Sara Pereira Lopes

possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1972), mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor livre-docente e Diretora Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em Interpretação Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: vocalidade poética, interpretação teatral, poética vocal, canção popular e interpretação vocal.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes

1995 - 1997

Universidade de São Paulo
Título: Diz isso cantando! A vocalidade poética e o modelo brasileiro.
Orientador: Fausto Fuser
Palavras-chave: Vocalidade; Técnica Vocal; Teatral; canção popular.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Interpretação Teatral. Setores de atividade: Outros Setores.

Mestrado em Artes

1991 - 1993

Universidade Estadual de Campinas
Orientador: Niza de Castro Tank
Palavras-chave: canção popular; ação vocal; fala brasileira; Expressão Vocal.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Preparação Vocal. Setores de atividade: Educação Superior; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Graduação em Ciências Sociais

1969 - 1972

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Preparação Vocal.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Canto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Forum Permanente de Extensão Universitária.Cultura, Diversidade e Magia. 2009. (Outra).

60ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC - UNICAMP.Coordenação das atividades culturais. 2008. (Encontro).

XV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. O Poema no Trabalho de criação vocal/cênica do ator. 2007. (Congresso).

39º Festival Internacional de Londrina - FILO 2006.Oficina "Voz e Fala em função poética". 2006. (Outra).

Congresso Interno de Iniciação Científica. Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. 2003. (Congresso).

Forum Permanente de Arte & Cultura.Forum Permanente de Arte & Cultura: Produção Cultural. 2003. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Carlos Alberto Silva

Martins, J.B. Dal Farra; Lopes,S.; Lopes. E.S.. Vozes, música, ação: Dalcroze em cena. Conexões entre ritmica e encenação. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Manoel Levy Candeias

ALMEIDA, Márcio Aurélio Pires de;LOPES, S. P.. Um ator em movimento: Renato Borghi. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Unicamp.

Aluno: Solange Aparecida Dias

LOPES, S. P.; FABRINI, Verônica. Curto-circuito entre o dramaturgo-encenador e o ator: a composição cênica de Cantos Periféricos. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Unicamp.

Aluno: David Mafra

LOPES, S. P.; BRITO, Rubens José Souza. Raul Cruz: um encenador contemporâneo. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ester Rodrigues Fernandes Leal

LOPES, S. P.; SANTOS, R.. O acompanhamento ao Piano para Coro Infantil. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: MARIA NAZARÉ ROCHA DE ALMEIDA

LOPES, S. P.; KAYAMA, Adriana Giarola. Oswaldo de Souza: uma análise poético-musical de suas canções para canto e piano. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria de Fátima Estelita Barros

LOPES, S. P.; KAYAMA, Adriana Giarola. Waldemar Henrique: folclore, texto e música num único projeto - a Canção. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniela Varotto

LOPES, S. P.; ORIENTADORA, I. F. S.. Fisicidade e Imaginação: a construção do corpo-mente organico do ator. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alessandra Guedes Rondina

LOPES, S. P.. Atuação fonoaudiológica na preparação vocal do ator: trabalhando a função da voz poética. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Patrick G

FARIA, Sergio Coelho Borges;LOPES, S. P.. W. Campbell. A Voz Integrada: uma análise das proposições de Grotowski, Barba e Staniewski para o treinamento vocal e sua aplicação na preparação do ator. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gerson Praxedes Silva

LOPES, S. P.; CANDEIAS, M. L. L.. Um Teatro Buscante - Estudo de Caso. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Carolina da Rocha Mundim

LOPES, S. P.; SPERBER, Suzi Frankl; SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Dança da Personagem: um estudo do movimento e da ação no contexto da linguagem contemporânea. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alessandra Guedes Rondina

LOPES, S. P.; ALMEIDA, Verônica Fabrini Machado de; SILVA, Eusébio Lobo da. Voz Poética: Trabalhando a Função Representativa da Voz. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Theda Cabrera Gonçalves

FABRINI, Verônica;LOPES, S. P.; SPERBER, Suzi. A linha de ações físicas do ator: a conexão entre gestos, som e palavra. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Renata de Lima Silva

SILVA, Eusébio Lobo da;LOPES, S. P.; SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Mandinga de Rua: a construção de um corpo cênico a partir de elementos da cultura popular urbana. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Janaína Trasel Martins

LOPES, S. P.; MOSTAÇO, Edélcio; FALEIRO, J. R.. A integração corpo-voz na arte do ator. 2004. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Cecília de Almeida Borges

LOPES, S. P.; Zan, José Roberto; Silva, Eusébio Lobo da. Dando Corpo à Palavra: Um exercício cênico sobre a voz.. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fernando Manoel Aleixo

LOPES, S. P.; SPERBER, Suzi Frankl; GUIMARAES, M. A. B.. Corporeidade da Voz: Estudo da Vocalidade Poética.. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Theda Cabrera Gonçalves

LOPES, S. P.; ALMEIDA, Verônica Fabrini Machado de. Uma aprendizagem de sabores: a palavra cênica construída a partir da conexão entre movimento, emoção e voz. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Christiane Lafayette dos Santos

LOPES, S. P.. Uma nova poética musical e a ordenação tempo x espeço na ação teatral. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Carolina da Rocha Mundim

LOPES, S. P.. Dança da Personagem: um estudo do movimento e da ação na Linguagem Contemporânea. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: André Carrico

BRITO, Rubens José Souza;LOPES, S. P.; VENEZIANO, Neyde. Comédia Popular Brasileira: Um modelo de comicidade da obra de Luís Alberto de Abreu. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniela Varotto

SANTOS, Inaicyra Falcão dos; SILVA, Eusébio Lobo da;LOPES, S. P.. Presença cênica: um diálogo entre as danças tradicionais gaúchas e o trabalho do ator proposto por Mikhail Tchecov. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alexandre Cesar Caetano

