Genivalda Cordeiro da Costa
Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2002). Professora do Departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Rural. Realizou estudos sobre os seguintes temas: Estruturas de Governança na Produção e Comercialização de Melão; fruticultura irrigada e exportação. Na gestão da UERN, exerceu as funções de Chefe de Departamento; Diretora de Unidade Acadêmica; Assessora de Cursos de Graduação; Diretora de Projetos Especiais; Pró-Reitora Adjunta de Planejamento, Orçamento e Finanças, e; Diretora de Planejamento. Atualmente exerço o cargo de Chefe de Departamento de Economia da UERN.
Informações coletadas do Lattes em 22/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em PLANEJAMENTO E DINÂMICAS TERRITORIAIS NO SEMIÁRIDO
2025 - Atual
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: JUVENTUDE RURAL NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA A GESTÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR, DE COOPERATIVAS E DAS AGROINDÚSTRIAS DE PEQUENO PORTE
Orientador: EMANOEL MÁRCIO NUNES
Mestrado em Economia Rural
2000 - 2002
Universidade Federal do Ceará
Título: A Produção e Comercialização de Melão em Áreas de Assentamento nos Municípios de Mossoró e Baraúna-RN: Identificação e Análise das Estruturas de Governança
, Ano de Obtenção: 2002.José Newton Pires Reis.Bolsista do(a): FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, FUERN, Brasil. Palavras-chave: Estruturas de Governança, produção, comercializaçã.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Desenvolvimento Rural.
Idiomas
Inglês
Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economias Agrária e dos Recursos Naturais/Especialidade: Economia Rural.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
Organização de eventos
MEDEIROS JUNIOR, A. V. ; DUARTE, M. E. ; MAIA, A. C. N. ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO . II Congresso de Economia e Gestão. 2015. (Congresso).
MEDEIROS JUNIOR, A. V. ; DUARTE, M. E. ; MAIA, A. C. N. ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO . I Congresso de Economia e Gestão. 2014. (Congresso).
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; ANDRADE, M. E. DE ; SILVA, E. A. ; SÁ, VINICIUS CLAUDINO DE ; SOUZA, A. C. . III ENCONTRO SOBER REGIONAL NORDESTE. 2008. (Outro).
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO . I ENCONTRO DE PESQUISADORES DO RURAL POTIGUAR. 2007. (Outro).
Participação em eventos
I ENCONTRO DE PESQUISADORES DO RURAL POTIGUAR.BALANÇO DO QUE SE TEM PRODUZIDO SOBRE O RURAL NO RIO GRANDE DO NORTE. 2007. (Encontro).
II ENCONTRO REGIONAL NORDESTE.SUSTENTABILIDADE E AREAS DE ASSENTAMENTOS RURAIS NO BRASIL: A PARTICIPAÇÃO DOS GASTOS PÚBLICOS NA FORMAÇÃO DE RENDAS AGRÍCOLAS E NÃO AGRÍCOLAS. 2007. (Encontro).
II SOBER REGIONAL NORDESTE.COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES DE PRODUTOS DA FRUTICULTURA IRRIGADA DO RIO GRANDE DO NORTE E DO BRASIL NO PERÍODO - 1999/2005. 2007. (Encontro).
IX SIMPÓSIO DE PESQUISA E EXTENSÃO/ XIV ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO.A FRUTICULTURA IRRIGADA EM ÁREAS DE ASSENTAMENTO NOS MUNICÍPIOS DE BARAÚNA E MOSSORÓ - RN: ANÁLISE DO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO COM A AGROINDÚSTRIA. 2007. (Simpósio).
XLV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIRA RURAL. ANÁLISE DOS CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DA APICULTURA FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE APODI ? RN, NO ANO DE 2005. 2007. (Congresso).
92º ENCOMEX - Encontro de Comércio Exterior. 2005. (Encontro).
XXXV Fórum de Reitores da Abruem. 2004. (Outra).
I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS CURRICULARES. 2003. (Outra).
IV EGNA - International Conference on Agri--Food Chain/Networsks Economics and Management. Structure of governance in the production e comercialization of melon in Rio Grande do Norte. 2003. (Congresso).
XLI Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural. Análise das estruturas de governança: o caso da produção e comercialização de melão em áreas de assentamento no Rio Grande do Norte. 2003. (Congresso).
Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento - VI Encontro Regional de Economia. 2001. (Encontro).
Treinamento da Metodologia Participativa Diagnóstico Rural Participativo - DRP. 2001. (Outra).
Curso de Extensão: Aspectos gerais sobre a economia do agronegócio. 2000. (Outra).
Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento - V Encontro Regional de Economia. 2000. (Encontro).
Fóum das Ciências Agrárias: uma nova perspectiva para as ciências agrárias/UFC. 2000. (Outra).
Tópicos de Economia Aplicados ao Agronegócio - CURSO DE EXTENSÃO. 2000. (Outra).
Agricultura Familiar e Mercado.Agricultura Familiar e Mercado. 1998. (Seminário).
V ENCOPE - Encontro de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 1998. (Encontro).
