Valmina Pires Barbosa da Silva
Mestre em Ciências da Educação pela Universidad de Los Pueblos da Europa-UPE, com reconhecimento no Brasil pela Universidade Metropolitana de Santos-UNIMES. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade da Amazônia-UNAMA, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará-UFPA,. Em 1993, ingressou como professora efetiva no Governo do Estado do Amapá - Secretaria de Estado da Educação de Macapá-AP, lecionando no Curso de Formação de Professores de nível médio da Escola Estadual Augusto Antunes no Município de Santana e na Escola Estadual Carmelita do Carmo no município de Macapá. Foi Gestora da Escola Estadual Reinaldo Damasceno. Professora Substituta na Universidade Federal do Amapá-UNIFAP. Professora na modalidade de Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual Coelho Neto. Atualmente permanece nesta Unidade de Ensino, desenvolvendo seu trabalho pedagógico no Ensino Fundamental I e no Instituto de Ensino Superior do Amapá-IESAP como professora horista nos Cursos de Licenciatura em Letras, Música e Pedagogia e Pós-Graduação lato sensu e ocupa a Função de Presidente da Comissão Própria de Avaliação-CPA da IES/IESAP. No ano de 2023 fez parte do Programa de Residência Pedagógica, na condição de Preceptora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá.
Informações coletadas do Lattes em 09/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
2009 - Atual
UNIVERSIDAD DE LOS PUEBLOS DA EUROPA
Título: A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ: análise documental
Orientador: PROF. DR. JANARI DA SILVA PEDROSO
Especialização em Docência do Ensino Superior
1994 - 1996
Universidade da Amazônia
Título: AVALIAÇÃO QUANTO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: Mensuração ou Aprendizagem?
Orientador: Dinair Leal da Hora
Graduação em Formação em Teologia
2018 - 2018
Universalidade da Bíblia
Título: A ORAÇÃO INTERCESSÓRIA: Buscando a intervenção divina em nome de uma pessoa
Orientador: Tiago Matos
Formação complementar
2023 - 2023
Homilética e Oratória. (Carga horária: 40h). , Universalidade da Bíblia, UB, Brasil.
2021 - 2021
Missionária. (Carga horária: 400h). , Convenção Fraternal da Assembleia de Deus do Amapá, CFADAP, Brasil.
2016 - 2016
Capacitação para Professores da Escola Bíblica Dominical. (Carga horária: 8h). , Igreja Evangélica Assembleia de Deus a Pioneira, IEADP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
SILVA, V. P. B. . Organizadora do 1º Ciclo de Oficinas do IESAP e ministrou a Oficina Dinâmica de Grupo: instrumento facilitador da aprendizagem. 2009. (Outro).
SILVA, V. P. B. . A Nova Estrutura Didática da Lei nº 9.394/96. 2008. (Outro).
SILVA, V. P. B. . I EVINTER, Macapá: Pensamento, Cultura e Educação em 250 anos de História. 2008. (Exposição).
SILVA, V. P. B. . Jornada Científica: A valorização de jogos e brincadeiras para o ato de ensinar e aprender. 2007. (Exposição).
SILVA, V. P. B. . I Ciclo de Apresentação de Produção Científica do IESAP. 2007. (Outro).
SILVA, V. P. B. . I Encontro de Acadêmicos e Profissionais de Educação: "Educação e Relações Sociais". 2005. (Outro).
Participação em eventos
VX EVINTER - Evento Interdisciplinar.Metodologias Ativas: desafios e potências no fazer educativo contemporâeo amapaense. 2022. (Encontro).
12ª AGO - Assembleia Geral Ordinária Anual da Convenção UFIADAP.Obreiros do arrebatamento. 2021. (Encontro).
Ciclo de Qualificação de Projetos de TCC.Examinadora de Projetos. 2021. (Outra).
Encontro Pedagógico. 2018. (Outra).
Formação docente: Desafios éticos e epistemológicos. 2015. (Outra).
I Congresso Internacional de Formação de Professores do Amapá e III Fórum das Licenciaturas da Universidade do Estado do Amapá. 2015. (Congresso).
Projeto Socializando os saberes.Projeto Socializando os saberes. 2015. (Outra).
VI Encontro do Fórum EJA Amapá.Formação Inicial e Continuação de Professores da Educação de Jovens e Adultos. 2015. (Encontro).
Ensino Fundamental de Nove Anos: teoria e prática na sala de aula. 2011. (Encontro).
IV EVINTER.A Diversidade Cultural no Estado do Amapá: olhares e perspectiva. 2011. (Encontro).
