David Drezza Neto

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Durante o Curso de graduação participou de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e extensão, como estagiário e bolsista de Iniciação Científica, financiados por empresas públicas e privadas e órgãos de fomento à pesquisa. Entre as principais atividades desenvolvidas nestes projetos, destacam-se os levantamentos topográficos, recomposição vegetal de áreas degradadas por processos erosivos, caracterização física e mineralógica de solos.

Informações coletadas do Lattes em 08/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em ENGENHARIA DE MATERIAIS

2008 - 2015

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Caracterização mineralógica de solos aplicada à avaliação do potencial de uso
Orientador: Isabel Cristina de Barros Trannin

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2006

Colegio Sant'anna

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    Análise físicoambiental das bacias Paraitininga e Paraibuna, no município de São Luiz do Paraitinga (SP): subsídios a ações preventivas e mitigadoras do assoreamento do rio, Descrição: O projeto tem como objetivo realizar análise físico-ambiental da Bacia hidrográfica do Paraitinga e Paraibuna no município de São Luiz do Paraitinga a fim de gerar um documento final para a implantação de estratégias e projetos de prevenção e mitigação da erosão do solo e de processos de assoreamento do rio, contribuindo para a geração de uma política pública municipal de preservação e recuperação dos recursos hídricos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: David Drezza Neto - Integrante / Isabel Cristina de Barros Trannin - Integrante / Celso de Sousa Catelani - Integrante / Roxane Lopes de Mello - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    Biomateriais - Ligas de Titânio, Descrição: Pesquisa na área de biomateriais para a confecção de próteses com ligas de titânio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: David Drezza Neto - Integrante / Ana Paula Rosifini Alves Claro - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    Revitalização fluvial utilizando os princípios e técnicas da ecohidrologia e da geotecnia - O ribeirão Guaratinguetá, bacia do Rio Paraíba do Sul, Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa e extensão, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Guaratinguetá e tem como objetivo geral criar um campo experimental que possibilite quantificar a hidrodinâmica do ribeirão Guaratinguetá e seus afluentes visando futuras intervenções associadas aos princípios da Ecohidrologia e da Geotecnia (medidas estruturais e não-estruturais), bem como, o monitoramento da qualidade do solo e da água.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: David Drezza Neto - Integrante / Isabel Cristina de Barros Trannin - Coordenador / William Ribeiro Martins - Integrante / Mateus Ricardo Nogueira Vilanova - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2012 - Atual

    Materiais de bioengenharia aplicados à remediação de áreas degradadas por processos erosivos - Avaliação técnica, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: David Drezza Neto - Integrante / Isabel Cristina de Barros Trannin - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Reabilitação de voçorocas para a contenção do assoreamento e melhoria do desempenho de reservatórios na produção de energia elétrica, Descrição: Projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do setor de energia elétrica, no qual serão produzidos mapas de vulnerabilidade aos processos erosivos, integrando os dados do meio físico e aplicando modelos matemáticos, que permitam a compreensão do problema e a adequação de técnicas de contenção de processos erosivos acelerados, considerando as peculiaridades de cada área crítica da voçoroca/ravina e a integração dos conhecimentos em geotecnia, hidrologia, bioengenharia e biotecnologia. Será desenvolvida tecnologia para a revegetação bem sucedida de áreas degradadas por processos erosivos acelerados, utilizando leguminosas em simbiose com rizóbio específico e micorrizadas, considerando as especificidades de cada região. Para isso, serão pesquisadas e identificadas espécies leguminosas e microssimbiontes tolerantes às condições climáticas e edáficas de cada região, que permitam o desenvolvimento de tecnologia para a revegetação de áreas degradadas por processos erosivos intensos, que assoreiam e prejudicam o desempenho de reservatórios na produção de energia.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: David Drezza Neto - Integrante / Isabel Cristina de Barros Trannin - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá. , AV.DR. ARIBERTO PEREIRA DA CUNHA, 333, Pedregulho, 12516410 - Guaratinguetá, SP - Brasil, Telefone: (05512) 31232132

Experiência profissional

2012 - 2013

Fundação para o Desenvolvimento da UNESP

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

2011 - 2011

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Aluno de Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4

2010 - 2010

Dinoplast Indústria e Comércio de Plásticos LTDA

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2014

Fundação para o Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico de Guaratinguetá

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

2011 - 2011

Fundação para o Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico de Guaratinguetá

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

2015 - 2015

E-Consulting

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12