Participação em bancas
ALVES RESENDE, VANUSA; OLIVEIRA, Z. M.;COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. A VISÃO DE UMA EMPRESA DE CONSULTORIA E DOS SEUS CLIENTES SOBRE A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DOS SERVIÇOS DA CONSULTORIA EMPRESARIAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SILVA, C. C.; FRANCA, J. M. F.;COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE NO PONTO DE VISTA ORÇAMENTÁRIO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SILVA, C. C.; RODRIGUES, FÁBIO LÚCIO;COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. VAREJO ONLINE BRASILEIRO ? DIFICULDADES DE TRANSPORTE ENCONTRADAS E O IMPULSIONAMENTO DO SEU CRESCIMENTO NA PANDEMIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
ALVES RESENDE, VANUSA;COSTA, GENIVALDA CORDEIRO; SILVA, E. A.. MERCADO INFORMAL DE TRABALHO: o caso dos trabalhadores do mercado público central na cidade de Mossoró/RN. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
RESENDE, V. A.;COSTA, GENIVALDA CORDEIRO; SILVA, E. A.. ANÁLISE DO ENDIVIDAMENTO DOS APOSENTADOS - UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
NUNES, Emanoel Marcio;COSTA, GENIVALDA CORDEIROMAIA, A. C. N.. O PAPEL ECONÔMICO DAS AGROINDÚSTRIAS DE PEQUENO PORTE NAS CADEIAS PRODUTIVAS DA CAJUCULTURA E APICULTURA DOS TERRITÓRIOS AÇU-MOSSORÓ E SERTÃO DO APODI (RN).. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, FÁBIO LÚCIO;COSTA, GENIVALDA CORDEIRO; NUNES, Emanoel Marcio. DETERMINANDO AS CARACTERÍSTICAS DA DEMANDA POR SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE NO BRASIL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
NUNES, Emanoel Marcio; OLIVEIRA, Z. M.;COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. A OPERACIONALIZAÇÃO DO PRONAF PELAS COOPERATIVAS DE AGRICULTURA FAMILIAR NO RIO GRANDE DO NORTE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SILVA, C. C.; OLIVEIRA, Z. M.;COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. ANÁLISE DOS DETERMINANTES ECONÔMICOS E DA DEPENDÊNCIA ESPACIAL SOBRE A TAXA DE HOMICÍDIOS NO BRASIL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
OLIVEIRA, Z. M.; RESENDE, V. A.;COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. ASPECTOS DO COMPORTAMENTO DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL: uma análise do desempenho do microempreendedor individual (MEI) no período de 2009 a 2019.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
TCHAPAS, L.; OLIVEIRA, Z. M.;COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE ECONÔMICA DA IMPLANTAÇÃO DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL NO ANO DE 2020. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
OLIVEIRA, Z. M.; TCHAPAS, L.;COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. Economia Solidária e cooperativismo: o caso as COOPAPI Apodi/RN.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
OLIVEIRA, Z. M.; NUNES, Emanoel Marcio;COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. OS EFEITOS DAS VARIAÇÕES CLIMÁTICAS NA PRODUTIVIDADE E NO VALOR DA PRODUÇÃO DAS LAVOURAS TEMPORÁRIAS DO RN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
OLIVEIRA, Z. M.;COSTA, GENIVALDA CORDEIRO; DUARTE, M. E.. DA COSTA.ANÁLISE DOS INVESTIMENTOS DO SETOR EÓLICOS E SEUS IMPACTOS NA ECONOMIA DO MUNICÍPIO DE AREIA BRANCA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
MEDEIROS JUNIOR, A. V.;MAIA, A. C. N.COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. Vantagens Comparativas Produtivas das Regiões Brasileiras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
RESENDE, V. A.; SILVA, E. A.;COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. O Artesanato como Fonte Geradora de Emprego e Renda no Município de Aracati - CE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
RESENDE, V. A.;MAIA, A. C. N.COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. O Impacto do Ensino Técnico Profissionalizante na Formação de Renda no Setor da Construção Civil no Município de Mossoró - RN.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
ALBUQUERQUE NETO, L. C. DE;COSTA, GENIVALDA CORDEIRO; DUARTE, M. E.. A Problemática da Seca no Nordeste: uma análise das principais ações de Combate à Seca no Estado do Rio Grande do Norte no ano de 2012.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
ALBUQUERQUE NETO, L. C. DE;COSTA, GENIVALDA CORDEIRO; SILVA, E. A.. O Impacto dos Programas PNAE e PAA na Composição de Renda Total do Assentamento Mulunguzinho no Município de Mossoró. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SILVA, E. A.;MAIA, A. C. N.COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. Análise do IDH do Município de Upanema - RN.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
TCHAPAS, L.; RESENDE, V. A.;COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. Análise dos Fatores Determinantes das Estratégias Competitivas Capazes de Promover o Crescimento Empresarial das Empresas de Fruticultura de Mossoró: estudo de caso em uma empresa.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
MAIA, A. C. N.COSTA, GENIVALDA CORDEIRO; SILVA, E. A.. Análise do Desenvolvimento dos Municípios da Microrregião de Mossoró: Uma Aplicação da Análise Fatorial.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
RESENDE, V. A.; FRANCA, J. M. F.;COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. O Programa Bolsa Família e a Contribuição para os Beneficiários no Município de Governador Dix-Sept Rosado - RN. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. A composição da renda no projeto de assentamento Palheiros III - Upanema - RN. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. A fruticultura irrigada no município de Upanema: o caso do melão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO; FREITAS, I. M. de. A. C.; ANDRADE, M. E. DE. ANÁLISE DOS CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DA APICULTURA FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE APODI ? RN, NO ANO DE 2005. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. O perfil da atividade turística em Canoa Quebra - CE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. A composição de renda no assentamento de Tomé Afonso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. Activity based costing-ABC como ferramenta para medir custos empresariais: uma aplicação ao caso da Itapetinga Agroindustrial S/A. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. Contribuições do PRONAF como política de desenvolvimento na agricultura familiar em Mossoró - RN. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. Regulação e desenvolvimento econômico características e limites das pequenas e médias empresa em Mossoró - RN. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. Agricultura familiar: o caso do desenvolvimento local de Serra do Mel - RN. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. 47º CONGRESSO DA SOBER. 2009. Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO. IX Econtro de Pesquisa e Extensão - ENCOPE. 2002. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Orientou
MULHERES RURAIS E POBREZA: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS DE EMPODERAMENTO NO RIO GRANDE DO NORTE (2006 - 2024); Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; (Orientador);
ANÁLISE DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE À LUZ DA ECONOMIA ECOLÓGICA PARA GESTÃO AMBIENTAL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
OS EFEITOS DA REFORMA TRABALHISTA: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS NAS RELAÇÕES EMPREGATÍCIAS NO BRASIL ENTRE 2017 A 2022; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
OS IMPACTOS DO AGRONEGÓCIO NA BALANÇA COMERCIAL DOS ESTADOS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL NO PERÍODO DE 2016 A 2021; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
UM OLHAR ECONÔMICO: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ - RN; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
MÉTODOS DE VALORAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
EDUCAÇÃO FINANCEIRA - UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA PARA OS EMPREENDEDORES DO MUNICÍPIO DE TABULEIRO DO NORTE -CE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O EQUILÍBRIO ORÇAMENTÁRIO FAMILIAR: UMA ABORDAGEM COM TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS E DOCENTES DA UERN, CAMPUS CENTRAL, MOSSORÓR/RN; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PANAE) NO MUNICÍPIO DE AREIA BRANCA/RN (2014-2018); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
PRESSUPOSTOS COMPORTAMENTAIS E ATRIBUTOS DE TRANSAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA SALINEIRA SITUADA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
MICROCRÉDITO E DESENVOLVIMENTO: ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DO CREDIAMIGO NA RENDA E NAS CONDIÇÕES DE VIDA DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
Avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Município de Mossoro/RN no Período de 2011 a 2014; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
Freitas; A BALANCA COMERCIAL DO RIO GRANDE DO NORTE: UMA ANÁLISE PRIMARIOS VERSUS MANUFATURADOS ? 2000 A 2015; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
ANÁLISE DO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO RURAL DOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
CASTANHA DE CAJU: PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO NO NORDESTE BRASILEIRO NO PERIODO DE 2000 A 2015; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
Competitividade das Exportações de Melão nos Estados de RN e do Ceára; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
