Fabíola Regina Ortega
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Possui experiência técnica na área da Psicologia Educacional e Escolar e de gestão educacional, na rede municipal de ensino de Santo Antonio do Sudoeste. Atualmente atua como docente no em Instituição de Ensino Superior, psicóloga clínica, educacional e Saúde Mental. É coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante em Instituição de Ensino Superior. Atua com linha de pesquisa voltada para a Medicalização da Educação e da Sociedade. Tem experiência docente na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia e Educação, Educação Inclusiva e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Educacional e Escolar; Medicalização da Educação, Educação Inclusiva, Psicologia do Desenvolvimento Humano e da Aprendizagem, Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional e Formação de professores. É Conselheira do XV Plenário e membra da Comissão de Psicologia Educacional e Escolar do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP08).
Informações coletadas do Lattes em 31/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2017 - 2019
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Medicalização da Queixa Escolar: O poder e o saber médico na produção de sujeitos em uma escola municipal de Santo Antonio do Sudoeste -PR
, Ano de Obtenção: 2019.Eduardo Jacondino.
Especialização em Saúde Mental
2009 - 2011
Faculdades Itecne de Cascavel
Título: ACOLHIMENTO: O QUE DIZEM AS POLÍTICAS DE SAÚDE MENTAL E POLÍTICAS SOBRE DROGAS
Orientador: DENISE MONTRUCCHIO AGUIAR
Especialização em Práticas Sociais e desafios Contemporâneos
2007 - 2009
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Título: Modalidade mercado de trabalho. Não exigiu monografia
Graduação em Psicologia
2002 - 2007
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Título: O Fazer do Psicólogo Inserido no Sistema Único de Saúde de Chapecó-SC
Orientador: Celso Franscisco Tondin
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão Educacional.
Organização de eventos
ORTEGA, F. R. ; FIGUEIREDO, FLÁVIA. R ; PESSOTO, JANINE G. . I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL DE MARAVILHA. 2010. (Outro).
ORTEGA, F. R. ; COREP-SUL . XVI Encontro Regional de Estudantes de Psicologia - SUL. 2007. (Outro).
Participação em eventos
Manejo de Excelência com Pessoas em Sofrimento Psicopatológico. 2023. (Encontro).
CURSO DE ATUALIZAÇÃO: FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA EM PSICOLOGIA ESCOLAR. 2021. (Outra).
8 Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação. 2020. (Outra).
V Seminário Internacional " A educação medicalizada: Existirmos, a que será que se destina?".Medicalização da Educação: O poder e o saber médico na produção de sujeitos. 2018. (Seminário).
XVI Encontro Paranaense de Psicologia e II Congresso Internacional da Psicologia da Tríplice Fronteira. Projeto de prevenção à violência sexual contra criança e adolescente: "Me ouça quando eu falar. Me acolha quando eu precisar".. 2018. (Congresso).
I Congresso de Psicologia da Região Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina - Psicologia: Olhares e Práticas Interdisciplinares na Formação Acadêmica e na Atuação Profissional. A medicalização da educação: O saber e o poder na produção de sujeitos. 2017. (Congresso).
XXI Semana de Pedagogia - XX Encontro de Geografia da UNIOESTE ( ENGEO) - XIV Encontro de Geografia do Sudoeste do Paraná ( ENGESOP) - I Encontro Local do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).A medicalização da educação: Produção de verdades e de sujeitos escolares. 2017. (Encontro).
IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 2015. (Outra).
Formação Continuada: Educação Especial no viés das demandas legais, biológicas, curriculares e metodológicas. 2014. (Outra).
IV Encontro Paranaense de Psicologia Escolar e Educacional. 2014. (Encontro).
Aperfeiçoamento para Professores em Linguagem e Alfabetização para as Séries - Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Pró-Letramento. 2013. (Outra).
Formação Continuada. 2013. (Outra).
Curso de Aperfeiçoamento para Professores em Matemática para as séries iniciais do Ensino Fundamental. 2012. (Outra).
II Curso de Aperfeiçoamento Educacional em Educação Inclusiva. 2012. (Outra).
Organização Curricular de Escolas Em Tempo Integral. 2012. (Outra).
Prevenção ao Uso Indevido de Drogas- Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias. 2011. (Outra).
1ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE SAÚDE FAMILIAR E COMUNITÁRIA DA FRONTEIRA.1ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE SAÚDE FAMILIAR E COMUNITÁRIA DA FRONTEIRA. 2009. (Outra).
CURSO DE ALFABETIZAÇÃO E REABILITAÇÃO DOS DISTÚRBIOS DA LEITURA E ESCRITA.CURSO DE ALFABETIZAÇÃO E REABILITAÇÃO DOS DISTÚRBIOS DA LEITURA E ESCRITA. 2009. (Outra).
I FÓRUM DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE FRANCISCO BELTRÃO - ACESSIBILIDADE.I FÓRUM DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE FRANCISCO BELTRÃO - ACESSIBILIDADE. 2009. (Outra).
