- Artes e formas expressivas 2- Mediações urbanas e 3- Cosmopolíticas. Embora profundamente interligados, esses eixos organizam conjuntos específicos de pesquisas e tornam possível a focalização de aspectos diferenciados do conhecimento antropológico, de modo ao mesmo tempo definido e flexível. Os três eixos permitem pensar os saberes, as artes e as políticas nos circuitos urbanos, ameríndios, afro-brasileiros, transnacionais, de uma forma integrada e aberta, considerando os seus diversos planos, distintas estratégias metodológicas e abordagens, além da reflexão em torno das fronteiras e as mediações entre os circuitos sociais, os trânsitos de pessoas e a circulação de objeto materiais. O presente projeto visa, portanto, o fortalecimento dos núcleos e a sistematização dos conhecimentos produzidos. Busca-se com isso não só a democratização desses conhecimentos por meio da publicização de produções bibliográficas e audiovisuais bem como o fomento à organização em rede de encontros presenciais, de video conferências e o estímulo à permanente reflexão sobre pesquisa em antropologia, docência, extensão e políticas públicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (14) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Nilton Silva dos Santos - Integrante / Ana Cláudia Cruz da Silva - Integrante / Daniel Bitter - Integrante / Ana Lúcia Ferraz - Integrante / Renata Sá Gonçalves - Coordenador / Alessandra Barreto - Integrante / Joana Miller - Integrante.

  • 2015 - 2018

    Atores sociais e Perfomances em Cidades Contemporâneas: Desafios e Reflexões entre Argentina e Brasil, Descrição: O projeto tem como objetivos principais a consolidação de sua rede internacional e o fortalecimento da nucleação dos grupos brasileiro e argentino integrantes desta proposta. Integram e participam desta iniciativa pesquisadores da equipe brasileira vinculados ao Núcleo de Antropologia das Artes,Rituais e Sociabilidades Urbanas (NARUA) e ao Laboratório do Filme Etnográfico da Universidade Federal Fluminense; e, do lado argentino, a equipe de investigação em Arte, Tradicionalização, Patrimônio e Políticas culturais, assim como a Cátedra de Folclore Geral da carreira de Antropologia da Universidade de Buenos Aires. Os pesquisadores associados atuam especialmente nas linhas de pesquisa Ritual e Simbolismo; Etnografia Urbana; Antropologia e Imagem; Transmissão de Patrimônios Culturais; Diversidade cultural; Patrimônios e políticas culturais;Folclore e Cultura popular.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (14) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Nilton Silva dos Santos - Integrante / Daniel Bitter - Integrante / Ana Lúcia Ferraz - Integrante / Alessandra Barreto - Coordenador / Alícia Martín - Integrante / Julieta Infantino - Integrante.