Congresso Internacional sobre Dificuldades de Aprendizagem e do Ensino. 2010. (Congresso).
Construção do Projeto Político Pedagógico.Construção do Projeto Político Pedagógico. 2010. (Encontro).
Disciplina Ciência Política.Sistema Eleitoral e Sufrágio Universal. 2010. (Encontro).
Oficinas Pedagógicas.Planejamento Educacional. 2010. (Oficina).
Oficinas Pedagógicas.Avaliação Educacional. 2010. (Oficina).
Planejamento e Avaliação Educacional.Planejamento e Avaliação Educacional. 2010. (Outra).
Coordenação Pedagógica Numa Escola de Qualidade- Palestrante Marco Antonio Ferraz. 2009. (Encontro).
Curso de Formação Continuada - Sistemática de Avaliação Educacional. 2009. (Encontro).
Metodologia de Ensino.Metodologia de Ensino. 2009. (Encontro).
Projeto Político Pedagógico - Palestrante Celso Vasconcelos. 2009. (Encontro).
V Fórum de Letras Centenáro Machadiano e Roseano: complexidade da língua portuguesa. 2009. (Outra).
4º Congresso sobre Formação de Professores das Escolas Particulares e Públicas do Brasil. 2008. (Congresso).
I Colóquio de filosofia.Filosofia e Educação: desafios e perspectivas do ensino de Filosofia no Amapá. 2008. (Outra).
Necessidade de Acompanhamento e Orientação do Aluno.Necessidade de acompanhamento e orientação do aluno. 2008. (Outra).
Pedagogia e Saberes Locais no Amapá: Tendências para educação no contexto amazônico. 2008. (Outra).
Projeto Pedagogico: "Construindo uma Nova Prática de Ensinar e Aprender na Escola". 2008. (Seminário).
I Seminário de Letras "Uma Reflexão sobre Novos Caminhos para o Profissional da Educação".Uma Reflexão sobre Novos Caminhos para o Profissional da Educação. 2007. (Seminário).
O perfil do Profissional da Educação dentro de uma Perspectiva Inclusiva.Relação Escolar e Família. 2006. (Encontro).
Participação em bancas
FONSECA, A. O.; REIS, L. C.; BARROSO, M. S. S.; LEAO, R. D. C.;SILVA, V. P. B.. al.Os desafios para garantir a educação de jovens e adultos: Políticas públicas ao combate a diminuição de matrículas e abandono escolar na Escola Paulo Freire em Macapá. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior do Amapá.
GAMA, C. C.; GONTIJO, J. R.; CUNHA, M. C. S.; LEAO, R. D. C.;SILVA, V. P. B.. al.Avaliação da aprendizagem na educação infantil no segundo período do colégio Moderno - Macapá-AP. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior do Amapá.
OLIVEIRA, I. N.; FONSECA, K. K. S.; PANTOJA, M. I. G.; LEAO, R. D. C.;SILVA, V. P. B.. al.A importância da formmação do professor para atuar na educação infantil (creches) das escolas públicas de Macapá. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior do Amapá.
PERES, C. S.; QUARESMA, N. B. A.; GOMES, R. N.; LEAO, R. D. C.;SILVA, V. P. B.. al.Os desafios da educação infantil frente a educação híbrida em tempos de pandemia: Uma busca por tecnologia adequada. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior do Amapá.
LIMA, H. S.; CARDOSO, S. M.; BRAGA, W. G.; LEAO, R. D. C.;SILVA, V. P. B.. al.O trabalho do pedagogo no sistema prisional da Amapá: Estudo de caso da EEEM São José no município de Macapá. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior do Amapá.
SILVA, V. P. B.. A LITERATURA AFROBRASILEIRA E IDENTIDADE: estratégias pedagógicas para a formação do leitor crítico e o combate ao racismo na escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá.
SILVA, V. P. B.. Gomes; Françoaise L. Corrêa; Mônica M. Vilhena.Formação e atuação do professor de Ensino Religioso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá.
SILVA, V. P. B.. Formigosa; Edilene Teodoro; Veranice S. Santos.Altas habilidades/superdotação: as práticas educacionais como fator potencializador dos esquemas cognitivos no processo de escolarização. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá.
SILVA, V. P. B.. Fatores da Evasão na Educação de Jovens e Adultos na Escola Pará. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá.
SILVA, V. P. B.. F. dos Santos; Jerfson Negrão.A Relação e as Dificuldades do Professor com o Aluno Autista Dentro de uma Perspectiva Inclusiva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá.