Concentração de terra e de Renda na Agropecuária do Brasil 1975 a 2006); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A CONTRIBUIÇÃO DO PRONAF E DO PAA PARA O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE APODI - RN; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DO SAL MARINHO NO RN; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
ANÁLISE DOS DESEMBOLSOS DO FINAME NO RN, 2005 A 2015; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
SILVA; COMPETITIVIDADE DA FRUTICULTURA POTIGUAR NO COMÉRCIO INTERNACIONAL: O CASO DA CASTANHA DE CAJU; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A participação da fruticultura na balança comercial do Rio Grande do Norte; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
ALVES; REFORMA AGRÁRIA E ESTRUTURA FUNDIÁRIA NO RN (1975 A 2006); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
O Impacto do Investimento da Petrobrás sobre o Setor Hoteleiro em Mossoró; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
O Programa Bolsa Família e os Efeitos das Condicionalidades nos Indicadores de Saúde e Educação: O Caso do Sítio Camurupim - Mossoró - RN; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A Contribuição da Apicultura na Composição de Renda das Famílias: O Caso do Assentamento Santa Agostinha - Caraúbas - RN; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
Análise da Eficiência Produtiva da Banana na Regiuão Oeste Potiguar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
Impactos do PNAE Sobre a Renda dos Agricultures no Município de Areia Branca no ano de 2012; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
Análise da Eficiência Produtiva da Caprinocultura da Região Oeste Potiguar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE MELÃO NO RIO GRANDE DO NORTE 2003-2009; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
EVOLUÇAO DA PARTICIPAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES DE MELÃO NA BALANÇA COMERCIAL DOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO NORTE, PERNAMBUCO E CEARÁ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A CAPRINOCULTURA E A GERAÇÃO DE RENDA NO ASSENTAMENTO MULUNGUZINHO - MOSSORÓ / RN 2007-2008; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
VANTAGENS COMPARATIVAS DA FRUTICULTURA IRRIGADA: O CASO DO MELÃO NO BRASIL E NA ESPANHA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A ESTRUTURA FUNDIÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE: UMA INTERPRETAÇÃO DO PERÍODO 1975 À 1995/1996; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
EVOLUÇÃO DA COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES DE FRUTAS DO RIO GRANDE DO NORTE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A produção apícola nas comunidades Córrego e Sítio Vizinho, no período de 2004 a 2005: fatores favoráveis e limitações à geração de emprego e renda; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
Estratégias de comercialização da banana produzida no Projeto Baixo Assu; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A fruticultura irrigada e o desenvolvimento sustentável dos assentamentos de Baraúna - RN (2000 -2005); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
Rendas agrícolas e não agrícolas em áreas de reforma agrária: o caso do Assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró/RN - 2005; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A Contribuição do PRONAF para o Desempenho Econômico da Atividade Pesqueira no Município de Areia Branca ? 2003 à 2005; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
Análise dos Canais de Comercialização da Apicultura Familiar do Município de Apodi no Ano de 2005; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A Indústria Cermista e a Geração de Emprego e Renda no Município de Alto Santo-CE; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
Análise de Desempenho da Produção e Comercialização de Melão no Rio Grande do Norte: 1995-2004; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A produção e comercialização de mamão no Rio Grande do Norte: uma análise de desempenho de 1990 a 2003; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A cadeia de produção do melão no município de Mossoró - RN; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A composição de renda das famílias do assentamento favela - Mossoró/RN; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
Análise das margens de comercialização do leite pasteurizado tipo C no município de Mossoró /RN; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A importância do setor terciário para a economia de Mossoró - RN; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
Avaliação dos resultados econômicos do sistema de gestão ISO 9000: o caso da Itapetinga Agroindustrial S/A - Mossoró - RN; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
o papel das micro e pequenas empresas na geração de emprego e renda; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
Regime Cambial e ação econômica do governo brasileiro no período de 1992 a 2002; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
Identificação dos pontos críticos da caprinocultura familiar de Mossoró - RN; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
Comércio Solidário da Amêndoa de Castanha de Caju: um Estudo de Caso no Município de Serra do Mel - RN; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A contribuição da indústria salineira para a economia do município de Areia Branca - RN; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
Os efeitos da privatização da COSERN; 1999; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A crise algodoeira no município de Messias Targino: causas e consequências; 1999; 53 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A agricultura irrigada no município de Baraúna: 1994-1998; 1999; 62 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A Verticalização da Construção Civil em Mossoró; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A Estrutura de Mercado do Ramo Industrial de Confecções em Mossoró; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A Fruticultura de Exportação em Mossoró: o Caso do Melão (1990/1998); 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A Formação Profissional do Economista Graduado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: uma Avaliação Preliminar; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A inadimplência dos mutuários da casa própria financiada pela Caixa Econômica Federal em Mossoró - RN: o caso dos conjuntos habitacionais Vingt Rosado e Integração; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
Os efeitos do progresso da indústria salineira do Rio Grande do Norte; 1998; 52 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
As estratégias de crescimento nas empresas moageiras de sal de Areia Branca e Mossoró - RN; 1998; 76 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
O Papel do Poder Público na Educação Básica: o Caso do Município de Mossoró; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A Geração de Empregos pelas Empresas Prestadoras de Serviços à PETROBRAS em Mossoró - RN; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A Utilização do Sistema de Crédito por Financeiras no Comércio de Eletro-Eletrônicos em Mossoró-RN; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
Diagnóstico sócio-econômico do município de Fortim - CE, após a emancipação política: áreas de educação e saúde; 1997; 72 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
Uma avaliação do comércio atacadista de estivas e cereais em Mossoró - RN; 1997; 54 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
Avaliação da Estrutura de Mercado da Indústria de Cimento: o Caso da Itapetinga Agroindustrial S/A; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A qualidade total como estratégia para aumentar a competitividade da empresa mossoroense no mercado regional; 1996; 68 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
O Impacto da PETROBRAS Sobre o Setor de Serviços no Município de Mossoró; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A decisão de investir: uma avaliação do empresariado mossoroense; 1995; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
A Contribuição da Atividade de Pesca e Exportação de Lagosta para a Economia do Município de Aracati; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
FRUTICULTURA IRRIGADA EM ÁREAS DE ASSENTAMENTO NOS MUNICÍPIOS DE BARAÚNA E MOSSORÓ - RN: ANÁLISE DO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO COM A AGROINDÚSTRIA; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa Institucional de Bosas de Iniciação Científca; Orientador: Genivalda Cordeiro da Costa;
Produções bibliográficas
-
NUNES, Emanoel Marcio ; SILVA, M. L. ; CRUZ, M. S. ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; OLIVEIRA, C. J. . O PROGRAMA GARANTIA-SAFRA COMO MECANISMO DE POLÍTICA NA AGRICULTURA FAMILIAR DOS TERRITÓRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE. PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLCIAS , v. v.68, p. 101-130, 2023.
-
COSTA, RODOLFO FERREIRA RIBEIRO DA ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO . Pobres no Campo, Ricos na Cidade? Uma An?lise Multidimensional da Pobreza. REVISTA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL (IMPRESSO) , v. 54, p. 537-560, 2016.
-
NUNES, Emanoel Marcio ; SOUZA, A. C. ; RODRIGUES, J. F. ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO . RENDA RURAL E DESENVOLVIMENTO EM ÁREAS DE INTERVENÇÃO ESTATAL DO NORDESTE: O CASO DE SERRA DO MEL/RN. Revista Teoria e Evidência Econômica , v. 14, p. 126-144, 2006.