  • 2014 - 2014

    Perspectivas luso-brasileiras sobre espaços públicos e metodologias de pesquisa em antropologia visual e sonora, Descrição: O Núcleo de Antropologia das Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas (NARUA/ Departamento de Antropologia/ Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFF) associados ao Laboratório do Filme Etnográfico/UFF, organizaram o projeto "Perspectivas luso-brasileiras sobre espaços públicos e metodologias de pesquisa em antropologia visual e sonora". No âmbito deste projeto, produziu-se o encontro entre pesquisadores antropólogos portugueses (ISCTE) e brasileiros do GAP/PPGA. A presença dos dois professores portugueses (Prof. Dr. Paulo Raposo e Prof. Dr. Filipe Reis) em novembro de 2014 na UFF permitiu a realização de duas oficinas de pesquisa experimental para os estudantes de graduação e pós-graduação em Antropologia e Ciências Sociais. As Oficinas abrangeram conteúdo teórico e prático sobre o tema do espaço público e o uso de estratégias metodológicas em antropologia, com destaque ao recurso audiovisual. A oficina 1: "Espaço público, performances políticas e mediatização", com duração de 15h foi ministrada pelo prof. Paulo Raposo. E a oficina 2: "Antropologia do som e paisagens sonoras urbanas", com duração de 15h foi ministrada pelo prof. Filipe Reis. Foram realizadas mostra dos trabalhos e uma performance pública.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Nilton Silva dos Santos - Coordenador / Daniel Bitter - Integrante / Ana Lúcia Ferraz - Integrante / Alessandra Barreto - Integrante / Renata de Sá Gonçalves - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Laboratório do Filme Etnográfico da UFF, Descrição: A estruturação deste espaço visa desenvolver infra-estrutura adequada para a consolidação de um espaço de formação, debate e articulação entre professores, estudantes e outros envolvidos objetivando a produção, realização e análise de filmes etnográficos e estudos de paisagens sonoras.A iniciativa conta com apoio institucional da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e da Universidade Federal Fluminense (Edital Infra-Lab-Pesq 2011).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nilton Silva dos Santos - Coordenador / Lygia Segala - Integrante / Ana Lúcia Ferraz - Integrante / Daniel Bitter - Integrante / Renata Sá Gonçalves - Integrante / Fernando Morais - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Projeto de criação do Laboratório do Filme Etnográfico da UFF, Descrição: A criação do Laboratório tem como objetivo desenvolver infra-estrutura adequada para a consolidação de um espaço de formação, debate e articulação entre alunos e professores e os demais envolvidos, privilegiando-se a produção, realização e análise de filmes etnográficos e estudos de paisagens sonoras. Com especial ênfase nas linhas de pesquisa Etnografia Urbana, Ritual e Simbolismo e Antropologia Visual, desenvolvidas no Departamento de Antropologia, em interlocução com o Departamento de Cinema e Vídeo e com o Laboratório de Estudos Patrimoniais - Laboep, da Faculdade de Educação da UFF, pretende-se promover articulações permanentes por meio da organização de encontros, seminários e oficinas periódicas. No Laboratório, a análise de processos sociais mediada pelo audiovisual no estudo das formas expressivas populares em suas variadas acepções (narrativas orais, dança, teatro, música) tem como importante ponto de encontro o uso crítico e reflexivo da fotografia, do som, e especialmente, do filme etnográfico. A reflexão acerca de metodologias de pesquisa empírica e a experimentação dessas linguagens serão meios privilegiados de interlocução e compartilhamento dentro e fora da Universidade. A aquisição de equipamentos de infra-estrutura para realização das atividades do Laboratório do Filme Etnográfico foi financiada no ano de 2011 com recursos da FAPERJ (Processo FAPERJ E-26/111.844/2011) e da Universidade Federal Fluminense por meio do edital Infra-Lab-Pesq 2011 (Proppi - UFF).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nilton Silva dos Santos - Integrante / Daniel Bitter - Integrante / Ana Lúcia Ferraz - Coordenador / Renata Sá Gonçalves - Integrante / Alessandra Barreto - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Circulação de mediadores, saberes e práticas sócio-culturais: carnavalescos, técnicos especializados e artistas plásticos entre o universo dos barracões e ateliers na cidade do Rio de Janeiro, Descrição: O projeto de pesquisa procura entender os circuitos de interação estética presentes no universo das escolas de samba e ateliers do Rio de Janeiro envolvendo vis-à-vis carnavalescos e artistas plásticos. Com pesquisa de campo e entrevista com diversos mediadores pretendemos entender como se dá o trânsito de saberes e práticas entre estes sujeitos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nilton Silva dos Santos - Coordenador.

Prêmios

2009

Aprovação em concurso público de acesso à carreira de professor adjunto (1 lugar), Universidade Federal Fluminense (UFF).

