Marcela Gonçalves Ferreira
Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é professor adjunto e coordenadora do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Vila Velha, professor titular da Universidade Vila Velha e professor adjunto da Universidade Vila Velha , atuando principalmente nos seguintes temas: gasoduto e corrosão.
Informações coletadas do Lattes em 04/10/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Mecânica
2008 - 2010
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: CARACTERIZAÇÃO MECANO TRIBOLÓGICA E COMPORTAMENTO EM CORROSÃO DE REVESTIMENTOS DEPOSITADOS POR ATRITO
, Ano de Obtenção: 2011.Marcelo Camargo Sevêro de Macedo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
2019 - 2023
Universidade Vila Velha
Título: Especiaização
Orientador: Dr. Edgar
Graduação em Engenharia Metalúrgica
2000 - 2007
Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Estudo da viabilidade da utilização de um diagrama CCT/TRC para um aço de composição química semelhante
Orientador: Raimundo Teixeira da Costa
Curso técnico/profissionalizante
1994 - 1998
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Organização de eventos
FERREIRA, M. G. . Simpósio - Indústria 4.0: Desafios e Oportunidades. 2019. (Outro).
Participação em eventos
Circuito de Palestras -.QUAL O IMPACTO SOBRE O CONHECIMENTO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS?. 2021. (Seminário).
5° Seminário Espírito Santense de Corrosão. 2020. (Simpósio).
4° Seminário Espírito Santense de Corrosão.ANÁLISE DE CORROSÃO EM MICROCLIMA URBANO DE VILA VELHA. 2019. (Seminário).
Universidad 2018. 11 no. Congresso Internacional de Educación Superior. 2018. (Congresso).
Prêmio Inova 2016.Prêmio Inova Docente 2016 - Categoria Coletiva. 2016. (Outra).
Formação de Docente 2015/01.Curríiculo Lattes: Estruturação, preenchimento, registros válidos, Metodologias para produzir e publicar artigo Cientifico. 2015. (Seminário).
Capacitação de Docentes.Metodologias para Potencializar a Aprendizam. 2014. (Seminário).
Curso de Capacitação Docente 2013-1. 2013. (Outra).
X Jornada Científica UVV.Avaliação dos Potenciais Mecanismos Corrosivos em Gasodutos e Aqueduto de Unidade e Tratamento de Gás Natural. 2012. (Simpósio).
IX Jornada Científica e Cultural.Análise comparativa de diferentes composiçôes de reagentes químicos na caracterização de aços fornecidos pela ArcellorMittal - Tubarão. 2011. (Simpósio).
Segundo Seminário de Refratários e Isolamento Térmico - REFRAMAX. 2007. (Seminário).
V Simpósio de Pós-Gradução da REDEMAT. 2005. (Simpósio).
XXI Semana de Estudos Metalúrgicos. 2005. (Seminário).
Curso - Conceitos Ambientais referente à ambientalização de graduandos e graduados de cursos superiores. 2002. (Outra).
XIX semana de estudos metalúrgicos. 2002. (Seminário).
Participação em bancas
AMARAL, G. H. B.; CHAGAS, Marcelo; TOZETTI, K. D.;FERREIRA, M. G.. PROJETO DETALHADO DE UM ABRASÔMETRO ASTM G65. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
GALDINO, A. G. S.; SPERANDIO, G. F.;FERREIRA, M. G.. INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE SILÍCIO NA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DA LIGA Al-Zn-In PARA APLICAÇÃO DE ÂNODOS DE SACRIFÍCIO EM SISTEMAS OFFSHORE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
PEDROSO, Felipe;FERREIRA, M. G.. PROJETO DE REDES ÓPTICAS PASSIVAS APLICADAS NA AUTOMAÇÃO DE CÂMERAS DE VIGILÂNCIA EM LOCAIS PÚBLICOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Vila Velha.
MENEGUELLI, J. P.; ZANELLATO, P. C.;FERREIRA, M. G.. Projeto de Um Mini refrigerador Alimentado por um sistema de Energia Solar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Vila Velha.
FERNANDES, K. S.; PAULA, R. R. C.;FERREIRA, M. G.. Estudo do Comportamento do Escoamento Atmosférico sobre barreiras de Vento na proteção de pilhas de minério estocadas em pátios abertos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Vila Velha.
KANECO, K. M.; Bellon, J. C.;FERREIRA, M. G.. Determinação do Percentual de Calcário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
Bellon, J. C.; BORTOLI, P. S.;FERREIRA, M. G.. Diagnóstico da Falha em Cordão de Solda em Chapas de Aço Inoxidável Austenítico 304. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Vila Velha.