-
JUNIOR, A. V. de M. (Org.) ; COSTA, G. C. (Org.) ; ALBUQUERQUE NETO, L. C. (Org.) . Anais do VI CONgest, Congresso de Economia e Gestão: gestão e desenvolvimento sustentável. 1. ed. MOSSORÓ-RN: EDUERN, 2019. 1255p .
-
JUNIOR, A. V. de M. (Org.) ; COSTA, G. C. (Org.) ; ALBUQUERQUE NETO, L. C. (Org.) . IV CONgest: Congresso de Economia & Gestão.. 1. ed. Mossoró: EDUERN, 2017. 760p .
-
PEREIRA, M. J. L. ; COSTA, G. C. ; RESENDE, V. A. ; DUARTE, M. E. ; RAMALHO, S. M. . ANÁLISE DA RELAÇÃO EMPREGO E RENDA VERSUS EVASÃO ESCOLAR: Um estudo de caso. In: Adonias Vidal de Medeiros Júnior; Genilvalda Cordeiro da Costa; Leovigildo Cavalcanti Albuquerque Neto. (Org.). Anais do VI CONgest, Congresso de Economia e Gestão: gestão e desenvolvimento sustentável. 1ed.: , 2019, v. 1, p. 12-32.
-
DUARTE, M. E. ; SOUSA, G. M. R. ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; ALBUQUERQUE NETO, L. C. DE . O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF): uma análise de custeio e investimento no Rio Grande do Norte. In: Jair Andrade Araujo; José Newton Pires Reis; Evânio Mascarenhas Paulo; Ansu Mancal.. (Org.). Desafios da sustentabilidade no semiárido nordestino. 1ed.Fortaleza: RDS, 2014, v. 1, p. 5-229.
-
RAMBO, Anelise Graciele ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO . EXPERIÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NA AGRICULTURA FAMILIAR: A PRODUÇÃO DE AGROCOMBUSTÍVEIS NO SUL E NORDESTE DO BRASIL. In: SCHNEIDER, Sérgio; GAZOLLA, Márcio. (Org.). OS ATORES DO DESENVOLVIMENTO RURAL: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS SOCIAIS. PORTO ALEGRE: EDITORA DA UFRGS, 2011, v. , p. 269-287.
-
RAMALHO, Samara de Melo. ; NUNES, Emanoel Marcio ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO . Cadeia Global de Valor: Estrutura e vantagens comparativas nas exportações do Rio Grande do Norte. In: 62º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 2024, PALMAS - TO. Anais do 62º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 2024. v. V.1. p. 1-20.
-
CORDEIRO DA COSTA, GENIVALDA ; BATISTA GENESIO DE OLIVEIRA, VANESSA ; ALVES RESENDE, VANUSA ; KLEBER ESTÁCIO DE LIMA, JOÃO . VALORAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL: UM ESTUDO NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS ESTADOS DO CEARÁ, SÃO PAULO E MINAS GERAIS. In: 61º Congresso da SOBER, 2023, Piracicaba. Anais do 61º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 2023.
-
LUIZ FERNANDES BARBOSA, VITOR ; LÚCIO RODRIGUES, FÁBIO ; ESCOBAR, CAMILA ; CORDEIRO DA COSTA, GENIVALDA . IMPACTOS DO USO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS SOBRE AS NOTIFICAÇÕES DE INTOXICAÇÕES HUMANAS NO BRASIL. In: 61º Congresso da SOBER, 2023, Piracicaba. Anais do 61º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 2023.
-
NUNES, Emanoel Marcio ; FREITAS, C. C. G. ; RAMALHO, Samara de Melo. ; COSTA, G. C. . Agroindústria de Pequeno Porte e Sistemas Agroalimentares Regionais: a cadeia produtiva do arroz vermelho no território Sertão do Apodi (RN). In: X I Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, 2023,, 2023, Santa Cruz do Sul - RN. Desenvolvimento Regional em tempos de emergência climática: desafios e oportunidades.. SANTA CRUZ DO SUL - RN: EDUNISC, 2023. v. V.1. p. 1-20.
-
OLIVEIRA, V. B. G. ; G. C. da Costa ; RESENDE, V. A. ; OLIVEIRA, Z. M. . GESTÃO E PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA VALORAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA NOS ESTADOS DO CEARÁ, PARAÍBA, E RIO GRANDE DO NORTE. In: 15º SOBER Nordeste, 2023, Serra Talhada -PE. Anais do 15º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural do Nordeste (SOBER - NE), 2023. v. V.1. p. 1-20.
-
SILVA, M. L. ; NUNES, Emanoel Marcio ; COSTA, G.C. ; RAMALHO, S. M. ; LEITE, J. V. G. S. . O PROGRAMA GARANTIA-SAFRA COMO MECANISMO DE POLÍTICA NA AGRICULTURA FAMILIAR DOS TERRITÓRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE. In: 15º SOBER Nordeste, 2023, Serra Talhada -PE. Anais do 15º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural do Nordeste (SOBER - NE), 2023. v. V.1. p. 1-20.
-
SOUSA, A. R. G. ; COSTA, G. C. ; RESENDE, V. A. ; OLIVEIRA, Z. M. . OS IMPACTOS DO AGRONEGÓCIO NA BALANÇA COMERCIAL DOS ESTADOS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL - 2016 A 2021. In: 15º SOBER Nordeste, 2023, Serra Talhada -PE. Anais do 15º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural do Nordeste (SOBER - NE), 2023. v. V.1. p. 1-20.
-
DAIANE DE LIMA SOUZA, DANIELA ; MENDES DE OLIVEIRA, ZEZINETO ; CORDEIRO DA COSTA, GENIVALDA ; EUGENIA DUARTE (UERN), MEIRE . A INFLUÊNCIA DAS NORMAS SÉRIE ISO NO AUMENTO DA COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS INDUSTRIAIS: UM ESTUDO DE CASO NA MINERAÇÃO OURO BRANCO NO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR DIX SEPT ROSADO/RN. In: 60º Congresso da SOBER, 2022, Natal. Anais do 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). Natal: Even3, 2022.
-
FERNANDES DA COSTA, ANANDA ; ALVES RESENDE, VANUSA ; CORDEIRO DA COSTA, GENIVALDA ; DE MELO RAMALHO, SAMARA . O PAPEL ECONÔMICO DAS AGROINDÚSTRIAS DE PEQUENO PORTE NAS CADEIAS PRODUTIVAS DA CAJUCULTURA E APICULTURA DOS TERRITÓRIOS AÇU-MOSSORÓ E SERTÃO DO APODI (RN). In: 60º Congresso da SOBER, 2022, Natal. Anais do 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). Natal: Even3, 2022.
-
DUARTE, M. E. ; LIMA, V. M. ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; OLIVEIRA, Z. M. . Reforma Agrária e Estrutura Fundiária do Rio Grande do Norte. In: XI Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER NORDESTE, 2016, Mossoró. Grupo 3 - Políticas Públicas e Reforma Agrária. Mossoró: Rodolfo cavacanti, 2016.