2008

Aprovação em concurso público de acesso à carreira de professor adjunto (5 lugar), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

2008

Aprovação em concurso público de acesso à carreira de professor adjunto (2 lugar), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

1997

Aprovação em concurso público de acesso à carreira de professor assistente (4 lugar), Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Serviço Social.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia. , Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de Antropologia. Av.Visconde do Rio Branco, s/n, Campus Gragoatá, Bloco O, 3º andar, São Domingos, 24210-350 - Niteroi, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26292864

Experiência profissional

2017 - 2020

ICS e ISCTE, Lisboa, ICS e ISCTE, Lis

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trabalho de campo orientadoAntropologia IMonografiaAntropologia IAntropologia da MúsicaDisciplina ministrada no PPGA/UFF: Sistemas de Pensamento: Cultura Popular

2018 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Teoria Antropológica ClássicaAntropologia da MúsicaAntropologia IIITrabalho Monográfico IDisciplina ministrada no PPGA/UFF: Antropologia das Sociedades Complexas

2017 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Antropologia UrbanaAntropologia VIPrática de Pesquisa em Ciências Sociais IPrática de pesquisa em Antropologia IIPrática de Pesquisa em Antropologia ITeorias da Antropologia UrbanaDisciplina ministrada no PPGA/UFF: Etnografia Urbana

2016 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
1/2016 Antropologia Urbana Sistemas de Pensamento: Cultura Popular

2016 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
2/2016 Antropologia da Música Antropologia & Literatura (Pós)

2015 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
1/2015 Trabalho de campo II Sistemas de Pensamento: Cultura Popular

2015 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
2/2015 Antropologia das Sociedades Complexas

2014 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de departamento, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
2/2014 Movimentos Sociais Urbanos

2013 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Coord. Pós Antrop. e Desenv. Cognitivo, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice Coordenador NaRUA (núcleo de pesquisa), Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor Adjunto vinculado ao Departamento de Antropologia.

2014 - 2014

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
1/2014 Antropologia Urbana (eletiva) Tópicos Especiais V: Estudos sobre a Cidade

2012 - 2014

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe de departamento, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2013

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
2/2013 Teorias da Antropologia Urbana Antropologia das Sociedades Complexas: o caso ibero-americano

Atividades

  • 03/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós Graduação em Antropologia.,Linhas de pesquisa

  • 03/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós Graduação em Antropologia.,Linhas de pesquisa

  • 03/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós Graduação em Antropologia.,Linhas de pesquisa

  • 03/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós Graduação em Antropologia.,Linhas de pesquisa

  • 03/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós Graduação em Antropologia.,Linhas de pesquisa

1998 - 1998

Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar

Atividades

  • 03/1988 - 12/1988

    Ensino, Musicoterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

1998 - 2002

Instituto Superior de Estudos da Religião

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Júnior

Atividades

  • 01/2000

    Serviços técnicos especializados , ISER.,Serviço realizado, Avaliador de Projeto Social.

1999 - 2009

S B I

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40

Outras informações:
Universidade Candido Mendes

Atividades

  • 02/2007

    Direção e administração, Universidade Candido Mendes - Campus Centro, Núcleo de Pesquisa Jurídica.,Cargo ou função, Coordenador do Núcleo de Pesquisa Jurídica.

  • 07/1999

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia das Prisões, Sociologia Jurídica

1998 - 1999

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar

Atividades

  • 07/1988 - 07/1999

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

2008 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 2

Outras informações:
Disciplina de Introdução à Antropologia da Música na Escola de Música da UFRJ

2006 - 2006

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 2

Outras informações:
Disciplina Música Urbana Brasileira (Tópicos Especiais de Antropologia I) na graduação em Ciências Sociais do IFCS/UFRJ.

1997 - 1997

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 8

Atividades

  • 03/1997 - 07/1997

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política Social de Saúde, Política Social III

2017 - 2017

Instituto Universitário de Lisboa

Vínculo: Missão de trabalho, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Missão de trabalho realizada no ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa, sob a supervisão da Dra. Graça Índias Cordeiro.