Jario Dias Leal

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2014). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em química, atuando principalmente em análises de minerais por XRF e ICP-OES. Compartilho meus conhecimentos nesta conceituada empresa, visando um aprendizado mais qualificado em minha área profissional, somando sempre com a equipe a qual farei parte.

Informações coletadas do Lattes em 09/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Química

2010 - 2014

Universidade Federal do Amazonas

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Unidade Eng° José Galvão Fraga

Formação complementar

2010 -

Química. , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geoquímica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.

Organização de eventos

LEAL, J. D. . XXVII SEMANA DE QUÍMICA - QUÍMICA INORGÂNICA: INTERFACE ENTRE AS CIÊNCIAS. 2014. (Congresso).

LEAL, J. D. . I ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO NORTE - SBQ NORTE. 2014. (Congresso).

Participação em eventos

I SEMANA DE CIENCIA E TECNOLOGIA DO ICE.TÓPICOS EM ASTROQUÍMICA E ASTROBIOLOGIA: DA FORMAÇÃO DOS PRIMEIROS ÁTOMOS ÀS MOLÉCULAS PRESENTE DENTRO DE NÓS. 2013. (Seminário).

I SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ICE.QUÍMICA INORGÂNICA BIOLÓGICA. 2013. (Oficina).

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. O dia do laboratório: Praticando Ciência para Vida. 2013. (Congresso).

35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Conhecendo Mais sobre a Química Forense. 2012. (Congresso).

35ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA. EXPERIENCIA DA ATIVIDADE DE EXTENSÃO:. 2012. (Congresso).

WORKSHOP DE TÉCNICAS ANALÍTICAS: LC/MS/SFCSFE.INTRODUÇÃO A ESPECTROMETRIA DE MASSAS: FUND. E INSTRUMENTAÇÃO. 2012. (Oficina).

XI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. ANÁLISE DOS PRODUTOS DA MACONHA (Cannabis Sativa) APREENDIDOS NO ESTADO DO AMAZONAS POR CG/MS E EAA. 2012. (Congresso).

XXVI SEMANA DE QUÍMICA.SEGURANÇA NOS LABORATÓRIOS. 2012. (Encontro).

XXVI SEMANA DE QUÍMICA DA UFAM.A QUÍMICA FORENSE NOS LABORATÓRIOS. 2012. (Encontro).

XXVI SEMANA DE QUÍMICA DA UFAM.SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS. 2012. (Encontro).

Oficina de Química Forense / Brasília-DF.Técnicas Analíticas Aplicadas em Química Forense. 2011. (Oficina).

Primeira Escola de Verão de Química (EVQUI).Potencial dos microorganismos amazônicos na produção de enzimas hidrolíticas degradadoras de resíduos agro-industriais.. 2011. (Oficina).

XXIV SEMANA DE QUÍMICA DA UFAM.Tecnologia Cervejeira. 2011. (Oficina).

XXIV SEMANA DE QUÍMICA DA UFAM.Biogeoquímica do Mercúrio no Rio Negro. 2011. (Oficina).

XXV Semana de Química da Ufam, I encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Química da Amazônia Ocidental e I Encontro da Regional Amazonas da Sociedade Brasileira de Química..Caracterização de Equilíbrios em Solução Aquosa: Titulação Potenciométrica. 2011. (Oficina).

XXV Semana de Química da Ufam, I encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Química da Amazônia Ocidental e I Encontro da Regional Amazonas da Sociedade Brasileira de Química..Contém Química: Pensar, Fazer e Aprender com Experimentos. 2011. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • LEAL, J. D. . EXPERIENCIA DA ATIVIDADE DE EXTENSÃO: 'CONHECENDO MAIS SOBRE A QUÍMICA FORENSE'. In: 35ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2012, ÁGUAS DE LINDÓLIA. EXPERIENCIA DA ATIVIDADE DE EXTENSÃO: "CONHECENDO MAIS SOBRE A QUÍMICA FORENSE", 2012.

  • LEAL, J. D. ; ANTONIO A. S. ; BENTES, K. R. S. ; SOUZA, R. H. . Experiência da Atividade de Extensão ?Conhecendo mais sobre a Química Forense?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEAL, J. D. . ANÁLISE DOS PRODUTOS DA MACONHA (Cannabis sativa) APREENDIDOS NO ESTADO DO AMAZONAS POR CG/MS E EAA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2013

Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 90

Outras informações:
Para desenvolver minhas atividades técnicas, um dos suportes essenciais dos trabalhos de campo do Serviço Geológico do Brasil são as análises laboratoriais efetuadas no LAMIN. São feitas desde descrições petrográficas e determinações químicas específicas em rochas, solos e sedimentos de corrente, até estudos fossilíferos, biológicos e de certificação de águas minerais. Esta Ação visa a viabilizar os investimentos necessários à manutenção e melhorias do laboratório.

2016 - 2017

Mineração Taboca

Vínculo: , Enquadramento Funcional: LABORATORISTA ESPECIALIZADO, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
A Mineração Taboca possui certificação ISO 9001:2008 e é a maior produtora de estanho refinado do Brasil, suprindo as necessidades internas e exportando a maior parte de sua produção; seu estanho é registrado na Bolsa de Metais Londres (LME), sob a marca Mamoré, e reconhecido internacionalmente há mais de 20 anos. A Mineração Taboca atua também nos mercados de Nióbio e Tântalo, através de sua liga metálica FeNbTa, produto obtido da fundição do minério de columbita presente na mina de Pitinga. Sempre com foco no crescimento, a empresa investe em pesquisa mineral e tecnologias voltadas para a melhoria contínua de suas atividades.

2015 - 2016

SGS GEOSOL LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: TÉCNICO QUÍMICO, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
A SGS Geosol oferece uma ampla gama de serviços, cobrindo as demandas de todas as etapas de projetos de exploração mineral, desde a preparação de amostras em laboratório próprio ou dedicado até análises químicas. Devido à sua estrutura e múltiplas especialidades, a SGS Geosol pode oferecer soluções integradas, cobrindo todo o processo, da coleta da amostra no campo, ao resultado da análise, através da Chain of Custody (C.O.C).