Aracy Helena Marques de Oliveira
Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2005) e mestrado em Ciências do Ambiente pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2009). Experiência na docência: Faculdade Anhanguera, Faculdade UNIP e Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi (2018-2021), foi professora substituta na Universidade Federal do Pará, hoje UNIFESSPA (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, 2012- 2014), onde participou do Parfor, no curso de Pedagogia. Possui Experiência em coleta de dados em campo e produção de relatórios de projetos ictiofaunísticos na bacia Araguaia Tocantins. Atualmente, Bióloga na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA, Marabá -PA) e professora no curso de Medicina Veterinária (Faculdade Anhanguera).
Informações coletadas do Lattes em 25/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências do Ambiente
2007 - 2009
Fundação Universidade Federal do Tocantins
Título: EFEITO DO REPRESAMENTO SOBRE A ABUNDÂNCIA E DISTRIBUIÇÃO DE DUAS ESPÉCIES DE PEIXES DA FAMÍLIA DORADIDAE
, Ano de Obtenção: 2009.Elineide Eugênio Marques.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: OutrosSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
Especialização em andamento em Perícia e Auditoria Ambiental
2021 - Atual
Graduação em Ciências Biológicas
2001 - 2005
Universidade Federal do Tocantins
Título: Hábito Alimentar de Peixes pertencentes à família Doradidae na área e Influência do Reservatório de Lajeado-TO
Orientador: Carlos Sérgio Agostinho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2020 - 2020
Como Ensinar a Distância. (Carga horária: 180h). , Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Educação.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ecologia.
Participação em eventos
SIMPÓSIO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO E BIODIVERSIDADE. 2019. (Simpósio).
7° FÓRUM MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE :POLUIÇÃO SONORA. 2016. (Outra).
FORMAÇÃO DE MONITORES PARA USO PÚBLICO DO MOSAICO DE CARAJÁS. 2016. (Outra).
Qualificação da Gestão Ambiental dos Municípios do Pará. 2016. (Outra).
QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL DOS MUNICÍPIOS DO PARÁ. 2016. (Outra).
I Seminário Regional sobre Educação e Pesquisa em Prol da Conservação da da Biodiversidade e do Desenvolvimento socioambiental e d. 2015. (Seminário).
Aquaciência. Efeito do represamaneto sobre a abundância e distribuição de Oxydoras niger (Siluriformes, Doradidae) no reservatório de Lajeado, Tocantins - Brasil. 2012. (Congresso).
III Conferência Latinoamericana sobre cultivo de peixes nativos e III Congresso Brasileiro de Produção de peixes nativos. 2011. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Ornitologia. 2008. (Congresso).
VII Semana Científica da Biologia. 2008. (Outra).
1° Congresso Ciêntífico e Seminário de Iniciação Ciêntífica da UFT. 1° Congresso Ciêntífico e Seminário de Iniciação Ciêntífica da UFT. 2005. (Congresso).
XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2005. (Encontro).
IV Semana de Biologia. 2004. (Outra).
XXV Congesso Brasileiro de Zoologia. XXV Congresso Brasileiro de Zoologia. 2004. (Congresso).
X Jornada de Iniciação Ciêntifica.X Jornada de Iniciação Científica. 2003. (Outra).
Fórum de lutas por terra,trabalho e cidadaniaFórum por lutas por terra,trabalho e cidadania.Fórum de lutas por terra,trabalho e cidadania. 2002. (Outra).
I Seminario de resíduos sólidos no estado do Tocantins.I Seminário sobre gestão de residuos solídos no estado do Tocantins. 2002. (Seminário).
O homem e o Meio Ambiente.III Semana da Biologia. 2002. (Outra).
O papel do Engenheiro Ambiental para o desenvolvimento do município de Marabá - Pará.O papel do Engenheiro Ambiental para o desenvolvimento do município de Marabá - Pará. 2002. (Seminário).
Participação em bancas
MENEZES, T. O.; CARVALHO, A. S.;OLIVEIRA, Aracy Helena Marques de. "Caracterização da Macrofauna Edáfica em Áreas Degradada por extração de cascalho no município de Marabá, sudeste paraense". 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cusso de Especialização em Recuperação de Áreas Degradadas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará.
