Felipe Costa Rufino

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de São Paulo(2014), curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Mecatrônica pela ETEP Faculdades(2011) e ensino-medio-segundo-grau pela ETEP Faculdades(2010).

Informações coletadas do Lattes em 08/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciência e Tecnologia

2011 - 2014

Universidade Federal de São Paulo

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Mecatrônica

2008 - 2011

ETEP Faculdades

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

ETEP Faculdades

Formação complementar

2017 - 2017

Microsoft Excel Avançado. (Carga horária: 20h). , Centro Acadêmico Ada King UNIFESP, CAAK, Brasil.

2017 - 2017

Escola de Formação de Líderes. (Carga horária: 24h). , Instituto Liberdade e Comunidade, LIBCOM, Brasil.

2017 - 2017

Minicurso de Arduino Avançado. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Curso Libras Básico. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Libras

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.

Organização de eventos

RUFINO, F. C. . II Workshop de Inovação em Engenharia Biomédica. 2017. (Outro).

TEMPESTA, D. O. J. ; RUFINO, F. C. . Jornada Mundial da Juventude Rio2013. 2013. (Outro).

RUFINO, F. C. . II Workshop de Inovação em Engenharia Biomédica. 2017. (Outro).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    ESTUDO DAS IRREGULARIDADES DO PLASMA DA REGIÃO EQUATORIAL DURANTE PERÍODO DE ATIVIDADE SOLAR MÍNIMA, Descrição: O objetivo deste trabalho é o de estudar irregularidades no plasma ionosférico na região equatorial brasileira em períodos de baixa atividade solar, obter noções gerais sobre irregularidades e traçar sua climatologia e assim ampliar o conhecimento do ambiente ionosférico nesses períodos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2018

Hospital Madre Teresa

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio no setor de Engenharia Clínica do Hospital Madre Teresa. Auxílio no planejamento de manutenção, análise dos indicadores de qualidade do setor, revisão de contratos de manutenção, revisão de periodicidade de manutenção preventiva nos equipamentos hospitalares. Atualização dos dados no software de planejamento das manutenções. Auxílio na implantação de metodologia de priorização de atendimento de acordo com criticidade do impacto dos equipamentos biomédicos no Hospital. Acompanhamento de manutenção preventiva e corretiva interna, acompanhamento de Calibração, Análise de Segurança Elétrica, instalação e manutenção corretiva externa.

2011 - 2011

TEP Engenharia LTDA.

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Acompanhamento das atividades no setor de engenharia elétrica. Planejamento de gasto de materiais utilizados na implementação de projetos em HVAC, salas limpas e instalações elétricas.

2012 - 2013

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 16

2011 - 2018

Igreja Católica Apostólica Romana

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 7

Outras informações:
Atuação em grupo de oração para jovens. Organização de reuniões de oração semanal e evangelização através de retiros espirituais periodicamente.