ALMEIDA, Verônica Fabrini de;LOPES, S. P.; ZAN, José Roberto. O Intérprete em Repercussão - Possibilidade da realização poética da cena por meio de estímulos ritmicos. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Isa Maria Faria Trigo

BIÃO, Armindo Jorge Carvalho;LOPES, S. P.; FARIA, Sergio Coelho Borges; RANGEL, Sonia Lucia. Máscaras Cênicas Baianas: Estudo, Criação e Experimentação da Máscaras em Atores Locais. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fernando Manoel Aleixo

LOPES, S. P.; SPERBER, Suzi; COHEN, Renato. Corporeidade da Voz: Proposta de uma Vocalidade Poética. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria de Fátima Estelita Barros

KAYAMA, Adriana Giarola;LOPES, S. P.; BARONI, Silvio Ricardo. Lendas Amazônicas - Waldemar Henrique: Condições sobre Interpretação. 2003. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Paula Yamakawa Godoy

REILY, Lucia Helena;LOPES, S. P.; MATOS, Evandro Gomes de. Desmascarando os Eus: a utilização de máscaras em grupo de terapia. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Mariane Magno Ribas

LOPES, S. P.; VASSINA, Elena; SILVA, Eusébio Lobo da. O Ator, um organismo consciente em ação. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Clarice Lima Rodrigues

LOPES, S. P.; RODRIGUES, M. C. L.; ORIENTADORA, N. C. T.. O Registro Vocal Grave Feminino: Construindo o Personagem nas Óperas de Rossini. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adriana Dal Forno

LOPES, S. P.; FORNO, A. D.; PRES, I. F. S.. A Organicidade do Ator. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Moacir Ferraz de Carvalho Filho

Lopes,S.; CARVALHO FILHO, M. F.; FABRINI, Verônica; FUSER, F.. A Voz parte do Corpo. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cecília de Almeida Borges

LOPES, S. P.; CAB; ZAN, José Roberto; BRITO, R. J. S.. Dando Corpo à Palavra: uma Poética da Voz. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Elisabeth Ratzersdorf

LOPES, S. P.; ORIENTADORA, N. C. T.. O soprano Ligeiro na ópera: sua arte e otimização de sua técnica. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Paula Ymakawa Godoy

LOPES, S. P.; REILLY, Lucia. Desmascarando os Eus: uma proposta de integração entre Arte e Psicologia. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Cristina Pinto

LOPES, S. P.; PINTO, M. C.; ORIENTADOR, E. L. S.. Os elementos do espetáculo de dança na Experiência Criativa do Dançarino Autor. 2001. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lara Rodrigues Machado

LOPES, S. P.; MACHADO, L. R.; ORIENTADORA, I. F. S.. Capoeira e Dança na Educação de Adolescentes. 2001. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniela Isabel Kuhn

KUHN, D. I.;LOPES, S. P.; ORIENTADORA, I. F. S.. No Rastro da Carreta, no Rastro da Dança. 2001. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Moacir Ferraz de Carvalho Filho

LOPES, S. P.; CARVALHO FILHO, M. F.. A Voz: Parte do Corpo. 2001. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Mariane Magno Ribas

LOPES, S. P.RIBAS, M. M.. Trabalho Vocal do Ator: A Organicidade Gerada na Ação. 2001. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adriana Dal Forno

FORNO, A. D.;LOPES, S. P.; ORIENTADOR, I. F. S.. A Organicidade do Ator. 2000. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adilson Siqueira

LOPES, S. P.; SIQUEIRA, A.; ORIENTADOR, E. L. S.. Busca e Retomada: um Método para a Construção da Personagem pelo Ator-Bailarino. 1999. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Renato Ferracini

LOPES, S. P.; FERRACINI, R.; ORIENTADOR, I. S. B.. A Arte de não-interpretar como Poesia Corpórea do Ator. 1998. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcelo Ramos Lazzaratto

FABRINI, Verônica; ALMEIDA, Márcio Aurélio Pires de; RAMOS, L. F.; TELESI, S.; Lopes,S.. Arqueologia do Ator: personagens e heterônimos. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Unicamp.

Aluno: Flávia Domitila Costa Morais

Duarte Jr, JF; FABRINI, Verônica;LOPES, S. P.; Santos, Marcos Ferreira dos; Barbosa, Severino A. Moreira. O teatro elizabetano como ativismo sociocultural. 2008. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: João André Brito Garboggini

LOPES, S. P.; PASSOS, A. F. C.; BOLOGNESI, M.. Qorpo Santo - Lanterna de Fogo: Compêndio dramatúrgico em Parágrafos e Imagens. 2008. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alberto José Vieira Pacheco

KAYAMA, Adriana Giarola;LOPES, S. P.. Cantoria Joanina: A prática vocal carioca e a influência da Corte de D. João VI. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Unicamp.