Silva, Antônio Kledson Leal;OLIVEIRA, Aracy Helena Marques de. Ensino De Ciências no 1° e 2° ano do Ensino Fundamental do município de Jacundá. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
OLIVEIRA, Aracy Helena Marques de; NEUBERGUER, A.. Desenvolvimento Parcial de Cultivares de milho submetido a adubação nitrogenada com Urina de vaca. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Tocantins.
OLIVEIRA, Aracy Helena Marques de; NEUBERGUER, A.. Estudo retrospectivo dos paciente acidentados com Serpentes no Município de Porto Nacional, de 2010 a 2011. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Tocantins.
OLIVEIRA, Aracy Helena Marques de. ENSINO DE CIÊNCIAS NO 1 E 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE JACUNDÁ. 2001.
Orientou
Didática e Metodologia de Ensino; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Aracy Helena Marques de Oliveira;
Uso de materiais alternativos para aulas práticas de Ciências; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Aracy Helena Marques de Oliveira;
Metodologia De Ensino Do Professor De Ciências X Na escola M; E; F; Darcy Ribeiro ? Marabá PA; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Aracy Helena Marques de Oliveira;
A importância das matas ciliares no combate a bioacumulação na cidade de Marabá; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Aracy Helena Marques de Oliveira;
Metodologia Transversal e interdisciplinar no ensino de Ciências/Biologia; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Aracy Helena Marques de Oliveira;
Metodologias de ensino e aprendizagem de Ciências: métodos em uma escola integral e suas dificuldades; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Aracy Helena Marques de Oliveira;
Metodologias e estratégias de ensino para a disciplina de Biologia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Aracy Helena Marques de Oliveira;
Técnicas e instrumentos de avaliação do ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Aracy Helena Marques de Oliveira;
Ação antrópica sobre o meio: uma Análise Socioambiental do Rio Araguaia no Município de Palestina do Pará; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Aracy Helena Marques de Oliveira;
Matas Ciliares como aliadas ao combate da Bioacumulação; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Aracy Helena Marques de Oliveira;
Produções bibliográficas
-
MONTEIRO, Aurenicy de Sousa ; PELICICE, F. M. ; OLIVEIRA, Rafael José . Alterações na disponibillidade de recursos alimentares e na dieta das principais espécies de peixes. In: Carlos Sérgio Agostinho, Fernado Mayer Pelicice e Elineide Eugênio Marques. (Org.). Reservatório de Peiixe Angical - Bases ecológicas para manejo da ictiofauna. 1ed.São Carlos: Rima Editora, 2009, v. 1, p. 77-86.
-
MONTEIRO, Aurenicy de Sousa ; PELICICE, F. M. . Alterações espaciais na estrutura trófica da ictiofauna: sucesso e insucessos na colonização do reservatórios. In: Carlos Sérgio Agostinho, Fernando Mayer Pelicice e Elineide Eugênio Marques. (Org.). Reservatório de Peixe Angical Bases - Bases Ecológicas para manejo da ictiofauna. 1ed.São Carlos: Rima Editora, 2009, v. 1, p. 87-94.
-
PELICICE, F. M. ; MONTEIRO, Aurenicy de Sousa . O efeito da barragem de Peixe Angical sobre a condição corporal dos peixes. In: Carlos Sérgio Agostinho, Fernando Mayer Pelicice e Elineide Eugênio Marques. (Org.). Resrvatório de Peixe Angical - Bases ecológicas para manejo da ictiofauna. 1ed.São Carlos: Rima Editora, 2009, v. 1, p. 95-102.
-
Dieta de Peixes pertencentes à família Doradidae na área de influência do reservatório de Lajeado-TO. In: 1° Seminário de Iniciação Ciêntífica da UFT, 2005, Palmas. 1° Congresso Ee Seminário de Iniciação Ciêntífica da UFT, 2005. v. 1.
-
Braz ; Ribeiro . Dieta de Brycon pesu (Characiformes, Characidae) na área de influência do Reservatório de Lajeado. In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa. Anais do XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005.
-
Braz ; Ribeiro . Dieta de Hassar wilderi (Siluriformes, Doradidae) no área de influência do reservatório de Lajeado.. In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa. Anais do XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005.
