ELKANAH MARINHO DE ARAÚJO

Possui residencia-medicapela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2022) e residencia-medicapela Hospital Universitário Onofre Lopes/Ebserh(2022). Atualmente é MEDICO INTENSIVISTA da HOSPITAL GISELDA TRIGUEIRO e ANESTESISTA da HOSPITAL DEOCLECIO MARQUES LUCENA. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia.

Informações coletadas do Lattes em 23/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização - Residência médica

2019 - 2022

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Residência médica em: ANESTESIOLOGIANúmero do registro: . Bolsista do(a): Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Especialização - Residência médica

2019 - 2022

Hospital Universitário Onofre Lopes/Ebserh, Huol-UFRN/Ebserh
Residência médica em: ANESTESIOLOGIANúmero do registro: 4890. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em andamento em Medicina

2009 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em 1º SIMPÓSIO NORTE-RIOGRANDENSE DE BIOÉTICA: DISCUT. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Ambulatório de atenção à saúde dos portadores da S. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

CURSO DE CAPACITAÇÃO NO SOFTWARE SPSS. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Projeto Interioriza PET. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em REUNIÃO PARA APRESENTAÇÃO DA REDE BRASILERIA DE AV. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2010 - 2010

II Curso Introdutório à Liga Acadêmica de Atenção. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2010 - 2010

I Curso de Antimicrobianos SJT Natal. , SJT Cursos Para Residência Médica, SJT, Brasil.

2009 - 2009

CURSO DE CIÊNCIA, PESQUISA E MEDICINA BASEADA EM E. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia/Especialidade: Anestesiologia.

Organização de eventos

BARROS,F.C.D. ; Barros,J.S. ; FERNANDES,D.M. ; LIMA,D.M. ; MARIZ,GC ; Moreira,M. ; SILVA,DHD ; SILVA,S.M. ; ARAÚJO, E. M. . I Congresso Norteriograndense de Urgencia e Emergencia. 2012. (Congresso).

Participação em eventos

I Curso de Psicopatologia dos Transtornos Mentais. 2012. (Encontro).

II Congresso Da Liga Contra o Cancer- Avanços Tecnológicos na Oncologia. 2011. (Congresso).

I Simpósio Multidisciplina de Ortopedia Oncológica. 2011. (Simpósio).

I Simpósio Norte-Riograndense de Bioética.A EDUCAÇÃO BIOÉTICA NA MEDICINA: PROJETO ETHOS ? EDUCAR PARA A VIDA. 2011. (Simpósio).

Sabado da Dor. 2011. (Outra).

VI congresso médico do Rio Grande do Norte. Fratura da iminência intercondilar da tíbia. 2011. (Congresso).

XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Aspergilose Invasiva Sino-Órbito-Cerebral em Paciente com Diabetes Mellitus:Relato de Caso. 2011. (Congresso).

XVI Congresso Norteriograndense de Cardiologia. Miocárdio não compactado isolado:Relato de Caso. 2011. (Congresso).

XVII Semana da Ciencia,Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.A Educação Bioética na Medicina:Projeto Ethos-Educar para a Vida. 2011. (Encontro).

Fórum Municipal:Estratégias de Reorganização no Controle da Tuberculose-2010. 2010. (Encontro).

I Encontro Norte Riograndense Multidisciplinar em Oncologia. 2009. (Encontro).

II Jornada de Urgências Clínicas do Rio Grande do Norte. 2009. (Outra).