-
LUCENA, R. D. F. ; MEDEIROS JUNIOR, E. C. ; COSTA, G. C. . ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES DA FRUTICULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE PARA UNIÃO EUROPEIA: COMÉRCIO EFETIVO VERSUS COMÉRCIO POTENCIAL. In: XI SOBER NORDESTE 2016, 2016, MOSSORÓ - RN. ANAIS Grupo 5 - Agronegócio, Mercados e Comercialização. Mossoró: Rodolfo cavacanti, 2016.
-
GOMES, J. O. P. ; DUARTE, M. E. ; MAIA, A. C. N. ; ALBUQUERQUE NETO, L. C. DE ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO . Análise da Rentabilidade da Atividade Apícola no Município de Apodi - RN. In: III Simpósio de Engenharia de Produção,, 2015, JOÃO PESSOA. III Simpósio de Engenharia de Produção,, 2015.
-
OLIVEIRA, L. V. ; MEDEIROS JUNIOR, A. V. ; DUARTE, M. E. ; MAIA, A. C. N. ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO . Vantagens Comparativas Produtivas das Regiões Brasileiras. In: III Simpósio de Engenharia de Produção, 2015, JOÃO PESSOA. III Simpósio de Engenharia de Produção, 2015.
-
DUARTE, M. E. ; GOMES, J. O. P. ; ALBUQUERQUE NETO, L. C. DE ; MAIA, A. C. N. ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO . Rentabilidade da Atividade Apícola: Um estudo de caso.. In: 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 2015, JOÃO PESSOA. 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER),, 2015.
-
DUARTE, M. E. ; GOMES, J. O. P. ; ALBUQUERQUE NETO, L. C. DE ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO . Rentabilidade da Atividade Apícola: um estudo de caso no município de Apodi - RN. In: III Simpósio em Economia Rural, 2015, Fortaleza. Anais III Simpósio em Economia Rural - políticas públicas e desenvolvimento rural. Fortaleza, 2015.
-
DUARTE, M. E. ; OLIVEIRA, T. S. ; SOUSA, G. M. R. ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; RODRIGUES, FÁBIO LÚCIO . Políticas Agrárias e Concentração de Terras no Nordeste Brasileiro.. In: I Congresso de Economia & Gestão - CONgest, 2014, MOSSORÓ. Anais do I Congresso de Economia & Gestão - CONgest, 2014, 2014.
-
SOUSA, G. M. R. ; NUNES, Emanoel Marcio ; DUARTE, M. E. ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO . Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural: uma análise do PRONAF A como política de oferta e do PAA como política de demanda no estado do Rio Grande do Norte. In: 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: Heterogeneidade e suas Implicações no Rural Brasileiro, 2014, Goiânia. Anais do 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: Heterogeneidade e suas Implicações no Rural Brasileiro, 2014, 2014.
-
DUARTE, M. E. ; SOUSA, G. M. R. ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; ALBUQUERQUE NETO, L. C. DE . O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF): Uma análise de custeio e investimento no Rio Grande do Norte. In: II SIMPÓSIO EM ECONOMIA RURAL 'DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE PARA O SEMIÁRIDO NORDESTINO, 2014, Fortaleza. ANAIS DO II SIMPÓSIO EM ECONOMIA RURAL 'DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE PARA O SEMIÁRIDO NORDESTINO,, 2014.
-
SOUSA, G. M. R. ; DUARTE, M. E. ; SILVA, G. M. ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; RODRIGUES, FÁBIO LÚCIO . As Vantagens Competitivas nas Exportações de Mamão: um estudo comparativo entre os estados do Espírito Santo, Paraíba e Rio Grande do Norte. In: 52° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 2014, Goiânia. Anais 52° SOBER, 2014.
-
DUARTE, M. E. ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; SOUSA, G. M. R. ; OLIVEIRA, T. S. . As Contribuições dos Programas de Reforma Agrária na Estrutura Fundiária do Nordeste Brasileiro (1975 a 2006).. In: VIII SOBER NORDESTE, 2013, 2013, PARANAÍBA - PI. VIII SOBER NORDESTE: Pluralidades econômicas, sociais e ambientais: Interações para reinventar o Nordeste rural, 2013,, 2013.
-
DUARTE, M. E. ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; RODRIGUES, FÁBIO LÚCIO . Reforma Agrária e Estrutura Fundiária Do Nordeste Brasileiro (1975 A 2006). In: VII SOBER NORDESTE, 2012, ILHÉUS - BA. Anais do VII Encontro Regional da SOBER, 2012, 2012.
-
RODRIGUES, FÁBIO LÚCIO ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; MAIA, A. C. N. . TENDÊNCIA FUTURA DAS EXPORTAÇÕES DE MELÃO: UMA APLICAÇÃO UNIVARIADA AO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. In: III ENCONTRO SOBER REGIONAL NORDESTE, 2008, MOSSORÓ - RN. FRUTICULTURA E BIOENÉGIA: ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO PARA O NORDESTE. MOSSORÓ - RN: QUEIMA BUCHA, 2008.
-
MAIA, A. C. N. ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO . A FRUTICULTURA IRRIGADA EM ÁREAS DE ASSENTAMENTO NO MUNICÍPIO DE BARAÚNA - RN: ANÁLISE DO PROCESSO DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO. In: XLVI CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER, 2008, RIO BRANCO - AC. AMAZÔNIA, MUDANÇAS GLOBAIS E AGRONEGÓCIO: O DESENVOLVIMENTO EM QUESTÃO. RIO BRANCO: UFAC, 2008.
-
ANDRADE, M. E. DE ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; MAIA, A. C. N. . DINÂMICA E COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES DE FRUTAS DO RIO GRANDE DO NORTE NO PERÍODO DE 1999-2005. In: XLVI CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 2008, RIO BRANCO - AC. AMAZÔNIA MUDANÇAS GLOBAIS E AGRONEGÓCIO: O DESENVOLVIMENTO EM QUESTÃO. RIO BRANCO - AC: UFAC, 2008.
-
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; RODRIGUES, FÁBIO LÚCIO ; MAIA, A. C. N. . PROJEÇÃO DO PREÇO RECEBIDO PELO PRODUTOR DE MELÃO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: UMA ABORDAGEM ARIMA. In: XLVI CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 2008, RIO BRANCO- AC. AMAZÔNIA, MUDANÇAS GLOBAIS E AGRONEGÓCIO: O DESENVOLVIMENTO EM QUESTÃO. RIO BRANCO - AC: UFAC, 2008.
-
RODRIGUES, FÁBIO LÚCIO ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; MAIA, A. C. N. . ANÁLISE DA EFICIÊNCIA PRODUTIVIDADE DA PRODUTIVIDADE DA FRUTICULTURA IRRIGADA EM ÁREAS DE ASSENTAMENTO NO MUNICÍPIO DE BARAÚNA - RN. In: III ENCONTRO SOBER REGIONAL NORDESTE, 2008, MOSSORÓ - RN. FRUTICULTURA E BIOENERGIA: ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO PARA O NORDESTE. MOSSORÓ - RN: QUEIMA BUCHA, 2008.