FERNANDES, K. S.; MACHADO, A. R.;FERREIRA, M. G.. Estudo dos Inibidores Ecológicos de Corrosão Utilizados em Aços API. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
KANECO, K. M.; Bellon, J. C.;FERREIRA, M. G.. Estudo sobre o Reaproveitamento dos Rejeitos provenientes do Corte do Mármore e Granito como Fundente na Pelotização, Sinterização e na Construção Civil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Análise de Viabilidade Econômica Da Coleta de Aparas De Papel Na Grande Vitória. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. A Gestão de Estoque Como Ferramenta Para Redução De Custos em Uma Loja Comercial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Utilização do Pó do Balão e Lama de Alto-Forno como Briquete Auto-Redutor em Carros Torpedo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Estudo da metodologia seis sigma numa indùstria de fabricação de cabos elétricos: redução de sucata do processo de extrusão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Avaliação da utilização da manta a base de prolipropileno utilizado como revestimento anticorrosivo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. LINGOTAMENTO CONTÍNUO DE AÇOS PERITÉTICOS ? ASPECTOS DE QUALIDADE E PROCESSO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. AVALAIÇÃO DA INFLUÊNCIA DE DEFEITO SUPERFICIAL DO TIPO RISCO RESISTÊNCIA MECÂNICA DE FIOS DE AÇO-CARBONO PARA FABRICAÇÃO DE TUBOS FLEXÍVEIS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO GRANULOMÉTRICA NA QUALIDADE FÍSICA DE PELOTAS DE MINÉRIO DE FERRO PARA O PROCESSO DE REDUÇÃO DIRETA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Elaboração de um Catálogo com os Principais Defeitos em Bobinas de Aço Laminado a Quente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Melhoria da Produtividade em um sistema de moagem de Calcário através da Metodologia Kaizen: Um estudo de Caso na Empresa Samarco Mineração S.A.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Estudo de Caso: Uma Aplicação da Metodologia MASP Para Aumento da Produtividade Na Empresa Sub Sea 7. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Estudo de Tempos e Movimentos No Setor de Fundição de Bacias Numa Indústria Cerâmica De Louças Sanitárias.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Teoria das Restrições: Eliminação Do Gargalo No Processo de Produção de Uma Empresa De Reciclagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Melhoria Do Processo De Manuteção Preventiva dos Vagões GDE sob a Ótica Do sistema Toyota De Produção. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Avaliação do Índice de Satisfação dos Clientes: Um abordagem Qualitativa e Quantitativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Implementação do Método de Mular e Roberts para determinação de Potencial Zeta de Minerais no Laboratório da Samarco Mineração. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Análise Comparativa de Diferentes composições de Reagentes Químicos para Caracterização Microestrutural de um Aço Bifásico Martensítico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Determinação de Metodologia para Avaliaçõ de Estruturas Envolvidas em Colagem da Carga de Reatores de redução Direta. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Estudo sobre a influência da degradação das pelotas nos índices metalúrgicos nos redutores de redução direta - Midrex. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Estudo do efeito do aquecimento do aço SAE 1065 na conformação mecânica a quente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Avaliação do serpentinito em blend com a bentonita na aglomeração de minério de ferro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Estudo do Comportamento do aço Austenítico resistente ao calor da série HH utilizada em barras de grelhas nos fornos de pelotização. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Estudo da influência do tratamento térmico em uma junta soldada de aço SAE 4140 micro ligado ao cromo e ao Molibdênio pelo processo à arco com arame tubular. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Avaliação da Tecnologia de modulação da Corrente elétrica na Soldagem de tubos Helicoidais utilizando o equipamento "Power Wave". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Comparação entre a Variação da Fluidez em Carvões alto voláteis submersos em água livre.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Avaliação de defeitos superficiais em barras de aço trefilado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Redução dos Custos no Processo de Fundição através da otimização do rendimento metálico em aços resistentes ao calor. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
GODOY; GODOY,M.M.;FERREIRA, M. G.. SIMULAÇÃO DE UM TROCADOR DE CALOR NO PROCESSO PRIMÁRIO DO PETRÓLEO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petroléo) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Estudo de uma das variáveis de processo para otimização da filtragem de polpa de minério de ferro na Terceira Usina da Samarco. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Estudo do uso de Coagulante com agente auxiliar ao processo de filtragem de polpa de minério de ferro e seu impacto na pelotização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.; SILVA, F. J.; Bozzi, A. C. Adequaçao de Bancada para Testes de Cavitação pelo Método Indireto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia) - Universidade Federal do Espirito Santo.
FERREIRA, M. G.; JHONES, J. R.; CAMPONEZ, M. O.. Banca para Avaliação e Contratação de professor. 2018. Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.; CAMPONEZ, M. O.; FERNANDES, K. S.. Avaliação para Contratação de Professor - Área de Materiais. 2017. Universidade Vila Velha.
ZANELLATO, P. C.; CAMPONEZ, M. O.;FERREIRA, M. G.. Banca de Seleção para Professor. 2015. Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Seleção de Discente para Monitoria de Ensino com vaga destinada à disciplina de Estática.. 2014. Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Seleção de Discente para Estágio com vaga destinada ao Laboratório de Metalografia. 2014. Universidade Vila Velha.