SILVA, V. P. B.. Brito; Juvenal N. Amaral.Capital Social: um recurso importante para o desempenho escolar dos filhos de famílias populares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá.
SILVA, V. P. B.. Fortunato; Maria José C. Nunes.Trajetórias escolares e destinos improváveis: processos de resistência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá.
SILVA, V. P. B.. Barreto; Merilene C. Lobato; Queli M. M. Lopes.A influência das relações sociais e familiares no acesso à Universidade: casos de acadêmicos da UNIFAP. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá.
SILVA, V. P. B.. L. Rosário; Shirly S. Santos.Conselhos Municipais de Educação: marco legal e político influente na gestão de sistemas de ensino municipais de educação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá.
OLIVEIRA, M. S.; OLIVEIRA, E. M. S.;SILVA, V. P. B.. Concurso Para Professor Temporário De Psicologia da Educação. 2011. Universidade Federal do Amapá.
Orientou
; Pedagogia hospitalar: A atuação do pedagogo de forma lúdica e acolhedora no contexto não escolar; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
al; A formação de estudante surdo nos anos iniciais: os desafios da aprendizagem da língua brasileira de sinais e da língua portuguesa; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
al; Autismo: Os desafios na interação do professor do AEE e a família no processo de inclusão escolar nos anos iniciais de uma escola estadual do município de Macapá; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
al; ; Aspectos Sócioemocionais em Crianças: Transição dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental de nove anos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
al; GESTÃO DEMOCRÁTICA: A questão da dicotomia entre a teoria e a prática de uma escola pública de ensino médio no município de Santana; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
al; Pedagogia em espaços não escolares: Assessoria especializada nas varas de família, infância e juventude da comarca de Macapá; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
al; O conselho escolar nos princípios da gestão democrática; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
; A atuação do pedagogo no projeto politico pedagógico: Desafios na construção participativa da comunidade intra e extraescolar; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
Reis; Hiracelma O; Mota; Wenna E; V; N; Santos; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Fatores que contribuem para a evasão escolar na 4ª etapa da E; E; Educação Popular Professor Paulo Freire; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
Vilhena; Neuracy S; F; Oliveira; Tony B; S; Neves; A Aprendizagem da leitura e interpretação textual na disciplina língua portuguesa da 4ª etapa da educação de jovens e adultos - EJA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
Valente; Sabrina L; Uchoa; Viviane B; Alves; Dificuldades do processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa na 4ª etapa da EJA na Escola Estadual Coelho Neto; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
C; Santos; Shirley D; S; Bezerra; Ueslei S; Barros; Os desafios enfrentados pelo professor na construção de uma aprendizagem significativa na educação de jovens e adultos do Centro de Estudos Supletivos Professor Paulo Melo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
Paiva; Renata C; S; Lopes; Samara A; Rocha; RACISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Estratégias de combate no 2º período da Escola Municipal de Educação Infantil Meu Pé de Laranja Lima; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
Oliveira; Maria Cirdelei B; Miranda; A Formação do professor para atuar na 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
Formigosa; Edilene Teodoro; Veranice S; Santos; Altas habilidades/superdotação: as práticas educacionais como fator potencializador dos esquemas cognitivos no processo de escolarização; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
Educação de Jovens e Adultos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
Oliveira; Maria Cirdelei B; Miranda; A Formação do professor para atuar na 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
M; Albarado; Tatiúscia S; Isacksson; O letramento no processo de alfabetização de jovens e adultos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
Lobato; Marcelo J; Chucre; Manoel S; Vilhena; DETERMINANTES QUE LEVAM AS DEFICIÊNCIAS DA LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DA E; E; Mª CAVALCANTE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
dos Santos;Káius V; T; P; da Costa;Silvia M; dos Santos; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: práticas educativas para desenvolver a leitura no ensino de língua portuguesa na 1ª etapa do ensino médio; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
Ferreira; Valmira Cordeiro; Ivanice Nazário; ANALFABETISMO FUNCIONAL:desafio aos professores na contemporaneidade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
Cardoso; Gleice L; C; Abreu; Katielly S; Furtado; A Dificuldade de Aprendizagem de Leitura do Aluno com Deficiência Auditiva na 2ª Série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Coelho Neto; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita na 4ª Série da Educação Básica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
A importância da afetividade para o processo de alfabetização educacional na 1ª série do ensino fundamental; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
A motivação na educação de jovens e adultos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
; ; ; Evasão escolar na 1ª etapa na educação de jovens e adultos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
Televisão e criança: A interação da escola com o meio televisível na 4ª série da educação básica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
EJA: Os entraves da avaliação no processo educacional; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
A afetividade e suas implicações no processo ensino aprendizagem; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
; ; ; Os jogos educativos como estímulo para o aprendizado da leitura: um desafio ao processo metodológico; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
A Importância da Família no Contexto Escolar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
Et al; A Influência da Língua Francesa na Educação do Estado do Amapá; 2010; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
Glossário de Conto "O Espelho" de Machado de Assis; 2009; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá; Orientador: Valmina Pires Barbosa da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, V. P. B. ; PEDROSO, J. S. . Ensino fundamental de nove anos: uma análise teórica sobre a sua aplicabilidade. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP , v. No 4, p. 69-78, 2011.
