Jiusimar dos Santos Silva

Possui graduação em Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Salvador (2010). Atualmente é coordenação de projetos - Wetron Automação LTDA. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação

Informações coletadas do Lattes em 07/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Engenharia de Software

2012 - Atual

Universidade Salvador

Graduação em Bacharel em Ciência da Computação

2006 - 2010

Universidade Salvador
Orientador: Thomas Araújo Buck

Curso técnico/profissionalizante

2003 - 2005

SENAI - CIMATEC
Bolsista do(a): Fieb.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos.

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - Atual

Wetron Automação Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos Elétricos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Função: Coordenação de projetos elétricos e de softwares. A Wetron é uma empresa de médio porte de origem alemã, aqui no Brasil possuí matriz em São Paulo, filial em Curitiba e Camaçari, trabalha na engenharia de projetos para o ramo automotivo e de auto peças. Atualmente estou trabalhando em alguns projetos de ampliação da Ford (nova linha de montagem de carroceria para o B515) na área do Body Shop e Pintura. Esses projetos incluem: transportadores aéreos de laterais, transportadores de carroceria e células robotizadas de solda ponto com robôs Kuka. Como coordenador participo de todas as etapas do desenvolvimento do projeto: gerenciamento da equipe e divisão dos trabalhos, alem de realizar atividades técnicas relacionadas com a minha formação como: projeto elétrico em E-plan ou AutoCad, especificação de materiais, acompanhamento de compras, instalação elétrica, programação e configuração de equipamentos (PLC, inversores de frequência, módulos de redes Ethernet e sistema de supervisão).

2005 - 2008

ABB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Eletrônico de manutenção, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Função: Eletrônico de manutenção. Empresa que presta serviços na área de manutenção industrial em diversos tipos de maquinas industrias e desenvolve soluções em automação para diversos ramos da industria. Realizei manutenção preventiva e corretiva em Robôs ABB, painéis elétricos, painéis de robô, motores ac, dispositivos eletro-pneumaticos como válvulas direcionais, de retenção, controle de fluxo, cilindros, manutenção em redes DeviceNet, ControNet e plc Rockwell.

2005 - 2005

Automação Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico em automação, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Função: Tec. Mecatrônica. Empresa que presta serviços na área de manutenção elétrica e eletrônica em diversos tipos de maquinas industrias e desenvolve soluções em automação para diversos ramos da industria. Prestei manutenção em empresas de diversos ramos, de processos contínuos e discretos, tendo a oportunidade de trabalhar especificando equipamentos para aquisição de dados e controle dessas variáveis em campo, como termopares, conversores A/D, resistências, reles de estado sólido e controladores de temperatura, projetando testes elétricos de lâmpadas e quadros de comando, tendo a oportunidade de trabalhar inversores de freqüência, softstarter e programar diversos PLC s (Rockwell, Siemens entre outros).