I SIMPÓSIO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA DROGADIÇÃO.I SIMPÓSIO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA DROGADIÇÃO. 2009. (Simpósio).
OFICINA PEDAGÓGICA DE LEITURA E ESCRITA.OFICINA PEDAGÓGICA DE LEITURA E ESCRITA. 2009. (Oficina).
V CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES E EDUCADORES - EDUCAÇÃO INCLUSIVA:DIREITO À DIVERSIDADE.V CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES E EDUCADORES - EDUCAÇÃO INCLUSIVA:DIREITO À DIVERSIDADE. 2009. (Outra).
LIDERANDO SUA EQUIPE DE TRABALHO.LIDERANDO SUA EQUIPE DE TRABALHO. 2008. (Outra).
III SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA.III SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA. 2005. (Seminário).
OFICINA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO VERSUS/BRASIL.OFICINA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO VERSUS/BRASIL. 2005. (Oficina).
XI ENCONTRO REGIONAL SUL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA SOCIAL - TECENDO RELAÇÕES E INTERVENÇÕES EM PSICOLOGIA SOCIAL.XI ENCONTRO REGIONAL SUL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA SOCIAL - TECENDO RELAÇÕES E INTERVENÇÕES EM PSICOLOGIA SOCIAL. 2005. (Encontro).
XIII ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA SOCIAL - " OS MÚLTIPLOS LUGARES DE PRODUÇÃO E AÇÃO DA PSICOLOGIA SOCIAL. XIII ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA SOCIAL - " OS MÚLTIPLOS LUGARES DE PRODUÇÃO E AÇÃO DA PSICOLOGIA SOCIAL. 2005. (Congresso).
XV ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA.XV ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA. 2005. (Encontro).
Participação em bancas
JACONDINO, E.N; EYNG, Célio Roberto; VOSS, D. M. S.;ORTEGA, F. R.. MEDICALIZAÇÃO DA QUEIXA ESCOLAR: O PODER E O SABER MÉDICO NA PRODUÇÃO DE SUJEITOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DO SUDOESTE ? PR.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Produções bibliográficas
-
ORTEGA, F. R. ; JACONDINO, E.N . A medicalização da educação: O saber e o poder na produção de sujeitos. MAESTRIA (SETE LAGOAS) , v. 1, p. 49-64, 2018.
-
Ortega, Fabiola Regina ; Jacondino, Eduardo Nunes . MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: PODER E SABER MÉDICO NA PRODUÇÃO DE SUJEITOS ESCOLARES. A Educação no Âmbito do Político e de suas Tramas 3. 3ed.: Atena Editora, 2019, v. 3, p. 130-139.
-
Ortega, Fabiola Regina ; PICCININN, E. R. S. ; CHIAPETTI, B. A. ; PRUDENCIO, I. F. ; PICHOK, V. B. T. . IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL E FAMILIAR. In: V SEMANA ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR, 2022, Barracão. II Mostra de Trabalhos Científicos, 2022.
-
ORTEGA, F. R. ; JACONDINO, E.N . Medicalização da Educação: O poder e o saber médico na produção de sujeitos escolares. In: V Seminário Internacional 'A Educação Medicalizada: Existirmos, a que será que se destina?', 2018, Salvador. Anais do V Seminário Internacional A Educação Medicalizada, 2018. v. 1. p. 538-548.
-
ORTEGA, F. R. ; Tombini, L . Atividade principal, atividade de estudo e a mediação do professor na teoria histórico-cultural. In: I Congresso de Psicologia da Região Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina - Psicologia: Olhares e Práticas Interdisciplinares na Formação Acadêmica e Atuação Profissional, 2017, São Miguel do Oeste. Congresso de Psicologia da Região Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina. Joaçaba: UNOESC, 2017. v. 1. p. 1-190.
-
ORTEGA, F. R. ; JACONDINO, E.N . A medicalização da educação: Produção de verdades e de sujeitos escolares. In: XXI Semana de Pedagogia - XX Encontro de Geografia da UNIOESTE (ENGEO) - XIV Encontro de Geografia do Sudoeste do Paraná (ENGESOP) - I Encontro Local do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), 2017, Francisco Beltrão. XXI SEMANA DE PEDAGOGIA, XX ENGEO, XIV ENGESOP e I ENCONTRO LOCAL DO PDE - Anais 2017. Francisco Beltrão: UNIOESTE, 2017. v. Único.
-
ORTEGA, F. R. ; Marchiore, Giovana ; ORTLIEB, M. . Projeto de prevenção à violência sexual contra criança e adolescente: 'Me ouça quando eu falar. Me acolha quando eu precisar'.. In: XVI Encontro Paranaense de Psicologia e II Congresso Internacional da Tríplice Fronteira, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XVI Encontro Paranaense de Psicologia e II Congresso Internacional de Psicologia da tríplice fronteira. Anais Curitiba(PR) CRP-PR, 2019., 2018. p. 1-220.