Aluno: Inês Vieira Bogéa

Navas, Cassia; SANTOS, Inaicyra Falcão dos;LOPES, S. P.. Ivaldo Bertazzo: Dançar para aprender o Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Newton Freire Murce Filho

LEITE, Nina Virgínia de Araújo;LOPES, S. P.. Corpoiético: um ator, uma escrita. 2006. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Márcia Rafaela Arnold

LOPES, S. P.. Implicações do Estilo de Fala da Manchete Noticiosa Radiofônica sobre Parâmetros Acústicos Vocálicos e Prosódicos no Português Brasileiro. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Isa Maria Faria Trigo

LOPES, S. P.; FARIA, Sergio Coelho Borges; BIÃO, A.. No pulso do ator: treinamento e criação de máscaras baianas. 2005. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Meran Muniz da Costa Vargens

LOPES, S. P.; FARIA, Sergio Coelho Borges. O Exercício da Expressão Vocal para o alcance da Verdade Cênica: construção de uma proposta metodológica para a formação do ator.. 2005. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Paulo Sérgio de Andrade Bareicha

LOPES, S. P.; ORIENTADOR, C. G.. Representações sociais do Teatro. 2004 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Márcia Aparecida Baldin Guimarães

TANK, Niza de Castro;LOPES, S. P.. O Canto Coletivo na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: josé lessa

LOPES, S. P.; LESSA, J.. Cultura Brasileira: Teatro e Televisão em São Paulo - anos 40 e 50. 2001. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eduardo Tessari Coutinho

LOPES, S. P.; COUTINHO, E. T.; ORIENTADOR, C. G.. Uma Cena Precisa - Procedimentos para uma Cena quase pronta. 2000. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Nilthe Miriam Pirotta

LOPES, S. P.; PIROTTA, N. M.; ORIENTADOR, F. F.. O Melos Dramático: a gênese do Teatro Musical Moderno. 1998. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Clodoaldo Medina Junior

VENEZIANO, Neyde;LOPES, S. P.. Bem-vindos à nossa história! Teatro Experimental de Comédia de Araraquara - 1955-1962. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Virginia Maria de Souza Maisano Namur

VENEZIANO, Neyde;LOPES, S. P.; BOLOGNESI, M.. Dercy Gonçalves - o corpo torto do teatro brasileiro. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Eliana Kefalás Oliveira

SPERBER, Suzi Frankl; Lopes,S.; Silva, E.T.. Corpo a Corpo com o texto literário. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística aplicada) - Unicamp.

Aluno: Mariane Magno Ribas

LOPES, S. P.; FABRINI, Verônica; PASSOS, A. F. C.; QUILICCI, C.. Memória e Repetição: dos fragmentos à unidade. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Unicamp.

Aluno: João André Brito Garboggini

BRITO, R. J. S.;LOPES, S. P.. A dramaturgia brancaleônica de Qorpo Santo. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Unicamp.

Aluno: Flávia Domitila Costa Morais

Duarte Jr, JF; FABRINI, Verônica;LOPES, S. P.. O Teatro Elisabetano como ativismo Sociocultural. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cláudia Maria França Silva Gozzer

do Valle, Marco; Morethy, Maria de Fátima;LOPES, S. P.. Identidades Incompletas: auto-representações contemporâneas em Artes Visuais. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carlos Augusto Nunes Camargo

Weiss, Luise;LOPES, S. P.. Minhas mortes: encontros poéticos suspensos no tempo. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fábio Cardozo de Mello Cintra

LOPES, S. P.; VENDRAMINI, José; PUPO, Maria Lucia. Por uma educação musical do ator. 2004 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Yaskara Donozeti Manzini

LOPES, S. P.. Da porteira pra dentro / da porteira pra fora: inter(-)ações entre dança sagrada e contemporânea. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Meran Vargens

LOPES, S. P.. O Exercício da Expressão Vocal para o Alcance da Verdade Cênica. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gerson Praxedes Silva

LOPES, S. P.. Direção de Atores: Um estudo sobre a relação diretor/ator com base nas encenações teatrais do Diretor Celso Nunes. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marilia Soares Vieira

LOPES, S. P.; VIEIRA, M. S.. Técnica Energética: Fundamentos Técnicos Corporais de Expressão e Movimento. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rubens José Souza Brito

LOPES, S. P.; BRITO, Rubens José Souza; ORIENTADOR, J. G.. Dos Peões ao Rei: O Teatrop Épico-Dramático de Luís Alberto de Abreu. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de São Paulo.

LOPES, S. P.; SANTOS, M. T. L.; TELESI, S.. Provimento de função de Professor Associado - categoria MA II, nível D - na Área de Processos em Composição Artística nas disciplinas AC 509 e AC 609, Interpretação III e IV. 2005. Universidade Estadual de Campinas.

LOPES, S. P.; SILVA, Eusébio Lobo da; BOLOGNESI, M.. Provimento de uma função de Professor Associado - categoria MA II, nível D - na Carreira do Magistério Artístico, na Área de Práticas Interpretativas, nas disciplinas AC 310 e AC 410, Dança: Folclore Brasileiro I e II do Departamento de Artes Cênicas. 2005. Universidade Estadual de Campinas.

MOSTAÇO, Edélcio;LOPES, S. P.. Edital nº 02/2005, na Área de Prática Teatral - Voz, do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes. 2005. Universidade do Estado de Santa Catarina.

LOPES, S. P.. Concurso Público na Carreira do Magistério Superior, Classe Assistente. 2004. Universidade Federal da Bahia.

LOPES, S. P.; TRAGTENBERG, L. R.; BELTRAMI, V.. Provimento de cargo de Professor Colaborador. 2003. Universidade do Estado de Santa Catarina.

LOPES, S. P.; ALMEIDA, Márcio Aurélio Pires de; PUPO, Maria Lucia. Provimento de Cargo de Professor Doutor. 2003. Universidade Estadual de Campinas.

LOPES, S. P.; TANK, Niza de Castro; HERR, Martha. Provimento de Cargo de Professor Assistente. 2003. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

LOPES, S. P.; BIÃO, A.; SÉRGIO, A.. Provimento de cargo de Professor Assistente na Universidade Federal da Bahia. 2002. Universidade Federal da Bahia.

LOPES, S. P.; SARAIVA, H.; HACKLER, E.. Provimento de cargo de Professor Assistente. 2002. Universidade Federal da Bahia.

LOPES, S. P.. Provimento de Cargo de Professor na área/subárea Teatro/Interpretação Teatral do Departamento de Arte do Centro de Educação Comunicação e Artes. 2001. Universidade Estadual de Londrina.

