Sidnéa Coelho de Oliveira Meschken

Fez Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Unigranrio em 2003, graduou-se em Pedagogia, fazendo Administração Escolar, Disciplinas Pedagógicas para Lecionar e Supervisão Escolar, também pela UNIGRANRIO em 1992, Cursou no ensino Médio o Curso de Formação de Professores numa escola Cenecista em 1978. Participou de vários cursos de capacitação na área de Educação, participou de vários Congressos e Seminários de Educação com 40 horas cada um. Fez Cursos do PCN e atuou como monitora na capacitação de professores (240 horas) do município de Magé. Lecionou por 29 anos, em todos os segmentos da Educação Básica. Durante 28 anos dirigiu uma escola de Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, trabalha desde 1992 como Orientadora Pedagógica em Escolas do Município de Magé desenvolvendo Projetos do governo federal: PDE-Escola e Mais Educação, com projetos lúdicos e de construção do conhecimento. Leciona no Instituto de Educação Profº Carlos Camacho em Magé com Disciplinas Pedagógicas,(aprovada no concurso de 2007) onde surgiu o interesse de pesquisar e entender melhor o que está acontecendo com a qualidade do Curso Normal. Fez o "Curso de Educação de Jovens e Adultos na Diversidade no nível de aperfeiçoamento." Organizado pelo NUEC/UFF com duração de 180h e que foi concluido em abril de 2010. Aprovada em alguns Concursos e aguardando chamada: UFRJ - FAETEC - MESQUITA - CABO FRIO - BELFORD ROXO, GUAPIMIRIM (4º LUGAR), ARRAIAL DO CABO (13º LUGAR) todos na área pedagógica em Técnico de Assuntos Educacionais Supervisão Escolar e Orientação Pedagógica. É Supervisora Pedagógica do Município de Magé, cadeira de aprovação do concurso de 1999. Cursando Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, em nível de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) na modalidade a distância, pela UFF. Dirigiu o Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Magé em 2013. Foi Coordenadora Local pelo PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em 2013. Cursando Neuropsicopedagia e Docência Superior.

Informações coletadas do Lattes em 09/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Psicopedagogia

2002 - 2003

UNIGRANRIO
Título: Auto-Estima: estímulo para o sucesso escolar numa visão psicopedagógica
Orientador: Profª Margareth Martins de Araujo

Formação complementar

2013 - 2013

PNAIC. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2009 - 2010

Extensão universitária em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2009 - 2009

A NATUREZA DA PAISAGEM-ENERGIA. (Carga horária: 8h). , AMPLA/PROCEL NA EDUCAÇÃO BÁSICA, AMPLA, Brasil.

2006 - 2006

SUBSÍDIOS PARA ATUAR NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA ALFABETIZAÇÃO. 2011. (Simpósio).

ALFABETIZAÇÃO. 2010. (Encontro).

A ORGANIZAÇÃO DO TRAB. DE ALFA NA ESCOLA E NA SALA DE AULA. 2010. (Seminário).

EDUCAR NA ERA DO CONHECIMENTO:PROFISSIONAL, COMPETENTE E RESPONSÁVEL PELA TRANSF. DA SOCIEDADE. 2009. (Seminário).

SABER APRENDER E ENSINAR NO SÉCULO XXI. 2009. (Seminário).

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2007. (Congresso).

ERA UMA VEZ DO LER E DO APRENDER. 2006. (Seminário).

LIDERANÇA EM SALA DE AULA E AUTO ESTIMA. 2005. (Seminário).

MOTIVAÇÃO EM SALA DE AULA. 2005. (Seminário).

NÚCLEO DE REFLEXÃO E PESQUISA. 2005. (Encontro).

PROVA COMO ACERTO DE CONTAS-VASCO MORETTO. 2005. (Seminário).

EXIGÊNCIAS DE UM NOVO TEMPO. 2004. (Seminário).

"DES. DE COMP.,PEDAG. DE PROJETOS E ORG.DO TRAB.ESCOLAR. 2003. (Seminário).

AVALIAÇÃO E MUDANÇA CURRICULAR. 2003. (Seminário).

CURRÍCULO E DIVERSIDADE CULTURAL. 2003. (Seminário).

MULT E INTER: DESAFIOS PARA O PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA. 2002. (Oficina).

UM OUTRO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO. 2002. (Seminário).

COTIDIANO ESCOLA E VIOLÊNCIA. 1999. (Seminário).

PARÂMETROS CURRICILARES NACIONAIS - PCN. 1998. (Simpósio).

CONTOS DE GRIMM. 1997. (Oficina).

DESAFIANDO A IMAGINAÇÃO ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL. 1997. (Oficina).

INTERTEXTUALIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA. 1997. (Oficina).

UM PASSEIO COM A GEOMETRIA. 1997. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • MESCHKEN, S. C. O. . LER É O MELHOR LAZER. RIO DE JANEIRO: FOLHA DIRIGIDA, 2000 (FRASE).

Outras produções

MESCHKEN, S. C. O. . PCN. 2004. .

MESCHKEN, S. C. O. . AS HISTÓRIAS INFANTIS QUE FORAM TRANSFORMADAS EM PEÇAS. 2009 (PEÇA TEATRAL COM HISTÓRIAS INFANTIS).

Projetos de pesquisa

  • 2002 - 2003

    AUTO-ESTIMA: ESTÍMULO PARA O SUCESSO ESCOLAR NUMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA, Descrição: Esse projeto destaca a importância de se repensar a forma de trabalhar para que possamos perceber e poder ajudar uma criança com baixa auto-estima, para o desenvolvimento da qualidade da educação essa criança precisa acreditar em si, precisa se sentir incluida em seu meio social, sentindo-se amada e respeitada dentro da sua diversidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Prêmios

2000

"Ler é o melhor lazer", Folha Dirigida.

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - Atual

CIEP 128 MAGEPE MIRIM

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 16

2002 - 2003

UNIGRANRIO

Vínculo: aluna, Enquadramento Funcional: Nenhum, Carga horária: 8