Amadis Mattos Fernandes
Doutoranda pelo curso de pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pelo mesmo programa (UEM). Psicopedagoga Clínica e Institucional pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) . Especialista em Ensino e Aprendizagem nos Anos Iniciais pela Universidade do Estado de São Paulo, campus de Presidente Prudente (UNESP). Especialista em Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bacharel em Biomedicina pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE).Atualmente, Professora efetiva de Biologia (Ensino Médio) e Ciências (Anos Finais Fundamental) pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Diretoria de Ensino de Presidente Prudente/SP e Professora efetiva nos Anos Iniciais da Secretaria de Educação Municipal de Presidente Prudente/SP.
Informações coletadas do Lattes em 02/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação para Ciências e Matemática
2017 - 2019
Universidade Estadual de Maringá
Título: ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DO LIVRO DIDÁTICO ÀS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES, Ano de Obtenção: 2019
Prof.Dr. André Luís de Oliveira.Palavras-chave: Ensino de Ciências por Investigação.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Especialização em Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional
2016 - 2018
Universidade Estadual de Maringá
Título: Reflexões sobre a relação do Ensino de Ciências e a Psicopedagogia
Orientador: Profª Drª Eliane Rose Maio
Especialização em Ensino e Aprendizagem em Ciências e Biologia
2011 - 2013
Universidade Estadual de Maringá
Título: Ensino de Astronomia nos anos iniciais: a Importância da Prática Pedagógica
Orientador: Profº Drº Michel Corci
Especialização em Educação Infantil
2008 - 2010
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Ciências Naturais: estímulo a curiosidade na Educação Infantil
Orientador: Profª Drª Gilza Zauhy Garms
Graduação em Biomedicina
2020 - 2024
Universidade do Oeste Paulista
Título: Doenças Infecto Contagiosas em Crianças na Primeira Infância: da prevenção e medidas de controle nas instituições escolares às concepções de Professores e Educadores
Orientador: Prof. Doutora Daniela Vanessa Morisde Oliveira
Curso técnico/profissionalizante em Magistério
1993 - 1996
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia Geral.
Organização de eventos
MATTOS, A.F. . Semana Integrada PEFA-3ª Jornada Acadêmica e 2º Esporte e Cultura. 2013. .
Participação em eventos
Curso de Extensão em Nivelamento de Matemática. 2023. (Outra).
Curso de Extensão em Nivelamento - Fundamentos de uma Educação Inclusiva e Cidadã. 2023. (Outra).
I Encontro de Biomedicina da Universidade do Oeste Paulista. 2022. (Encontro).
III Congresso Nacional de Formação de Professores. 2022. (Congresso).
VIII Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas: Diretrizes Educacionais Em Vista da Tecnologia Social. 2022. (Simpósio).
VIII Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas:Mesa Redonda: Programas Profissionais de Pós Graduação e sua incerção na Educação Básicasica. 2022. (Simpósio).
VIII Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas- Entrevista em CTSA. 2022. (Simpósio).
VIII Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas- Palestra: Prática Educativa na Educação Profissionale Tecnológica desafios e perspectivas. 2022. (Simpósio).
VIII Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas- Palestra Sciencie e Opinionoon. 2022. (Simpósio).
V Simpósio de Biomedicina do Oeste Paulista, XIV Jornada de Ide Iniciação Científica e Iv Encontro de Egressos do Curso de Biomedicina. 2021. (Simpósio).
XXVIIISeminário Internacional Sobre Formação de Professores do Merco sul/Cone Sul- 100 Anos de Paulo Freire. 2021. (Seminário).
2º EnECI- Encontro de Ensino de Ciências por Investigação. 2020. (Encontro).
Competências Básicas- FNDE. 2020. (Outra).
Congresso Internacional " Um Novo Tempo na Educação. 2020. (Congresso).
Curso de Extensão em Nivelamento de Língua Portuguesa. 2020. (Outra).
Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2020. (Encontro).
IIIEncontro de Biomedicina da Região Metropolitana de Sorocaba. 2020. (Encontro).
I Simpósio de Saúde da População Indígena. 2020. (Simpósio).
Programa Educação Alimentar - Integrando Ciência, Escola e Saúde. 2020. (Outra).
Formação Básica/ EFAP- Eletivas. 2019. (Oficina).
