Bruna Nitiele da Silva Anacleto

Licenciada em História pela Universidade de Passo Fundo - Bolsista PROUNI (2014). Atua há 10 anos como professora de História, Sociologia e Filosofia, no Ensino Médio, na rede pública de ensino. Além de trabalhar com os itinerários formativos do Novo Ensino Médio: Relações de Gênero e Direitos Humanos. Articula produções culturais, como produções de feiras, exposições, performances coletivas, com o objetivo de trazer a arte para a rua, para além dos espaços formais. Experiencia a vida como professora, como produtora cultural através de projetos audiovisuais/artísticos e como educadora social através das atividades desenvolvidas em comunidades kaingang na região norte do Estado do Rio Grande do Sul.Tem por áreas de interesse a pesquisa de questões: gênero, raça e classe, arte e decolonialidade, antropologia latino-americana, estudos pós-coloniais, decolonialidade, feminismos, arte feminista e estudos subalternos. Pesquisa de campo com ênfase em Antropologia, Identidade, Cultura, Representação, Memória e Arte.Coordenadora do Projeto de Educação Antirracista Por Marielle, que surgiu de uma demanda trazida por estudantes, na E. E. E. M. Cônego João Batista Sorg (Carazinho/RS) com a publicação de duas edições de cordéis ilustrados produzidos pelos estudantes, além da produção do Documentário: Muito Além da Cor da Pele. Curadora da exposição itinerante do Projeto "Kãgran - Retratos de uma Sociedade Interétnica" em parceria com o fotógrafo Felipe Granvil Souza. Projeto premiado na Iniciativa da Fundação Civita Educador Nota Dez, ficando entre os três melhores projetos na área de História do país no ano de 2016. Buscou incentivar a visibilidade cultural e étnica presente na nossa região evidenciada nas vivências da comunidade indígena kaingang Váycupry (Carazinho RS).

Informações coletadas do Lattes em 08/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em História Licenciatura Plena

2010 - 2014

Universidade de Passo Fundo
Bolsista do(a): Programa Universidade para todos, PROUNI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Cultural.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.

Organização de eventos

ANACLETO, Bruna . Membro da Comissão Organizadora da I Semana Acadêmica Integrada - O Homem e o tempo, linguagens e sensibilidades.. 2012. (Outro).

ANACLETO, Bruna ; SHETTERT, P. R. ; SCHÚ, Aline . Membro da Comissão Organizadora do I Concurso Fotográfico - Carazinho em Foco. 2012. (Concurso).

ANACLETO, Bruna ; SHETTERT, P. R. ; SCHÚ, Aline . Exposição Itinerante - Carazinho em Foco. 2012. (Exposição).

Participação em eventos

Cinema Decolonial: A Revolução das Imagens. 2022. (Oficina).

V Congresso Internacional História, Regiões e Fronteiras,. 2021. (Congresso).

VI Seminário Interdisciplinar em Ciências Humanas UFFS e VI Transfronteiras PPGICH / UEA. 2021. (Seminário).

Apresentações Interativas com Nearpod. 2020. (Oficina).

Escola Gaúcha: Currículo em Ação. 2020. (Encontro).

Trilhas de Aprendizagem para o Ensino Híbrido no(. 2020. (Encontro).

XV Congresso do Ensino Privado Gaúcho "Professor: agente de conexão",. 2019. (Congresso).

IV Congresso Internacional de História, Regiões e Fronteiras,. 2018. (Congresso).

I Seminário Internacional de Cultura Material e Arqueologia.Arqueologia e questões indígenas. 2017. (Seminário).

I Seminário Internacional de Cultura Material e Arqueologia.A identidade regional e o território em debate: a ausência da presença indígena. 2017. (Seminário).

I Seminário Internacional de Cultura Material e Arqueologia. 2017. (Oficina).

IV Semana do Conhecimento. 2017. (Congresso).

V Simpósio do GT de Religiões e Religiosidades - Regional Sul. 2017. (Simpósio).

V Simpósio do GT de Religiões e Religiosidades - Regional Sul. 2017. (Simpósio).