-
SILVA, V. P. B. ; SOUZA, R. A. ; SOUZA, A. F. D. ; NEGRAO, L. R. C. . MEIO AMBIENTE E O USO RACIONAL DA ÁGUA: uma abordagem lúdica com os alunos do Ensino Fundamental I na Escola Estadual Modelo Guanabara. 1ª. ed. CURITIBA: CRV, 2019.
-
SILVA, V. P. B. . O PAPEL DA ESCOLA ESTADUAL QUILOMBOLA JOSÉ BONIFÁCÍO NA VALORIZAÇÃO CULTURAL DA COMUNIDADE. In: EDIELSO MANOEL MENDES DE ALMEIDA; DALVACI DO SOCORRO MARTINS. (Org.). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO. 1ªed.CURITIBA: CRV LTDA, 2020, v. 1, p. 1-318.
-
BARBOSA, E. F. M. ; LIMA, I. ; SOUSA, I. S. ; MOURA, L. ; FONTAINE, L. S. S. ; ALVES, M. A. L. ; SANTO, M. A. S. E. ; VIANA, M. S. ; GEMAQUE, M. P. ; RAMOS, M. G. S. ; SILVA, R. M. ; SILVA, V. P. B. . Os Paradoxos da Política Partidária. Antologia Poética: Poesias, Contos e Crônicas. 1ed.São Paulo: Editora Anjo, 2017, v. 1, p. 92-96.
-
SILVA, V. P. B. . Sociedade Cidadã. Jornal do Dia, Macapá-AP, p. A2 - A2, 27 fev. 2010.
-
SILVA, V. P. B. . Gestão: um processo político e educacional. A Gazeta, Macapá-AP, p. A6 - A6, 26 fev. 2010.
-
SILVA, V. P. B. . O ensino de filosofia na LDBEN: organização e funcionamento dos dispositivos legais. ´Diário do Amapá - Ano XV/ Nº 4.227, Macapá-Amapá, p. 3 - 3, 19 jan. 2010.
-
SILVA, V. P. B. . Língua de Sinais: Uma comunicação possível entre o indivíduo surdo e a sociedade ouvinte. Jornal do Dia, Macapá-AP, p. 02 - 02, 13 nov. 2004.
-
SILVA, V. P. B. . ALFABETIZANDO DE FATO E DE DIREITO: entendendo o ciclo de alfabetização 'e avaliação e retenção do ciclo'.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SILVA, V. P. B. . Projeto de Expansão para o Ensino Fundamental de Nove Anos. 2011.
SILVA, V. P. B. . Projeto de Implantação da Modalidade Educação Infantil. 2008.