Formação Básica/ EFAP- Projeto de Vida. 2019. (Outra).
Formação Básica/ EFAP- Tecnologias. 2019. (Outra).
IV Encontro Regional de Física.Reflexões sobre o Ensino de Astronomia e o Ensino Fundamental I. 2018. (Encontro).
ARTE E MATEMÁTICA. 2017. (Encontro).
III Simpósio Paranaense de Ensino de Física e Astronomia.O ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2017. (Simpósio).
III Simpósio Paranaense de Ensino de Física e Astronomia.Oficina de Luz e Cores. 2017. (Oficina).
Pratlab:Práticas de laboratório Ensino Fundamental Ciências.Pratlab: Práticas de laboratório Ensino Fundamental Ciências. 2016. (Oficina).
Química da Vida- Bases Teóricas e Metodológicas. 2016. (Oficina).
XVIII Encontro Regional de Educadores em Defesa da Água.O comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema. 2016. (Encontro).
I Semana da Educação.Inclusão Social: Vivências e Experiências- Articulando teoria e Prática na Atuação Profissional. 2013. (Encontro).
Semana Integra PEFA-3ª Jornada Acadêmica.Ciências Naturais: Estimulo à curiosidade na Alfabetização. 2013. (Oficina).
XFeira do Livro. X feira do Livro. 2013. (Feira).
Programa de Formação de Profissionais da Educação.Ensino de Ciências para os primeiros anos. 2012. (Encontro).
Educar: Um novo olhar de um agir especial na escola Beneditina.. 2011. (Encontro).
Jornada Pedagógica 2010.Jornada Pedagógica. 2010. (Encontro).
Ser: Professor: Formar para Transformar.Conhecendo o SER. 2010. (Encontro).
Conhecendo o SER : Formar para Transformar.Conhecendo o SER. 2009. (Encontro).
Encontro de Educadores do Dom Bosco.Encontro de Educadores. 2008. (Encontro).
Jornada Pedagógica.Jornada Pedagógica. 2007. (Encontro).
Curso de Oceanografia Geral.Curso de Oceanografia. 2004. (Encontro).
Dinâmicas Interativas em sala de Aula.Dinâmicas Interativas de Sala de Aula. 2004. (Outra).
Encontro Pedagógico. Encontro Pedagógico. 2004. (Congresso).
Conferência Transtorno, Déficit de Atenção e Hiperatividade.Conferência Transtorno, Deficit de Atenção e Hiperatividade. 2003. (Encontro).
Interatividade.Curso de Interatividade. 2003. (Outra).
Curso de Oceanografia Geral. Curso de Oceanografia Geral. 2002. (Congresso).
II Congressode Educadores de Londrina. II Congresso Dom Bosco de Educadores de Londrina. 2002. (Congresso).
II Congressode Educadores de Londrina. II Congresso Dom Bosco de Educadores de Londrina. 2002. (Congresso).
III Congresso Dom Bosco de Educadores. Congresso de Educadores. 2001. (Congresso).
III Congresso Dom Bosco de Educadores. Congresso de Educadores. 2001. (Congresso).
IV Congresso de Educação De Presidente Prudente. Gestão Democratica e a Participação da comunidade. 2000. (Congresso).
Finalização do Curso de Formação em Educação Social.Curso de capacitação em educação social. 1999. (Outra).
I Congresso Regional de Educação do Colégio Cristo Rei. O professor da Educação Infantil e a organização do referencial curricular naciona : teoria e prática. 1999. (Congresso).
Musicalização.Curso em capacitação em educação social. 1999. (Encontro).
XI encontro de Educadores.Aprendizagens Significativas. 1999. (Encontro).
Artes Circences.Artes Circences. 1998. (Oficina).
Curso de Capacitação em Educação Social.Curso de Capacitação em Educação Social. 1998. (Outra).
Disturbios de aprendizagens.Curso em capacitação em educação social. 1998. (Outra).
I semana do Brinquedo.Brincar, a criançao educador e a construção do conhecimento. 1998. (Encontro).
Plantas Medicinais.Curso de capacitação em educação social. 1998. (Outra).
Projetos Pedagógicos- Ação do Professor. II Congresso de Educação Infantil. 1998. (Congresso).
Teatralização.Curso de capacitação em educação social. 1998. (Outra).