A contemporaneidade não-contemporânea do patriarcalismo como topus e como sina.. 2016. (Encontro).

Escrita Cinetífica no PPGH.. 2016. (Oficina).

Usos e Noções da etnicidade no Brasil. 2016. (Encontro).

15ª Jornada Nacional de Literatura. 2013. (Congresso).

2ª Mostra de pesquisa em História. 2013. (Encontro).

III Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA. 2013. (Seminário).

IV Fórum do Curso de História. 2013. (Encontro).

Seminário de Formação: Educação Patrimonial e Arquivo. 2013. (Seminário).

Seminário Rio Grande Antigo. 2013. (Seminário).

Angola: Passado e Presente. 2012. (Encontro).

Ciclo de Palestras: O Barão do Rio Branco em foco. 2012. (Simpósio).

Educação Ambiental: a interação do homem com o mundo. 2012. (Simpósio).

Encontro de formação: reflexões sobre a adoção do currículo politécnico no Ensino Médio no RS. 2012. (Encontro).

História local, discutindo conceitos para pensar na prática. 2012. (Oficina).

III Encontro de Professores e Estagiários das Licenciaturas. 2012. (Encontro).

III Fórum do Curso de História. 2012. (Encontro).

I Semana Acadêmica Integrada. 2012. (Simpósio).

IV Seminário de Atualização Pedagógica para professores da Educação Básica. 2012. (Seminário).

Malvinas: o Atlântico Sul no cenário contemporâneo - discursos, instituições e conflitos. 2012. (Outra).

Projeto Memória e acervos. 2012. (Encontro).

Técnicas de Laboratório em Arqueologia. 2012. (Oficina).

VI Ciclo de Cinema - O cinema revisto pela História. 2012. (Outra).

V Seminário institucional PIBID/UPF. 2012. (Seminário).

XI Encontro Estadual de História ANPUH -RS. Projeto Momento Patrimônio : os meios de comunicação como espaço educativo. 2012. (Congresso).

14ª Jornada Nacional de Literatura. 2011. (Outra).

I Congresso Internacional de História Regional Mercosul:integração e desencontros. 2011. (Congresso).

III Seminário Nacional de Educação. 2011. (Seminário).

Introdução à cartografia. 2011. (Oficina).

XV Semana Acadêmica de História - Conflitos no Mundo Contemporâneoeoo. 2011. (Outra).

III Ciclo de Cinema - O cinema revisto pela História: Continente Americano. 2010. (Outra).

IV Ciclo de Cinema - O cinema revisto pela História: O nascimento das nações. 2010. (Outra).

IV Semana Acadêmica de História - Movimentos de Resistência no Brasil. 2010. (Outra).

Produções bibliográficas

  • ANACLETO, Bruna . O ensino religioso e a obrigatoriedade do ensino de história da cultura afro-brasileira e indígena.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANACLETO, Bruna . Fotografia e Patrimônio - Laços invisíveis na História de Carazinho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANACLETO, Bruna . Educação Patrimonial: aplicação de oficinas como meio de reflexão e problematização do fazer histórico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANACLETO, Bruna . Museu Olívio Otto e suas memórias sobre Carazinho-RS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANACLETO, Bruna . Patrimônio e Ensino: articulações entre a teoria e práxis nas oficinas PIBID História/UPF. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANACLETO, Bruna . Patrimônio e Educação: propostas metodológicas e o ensino de história local. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Prêmios

2023

5ª Mostra Pedagógica do CPERS, CPERS.

2023

Protagonismo Juvenil em Educação para as Relações Étnico-Raciais, SEDUC RS.

2016

Finalista do Prêmio Educador Nota 10, Fundação Victor Civita.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2016 - 2022

Escola Notre Dame Aparecida

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 20

2012 - 2013

Universidade de Passo Fundo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIVIC, Carga horária: 10

2012 - 2013

Universidade de Passo Fundo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID, Carga horária: 20

2013 - 2015

Escola St. Patrick

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de História e Geografia, Carga horária: 22

2011 - 2013

Museu Olivio Otto

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágiária como monitora na área de História, Carga horária: 20