-
ORTEGA, F. R. ; JACONDINO, E.N ; Tombini, L . A medicalização da educação: o saber e o poder na produção de sujeitos. In: I Congresso de Psicologia da Região Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina - Psicologia: Olhares e Práticas Interdisciplinares na Formação Acadêmica e Atuação Profissional, 2017, São Miguel do Oeste. Congresso de Psicologia da Região Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina. Joaçaba: UNOESC, 2017. v. 1. p. 1-190.
-
ORTEGA, F. R. ; Ferreira, B.M Regina . Um Olhar dos Adolescentes Autores de Ato infracional acerca da medida sócio educativa de internação oferecida pelo Centro Educacional Regional em Chapecó-SC. In: ABRAPSO, 2005, BELO HORIZONTE. 13 ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA SOCIAL, 2005.
-
ORTEGA, F. R. ; Eichelberger, Daiane ; Albiero, Juliana. A ; Pintro, Karla. C ; Caon, Kátia ; Tonini, Lidiana . TRABALHO PRÁTICO DE PSICOLOGIA E ESCOLA I. In: 13 ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA SOCIAL, 2005, BELO HORIZONTE. 13 ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA SOCIAL, 2005.
-
ORTEGA, F. R. . Medicalização da Queixa Escolar: Poder e Saber médico na produção de sujeitos em uma escola de educação básica. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ORTEGA, F. R. . Desafios da gestão educacional em tempos de pandemia: Um relato de experiência. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Ortega, Fabiola Regina . Inteligência Emocional e Relacionamento Interpessoal. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Ortega, Fabiola Regina . Saúde Mental na Pandemia e Seus Impactos na Relação Professor ? Aluno. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Ortega, Fabiola Regina . A psique do estudante: como construir um modelo educacional que priorize a saúde mental,. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
JACONDINO, E.N ; ORTEGA, F. R. . Tecnologias Sociais de Produção de Sujeitos: O Caso Pós-Moderno. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Ortega, Fabiola Regina . MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: A PANDEMIA E AS (IM)POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO NÃO MEDICALIZANTE NO CONTEXTO ESCOLAR. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ORTEGA, F. R. ; JACONDINO, E.N ; Tombini, L . A medicalização da educação: O saber e o poder na produção de sujeitos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Tombini, L ; ORTEGA, F. R. . Atividade principal, atividade de estudo e a mediação do professor na teoria histórico-cultural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ORTEGA, F. R. ; JACONDINO, E.N . A medicalização da educação: Produção de verdades e de sujeitos escolares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ORTEGA, F. R. . Psicomotricidade na Educação Infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ORTEGA, F. R. . Maternidade: Concepções Históricas e sua relação com a escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ORTEGA, F. R. . Distúrbio de Aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ORTEGA, F. R. . Medicalização na Educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ORTEGA, F. R. . Adaptação Escolar e o Comportamento Infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
ORTEGA, F. R. . Brincar de faz de conta melhora o desenvolvimento em crianças. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ORTEGA, F. R. ; JACONDINO, E.N ; Tombini, L . 'GD 6 - Poder e violência. Prof Dr Eduardo Nunes Jacondino. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ORTEGA, F. R. . As Dificuldades de Aprendizagem na Escola Atual: Desafios e Possibilidades. 2015. .
ORTEGA, F. R. . Psicomotricidade na Educação Infantil. 2015. .
ORTEGA, F. R. . Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ORTEGA, F. R. ; Marchiore, Giovana . II Curso de Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva. 2012. .
ORTEGA, F. R. ; Marchiore, Giovana . I Curso de Aperfeiçoamento Educacional em Educação Inclusiva. 2010. .
ORTEGA, F. R. ; Ferreira, B.M Regina . Um Olhar dos Adolescentes Privados de Liberdade acerca da medida Sócio Educativa de Internação oferecida pelo Centro Educacional Regional de Chapecó. 2005. (Relatório de pesquisa).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de Santo Antonio do Sudoeste. , Avenida Brasil, Centro, 85710000 - Santo Antônio do Sudoeste, PR - Brasil, Telefone: (46) 35638000
Experiência profissional
2008 - Atual
Prefeitura Municipal de Santo Antonio do SudoesteVínculo: , Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40
2020 - 2020
Prefeitura Municipal de Santo Antonio do SudoesteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária Municipal de Educação, Carga horária: 40
2014 - 2016
Prefeitura Municipal de Santo Antonio do SudoesteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente do Conselho Municipal de Educação, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - Atual
Consultório ClínicoVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 4
Outras informações:
Prestação de Serviço em Consultório Privado. Atendimento Clínico.
2009 - 2011
Prefeitura Municipal de MaravilhaVínculo: , Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20
2007 - 2009
VGA Industrial LtdaVínculo: Gerente de Recursos Humanos, Enquadramento Funcional: Psicóloga no departamento de Recursos Humanos, Carga horária: 20
2019 - 2020
Secretaria de Educação do Estado do ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3
2022 - Atual
UNETRI FaculdadesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação Núcleo de Apoio ao Estudante-NAE, Carga horária: 2
2021 - Atual
UNETRI FaculdadesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3
2022 - Atual
Universidade Estadual do Oeste do ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 24
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fabíola Regina Ortega e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?