-
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; MONTENEGRO, J. P. B. . ANÁLISE DOS CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DA APICULTURA FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE APODI ? RN, NO ANO DE 2005. In: XLV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 2007, LONDRIANA - PR. ANAIS DO XLV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL. LONDRINA - PR: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, 2007.
-
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; MAIA, A. C. N. ; SILVA, E. A. . COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES DE PRODUTOS DA FRUTICULTURA IRRIGADA DO RIO GRANDE DO NORTE E DO BRASIL NO PERÍODO 1999/2005. In: II SOBER REGIONAL NORDESTE, 2007, CRUZ DAS ALMAS - BAHIA. II SOBER REGIONAL NORDESTE - ENCONTRO DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL. CRUZ DAS ALMAS - BA: UFRB/EMBRAPA, 2007. v. 1.
-
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; ALBUQUERQUE NETO, L. C. DE . SUSTENTABILIDADE E AREAS DE ASSENTAMENTOS RURAIS NO BRASIL: A PARTICIPAÇÃO DOS GASTOS PÚBLICOS NA FORMAÇÃO DE RENDAS AGRÍCOLAS E NÃO AGRÍCOLAS. In: II ENCONTRO REGIONAL NORDESTE, 2007, CRUZ DAS ALMAS - BAHIA. II ENCONTRO SOBER REGIONAL NORDESTE - ENCONTRO DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RUAL NO NORDESTE. CRUZ DAS ALMAS - BAHIA: UFRB/EMBRAPA, 2007. v. 1.
-
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; CABRAL, J. E. O. ; REIS, J. N. P. . Govenance structure in the production and commercialization of melon in Rio Grande do Norte. In: Congresso Internacional de Economia e Gestão de Negócios (Networks) agroalimentares, 2003, Ribeirão Preto. Anais do IV Congresso Internacional de Economia e Gestão de Negócios (Networks) agroalimentares. Ribeirão Preto: FEARP/USP, PENSA/USP, FUNDACE, 2003. v. 1.
-
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; CABRAL, J. E. O. ; REIS, J. N. P. . Análise das estruturas de governança: o caso da produção e comercialização de melão em áreas de assentamentos do Rio Grande do Norte.. In: XLI Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, 2003, Juiz de Fora - MG. Anais do XLI Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2003. v. 1.
-
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; MAIA, A. C. N. . A FRUTICULTURA IRRIGADA EM ÁREAS DE ASSENTAMENTO NOS MUNICÍPIOS DE BARAÚNA E MOSSORÓ - RN: ANÁLISE DO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO COM A AGROINDÚSTRIA. In: IX SIMPÓSIO DE PESQUISA E EXTENSÃO/ XIV ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO, 2007. ANAIS DO XIV ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO - ENCOPE. MOSSORÓ - RN: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, 2007.
-
SOUZA, A. C. ; NUNES, Emanoel Marcio ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; RODRIGUES, J. F. . Renda agrícola enão-agrícola e desenvolvimento rural em áreas de intervenção estatal: o caso de Serra do Mel/RN. In: Colloque Intenational Politiques, Pauvreté et Exclusion Sociale, 2003, Ijuí. Colloque International Politiques, Pauvreté et Exclusion Sociale. Ijuí - RS: UNIJUI. v. 1. p. 48-49.
-
ARAUJO, F. N. M. ; COSTA, G.C. . A AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P) E O POTENCIAL EDUCACIONAL: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO A3P EM UMA ESCOLA ESTUDUAL DO RN. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, G. C. ; RESENDE, V. A. ; DUARTE, A. F. S. ; SOUSA, D. F . O COOPERATIVISMO NO CAMPO: DIAGNÓSTICO DAS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS NO RN (2017-2023)?,. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NUNES, Emanoel Marcio ; RAMALHO, S. M. ; FREITAS, C. C. G. ; COSTA, G. C. . AGROINDÚSTRIA DE PEQUENO PORTE E SISTEMAS AGROALIMENTARES. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, FÁBIO LÚCIO ; MAIA, A. C. N. ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO . EVOLUÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES DE MELÃO NA BALANÇA COMERCIAL DOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO NORTE, PERNAMBUCO E CEARÁ. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, FÁBIO LÚCIO ; MAIA, A. C. N. ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO . ANALISE DA EVOLUÇÃO DA COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES DE FRUTAS NO RIO GRANDE DO NORTE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; RODRIGUES, FÁBIO LÚCIO ; MAIA, A. C. N. . PROJEÇÃO DO PREÇO RECEBIDO PELO PRODUTOR DE MELÃO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: UMA ABORDAGEM ARIMA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO . Balanço do que se tem produzido sobre o rural no Rio Grande do Norte. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; MAIA, A. C. N. . A FRUTICULTURA IRRIGADA EM ÁREAS DE ASSENTAMENTO NOS MUNICÍPIOS DE BARAÚNA E MOSSORÓ - RN: ANÁLISE DO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO COM A AGROINDÚSTRIA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; SÁ, VINICIUS CLAUDINO DE ; SILVA, E. A. . COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES DE PRODUTOS DA FRUTICULTURA IRRIGADA DO RIO GRANDE DO NORTE E DO BRASIL NO PERÍODO - 1999/2005. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALBUQUERQUE NETO, L. C. DE ; COSTA, GENIVALDA CORDEIRO . SUSTENTABILIDADE E ÁREAS DE ASSENTAMENTOS RURAIS NO BRASIL:A PARTICIPAÇÃO DOS GASTOS PÚBLICOS NA FORMAÇÃO DE RENDAS AGRÍCOLAS E NÃO AGRÍCOLAS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO . DESENVOLVIMENTO RURAL E AGRICULTURA FAMILIAR NO RIO GRANDE DO NORTE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; MONTENEGRO, J. P. B. . ANÁLISE DOS CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DA APICULTURA FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE APODI - RN, NO ANO DE 2005. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; CABRAL, J. E. O. ; REIS, J. N. P. ; MAYORGA, R. D. . Análise das estruturas de governança: o caso da produção e comercialização de melão em áreas de assentamentos no Rio Grande do Norte. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; CABRAL, J. E. O. ; REIS, J. N. P. . Governance structure in the production and commercialization of melon in Rio Grande do Norte. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; CABRAL, J. E. O. ; REIS, J. N. P. . Structure of governance in the production e comercialization of melon in Rio Grande do Norte. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO . ESTUDO DE MERCADO DE PRODUTOS. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO . Agricultura Familiar e Mercado. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; RODRIGUES, FÁBIO LÚCIO ; DUARTE, M. E. . Formação de Preços. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO . PROPOSTA DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIAS E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DA CARNAÚBA EM COMUNIDADES RURAIS E ASSENTAMENTOS DOS MUNICÍPIOS DE CARNAÚBAIS - RN E ARACATI - CE. 2010. (Relatório de pesquisa).