LOPES, S. P.; ZARATINI, T.; VENDRAMINI, José. Contratação de docente na categoria de Assistente, na área de Expressão Vocal do Depto de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes. 2001. Universidade de São Paulo.

LOPES, S. P.. Provimento de Cargo de Professor na área/subárea Teatro/Interpretação do Departamento de Arte do Centro de Educação, Comunicação e Artes. 2000. Universidade Estadual de Londrina.

LOPES, S. P.. Provimento de Função de Professor Assistente, Categoria MA I, Nível A, da Carreira do Magistério Artístico, nas disciplinas AC 309 e 409, Interpretação I e II do Depto de Artes Cênicas do Instituto de Artes. 1999. Universidade Estadual de Campinas.

LOPES, S. P.. Provimento de Cargo de Professor Assistente Doutor na área de Produção, nas disciplinas MU 132 e 232, Trilhas Sonoras I e II do Depto. de Musica do Instituto de Artes. 1999. Universidade Estadual de Campinas.

LOPES, S. P.. Provimento de Cargo de Professor Assistente Doutor na disciplina AM 537, Multimeios e Significação do Depto de Multimeios do Instituto de Artes. 1999. Universidade Estadual de Campinas.

LOPES, S. P.. Provimento de Cargo de Professor Assistente Doutor na disciplina AD 109, Elementos de Música: Rítmica I, na área de Iniciação Musical do Depto. de Artes Corporais do Instituto de Artes. 1999. Universidade Estadual de Campinas.

LOPES, S. P.. Preenchimento de Cargo de Professor Assistente, Referência I, na Área de Elementos Visuais e Sonoros do Espetáculo, do Depto de Teoria da Arte e Expressão Artística. 1999. Universidade Federal de Pernambuco.

LOPES, S. P.; SANTOS, Inaicyra Falcão dos; VENEZIANO, Neyde; PUPO, Maria Lucia. Provimento de Função de Professor Assistente da Carreira do Magistério Artístico - Categoria MA I, nível A - nas disciplinas AC 107 e AC 207, Improvisação I e II do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes. 1999. Universidade Estadual de Campinas.

LOPES, S. P.; SILVA, Eusébio Lobo da; COHEN, Renato; RODRIGUES, G.; RAMOS, L. F.. Provimento de Função de Professor Assistente - Categoria MA I, nível A - da Carreira do Magistério Artístico nas disciplinas AC 522 e 622, Mímica I e II do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes. 1999. Universidade Estadual de Campinas.

LOPES, S. P.. Preenchimento de cargo de Professor auxiliar, Referência 1, área de Técnica vocal, Depto. Teoria da Arte e Expressão Artística. 1997. Universidade Federal de Pernambuco.

LOPES, S. P.; SILVA, Eusébio Lobo da. Concurso de Livre-docência na Área de Processo Criativo em Composição Artística, disciplinas AP 404, 504, 604 -Desenho Artístico IV, V, VI. 2006. Universidade Estadual de Campinas.

LOPES, S. P.. Área: Fundamentos teóricos das Artes. Conjunto da obra. 2006. Departamento de Artes Cênicas.

LOPES, S. P.; SANTANA, M.. Processo Seletivo na função Professor Assistente - categoria MA II, nível D - na área de Práticas Interpretativas na disciplina AC 511, Expressão Vocal III, do Departamento de Artes Cênicas. 2005. Universidade Estadual de Campinas.

LOPES, S. P.; DIAS, José da Silva; VENDRAMINI, José. Comissão para análise e parecer sobre solicitação de Notório saber do Professor João Antônio Lima Esteves - Universidade de Brasília. 2003. Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Neyde de Castro Veneziano Monteiro

VENEZIANO, Neyde; TANK, N. C.; FUSER, F.. É Brasileiro, já passou de Português: por uma fala teatral brasileira. 1994. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Gisele Alves Nunes

Trabalho vocal e práticas de subjetividade; Início: 2010; Dissertação (Mestrado profissional em Artes) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Miriam Fontana

Cena e encantaria; Início: 2010; Dissertação (Mestrado profissional em Artes) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Liana Ferraz Diniz

Da utilização de poemas na investigação do trabalho vocal do ator; Início: 2009; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Isabela de Oliveira Graeff

Corpos em cena; Início: 2008; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Regina Helena Cunha Mota Maier

AVoz cantada e sua relação com o corpo; Início: 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Unicamp; (Orientador);

VANIA SANCHES PAJARES

Versão brasileira de um musical originalmente em inglês: uma adaptação poética; Início: 2008; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Maria de Fátima Estelita Barros

O canto como experiência; Início: 2008; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Daniel Reis Plá

A presença do ator como a arte de estar atento; Início: 2007; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Unicamp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Marlene Fortuna

Início: 2007; Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo;

Suzana Carneiro Thomaz da Silva

Cantarolando a poesia da voz; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Alessandra Guedes Rondina

Atuação fonoaudiológica na preparação vocal do ator; 2005; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Solange Aparecida Dias

Curto-circuito entre o Dramaturgo-encenador e o ator: a composição cênica de Cantos Periféricos; 2005; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Cecília de Almeida Borges

Dando Corpo à Palavra: um exercício cênico sobre a voz; 2004; 71 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Fernando Manoel Aleixo

Corporeidade da Voz: Proposta de uma Vocalidade Poética; 2004; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Ana Carolina da Rocha Mundim

Dança da Personagem: um estudo do movimento e da ação na linguagem contemporânea; 2004; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Christiane Lafayette dos Santos

Uma nova poética musical e a ordenação tempo x espeço na ação teatral; 2004; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Mariane Magno Ribas

O Ator, um organismo consciente em ação; 2003; 135 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Moacir Ferraz de Carvalho Filho