Produções bibliográficas

  • ARAÚJO, E. M. ; AMORIM, K. P. C. ; LIMA,D.M. ; FERNANDES,D.M. ; BARROS,F.C.D. ; Moreira,M. ; Barros,J.S. . A EDUCAÇÃO BIOÉTICA NA MEDICINA: PROJETO ETHOS ? EDUCAR PARA A VIDA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAÚJO, E. M. ; SILVA,DHD ; VECHI,HT ; BARROS,F.C.D. ; MARIZ,GC ; MILAN,EP. ; FREITAS,MR ; CUNHA,MA ; OLIVEIRA,JRF . Aspergilose Invasiva Sino-Órbito-Cerebral em Paciente com Diabetes Mellitus:Relato de Caso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, E. M. ; SOUSA JUNIOR, W. A. . Fratura da iminência intercondilar da tíbia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, E. M. ; VECHI,HT ; OLIVEIRA, F. J. B. . Miocárdio não compactado isolado:Relato de Caso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMORIM, K. P. C. ; ARAÚJO, E. M. . A Educação Bioética na Medicina:Projeto Ethos-Educar para a Vida. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AMORIM, K. P. C. ; ARAÚJO, E. M. ; BARROS,F.C.D. ; Barros,J.S. ; FERNANDES,D.M. ; LIMA,D.M. ; Moreira,M. . A EDUCAÇÃO BIOÉTICA NA MEDICINA: PROJETO ETHOS ? EDUCAR PARA A VIDA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AMORIM, K. P. C. ; ARAÚJO, E. M. ; BARROS,F.C.D. ; FERNANDES,D.M. ; LIMA,D.M. ; Moreira,M. ; SILVA,S.M. . Projeto Ethos-Educar para a Vida:Uma experiência que integra ensino,pesquisa e extensão na medicina. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Cuidados Paliativos a Nível Ambulatorial em Instituição de Referência no Tratamento do Câncer no RN, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Elkanah Marinho de Araújo - Integrante / FRANCISCO EDILSON LEITE PINTO - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    ethos: educar para vida, Descrição: A presente pesquisa configura-se como um estudo transversal, empreendendo uma análise de caráter exploratório descritivo. Os estudos exploratórios constituem-se em um aprofundamento, por parte do pesquisador, sobre um determinado tema, para, em seguida, se planejar uma pesquisa do tipo descritiva ou experimental. Pode, num primeiro momento, parecer apenas uma fase de um trabalho e não o trabalho em si, mas em muitos casos o grau de aprofundamento de um estudo exploratório permite elaborações de hipóteses importantes e apontam para linhas de pesquisa e trabalhos futuros. Os estudos descritivos, por sua vez, como o próprio nome indica, são utilizados para se realizar uma descrição o mais detalhada possível, de uma realidade através dos seus fatos e fenômenos (Triviños, 1987). A técnica de coleta de dados escolhida foi análise documental. Para dar conta dos objetivos pretendidos, foram avaliados programas e ementas, referentes aos componentes curriculares obrigatórios do Curso de Medicina da UFRN referentes ao primeiro semestre letivo de 2010. Esses documentos foram coletados junto aos departamentos responsáveis pela oferta de cada componente, e/ou eram obtidos através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFRN. De acordo com a atual estrutura curricular, o curso de Medicina da UFRN tem uma duração média de seis anos distribuídos em 12 semestres. A pesquisa foi realizada entre os meses de março e dezembro de 2010. De posse do material empírico, buscou-se identificar e analisar nos referidos documentos os conteúdos programáticos, relacionados à inserção da ética/bioética e demais humanidades dentro da estrutura curricular do curso de Medicina. Foram avaliados, também, o momento e a disciplina em que o assunto era abordado. Por fim, na etapa de análise, estabeleceram-se articulações entre as informações obtidas e o aporte teórico da pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elkanah Marinho de Araújo - Integrante / Karla Patricia Cardoso Amorim - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2012

Liga Norteriograndese Contra o Câncer

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2010 - 2011

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Bolsista Iniciação Científica

2014 - 2022

SAMU RN

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: MEDICO EMERGENCISTA, Carga horária: 60

2014 - 2022

Samu Natal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: MEDICO EMERGENCISTA, Carga horária: 60

2019 - Atual

Hospital Giselda Trigueiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: MEDICO INTENSIVISTA, Carga horária: 20

2022 - Atual

Hospital Deoclécio Marques Lucena

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ANESTESISTA, Carga horária: 12