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; PONTES, F. S. T. . Curso de Comercialização e Marketing de Produtos Agropecuários. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
COSTA, GENIVALDA CORDEIRO ; MAIA, A. C. N. . A FRUTICULTURA IRRIGADA EM ÁREAS DE ASSENTAMENTO NOS MUNICÍPIOS DE BARAÚNA E MOSSORÓ ? RN: ANÁLISE DO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO COM A AGROINDÚSTRIA. 2007. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Análise da sobrevivência acadêmica dos estudantes de Ciências Econômicas da FACEM/UERN, Descrição: Descrição: O objetivo desta pesquisa é identificar os fatores que determinam a sobrevivência dos estudantes do curso de Ciências Econômicas da FACEM/UERN até a conclusão da graduação. Para isso, utilizaremos modelos de análise de sobrevivência para analisar os registros acadêmicos no período entre 2010 e 2022. Serão estimadas as funções de sobrevivência e taxa de falha (taxa de evasão) dos estudantes do curso de Ciências Econômicas do Campus Central da UERN, com o propósito de identificar os fatores que influenciam o abandono do curso. Espera-se que os resultados da pesquisa apontem direcionamentos para a redução das taxas de evasão e aumento do número de formandos do curso de Ciências Econômicas da FACEM/UERN... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Genivalda Cordeiro da Costa - Integrante / ETEVALDO ALMEIDA SILVA - Integrante / FÁBIO LÚCIO RODRIGUES - Coordenador / José Mairton Figueiredo de França - Integrante.
-
2022 - Atual
A integração da Cadeia Global de Valor (CGV) do melão no contexto do modelo exportador brasileiro., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Genivalda Cordeiro da Costa - Integrante / Emanoel Marcio Nunes - Coordenador / FÁBIO LÚCIO RODRIGUES - Integrante / JOEDSON JALES DE FARIAS - Integrante / SAMARA DE MELO RAMALHO - Integrante / CAMILA ESCOBAR - Integrante / MATHEUS VICTOR DE MEDEIROS COSTA - Integrante / MARIA LEIANE DA SILVA - Integrante.
-
2019 - 2020
Estudo sobre e a capacidade de pagamento pelo uso dos recursos hídricos dos setores Usuários no estado do Rio Grande do Norte, Descrição: Descrição: Dentre os instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), a Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos é o mais controverso e aquele que, por causa de seus desdobramentos de cunho político, encontra maiores dificuldades de ser implementado. Criado pela Lei 9.433/97, são raros os Estados da Federação que o implementaram, mesmo aqueles em que o recurso hídrico se encontra em condições mais escassas, como é o caso dos Estados do Semiárido Nordestino. A Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos tem por origem a percepção de que a água é um recurso relativamente escasso e tem por finalidade a redução gradual do desperdício do seu uso por parte dos usuários. De fato, a experiência mostra que ao se cobrar pelo uso de determinado bem, seu desperdício diminui. O entanto, a instituição de um preço (ou tarifa) pelo uso da água, sem os estudos adequados, pode representar mais uma restrição à produção econômica e, em alguns casos, pode vir a inviabilizar todo um setor produtivo. Assim, esta pesquisa, tem por objetivo estudar a capacidade de pagamento dos setores usuários de água no Estado do Rio Grande do Norte, como forma de contribuir para a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos. Para isso, serão identificadas, classificadas e testadas metodologias alternativas que sejam mais adequadas a implementação de um modelo de determinação de preço (ou de tarifa) a ser cobrada, na realidade específica do RN... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Genivalda Cordeiro da Costa - Integrante / MEIRE EUGÊNIA DUARTE - Integrante / José Mairton Figueiredo de França - Coordenador.
-
2006 - 2007
Coordenação do projeto de pesquisa: A Fruticultura Irrigada em Áreas de Assentamento nos Municípios de Mossoró e Baraúna - RN: Análise do Processo de Integração com as Agroindústrias, Descrição: Estudo teve como objetivo geral: analisar se a integração econômica entre produtores assentados e agroindústria na fruticultura irrigada, dos municípios de Baraúna e Mossoró ? RN constitui uma estratégia capaz de promover a inserção desses produtores no mercado externo, contribuindo para a sustentabilidade econômica dos projetos de assentamentos de reforma agrária. E como objetivos específicos: verificar a forma de organização da produção e comercialização de frutas em áreas de assentamento; identificar o papel dos agentes produtivos (assentados e agroindústria) no processo de integração; verificar as exigências de capacitação de mão-de-obra na realização do trabalho na fruticultura irrigada feita pela empresa integradora; identificar as exigências de qualidade (padrões) do produto solicitadas pela empresa; traçar o perfil sócio-econômico dos produtores assentados/integrados; analisar a influência dos produtores na definição dos preços e da quantidade produzida estabelecida em contrato; verificar a área plantada, a produção e a quantidade comercializada (nos mercados externo e interno) de cada uma das frutas por assentamento; verificar a renda dos produtores oriunda da fruticultura irrigada/integrada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Genivalda Cordeiro da Costa - Coordenador / Aécio Cândido de Souza - Integrante / Ana Cristina Nogueira Maia - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Faculdade de Ciências Econômicas, Departamento de Economia. , Avenida Professor Antônio Campos, Presidente Costa e Silva, 59625620 - Mossoró, RN - Brasil, Telefone: (84) 33152200, URL da Homepage:
Experiência profissional
1994 - Atual
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR - PES-2-16, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
10/2023
Direção e administração, Faculdade de Ciências Econômicas - FACEM, DEPARTAMENTO DE ECONOMIA - DEC.Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
05/2023
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Economia da Faculdade de Eciências Econômicas - UERN.Linhas de pesquisa
-
02/2025 - 06/2025
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TÉCNICA DE PESQUISA
-
03/2025 - 03/2025
Ensino, Estratégias e Inovações na Assessoria Técnica à Agricultura Familiar, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS
-
08/2024 - 12/2024
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenvolvimento Socioeconômico, Técnicas de Pesquisa, Unidade Curricular de Extensão
-
03/2024 - 12/2024
Extensão universitária , Departamento de Economia da Faculdade de Eciências Econômicas - UERN.Atividade de extensão realizada, PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES RURAIS: APRENDIZAGEM EM CONTEXTO RURAL, PLANEJAMENTO E GESTÃO DE NEGÓCIOS AGRÍCOLAS - II EDIÇÃO.
-
03/2024 - 07/2024
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Técnica de Pesquisa
-
05/2023 - 04/2024
Extensão universitária , Departamento de Economia da Faculdade de Eciências Econômicas - UERN.Atividade de extensão realizada, PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES RURAIS: APRENDIZAGEM EM CONTEXTO RURAL, PLANEJAMENTO E GESTÃO DE NEGÓCIOS AGRÍCOLAS.