A Voz Parte do Corpo; 2002; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sara Pereira Lopes;

João André Brito Garboggini

Qorpo Santo: Lanterna de Fogo; 2008; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Márcia Cristina Baltazar

Corpo que sente, age e pensa; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Renata de Lima Silva

O Corpo Limiar e as Encruzilhadas: a Capoeira Angola e os Sambas de Umbigada no processo de criação da Dança Contemporânea; 2006; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Unicamp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Fernando Manoel Aleixo

Vocabulário Poético do Ator; 2005; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Mariane Magno Ribas

Da Fragmentação à Unidade: o imaginário como elo entre o real e o simbólico na criação da mise-en-scène; 2005; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Yedda Carvalho Chaves

2008; Unicamp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Sara Pereira Lopes;

Fernanda Januzzelli

O que os olhos vêem o coração sente; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Luara Pepita de Cardoso e Mendes

A canção e a fala teatral; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Bruno Naia dos Santos Spitaletti

O diálogo cômico entre o Branco e o Augusto; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Liana Ferraz Diniz

Ouvir vendo: praticando o poema como recurso de criação cênica; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Unicamp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Wallyson Piedade Rodrigues

Crise da palavra: fisicalidade vocal no século XX; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Unicamp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Wallyson Piedade Rodrigues

A palavra no trabalho do ator: funções históricas e sistematizações pedagógicas; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Liana Ferraz Diniz

O Poema na Criação Vocal/Cênica do Ator; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Unicamp, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Gisele Alves Nunes

A Corporeidade na Narração; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Unicamp, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Natasha de Almeida Souza Goulart Machado

Produção Sonora/Vocal em Construção Poética; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Unicamp, Unicamp; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Juliano Casimiro Camargo Sampaio

O princípio básico da voz em movimento; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Gisele Alves Nunes

A corporeidade na narração; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Leandro Henrique Ribeiro Ivo

Formas populares de manifestações culturais: a narração; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Natasha Goulart Machado

Imaginário do Ator: do conceito à materialização; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Unicamp; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Juliano Casimiro de Camargo Sampaio

A música como instrumento potencializador da voz do ator; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Nei Viegas Mariz de Oliveira Pelizzon

A música como instrumentalização do ator; 2003; 80 f; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Fernando Manoel Aleixo

Movimento e Fala: um exercício para a voz do ator; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sara Pereira Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Neyde de Castro Veneziano Monteiro

Diz isso cantando! A vocalidade poética e o modeli brasileiro; ; 1997; 141 f; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Coorientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Lopes,S. . Do canto popular e da fala poética. Sala Preta (USP) , v. 7, p. 19-24, 2007.

  • LOPES, S. P. . Encarnando o verbo. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP , v. 09, p. 63-68, 2007.

  • BALTASAR, Marcia ; LOPES, S. P. . O acontecimento da voz. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP , v. 09, p. 69-72, 2007.

  • ALEIXO, F. M. ; LOPES, S. P. . De corpo e alma na arte: breve reflexão sobre o conceito de corporeidade. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP , v. 08, p. 151-156, 2006.

  • RIBAS, M. M. ; LOPES, S. P. . Deixando de ser ator. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP , v. 8, p. 157-162, 2006.

  • LOPES, S. P. . A Voz de Alguém. Expressão (Santa Maria) , UFSM/RS, v. 1, p. 34-38, 2005.

  • LOPES, S. P. . A voz em sua função poética. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP , Instituto de Artes da Unicamp, v. 7, n.1, p. 91-99, 2005.

  • LOPES, S. P. . Sobre voz e fala poética à brasileira. Cadernos do GIPE-CIT (UFBA) , v. 13, p. 1-1, 2004.

  • LOPES, S. P. . Assim falou a Revista. O Percevejo , v. 13, p. 42-53, 2004.

  • LOPES, S. P. . Assim falou a Revista. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP , UNICAMP/Campinas, v. 6, n.2, p. 109-117, 2003.

  • LOPES, S. P. . A Construção da Vocalidade Poética. Expressão (Santa Maria) , UFSM/RS, v. 1, n.1, p. 21-25, 2003.

  • LOPES, S. P. . A Construção e as Construções do Homem. Ângulo (Lorena) , Lorena - São Paulo, p. 10-13, 2002.

  • LOPES, S. P. . A Construção e as Construções do Homem. Expressão (Santa Maria) , Santa Maria - RG, v. 1, p. 5-7, 2001.

  • LOPES, S. P. . A LETRA E A VOZ. Cadernos da Pós Graduação do Instituto de Artes da Unicamp, v. X, p. 19-21, 1998.

  • TANK, Niza de Castro ; LOPES, S. P. . Minhas pobres canções de Antonio Carlos Gomes. 1. ed. São Paulo: ALGOL Editora, 2006. v. 1. 449p .

  • LOPES, S. P. . DEUS TERRA. 1. ed. CAMPINAS: EDITORA KOMEDI, 1998. v. 1. 522p .

  • LOPES, S. P. . Sobre a voz em sua função poética. In: Narciso Telles; Adilson Florentino. (Org.). Cartografias do Ensino do Teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009, v. 01, p. 271-279.

  • NUNES, Gisele Alves ; LOPES, S. P. . XIV Congresso Interno de Iniciação Científica - Pibic?CNPq?Unicamp. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • IVO, Leandro Henrique Ribeiro ; LOPES, S. P. . XIV Congresso Interno de Iniciação Científica-Pibic/CNPq/Unicamp. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, S. P. . A Arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LOPES, S. P. . Fala, discurso e texto no Teatro de Shakespeare. 2008. (Palestra).

