Alexandre Mathias da Silva

Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002).Cursei Engenharia de Produção na UEZO e não conclui. Curso licenciatura plena em matemática pela Universidade Estácio de Dá. Atualmente sou professor de filosofia e sociologia - CIEP BRIZOLÃO 435 HÉLIO PELLEGRINO, professor de filosofia e sociologia - Colégio Professor Fernando Raja Gabaglia, CIEP 386 GUILHERME DA SILVEIRA e pré vestibular Margarida Alves, ministrando aulas de matemática. Tem experiência na área de Filosofia, sociologia,história e matemática com ênfase em História da Filosofia, da ciência e do Brasil.

Informações coletadas do Lattes em 07/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia de Produção

2011 - Atual

Centro Universitário Estadual da Zona Oeste

Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia

1999 - 2002

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Engelhardt e Singer: como pensar a pessoa em face da democracia e do acesso a saúde
Orientador: Elena Garcia

Formação complementar

2013 - 2014

Nova Eja - Filosofia. (Carga horária: 140h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2012 - 2012

Competi. (Carga horária: 8h). , Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz, PETROBRAS, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Dramaturgia e roteiro. (Carga horária: 16h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2003 - 2003

Programa Formação de Formadores-Educação a Distância-Percurso Educação. (Carga horária: 150h). , SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.

2002 - 2003

Programa Formação de Formadores- Educação a Distância- Percurso Básico. (Carga horária: 150h). , SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.

2002 - 2002

Ciclo de Palestras: Bioética: Princípios e fundam. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2002 - 2002

Ciclo de palestras: Bioética: Princípios e fundamentos. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em Dramaturgia e roteiro. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em Oficina de Escultura, Objeto e Instalação. (Carga horária: 144h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

1997 - 1997

Oficina de Escultura, objeto e instalação. (Carga horária: 144h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em Curso de história da arte contemporânea: de 1945 aos nossos dias. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Eduacação Financeira.

Organização de eventos

SILVA, A. M. . Ditadura Militar - A longa Noite que não passa. 2014. (Outro).

SILVA, A. M. . Bioética e ciência - uma filosofia necessária. 2013. (Outro).

Produções bibliográficas

  • SILVA, A. M. . A Constituição de 1988 e a filosofia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. M. . Sistema Político e o Eleitorado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. M. . Direitos Humanos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. M. . Economia do Conhecimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. M. . 5' Mostra de Extensão da UERJ. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SILVA, A. M. . Filosofia na Veia. 2014; Tema: divulgação de filosofia e suas interfaces. (Site).

SILVA, A. M. . cela de um prisioneiro. 1998. Instalação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, CIEP Hélio Pellegrino-435. , Estrada Guandu do Sapê, s/n, Campo Grande, 23095-072 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23337363

Experiência profissional

2008 - Atual

CIEP Brizolão 435 Hélio Pellegrino

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA, Carga horária: 12

2002 - 2002

Ong Vivario

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
O estágio tinha como intenção a implantação de um curso de policiamento cidadão em unidades da polícia militar do Estado do Rio de Janeiro.

2015 - 2015

Centro Comunitario Servos do Rei

Vínculo: professor voluntário, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 4

Outras informações:
Ministro aulas de física.