-
Hábito Alimentar do cari Hypostomus sp7 no Alto Rio Tocantins. In: X Jornada de Iniciação Científica, 2004, Palmas. X Jonada de Iniciação Científica da Universidade do Tocantins, 2004. v. X. p. 17-167.
-
Dieta do curimba Prochilodus nigricans no rio Tocantins, região da UHE Luís Eduardo Magalhães, nas fases rio e lago. In: XXV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2003, Brasileira. Resumos, 2003. v. XXV. p. 443-443.
-
MARQUES, E. E. . Efeito do Represamento sobre a abundãncia e distribuição de Oxydoras niger (Siluriforme, Doradidae) no reservatório de Lajeado -Tocantins - Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
PINTO, M. D. S. ; MARQUES, E. E. ; PEREIRA, C. R. ; Pereira, R.P. ; CARVALHO, Z. C. . Estudos Complementares ao EIA do Complexo Hidrelétrico Palmeiras, referentes a flora, limnologia e ictiofauna. 2006.
MARQUES, E. E. ; MONTEIRO, Aurenicy de Sousa ; PINTO, M. D. S. ; Iriene Siqueira Freitas ; Jucyclene Bezerra Rodrigues de mello . RELATÓRIO FINAL AHE MARABÁ COLETA DEZEMBRO 2009 - COMPONENTES ICTIOFAUNA E ICTIOPLÂNCTON. 2010. (Relatório de pesquisa).
CARVALHO, Z. C. ; PINTO, M. D. S. ; NEUBERGUER, A. . Ecologia de Comunidades Aquáticas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PINTO, M. D. S. . Introdução ao Estudo de EIA/RIMA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Ecologia de reservatório. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2009 - 2012
Identificação de larvas e delimitação de áreas críticas para a desova e desenvolvimento inicial de peixes migradores no reservatório da UHE Lajeado, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Aracy Helena Marques de Oliveira - Coordenador.
-
2006 - 2006
Estudos Complementares ao EIA do Complexo Hidrelétrico Rio Palmeiras em Relação à Composição Ictiofaunística, Limnológica e Florística, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aracy Helena Marques de Oliveira - Integrante / Elineide Eugênio Marques - Coordenador / Mac David da Silva Pinto - Integrante / Celiana Ribeiro Pereira - Integrante / Poliana Ribeiro Pereira - Integrante / Zenilde Carreiro Carvalho - Integrante.
-
2003 - 2009
Estudos ictiofaunísticos na região da UHE Luís Eduardo Magalhães, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aracy Helena Marques de Oliveira - Integrante / Celiana Ribeiro Pereira - Integrante / Carlos Sérgio Agostinho - Coordenador / Andréa Neuberguer - Integrante / Iriene Siqueira Freitas - Integrante.
Prêmios
2005
Jovem Pesquisador, Universidade Federal do Tocantins.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - Atual
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTEVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Bióloga, Carga horária: 30
2021 - Atual
Anhanguera MarabáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora vinculada ao curso de Medicina Veterinária
2014 - 2023
Universidade PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR
Outras informações:
Professora vinculada aos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física
Atividades
-
07/2015
Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Ecologia, Metodologia do Trabalho Acadêmico
2018 - 2021
Centro Universitário Leonardo da VinciVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor
Outras informações:
Professora vinculada ao Curso de Ciências Biológicas.
2012 - 2014
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Professora Vinculada ao Curso de Pedagogia. Substituta para a disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino de Ciências.
Atividades
-
10/2012 - 09/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Teóricos e Metodológicos para Ensino de Ciências, Metodologia do Trabalho Científico, Pesquisa e Prática Educacional III, Pesquisa e Prática Educacional VI, Trabalho de Conclusão de Curso I, Educação Ambiental e Problemas Regionais
-
08/2013 - 08/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental
-
04/2014 - 04/2014
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental, Fundamentos de Ecologia
-
11/2012 - 05/2013
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Básica II, Metodologia Científica
-
01/2013 - 03/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parfor
2009 - 2012
Fundação Universidade Federal do TocantinsVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Elaboração de Relatório e trabalho campo, Carga horária: 40
2006 - 2006
Universidade Federal do TocantinsVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tecnica de campo
2005 - 2006
Escola Família AgrícolaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Aracy Helena Marques de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?