LOPES, S. P. . A Voz e a Palavra em Função Poética. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LOPES, S. P. ; TANK, Niza de Castro . Voz e Respiração. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LOPES, S. P. . Voz e fala em função poética. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LOPES, S. P. . Preparação Vocal para atores do espetáculo Cassiano Ricardo, o Martim Cererê da Cia Teatro da Cidade. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Menezes, S. ; LOPES, S. P. . Pedro e o Lobo. 2010. (Apresentação de obra artística/Musical).

Hashimoto, F. ; FABRINI, Verônica ; LOPES, S. P. . A História do Soldado. 2009. (Apresentação de obra artística/Musical).

LOPES, S. P. . O Teatro de Revista Brasileiro. 2004. (Apresentação de obra artística/Teatral).

LOPES, S. P. . Diz Isso Cantando - Um Recital Popular Brasileiro. 2004. (Apresentação de obra artística/Musical).

LOPES, S. P. ; ROWLANDS, P. . A Canção Brasileira. 2004. (Apresentação de obra artística/Musical).

LOPES, S. P. ; TEMPOS, Grupo Bons ; MATSUDA, Ricardo . Ari, o Brasileiro. 2003. (Apresentação de obra artística/Musical).

LOPES, S. P. ; OSCAR, Jorge . Ari Hoje: uma homenagem. 2003. (Apresentação de obra artística/Musical).

LOPES, S. P. ; VENEZIANO, Neyde . Revistando o Teatro de Revista. 2003. (Apresentação de obra artística/Musical).

LOPES, S. P. ; ROWLANDS, P. . Ariraribóia. 2002. (Apresentação de obra artística/Musical).

LOPES, S. P. ; ROWLANDS, P. . Diz isso cantando. 2002. (Apresentação de obra artística/Musical).

LOPES, S. P. ; PACHECO, A. . serTÃO só: Fausto - Concerto de Formatura. 2002. (Apresentação de obra artística/Musical).

LOPES, S. P. ; OSTERGREEN, E. . Egmont. 2001. (Apresentação de obra artística/Musical).

LOPES, S. P. . A Vida em Jogo. 2000. (Apresentação de obra artística/Teatral).

LOPES, S. P. ; ROWLANDS, P. . Diz isso Cantando - Recital popular brasileiro. 2000. (Apresentação de obra artística/Musical).

LOPES, S. P. . Direção Cênica de "Saudades da Bahia". 2000. (Apresentação de obra artística/Musical).

LOPES, S. P. ; ROWLANDS, P. . Cidade Atravessada. 1999. (Apresentação de obra artística/Musical).

LOPES, S. P. ; CAVRELL, H. . Sub solo. 1999. (Apresentação de obra artística/Coreográfica).

LOPES, S. P. ; VENEZIANO, Neyde . Geração Trianon. 1998. (Apresentação de obra artística/Teatral).

LOPES, S. P. . "Inauguração e Mostra de Dança do Estúdio XXI". 1998. (Apresentação de obra artística/Coreográfica).

LOPES, S. P. . RECITAL DE CANÇÕES DO TEATRO DE REVISTA. 1998. (Apresentação de obra artística/Musical).

LOPES, S. P. . EM DUAS OU TRÊS VEZES. 1998. (Apresentação de obra artística/Coreográfica).

LOPES, S. P. . "A BELA E A FERA", adaptação e direção Helcio Henrique.. 1998. (Apresentação de obra artística/Teatral).

LOPES, S. P. . Nhô Tonico. 1997. (Apresentação de obra artística/Outra).

LOPES, S. P. ; VENEZIANO, Neyde . A Casa de Bernarda Alba. 1997. (Apresentação de obra artística/Teatral).

LOPES, S. P. ; ROWLANDS, P. . Diz isso cantando.. 1997. (Apresentação de obra artística/Musical).

LOPES, S. P. ; ROWLANDS, P. . Meu caro amigo, Chico Buarque. 1996. (Apresentação de obra artística/Musical).

LOPES, S. P. ; ROWLANDS, P. . Fragmentos de um discurso Brechtiano. 1996. (Apresentação de obra artística/Musical).

LOPES, S. P. ; VENEZIANO, Neyde . Yerma. 1996. (Apresentação de obra artística/Teatral).

LOPES, S. P. ; SIMÕES, P. . A Dança da Morte. 1996. (Apresentação de obra artística/Teatral).

LOPES, S. P. ; ROWLANDS, P. . O Brasil dos Poetas. 1996. (Apresentação de obra artística/Musical).

LOPES, S. P. ; CAVRELL, H. . Buscando Lilith. 1996. (Apresentação de obra artística/Coreográfica).

LOPES, S. P. ; MONTEIRO, P. ; SOARES, A. ; CARVALHO FILHO, M. F. ; RIBAS, M. M. ; BORGES, C. A. . Diz isso cantando - A Canção no Teatro Musical Brasileiro. 1995. (Apresentação de obra artística/Teatral).

LOPES, S. P. . A Rua das Rimas. 1995. (Apresentação de obra artística/Teatral).

LOPES, S. P. . Para que servem as estrelas. 2005 (Gravação, em áudio de narração para espetáculo de dança).

LOPES, S. P. . O céu uniu dois corações. 2005 (Preparação vocal de atores).

LOPES, S. P. ; MANZOLLI, J. . Música Eletroacústica brasileira, vol.III - Objetos Afetos. 2004 (Gravação em CD).

LOPES, S. P. . Da Zanza à Marcha, da Luta à Terra. 1997 (Vídeo-Documentário: Locução).

LOPES, S. P. ; LAZARETTI, W. . Prontos para Amar. 1996 (Filme de Animação - Locução).

LOPES, S. P. . A Voz do Melodrama. 2005 (Curso de Curta Duração) .

LOPES, S. P. . A função da Voz e da Palavra na Poética da Dramaturgia Contemporânea. 2005 (Palestra) .

