Thiago Batista

Formado em Engenharia Química pela UFSC em 2017, utilizei do tempo durante a faculdade para crescer pessoalmente e profissionalmente. Em 2013, pelo ciência sem fronteiras, participei de um intercâmbio acadêmico e cultural para o Canadá durante 18 meses. Além da vivência em uma nova cultura na qual trouxe grandes desafios de adaptação ao novo ambiente, estagiei em uma petroquímica na qual me trouxe a primeira percepção de indústria na minha vida. No Brasil, empresa júnior e iniciação científica me deram experiência técnica sobre gerenciar projetos. Após a graduação, comecei a trabalhar como supervisor de produção no qual a gestão de processos e principalmente de pessoas foram os maiores desafios profissionais e proporcionaram grande aprendizado. Cursos de Green e Black Belt Six Sigma auxiliaram bastante no desenvolvimento profissional, principalmente em relação a planejamento, organização e conquista de objetivos. Iniciei a pós-graduação em Engenharia de Produção, Processos e Qualidade para um maior entendimento sobre a área produtiva e como podemos melhorar nossos processos a cada dia.

Informações coletadas do Lattes em 08/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Engenharia de Produção ? Projetos, Processos e Qualidade

2018 - Atual

Universidade do Vale do Itajaí

Graduação em Engenharia Química

2010 - 2017

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Estabilização e Utilização de Corantes Naturais no Tingimento de Tecidos de Algodão
Orientador: Prof. Dr. Antônio Augusto Ulson De Souza
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em CPET

2014 - 2015

Lambton College
Orientador: em Universidade Federal de Santa Catarina ( Hugo Moreira Soares)
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Formação complementar

2018 - 2018

Black Belt Six Sigma. (Carga horária: 100h). , RL&Associados, RL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Engenharia Química.

Participação em eventos

Mini-curso - Engenharia Genômica.Engenharia Genômica. 2011. (Outra).

Semana Acadêmica de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos..Semana Acadêmica de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos.. 2011. (Encontro).

Visita - Peróxidos do Brasil.Visita - Peróxidos do Brasil. 2011. (Outra).

A Função Social dos Conselhos e Ordens Profissionais.A Função Social dos Conselhos e Ordens Profissionais. 2010. (Seminário).

Mini-curso - Engenharia de Petróleo.Engenharia de Petróleo. 2010. (Outra).

Visita - O Boticário.Visita - O Boticário. 2010. (Outra).

X Semana Acadêmica de Engenharia Quimica e de Alimentos.X Semana Acdemica de Engenharia Quimica e de Alimentos. 2010. (Encontro).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    BIODEGRADAÇÃO CONTÍNUA DOS COMPOSTOS TOLUENO E XILENO PRESENTES EM EFLUENTES PETROQUÍMICOS ? ESTUDO CINÉTICO, Descrição: Os maiores avanços na área de tratamento biológico de efluentes líquidos contendo derivados da produção de petróleo (Benzeno, Tolueno e Xileno) foram obtidos através de processos que utilizam biofilmes suportados em materiais inertes particulados que, através do processo de biodegradação, são capazes de degradar compostos tóxicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thiago Batista - Coordenador / Marthina Wagner Jönk - Integrante / Vódice Amoroz Feisther - Integrante / Josiane M. M. Mello - Integrante / Antônio Augusto U. de Souza - Integrante / Selene M. A. Guelli U. de Souza - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Estabilização e uso de corantes naturais em tingimento de tecido algodão, Descrição: A utilização de corantes naturais na indústria têxtil cresceu muito nos últimos anos em todo o mundo, principalmente devido aos aspectos ecológicos e à utilização de ?tecnologias limpas?. Neste trabalho é realizado um estudo do reaproveitamento de rejeitos da agroindústria, cascas da cebola, como fonte de corantes naturais para tingimento de algodão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thiago Batista - Coordenador / Antônio Augusto Ulson de Souza - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Catarina, Laboratório de Transferência de Massa. , Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Trindade, 88040-970 - Florianopolis, SC - Brasil, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - 2013

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cientifica PIBIC/CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsa de Iniciação Científica vinculada ao Projeto de Pesquisa: "Estabilização e Utilização de Corantes Naturais no Tingimento de Tecidos de Algodão", sob a orientação do professor Dr. Antônio Augusto Ulson De Souza, no Laboratório de Transferência de Massa (LABMASSA/EQA/CTC/UFSC).

2017 - Atual

Rovitex Industria e Comercio de Malhas

Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Supervisor de produção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Acompanhar a execução dos programas de produção da tinturaria, analisando e recomendando o desenvolvimento de técnicas, equipamentos e dispositivos que visam melhor desempenho, qualidade e custos dos produtos fabricados, se relaciona com toda área operacional.