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Técnica de Pesquisa (2 turmas);, Tópicos Especiais em Economia do Meio Ambiente, Unidade Curricular de Extensão
-
02/2023 - 07/2023
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia Agrícola, Técnica de Pesquisa
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão Amibental e Agronegócios, Técnica de Pesquisa
-
05/2022 - 08/2022
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ECONOMIA NEOCLÁSSICA II, TÉCNICA DE PESQUISA, GESTÃO AMBIENTAL E AGRONEGÓCIO
-
11/2021 - 05/2022
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ECONOMIA DO TRABALHO, GESTÃO AMBIENTAL E AGRONEGÓCIO, TÉCNICA DE PESQUISA
-
11/2021 - 04/2022
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TÉCNICA DE PESQUISA, GESTÃO AMBIENTAL E AGRONEGÓCIO, ECONOMIA NEOCLÁSSICA II
-
07/2021 - 11/2021
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia do Trabalho, Gestão Ambiental e Agronegócio, Técnica de Pesquisa
-
05/2017 - 07/2021
Direção e administração, Departamento de Economia da Faculdade de Eciências Econômicas - UERN.Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
02/2021 - 06/2021
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Economia
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, INTRODUÇÃO A ECONOMIA
-
10/2019 - 03/2020
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, metodologia das ciências econômicas
-
10/2019 - 03/2020
Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Economia
-
06/2019 - 10/2019
Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia e Comunicação
-
02/2019 - 06/2019
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TÉCNICA DE PESQUISA
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria Microeconômica II
-
11/2017 - 05/2018
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria Microeconômica I
-
07/2017 - 11/2017
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria Microeconômica I
-
01/2017 - 06/2017
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Economia;, Teoria Microeconômica I;, Técnica de Pesquisa.
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Economia, Técnica de Pesquisa, Teoria Microeconômica I
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa e Desenvolvimento
-
02/2016 - 06/2016
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia Agrícola I, Monografia II
-
03/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia Agrícola I, Monografia II
-
04/2014 - 08/2014
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia Agricola I, Elaboração e Análise de Projetos II
-
10/2013 - 03/2014
Direção e administração, PRO-REITORIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E FINANÇAS - UERN.Cargo ou função, DIRETORA DE PLANEJAMENTO.
-
10/2013 - 03/2014
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia Agrícola I
-
07/2010 - 10/2013
Direção e administração, PRO-REITORIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E FINANÇAS - UERN.Cargo ou função, PRÓ-REITORA ADJUNTA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E FINANÇAS.
-
07/2010 - 10/2013
Direção e administração, PRO-REITORIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E FINANÇAS - UERN.Cargo ou função, DIRETORA DE PROJETOS ESPECIAIS E RELACIONAMENTO INTERINSTITUCIONAL.
-
05/2013 - 09/2013
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Elaboração e Análise de Projetos I
-
05/2011 - 09/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - PORTARIA Nº 2474/2011 - GR/UERN.
-
11/2012 - 04/2013
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Elaboração e Análise de Projetos I
-
05/2012 - 09/2012
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Elaboração e Análise de Projetos I
-
11/2011 - 03/2012
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS I
-
03/2011 - 10/2011
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, MONOGRAFIA I
-
02/2006 - 05/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - PORTARIA Nº 1.361/2006 - GR/UERN.
-
10/2010 - 02/2011
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS I, ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA II
-
04/2010 - 08/2010
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, GESTÃO DE SISTEMA AMBIENTAL E AGRONEGÓCIO, ECONOMIA NEOCLÁSSICA I
-
01/2006 - 07/2010
Direção e administração, Assessoria Para Projetos Especiais - APES.Cargo ou função, Assessora da APES - Assessoria Para Projetos Especiais.
-
10/2009 - 12/2009
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, MONOGRAFIA I, ECONOMIA NEOCLÁSSICA II
-
05/2009 - 09/2009
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ECONOMIA AGRÍCOLA I, ECONOMIA NEOCLÁSSICA II
-
10/2007 - 06/2009
Extensão universitária , Departamento de Economia da Faculdade de Eciências Econômicas - UERN.Atividade de extensão realizada, Membro da equipe do Projeto de Assessoria à Comercialização de Produtos dos Empreendimentos Ligados a Incubadora Agroindustrial de Apicultura de Mossóro.
-
11/2008 - 04/2009
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ECONOMIA AGRÍCOLA I, ECONOMIA NEOCLÁSSICA I
-
11/2008 - 04/2009
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TEORIA MACROECONÔMICA III
-
05/2008 - 10/2008
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ESTUDO ORIENTADO PARA A ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
-
05/2008 - 10/2008
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, MONOGRAFIA I, ECONOMIA AGRÍCOLA I
-
05/2005 - 06/2008
Extensão universitária , Faculdade de Ciencias Economicas, Departamento de Economia.Atividade de extensão realizada, Coordenção de comercialização junto a Incubadora Agroindustrial de Apicultura de Mossoró - IAGRAM.
-
11/2007 - 04/2008
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia Agrícola I, Gestão de sistema ambiental e agronegócio
-
11/2007 - 04/2008
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos orientados para elaboração de monogração
-
10/2007 - 10/2007
Ensino, Gestão Pública Municipal, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do trabalho científico e do ensino superior
-
05/2007 - 10/2007
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão de sistema ambiental e agronegócio, Economia Agrícola I
-
05/2007 - 10/2007
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sistematização de monografia
-
10/2006 - 03/2007
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia Agrícola I, Técnica de Pesquisa
-
10/2006 - 02/2007
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos Orientados para Elaboração de Monografia
-
05/2006 - 09/2006
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia Agrícola, Técnica de Pesquisa
-
05/2006 - 09/2006
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sistematização de Monografia
-
10/2005 - 02/2006
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos Orientados para Elaboração de Monografia
-
03/2005 - 12/2005
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia Agrícola I, Metodologia das Ciências Econômicas, Técnica de Pesquisa
-
07/2005 - 09/2005
Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.Cargo ou função, Pró-Reitor Adjunto de Ensino de Graduação.
-
08/2002 - 06/2005
Direção e administração, Setor de Cursos de Graduação - Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.Cargo ou função, Chefe do Setor de Cursos de Graduação.
-
03/2004 - 12/2004
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia Neoclássica II, Gestão de Sistema Ambiental no Agronegócio, Metodologia das Ciências Econômicas, Teoria Microeconômica I
-
03/2004 - 08/2004
Ensino, Turismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico
-
07/2003 - 12/2003
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia Neoclássica I, Teoria Microeconômica II
-
02/2002 - 07/2002
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Técnica de Pésquisa
-
03/1994 - 01/2000
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia Agrícola, Economia Brasileira, Economia Neoclásica II, Economia Neoclássica I, Formação do Capitalismo Contêmporâneo, Introdução à Economia, Técnica de Pesquisa, Teoria Microeconômica I, Teoria Microeconômica II
-
04/1996 - 12/1999
Direção e administração, Faculdade de Ciências Econômicas, Departamento de Economia.Cargo ou função, Chefe de Departamento.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Genivalda Cordeiro da Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?