SILVA, V. P. B. . Aplicabilidade da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/93. 2008. (Pesquisa de Campo).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Governo do Estado do Amapá, Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Amapá. , AV. FAB, Centro, 68906300 - Macapá, AP - Brasil, Telefone: (96) 32125102
Experiência profissional
2008 - 2009
Centro de Ensino Estação da CriançaVínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Consultora pedagógica
2018 - Atual
Instituto de Ensino Superior do AmapáVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Presidente da Comissão Própria de Avaliação, Carga horária: 20
2007 - Atual
Instituto de Ensino Superior do AmapáVínculo: Professora Integral, Enquadramento Funcional: Professora Integral, Carga horária: 20
2007 - Atual
Instituto de Ensino Superior do AmapáVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora Integral, Carga horária: 40
2023 - 2023
Instituto de Ensino Superior do AmapáVínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professora Pós Graduação, Carga horária: 30
Outras informações:
Disciplina:
Política e Legislação Educacional
2022 - 2022
Instituto de Ensino Superior do AmapáVínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professora Integral, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas:
Política e Legislação Educacional
Fundamentos da Coordenação Pedagógica em Supervisão Escolar
Est. Superv. em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica
2022 - 2022
Instituto de Ensino Superior do AmapáVínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professora Integral, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas:
Cenários da Pedagogia no Brasil
Pedagogia em Contexto não Escolar
2021 - 2021
Instituto de Ensino Superior do AmapáVínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professora Integral, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas:
Política e Legislação Educacional Brasileira
Avaliação Educacional
2020 - 2020
Instituto de Ensino Superior do AmapáVínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professora Integral, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas:
História da Educação
Política e Legislação Educacional Brasileira
Atividades
-
01/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
-
02/2015 - 06/2015
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos Teórico-Metodológicos da EJA, História da Educação, Política e Legislação Educacional Brasileira
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História Da Educação, Fundamentos Teórico-Metodológicos da EJA, Política e Legislação Educacional Brasileira
-
02/2014 - 06/2014
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos Teórico-Metodológicos da EJA, Política e Legislação Educacional Brasileira
-
01/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Educação - Turma 1 PED 1-N, História da Educação - Turma 1 PED 2-N, Fundamentos Teóricos Metodológicos da Educação Escolar
-
01/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Política e Legislação Educacional Brasileira, Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sócio-Antropológicos da Educação
-
01/2011 - 07/2011
Ensino, Especialização em Coordenação Pedagógica, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cenários da Educação Brasileira, Planos, Programas e Projetos Educacionais
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos Teóricos Metodológicos da Educação Escolar Indígena - Turma 5 PED-T, Fundamentos Teóricos Metodológicos da Educação Escolar Indígena - Turma 5 PED-N, Política e Legislação Educacional Brasileira
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sócio-Antropológicos da Educação, Política e Legislação Educacional Brasileira - Turma 4 LIC E, Política e Legislação Educacional Brasileira - Turma 4 LIC F, Política e Legislação Educacional Brasileira - Turma 4 LIC I
-
01/2010 - 07/2010
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Política e Legislação Educacional Brasileira, Fundamentos Teóricos Metodológicos da Educação Escolar Indígena, Estágio Supervisionado em Docência I, História da Educação
-
01/2010 - 07/2010
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Política e Legislação Educacional Brasileira - Turma 4 LIC E-N, Política e Legislação Educacional Brasileira - Turma 4 LIC F, Política e Legislação Educacional Brasileira - Turma 4 LIC F-T, Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sócio-Antropológicos da Educação - Turma 1 LIC I, Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sócio-Antropológicos da Educação - Turma 1 LIC F
-
01/2009
Ensino, Especialização em Coordenação Pedagógica, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Legislação aplicada à Educação Superior, Legislação aplicada à Educação Básica, Currículo e interdisciplinaridade, Cenários da Educação Básica no Brasil
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Política e Legislação Educacional Brasileira, Psicologia da Educação
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação, Política e Legislação Educacional Brasileira
-
01/2009 - 07/2009
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Política e Legislação Educacional Brasileira, Fundamentos de Psicopedagogia
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Política e Legislação Educacional Brasileira
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Política e Legislação Educacional Brasileira
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação, Política e Legislação Educacional Brasileira
-
01/2008 - 07/2008
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação, Política e Legislação Educacional Brasileira
-
01/2008 - 07/2008
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I
-
01/2008 - 06/2008
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Política e Legislação Educacional Brasileira, Psicologia da Educação
-
01/2007 - 12/2007
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação
2011 - Atual
Universidade Federal do AmapáVínculo: Professora Concursada, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 20
2023 - 2024
Universidade Federal do AmapáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Preceptora do Curso de Pedagogia.
2000 - 2007
Universidade Federal do AmapáVínculo: Professora Concursada, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Educação
-
01/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TCC II
-
01/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TCC I, TCC II, Educação e Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, Educação de Jovens e Adultos - EJA
-
01/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação de Jovens e Adultos
-
01/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação e Trabalho
-
01/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação de Jovens e Adultos - EJA, Educação e Trabalho
-
01/2007
Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Política e Legislação Educacional Brasileira
-
01/2006
Ensino, Biologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico e Superior
-
01/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação III
-
01/2003
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus
-
01/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia da Educação I, Psicologia da Educação II
-
01/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psiclogia da Educação III, Psicologia da Educação II, Psicologia da Educação
-
01/2000
Ensino, Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação
1993 - Atual
Governo do Estado do AmapáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Valmina Pires Barbosa da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?