1º Congresso Regional de Educação. A ortografiano primeiro grau: oficina pedagógica. 1997. (Congresso).
1º Congresso Regional de Educação. Expressão Corporal do professor ao aluno. 1997. (Congresso).
1º Congresso Regional de Educação. Música dos pés a cabeça. 1997. (Congresso).
1º Congresso Regional de Educação.Enfeites para datas comemorativas com casinha de abelha. 1997. (Oficina).
Relações Interpessoais na Escola. Relações Interpessoais na Escola. 1997. (Congresso).
Participação em bancas
MATTOS, A.F.. Influência do Desenho animado no Comportamento Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Rancharienses.
Produções bibliográficas
-
MATTOS, A.F. . O ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. In: III SIMPOSIO PARANAENSE DE ENSINO DE FÍSICA E ASTRONOMIA - III SPEFA, 2017, CAMPO MOURÃO. O ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. CAMPO MOURÃO: UTFPR, 2017.
-
MATTOS, A.F. . Estudo sobre o Ensino de Ciências por Investigação nos Anos Inciais do Ensino Fundamental: Do Livro Didático às Concepções dos Professores. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATTOS, A.F. . Reflexões sobre o Ensino de Astronomia e o Ensino Fundamental I: Desafios da Prática Docente aos Futuros Pedagogos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATTOS, A.F. . Reflexões sobre a Relação entre o Ensino de Ciências e a Psicopedagogia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATTOS, A.F. ; Batista, M.C. . O Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental I. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MATTOS, A.F. . Ensino de Astronomia nas séries iniciais: A importância da Prática Pedagógica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATTOS, A.F. . Ciêrncias Naturais : Estímulo à Curiosidade na Primeira Infância. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - Atual
Secretaria Municipal de Educação de Presidente PrudenteVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora - PEB1, Carga horária: 33
2014 - Atual
Secretária de Educação do Estado de São PauloVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências e Biologia, Carga horária: 25
2018 - 2019
Secretaria de Educação do município de Álvares Machado / SPVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências, Carga horária: 30
2007 - 2013
Instituto Superior de Ensino RancharienseVínculo: Registrada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Enquadramento Profissional- Professora Especilista no Curso de Pedagogia
2012 - 2012
Colégio Sistema ÚnicoVínculo: Registrada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações:
Enquadramento Profissional- Professora de Ciências e Química para o Fundamental II ( 6º ao 9º anos)
2011 - 2012
Instituição ParticularVínculo: Registrada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24
Outras informações:
Ministrava aulas de Ciências e Física para o Fundamental II ( 6º ao 9º ano)
2001 - 2004
Cursinho Pré-vestibular AtualVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Enquadramento Profissional- Professora de Citologia e Botânica
2012 - 2012
Colégio PrismaVínculo: Registrada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações:
Enquadramento Profissional-Ministrava aulas de Biologia para Ensino Médio
2012 - 2015
Instituição ParticularVínculo: Registrada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Enquadramento Profissional- Professora de Ciências, Química e Biologia para Fundamental II ( 6º ao 9 º ano)
2007 - 2010
Colégio RDSVínculo: Registrada, Enquadramento Funcional: Professora e Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações:
Enquadramento Profissional- Professora de Ciências, Química e Biologia para Fundamental II e
Coordenadora Pedagógica - Educação Infantil ao Ensino Fundamental II
2013 - 2013
Instituição ParticularVínculo: Registrada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações:
Enquadramento Profissional- Professora de Ciências para Fundamental II
2008 - 2008
Colégio MaximusVínculo: Registrada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações:
Enquadramento Profissional- Professora de Ciências para os últimos anos do Fundamental I( 4º e 5º anos)
2007 - 2007
Colégio Uniesp JuniorVínculo: Instituição Particular, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações:
Enquadramento Profissional- Professora do Ensino Fundamental I
1997 - 1997
Escola de Educação Infantil Ser CriançaVínculo: Servidor Privado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações:
Enquadramento Profissional- Educadora Infantil
1994 - 1996
Escola de Educação e Recreação Infantil BeabáVínculo: Instituição Particular, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações:
Enquadramento Profissional- Educadora Infantil
1997 - 2011
Colégio ParticularVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Amadis Mattos Fernandes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?