FERREIRA, M. G.. Seleção de Discente para Monitoria de Ensino com vaga destinada à Disciplina de Mecânica Técnica. 2014. Universidade Vila Velha.
Orientou
ANÁLISE DE APLICABILIDADE DE MATERIAIS ABRASIVOS RESIDUÁRIO DE PROCESSO SIDERURGICO; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Química) - Universidade Vila Velha; (Orientador);
AVALIAÇÃO DOS POTENCIAIS MECANISMOS CORROSIVOS EM GASODUTO E AQUEDUTO DE UNIDADE DE TRATAMENTO DE GÁS NATURAL; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha; (Orientador);
Medição Dinâmica do Percentual de Carbono no aço através da Luminosidade do Banho em Aciaria LD; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha; (Orientador);
INSPEÇÃO DA DEPOSIÇÃO DO NÍMQIUEL QUÍMICOALTO TEOR DE FÓSFORO COM TRATAMENTO TÉRMICO DE INTERDIFUSÃO NUMA SUPERFÍCIE CRÍTICA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Vila Velha; Orientador: Marcela Gonçalves Ferreira;
Influência do Tipo de Recobrimento Interno No Desempenho de Moldes Para Lingotamento Contínuo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha; Orientador: Marcela Gonçalves Ferreira;
Confecção Do Aparato Para Realização Do Ensaio Jominy; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha; Orientador: Marcela Gonçalves Ferreira;
Avaliação do mecanismo de corrosão em gasoduto e duto de escoamento de água oleosa em unidade de tratamento de gás natural; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha; Orientador: Marcela Gonçalves Ferreira;
Avaliação da Corrosão Interna no Gasoduto "X" pela Técnica de Cupons da Perda de Massa; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Vila Velha; Orientador: Marcela Gonçalves Ferreira;
Produções bibliográficas
-
FERREIRA, M. G. . Caracterização Mecano Tribológica e Comportamento em Corrosão de Revestimentos Depositados por Atrito. In: INTERCORR 2012, 2012, Salvador. INTERCORR ABRACO 2012. Rio de Janeiro, 2012. v. 1. p. 1-15.
-
BORTOLI, P. S. ; FERREIRA, M. G. . QUALIDADE E CONFIABILIDADE APLICADA Á MANUTENÇÃO FERROVIÁRIA. In: CONGRESSO NACIONAL ONLINE DE ENGENHARIA MECÂNICA, 2021, ONLINE. CONGRESSO NACIONAL ONLINE DE ENGENHARIA MECÂNICA, 2021.
Outras produções
FERREIRA, M. G. . Experimento sobre os meios de Transmissão de Calor. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica).
FERREIRA, M. G. . Viscosímetro de Stokes - Experimento sobre VIscosidade. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica).
Prêmios
2015
Professora Homenageada da Turma de Formandos em Engenharia Metalúrgica e de Materias da Universidade Vila Velha - UVV, Formandos em Engenharia Metalúrgica e de Materiais 2015/01.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Vila Velha. , Rua Comissário Jose Dantas de Melo,21, Boa Vista, 29102-770 - Vila Velha, ES - Brasil, Telefone: (27) 34212039, URL da Homepage:
Experiência profissional
2020 - Atual
Universidade Vila VelhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações:
Assistente Administrativa e dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Produção
2016 - Atual
Universidade Vila VelhaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atua como Assistente de Coordenação no Curso de Engenharia Mecânica.
Coordenadora de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Mecânica.
2014 - Atual
Universidade Vila VelhaVínculo: Vínculo Institucional, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Assistente de Coordenação no Curso de Engenharia Mecânica.
Coordenadora de Estágio Supervisionado da Engenharia Mecânica.
2017 - 2019
Universidade Vila VelhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Engenharia Mecânica, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2013
Universidade Vila VelhaVínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor adjunto I, Carga horária: 18
Outras informações:
Atuação na instituição UVV também como:
Professor no curso Tecnólogo em Petróleo e Gás na disciplina de Termodinâmica.
Coordenadora dos Trabalhos de Conclusão de Curso em Engenharia Metalúrgica.
Coordenadora do Laboratório de Metalografia do curso de Engenharia Metalúrgica.
Atividades
-
07/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, CENTRO UNIVERSITARIO DE VILAVELHA.,Cargo ou função, Integrante do Colegiado do Curso de Geologia.
-
01/2012
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mecânica Técnica, Fenômenos de Transporte
-
02/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, CENTRO UNIVERSITARIO DE VILAVELHA.,Cargo ou função, Integrante do Colegiado do Curso de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.
2003 - 2005
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitora do curso de Soldagem Industrial oferecido à comunidade de Ouro Preto.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcela Gonçalves Ferreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?