LOPES, S. P. . A função poética da Voz e da Palavra. 2005 (Curso de Curta Duração) .

LOPES, S. P. . Poéticas da Voz: Oralidade e Cordel. 2005 (Palestra) .

LOPES, S. P. . A Voz e a Fala em sua função poética. 2004 (Curso de Curta Duração) .

LOPES, S. P. . Expressão Vocal para aCena. 2003 (Curso de Curta Duração) .

LOPES, S. P. . Teatro Musical Brasileiro: A Perspectiva daVoz. 2003 (Palestra) .

LOPES, S. P. ; VENEZIANO, Neyde . Revistando o Teatro de Revista. 2003 (Palestra) .

LOPES, S. P. ; GODOY, Ana Paula Yamakawa ; MATOS, Evandro Gomes de . Colaboradora nas atividades do NATA - Núcleo de Atendimento dos Transtornos de Ansiedade. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

LOPES, S. P. ; VENEZIANO, Neyde ; FERRARA, Sergio . 45º Festa - Festival Santista de Teatro Amador. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

LOPES, S. P. ; FUSER, Raquel ; MEDEIROS, Francisco ; SANTOS, Hamilton . Projeto Nascente - Mostra Nascente de Talentos 13. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

LOPES, S. P. . A Voz como Produto do Corpo/ A Fala Poética. 2001 (Curso de Curta Duração) .

LOPES, S. P. . Teatro de Campinas já teve dias melhores . 2000 (Tipo inexistente (Existente)) .

LOPES, S. P. . A POÉTICA DA VOZ, ministrado na VIII Semana de Letras da Fundação de Ensino Superior de São João . 2000 (Tipo inexistente (Existente)) .

LOPES, S. P. . Expressão Vocal - Técnicas Básicas. 2000 (Tipo inexistente (Existente)) .

LOPES, S. P. . MOVIMENTO E FALA: UM EXERCICIO PARA A VOZ DO ATOR. 2000 (Tipo inexistente (Existente)) .

LOPES, S. P. . EXPRESSÃO VOCAL. 1998 (Tipo inexistente (Existente)) .

LOPES, S. P. . A VOCALIDADE POÉTICA E SEU MODELO BRASILEIRO. 1998 (Tipo inexistente (Existente)) .

LOPES, S. P. . "RETORNO AO PALCO EM GRANDE ESTILO" - A Atriz e Coordenadora do Curso de Artes Cênicas da UNICAMP, Sara Lopes, prepara peça sobre teatro de revista e das vedetes. 1998 (Tipo inexistente (Existente)) .

LOPES, S. P. . Entrevista sobre formação dos alunos do Depto. de Artes Cênicas. 1998 (Tipo inexistente (Existente)) .

LOPES, S. P. . Preparação Vocal do Elenco do Espetáculo Teatral "CORAÇÃO MATERNO". 1998 (Tipo inexistente (Existente)) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2010

    Título Geral: Ator e texto em conjunção poética, Descrição: Título Técnico: Pesquisa sobre a presença poética do corpo cênico em suas relações com o texto dramatúrgico, investigando elementos sensíveis que concorram para sua percepção e fundamentem sua reelaboração material na proposição da cena. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Sara Pereira Lopes - Coordenador / Verônica Fabrini - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2004 - 2007

    A construção poética da representação: o corpo na cena, Descrição: Pesquisa sobre a construção poética do corpo cênico em representação, tendo como material de experimentação uma dramaturgia, escrita ou não, e, como material de investigação, a visão de mundo e os indícios sensíveis de manifestações artísticas (literários, musicais, plásticos) que a situam em espaço-tempo, para proposição de princípios e procedimentos técnicos dirigidos ao ator contemporâneo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Sara Pereira Lopes - Coordenador / Fernando Manoel Aleixo - Integrante / Mariane Magno Ribas - Integrante / Adriana Dal Forno - Integrante / Moacir Ferraz de Carvalho - Integrante / Juliano Casimiro de Camargo Sampaio - Integrante / Verônica Fabrini Machado de Almeida - Integrante / Edélcio Mostaço - Integrante / Gracia Maria Navarro - Integrante / Isa Ethel Kopelman - Integrante / Marcelo Lazaratto - Integrante / Solange Dias da Silva - Integrante.

  • 2002 - 2004

    Do Canto Popular e da Fala Poética: Princípios e Procedimentos, Descrição: O projeto tem como finalidade identificar princípios gerais, procedimentos técnicos e processos criativos relativos à Voz, tal como se apresentaram no Teatro Musical Brasileiro das décadas de 10, 20 e 30, desvelando os fundamentos que constituíram, então, o nível poético da Fala nacional. Reconhecidos e relacionados entre si e ao momento presente, irão compor material para experimentação cuja eficácia deverá ser validada por meio de apresentação artística dada a público e verificada por meio de pesquisa de campo em proposta de treinamento experimental aplicado a grupos de pesquisa. Sistematizados, os resultados deverão se concretizar como uma contribuição à prática da Interpretação Vocal do ator brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sara Pereira Lopes - Coordenador / Neyde Veneziano - Integrante / Adriana Dal Forno - Integrante / Armindo Bião - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal da Bahia - Cooperação / Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.

  • 2000 - 2004

    O Popular e a Cena, Descrição: O Projeto, desenvolvido pela Grupo de Pesquisa "O Popular e a Cena" investiga possibilidades e formas de aproveitamento de acervos técnicos da cultura popular na construção poética da cena.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sara Pereira Lopes - Coordenador / Neyde Veneziano - Integrante / Mariane Magno Ribas - Integrante / Paulo Henrique Rowlands Carvalho - Integrante / Eusébio Lobo da Silva - Integrante / Daniela Varotto - Integrante / Daniel Reis Plá - Integrante.

  • 1999 - 2000

    Um estudo sobre Madame Lêhnin, Descrição: Pesquisa de linguagem cênica sobre o texto "Madame Lêhnin". , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sara Pereira Lopes - Coordenador / Mariane Magno Ribas - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio Ao Ensino e à Pesquisa da Unicamp - Auxílio financeiro.

  • 1998 - 2000

    HÁ SINCERIDADE NISSO! UM ESTUDO DE VERIFICAÇÃO DOS PROCEDIME, Descrição: VERIFICAÇÃO PRÁTICA, ATRAVÉS DE CONTATO COM O PÚBLICO, DA VALIDADE DOS PROCEDIMENTOS VOCAIS DO TEATRO BRASILEIRO DE REVISTA COMO FUNDADOR DA VOCALIDADE POÉTICA BRASILEIRA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sara Pereira Lopes - Coordenador / Moacir Ferraz de Carvalho Filho - Integrante / Mariane Magno Ribas - Integrante / Paulo Henrique Rowlands Carvalho - Integrante.

  • 1996 - 2000

    Diz isso cantando, Descrição: O Projeto buscou, nos elementos que fundam e validam a oralidade, os procedimentos técnicos, os princípios e os processos criativos que constituíram o Teatro Musical Brasileiro, estabelecendo conceitos sobre a vocalidade do período, sua função poética e sua permanência como instrumento na preparação vocal do ator brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sara Pereira Lopes - Coordenador / Alfredo Soares - Integrante / Fábio Caniato - Integrante / Adriana Valverde - Integrante / Weber Reis - Integrante / Ricardo Aguiar - Integrante / Áurea Carolina More - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2001

Destaque APTC - Melhor Direção, Associação dos Produtores Teatrais de Campinas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas. , Rua Pitágoras, 500, Barão Geraldo, 13083-970 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6159, Telefone: (19) 32891510, Fax: (19) 37887827, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1987 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Concurso público em 04/2002 Concurso público para Livre Docente em 09/2004

    Atividades

    • 07/2007

      Direção e administração, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

    • 08/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Artes.,Linhas de pesquisa

    • 03/2000

      Pesquisa e desenvolvimento , Pós Graduação, Instituto de Artes.,Linhas de pesquisa

    • 08/1999

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Vocal - Interpretação II

    • 03/1999

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Vocal: Interpretação I

    • 03/1987

      Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Vocal I, II, III, IV

    • 08/2007 - 12/2007

      Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Avançado

    • 03/2007 - 06/2007

      Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Voz Poética: Memória e Invenção

    • 05/2004 - 06/2007

      Direção e administração, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

    • 08/2006 - 12/2006

      Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Avançado

    • 03/2006 - 06/2006

      Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Voz Poética: Memória e Invenção

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Arte e Mediação

    • 08/2004 - 12/2004

      Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Artes: Rigor e Improviso na criação artística - o modelo Dario Fo

    • 08/2004 - 12/2004

      Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, AT 318 B - Tópicos Especiais: Rigor e Improviso na Criação Artística - O modelo Dario Fo

    • 03/2002 - 07/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2004 - 06/2004

      Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Voz Poética: Memória e Invenção

    • 03/2003 - 07/2003

      Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Experimental

    • 06/1999 - 06/2003

      Direção e administração, Diretoria, Instituto de Artes.,Cargo ou função, OutroDiretor associado.

    • 07/2002 - 12/2002

      Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Artes Cênicas: Vocalidade Poética - Elemento da Linguagem de Representação

    • 05/2000 - 06/2002

      Direção e administração, Diretoria, Instituto de Artes.,Cargo ou função, Coordenadora de Extensão.

    • 08/2001 - 12/2001

      Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em Artes Cênicas

    • 08/2000 - 12/2000

      Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em Artes Cênicas

    • 06/1999 - 07/2000

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Artes.,Linhas de pesquisa

    • 11/1997 - 01/2000

      Direção e administração, Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Artes.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 08/1999 - 11/1999

      Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Artes Cênicas

    • 08/1998 - 11/1998

      Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Artes Cênicas

    • 03/1998 - 06/1998

      Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Artes

    • 03/1995 - 11/1997

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Artes.,Linhas de pesquisa

    • 08/1992 - 11/1992

      Extensão universitária , Diretoria, Instituto de Artes.,Atividade de extensão realizada, Ópera Studio.

    • 03/1992 - 11/1992

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Artes.,Linhas de pesquisa

    • 03/1991 - 06/1991

      Extensão universitária , Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Artes.,Atividade de extensão realizada, Curso: Expressão Vocal - Técnicas Básicas.

    • 03/1990 - 06/1990

      Extensão universitária , Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Artes.,Atividade de extensão realizada, Curso: Expressão Vocal-Técnicas Básicas.

    • 03/1989 - 06/1989

      Extensão universitária , Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Artes.,Atividade de extensão realizada, Curso: Expressão Vocal.

  • 1983 - 1986

    Conservatório Carlos Gomes

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/1983 - 11/1986

      Serviços técnicos especializados , Curso Técnico de Formação do Ator, .,Serviço realizado, Aulas de Técnica Vocal.

  • 1978 - 1986

    Procena Promoções Culturais E Empresariamento Artístico

    Vínculo: Sócio Diretor, Enquadramento Funcional: Técnico Especializado, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/1983 - 12/1986

      Direção e administração, Diretoria, .,Cargo ou função, Diretor Executivo.

    • 01/1978 - 12/1986

      Serviços técnicos especializados , Elenco, .,Serviço realizado, Atuação cênica.

    • 01/1978 - 12/1986

      Serviços técnicos especializados , Corpotécnico, .,Serviço realizado, Preparação Técnico-Vocal.